Leonardo Gasques Trevisan Costa

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  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Profissional de Educação Física graduado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2007, especialista em Avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos para Grupos Especiais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2009, mestre em Educação Física na área de Atividade Física Adaptada - UNICAMP (2011) e doutor em Educação Física na área de Atividade Física Adaptada - UNICAMP (2015). Atuou como docente do Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) de 2011 a 2016, responsável pela disciplinas: Educação Física Adaptada no curso de Educação Física e, Prática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (PIESC) no curso de Medicina. Atualmente é membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira e revisor das revista Arquivos em Movimento e O Mundo da Saúde. É docente adjunto em regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), lotado no colegiado de Educação Física, atuando nas disciplinas Educação Física Adaptada e Estágio Curricular Obrigatório. Exerce função de coordenador do Colegiado Acadêmico de Educação Física (UNIVASF), atua como suplente na Câmara de Ensino, membro do Núcleo Estruturante Docente do curso de Educação Física, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada (GEPAFA/UNIVASF) e integrante permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UNIVASF, desde 2016, ministrando a disciplina de Didática no Ensino Superior. Possui 18 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, 1 livro e 6 capítulos de livros. Já realizou a orientação de 02 discentes de iniciação científica, 01 de mestrado em andamento e 17 trabalhos de conclusão de curso na área da Educação Física. Desde 2009, participou de 09 projetos de pesquisa, na função de coordenador em 04 destes. Atua principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, esporte paralímpico e comportamento motor. Possui como canal de comunicação o e-mail: leonardo.gasques@univasf.edu.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Gasques Trevisan Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, L. T.;TREVISAN COSTA, L.;COSTA, LEONARDO TREVISAN;COSTA, LGT;COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Atividade Física Adaptada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Associações entre habilidades motoras grossas e rendimento acadêmico de escolares., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: José Irineu Gorla.
2009 - 2011
Mestrado em Atividade Física Adaptada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Pico de Velocidade de Crescimento: alternativa metodológica para mensurar a maturação biológica em adolescentes com Síndrome de Down.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: José Irineu Gorla.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2010
Especialização em Prescrição de Ex. Físicos para Grupos Especiais. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Maturação e coordenação motora de crianças e adolescentes com Síndrome de Down.
Orientador: José Irineu Gorla.
2004 - 2007
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Fìsica.
Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
Título: Desempenho motor e maturação biológica de crianças e adolescentes praticantes de futebol de campo..
Orientador: Enio Ricardo Vaz Ronque; Rômulo Araújo Fernandes.




Formação Complementar


2018 - 2018
Parabadminton. (Carga horária: 8h).
Comitê Paralímpico Brasileiro, CPB, Brasil.
2018 - 2018
Princípios da avaliação motora. (Carga horária: 8h).
Comitê Paralímpico Brasileiro, CPB, Brasil.
2017 - 2017
Esporte paraolímpico: paracanoagem. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2016 - 2016
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 40h).
Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Habilitação Técnica Nível I na modalidade de Paracanoagem. (Carga horária: 40h).
Comitê Paralímpico Brasileiro, CPB, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em EAD - Oficinas de Materiais (Provas). (Carga horária: 20h).
UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
2014 - 2014
Oficina de materiais de avaliação. (Carga horária: 20h).
UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
2014 - 2014
Práticas sociais críticas e democráticas em Freire. (Carga horária: 2h).
UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em EAD - Novas Perspectivas em Didática.. (Carga horária: 72h).
UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
2012 - 2012
Estudos Avançados em Esporte Adaptado. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2010 - 2010
Av. da aprendizagem de alunos com Def. Intelectual. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Av. funcional da visão em escolares de baixa visão. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Remo Adaptado. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2010 - 2010
Processo de formação de jovens atletas. (Carga horária: 7h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2008 - 2008
Cineantropometria. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento Desportivo. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2008 - 2008
Adolescência: Riscos e Desafios. (Carga horária: 16h).
Programa de Saúde do Adolescente, PROSAD, Brasil.
2007 - 2007
Nutrição Aplicada ao Exercício e ao Esporte. (Carga horária: 15h).
Grupo de Estudo em Cineantropometria e Atividade Física, GECIAF, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Arbitragem. (Carga horária: 18h).
Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo, SAFESP, Brasil.
2006 - 2006
Atividade Física e Saúde Cardiovascular. (Carga horária: 5h).
XXIX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, CELAFISC, Brasil.
2006 - 2006
Promoção de Atividade Física na Comunidade. (Carga horária: 5h).
XXIX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, CELAFISC, Brasil.
2005 - 2005
Alongamento Consciente: Estética,Saúde e Performce. (Carga horária: 9h).
XV Fitness Brasil Internacional, FITNESS BRASIL, Brasil.
2005 - 2005
Ginástica Natural. (Carga horária: 12h).
XV Fitness Brasil Internacional, FITNESS BRASIL, Brasil.
2000 - 2005
Ingles.
CCAA - Centro de Idiomas e Línguas, CCAA, Brasil.
2004 - 2004
Treinamento Resistido. (Carga horária: 40h).
Academia Anaconda Sport Center, ASC, Brasil.
2003 - 2003
Massagem e Relaxamento. (Carga horária: 20h).
UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
2003 - 2003
Treinamento com Pesos. (Carga horária: 20h).
UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.


Atuação Profissional



UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador bolsista do Grupo de Pesquisa vinculado ao Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR/UNIFEV)

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 6
Outras informações
Experiência docente nos cursos de Educação Física, Técnico em Farmácia e Medicina. Disciplinas já ministradas: - Educação Física Adaptada - Práticas de ensino do futsal - Práticas de ensino do futebol - Aprendizagem motora - Prática profissional - Anatomia e Fisiologia Humana - Prática de Integração Ensino Serviço Comunidade

Atividades

06/2015 - 06/2016
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade
02/2011 - 06/2016
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física Adapta

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 30

Atividades

03/2008 - 06/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP, FCM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor colaborador
Outras informações
Professor convidado para ministrar a disciplina de Atividade Física Adaptada no curso de Especialização em Reabilitação Aplicada à Neurologia Infantil

Atividades

11/2014 - 06/2016
Ensino, Reabilitação Aplicada à Neurologia Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Atividade física adaptada para pessoas com deficiências

Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2017 - Atual
Direção e administração, Colegiado de Educação Física, .

Cargo ou função
Coordenador do Colegiado Acadêmico de Educação Física.
09/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Educação Física, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Ensino, .

Cargo ou função
Membro suplente da Câmara de Ensino na área da Ciências da Saúde.
04/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada - GEPAFA, .

03/2017 - Atual
Extensão universitária , Colegiado de Educação Física, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão "Paracanoagem: reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência na região do Vale do São Francisco".
08/2016 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física para pessoas com deficiência
Estágio Curricular Obrigatório
06/2016 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática no Ensino Superior


Linhas de pesquisa


1.
Educação Física Adaptada

Objetivo: Investigar os efeitos da prática da atividade física adaptada no contexto educacional..
2.
Esporte Adaptado

Objetivo: Investigar os efeitos da prática de atividade física adaptada no contexto esportivo..
3.
Comportamento motor

Objetivo: Investigar os processos de ensino e aprendizagem motora, desenvolvimento motor e controle motor de pessoas com deficiência..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Efeitos do treinamento de canoagem na coordenação motora de crianças e adolescentes com Síndrome de Down
Descrição: A Síndrome de Down é uma alteração genética que caracteriza-se pela presença de um cromossomo extra no par 21 e os indivíduos apresentam fenótipo específico devido a alteração como deficiência intelectual, baixa estatura, cérebro menor e outras características que afetam diretamente o desenvolvimento motor desse grupo quando comparado a população em geral. Nesse sentido, a canoagem poderá melhorar a coordenação motora de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, submetidos a intervenção de 08 semanas . Trata-se de um estudo quase experimental com 20 crianças e adolescentes com síndrome de Down de ambos os sexos, com faixa etária de 06 a 14 anos de idade, da rede municipal de ensino de Petrolina, da APAE-Petrolina e do centro regional de esportes e lazer. Os grupos serão divididos em grupo experimental e grupo controle. Os sujeitos serão avaliados antes e após 08 semanas, com duas sessões semanais de 40 minutos de intervenção na canoagem e serão utilizados as variáveis: a) antropometria, através da interação de peso e altura para calcular o IMC; b) coordenação motora global, por meio da bateria de Teste de Coordenação Corporal para Crianças-KTK; c) equilíbrio corporal, mediante a avaliação do centro de pressão (COP) utilizando-se a plataforma de força AMTI 3.05 e o FSST (four square step test) que consiste na realização de uma tarefa de equilíbrio para atravessar um obstáculo o mais rápido possível; d) marcha, utilizando-se a plataforma de força durante a marcha do sujeito. Será utilizado o teste de Shapiro Wilk para verificar se a distribuição dos dados são paramétricos ou não paramétricos e um nível de significância adotado de 5 %. Espera-se encontrar associação positiva entre o treinamento de canoagem e coordenação motora de crianças e adolescentes com Síndrome de Down..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Leonardo Gasques Trevisan Costa - Integrante / Natanel Pereira Barros - Coordenador / Iaraildo Pereira de Carvalho - Integrante / Débora Araújo - Integrante.
2017 - Atual
Estudo do desenvolvimento das variáveis psicológicas e comportamentais de atletas jovens e adultos.
Descrição: O objetivo deste projeto é investigar o desenvolvimento das variáveis psicológicas e comportamentais de atletas jovens e adultos. Participarão do estudo os atletas de esportes individuais e coletivos de diferentes regiões do país. A coleta de dados será realizada entre os anos de 2016 a 2019. Serão utilizados os seguintes instrumentos de pesquisa: Escala de Ansiedade-Estado Competitiva (CSAI-2), Ansiedade-Traço (SCAT), Escala de Auto Eficácia Geral Percebida, Escala de Motivação para o Esporte-II (SMS-II), Perfil do Estado de Humor (POMS), Inventário Atlético de Estratégias de Coping (ACSI-28), Questionário de Estresse e Recuperação para Atletas (RESTQ-Sport), Questionário de Orientação às Metas (TEOSQ), Questionário de Relacionamento Treinador-Atleta (CART-Q), Questionário de Ambiente de Grupo (GEQ), Questionário de Conflito de Grupo (GCQ), Questionário de Burnout para Atletas (QBA), Escala Multidimensional de Perfeccionismo no Esporte-2 (SMPS-2), Escala de Esperança Disposicional (EED), Escala da Paixão para o Esporte (PS) e a Escala de Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas no Esporte (BNSSS). Espera-se que com os resultados das pesquisas desenvolvidas dentro desse projeto, junto a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e as Secretarias de Esportes, no que se refere às variáveis psicológicas, seja diagnosticar a saúde mental dos atletas, buscando demonstrar o impacto do ambiente esportivo na saúde de atletas jovens e adultos. Ao apontar relações entre as variáveis investigadas, buscar-se-á contribuir para o avanço científico na área. Além disso, as pesquisas desenvolvidas, ao utilizar um arcabouço teórico baseado em teorias e modelos teóricos devidamente estruturados, podem contribuir para a compreensão de forma lógica do objeto de estudo e consequente divulgação científica através da publicação dos resultados alcançados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Leonardo Gasques Trevisan Costa - Integrante / José Roberto Andrade Nascimento Junior - Coordenador / Natanel Pereira Barros - Integrante / Carla Thamires Laranjeira Granja; - Integrante / Elaine Gasques Rodrigues - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2017 - Atual
Efeitos da prática da paracanoagem na aptidão física e motora de pessoas com deficiência
Descrição: O objetivo desse projeto de pesquisa será analisar os efeitos da prática de paracanoagem na saúde e no desempenho motor de pessoas com deficiência. Para tanto, a amostra será composta por aproximadamente 20 pessoas com deficiência motora residentes na região de Petrolina. Serão mensurados parâmetros motores (coordenação motora), físicos (antropometria), sociais (inclusão) e psicológicos (qualidade de vida) em dois momentos distintos: pré e pós-teste. Após a realização das avaliações do pré-teste, será iniciado o programa de intervenção com aulas de paracanoagem durante o período de 6 meses. Posteriormente, os sujeitos serão reavaliados no momento pós-intervenção. Para análise dos dados, serão adotados tratamentos quantitativos e qualitativos com o intuito de verificar a influência da paracanoagem na amostra desse estudo. Espera-se verificar associação positiva entre a prática da paracanoagem e as variáveis do estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Leonardo Gasques Trevisan Costa - Coordenador / Natanel Pereira Barros - Integrante / Elaine Gasques Rodrigues - Integrante / Iaraildo Pereira de Carvalho - Integrante / Débora Araújo - Integrante.
2015 - Atual
Maturação biológica e aptidão física relacionada à saúde de adolescentes: comparação de equações preditoras da idade óssea e somática
Descrição: No meio escolar, clínico e esportivo, a relação entre a maturação biológica e aptidão física de adolescentes é um dos fatores preponderantes para a correta prescrição e orientação da atividade física. A maioria dos recursos para classificação maturacional disponíveis para aplicação em campo dependem de observação clínico-médica, ou estão sujeitas à exposição e constrangimento dos avaliados. Assim o objetivo deste estudo será analisar a relação da classificação maturacional mensurada por equações preditoras da idade esquelética e somática, obtida por meio de procedimentos antropométricos, com a aptidão física relacionada à saúde de crianças e adolescentes, bem como determinar as variáveis da aptidão física de maior importância de acordo com as diferentes idades biológicas e a composição corporal. A amostra será composta por aproximadamente 140 escolares matriculados em uma instituição de ensino regular privado do Município de Votuporanga ? SP, com idade entre 12 e 16 anos, de ambos os sexos. Serão realizadas medidas antropométricas (peso, estatura, estatura tronco-cefálica, comprimento de pernas e dobra cutânea triciptal), aptidão física (flexibilidade, aptidão cardiorrespiratória, resistência muscular localizada). A idade biológica dos sujeitos será obtido pelos métodos desenvolvidos por Mirwald et. al. (2002), através da determinação da idade do PVC e Cabral et al. (2013) por meio da predição da idade óssea. As hipóteses desse projeto de pesquisa são: 1. A equação preditora da maturação somática apresenta maior associação com a aptidão física relacionada à saúde de adolescentes quando comparada à equação preditora da maturação óssea e, 2. A equação preditora da maturação somática apresenta menor associação com a aptidão física relacionada à saúde de adolescentes quando comparada à equação preditora da maturação óssea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Leonardo Gasques Trevisan Costa - Coordenador / Caciane Dallemole Souza - Integrante / Mariana Estevam Gonçalves - Integrante / Tiago Augusto Lopes Ferreira - Integrante.Número de orientações: 1
2014 - Atual
Associações entre coordenação motora, composição corporal, atividade física e rendimento acadêmico de escolares.
Descrição: Recentemente, ressurgiu o debate referente à relação entre coordenação motora, composição corporal, atividade física e rendimento acadêmico. Baseado no decréscimo dos níveis de atividade física, aptidão física, coordenação motora e aumento da pressão de escolas e parentes para aumento do desempenho cognitivo dos escolares. Entretanto, nenhum estudo nacional abordou até hoje a associação entre coordenação motora, composição corporal, atividade física e rendimento acadêmico de crianças brasileiras. Neste contexto, compreender as relações entre estas variáveis poderá fornecer informações úteis para implementação de programas de intervenção. Com isso, o objetivo deste projeto será verificar as associações entre coordenação motora, composição corporal, atividade física e rendimento acadêmico de escolares. Para tanto, a amostra será composta por escolares de ambos os sexos, com idades entre 5 e 11 anos, matriculadas na rede regular de ensino do município de Votuporanga ? SP. Serão realizadas medidas antropométricas de peso e estatura, para o cálculo do IMC, além da circunferência abdominal. Para as habilidades motoras, será adotada a bateria de Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordination Test für Kinder ? KTK). Informações referentes ao nível habitual de atividade física serão coletadas por meio de questionários. Após as análises, se espera encontrar associações positivas entre rendimento acadêmico e coordenação motora..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Leonardo Gasques Trevisan Costa - Coordenador / José Irineu Gorla - Integrante / Anderson Bençal Indalécio - Integrante / Elaine Gasques Rodrigues - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1
2011 - 2015
Crescimento e desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down: proposição de um referencial da população brasileira
Descrição: Pessoas com Síndrome de Down (SD) apresentam diversas características que acarretam alterações físicas e mentais, sendo que o crescimento difere-se dos outros indivíduos da população em geral, pois se caracteriza por precocidade no início do estirão de crescimento e velocidade reduzida de crescimento linear, resultando numa estatura mais baixa. Curvas pôndero-estatural têm sido desenvolvidas em países como Estados Unidos, Holanda, Suécia, Reino Unido, República da Irlanda, entre outros. Entretanto, são consideradas inadequadas para uso em nossa população. Este estudo teve como objetivo caracterizar os padrões de crescimento das pessoas com SD do Estado de São Paulo. A metodologia baseiou-se em um estudo descritivo de corte transversal onde foram selecionas escolas e instituições especializadas do Estado de São Paulo e realizadas as coletas de dados antropométricos (estatura, massa corporal e dobras cutâneas triciptal e subescapular) de indivíduos com SD do sexo feminino e masculino na faixa etária de 07 (sete) a 18 (dezoito) anos. Identificou-se um acréscimo na massa corporal, na estatura e no IMC de acordo com avanço da faixa etária para ambos os gêneros, sendo que os meninos obtiveram maiores médias nos valores referentes à estatura quando comparados às meninas, entretanto, aos 11 anos,ocorreu uma ligeira inversão dos dados, pois meninas tiveram médias de estatura superiores. Em relação à massa corporal, houve diferença significativa para o sexo masculino aos 9 e 11 anos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Leonardo Gasques Trevisan Costa - Integrante / Fábia Freire - Integrante / GORLA, JOSÉ IRINEU - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2013
Avaliação da composição corporal e somatotipológica em crianças com Síndrome de Down
Descrição: O objetivo foi avaliar a composição corporal e somatotipo em amostra representativa de crianças com idade entre 6 e 12 anos de idade de ambos os sexos com Síndrome de Down, institucionalizados na cidade de Campinas/SP. Este estudo foi descritivo, de corte transversal. Os indivíduos foram avaliados quanto ao peso, estatura, diâmetros, circunferências e dobras cutâneas. Foram analisada a composição corporal através do percentual de Massa gorda e Massa Magra, o somatotipo e IMC para verificar se refletem corretamente aos níveis de adiposidade corporal. A maioria dos indivíduos apresentou excesso de gordura corporal, sendo encontrados valores superiores no sexo feminino. A obesidade entre os meninos não foi uma característica proeminente, diferentemente dos demais grupos etários que apresentaram quadros elevados de obesidade. Quanto à topografia da gordura, a maioria apresentou maior concentração de gordura na coxa e menor depósito na região do bíceps. Na transição entre a infância e a adolescência, foi possível verificar que meninos e rapazes diferem quanto às quantidades de tecido adiposo. Com relação às meninas e moças, não foram observadas diferenças significativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Leonardo Gasques Trevisan Costa - Integrante / Fábio Bertapelli - Coordenador / Fábia Freire - Integrante / GORLA, JOSÉ IRINEU - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2009 - 2017
Desenvolvimento motor, crescimento e maturação biológica de pessoas com Síndrome de Down
Descrição: A maturação é um processo marcante durante a adolescência, sendo caracterizado pela ocorrência de importantes alterações fisiológicas, como o aparecimento das características sexuais secundárias, o fechamento das epífises ósseas e o acelerado aumento nas dimensões corporais. Durante a maturação, também ocorre o processo de desenvolvimento motor, responsável pela aquisição de padrões de movimento e habilidades pelo indivíduo. Portanto, é um período caracterizado por mudanças contínuas baseadas na interação da maturação neuromuscular e experiências motoras. Nesse sentido, o acesso à idade biológica de cada indivíduo se faz extremamente importante nas pesquisas investigativas com crianças e adolescentes. Porém, o conhecimento referente a maturação e síndrome de down é limitado em função de uma menor quantidade de estudos publicados. Com isso, existe a necessidade de reunir informações que proporcionem a correta interpretação da maturação em indivíduos com síndrome de down, bem como a sua influência no desenvolvimento, sendo um dos fatores imprescindíveis para a correta prescrição e orientação da atividade física, além da estimativa de desfechos e expectativas possíveis de serem alcançadas. Com isso, o objetivo desse projeto de pesquisa foi investigar a relação da maturação biológica de pessoas com síndrome de down com o crescimento e desenvolvimento motor. Verificou-se que o crescimento de sujeitos com SD apresenta valores menores quando comparados à população típica, resultando em uma estatura final inferior, influenciado por uma maturação biológica menos vigorosa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Leonardo Gasques Trevisan Costa - Coordenador / Fábio Bertapelli - Integrante / Fábia Freire - Integrante / GORLA, JOSÉ IRINEU - Integrante / Natanel Pereira Barros - Integrante.
Número de produções C, T & A: 13
2009 - 2014
Validação da bateria Beck de testes de habilidades para atletas brasileiros de rugby em cadeira de rodas
Descrição: O Rugby em Cadeira de Rodas é uma modalidade praticada por sujeitos com tetraplegia ou tetraequivalência, desde 2005 no Brasil, onde existem aproximadamente 10 equipes em atividade. A avaliação motora é um dos meios de controle do treinamento que possibilita conquistar avanços no planejamento. A bateria ?Beck? de testes de habilidades (manejo de bola, precisão de passes, bloqueio, velocidade e passes de longa distância) para atletas da modalidade foi desenvolvida nos EUA por YILLA e SHERRILL (1998). O objetivo deste estudo foi analisar os critérios de autenticidade científica da bateria para a população de atletas brasileiros. Os resultados de duas avaliações com a bateria (teste e re-teste) realizadas com 11 atletas (média de idade 27,59 ± 5,37 anos, tempo de lesão 8,19 ± 3,83 anos), foram registrados por três avaliadores, o que possibilitou a análise de objetividade, fidedignidade e consistência interna. Foram utilizadas as ferramentas ANOVA para análise de objetividade e, coeficiente de correlação intraclasse e teste t para análise de fiedignidade e consistência. Não foram encontradas diferenças entre os resultados dos diferentes avaliadores (valores de p variando de 0,45 a 1,00) e os valores de correlação intraclasse encontrados (variação de r de 0,78 a 0,99) permitem concluir que a bateria é consistente e fidedigna. Os resultados encontrados neste estudo são evidências de que os critérios de autenticidade científica para a bateria são satisfeitos e a bateria pode ser considerada um instrumento válido para avaliação motora de atletas brasileiros de ?rugby? em cadeira de rodas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Leonardo Gasques Trevisan Costa - Integrante / Anselmo de Athayde Costa e Silva - Integrante / GORLA, JOSÉ IRINEU - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 6


Projetos de extensão


2017 - Atual
Paracanoagem: reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência na região do Vale do São Francisco
Descrição: Por localizar-se a margem do Rio São Francisco, o município de Petrolina possibilita que a prática da canoagem seja uma das formas de enfrentamento da exclusão das pessoas com deficiência. Possibilita que as pessoas com deficiência tenham acesso à prática de atividade física em um contexto diverso, criando oportunidades de desenvolvimento de valores como a igualdade de oportunidades, cooperação, companheirismo, solidariedade, respeito mútuo entre pares, preservação do meio ambiente, estilo de vida saudável, desenvolvimento da aptidão física, melhora da coordenação motora, coletividade e cidadania. O atendimento a comunidade é realizado na Orla de Juazeiro - Bahia, duas vezes por semana, das 16h às 18h. Periodicamente, ocorrem ações no Colegiado de Educação Física da UNIVASF (treinamentos resistidos, avaliações e treinamentos na piscina). Atualmente, o projeto atende 12 pessoas com deficiência física-motora de ambos os sexos e abrange a participação de discentes bolsistas e voluntários da graduação e pós graduação (mestrado)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Leonardo Gasques Trevisan Costa - Coordenador / Natanel Pereira Barros - Integrante / Iaraildo Pereira de Carvalho - Integrante / Débora Araújo - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitora de Extensão - Auxílio financeiro / Pró-Reitora de Extensão - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2014
Atividades Motoras Adaptadas
Descrição: Projetos de extensão abrangendo diversas modalidades esportivas adaptadas, entre elas: handebol em cadeira de rodas, rúgbi em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, goalball, além de atividades motoras adaptadas para crianças e adolescentes. Tendo como objetivo geral a reabilitação das pessoas com deficiência, melhora na saúde e na qualidade de vida nos aspectos físicos, sociais e psicológicos. O Projeto atende aproximadamente 30 pessoas com deficiência nas dependências da Faculdade de Educação Física da UNICAMP e abrange a participação de discentes bolsistas e voluntários de graduação e pós graduação (mestrado e doutorado)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Leonardo Gasques Trevisan Costa - Integrante / Anselmo de Athayde Costa e Silva - Integrante / José Irineu Gorla - Coordenador / Luis Felipe Castelli Correa de Campos - Integrante / Lucinar - Integrante / Rafael - Integrante / paulo ferreira de araújo - Integrante / Fábio Bertapelli - Integrante / Marília P. Magno e Silva - Integrante / Edison Duarte - Integrante / José J.G. de Almeida - Integrante.
2005 - 2006
Basquete em cadeira de rodas
Descrição: Tem por finalidade atender as pessoas com deficiências físicas, com intenção de oferecer a modalidade do basquete, a fim de melhorar a qualidade de vida e também os aspectos de natureza social, afetivo e emocional. Realiza o atendimento do público nas dependência da Faculdade de Educação Física - UNESP, Campus de Presidente Prudente três vezes por semana para aproximadamente 20 pessoas com deficiência motora. Abrange a participação de discentes bolsistas e voluntários da graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Leonardo Gasques Trevisan Costa - Integrante / Paulo Roberto Brancatti - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: O MUNDO DA SAÚDE (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: ARQUIVOS EM MOVIMENTO (UFRJ. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Adaptada.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Comportamento motor.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREIRE, FÁBIA2015FREIRE, FÁBIA ; THON, REGINA ALVES ; COSTA, LEONARDO TREVISAN ; DUARTE, EDISON ; GORLA, JOSÉ IRINEU . SOMATIC GROWTH OF BRAZILIAN CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH DOWN SYNDROME. Journal of Human Growth and Development, v. 25, p. 102, 2015.

2.
SOUZA, D.2015SOUZA, D. ; RALIO, L. ; INDALECIO, A. B. ; GOMES, H. T. F. R. ; GORLA, JOSÉ IRINEU ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Habilidades motoras grossas: comparação de escolares matriculados em tempo parcial e integral. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 14, p. 65-72, 2015.

3.
FREIRE, FÁBIA2014FREIRE, FÁBIA ; COSTA, LEONARDO TREVISAN ; GORLA, JOSÉ IRINEU . Indicadores de obesidade em jovens com Síndrome de Down. Motricidade (Santa Maria da Feira), v. 10, p. 2-10, 2014.

4.
COSTA, L. T.2014COSTA, L. T.; INDALECIO, A. B. ; SOUZA, D. A. ; GORLA, JOSÉ IRINEU . Associações entre habilidade motora grossa e dificuldade de aprendizagem: resultados preliminares. Revista Brasileira de Psicologia Aplicada ao Esporte e à Motricidade Humana, v. 4, p. 72-76, 2014.

5.
TREVISAN COSTA, L.2014TREVISAN COSTA, L.; FREIRE, FÁBIA ; DE CAMPOS, L.F.C.C. ; SANTOS, L. G. T. ; GOMES, H. T. F. R. ; LONGANO, P. ; GORLA, J. I. . Relação entre Índice de Massa Corporal e Habilidade Motora Grossa de Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 13, p. 115-122, 2014.

6.
BERTAPELLI, F.2013BERTAPELLI, F. ; GORLA, J. I. ; FREIRE, F. ; COSTA, L. T. . Prevalência de Obesidade e Topografia da Gordura Corporal em Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down. Journal of Human Growth and Development, v. 23, p. 65-70, 2013.

7.
ARGENTIN, R.2013ARGENTIN, R. ; DE CAMPOS, L.F.C.C. ; SANTOS, L. G. T. ; COSTA, L. T. ; GORLA, J. I. . Quantificação da distância, velocidade média e máxima em um jogo de rugby em cadeira de rodas: um estudo piloto. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 11, p. 57-63, 2013.

8.
CASTELLI CORREIA DE CAMPOS, L.F.2013CASTELLI CORREIA DE CAMPOS, L.F. ; DE ATHAYDE COSTA E SILVA, A. ; TEIXEIRA FABRÍCIO DOS SANTOS, L.G. ; TREVISAN COSTA, L. ; MONTAGNER, P.C. ; BORIN, J.P. ; FERREIRA DE ARAÚJO, P. ; IRINEU GORLA, J. . Effects of training in physical fitness and body composition of the brazilian 5-a-side football team. Revista Andaluza de Medicina del Deporte, v. 6, p. 91-95, 2013.

9.
COSTA, L. T.;TREVISAN COSTA, L.;COSTA, LEONARDO TREVISAN;COSTA, LGT;COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN2013COSTA, L. T.; FREIRE, F. ; BERTAPELLI, F. ; DE CAMPOS, L.F.C.C. ; SANTOS, L. G. T. ; GORLA, J. I. . Proporção Corporal em Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso), v. 23, p. 1-10, 2013.

10.
GORLA, J. I.2012GORLA, J. I. ; ARAUJO, P. F. ; RODRIGUES, V. P. ; COSTA, L. T. ; MARTINS, L. R. S. ; HUBNER, W. T. ; CIESCA, D. C. P. . Correlação Antropométrica e da Coordenação Motora em Pessoas com Deficiência Intelectual. Conexões (Campinas. Online), v. 10, p. 165-179, 2012.

11.
NASCIMENTO, L.A.2012NASCIMENTO, L.A. ; NASCIMENTO, L.A. ; OLIVEIRA, R.F. ; COSTA, L. T. . A prática da capoeira na inclusão de pessoas com Síndrome de Down e deficiência intelectual. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 16, p. 164-2012, 2012.

12.
GORLA, J.I.2011GORLA, J.I. ; DUARTE, E. ; COSTA, L. T. ; FREIRE, F. . Crescimento de crianças e adolescentes com Síndrome de Down -Uma brece revisão de literatura. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Impresso), v. 13, p. 230, 2011.

13.
BERTAPELLI, F.2011BERTAPELLI, F. ; GORLA, J.I. ; COSTA, L. T. ; FREIRE, F. . Composição Corporal em jovens com Síndrome de Down: aspectos genéticos, ambientais e fisiológicos. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Impresso), v. 15, p. 196-207, 2011.

14.
GORLA, J.I.2011GORLA, J.I. ; COSTA E SILVA, A.A. ; COSTA, L. T. ; DE CAMPOS, L.F.C.C. . Validação da bateria ?Beck? de testes de habilidades para atletas brasileiros de ?rugby? em cadeira de rodas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso), v. 25, p. 473-486, 2011.

15.
BERTAPELLI, F.2011BERTAPELLI, F. ; FREIRE, F. ; COSTA, L. T. ; GORLA, J.I. . Desempenho motor de crianças com Síndrome de Down: uma revisão sistemática. Revista do Instituto de Ciências da Saúde (UNIP), v. 29, p. 280-284, 2011.

16.
GORLA, J.I.2010GORLA, J.I. ; COSTA E SILVA, A.A. ; COSTA, L. T. ; Araújo, P.F. . Performance of balance beam task of K.T.K. by people with intellectual disability. Movimento & Percepção (Online), v. 11, p. 102-111, 2010.

17.
COSTA E SILVA, A.A.2010COSTA E SILVA, A.A. ; GORLA, J.I. ; CALEGARI, D.R. ; COSTA, L. T. . Adaptação de uma bateria de testes para handebol em cadeira de rodas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 18, p. 73-80, 2010.

18.
MACHADO, D. R. L.2009 MACHADO, D. R. L. ; BONFIM, M. R. ; COSTA, L. T. . Pico de velocidade de crescimento como alternativa para classificação maturacional associada ao desempenho motor. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 11, p. 14-21, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN; GORLA, JOSÉ IRINEU ; DUARTE, EDISON . Síndrome de Down: crescimento, maturação e atividade física. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2017. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN. Escola para todos: a Educação Física Adaptada como parte integrante do processo educativo. In: Edson Roberto Bogas Garcia. (Org.). Da graduação às práticas pedagógicas: série ensino fundamental - 4 ano.. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2018, v. , p. 35-44.

2.
COSTA, LEONARDO TREVISAN. Ética e Educação Física Escolar: pressupostos teóricos de Paulo Freire e Edgar Morin. In: Edson Roberto Bogas Garcia. (Org.). Caminhos pelos quais passa a educação II: diálogos entre Edgar Morin e Paulo Freire. 1ed.São Paulo: Editora Todas as Musas, 2016, v. 1, p. 169-182.

3.
COSTA E SILVA, A.A. ; GORLA, JOSÉ IRINEU ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Avaliação motora em esporte adaptado. In: Alexandre Fernandes Machado. (Org.). Manual de Avaliação Física. 3ed.São Paulo: Icone Editora, 2016, v. 1, p. 223-242.

4.
COSTA, LEONARDO TREVISAN. A Pluralidade Cultural e a Educação Física. In: Edson Roberto Bogas Garcia. (Org.). Da Graduação às Práticas Pedagógicas: série ensino fundamental - 5º ano. 1ed.São Paulo: Todas as Musas, 2015, v. 1, p. 81-88.

5.
COSTA, LEONARDO TREVISAN; COMAR, A. C. . Inclusão no ensino fundamental: o aluno tutor como suporte. In: Edson Roberto Bogas Garcia. (Org.). Caminhos pelos quais passa a educação. 1ed.: , 2014, v. , p. 111-128.

6.
GORLA, JOSÉ IRINEU ; COSTA E SILVA, A.A. ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Bateria Beck de habilidades para rugby em cadeira de rodas. In: Mateus Betanho Campana; José Irineu Gorla. (Org.). Rugby em cadeira de rodas: fundamentos e diretrizes. 1ed.São Paulo: Phorte, 2014, v. , p. 194-201.

7.
COSTA E SILVA, A.A. ; GORLA, JOSÉ IRINEU ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Avaliação motora em esporte adaptado. In: Alexandre Fernandes Machado. (Org.). Manual de Avaliação Física. 2ed.São Paulo: Icone, 2012, v. 1, p. 223-242.

8.
COSTA E SILVA, A.A. ; GORLA, J.I. ; COSTA, L. T. . Avaliação Motora em Esporte Adaptado. In: Alexandre Fernandes Machado. (Org.). Manual de Avaliação Física. 1ed.São Paulo: Editora Icone, 2010, v. , p. 227-247.

9.
GORLA, J.I. ; COSTA E SILVA, A.A. ; COSTA, L. T. ; CALEGARI, D.R. . Testes de habilidades para atletas de rúgbi em cadeira de rodas: bateria Beck. In: José Irineu Gorla; Mateus Betanho Campana; Luciana Zan de Oliveira. (Org.). Teste e Avaliação em Esporte Adaptado.. 1ed.São Paulo: Phorte, 2009, v. 1, p. 128-132.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COSTA, L. T.; LIMA, J. M. . Jogos Pan Americanos, RIO - 2007. Jornal O Imparcial, 24 jun. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, L. T.; CUNHA, A.D. ; LIMA, J. M. . A Representação Social da Educação Física inserida no contexto educacional. In: IV Encontro de Educação do Oeste Paulista, 2006, Assis. IV Encontro de Educação do Oeste Paulista, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, N. P. ; ARAUJO, F. S. ; GOMES, J. F. ; LIMA, E. B. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN . Efeitos de 08 semanas de treinamento de canoagem sobre a coordenação motora global de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. In: VI Congresso Paradesportivo Internacional, 2018, São Paulo. Anais do VI Congresso Paradesportivo Internacional. São Paulo: Atha Comunicação e Editora, 2018. p. 14-14.

2.
COSTA, L. T.; MACHADO, D. R. L. ; OLIVEIRA, R. C. ; GAMA, L. O. ; BRIZA, W. S. . Desempenho Motor de Diferentes Categorias do Futebol de Campo. In: XIX Congresso de Iniciação Científica - UNESP, 2007, Botucatu. Anais do XIX Congresso de Iniciação Científica - UNESP, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN; CARVALHO, I. P. ; Araújo, Débora ; ARAUJO, M. S. ; BARROS, N. P. . A extensão universitária como meio de formação profissional para atuar na paracanoagem. In: VI Congresso Paradesportivo Internacional, 2018, São Paulo. Anais do VI Congresso Paradesportivo Internacional. São Paulo: Atha, 2018. p. 27-27.

2.
CARVALHO, I. P. ; TORRES, A. K. N. ; Araújo, Débora ; BARROS, N. P. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN . Adaptação do teste RAST para mensurar a potência anaeróbia em praticantes de paracanoagem. In: VI Congresso Paradesportivo Internacional, 2018, São Paulo. Anais do VI Congresso Paradesportivo Internacional. São Paulo: Atha, 2018. p. 36-36.

3.
SILVA, U. S. ; BARROS, N. P. ; ARAUJO, F. S. ; LIMA, E. B. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN . Análise dos efeitos de um programa de oito semanas de canoagem no equilíbrio dinâmico de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. In: VI Congresso Paradesportivo Internacional, 2018, São Paulo. Anais do VI Congresso Paradesportivo Internacional. São Paulo: Atha, 2018. p. 42-42.

4.
BARROS, N. P. ; LIMA, E. B. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN . Coordenação motora de crianças e adolescentes com Síndrome de Down: um estudo de revisão. In: II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana, 2018, Petrolina. Anais do II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana, 2018.

5.
BARROS, N. P. ; LIMA, E. B. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN . Proficiência motora de crianças e adolescentes com Síndrome de Down na região de Petrolina. In: II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana, 2018, Juazeiro. Anais do II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana, 2018.

6.
Araújo, Débora ; GRANJA ; CARVALHO, I. P. ; GONCALVES, T. E. S. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN . Adaptação de um protocolo para mensurar a aptidão cardiorrespiratória em pessoas com deficiência motora que praticam paracanoagem. In: VI Congresso Paradesportivo Internacional, 2018, São Paulo. Anais do VI Congresso Paradesportivo Internacional. São Paulo: Atha, 2018. p. 35-35.

7.
BARROS, N. P. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN ; GRANJA ; MENEZES, D. S. ; RODRIGUES, E. G. ; OLIVEIRA, D. V. ; SILVA, E. C. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. . Qualidade do relacionamento treinador-atleta no esporte paralímpico: uma análise do circuito regional Norte-Nordeste. In: VI Congresso de Educação do Vale do São Francisco, 2017, Juazeiro. Anais do VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. Petrolina: Congresso Brasileiro de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. v. 6. p. 60-60.

8.
GRANJA ; SILVA, E. C. ; MENEZES, D. S. ; BARROS, N. P. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN ; RODRIGUES, E. G. ; OLIVEIRA, D. V. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. . O relacionamento com o treinador é um fator determinante para a resiliência dos paratletas?. In: Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte, 2017, Olinda. Anais do Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte. Olinda: Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte, 2017. p. 95-96.

9.
RODRIGUES, E. G. ; INDALECIO, A. B. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN ; GORLA, JOSÉ IRINEU . A proficiência motora possui relação com o rendimento acadêmico de escolares?. In: VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017, Juazeiro. Anais do VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. Petrolina: VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco, 2017. p. 262-262.

10.
GRANJA ; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN ; BARROS, N. P. ; RODRIGUES, E. G. ; OLIVEIRA, D. V. . O papel da autodeterminação sobre a resiliência no contexto do esporte paralímpico. In: X Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SCIENTEX, 2017, Juazeiro. Anais da X Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SCIENTEX, 2017.

11.
COSTA, LEONARDO TREVISAN. Habilidades motoras grossas: comparação entre escolares que participam de reforço escolar e não participantes. In: V Congresso de Professores Pesquisadores da UNIFEV, 2014, Votuporanga. Anais do V Congresso de Professores Pesquisadores da UNIFEV, 2014.

12.
SOUZA, D. ; RALIO, L. ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Habilidades motoras: comparação de escolares matriculados em tempo parcial e integral.. In: X Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV, 2014, Votuporanga. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV, 2014.

13.
VIEIRA, A. B. ; BRITO, R. ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Aptidão física de pessoas com Síndrome de Down: um estudo de revisão. In: X Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV, 2014, Votuporanga. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV, 2014.

14.
SOUZA, D. A. ; INDALECIO, A. B. ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Associações entre índice de massa corporal, circunferência abdominal e habilidades motoras grossas.. In: X Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV, 2014, Votuporanga. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV, 2014.

15.
GUIZO, Ronaldo ; LIMA, R. M. A. ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Perspectivas esportivas para pessoas com deficiência visual.. In: X Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV, 2014, Votuporanga. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV, 2014.

16.
BERNARDINO, Danúbia da Silva ; EGÊA, Leandro Renan ; FRANCISCO, Plínio Ribeiro ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Barreiras para inclusão no contexto do município de Votuporanga - SP. In: VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica, 2011, Votuporanga. Anais do VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica, 2011.

17.
SILVA JÚNIOR, João Donizeti da ; SILVA, Jozieli Lemes da ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Educação física escolar e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. In: VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica, 2011, Votuporanga. Anais do VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica, 2011.

18.
GUIZO, Ronaldo ; DE PAULA, Luiz Henrique Andrade ; REIS, Jéssica Fernanda dos ; SANTOS, Kelli Moraes dos ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Coordenação motora e índice de massa corporal em crianças e adolescentes com Síndrome de Down. In: VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica, 2011, Votuporanga. Anais do VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV, 2011.

19.
REIS, Jéssica Fernanda dos ; GUIZO, Ronaldo ; DE PAULA, Luiz Henrique Andrade ; SANTOS, Kelli Moraes dos ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Influência da idade cronológica e biológica no desempenho de habilidades motoras de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. In: VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica, 2011, Votuporanga. Anais d VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV, 2011.

20.
DE PAULA, Luiz Henrique Andrade ; GUIZO, Ronaldo ; REIS, Jéssica Fernanda dos ; SANTOS, Kelli Moraes dos ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Maturação biológica em sujeitos com Síndrome de Down: uma breve revisão. In: VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica, 2011, Votuporanga. Anais do VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV, 2011.

21.
SANTOS, Kelli Moraes dos ; GUIZO, Ronaldo ; DE PAULA, Luiz Henrique Andrade ; REIS, Jéssica Fernanda dos ; COSTA, LEONARDO TREVISAN . Proporções corporais entre estatura tronco-cefálica e comprimento de pernas de crianças e adolescentes com Síndrome de Down.. In: VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica, 2011, Votuporanga. Anais do VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV, 2011.

22.
COSTA, L. T.; PATATAS, J.M. ; COSTA E SILVA, A.A. ; MOURÃO, A. ; GORLA, J.I. . Maturação Somática: Existe diferença entre sujeitos com síndrome de down e a população típica?. In: XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2010, Moçambique. Anais do XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2010.

23.
GORLA, J.I. ; De Almeida, J.J.G. ; Campana, M. ; Ferreira, R. ; Hidalgo, C. ; Santos, C. ; Queiroga, M. ; COSTA, L. T. ; COSTA E SILVA, A.A. . Estrutura e Composição Corporal de Atletas da Seleção Brasileira de Futebol de Cinco para Cegos. In: XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2010, Moçambique. Anais do XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2010.

24.
CALEGARI, D.R. ; Araújo, P.F. ; GORLA, J.I. ; GAMA, L. O. ; STRAPASSON, A.M ; COSTA E SILVA, A.A. ; COSTA, L. T. ; BORGES, M. . Análise do Desempenho do I Campeonato Brasileiro de HCR4 feminino. In: XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2010, Moçambique. Anais do XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2010.

25.
CALEGARI, D.R. ; Araújo, P.F. ; GORLA, J.I. ; Flores, L.J.F. ; COSTA E SILVA, A.A. ; COSTA, L. T. ; BORGES, M. ; de Faria, F.R. ; PEREIRA, T. ; STRAPASSON, A.M . Análise do Desempenho da Equipe UNIPAR/ATACAR/Toledo no I Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas. In: XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2010, Moçambique. Anais do XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2010.

26.
CALEGARI, D.R. ; Araújo, P.F. ; GORLA, J.I. ; Flores, L.J.F. ; COSTA E SILVA, A.A. ; COSTA, L. T. ; STRAPASSON, A.M ; de Faria, F.R. ; BORGES, M. ; PEREIRA, T. . Análise da Efetividade da Defesa da Equipe UNIPAR/Atacar/Toledo no I Campeonato Brasileiro de Handebol em Cadeira de Rodas. In: XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2010, Moçambique. Anais do XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2010.

27.
COSTA, L. T.; BERTAPELLI, F. ; FREIRE, F. ; COSTA E SILVA, A.A. ; MAGNO e SILVA, M.P. ; PATATAS, J.M. ; GORLA, J.I. ; DUARTE, E. ; DE ALMEIDA, J.J.G. . Períodos críticos relacionados às habilidades motoras de crianças e adolescentes com Síndrome de Down.. In: 33 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: Boas práticas na Fisiologia do Exercício, Esporte e Atividade Física., 2010, São Paul0. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2010. v. 18.

28.
COSTA, L. T.; COSTA E SILVA, A.A. ; MAGNO e SILVA, M.P. ; PATATAS, J.M. ; GORLA, J.I. . Coordenação Motora de crianças e adolescentes com Síndrome de Down.. In: 10 Jornada de Educação Especial: Educação especial e o uso das tecnologias de informação e comunicação em práticas pedagógicas inclusivas., 2010, Marília. 10 Jornada de Educação Especial: Educação especial e o uso das tecnologias de informação e comunicação em práticas pedagógicas inclusivas., 2010.

29.
MAGNO e SILVA, M.P. ; Pereira, N.M. ; COSTA E SILVA, A.A. ; DE CAMPOS, L.F.C.C. ; COSTA, L. T. ; PATATAS, J.M. ; GORLA, J.I. ; DUARTE, E. . Lesões esportivas em atletas praticantes de futebol de 5 (Futebol de cegos). In: Congresso Paraolímpico Brasileiro, 2010, Campinas. Anais do I Congresso Paraolímpico Brasileiro, 2010.

30.
PATATAS, J.M. ; COSTA E SILVA, A.A. ; COSTA, L. T. ; MAGNO e SILVA, M.P. ; BERTAPELLI, F. ; DE ALMEIDA, J.J.G. ; GORLA, J.I. ; NAZARETH, V. ; DUARTE, E. . Perfil antropométrico e motor de atletas da seleção brasileira permanente de esgrima em cadeira de rodas. In: 33 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: Boas práticas na Fisiologia do Exercício, Esporte e Atividade Física., 2010, São Paulo. Anais do 33 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: Boas práticas na Fisiologia do Exercício, Esporte e Atividade Física., 2010.

31.
GORLA, J.I. ; COSTA, L. T. ; BERTAPELLI, F. ; COSTA E SILVA, A.A. ; MAGNO e SILVA, M.P. ; PATATAS, J.M. ; DUARTE, E. ; MACHADO, D. R. L. . Perfil antropométrico de indivíduos com Síndrome de Down de Campinas. In: 33 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: Boas práticas na Fisiologia do Exercício, Esporte e Atividade Física., 2010, São Paulo. Anais do 33 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: Boas práticas na Fisiologia do Exercício, Esporte e Atividade Física., 2010.

32.
BERTAPELLI, F. ; SANTOS, L.G.T.F. ; GOUVEIA, R.B. ; COSTA, L. T. ; COSTA E SILVA, A.A. ; MAGNO e SILVA, M.P. ; PATATAS, J.M. ; Pereira, N.M. ; GORLA, J.I. ; DUARTE, E. ; DE ALMEIDA, J.J.G. . Análise estatística de desempenho entre as equipes femininas de Handebol em Cadeira de Rodas - HCR4. In: 33 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: Boas práticas na Fisiologia do Exercício, Esporte e Atividade Física., 2010, São Paulo. 33 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: Boas práticas na Fisiologia do Exercício, Esporte e Atividade Física, 2010.

33.
COSTA, L. T.; PATATAS, J.M. ; COSTA E SILVA, A.A. ; MOURÃO, A. ; GORLA, J.I. . Perfil Antropométrico de Indivíduos com Síndrome de Down da APAE - Campinas. In: III Congresso de Ciência do Desporto - II Simpósio Internacional de Ciência do Desporto, 2009, Campinas. III Congresso de Ciência do Desporto - II Simpósio Internacional de Ciência do Desporto, 2009.

34.
PATATAS, J.M. ; COSTA, L. T. ; COSTA E SILVA, A.A. ; MOURÃO, A. ; GORLA, J.I. . Relação entre Índice de Massa Coporal e Coordenação Motora em Sujeitos com Síndrome de Down. In: III Congresso de Ciência do Desporto - II Simpósio Internacional de Ciência do Desporto, 2009, Campinas. III Congresso de Ciência do Desporto - II Simpósio Internacional de Ciência do Desporto, 2009.

35.
PENA, L.G.S. ; COSTA E SILVA, A.A. ; GORLA, J.I. ; CALEGARI, D.R. ; COSTA, L. T. ; Flores, L.J.F. ; GOUVEIA, R.B. ; GAMERO, D.H. . Análise de Desempenho das Equipes Participantes do I Campeonato Paulista de Handebol em Cadeira de Rodas. In: III Congresso de Ciência do Desporto - II Simpósio Internacional de Ciência do Desporto., 2009, Campinas. III Congresso de Ciência do Desporto - II Simpósio Internacional de Ciência do Desporto., 2009.

36.
COSTA E SILVA, A.A. ; GORLA, J.I. ; NAZARETH, V. ; DE CAMPOS, L.F.C.C. ; Flores, L.J.F. ; PATATAS, J.M. ; COSTA, L. T. . Comparação de Diferentes Métodos da Avaliação da Circunferência Abdominal em Deficientes Físicos. In: III Congresso de Ciência do Desporto - II Simpósio Internacional de Ciência do Desporto., 2009, Campinas. III Congresso de Ciência do Desporto - II Simpósio Internacional de Ciência do Desporto., 2009.

37.
CALEGARI, D.R. ; Araújo, P.F. ; GORLA, J.I. ; STRAPASSON, A.M ; COSTA E SILVA, A.A. ; COSTA, L. T. ; BORGES, M. ; PEREIRA, T. . Análise do Desempenho do I Campeonato de HCR 7. In: III Congresso de Ciência do Desporto - II Simpósio Internacional de Ciência do Desporto, 2009, Campinas. Anais do III Congresso de Ciência do Desporto - II Simpósio Internacional de Ciência do Desporto, 2009.

38.
COSTA, L. T.; MACHADO, D. R. L. . Períodos Críticos Relacionados à Aptidão Motora de Jovens. In: II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício Físico, 2008, Londrina. II Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício Físico, 2008.

39.
COSTA, L. T.. Efeitos de 4 semanas de Aulas de Educação Física como Agente Auxiliador no Aprimoramento e Desenvolvimento da Imagem Corporal .. In: III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte e XIX Semana de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá ? PR, 2007, Maringá. III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte e XIX Semana de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá ? PR, 2007.

40.
MACHADO, D. R. L. ; OLIVEIRA, A. C. P. ; COSTA, L. T. ; CASTOLDI, R. C. . Relação entre Desempenho Motor e Classificação de Titulares e Reservas de Jovens Handebolistas. In: VI Congresso Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2007, Florianópolis. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Florianópolis: Atividade Física & Saúde, 2007. v. 12. p. 57-57.

41.
COSTA, L. T.; OLIVEIRA, K. B. ; GAMA, L. O. ; BRIZA, W. S. . Pode o Desempenho Motor Ser Utilizado Para Discriminar Jovens Futebolistas em Titulares e Reservas?. In: VI Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde, 2007, Florianópolis. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Florianópolis: Atividade Física e Saúde, 2007. v. 12. p. 184-184.

Apresentações de Trabalho
1.
GRANJA ; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN ; BARROS, N. P. . O PAPEL DA AUTODETERMINAÇÃO SOBRE A RESILIÊNCIA NO CONTEXTO DO ESPORTE PARALÍMPICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
COSTA, LEONARDO TREVISAN. Minicurso: Educação física para alunos especiais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, LEONARDO TREVISAN. Educação Física Adaptada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
COSTA, L. T.. Atividade Física Adaptada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TREVISAN COSTA, L.; INDALECIO, A. B. ; SOUZA, D. A. ; GORLA, JOSÉ IRINEU . Associações entre habilidade motora grossa e dificuldade de aprendizagem: resultados preliminares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
COSTA, LEONARDO TREVISAN. Habilidades motoras grossas: comparação entre escolares que participam de reforço escolar e não participantes.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
COSTA, L. T.. Atividade Física Adaptada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
COSTA, L. T.. Deficiência Intelectual e Inclusão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COSTA, L. T.. Deficiência Intelectual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BERNARDINO, Danúbia da Silva ; EGÊA, Leandro Renan ; FRANCISCO, Plínio Ribeiro ; COSTA, L. T. . Barreiras para inclusão no contexto educacional no município de Votuporanga - SP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GUIZO, Ronaldo ; DE PAULA, Luiz Henrique Andrade ; REIS, Jéssica Fernanda dos ; SANTOS, Kelli Moraes dos ; COSTA, L. T. . Coordenação motora e IMC em sujeitos com Síndrome de Down. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
DE PAULA, Luiz Henrique Andrade ; GUIZO, Ronaldo ; REIS, Jéssica Fernanda dos ; SANTOS, Kelli Moraes dos ; COSTA, L. T. . Maturação biológica em sujeitos com Síndrome de Down: uma breve revisão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SANTOS, Kelli Moraes dos ; GUIZO, Ronaldo ; DE PAULA, Luiz Henrique Andrade ; REIS, Jéssica Fernanda dos ; COSTA, L. T. . Proporções corporais entre estatura tronco-cefálica e comprimento de pernas de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SILVA JÚNIOR, João Donizeti da ; SILVA, Jozieli Lemes da ; COSTA, L. T. . Educação Física Escolar e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
COSTA, L. T.. Crescimento e Maturação Biológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
REIS, Jéssica Fernanda dos ; GUIZO, Ronaldo ; DE PAULA, Luiz Henrique Andrade ; SANTOS, Kelli Moraes dos ; COSTA, L. T. . Influência da Idade Cronológica e Biológica no Desempenho de Habilidades Motoras de Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
COSTA, L. T.; BERTAPELLI, F. ; FREIRE, F. ; COSTA E SILVA, A.A. ; MAGNO e SILVA, M.P. ; PATATAS, J.M. ; GORLA, J.I. ; DUARTE, E. ; DE ALMEIDA, J.J.G. . Períodos críticos relacionados às habilidades motoras de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
COSTA, L. T.; COSTA E SILVA, A.A. ; MAGNO e SILVA, M.P. ; PATATAS, J.M. ; GORLA, J.I. . Coordenação Motora de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
COSTA, L. T.; PATATAS, J.M. ; COSTA E SILVA, A.A. ; MOURÃO, A. ; GORLA, J.I. . Perfil Antropométrico de Indivíduos com Síndrome de Down da APAE - Campinas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
COSTA, L. T.; MACHADO, D. R. L. . Períodos Críticos Relacionados à Aptidão Motora de Jovens. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
COSTA, L. T.. Efeitos de 4 semanas de Aulas de Educação Física como Agente Auxiliador no Aprimoramento e Desenvolvimento da Imagem Corporal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
COSTA, L. T.; OLIVEIRA, K. B. ; GAMA, L. O. ; BRIZA, W. S. . Pode o Desempenho Motor Ser Utilizado Para Discriminar Jovens Futebolistas em Titulares e Reservas?.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN. Avaliador dos trabalhos do VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. 2017.

2.
COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN. Avaliador dos trabalhos do XI Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV. 2015.

3.
COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN; INDALECIO, A. B. ; BRIGHETTI, V. ; SOUZA, C. D. ; VERONEZI, D. . Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário de Votuporanga. 2014.

4.
BRIGHETTI, V. ; SOUZA, C. D. ; BORGES, W. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN ; VERONEZI, D. ; INDALECIO, A. B. . Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário de Votuporanga. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN; CASTELETI, J. P. . Esporte adaptado: possibilidades e desafios na universidade. 2017. (Coordenação de mesa redonda no VI CEFIVASF).

2.
TREVISAN COSTA, L.; CASTELETI, J. P. . Esporte paralímpico: paracanoagem. 2017. (Coordenador de Minicurso no VI CEFIVASF).

3.
COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN. Educação Física Adaptada. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
COSTA, LEONARDO TREVISAN; GORLA, JOSÉ IRINEU; Arruda, M.; DUARTE, E.. Participação em banca de Berlis Ribeiro dos Santos Menossi. Capacidades físicas em crianças e adolescentes obesos: um estudo em escolas públicas do Norte do Paraná - Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, LEONARDO TREVISAN; INDALECIO, A. B.; PRATES, J. D.. Participação em banca de Silva, DC; Gonçalves, THS.Estudo comparativo do desenvolvimento motor em adolescentes de 12 a 14 anos, na perspectiva desenvolvimentista, em escolares de Votuporanga-SP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga.

2.
COSTA, LEONARDO TREVISAN; INDALECIO, A. B.; PRATES, J. D.. Participação em banca de Almeida, LHA; Lourenço, RC.Associações entre psicomotricidade e desenvolvimento motor de alunos praticantes de futsal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga.

3.
COSTA, LEONARDO TREVISAN; BRIGHETTI, V.; BORGES, W.. Participação em banca de Mantovani, RG; Martins, RC.Tratamento para mulheres na menopausa e influência da atividade física e reposição hormonal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga.

4.
SOUZA, C. D.; COSTA, LEONARDO TREVISAN; BORGES, W.. Participação em banca de Augusto F. Paula, Bruno R. Faria, Lucas B. Lau.Avaliação da qualidade de vida de idosas participantes de um projeto social. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga.

5.
SOUZA, C. D.; COSTA, LEONARDO TREVISAN; MARIANO, V.. Participação em banca de Luana C. Porto; Bruna S. Silva; Jéssica C. Matias..Composição corporal e nível de atividade física em estudantes do ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga.

6.
COSTA, L. T.; GORLA, J.I.. Participação em banca de Matheus Giannoni.Coordenação motora de crianças com Síndrome de Down após intervenção de um programa de natação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP.

7.
COSTA, L. T.; BORGES, W.; MARIANO, V.. Participação em banca de Irma Prete da Silva; Fernando Floreal.Futebol de campo: a importância da flexibilidade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga.

8.
COSTA, L. T.; COSTA E SILVA, A.A.; GORLA, J.I.. Participação em banca de Rodolgo Argentin.Quantificação da distância, velocidade média e máxima em um jogo de rugby em cadeira de rodas: um estudo piloto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP.

9.
COSTA, L. T.; GORLA, J.I.; ARAUJO, P. F.. Participação em banca de Bruno Carvalho Ferro.Aspectos técnicos-táticos que determinam a vitória ou derrota na modalidade rugby em cadeira de rodas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP.

10.
COSTA, L. T.; GORLA, J.I.; ARAUJO, P. F.. Participação em banca de Lucas de Barros Caldeira.Efeitos do treinamento no desempenho motor de atletas de rugby em cadeira de rodas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP.

11.
COSTA, L. T.; GORLA, J.I.; COSTA E SILVA, A.A.. Participação em banca de Felipe Turati.Análise das variáveis motoras em atletas de handebol em cadeira de rodas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP.

12.
GORLA, J.I.; COSTA E SILVA, A.A.; COSTA, L. T.. Participação em banca de Luis Felipe Castelli de Campos.Avaliação da Composição Corporal em Atletas com Lesão Medular. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP.

13.
GORLA, J.I.; COSTA E SILVA, A.A.; COSTA, L. T.. Participação em banca de Luis Gustavo de Souza Pena.Coordenação Motora em Crianças Surdas: Avaliação e Intervenção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física - UNICAMP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN; ABRAHAO, B. O. L.; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A.. Processo de Seleção Pública Simplificada na área de Natação. 2017. Universidade Federal do Vale do São Francisco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Paracanoagem: possibilidades de inclusão e reabilitação de pessoas com deficiência motora por meio da extensão universitária. 2018. (Congresso).

2.
II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana.Relação entre a proficiência motora de escolares com a participação em reforço escolar. 2018. (Simpósio).

3.
II Simpósio Brasileiro de Motricidade Humana.Psicomotricidade aplicada a crianças com distúrbios de aprendizagem motora. 2018. (Simpósio).

4.
VI Congresso Paradesportivo Internacional. A extensão universitária como meio de formação profissional para atuar na paracanoagem. 2018. (Congresso).

5.
IV Encontro de Práticas de Ensino Superior. 2017. (Encontro).

6.
VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. 2017. (Congresso).

7.
XI Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV e VI Congresso de Professores Pesquisadores. Associações entre proficiência motora e rendimento acadêmico. 2015. (Congresso).

8.
IV Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada ao Esporte e à Motricidade Humana. Associações entre habilidade motora grossa e dificuldade de aprendizagem: resultados preliminares. 2014. (Congresso).

9.
V Congresso de Professores Pesquisadores da UNIFEV. Habilidades motoras grossas: comparação entre escolares que participam de reforço escolar e não participantes. 2014. (Congresso).

10.
VII UNIC - Congresso de Iniciação Científica. Influência da Idade Cronológica e Biológica no Desempenho de Habilidades Motoras de Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down. 2011. (Congresso).

11.
10 Jornada de Educação Especial: Educação especial e o uso das tecnologias de informação e comunicação em práticas pedagógicas inclusivas.. Coordenação Motora de crianças e adolescentes com Síndrome de Down.. 2010. (Congresso).

12.
33 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: Boas práticas na Fisiologia do Exercício, Esporte e Atividade Física. Períodos críticos relacionados às habilidades motoras de crianças e adolescentes com Síndrome de Down.. 2010. (Congresso).

13.
Congresso Paraolímpico Brasileiro. Lesões esportivas em atletas praticantes de futebol de 5 (Futebol de cegos). 2010. (Congresso).

14.
XIII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Maturação Somática: Existe diferença entre sujeitos com síndrome de down e a população típica?. 2010. (Congresso).

15.
III Congresso de Ciência do Desporte - II Simpósio Internacional de Ciência do Desporto. Perfil Antropométrico de Indivíduos com Síndrome de Down da APAE - Campinas. 2009. (Congresso).

16.
III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte e XIX Semana de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá ? PR. Efeitos de 4 semanas de Aulas de Educação Física como Agente Auxiliador no Aprimoramento e Desenvolvimento da Imagem Corporal. 2007. (Congresso).

17.
VI Congresso Brasileiro de Atividade Física & Saúde. Pode o Desempenho Motor ser Utilizado para Discriminar Jovens Futebolistas em Titulares e Reservas?. 2007. (Congresso).

18.
XIX Congresso de Iniciação Científica - UNESP. Desempenho Motor de Diferentes Categorias do Futebol de Campo. 2007. (Congresso).

19.
I Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. 2006. (Congresso).

20.
IV Encontro de Educação do Oeste Paulista. 2006. (Encontro).

21.
IX Semana Da Educação Física e XII Simpósio De Educação Física ?Educação Física: Diversidade e Contemporaneidade?.Efeitos de 4 semanas de Aulas de Educação Física como Agente Auxiliador no Aprimoramento e Desenvolvimento da Imagem Corporal. 2006. (Simpósio).

22.
Semana da Educação: Semana da Pedagogia.Representação Social da Educação Física Escolar na visão de pais de alunos e ex-alunos. 2006. (Simpósio).

23.
XXIX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte: ?A Globalização do Esporte e da Atividade Física?. 2006. (Congresso).

24.
Simpósio de Reabilitação Esportiva. 2005. (Simpósio).

25.
XV Fitness Brasil Internacional. 2005. (Outra).

26.
Semana de Estudos da Educação Física ? UNIFEV ? Centro Universitário de Votuporanga. 2003. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, F. C. ; COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN . VI Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco. 2017. (Congresso).

2.
COSTA, LEONARDO GASQUES TREVISAN; BARROS, N. P. . I Festival Petrolinense de Paracanoagem. 2017. (Festival).

3.
COSTA, LEONARDO TREVISAN. XI Congresso de Iniciação Científica da UNIFEV e VI Congresso de Professores Pesquisadores. 2015. (Congresso).

4.
GORLA, J.I. ; MAGNO e SILVA, M.P. ; COSTA, L. T. ; COSTA E SILVA, A.A. ; DE ALMEIDA, J.J.G. ; DUARTE, E. ; PATATAS, J.M. ; BERTAPELLI, F. . Congresso Paraolímpico Brasileiro. 2010. (Congresso).

5.
MACHADO, D. R. L. ; COSTA, L. T. ; BONFIM, M. R. ; BRIZA, W. S. ; CASTOLDI, R. C. ; CUNHA, A.D. ; GAMA, L. O. ; OLIVEIRA, A. C. P. ; OLIVEIRA, R. C. ; OLIVEIRA, K. B. . Curso de Capacitação - Nutrição Aplicada ao Exercício e ao Esporte. 2007. (Outro).

6.
COSTA, L. T.. IX Semana Da Educação Física e XII Simpósio De Educação Física ?Educação Física: Diversidade e Contemporaneidade?. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Natanel Pereira Barros. Efeitos do treinamento de canoagem na coordenação motora de crianças e adolescentes com Síndrome de Down. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gonçalves, ME; Ferreira, TAL. Maturação Biológica e Aptidão Física Relacionada à Saúde de Adolescentes: comparação de equações preditoras da idade óssea e somática. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Torres, JP; Santos, VHS. Aptidão física em alunos com deficiência intelectual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

2.
Moriconi, RS; Pedrobom, RS.. Basquete em cadeira de rodas: aspectos biológicos, sociais e psicológicos em pessoas com lesão medular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

3.
Andrea B. Vieira, Rodrigo Brito.. Aptidão física de pessoas com Síndrome de Down: um estudo de revisão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

4.
Guilherme A.F. Pereira, Jeffersom W. Vieira. O brincar e sua relação com o desenvolvimento psicomotor de escolares com deficiência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

5.
Dener Souza, Lucas Ralio. Habilidades motoras grossas: comparação de escolares matriculados em tempo parcial e integral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

6.
Raphael M.A. Lima, Ronaldo Guizo. Perspectivas esportivas paralímpicas para pessoas com deficiência visual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

7.
João Rinaldo de Maria Pãe, Letycia Nayara Marton. Atividades curriculares desportivas: representações de alunos praticantes e não praticantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

8.
Ingrid Franciele Camacho, Luiz Felipe Geraldo Rosa. Inclusão de alunos com deficiência na educação física escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

9.
Gabriela Ribeiro dos Santos; Rodrigo Miguel D. Cavassani. Nível habitual da prática de atividade física em pessoas com deficiência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

10.
Jéssia de Paulo Ferreira; Leidiane Aparecida da Silva Santan. Análise da força muscular em pessoas com Síndrome de Down e Deficiência Intelectual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

11.
Otávio Augusto F.S. Gonçalves; Paulo Henrique I. Correia. Educação Física Adaptada: Inclusão de deficientes visuais nas aulas de Educação Física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

12.
Antenor Parise Júniro; Tony C. Martins Barão. Inclusão na Educação Física Escolar: um olhar dos alunos sem deficiência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

13.
João Donizeti da Silva Júnior. Educação Física e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Um olhar no contexto escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

14.
Rodrigo Fernando de Oliveira. A PRÁTICA DA CAPOEIRA NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

15.
PLÍNIO RIBEIRO FRANCISCO. INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS REGULARES DO SISTEMA DE ENSINO DA CIDADE DE VOTUPORANGA - SP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

16.
Bárbara Isabela Bordinhão. INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.

17.
LARISSA MARINA DE S. FRANHAM. O FUTSAL FEMININO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. Orientador: Leonardo Gasques Trevisan Costa.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, L. T.. Atividade Física Adaptada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COSTA, L. T.. Deficiência Intelectual e Inclusão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, L. T.. Deficiência Intelectual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
COSTA, L. T.. Atividade Física Adaptada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Possui registro no Conselho de Educação Física sob o número CREF 065744-G/SP



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