Lisandra Barbosa Macedo Pinheiro

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  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História - História do Tempo Presente - na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Possui Graduação e Mestrado em História na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Atua profissionalmente como servidora efetiva no Governo do Estado de Santa Catarina, exercendo a cargo de Analista de Cultura na Gerência de Políticas de Cultura da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Como pesquisadora na área de História do Tempo Presente, trabalha com temas ligados à cultura afro-brasileira, especialmente na área da música popular, povos de terreiro, patrimônio cultural e políticas culturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lisandra Barbosa Macedo Pinheiro
Nome em citações bibliográficas
PINHEIRO, L.B.M.

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, GEPOC/PDIL.
Rua Eduardo Gonçalves D'Ávila
Itacorubi
88034496 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 36657453


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em História do Tempo Presente.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Nas rodas de Samba, no eró da Macumba: A Música popular e as religiões afro-brasileiras entre identidades e sociabilidades (Florianópolis, 1950 - 2010).,
Orientador: Paulino de Jesus Francisco Cardoso.
Palavras-chave: identidade cultural; samba; umbanda.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2011
Mestrado em História.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Ginga, Catarina: Manifestações do Samba em Florianópolis na década de 1930.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Márcia Ramos de Oliveira.
Palavras-chave: História do Tempo Presente; história de florianópolis; samba.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Artes, cultura, esporte e recreação.
1999 - 2003
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Àiyé-Òrum: O Mundo Além - Culturas Africanas em Desterro nas Décadas da Abolição.
Orientador: Paulino Francisco de Jesus Cardoso.




Formação Complementar


2014
GT de Religiões de Matriz Africana em SC. (Carga horária: 26h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2016 - 2016
A influência do Panafricanismo no processo de indep. de países africanos. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2015 - 2015
Feminismo Negro. (Carga horária: 2h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2015 - 2015
Negritude, Branquitude e Equidade. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2015 - 2015
Canção popular brasileira: documento para a pesquisa e o ensino da História. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2015 - 2015
História da Africa e Afrobrasileira na Diáspora. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Seção Santa Catarina, ANPUH/SC, Brasil.
2014 - 2014
Antropologia da Morte - Rituais no Benin. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2014 - 2014
Fronteiras do Pensamento - Mia Couto. (Carga horária: 2h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2014 - 2014
Ato Comemorativo dos 10 anos do PAB. (Carga horária: 3h).
Assembléia Legislativa do Estado Santa Catarina, ALESC, Brasil.
2013 - 2013
Gestão Cultural - Conceitos Básicos. (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - DF, SENAC/DF, Brasil.
2012 - 2012
Formación en Desarrollo Territorial Sostenible. (Carga horária: 32h).
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, EPAGRI, Brasil.
2010 - 2010
Projetos Culturais. (Carga horária: 20h).
Harmonico Projetos Culturais, HPC, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Arranjo Musical. (Carga horária: 20h).
Arte Movimenta, AM, Brasil.
2006 - 2007
Prática de instrumento - Flauta Transversal. (Carga horária: 100h).
Sociedade Musical e Recreativa Lapa, SMRL, Brasil.
2006 - 2006
Introdução a Teoria Musical. (Carga horária: 100h).
Sociedade Recreativa e Musical Lapa, BL, Brasil.
1999 - 1999
Mini Curso Introdutório de Museologia. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.


Atuação Profissional



Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, NEAB-UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Pesquisadora Associada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações
Vinculada ao Programa Memorial Antonieta de Barros, atuando como coordenadora no Observatório da Cultura Afro-brasileira. Áreas de atuação: cultura afro-brasileira, musica popular, patrimônio cultural afro-brasileiro, políticas públicas para cultura afro-brasileira.


Secretaria do Estado do Turismo, Cultura e Esporte, SOL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário - Analista Cultural, Carga horária: 40


Grupo Espiritualista Amigos da Paz, GEAPAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a, ABPN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisadora Associada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Conselho Estadual das Populações Afro-descendentes, CEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Acadêmico (Doutoranda), Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Acadêmico (mestrando), Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 30


Secretaria de Estado da Comunicação, SECOM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 30


Softway Contact Center, SWAY, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Operador(a) de Telemarketing, Carga horária: 36


Hospital de Caridade de Florianópolis, HC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
O estágio foi proporcionado pelo Hospital de Caridade em parceria com o Arquivo Público do Estado de SC, para profissionais da área de história e biblioteconomia. A principal atividade consistia na restauração e conservação de documentos do Hospital, datados desde o século XVIII.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Nas rodas de samba, no eró da macumba: a música popular e as religiões afrobrasileiras entre identidades e sociabilidades (Florianópolis, 1950-2010).
Descrição: Projeto de Doutorado apresentado no processo seletivo para ingresso no curso de Doutorado em História do Tempo Presente, Programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ciências Humanas e da Educação/Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Através do samba: experiências em video documentário 3ª Edição
Descrição: Realização de Programas de Rádio referentes aos vários aspectos do Samba em Floirianópolis.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Através do samba: experiências em video documentário 2ª Edição
Descrição: Pesquisa para realização de vídeo-documentário..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Através do samba: experiências em video documentário 1ª Edição
Descrição: Pesquisa para realização de vídeo-documentário..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - Atual
Programa de Extensão Memorial Antonieta de Barros
Descrição: O Programa Memorial Antonieta de Barros é uma ação de extensão de abrangência nacional, interinstitucional, intercentros, tem por objetivo o combate ao racismo e a promoção da igualdade e da diversidade étnico-racial através de ações que auxiliem na implementação da Lei Federal 10.639/03 e das Diretrizes Nacionais de Educação para as Relações Étnico-raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. É desenvolvido em parceria com agências governamentais, instituições federais, estaduais e municipais da rede oficial de ensino. Tem como público alvo educadores(as), alunos(as), gestores(as) públicos, acadêmicos(as) de licenciaturas e pesquisadores da área de História e Educação. Coordenador: Prof.Dr. Paulino de Jesus Francisco Cardoso.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - Atual
Kil'Ori
Descrição: Projeto de produção artística e cultural baseado nos ritmos, na musicalidade e religiosidade afro-brasileira. Kil'Ori (Yorubá) = O que há na cabeça..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lisandra Barbosa Macedo Pinheiro - Coordenador / Hilton Fernando da Silva Pinheiro - Integrante.
Ginga, Catarina: Manifestações do samba em Florianópolis na década de 1930.
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Estudos Africanos e da Diáspora


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PINHEIRO, L.B.M.2011 PINHEIRO, L.B.M.. TRADIÇÃO X INOVAÇÃO: patrimônio cultural e memória através dos repertórios musicais do carnaval Zé Pereira em Florianópolis/SC. Tempo e Argumento, v. 3, p. 230-240, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RASCKE, K. L. (Org.) ; PINHEIRO, L.B.M. (Org.) . Festas da Diáspora Negra no Brasil. 1. ed. Porto Alegre: Pacartes, 2016. v. 1. 256p .

Capítulos de livros publicados
1.
RASCKE, K. L. ; PINHEIRO, L.B.M. . Pródromos da Folia: carnaval e música popular nos impressos florianopolitanos na década de 1930. In: Rascke, Karla Leandro; Pinheiro, Lisandra Barbosa Macedo. (Org.). Festas da diáspora negra no Brasil. 1ed.Porto Alegre: Pacartes, 2016, v. 1, p. 163-195.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, L.B.M.. A Flor e o Espinho: Uma Dialética de Exu Delineada Entre Sambas, Corpos e Rituais. In: VI Seminário de Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, 2017, Florianópolis. Anais do VI SEREM: Seminário de Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo. Florianópolis: UDESC, 2016. p. 380-387.

2.
Cardoso P F J ; PINHEIRO, L.B.M. ; PINHEIRO, H. F. S. ; CUSTÓDIO, N. B. . Observatório de cultura afro-brasileira em Santa Catarina: políticas culturais como instrumentos para promoção da igualdade racial. In: Quinta Jornadas de Estudios Afrolatinoamericados - GEALA, 2017, Buenos Aires. Actas V Jornadas de Estudios Afrolatinoamericanos. Buenos Aires: Ediciones del CCC Centro Cultural de la Cooperación Floreal Gorin, 2017.

3.
PINHEIRO, H. F. S. ; PINHEIRO, L.B.M. . O Terreiro e o tempo: historicidade dos valores civilizatórios e temporalidades afro-religiosas em diáspora. In: Quinta Jornadas de Estudios Afrolatinoamericanos - GEALA, 2017, Buenos Aires. Actas V Jornadas de Estudios Afrolatinoamericanos, 2017.

4.
PINHEIRO, L.B.M.; PINHEIRO, H. F. S. . A implementação de políticas públicas para a cultura afro-brasileira em Santa Catarina: notas sobre um processo incipiente.. In: VII Seminário Internacional de Políticas Culturais, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário Internacional de Políticas Culturais, 17 a 20 de maio de 2016., 2016. v. 1. p. 1261-1269.

5.
PINHEIRO, L.B.M.; PINHEIRO, H. F. S. . As armas de Jorge ? música e performance como elementos de afirmação identitária de comunidades religiosas afro-brasileiras.. In: III Encuentro de las Ciências Humanas y Tecnológicas para la Integración en la America Latina y Caribe, 2015, Goiânia. Anales del III Encuentro de las Ciências Humanas y Tecnológicas para la Integración en la America Latina y Caribe, 2015. p. 2686-2696.

6.
PINHEIRO, L.B.M.. Nas rodas de samba, no eró da macumba: contribuições de uma pesquisa dentro do campo de estudos da música popular e das religiosidades afrobrasileiras. In: Cuartas Jornadas de Estudios Afrolatinoamericanos - GEALA, 2015, Buenos Aires. Actas de las Cuartas Jornadas del GEALA  , 2015. p. 611-626.

7.
PINHEIRO, L.B.M.; PINHEIRO, H. F. S. . Nós somos apenas vozes: oralidade, musicalidade e processos de aprendizagem nos espaços religiosos afro-brasileiros. In: II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul, 2015, Curitiba. Anais do II Copene Sul. Campinas/SP: Embra Embra Serviços em Tecnologia Ltda EPP, 2015. v. 1.

8.
PINHEIRO, L.B.M.. Negritude, Apropriação Cultural e a 'Crise Conceitual' das identidades na modernidade. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.

9.
PINHEIRO, L.B.M.. Nas rodas de samba, no eró da macumba: contribuições de uma pesquisa dentro do campo de estudos da música popular e das religiosidades afrobrasileiras. In: Cuartas Jornadas de Estudios Afrolatinoamericanos, 2015, Buenos Aires. Actas de las Cuartas Jornadas de Estudios Afrolatinoamericanos. Buenos Aires: Ediciones del CCC Centro Cultural de la Cooperación Floreal Gorini, 2015.

10.
PINHEIRO, L.B.M.. Salve a Malandragem! Histórias de boemia e fé na religiosidade e na musicalidade afro-brasileira. In: IV Congresso Internacional de História, 2009, Maringá. Anais do ... Congresso Internacional de História (Online). Maringá: UEM/PPH/DHI, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
PINHEIRO, L.B.M.. Tradición oral y memoria de los pueblos de religiones afrobrasileñas como fuentes de investigación histórica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PINHEIRO, L.B.M.; PINHEIRO, H. F. S. . A implementação de políticas públicas para a cultura afro-brasileira em Santa Catarina: notas sobre um processo incipiente.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PINHEIRO, L.B.M.; PINHEIRO, H. F. S. . As armas de Jorge: Música e performance como elementos de afirmação identitária de comunidades religiosas e afrodescendentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PINHEIRO, L.B.M.. Negritude, apropriação cultural e a crise conceitual das identidades na modernidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PINHEIRO, L.B.M.. O Batuque Sul Brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PINHEIRO, L.B.M.. Políticas para Cultura Afro-Brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PINHEIRO, L.B.M.. Batuque Nação Jeje-Ijexá em Santa Catarina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PINHEIRO, L.B.M.; PINHEIRO, H. F. S. . Nós Somos apenas vozes: oralidade, musicalidade e processos de aprendizagem nos espaços religiosos afro-brasileiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PINHEIRO, L.B.M.. O samba tinha mais vida: memória de músicos e integrantes da comunidade do samba em Florianópolis/SC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PINHEIRO, L.B.M.. Batucada Catarina: Alguns apontamentos sobre a música popular em Santa Catarina nas décadas de 30 e 40. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PINHEIRO, L.B.M.. Salve a malandragem! Histórias de boemia e fé na religiosidade e na musicalidade afro-brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, C. S. ; FAGIONATO, Y. F. C. O. ; PINHEIRO, L.B.M. . Existe História Oral na América Latina? Uma entrevista com Gerardo Necoechea Gracia 2016 (Entrevista).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PINHEIRO, L.B.M.; LACERDA, E. P. ; FREITAS, C. ; Cardoso, P. J. F. . Museu, Memória e Cultura Afro-brasileira. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
PINHEIRO, L.B.M.; PINHEIRO, H. F. S. . Sons da Diáspora Negra: Música, Ritmo, Corpo e Oralidade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PINHEIRO, L.B.M.. Oficina 'A Mulata do Balacochê: samba, boemia, raça e gênero na Lapa de Madame Satã'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PINHEIRO, L.B.M.; PINHEIRO, H. F. S. . Minicurso 'Ritmos e Musicalidade Afro-brasileira: Ijexá'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
PINHEIRO, H. F. S. ; PINHEIRO, L.B.M. . Ebó Brasileiro - Som dos Terreiros. 2017. Interpretação.

2.
PINHEIRO, H. F. S. ; PINHEIRO, L.B.M. . Ebó Brasileiro - Som dos Terreiros. 2017. Interpretação.

3.
PINHEIRO, H. F. S. ; PINHEIRO, L.B.M. . Ebó Brasileiro - Musicalidade Afrobrasileira. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
PINHEIRO, L.B.M.. Qu4atro Ïs - Ï nós vamos soltar o som!. 2010. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GUIMARÃES, J. E.; PINHEIRO, L.B.M.; MARQUES, G. M.. Participação em banca de Larissa Gimenes de Araújo. A diversidade como um Direito Humano: uma proposta de ação no espaço escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Cardoso, P. J. F.; MALAVOTA, C. M.; PINHEIRO, L.B.M.. Participação em banca de Ana Júlia Pacheco.História da África no curso de graduação em História de Instituições Comunitárias de Ensino Superior de Santa Catarina: Perspectivas, avanços e desafios.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Coloquio Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina. 2017. (Outra).

2.
III Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros/as - Sul. O som dos terreiros: religiosidade, música popular e identidades.. 2017. (Congresso).

3.
IX Copene - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. Canto e danço pra curar: A afro-religiosidade cantada na Música Popular Brasileira da década de 1970. 2017. (Congresso).

4.
Quinta Jornada de Estudios Afrolatinoamericanos - GEALA.Observatório de cultura afro-brasileira em Santa Catarina: políticas culturais como instrumentos para promoção da igualdade racial. 2017. (Outra).

5.
Quinta Jornada de Estudios Afrolatinoamericanos - GEALA.O Terreiro e o tempo: historicidade dos valores civilizatórios e temporalidades afro-religiosas em diáspora. 2017. (Outra).

6.
Curso Museu, Memória e Cultura Afro-brasileira.Religiões de Matriz Africana e Patrimônio Cultural. 2016. (Outra).

7.
VI Seminário da Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo.A flor e o espinho: uma dialética de Exu delineada entre sambas, corpos e rituais afro-religiosos.. 2016. (Seminário).

8.
Cuartas Jornadas de Estudios Afrolatinoamericanos.Nas rodas de samba, no eró da macumba: contribuições de uma pesquisa dentro do campo de estudos da música popular e das religiosidades afrobrasileiras. 2015. (Outra).

9.
II Afro Divas.Mesa Redonda "Fala das Pretas" - Políticas da a Cultura Afro Brasileira. 2015. (Encontro).

10.
II Copene Sul. Nós Somos apenas vozes: oralidade, musicalidade e processos de aprendizagem nos espaços religiosos afro-brasileiros.. 2015. (Congresso).

11.
III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la Integración de la América Latina y Caribe.As armas de Jorge: Música e performance como elementos de afirmação identitária de comunidades religiosas e afrodescendentes. 2015. (Simpósio).

12.
II Jornadas de Investigación en Educación Superior. 2015. (Seminário).

13.
Seminário Internacional de Sistemas de Cultura. 2015. (Seminário).

14.
XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. (Simpósio).

15.
XXVIII Simpósio Nacional de História.Negritude, apropriação cultural e a ?crise conceitual? das identidades na modernidade. 2015. (Simpósio).

16.
II Seminário Internacional História do Tempo Presente. 2014. (Seminário).

17.
III Conferência Nacional de Cultura. 2013. (Outra).

18.
IV Seminário Internacional de Políticas Culturais. 2013. (Seminário).

19.
3ª Conferência Municipal de Cultura. 2012. (Outra).

20.
VII COPENE-Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. 2012. (Congresso).

21.
3º Fórum Estadual de Museus. 2011. (Outra).

22.
Encontro Intercontinental de Desenvolvimento Territorial Sustentável. 2011. (Encontro).

23.
1º Simpósio de História Oral e Memória: Zona Leste de São Paulo.O samba tinha mais vida: memória de músicos e integrantes da comunidade do samba em Florianópolis/SC. 2010. (Simpósio).

24.
1º Simpósio de História Oral e Memória: Zona Leste de São Paulo. 2010. (Simpósio).

25.
Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. 2010. (Seminário).

26.
Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos.O samba na cidade: espaços e sociabilidades. 2010. (Seminário).

27.
XIII Encontro Estadual de História.Batucada Catarina: Alguns apontamentos sobre a música popular em Santa Catarina nas décadas de 30 e 40. 2010. (Encontro).

28.
IV Congresso Internacional de História. Salve a malandragem! Histórias de boemia e fé na religiosidade e na musicalidade afro-brasileira.. 2009. (Congresso).

29.
IV Congresso Internacional de História. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINHEIRO, L.B.M.. III Conferência Estadual de Cultura. 2013. (Outro).



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PINHEIRO, L.B.M.; PINHEIRO, H. F. S. . As armas de Jorge: Música e performance como elementos de afirmação identitária de comunidades religiosas e afrodescendentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PINHEIRO, L.B.M.. Negritude, apropriação cultural e a crise conceitual das identidades na modernidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PINHEIRO, L.B.M.; PINHEIRO, H. F. S. . Nós Somos apenas vozes: oralidade, musicalidade e processos de aprendizagem nos espaços religiosos afro-brasileiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PINHEIRO, L.B.M.. Oficina 'A Mulata do Balacochê: samba, boemia, raça e gênero na Lapa de Madame Satã'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PINHEIRO, L.B.M.; PINHEIRO, H. F. S. . Minicurso 'Ritmos e Musicalidade Afro-brasileira: Ijexá'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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