João José Costa Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9979556243292862
  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Possui graduação em Agronomia e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Doutorado em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Possui experiência em manejo e conservação de solos tropicais, iLPF e SAFs na Amazônia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João José Costa Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA;COSTA SILVA, J. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Roraima, Campus Rorainopólis.
Av.: Senador Hélio Campus, s/n
Centro
69373000 - Rorainópolis, RR - Brasil
Telefone: (95) 32382013


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Agronomia Tropical.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Variabilidade espacial de atributos químicos do solo com horizonte A antrópico sob diferentes usos no Sul do Amazonas, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Milton César Costa Campos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Terra Preta de Índio; Geoestatística; Multivariada.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
2006 - 2008
Mestrado em Produção Vegetal no Semi-Árido.
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Título: Estudo Comparativo Entre o Sistema de Produção Convencional e Produção Integrada da Mangueira,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Marlon Cristian Toledo Pereira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Mangifera indica; Manejo integrado; Pragas.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Produção Vegetal.
2001 - 2005
Graduação em Agronomia.
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Título: Produção Orgânica de Morangueiro no Norte de Minas Gerais em Resposta à Cultivares e Mulching.
Orientador: Sílvia Nietsche.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Correção de solo. (Carga horária: 8h).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro
Outras informações
Docente eleito pelos pares para representação no Conselho Universitário da UERR.

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro
Outras informações
Membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado de Roraima

Atividades

07/2012 - Atual
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Nutrição mineral de plantas
Olericultura
Fisiologia Vegetal

Escritório do APL Biodiesel e Óleos Vegetais, APL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista Gestão em C & T, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação do escritório do APL Biodiesel e óleos vegetais. Projeto sob gestão da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES/MG).


Companhia de Produtos Agrícolas, CP AGRÍCOLA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vendedor, Carga horária: 40


Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, EPAMIG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 20


Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pós-graduação



Projetos de pesquisa


2007 - 2009
PRODUÇÃO E QUALIDADE DE MUDAS DE MORANGUEIRO NO NORTE DE MINAS GERAIS E DESEMPENHO PRODUTIVO DESTAS EM REGIÕES TRADICIONAIS DE CULTIVO DO SUL DO ESTADO.
Descrição: A cultura do morangueiro esta se expandindo para regiões não tradicionais de cultivo. No semi-árido o morangueiro tem encontrado boas condições para o seu desenvolvimento, apresentando alta produtividade com frutos de boa qualidade. Outra característica que a cultura apresenta no norte do estado é a alta produtividade de mudas de excelente qualidade, em relação ao número de raízes, porte e estado fitossanitário. Como estas mudas vêm sendo utilizadas apenas em cultivos nesta região, falta informações a respeito do desempenho destas nas regiões tradicionais de cultivo, como no Sul de Minas, onde os produtores tem enfrentado sérios problemas com a baixa qualidade das mudas, que na maioria das vezes são obtidas de viveiros do estado de São Paulo. Para dar continuidade as pesquisas que a Epamig vem realizando no Norte de Minas com a cultura do morangueiro, os objetivos deste trabalho são: avaliar a produção e qualidade de mudas de cultivares de morangueiro no semi-árido norte mineiro e acompanhar a performance produtiva destas mudas nas regiões tradicionais de cultivo do sul do estado. Serão instalados experimentos nas fazendas experimentais dos Centros Tecnológicos da Epamig do norte e do sul de Minas, com a finalidade de fornecer informações sobre esta cultura que a cada dia vem mostrando o seu potencial produtivo para o semi-árido e firmando-se como mais uma opção para região que até pouco tempo estava dominada pela monocultura da banana prata anã. Os resultados previstos poderão apontar o norte de Minas como um potencial fornecedor de mudas de morangueiro de qualidade para o sul do estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: João José Costa Silva - Integrante / Dilermando - Integrante / Wagner - Integrante / Mário Sérgio Carvalho Dis - Coordenador / Maurício Mendes Cardoso - Integrante / Juliana Carvalho Simões - Integrante / Fúlvio Rodrigues Simão - Integrante / Ana Cristina Pinto Juhász - Integrante / Jaime Duarte Filho - Integrante / Joaquim Gonçalves de Pádua - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
DESENVOLVIMENTO LOCAL E VALIDAÇÃO DAS TÉCNICAS DA PRODUÇÃO INTEGRADA PARA MANGA NAS CONDIÇÕES IRRIGADAS DO NORTE DE MINAS GERAIS
Descrição: Desenvolver e implementar um modelo de Produção Integrada de Manga no norte do Estado de Minas Gerais, de acordo com as Diretrizes Gerais para a Produção Integrada de Frutas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE MORANGUEIRO NO NORTE DE MINAS GERAIS
Descrição: EXPERIMENTO 1: EFEITO DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO E DO TIPO DE MULCHING NO A COMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE MORANGUEIRO NO NORTE DE MINAS GERAIS A cultura do morangueiro no Norte de Minas Gerais tem mostrado-se como uma alternativa viável para diversificação da produção agrícola local. As condições ambientais locais podem diminuir a incidência de doenças e, com isso, as aplicações de defensivos agrícolas, melhorando, assim, a qualidade do morango ofertado aos consumidores. Atualmente existem variedades que se adaptam à diferentes condições edafoclimáticas devido a incessantes pesquisas com a cultura. O objetivo deste trabalho foi de avaliar o comportamento de duas cultivares de morangueiro (Dover e Sweet Charlie), em dois tipos de mulching (filme de polietileno preto e ascícula de pinheiro) e sob dois sistemas de irrigação ( microaspersão e gotejamento), em Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. A utilização de ascícula como mulching propiciou as maiores produções tanto no sistema de irrigação por aspersão quanto no sistema por gotejo. A produção de frutos foi significativamente inferior nos tratamentos onde utilizou-se plástico preto, mostrando ser inviável a sua adoção como mulching em cultivos de morango no Norte de Minas Gerais. EXPERIMENTO 2: AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MUDAS DE CULTIVARES DE MORANGUEIRO NO NORTE DE MINAS GERAIS A cultura do morangueiro exige muita dedicação e conhecimento técnico de alto nível, por se tratar de uma atividade agrícola especializada. Desta forma, obtém-se ótimos resultados em termos de produtividade, o que tem levado uma crescente expansão dos cultivos em diferentes regiões. Os cultivos de morango no Norte de Minas Gerais ainda são recentes, entretanto as primeiras safras mostraram o grande potencial da cultura nesta região. Portanto a escolha da época de plantio, o espaçamento entre plantas e a forma de condução do matrizeiro são muito importantes tendo em vista a grande demanda por mudas de atestada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: João José Costa Silva - Integrante / Sara de Almeida - Integrante / Dilermando - Integrante / Renata - Integrante / Márcia - Integrante / Mário Sérgio Carvalho Dis - Coordenador.Financiador(es): Consórcio de pesquisa do Jaíba - Outra.
2004 - 2006
ESTUDO DE CULTIVARES DE MORANGUEIRO EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO
Descrição: O morangueiro apresenta potencial para ser produzido em sistema orgânico nas regiões centro-oeste e norte de Minas Gerais As cultivares Dover e Sweet Charlie apresentaram os melhores desempenhos produtivos Para a região Norte de Minas Gerais o sistema de irrigação que propiciou maior produtividade foi a microaspersão, já na região centro-oeste o tipo de irrigação teve menor influência na produtividade As maiores produções de morango orgânico foram obtidas sobre a maravalha. As cultivares Aleluia e Dover foram as que apresentaram o maior período de conservação pós-colheita com relação a resistência ao ataque de Rhyzopus nigricans. Verificou-se também que onde foi utilizada apenas a serragem como mulching, o período de conservação dos frutos foi menor. Os produtos Citrobio e Ecolife, aplicados na pré-colheita apresentaram melhores desempenhos no controle da doença. Nas avaliações realizadas para os cupins subterrâneos Cornitermes cumulans e Heterotermes tenuis na cultura do morango, os tratamentos não diferiram significativamente da testemunha. Sendo que o produto testado, Regente, bem como o Extrato de Mamona e o Metarrizium anisopliae, demonstraram superioridade quanto a eficiência, apesar de não diferir estatisticamente dos outros tratamento. A fitomassa da adubação verde com leguminosas é mais rica em nitrogênio, cálcio e magnésio quando comparada com a vegetação espontânea. As maiores freqüência e densidade de plantas invasoras na cultura do morango ocorreram aos 50 DAP e 75 DAP, sendo as espécies A hispidum e B. plantaginea as mais agressivas. A espécie S. aterrinus apresentou o maior potencial para o controle do número das plantas invasoras avaliadas ao longo de 100 DAP. A redução do peso da matéria seca das plantas invasoras ocorreu a partir dos 75 DAP, sendo a espécie S. aterrinus a mais eficientes, seguida do C. cajan ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: João José Costa Silva - Integrante / Mário Sérgio Carvalho Dis - Coordenador / Juliana Carvalho Simões - Integrante / Maria Helena tabim Mascarenhas - Integrante / Hortência Maria Purcino - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9


Projetos de extensão


2009 - 2010
SISTEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ATER E BASES PARA FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES NO APL BIODIESEL E ÓLEOS VEGETAIS
Descrição: COORDENAÇÃO TÉCNICA - Este projeto tem como objetivos gerais investigar as principais estratégias e práticas da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) das instituições envolvidas com o apoio aos agricultores familiares no APL Biodiesel e Óleos Vegetais no Norte Mineiro, disseminar as boas práticas identificadas e sugerir estratégias e ações adequadas às demandas identificadas pela equipe técnica nas situações observadas em campo. Os objetivos gerais citados desdobram-se nos seguintes objetivos específicos: 1) Conhecer e analisar estratégias e práticas de ATER adotadas no APL Biodiesel e Óleos Vegetais; 2) Identificar boas práticas, considerando as especificidades regionais e contribuição efetiva às atividades agrícolas dos pequenos produtores rurais; 3) Elaborar recomendações a serem apresentadas em seminário ao conjunto de participantes; 4) Sistematizar e formalizar as recomendações sugeridas na forma de um conteúdo básico de ações de formação profissional a serem posteriormente desenvolvidas; e 5) Formar técnicos multiplicadores na metodologia adotada. A equipe técnica do projeto - formada por integrantes do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais, do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa, da Universidade Federal de Lavras e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) - acompanhará pelo menos uma ação de extensão (em campo) de cada uma das 4 instituições de ATER contratadas pela Petrobras para apoio aos agricultores familiares que cultivam plantas oleaginosas na Região: Associação Estadual de Cooperação Agrícola (AESCA), Grande Sertão Cooperativa Agroextrativista, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF). O projeto encontra-se em fase de análise pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e tem início de execução prevista para o quarto trimestre de 2009..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Caatinga (UFERSA. Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Ambiente : Gestão e Desenvolvimento (UERR)
2016 - Atual
Periódico: Comunicata Scientiae (Print)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Manejo e Tratos Culturais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIOS, SARA DE ALMEIDA2013RIOS, SARA DE ALMEIDA ; DIAS, Mário Sérgio Carvalho ; CORDEIRO, ZILTON JOSÉ MACIEL ; DE SOUZA, WAGNER MARTINS ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; BARBOSA, José Aparecido Alves ; DE PINHO, RENATA SILVA CANUTO ; Abreu, Samuel Campos ; SANTOS, Leandra Oliveira . Sistema de pré-aviso para controle de Sigatoka-amarela no norte de Minas Gerais. Biotemas, v. 26, p. 109-115, 2013.

2.
RIOS, SARA DE ALMEIDA2013RIOS, SARA DE ALMEIDA ; Dias, Mário Sérgio Carvalho ; CORDEIRO, ZILTON JOSÉ MACIEL ; DE SOUZA, WAGNER MARTINS ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; BARBOSA, José Aparecido Alves ; DE PINHO, RENATA SILVA CANUTO ; ABREU, Samuel Campos ; SANTOS, Leandra Oliveira . Sistema de pré-aviso para controle de Sigatoka-amarela no norte de Minas Gerais. Biotemas, v. 26, p. 109-115, 2013.

3.
Dias, Mário Sérgio Carvalho2007 Dias, Mário Sérgio Carvalho ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; PACHECO, Dilermando Dourado ; ALMEIDA, S. ; LANZA, Fabrício Eustáquio . Produção de morangos em regiões não tradicionais. Informe Agropecuário (Belo Horizonte), v. 28, p. 24-33, 2007.

4.
PACHECO, Dilermando Dourado2007 PACHECO, Dilermando Dourado ; Dias, Mário Sérgio Carvalho ; ANTUNES, PD ; RIBEIRO, DP ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; PINHO, DB . Nutrição mineral e adubação do morangueiro. Informe Agropecuário (Belo Horizonte), v. 28, p. 40-49, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
Dias, Mário Sérgio Carvalho ; CANUTO, Renata da Silva ; PACHECO, Dilermando Dourado ; MARTINS, Ramilo Nogueira ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Mamão ( Carica papaya L.). In: Trazilbo josé de Paula Júnior; Madelaine Venzon. (Org.). 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas. Belo Horizonte: , 2007, v. 1, p. 469-478.

2.
Dias, Mário Sérgio Carvalho ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; PACHECO, Dilermando Dourado ; MARTINS, Ramilo Nogueira ; BARBOSA, José Aparecido Alves ; CANUTO, Renata da Silva . Morango ( Fragaria x ananassa Duch). In: Trazilbo José de Paula Júnior; Madelaine Venzon. (Org.). 101 Culturas - manual de Tecnologias Agrícolas. Belo Horizonte: , 2007, v. 1, p. 569-580.

3.
Dias, Mário Sérgio Carvalho ; MARTINS, Ramilo Nogueira ; RODRIGUES, Maria Geralda Vilela ; PACHECO, Dilermando Dourado ; CANUTO, Renata da Silva ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Maracujá ( Passiflora spp). In: Trazilbo José Paula Júnior; Madelaine Venzon. (Org.). 101 Culturas - Manual de Tecnologias Agrícolas. Belo Horizonte: , 2007, v. 1, p. 503-512.

4.
DIAS, M. S. C. ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; PACHECO, Dilermando Dourado ; BARBOSA, José Aparecido Alves . Comportamento de cultivares de morangueiro em sistema orgânico de produção no Norte de Minas Gerais. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. (Org.). 8 Encontro mineiro sobre produção orgânica. 8ed.Viçosa: , 2005, v. 1, p. 87-120.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, S. ; PACHECO, Dilermando Dourado ; Mario Sergio Carvalho Dias ; ABREU, Samuel Campos ; SOUZA, Flávia Veira ; FILHO, D. F. S ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Diagnose Nutricional de Cubiu em Resposta à Adubação Nitrogenada. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2005, Recife. Anais do XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2005.

2.
SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA; Dias, Mário Sérgio Carvalho ; SOUZA, Wagner MArtins ; CANUTO, Renata da Silva ; ALMEIDA, S. ; SOUZA, Leonardo Tavares ; FACION, Claúdio Egon . Avaliação da produção de mudas de seis diferentes variedades de morangueiro. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004. ANAIS DO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA,.

3.
LANZA, Fabrício Eustáquio ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; Dias, Mário Sérgio Carvalho ; CANUTO, Renata da Silva ; SOUZA, Wagner MArtins ; PACHECO, Dilermando Dourado . Pegamento de mudas de morangueiro em substratos com diferentes proporções de areia, terra e esterco. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004, Florianopólis. ANAIS DO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004.

4.
BARBOSA, José Aparecido Alves ; Dias, Mário Sérgio Carvalho ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; SOUZA, Wagner MArtins ; FACION, Claúdio Egon ; ALMEIDA, S. ; SANTOS, Leandra Oliveira ; CANUTO, Renata da Silva ; SOUZA, Leonardo Tavares . Efeito do sistema de irrigação e do tipo de mulching no comportamento de cultivares de morangueiro no Norte de Minas Gerais. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004, Florianopólis. ANAIS DO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004.

5.
MARO, Luana Aparecida Castilho ; SANTOS, Leandra Oliveira ; MARTINS, Ramilo Nogueira ; FERNANDES, Mirella Batista ; Dias, Mário Sérgio Carvalho ; CANUTO, Renata da Silva ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Teor de anticianinas e flavonóis em morangos cultivados na região Norte de Minas Gerais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004, Florianopólis. ANAIS DO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004.

6.
SANTOS, Leandra Oliveira ; MARTINS, Ramilo Nogueira ; Dias, Mário Sérgio Carvalho ; CANUTO, Renata da Silva ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; MARO, Luana Aparecida Castilho . Caracterização físico-química de morangos cultivados na região Norte de Minas Gerais sob dois sistemas de irrigação. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004, Florianópolis. ANAIS DO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2007.

7.
SOUZA, Leonardo Tavares ; CANUTO, Renata da Silva ; ALMEIDA, S. ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; SILVA, Lorena Luna ; SILVA, Márcia Santos ; Dias, Mário Sérgio Carvalho . Avaliação 'in vitro' de cepas de Beauveria bassiana como agente de controle biológico da Ortézia dos Citros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004, Florianopólis. ANAIS DO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004.

8.
GOMES, Welington Nascimento ; MOTA, Wagner Ferreira ; SANTOS, Adriana Dantas ; MAGALHÃES, Vírginia Ribeiro ; SILVEIRA, Elizângela Kelle Celestina Pereira, ; FERREIRA, Breno Linarde Fernandes ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Desenvolvimento de pseudofrutos de caju em Janaúba. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004, Florianopólis. ANAIS DO XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA; SILVA, M. C. M. C. ; SILVA, L. C. ; CORREA, L. J. . Intervalos de aplicação de nitrogênio em repolho no sul de Roraima. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal. Anais XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA; ALMEIDA, S. ; PACHECO, Dilermando Dourado ; BARBOSA, José Aparecido Alves ; CANUTO, Renata da Silva ; SOUZA, Wagner MArtins ; SOUZA, Flávia Veira ; VIDIGAL, Sanzio Molica . Produção de mudas de morangueiro no Norte de Minas após período de frigoconservação. In: XXXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 2005. Revista da Associação Brasileira de Horticultura, 2005. v. 23. p. 449-449.

2.
ALMEIDA, S. ; Dias, Mário Sérgio Carvalho ; CORDEIRO, Zilton ; SOUZA, Wagner MArtins ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; ABREU, Samuel Campos . Sistema biológico de previsão para controle de Sigatoka-amarela em Nova Porteirinha, Norte de Minas Gerais. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2005, Brasilia. Revista Brasileira de Fitopatologia, 2005. v. 30. p. 157-157.

3.
CANUTO, Renata da Silva ; Dias, Mário Sérgio Carvalho ; PACHECO, Dilermando Dourado ; BARBOSA, José Aparecido Alves ; GONCALVES, Felipe Coelho ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Solarização do solo no controle no controle do Mal-do-Panamá. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2005, Brasilia. Revista Brasileira de Fitopatologia, 2005. v. 30. p. 157-157.

4.
ALMEIDA, S. ; DIAS, M. S. C. ; CORDEIRO, Zilton ; SANTOS, Leandra Oliveira ; FERNANDES, Mirella Batista ; SOUZA, Wagner MArtins ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Caracterização Físico-química de Bananas prata-anã obtidas de bananeiras monitoradas com sistema de pré-aviso biológico para controle de sigatoka amarela. In: VI Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e IV Seminário de Iniciação Científica, 2005, Montes Claros. Revista Unimontes Científica, 2005.

5.
Dias, Mário Sérgio Carvalho ; CANUTO, Renata da Silva ; ALMEIDA, S. ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; SOUZA, Leonardo Tavares ; SOUZA, Wagner MArtins ; SANTOS, Leandra Oliveira . Desenvolvimento de bananeira Prata anã após solarização do solo para controle do Mal-do-Panamá. In: XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2004, Gramado. Revista Brasileira de Fitopatologia, 2004. p. 273-273.

6.
Dias, Mário Sérgio Carvalho ; LARA, Jose Francisco Rabelo ; JUNIOR, Pedro Martins Ribeiro ; CANUTO, Renata da Silva ; ALMEIDA, S. ; SOUZA, Leonardo Tavares ; SANTOS, Leandra Oliveira ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; FACION, Claúdio Egon . Controle da podridão branca do alho com solarização do solo. In: XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2004, Gramado. Revista Brasileira de Fitopatologia, 2004. v. 29. p. 272-272.

7.
SANTOS, Leandra Oliveira ; CANUTO, Renata da Silva ; Dias, Mário Sérgio Carvalho ; FACION, Claúdio Egon ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Controle da varíola do mamoeiro através de diferentes formas de aplicação do fungicida flutriafol. In: XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2004, Gramado. Revista Brasileira de Fitopatologia, 2004. v. 29. p. 274-274.

8.
ALMEIDA, S. ; CANUTO, Renata da Silva ; JUNIOR, Pedro Martins Ribeiro ; SILVA, Márcia Santos ; SOUZA, Leonardo Tavares ; SANTOS, Leandra Oliveira ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; NORMANHA, Ricardo ; PEREIRA, Monica Rodrigues ; Dias, Mário Sérgio Carvalho . Inibição do crescimento micelial de Colletotrichum acutatum Simmonds, agente causal da flor preta do morangueiro (Fragaria X ananassa Dulch) com extrato de citronela (Cymbopogon sp.). In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlandia. Revista Brasileira de Fitopatologia, 2003. v. 28. p. 360-360.

9.
FERREIRA, Breno Linarde Fernandes ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; Mizobutsi, G. P. ; MOTA, Wagner Ferreira ; SILVA, L. O. ; MAGALHAES, V. R. ; SILVA, M. V. . Conservação e prolongamento da vida útil pós-colheita de Pinha (Annona squamosa L.). In: IV Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e II Seminário de Iniciação Cintífica, 2003, Montes Claros. Revista Unimontes Cientifica, 2003.

10.
SILVA, L. O. ; GOMES FILHO, A. ; CASTRO, M. V. ; PEREIRA, Monica Rodrigues ; FERREIRA, Breno Linarde Fernandes ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; MOTA, W. F. . Comportamento das características químicas durante o crescimento, desenvolvimento e amadurecimento de Bananas prata-anã. In: IV Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e II Seminário de Iniciação Científica, 2003, Montes Claros. Revista Unimontes Científica. Montes Claros, 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
Dias, Mário Sérgio Carvalho ; PACHECO, Dilermando Dourado ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Curso sobre a cultura do morangueiro. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Dias, Mário Sérgio Carvalho ; PACHECO, Dilermando Dourado ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA ; MARTINS, Ramilo Nogueira ; SANTOS, Leandra Oliveira . Curso sobre a cultura do morangueiro. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Dias, Mário Sérgio Carvalho ; PACHECO, Dilermando Dourado ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Curso sobre a cultura do morangueiro. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Dias, Mário Sérgio Carvalho ; PACHECO, Dilermando Dourado ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Curso sobre a cultura do morangueiro. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Dias, Mário Sérgio Carvalho ; PACHECO, Dilermando Dourado ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Curso sobre a cultura do morangueiro. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Dias, Mário Sérgio Carvalho ; PACHECO, Dilermando Dourado ; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA . Curso sobre a cultura do morangueiro. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MELO, J. J. S.; CASTRO, T. M. M. G.; COSTA SILVA, J. J.; GUTERRES, L. F. R.; OLIVEIRA, D. C.. Participação em banca de Juliano Jonas Sábio de Melo. Flutuação populacional do ácaro-hindustânico-dos- citros em Rorainópolis, Roraima. 2018. Dissertação (Mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Roraima.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, T. M. M. G.; COSTA SILVA, J. J.; AIRES, F. P. G.. Participação em banca de Eduardo da Silva Sousa.Levantamento de insetos coleópteros em duas cultivares de batata-doce em Rorainópolis, Roraima. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Roraima.

2.
Silva, Gheysa Coelho; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA; Castro, Tatiane Marie Martins Gomes de. Participação em banca de Jaimeson Ferreira da Silva.Perfil Socioeconômico e Tecnológico da Citricultura Familiar em Rorainópolis-RR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Roraima.

3.
Silva, Lelisangela Carvalho da; Condé, Tiago Monteiro; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA. Participação em banca de Genivaldo Gomes Mendes.Recuperação de Áreas Degradadas: Práticas e Alternativas para o Estado de Roraima. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Roraima.

4.
Silva, Gheysa Coelho; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA; Castro, Tatiane Marie Martins Gomes de. Participação em banca de Roberto Aleixo Firino.Diagnóstico Socioeconômico e Tecnológico da Banacultura Familiar em Rorainópolis-RR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Roraima.

5.
OLIVEIRA, André Camargo; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA; OLIVEIRA, R. L. C.. Participação em banca de Alexsandro Grei de Castro.Avaliação das atividades citotóxica e extratos vegetais de espécies do município de Rorainópolis/RR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Roraima.

6.
OLIVEIRA, André Camargo; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA; ALMEIDA, C. P. M.. Participação em banca de Gerciney Marcelino de Oliveira.Uso de Agrotóxicos na Vila de Martins Pereira/ RR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Roraima.

7.
Silva, Lelisangela Carvalho da; SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA; Silva, Gheysa Coelho. Participação em banca de Maricélia Carneiro de Sousa.Produtividade de repolho em resposta a aplicação de boro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Roraima.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21st World Congress of Soil Science. Chemical attributes of anthropic A horizon under different soil uses in southern Amazonas. 2018. (Congresso).

2.
I Workshop de Ciências Agrárias.Manejo da Fertilidade em Solos Tropicais. 2018. (Outra).

3.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Intervalos de aplicação de nitrogênio em repolho no sul de Roraima. 2015. (Congresso).

4.
6° Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. APL de Biodiesel e Óleos Vegetais. 2009. (Congresso).

5.
Encontro dos Produtores de Oleaginosas de Montes Claros.Arranjo Produtivo Local de Biodiesel e Óleos Vegetais. 2009. (Encontro).

6.
XIX Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Oportunidades com Culturas Energéticas Irrigadas. 2009. (Congresso).

7.
Formação de Gestores de Unidades de Beneficiamento de Oleaginosas. 2008. (Oficina).

8.
I SIMPÓSIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO SEMI-ÁRIDO MINEIRO. 2007. (Simpósio).

9.
8º Encontro Mineiro Sobre Produção Orgânica.Produçao de morango organico no Norte de MInas. 2005. (Encontro).

10.
Multiplicador do Programa Brasileiro da Qualidade do Couro. 2005. (Outra).

11.
XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA. Sistema biológico de previsão para controle de Sigatoka-amarela em Nova Porteirinha, Norte de Minas Gerais. 2005. (Congresso).

12.
XXXXV CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA. Produção de mudas de morangueiro no Norte de Minas após período de frigoconservação. 2005. (Congresso).

13.
I Ciclo de Palestras. 2004. (Oficina).

14.
VI Semana da Agronomia da UNIMONTES. 2004. (Outra).

15.
XVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura. 2004. (Congresso).

16.
XXXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA. Controle da varíola do mamoeiro através de diferentes formas de aplicação do fungicida flutriafol. 2004. (Congresso).

17.
V Semana da Agronomia da UNIMONTES. 2003. (Outra).

18.
XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Inibição do crescimento micelial de Colletotrichum acutatum Simmonds, agente causal da flor preta do morangueiro (Fragaria X ananassa Dulch) com extrato de citronela (Cymbopogon sp.). 2003. (Congresso).

19.
Semana de Tecnologia da Triama. 2002. (Outra).

20.
VI Semana da Agronomia da UNIMONTES. 2002. (Outra).

21.
III Semana da Agronomia da UNIMONTES. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA SILVA, J. J.. Projeto solos na escola/UERR. 2018. (Exposição).

2.
SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA. I Mostra Acadêmica do Campus de Rorainópolis. 2010. (Outro).

3.
SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA; CAMARA, L. G. ; AMARAL, R. M. . ENCONTRO DOS PRODUTORES DE OLEAGINOSAS DE MONTES CLAROS. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcone Santos Silva. Crédito rural: No Brasil e Roraima. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: João José Costa Silva.

2.
Mário Cesar Martins Costa de Freitas. Comportamento de cultivares de repolho em resposta à intervalos de aplicação de nitrogênio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: João José Costa Silva.

3.
Acélio Fernandes de Araújo. Desempenho de Híbridos de Alface Crespa sob condições de temperaturas elevadas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: João José Costa Silva.

4.
Geilson Gomes Carpanini. Produção de Híbridos de pepino em Resposta à Níveis de Adubação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: João José Costa Silva.

5.
Genos Gomes Mendes. Avalição de compatibilidade de enxertia entre tomateiro em jurubebeira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: João José Costa Silva.

6.
George Lima Peres. Produtividade de pimentão em função do manejo da adubação e do intervalo entre colheitas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: João José Costa Silva.

7.
Lucileide Nunes de Souza. Avaliação do desempenho de cultivares de alface crespa em função do espaçamento entre plantas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual de Roraima. Orientador: João José Costa Silva.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, JOÃO JOSÉ COSTA. I Mostra Acadêmica do Campus de Rorainópolis. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 9:58:35