Willian José da Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8933165256939711
  • Última atualização do currículo em 27/12/2018


Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN - SP); Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG); Pós graduado em Matemática pela Universidade do Grande Rio ( UNIGRANRIO- RJ); possui graduação em LICENCIATURA pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC -1998). Atualmente é professor adjunto efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG). É Professor colaborador do programa de Educação Matemática do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Autor do Projeto Matemática In Concert e do livro Corpo Ordenado Completo: um convite ao professor de matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiótica, Matemática e linguagem, Música, Prazer, Aprendizado, Formação de Professores e Análise Real. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Willian José da Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, Willian José.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Pouso Alegre.
venida Maria da Conceição Santos
Parque Real
37550000 - Pouso Alegre, MG - Brasil
Telefone: (035) 34276622
URL da Homepage: www.ifsuldeminas.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO, UNIAN, Brasil.
Título: Experimentos mentais e provas matemáticas, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Michael F. Otte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Semiótica, Complementaridade, Linguagem; Educação Matemática; Experimentos mentais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: OS NÚMEROS REAIS - UM CONVITE AO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: PROFESSOR DR. CARLOS ALBERTO SANTANA SOARES.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ANÁLISE REAL.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 1999
Especialização em Lato sensu. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Título: Matrizes.
Orientador: Angela Carrancho da Silva.
1995 - 1998
Graduação em LICENCIATURA.
Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
1992 - 1994
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Henrique Diniz, EEHD, Brasil.
1983 - 1991
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Henrique Diniz, EEHD, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto efetivo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Centro de Educação a distância - CAMPUS POUSO ALEGRE. Coordenador da Pós Graduação em Educação Matemática - CAMPUS POUSO ALEGRE.


Prefeitura Municipal de Barbacena, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2014
Vínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática Nível 5, efetivo., Carga horária: 20
Outras informações
Professor efetivo de matemática, lotado na Escola Municipal Crispim de Paula Nésio


Centro de Educação Angher, CEA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2014
Vínculo: Professor celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática do Ensino Fundamental, Carga horária: 12


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2014
Vínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática PEB 4


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor substituto do departamento de matemática da UFJF- MG


Instututo Tenente Ferreira - Salesianos, ITF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 2


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: ex Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - 2018
Educação Financeira para alunos do Ensino Médio

Projeto certificado pela empresa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais em 20/01/2016.
Descrição: Projeto de Pesquisa com fomento interno do IFSULDEMINAS CAMPUS POUSO ALEGRE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Semelhanças e diferenças entre experimentos mentais e provas matemáticas
Descrição: Projeto de pesquisa para obtenção do grau de Doutor em Educação Matemática.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Willian José da Cruz - Integrante / Michael Friedrich Otte - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2011
"Os números reais": convite ao professor do ensino fundamental e do ensino méido
Descrição: Dissertação apresentada para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.


Prêmios e títulos


2009
7º Colocado no 4º Musicanto Popular - Prêmio de Música, Cidade de Claudio Minas Gerais.
2008
2º lugar no Prêmio Rubem Alves de Educação e Criatividade, ONG Teatro de Tábuas.
1998
1º Colocação na média Global do curso de graduação, UNIPAC.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
CRUZ, Willian José  Data: 30/01/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRUZ, Willian José.2018CRUZ, Willian José.. A Hipótese dos Experimentos Mentais na Construção de Conceitos em Matemática. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 11, p. 104-110, 2018.

2.
CRUZ, Willian José.2013CRUZ, Willian José.. Os números reais um olhar para as definições e os conceitos. Educação Matemática em Revista (EMR), v. 33, p. 45-56, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CRUZ, Willian José.. Experimentos Mentais na Educação Matemática: Uma analogia com provas matemáticas formais.. 1ª. ed. Curitiba - PR: Editora Appris, 2018. v. 1. 211p .

2.
CRUZ, Willian José.. Corpo ordenado completo : um convite ao professor de matemática. 1. ed. Barbacena MG: Centro Gráfico e Editora, 2012. v. 1. 84p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CRUZ, Willian José.; KOPKE, R. C. M. . Matemática In Concert - Metodologia Lúdica deEnsino. Matemática In concert metodologia lúdica de ensino, Barbacena MG, 01 mar. 2011.

2.
CRUZ, Willian José.. Uma nova maneira de ensinar matemática. Revista Gerais, Minas Gerais, p. 29 - 29, 01 jun. 2007.

3.
CRUZ, Willian José.. A matemática dá o tom. Jornal Correia da Serra, p. 10 - 10, 11 fev. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA. A. C.S. ; PEREIRA, S.P.S. ; CRUZ, Willian José. . A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. In: Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2018, Ituiutaba. Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2018.

2.
CRUZ, Willian José.. EXISTE UM CUBO DE DIMENSÃO 4? A EXISTÊNCIA DE OBJETOS NA MATEMÁTICA. In: http://www.emem2018facip.com.br/event/viiiemem/site/index, 2018, Ituiutaba. Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2018.

3.
SILVA, F. K. ; PEREIRA, J. C ; CRUZ, Willian José. . UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA POTENCIALIZADORA. In: Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2018, Ituiutaba. Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2018.

4.
CRUZ, Willian José.; MARTINS, A. C. R. . A SEMIÓTICA E OS EXPERIMENTOS MENTAIS: CARACTERÍSTICAS E ANALOGIAS.. In: VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto e VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática, 2017, Ouro Preto. VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto e VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática, 2017.

5.
CRUZ, Willian José.. OS ASPECTOS INTENSIONAIS E EXTENSIONAIS DAS EQUAÇÕES. In: V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, JUIZ DE FORA. CEMA - V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS, 2017.

6.
CRUZ, Willian José.; CHAVES, D. A. M. . EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO FINANCEIRO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO. In: V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, JUIZ DE FORA. CEMA - V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS, 2017.

7.
CRUZ, Willian José.; MACHADO, T. C. B. . AS CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA SALA DE AULA DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, JUIZ DE FORA. CEMA - V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS, 2017.

8.
MARTINS, A. C. R. ; CRUZ, Willian José. . OS ASPECTOS SEMIÓTICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO. In: V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, JUIZ DE FORA. CEMA - V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS, 2017.

9.
CRUZ, Willian José.; PEREIRA, S.P.S. . A EDUCAÇÃO MULTICULTURAL. In: V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, JUIZ DE FORA. CEMA - V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS, 2017.

10.
CRUZ, Willian José.; PEREIRA, J. C ; SILVA, F. K. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NUM ASPECTO POTENCIALIZADOR. In: V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, JUIZ DE FORA. CEMA - V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS, 2017.

11.
CRUZ, Willian José.. EXPERIMENTOS MENTAIS E PROVAS MATEMÁTICAS FORMAIS: UM OLHAR SEMIÓTICO. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, SÃO PAULO. XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. SÃO PAULO, 2016.

12.
CRUZ, Willian José.; MELO, D. A. . EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DE CONSCIENTIZAÇÃO. In: 3º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática, 2016, Juiz de Fora. 3º Seminário de Pesquisa em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática. Juiz de Fora, 2016.

13.
CRUZ, Willian José.. A MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA E DO RACIOCÍNIO TEOREMÁTICO EM PEIRCE. In: IV Colóquio de Educação Matemática, 2014, Juiz de Fora. IV Colóquio de Educação Matemática, 2014.

14.
CRUZ, Willian José.. Experimentos Mentais e Provas Matemáticas. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba - PR. XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.

15.
CRUZ, Willian José.. Uma Comparação Crítica entre a Geometria Euclidiana e as Geometrias não Euclidianas: Perspectiva para o Ensino de Geometria. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba - PR. XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013.

16.
CRUZ, Willian José.. Uma analogia entre experimentos mentais e provas matemáticas. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. VII CIBEM, 2013. v. 1. p. 321-321.

17.
CRUZ, Willian José.. Uma analogia entre experimentos mentais e provas matemáticas. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2013, MONTEVIDEO. CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA. URUGUAY, 2013.

18.
CRUZ, Willian José.; SOARES, C. A. S. . Um olhar para as dízimas periódicas: convite ao professor da educação básica. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Conferência Interamericana da Educação Matemática, 2011.

19.
CRUZ, Willian José.. "Os números reais: um convite ao professor de matemática do ensino fundamental e do ensino médio. In: Colóquio de Educação Matemática, 2011, Juiz de Fora. Colóquio de Educação Matemática, 2011.

20.
CRUZ, Willian José.; KOPKE, R. C. M. . MATEMÁTICA IN CONCERT - METODOLOGIA LÚDICA DE ENSINO. In: ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, SALVADOR. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010.

21.
CRUZ, Willian José.. Projeto Matemática In Concert - A favor da aprendizagem. In: EMEM - ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2009, LAVRAS. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. LAVRAS: SBEM, 2009.

22.
CRUZ, Willian José ; CRUZ, Willian José. ; Willian ; Willian José da Cruz . PROJETO MATEMÁTICA IN CONCERT - UMA NOVA VISÃO DE MATEMÁTICA. In: SIMPOED, 2008, MARIANA - MG. SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO - UFOP, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, Willian José.. A DINÂMICA DO CONHECIMENTO HUMANO E A TRANSFORMAÇÃO PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: 1º ENCONTRO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS - CAMPUS POUSO ALEGRE, 2017, POUSO ALEGRE. 1º ENCONTRO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS - CAMPUS POUSO ALEGRE, 2017.

2.
CRUZ, Willian José.; PEREIRA. A. C.S. . PERSPECTIVAS DO CONHECIMENTO, DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2017, JUIZ DE FORA. CEMA - V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS, 2017.

3.
CRUZ, Willian José.. 'EXPERIMENTOS MENTAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. In: Simpósio de Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste, 2015, Uberlândia. Simpósio de Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
CRUZ, Willian José.. A HIPÓTESE DOS EXPERIMENTOS MENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS EM MATEMÁTICA. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, Willian José.. ?A Educação Matemática como meio de entender como se dá o conhecimento matemático?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CRUZ, Willian José.. EXISTE UM CUBO DE DIMENSÃO 4? A EXISTÊNCIA DE OBJETOS NA MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CRUZ, Willian José.. OS ASPECTOS INTENSIONAIS E EXTENSIONAIS DAS EQUAÇÕES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CRUZ, Willian José.. EXPERIMENTOS MENTAIS E PROVAS MATEMÁTICAS FORMAIS: UM OLHAR SEMIÓTICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CRUZ, Willian José.. Matemática tem Front e Back. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CRUZ, Willian José.. Formação de Professores: Perspectivas e desafios dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFSULDEMINAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CRUZ, Willian José.. 'EXPERIMENTOS MENTAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CRUZ, Willian José.. Experimentos mentais e provas matemáticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CRUZ, Willian José.. Uma comparação crítica entre a geometria euclidiana e as geometrias não euclidianas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CRUZ, Willian José.. ANÁLISE REAL COMO CURSO DE SERVIÇO PARA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CRUZ, Willian José.. Geometria Euclidiana X Geometrias não Euclidianas: possiblilidades para o ensino de geometria na escola básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PIERMATEI FILHO, O. ; CRUZ, Willian José. . NO MEIO DO CAMINHO TINHA UM ZERO, TINHA UM ZERO NO MEIO DO CAMINHO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CRUZ, Willian José.. OS NUMEROS REAIS: UM CONVITE AO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CRUZ, Willian José.. UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO DECIMAL DOS NÚMEROS REAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CRUZ, Willian José.; KOPKE, R. C. M. . MATEMÁTICA IN CONCERT - METODOLOGIA LÚDICA DE ENSINO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CRUZ, Willian José.. A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS - UM CONVITE AO PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
CRUZ, Willian José.. PROJETO MATEMÁTICA IN CONCERT - A FAVOR DA APRENDIZAGEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CRUZ, Willian José.. MATEMÁTICA IN CONCERT. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CRUZ, Willian José.. A MATEMÁTICA DA O TOM. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CRUZ, Willian José.. A MATEMÁTICA DA O TOM. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CRUZ, Willian José.. Pós-graduação em Educação Matemática. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CRUZ, Willian José.. Música na aula de matemática. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CRUZ, Willian José.. Professores usam música e teatro como ferramentas de ensino em MG. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CRUZ, Willian José.. Matemática In Concert - 100% NATURAIS. 2010. (Manutenção de obra artística/Conservação).

2.
CRUZ, Willian José.. Aula inaugural para os Professores da Rede Municipal de Barbacena. 2008. .

3.
CRUZ, Willian José.. Números negativos. 2007. .

4.
CRUZ, Willian José.. Relações interpessoais. 2007. .

5.
CRUZ, Willian José.. Matemática In Concert. 2007. .


Produção artística/cultural
Música
1.
CRUZ, Willian José ; CRUZ, Willian José. . MATEMÁTICA IN CONCERT - 100% NATURAIS. 2009. Interpretação.

2.
CRUZ, Willian José.; CRUZ, Willian José ; Willian . Matemática In Concert. 2009. Interpretação.

3.
CRUZ, Willian José.. Matemática In Concert. 2008. Interpretação.

4.
CRUZ, Willian José.. ENSINANDO MATEMÁTICA CANTANDO. 2007. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CRUZ, Willian José.. MATEMÁTICA IN CONCERT. 2007 (MUSICAL).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALVES, B. F.; CRUZ, Willian José.; GOMES, M. J. F.. Participação em banca de Elsivânia Santana Carvalho. ?RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A OBMEP: um estudo com alguns estudantes participantes do Programa OBMEP na Escola?.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
PIERMATEI FILHO, O.; CRUZ, Willian José.; GOMES, M. J. F.. Participação em banca de Thais Cristina Barros Machado. As contribuições da modelagem matemática no contexto de uma sala de aula do 9º ano do ensino fundamental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CRUZ, Willian José.; MELCHIEDES, A.; DETONI, A. R.. BANCA CONCURSO IFSULDEMINAS - CAMPUS INCONFIDENTES. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Mineiro de Eduação Matemática.OS EXPERIMENTOS MENTAIS E O PRINCÍPIO DA COMPLEMENTARIDADE. 2015. (Encontro).

2.
I Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste.EXPERIMENTOS MENTAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. 2015. (Simpósio).

3.
V Colóquio de Educação Matemática.A MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA E DO RACIOCÍNIO TEOREMÁTICO EM PEIRCE. 2014. (Simpósio).

4.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Uma comparação crítica entre a geometria euclidiana e as geometrias não euclidianas. 2013. (Congresso).

5.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Experimentos mentais e provas matemáticas. 2013. (Oficina).

6.
Reunião Latinoamericada de Educação Matemática.Análise Real como curso de serviço para licenciatura em matemática. 2012. (Encontro).

7.
Conferência Interamericana de Educação Matemática. Um olhar para as dízimas periódicas: convite ao professor da educação básica. 2011. (Congresso).

8.
Jornada de Geometria Algébrica. 2011. (Simpósio).

9.
Seminario de Educação Matemática.Um olhar sobre a representação decimal dos números reais. 2011. (Seminário).

10.
4º EMED - Encontro Mineiro de Equações Diferenciais. 2010. (Encontro).

11.
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. MATEMÁTICA IN CONCERT - METODOLOGIA LÚDICA DE ENSINO. 2010. (Congresso).

12.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS - UM CONVITE AO PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO. 2010. (Seminário).

13.
EMEM - ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. PROJETO MATEMÁTICA IN CONCERT - A FAVOR DA APRENDIZAGEM. 2009. (Congresso).

14.
Festival de Música Colonial e Antiga.Projeto Show Matemática In Concert. 2009. (Outra).

15.
SIMPOED.Projeto Matemática In Concert - Uma nova visão. 2008. (Simpósio).

16.
Encontro dos Professores de Escolas Particulares de Minas Gerais. Apresentação de um poster, mostrando a matemática ensinada através da música. 2007. (Congresso).

17.
1º Congresso Municipal de Educação, sobre qualidade social, sexualidade na escola, ética profissional, avaliação, educação inclusiva, metodologia do ensino. 2004. (Congresso).

18.
I Seminário de Educação de Barbacena. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, Willian José.. 1º ENCONTRO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nathalia Almeida. Experimentos mentais e a construção de conceitos. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Thais Cristina Barros Machado. As contribuições da modelagem matemática no contexto de uma sala de aula do 9º ano do ensino fundamental. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Letícia Lemos Beghini. A semiótica e os experimentos mentais na matemática: Uma perspectiva para sala de aula. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SILVIA PATRÍCIA DA SILVA PEREIRA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O MULTICULTURALISMO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

2.
ANA CRISTINA SILVA PEREIRA. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E SUAS RESSONÂNCIA NO ENSINO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Denis Alderige Melo Chaves. Educação Financeira na Escola Básica. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Ana Claudia Ribeiro. Experimentos mentais e a teoria de Corpo Ordenado Completo. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Letícia Lemos Beghini. A semiótica e os experimentos mentais na matemática: Uma perspectiva para sala de aula. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Willian José da Cruz.

2.
Thais Cristina Barros Machado. As contribuições da modelagem matemática no contexto de uma sala de aula do 9º ano do ensino fundamental. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Willian José da Cruz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Claudia Ribeiro Martins. Os aspectos semióticos do pensamento matemático e a importância dos experimentos mentais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Willian José da Cruz.

2.
Dênis Alderige Melo Chaves. Educação Financeira para Alunos do Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Willian José da Cruz.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CRUZ, Willian José.2013CRUZ, Willian José.. Os números reais um olhar para as definições e os conceitos. Educação Matemática em Revista (EMR), v. 33, p. 45-56, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
CRUZ, Willian José.. A HIPÓTESE DOS EXPERIMENTOS MENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS EM MATEMÁTICA. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018.


Livros e capítulos
1.
CRUZ, Willian José.. Corpo ordenado completo : um convite ao professor de matemática. 1. ed. Barbacena MG: Centro Gráfico e Editora, 2012. v. 1. 84p .

2.
CRUZ, Willian José.. Experimentos Mentais na Educação Matemática: Uma analogia com provas matemáticas formais.. 1ª. ed. Curitiba - PR: Editora Appris, 2018. v. 1. 211p .


Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, Willian José.. ANÁLISE REAL COMO CURSO DE SERVIÇO PARA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CRUZ, Willian José.. Experimentos mentais e provas matemáticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CRUZ, Willian José.. Uma comparação crítica entre a geometria euclidiana e as geometrias não euclidianas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CRUZ, Willian José.. Matemática tem Front e Back. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CRUZ, Willian José.. Música na aula de matemática. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CRUZ, Willian José.. Professores usam música e teatro como ferramentas de ensino em MG. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CRUZ, Willian José.. Pós-graduação em Educação Matemática. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, Willian José.. 1º ENCONTRO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO IFSULDEMINAS. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 20:31:02