Ana Claudia Farias de Souza

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  • Última atualização do currículo em 23/09/2014


Especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria pela UNIASSELVI; Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo IBGEN; Psicóloga UNISINOS; Formação em Dinâmica dos Grupos pelo Instituto de Psicologia Social Pichon Rivière e em Análise Organizacional, Formação Técnica em Magistério. Psicologia Escolar, Consultoria na Área de Gestão de Pessoas, Avaliação Psicológica e Dinâmica de Grupo para pessoas e organizações pela ANALYSE Assessoria Psicológica. Professora de Graduação e Pós Graduação em Gestão de Pessoas; Instrutora e Tutora de Cursos Presenciais e à Distância. Gerenciamento da Estruturação do Planejamento Estratégico de RH; Desenvolvimento de Competências; Desenvolvimento das Áreas de Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento, Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho e Comunicação Interna. Suporte às áreas do negócio; Gestão inovadora de questões voltadas ao desenvolvimento organizacional. Contato: (51) 9725-4012 anaclau91@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Claudia Farias de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, Ana Claudia

Endereço


Endereço Profissional
Home Office.
Home Office
90460-000 - Porto Alegre, RS - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Especialização em Gestão e Tutoria em EaD. (Carga Horária: 440h).
SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI S/S LTDA, UNIASSELVI, Brasil.
Título: ESTUDO SOBRE AS DIFERENÇAS NAS METODOLOGIAS DO ENSINO PRESENCIAL E EAD.
Orientador: Darlene Angelita de Paula dos Santos.
2009 - 2011
Especialização em Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional. (Carga Horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios, IBGEN, Brasil.
Título: MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DAS SEIS DIMENSÕES DA SAÚDE.
Orientador: Janice Inchauspe Pereira, Dra..
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em Coordenação de Grupos. (Carga Horária: 100h).
Instituto de Psicologia Social Pichon Rivière.
Título: Análise da Operação e Atitude Psicológica nos Grupos. Ano de finalização: 2003.
Orientador: Nelma Aragon.
2002 - 2002
Aperfeiçoamento em Análise Institucional. (Carga Horária: 102h).
Instituto de Psicologia Social Pichon Rivière.
Título: Análise do Quadro Gerencial de uma Escola Particular. Ano de finalização: 2002.
1992 - 1997
Graduação em Psicologia.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Perfil dos Pacientes do Ambulatório Infantil do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Orientador: Vera Regina Röhnelt Ramires.
1988 - 1991
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Maria Imaculada.




Formação Complementar


2010 - 2010
Grupo de Estudos sobre Coaching. (Carga horária: 32h).
Associação Brasileira de Recursos Humanos Rio Grande do Sul.
2009 - 2009
Extensão universitária em Gestão de Pessoas com Ênfase em Gerência de RH. (Carga horária: 2009h).
Educação Corporativa.
2009 - 2009
Formação de Multiplicadores de Conhecimentos. (Carga horária: 20h).
Centro de Formação de Instrutores de Treinamento.
2009 - 2009
Cargos e Salários na Prática. (Carga horária: 16h).
União de Recursos Humanos do Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Ambiente Virtual Moodle v.1.9.5,. (Carga horária: 8h).
Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência, FUNDATEC/RS, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Desenvolvimento de Lideranças Avançado. (Carga horária: 16h).
Consultores Organizacionais Associados.
2008 - 2008
Sou Gestor e Agora?. (Carga horária: 14h).
Associação Brasileira de Recursos Humanos Rio Grande do Sul.
2007 - 2007
Extensão universitária em Gestão da Qualidade Total: Gestão para Excelência. (Carga horária: 40h).
Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência, FUNDATEC/RS, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Instrutores Internos. (Carga horária: 16h).
Associação Gaúcha para a Qualidade.
2007 - 2007
Programa de Desenvolvimento de Lideranças. (Carga horária: 18h).
Consultores Organizacionais Associados.
2007 - 2007
Modelo de Excelência da Gestão. (Carga horária: 20h).
Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade.
2007 - 2007
Curso de Interpretação dos Critérios Nível 2 do Si. (Carga horária: 16h).
Associação Qualidade RS/PGQP.
2007 - 2007
Curso de Avaliador Nível 2 do Sistema de Avaliação. (Carga horária: 8h).
Associação Qualidade RS/PGQP.
2007 - 2007
Comunicação e Etiqueta Empresarial. (Carga horária: 16h).
Consultores Peruzzato.
2007 - 2007
Oficina de Feedback. (Carga horária: 12h).
Desenvolvimento Humano e Organizacional.
2005 - 2005
AvaliaçãoPsicológica Aplicada à Seleção de Pessoal. (Carga horária: 25h).
Projecto Materiais Psicológicos e Pedagógicos.
2005 - 2005
Formação em Liderança para Dirigentes de OSC. (Carga horária: 16h).
ONG Parceiros Voluntários.
2005 - 2005
Capacitação de Coordenadores de Unidades Parceiros. (Carga horária: 35h).
ONG Parceiros Voluntários.
2001 - 2001
Extensão universitária em O Dsenvolvimento de Competências Gerenciais. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2001 - 2001
Recrutamento e Seleção. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Recursos Humanos Rio Grande do Sul.
2000 - 2000
Capacitação para Professor de Educação Infantil. (Carga horária: 146h).
Colégio João XXIII.
1998 - 1998
Extensão universitária em Psicoterapia Familiar - A Família Contemporânea. (Carga horária: 24h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Orientação Profissional: Uma Abordagem Integrada. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
1996 - 1996
Extensão universitária em Contribuições da Psicanálise para Prática Clínica. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
1996 - 1996
O Tratamento: Indicação, Iniciação e Primeiras Ent. (Carga horária: 9h).
Núcleo de Estudos Sigmund Freud.
1995 - 1995
Diagnóstico Planejamento Terapêutico nas Depressõe. (Carga horária: 4h).
Dridman & Tombini - Clínica da Depressão.
1992 - 1992
Professor e Psicologia Aplicada na Sala de Aula. (Carga horária: 42h).
Psicologia Escolar.
1991 - 1991
O Construtivismo e a Educação Matemática na Pré-Es. (Carga horária: 40h).
Organização Mundial para Educação Pré-Escolar.
1988 - 1989
Curso de Inglês Nível Avançado. (Carga horária: 130h).
Cultura Inglesa.
1985 - 1985
Curso de Inglês - Nível A e B. (Carga horária: 76h).
Escolas FISK.


Atuação Profissional



Analyse Assessoria Psicologica, AAP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Psicologa Consultora, Enquadramento Funcional: Avaliação Psicológica, Carga horária: 10
Outras informações
Avaliação Psicologicas para Processos Seletivos de Organizações. Etapas: 1- Aplicação e correção de teste psicológico (projetivo e psicométrico); 2- Entrevista individual; 3- Entrevista coletiva com a aplicação de dinâmicas de grupo; 4- Construção do laudo e parecer; 5- Emissão de Resultado Final; 6- Devolutiva para o candidato; 7- Devolutiva para Gestor solicitante. Os testes utilizados de acordo com os cargos avaliados são: Atenção Concentrada (AC), D2, BPR5, G38, G36, Raven, Palográfico, Zulliger, IFP, CPS, Quati, VECA e EVENT.


Instituto Educacional do RS, IERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da Disciplina Planejamento de Meta, Carga horária: 5
Outras informações
Professora da Disciplina Planejamento de Metas do Curso de Gestão de Pessoas da Pós Graduação.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da Disciplina Consultoria em GP, Carga horária: 5
Outras informações
Professora da Disciplina Consultoria em Gestão de Pessoas do Curso de Gestão de Pessoas da Pós Graduação.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Tutora Externa, Carga horária: 8
Outras informações
Cargo: Professora / Tutora Duas Turmas Curso Superior de Graduação Tecnológica em Gestão em Recursos Humanos


Centro de Formação de Instrutores de Treinamento, CEFINT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Treinamento e Desenvolvimento de Cursos, Carga horária: 20
Outras informações
Instrutora de treinamento pelo CEFINT. Desenvolvimento de Cursos Presenciais e EaD.


Escola Infantil Cade o Au Au, ESC. INFANTIL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 4
Outras informações
Acompanhamento e observação das crianças; Encaminhamento de alunos para atendimento psicológico ou médico; Acompanhamento e assessoria as Professoras e Direção da Escola.


Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência, FUNDATEC/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Consultora de Treinamento, Enquadramento Funcional: Tutora e Ministrante, Carga horária: 4
Outras informações
Tutora de Cursos Ead e ministrante de cursos presenciais.


UNIMED CENTRAL DE SERVIÇOS RS, UNIMED, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Consultora para UNIMED CENTRAL, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço, Carga horária: 8
Outras informações
Desenvolver competências de liderança transformacional através da aplicação de ferramentas e técnicas, propiciando a gestão mais eficaz na atuação junto à sua equipe de trabalho, bem como a capacidade de interagir de forma positiva e pró-ativa frente às mudanças e inovações da organização.


Faculdade Luterana São Marcos, FLSM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da Disciplina de Psicologia Aplicada à Administração.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 20


Empresa Redebrasil Gestão de Ativos, REDEBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gestão da Área Recursos Humanos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cargo: Gerente de RH dezembro de 2008 a janeiro 2010 Estruturação do Planejamento Estratégico de RH; Gestão de Pessoas; Desenvolvimento de competências; Desenvolvimento das Áreas de Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento, Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho e Comunicação Interna. Suporte às áreas do negócio com participação e influência na tomada de decisão; Gestão inovadora de questões voltadas ao desenvolvimento organizacional. Participação no PGQP 2008. Coordenação da equipe da Matriz e Filiais. Prêmio ClienteSA IRC+ 2008. As melhores práticas da indústria de concessão e recuperação de crédito, cobrança e na categoria Recursos Humanos. Cargo: Analista de RH abril de 2007 a novembro 2008 Foco em estratégia de treinamento. Planejamento e execução de treinamentos; acompanhamento e avaliação dos resultados; com aplicação em desenvolvimento de conteúdos; coordenadora e avaliadora interna do PGQP 2007 e 2008. Coordenação do Grupo de T&D e Grupo de Normas e Procedimentos vinculado ao Planejamento Estratégico. Recrutamento, Seleção e Aplicação de Testes Psicológicos. Organização de Eventos e Cursos. Pesquisa de Clima. Avaliação e Premiação do Destaque do Mês.


ONG Parceiros Voluntários, ONG PV, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora Social, Carga horária: 8
Outras informações
Capacitação para Dirigentes do Terceiro Setor (OSC s) nas principais cidades do RS, Módulo de Liderança (Servidora) e Redes de Cooperação.


Colégio Maria Imaculada, CMI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Pão dos Pobres, CPP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Fundamental, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Pastor Dohms, CPD, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Psicologia Escolar, Carga horária: 10


Comunidade Terapêutica D. W. Winnicott, WINNICOTT, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Ambiento Terapia, Carga horária: 20


Hospital Psiquiátrico São Pedro, HPSP/RS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio de Familiarização, Carga horária: 90


Hospital Beneficência Portuguesa, HBP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Estagiária de Psicopatogogia, Enquadramento Funcional: Psicologia Clínica, Carga horária: 16


Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Psicologia Organizacional, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Psicologia Clínica, Carga horária: 20



Projetos de desenvolvimento


2010 - 2011
Núcleo de Educação Continuada

Descrição: Elaboração e Implantação do Projeto: Núcleo de Educação Continuada. Desenvolvimento de um plano comercial para captação e retenção de alunos e relacionamento com empresas parceiras/clientes..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Ana Claudia Farias de Souza - Coordenador / Silvio Roberto Souza de Souza - Integrante.
Financiador(es): Faculdade Luterana São Marcos - Remuneração.
2010 - 2010
Projeto Inclusão de Portadores com Deficiecia

Descrição: Implantação do Projeto Inclusão de Portadores com Deficiecia..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ana Claudia Farias de Souza - Coordenador.
Financiador(es): Redebrasil - Remuneração.
2009 - 2010
Projeto Incubadora - A operação de cobrança vivida na prática

Descrição: Criado para aperfeiçoar ainda mais o processo de capacitação do futuro operador de cobrança, o Incubadora complementa a primeira semana de treinamento teórico já existente no Capacita com duas semanas de imersão total no ambiente de cobrança, com acompanhamento de um coach. Durante este período, os alunos se deparam com situações reais e têm a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula. Depois do treinamento, os futuros profissionais são contratados para um estágio supervisionado de seis meses e, se aprovados, são efetivados. Metodologia O Projeto Incubadora foi desenvolvido com base no Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), e é composto por 3 fases. A primeira fase, que tem duração de uma semana, inclui atividades como dinâmicas, jogos e filmes, que permitem ao aluno vivenciar os conteúdos aprendidos em sala de aula, além de possibilitar a troca de experiências no grupo. Ao final da primeira etapa, o aluno passa por uma avaliação de aprendizagem teórica e prática e, se aprovado, é encaminhado para um coach, que acompanhará seu desempenho no ambiente real de cobrança durante duas semanas. Neste período, o coach realizará a avaliação deste operador para medir a eficácia dos treinamentos aplicados e, se for o caso, indicá-lo para a fase de estágio supervisionado. A terceira fase é o estágio supervisionado com duração de seis meses e prevê o ingresso do novo colaborador na equipe de cobrança com acompanhamento de um supervisor e do RH, além de avaliação e feedback da Equipe de Monitoria. Este sistema permite que qualquer ponto fraco ou mediano seja identificado instantaneamente, possibilitando sua indicação para treinamentos e reciclagens especiais, visando garantir a produtividade e o aproveitamento completo desse profissional. Resultados do projeto Desde julho de 2009, quando o Projeto Incubadora foi implantado, a Redebrasil já formou 472 profissionais. Até dezembro de 2009, mais de 85% haviam sido contratados.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ana Claudia Farias de Souza - Coordenador.
Financiador(es): Empresa Redebrasil Gestão de Ativos - Remuneração.
2009 - 2010
Jovem Aprendiz

Descrição: Este Projeto visa implantar o Programa de Aprendizagem de acordo com o percentual exigido por lei (art. 429 da CLT); Formar trabalhadores de acordo com o perfil que a Empresa precisa. O Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 e menor de 24 anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. E, o aprendiz, a executar com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação. O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos. A jornada de trabalho do aprendiz é de máximas 6 horas diárias, ficando vedado prorrogação e a compensação de jornada, podendo chegar ao limite de 8 horas diárias desde que o aprendiz tenha completado o ensino fundamental, e se nelas forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica. Conforme orientação do SENAC, os contratos da primeira turma ficaram com data prevista para o dia 15/6/2009 até 08/01/2010. Temos uma cota hoje de 17 jovens para a Empresa. Este número será mantido sempre com possíveis substituições. O RH Desenvolvimento fez seleção na semana do dia 1/6/2009 e encaminhamento para contrato. Dia 8 de junho esta turma entregará o contrato assinado e fará uma visita nas dependências da Redebrasil. No mês de julho, organizaremos uma Integração na Escola Mesquita para apresentar a nossa Empresa. A parte teórica está sendo desenvolvida desde março deste ano na Escola Técnica Mesquita. A parte prática tem data prevista para o dia 17 de agosto na Redebrasil. Nesta semana os jovens serão recebidos pelo RH e ficarão em treinamento. Dia 24 de agosto iniciam na operação. O RH desenvolvimento fará um acompanhamento e avaliação durante todo o período de prática em parceria com o SENAC..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ana Claudia Farias de Souza - Coordenador.
Financiador(es): Redebrasil - Remuneração.
2009 - 2010
Avaliação de Desempenho

Descrição: Com o desenvolvimento do Projeto de Descrição e Análise de Cargos, surgiu a necessidade de uma nova forma de avaliar o nosso quadro funcional. É importante ter uma verificação formal e metódica dos trabalhos, tarefas, atividades e resultados alcançados, desenvolvidos pelos funcionários na organização. OBJETIVOS: Aumentar os níveis de produtividade, qualidade e satisfação. Servir de base para o Desenvolvimento Profissional; Conhecer o desempenho do quadro funcional e a avaliação institucional; Oportunizar a elaboração de planos de aperfeiçoamento profissional. Avaliar necessidades de T/D; Acompanhar desempenho individual dos colaboradores. ABRANGÊNCIA: Todos os colaboradores da Redebrasil Este projeto está linkado com o Projeto de Descrição e Análise de Cargos. EXECUÇÃO: Novembro 2009 CRITÉRIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO Conscientização e sensibilização de todo o corpo funcional; Descrições de cargos completas; Instrumentos tecnicamente elaborados; Alinhamento ao Plano Estratégico da organização; Treinamento de todos, avaliadores e avaliados em aspectos técnicos e comportamentais. ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 1 ETAPA: Necessidade detectada pela cúpula, incorporação da importância, definição de objetivos. 2 ETAPA: Projeto Global de Implementação da A.D.. programa de sensibilização para todos. Manual da A.D., critérios, projeto-piloto, ajustes. 3 ETAPA: Treinamento de avaliados e avaliadores; definição de avaliadores; 4 ETAPA: Entrevistas de A.D., aplicação dos instrumentos; 5 ETAPA: Tabulação dos dados, emissão de relatórios, gráficos; 6 ETAPA: Elaboração do Plano de Capacitação do Quadro Funcional..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ana Claudia Farias de Souza - Coordenador / Sonia Mara Romero - Integrante.
Financiador(es): Redebrasil - Remuneração.
2009 - 2009
Curso Formação de Supervisores

Descrição: Este Projto tem como objetivo, desenvolver talentos e competências técnicas e relacionais do grupo de Supervisores de Cobrança, visando a melhoria dos resultados institucionais e o cumprimento da Missão da Redebrasil. A turma tem mais de 40 Supervisores de Cobrança da Matriz e Filial de São Paulo. As aulas serão realizadas de Abril à Dezembro de 2009 em 4 sábados por mês. Total hora/treinamento: 100 horas Cursos: Motivação; Sistema NEO; Portugues; Marketing e Comunicação; Liderança; Qualidade no Atendimento; Características das Carteiras e Negociação Eficaz.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ana Claudia Farias de Souza - Coordenador / Sonia Mara Romero - Integrante.
Financiador(es): Redebrasil - Remuneração.
2009 - 2009
Curso Desenvolvimento de Operadores

Descrição: A Empresa Redebrasil entende ser fundamental a preparação dos Operadores de Cobrança que se destacam para serem futuros Supervisores de Cobrança através de uma Escola. OBJETIVO GERAL: Oferecer o processo de ensino aprendizagem aos Operadores de Cobrança destaques possibilitando o crescimento profissional dentro da Empresa. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Adquirir conhecimentos básicos para exercer a função de Supervisor de Cobrança. Desenvolver habilidades e competências específicas da descrição do cargo de Supervisor de Cobrança Redebrasil. POPULAÇÃO ALVO: Operadores de Cobrança em destaque (indicados pelas respectivas chefias). PRÉ-REQUISITOS: Estar ocupando a função de Operador de Cobrança (ou outra função correlata) por no mínimo 1 ano; ter Ensino Médio Completo. Apresentar alto desempenho como resultado na avaliação feita pelo Superior Imediato. (informal e formal).
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ana Claudia Farias de Souza - Coordenador / Sonia Mara Romero - Integrante.
Financiador(es): Redebrasil - Remuneração.
2009 - 2009
Descrição e Análise de Cargos

Descrição: Objetivos: Padronizar a estrutura organizacional e os cargos; Definir cada pessoa no seu cargo; Evitar insatisfação dos colaboradores e reclamatórias trabalhistas. Resultados Esperados: Consolidação da estrutura organizacional (organograma); Consolidação dos cargos e das tarefas/atividades dos colaboradores; Alteração de cargos e Levantamento das expectativas dos colaboradores em função das informações fornecidas .
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ana Claudia Farias de Souza - Coordenador / Sonia Mara Romero - Integrante.
Financiador(es): Redebrasil - Remuneração.
2009 - 2009
Colega Orientador

Descrição: Justificativa: Através de um benchmarking na área de RH, surgiu a idéia de formalizar a tarefa do colega que acolhe o novo colaborador, auxiliando e ensinando as novas funções. Hoje esta tarefa tem o apelido de carrapato ou encosto . Ou seja, que adere as atividades, ou ainda, que se encosta para ter apoio. Objetivo: Formalizar a tarefa de orientação que o operador oferece ao seu novo colega. E, reconhecer esta atividade valorizando e destacando este operador no grupo. Procedimento: O Supervisor elegerá um ou dois (dependendo do número de colaboradores novos) operadores como Colega Orientador, para receber os novos colaboradores. O Colega Orientador terá a função de orientar, ensinar a rotina deste cargo. O operador eleito receberá um boton para usar durante estes dias. Ele ficará responsável por estes novos colaboradores durante os três primeiros dias de trabalho. A cada leva de novos colaboradores o Colega Orientador retoma a tarefa de orientação. Estes operadores escolhidos para ser Colega Orientador receberão um treinamento da Área de RH Desenvolvimento para receber o novo colaborador..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ana Claudia Farias de Souza - Coordenador.
Financiador(es): Redebrasil - Remuneração.
2008 - 2009
Projeto Capacita - Investindo no Futuro

Descrição: O Programa Capacita foi criado para capacitar profissionais e estagiários para o mercado de cobrança. Uma iniciativa que visa o desenvolvimento contínuo dos. No Programa Capacita, desenvolvemos as habilidades mais importantes para que a equipe obtenha o máximo de desempenho e aprendizagem em um ambiente de integração. O Programa foi implantado em maio de 2008 e desde então por ele já passaram mais de 400 pessoas, sendo que destas mais de 300 foram contratadas pela empresa. São 20 horas/aula de: Integração: com o objetivo de apresentar a Empresa, sua estrutura, filiais, princípio organizacional, normas, entre outros. Telenegociação: auxilia a reflexão do que é a profissão de operador de cobrança, informa sobre as objeções mais freqüentes, além de ser um espaço de troca de conhecimentos e aprendizagem. Monitoria: explica sobre o nosso setor de Monitoria e itens por ele avaliados. Visa a padronização de nossos atendimentos, visando a qualidade de nossos serviços. Uso do sistema: primeira etapa aula teórica sobre o sistema que utilizamos e em 8 horas/aula este é praticado. Fazem parte do Programa Capacita três Grandes Projetos. Projeto Formar: Projeto de capacitação de estudantes de ensino médio e técnico para atuarem como operadores de cobrança. Os alunos - que são pré-selecionados pelo setor de Recrusos Humanos - não pagam nada para participar do curso e ainda recebem vale-transporte e lanche. Projeto Integrar: Projeto voltado aos novos funcionários da empresa. Além de integrá-los ao ambiente de trabalho, o treinamento visa capacitá-los para a operação do sistema de cobrança. Projeto Inserir: Visa a inserção de pessoas acima de 40 anos. O treinamento prepara estes candidatos para retornarem as atividades profissionais e capacita para o mercado de cobrança. Neste projeto implantamos o módulo de informática. A estrutura física conta com um auditório com capacidade para 60 pessoas, com todos os recursos audiovisuais e uma sala de treinamento prático com.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ana Claudia Farias de Souza - Coordenador.
Financiador(es): Empresa Redebrasil Gestão de Ativos - Remuneração.
2007 - 2009
Projeto Sessão Pipoca

Descrição: Este Projeto visa desenvolver os Supervisores e Coordenadores na capacitação de liderança e desenvolvimento de equipes. Além disso, prepara os Supervisores e Coordenadores para a ampliação da percepção de si mesmo, alavancando atitudes de autoconhecimento relacionados a liderança para aperfeiçoarem seu potencial e que sejam motivadores de suas equipes visando proporcionar um melhor ambiente de trabalho, consequentemente melhorando os resultados. Os assuntos abordados são: Liderança Uma grande aventura; Os 10 papéis de um líder; Liderança de equipes; Motivando pessoas 18 Regras de sucesso que podem motivar ou desmotivar os seus funcionários; O poder do elogio; Aprendendo a trabalhar em equipe Será realizado sessões de vídeo com materiais sobre os temas no qual os Supervisores e Coordenadores assistirão e após refletirão e discutirão sobre o assunto, conduzidos pela área de Recursos Humanos. A sessão Pipoca ocorrerá uma vez por mês, numa quarta-feira das 16:30 min às 17:30 min. Materiais necessários para o projeto: 6 DVD s.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ana Claudia Farias de Souza - Coordenador.
Financiador(es): Redebrasil - Remuneração.
2007 - 2007
Programa Trainee

Descrição: O Programa Trainee Redesulbrasil tem como objetivo formar jovens profissionais com talento, recém-formados e em início de carreira que, caracterizados por seu alto potencial e desejo por desafios, possam estar suprindo a demanda por profissionais qualificaPrograma terá duração de 6 meses e será dividido da seguinte forma: Integração: 1 semana Histórico da Empresa; Princípio Organizacional; Normas e Procedimentos; Normas de Comportamento; Recursos Humanos: 1 semana: Treinamento; Recrutamento e Seleção; Comunicão; Departamento Pessoal; Financeiro: 2 semanas: Conhecimento geral da área Área do Repasse; Atendimento; Monitoria: 1 semana: Conhecimento geral da área; Pontos avaliados; Feedback; Acompanhamento (escuta); Área da Cobrança: 5 meses: Conhecer Mercado de Cobrança; Carteiras Massificado e Veículos; Sistemas; Perfil do Trainee: Jovens recém-formados, com curso universitário concluído entre dezembro de 2005 e dezembro de 2006 Sólida formação acadêmica; Disponibilidade para mudança; Competências: visão estratégica, visão de negócios, liderança, mudança, capacidade de implementação, relacionamento interpessoal e intercultural. Área de Atuação A Área da cobrança será onde o Trainee dedicará maior atenção no Programa. No entanto, terá a oportunidade de conhecer todas as áreas da empresa ampliando sua visão sobre o negócio e operações da empresa. Áreas de Formação: Administração; Direito; Ciências Contábeis; Economia; Sistemas / Tecnologia da Informação Acompanhamento: O Programa de Trainee será coordenado pelo Treinamento & Desenvolvimento de Pessoal do Recursos Humanos que atuará em todas as etapas de desenvolvimento do Programa. O Trainee terá um mentor da área de Cobrança (gerente) e este o acompanhará durante todo o processo de seu desenvolvimento, sendo também responsável pelas avaliações formais, orientações e feedbacks. Haverá, em cada área que o Trainee estiver atuando, um orientador que o recepcionará, fará sua integração no departamento, dir.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Ana Claudia Farias de Souza - Coordenador.
Financiador(es): Redebrasil - Remuneração.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.


Prêmios e títulos


2008
Prêmio IRC+ As melhores práticas da indústria de concessão e recuperação de crédito, cobrança e na categoria Recursos Humanos., ClienteSA.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, Ana Claudia . Qual a Diferença entre Eutress e Distress. Newsletter CEFINT, correio eletronico, 01 jul. 2010.

2.
SOUZA, Ana Claudia . Qual a Diferença entre Ensino Acadêmico e Treinamento Organizacional. Newsletter CEFINT, Correio Eletrônico, 01 jun. 2010.

3.
SOUZA, Ana Claudia . Fábrica de Talentos - Redebrasil Investe na Capacitação de Profissionais para o Mercado de Cobrança. Revista Cliente SA, São Paulo, , v. 80, p. 54 - 55, 25 mar. 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Ana Claudia ; ROMERO, S. M. ; NUNES, S. C. . Pesquisa sobre Qualidade de Vida através da E.S., Escala das Seis Dimensões da Saúde. In: 12º Congresso de Stress da ISMA-BR, International Stress Management Association no Brasil, 2012, Porto Alegre. 12º Congresso de Stress da ISMA-BR, International Stress Management Association no Brasil, 14º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 4º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 4º Encontro Nacional de Qualidade de Vida. Porto Alegre, 2012.

2.
SOUZA, Ana Claudia ; ORTIZ, Maria Regina Limeira ; GOLDIN, José Roberto . A Motivação à Busca de Tratamento no Ambulatório Infantil: Perfil dos Pacientes. In: 4 Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, 1997, Porto Alegre. 17 Semana Científica do HCPA, 1997.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, Ana Claudia ; ROMERO, S. M. . Qualidade de Vida: Estudo de Caso dos Colaboradores de uma Empresa de Cobrança. Anais Congresso ISMA, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Ana Claudia . Ética no Ambiente Profissional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, Ana Claudia . Gestão de Carreiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUZA, Ana Claudia . Desenvolvimento Interpessoal, Intragrupal e de Equipes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, Ana Claudia . Cultura e Clima Organizacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUZA, Ana Claudia . Qualidade de Vida no Trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOUZA, Ana Claudia . Recrutamento e seleção. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SOUZA, Ana Claudia ; ROMERO, S. M. . Qualidade de Vida: Estudo de Caso dos Colaboradores de uma Empresa de Cobrança. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ROMERO, S. M. ; SOUZA, Ana Claudia . Sinergia no Trabalho em Grupo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOUZA, Ana Claudia ; ROMERO, S. M. . Palestra Liderança Transformacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ORTIZ, Maria Regina Limeira ; SOUZA, Ana Claudia ; GOLDIN, José Roberto . A Motivação dos Pais para a Busca de Tratamento para seus Filhos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SOUZA, Ana Claudia . Relações Humanas no Trabalho. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ROMERO, S. M. ; ROCHA, S. M. ; NUNES, S. C. ; SOUZA, Ana Claudia . Novos caminhos, novas possibilidades e novas tecnologias. Canoas, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, Ana Claudia ; ROMERO, S. M. . Consultoria Elaboração de Material Didático para Cursos. 2010.

2.
SOUZA, Ana Claudia ; ROMERO, S. M. . Consultoria Implantação de Descrição e Análise de Cargos. 2010.

3.
SOUZA, Ana Claudia . Entrevistas de Seleção, Desligamento e Avaliação Psicológica. 2010.

4.
SOUZA, Ana Claudia ; ROMERO, S. M. . Consultoria Implementação dos Cursos de Educação a Distância, EAD, Plataforma MOODLE para a Fundatec. 2009.

Processos ou técnicas
1.
SOUZA, Ana Claudia . Superintendência dos Serviços Penitenciários - SUSEPE - Avaliação Psicológica. 2010.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUZA, Ana Claudia . Entrevista: Fábrica de talentos: Redebrasil investe na capacitação de profissionais para o mercado de cobrança.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, Ana Claudia . Curso de Gestão de Pessoas e Liderança. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SOUZA, Ana Claudia . Gestão de Pessoas e Liderança. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SOUZA, Ana Claudia ; ROMERO, S. M. . Curso de Preparação para o Mercado de Trabalho. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SOUZA, Ana Claudia ; ROMERO, S. M. . Qualidade de Vida no Trabalho - EaD. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ROMERO, S. M. ; SOUZA, Ana Claudia . Desenvolvimento de Competências para Instrutores. 2010. .

6.
SOUZA, Ana Claudia . Formação de Instrutores e Multiplicadores de Treinamento. 2010. .

7.
SOUZA, Ana Claudia . Oficina de Vitalizadores. 2010. .

8.
ROMERO, S. M. ; SOUZA, Ana Claudia . Assessoramento e técnicas de reunião. 2010. .

9.
SOUZA, Ana Claudia ; ROMERO, S. M. . Curso de Formação em EaD. 2010. .

10.
SOUZA, Ana Claudia ; ROMERO, S. M. . REUNE - Curso de Condução Eficaz de Reuniões. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Ensino a Distância).

11.
ROMERO, S. M. ; SOUZA, Ana Claudia . Curso de Formação em EaD. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso EaD).

12.
SOUZA, Ana Claudia . Núcleo de Educação Continuada. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto).

13.
SOUZA, Ana Claudia ; ROMERO, S. M. . GQVT - Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Ensino a Distância).

14.
SOUZA, Ana Claudia . Curso Tele-Negociação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
SOUZA, Ana Claudia . Curso de Liderança e Qualidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
SOUZA, Ana Claudia . Curso de Cobrança. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
SOUZA, Ana Claudia . Curso de Integração Institucional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
SOUZA, Ana Claudia . Redes de Cooperação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
SOUZA, Ana Claudia . Curso de Liderança Sevidora. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, Ana Claudia; LUIZ, D. S.. Participação em banca de DAIANE VILLANOVA IBEIRO.DIAGNÓSTICO DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA EMPRESA POLICOM RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade São Marcos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Congresso de Stress da ISMA_BR. QUALIDADE DE VIDA: ESTUDO DE CASO DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA DE COBRANÇA. 2010. (Congresso).

2.
Workshop: Sombras do Homem de Neandertal. 2009. (Outra).

3.
43 Reunião da Qualidade RS - Os Bons Exemplos de Gestão em Destaque. 2008. (Congresso).

4.
Workshop: A Águia e a Galinha. 2008. (Outra).

5.
Desbloqueando a Criatividade. 2007. (Encontro).

6.
Valores, Missão e Mercado. 2007. (Encontro).

7.
Mercado de Cobrança. 2007. (Encontro).

8.
Pare e Pense - O Futuro do Ser Humano é ser cada vez Mais Humano. 2006. (Seminário).

9.
I Congresso Nacional de Redes de Cooperação. 2005. (Congresso).

10.
V Encontro Estadual de Educação Infantil. 2001. (Encontro).

11.
2 Seminário de EducaçãoInfantil: Jogo, Arte e Aprendizagem. 1999. (Seminário).

12.
VI Jornada Científica e Curso: A Piaroblemática das Perdas na Infânc. 1998. (Simpósio).

13.
X Jornada Anual IEPP: O Impacto da Violência do Psiquismo-Compreensão e Manejo. 1998. (Simpósio).

14.
Relações entre Desenvolvimento e Aprendizagem: Contribuições de Vygotsky e Wallon e das Pesquisas em Neurociências. 1998. (Simpósio).

15.
Congresso Internacional de Saúde Mental. A Motivação dos Pais para a Busca de Tratamento para seus Filhos. 1997. (Congresso).

16.
IX Congresso Brasileiro de Psicoterapia Analítica de Grupo. 1997. (Congresso).

17.
4 Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. 1997. (Congresso).

18.
4 Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. A Motivação à Busca de Tratamento no Ambulatório Infantil: Perfil dos Pacientes. 1997. (Congresso).

19.
Programa de Aperfeiçoamento para Atendentes de Nutrição.Relações Humanas no Trabalho. 1997. (Encontro).

20.
XVIII Jornada Sul-Riograndense de Psiquiatria Dinâmica. 1996. (Congresso).

21.
III Jornada de Adolescência do HCPA: O Adolescente e a Escola. 1994. (Simpósio).

22.
II Jornada de Doenças Afetivas da Santa Casa. 1994. (Simpósio).

23.
II Simpósio de Psicologia Unisinos. 1994. (Simpósio).

24.
XIV Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia. 1994. (Encontro).

25.
Adolescente Borderline. 1993. (Encontro).

26.
Introdução ao Pensamento de Winnicott. 1992. (Simpósio).

27.
I Simpósio de Psicologia Unisinos. 1992. (Simpósio).

28.
O Menor de Rua. 1990. (Seminário).

29.
Alfabetização e Educação Libertadora. 1990. (Encontro).

30.
Encontro de Educadores com Emília Ferreiro. 1989. (Encontro).

31.
Aspectos Psicopedagógicos e Catequéticos. 1988. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Cristina Santana dos Santos. SUPERVISÃO ESCOLAR E LIDERANÇA Um Olhar Crítico e Revitalizador Abrindo Caminhos a Novas Possibilidades. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI. Orientador: Ana Claudia Farias de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cristiano Carvalho dos Santos. AMBIENTE CORPORATIVO: A GERAÇÃO Y E O PERFIL DO LIDER DO SÉC. XXI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI. Orientador: Ana Claudia Farias de Souza.

2.
Débora Cristina Rosa da Silva. AS DIFERENTES GERAÇÕES DENTRO DO AMBIENTE DE TRABALHO DE UMA EMPRESA PÚBLICA EM TRANSPORTE URBANO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI. Orientador: Ana Claudia Farias de Souza.




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