Rita Santos Guimarães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3516834883984914
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Rita é bacharel e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005/2006) e fez o mestrado no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2010). Atualmente é aluna no programa de doutorado da Universidade de Nottingham - Reino Unido, com projeto na área de formação de professores (School of Education, University of Nottingham - UK). Tem experiência na área de Educação, atuou com professora de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Participou do projeto M3 com a produção de recursos educaionais multimídia e atuou como supervisora on-line no programa REDEFOR, no curso de especialização para professores de matemática da rede estadual de São Paulo. Desenvolveu diversos cursos para professores de matemática na empresa MAIS (www.mais.mat.br). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rita Santos Guimarães
Nome em citações bibliográficas
GUIMARÃES, R. S.

Endereço


Endereço Profissional
University of Nottingham, School of Education.
Dearing Building, Wollaton Road
Wollaton
NG81BB - Nottingham, - Grã-Bretanha
Telefone: (44) 1159514543
URL da Homepage: www.nottingham.ac.uk/education


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Ph.D. in Education.
University of Nottingham, NOTTINGHAM, Inglaterra.
Título: Investigating mathematics teachers' changes in practice with low achieving students,
Orientador: Dr. Peter Gates.
Coorientador: Dr. Colin Foster.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Professional development; Mathematics teacher; Teacher change; Social justice.
2008 - 2010
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Atividades para aprendizagem do conceito matemático de função,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Roberto Ribeiro Paterlini.
Palavras-chave: Função; Ensio através de problemas; Material didático; Atividade.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2007
Especialização em Matematica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Matemática para professores de quinta a oitava.
Orientador: Otilia Terezinha W. Paques.
2003 - 2006
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2001 - 2005
Graduação em Bacharel em Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
1990 - 1997
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Objetivo, OBJETIVO, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Preparing to Teach in Higher Education Certificate. (Carga horária: 12h).
University of Nottingham, NOTTINGHAM, Inglaterra.
2017 - 2017
Fundamentals of NVivo for Windows. (Carga horária: 12h).
QSR International, QSR, Austrália.
2012 - 2012
Produção de Material Didático para EaD: Utilizando. (Carga horária: 30h).
Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso de Extensão para Professores de Matemática d. (Carga horária: 35h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Curso de Extensão para Professores de Matemática d. (Carga horária: 35h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor Educacional on-line, Carga horária: 24
Outras informações
Exerce função de supervisão de curso de pós graduação à distância.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Redação, Carga horária: 8
Outras informações
Mais informações no site http://www.m3.mat.br/


Sobragens sociedade bragantina, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 10


Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Professor Orientador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
São realizados dois encontros mensais de oitos horas de duração cada, sempre aos sábados. No Polo de Campinas frequentam quase 90 alunos, que são divididos em seis salas. Meu trabalho é com o ensino médio, principalmente 2EM e 3 EM.


Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Escola Estadual Professor Joaquim Ferreira Lima, EE PROF JFL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Física, Carga horária: 20


Cursinho Popular MAchado de Assis, CPMA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de matemática, Carga horária: 2


Sistema de Ensino Integral, INTEGRAL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Professor Plantonista, Carga horária: 10


Fundação Americanense para Educação e Cultura, FAEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 12



Projetos de extensão


2010 - 2012
RedeFor
Descrição: Projeto da Secretaria de Educação do estado de São Paulo, realizado através da perceria da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza" e das universidades estaduais Unicamp, USP e Unesp, que ofereceu especialização à distância para os professores da rede pública..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2011
Coleção Matemática Multimídia
Descrição: Projeto para Desenvolvimento de Material Didático Multimídia para o Ensino Médio brasileiro, com financiamento do MEC..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Nottingham/CAPES PhD Scholarship for Research Excellence from Brazil, Capes e University of Nottingham.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARICHELLO, L.2018 BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . Com Quantos Adjetivos se Descreve uma Atividade Matemática?. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 186-197, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . Replication of a British study in Brazil: How do teachers describe mathematical tasks?. In: BSRLM day conference, 2017, Oxford. Proceedings of the British Society for Research into Learning Mathematics, 2017. v. 37. p. 1-6.

2.
GUIMARÃES, R. S.. A teacher changing her practice: a tentative explanation for the reasons behind it. In: BSRLM Conference, 2015, Reading. Proceedings of the British Society for Research into Learning Mathematics, 2015. v. 35. p. 61-66.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIMARÃES, R. S.. Investigating mathematics teachers? changes in practice with low achieving students. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GUIMARÃES, R. S.; BARICHELLO, L. . Alunos de baixo desempenho e seus professores: duas pesquisas de doutorado em desenvolvimento na Inglaterra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GUIMARÃES, R. S.. Changes in practice: teachers in a discussion group about low achieving students. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GUIMARÃES, R. S.. A teacher learning initiative to engage disadvantaged students. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GUIMARÃES, R. S.. A teacher learning initiative to discuss disadvantaged students. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GUIMARÃES, R. S.. A secondary mathematics teacher changing her practice: An exploration of the reasons. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . A tartaruga que sabe Teoria dos números.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . Simulação de problemas de probabilidade com o software KTurtle.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . Um Experimento e um Software sobre Volume de Cones: Multimídias no Ensino de Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . Uma possibilidade de software educacional de Matemática para uso direto dos alunos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GUIMARÃES, R. S.; BARICHELLO, L. . Projeto M³: Objetos de Aprendizagem Multimídia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GUIMARÃES, R. S.; Aluani, T. ; Lima, F. B. . Projeto M³: Recursos educacionais multimídia de matemática para o ensino médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
OLIVEIRA, S. R. ; BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . M³: Matemática Multimídia para o Ensino Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FACHINI, J. ; GUIMARÃES, R. S. ; BIZARRI, T. L. . (In)disciplina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . M@tmídias 1. 2014. .

2.
GUIMARÃES, R. S.; BARICHELLO, L. . M@tmídias 2. 2013. .

3.
GUIMARÃES, R. S.; BARICHELLO, L. . M@tmídias 3. 2011. .

4.
Queiroz, M. L. B. ; GUIMARÃES, R. S. ; BARICHELLO, L. . Matemática experimental: Grandezas e medidas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
OLIVEIRA, S. R. ; GUIMARÃES, R. S. . Espelhos e simetrias. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento (atividade prática)).

6.
GUIMARÃES, R. S.. Mágica das Cartelas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento (atividade prática)).

7.
Lima, F. B. ; BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . Táxi e combinatória. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento (atividade prática)).

8.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . Movimentos complexos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Software).

9.
GUIMARÃES, R. S.; ALVES, L. F. G. . Tudo começa em pizza. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio).

10.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . O que é permutação?. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio).

11.
GUIMARÃES, R. S.. Tamanho da mesa. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio).

12.
GUIMARÃES, R. S.. Contagem de passos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio).

13.
GUIMARÃES, R. S.. Dados não transitivos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio).

14.
GUIMARÃES, R. S.; BARICHELLO, L. . O método de Monte Carlo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento (atividade prática)).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
British Congress of Mathematics Education. Investigating mathematics teachers? changes in practice with low achieving students. 2018. (Congresso).

2.
BSRLM ? British Society for Research into Learning Mathematics. Features influencing teachers? engagement in a research project ? a discussion about data analysis. 2017. (Congresso).

3.
BSRLM ? British Society for Research into Learning Mathematics. Replication of a British study in Brazil: how do teachers describe mathematical tasks?. 2017. (Congresso).

4.
PGR Conference.Investigating mathematics teachers? changes in practice with low achieving students. 2017. (Simpósio).

5.
8th YERME Summer School.Changes in practice: teachers in a discussion group about lessons for low achieving students. 2016. (Outra).

6.
PGR Conference. Teachers, low-achieving students and lessons about fractions: a potential scenario for change. 2016. (Congresso).

7.
BSRLM ? British Society for Research into Learning Mathematics. A teacher changing her practice: a tentative explanation for the reasons behind it. 2015. (Congresso).

8.
IX ENEM - Encontro nacional de Educação Matemática. 2007. (Congresso).

9.
I Seminário de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática - Shiam, promovido pelo Grupo de Sábado (GdS), do Prapem (Prática Pedagógica em Matemática), da Faculdade de Educação - Unicamp. 2006. (Seminário).

10.
XXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. 2006. (Congresso).

11.
Palestra: "O Papel do Professor de Matemática no Grêmio Escolar", promovida pelo Prapem (Prática Pedagógica em Matemática) - FE - Unicamp. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREZ, M. J. O. ; BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . PGR Conference. 2017. (Congresso).

2.
BARICHELLO, L. ; XIE, C. P. ; GUIMARÃES, R. S. . PGR Conference. 2016. (Congresso).

3.
WAKE, G. ; EVANS, S. ; NORTH, M. ; GUIMARÃES, R. S. . ICTMA 17. 2015. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, S. R. ; BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . M³: Matemática Multimídia para o Ensino Médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . Simulação de problemas de probabilidade com o software KTurtle.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . A tartaruga que sabe Teoria dos números.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
GUIMARÃES, R. S.; BARICHELLO, L. . M@tmídias 3. 2011. .

2.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . M@tmídias 1. 2014. .

3.
GUIMARÃES, R. S.; BARICHELLO, L. . M@tmídias 2. 2013. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
OLIVEIRA, S. R. ; GUIMARÃES, R. S. . Espelhos e simetrias. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento (atividade prática)).

2.
GUIMARÃES, R. S.. Mágica das Cartelas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento (atividade prática)).

3.
Lima, F. B. ; BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . Táxi e combinatória. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento (atividade prática)).

4.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . Movimentos complexos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Software).

5.
GUIMARÃES, R. S.; ALVES, L. F. G. . Tudo começa em pizza. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio).

6.
BARICHELLO, L. ; GUIMARÃES, R. S. . O que é permutação?. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio).

7.
GUIMARÃES, R. S.. Tamanho da mesa. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio).

8.
GUIMARÃES, R. S.. Contagem de passos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio).

9.
GUIMARÃES, R. S.. Dados não transitivos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio).

10.
GUIMARÃES, R. S.; BARICHELLO, L. . O método de Monte Carlo. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Experimento (atividade prática)).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 24:19:18