Vithor Macêdo de Azevedo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2145284009196605
  • Última atualização do currículo em 16/01/2012


Atualmente é aluno bolsista (FACEPE) de Mestrado em Biologia Animal no centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), graduado em Licenciatura em Ciência Biológicas (UFPE-CAV), integrante do Grupo de Pesquisa em Antozoários (GPA). Desenvolve trabalho na área de Ecologia, com ênfase em Ecossistemas em ambientes recifais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vithor Macêdo de Azevedo
Nome em citações bibliográficas
AZEVEDO, V. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro Academico de Vitoria.
Rua do Alto do Reservatório, s/n -
Bela Vista
55608-680 - Vitoria de Santo Antao, PE - Brasil
Telefone: (081) 35233351


Formação acadêmica/titulação


2010
Mestrado em andamento em Biologia Animal.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Avaliação do octocoral Carijoa riisei (Cnidaria, Anthozoa) como engenheiro ecossistêmico recifal de Porto de Galinhas-PE Brasil através da analise da ictiofauna associada.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Carlos Daniel Perez.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Carijoa riisei; Engenheiro ecossistêmico; Porto de galinhas; Ictiofauna; Octocoral.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: ecologia de ambientes recifais.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura em Ciencias Biologicas-CAV.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2011
Curso de Libras. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: BOLSISTA PIBIC, Enquadramento Funcional: estagiario, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2008 - Atual
ESTUDO ECOLOGICO INTEGRADO DOS CNIDÁRIOS BENTÔNICOS DO LITORAL DE PERNAMBUCO
Descrição: O presente projeto irá contemplar estudos de natureza ecológica envolvendo algumas das principais espécies de cnidários bentônicos do estado de Pernambuco, avaliando sua zonação e distribuição espaço-temporal, ecologia trófica e estudo das comunidades associadas aos cnidários. Para o seu desenvolvimento o projeto será dividido em sub-projetos, os quais terão a participação de alunos de graduação e pós-graduação. Os resultados obtidos serão integrados visando obter uma melhor compreensão sobre o funcionamento da comunidade bentônica no ecossistema marinho costeiro. Objetivo Geral- ampliar o conhecimento sobre a ecologia de cnidários bentônicos no litoral pernambucanoObjetivos Específicos- Avaliar a potencialidade do octocoral Carijoa riisei como engenheiro ecossistêmico em ambientes recifais em Pernambuco.- Identificar a dieta das principais espécies de cnidários bentônicos em populações de Pernambuco, analisando as variações sazonais, relações com tamanho e disponibilidade de presas e a importância relativa de cada presa;- Avaliar a importância dos cnidários bentônicos nas redes tróficas em águas rasas e na transferência de energia entre o domínio pelágico e o bentônico;- Realizar uma caracterização fisionômica (paisagística) das principais praias do litoral de Pernambuco;- Descrever a zonação da fauna macrobentônica das principais praias de Pernambuco, com especial ênfase nos cnidários, relacionando, em especial, com gradientes de umectação e de pressão antrópica e considerando variações espaço-temporais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vithor Macêdo de Azevedo - Integrante / CARLOS DANIEL PEREZ - Coordenador / ELIZABETH ARAUJO - Integrante / PAULA BRAGA GOMES - Integrante / DIEGO HENRIQUE LEONEL DE OLIVEIRA COSTA - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Quebrando paradigmas: a ciencia ao alcance de todos
Descrição: Quebrando paradigmas: a ciencia ao alcance de todos Descrição: O projeto tem por objetivo envolver docentes, funcionários, pós-graduandos e graduandos do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE na difusão e popularização dos recentes avanços em Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, através do aperfeiçoamento de professores/alunos de Ciências e Biologia de escolas da rede pública do município e região, visando encurtar as distâncias entre o conhecimento produzido nos centros de pesquisa e a realidade das escolas de ensino fundamental e médio e, conseqüentemente, da população em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - Atual
As coleções didáticas e sua inserção no Campus de Vitória de Santo Antão da UFPE
Descrição: Projeto apoiado pelo Edital PROACAD Nº 01/2007 Programa de Apoio à Melhoria dos Cursos de Graduação com Funcionamento no Turno Noturno A meta geral do curso, e de todo curso de Ciências, é a implementação de uma coleção biológica didática que se constitua em um veiculo de aprendizagem da morfologia e anatomia animal e vegetal, apoiando todas as atividades práticas das matérias que utilizem lotes biológicos como meio de ensino no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão.Para tal finalidade se apresentam os seguintes objetivos:1. Organizar e implementar as coleções didáticas;2. Montar coleções didáticas zoológicas com representantes de todos os grandes grupos.3. Montar coleção didática de réplicas de esqueletos e crânios de vertebrados.4. Montar herbário de referência e uma carpoteca com espécies regionais.5. Incrementar as coleções didáticas.6. Criação de um livro de catalogação de todos os exemplares.7. Catalogação eletrônica dos exemplares de coleções.8. Envolver os alunos do curso na formação de curadores das diferentes coleções.9. Montar a pagina web das coleções disponíveis.10. Tornar a coleção biológica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CAV em um referencial para a comunidade regional.11.Articulação da Coleção Biológica Didática do CAV-UFPE com as redes públicas e privadas de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Vithor Macêdo de Azevedo - Integrante / CARLOS DANIEL PEREZ - Coordenador / ANGELICA MARIA KAZUE UEJIMA - Integrante / AUGUSTO CESAR PESSOA SANTIAGO - Integrante.Financiador(es): PROACAD-UFPE - Auxílio financeiro / PROEXT-UFPE - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


Título: Avaliação do octocoral Carijoa riisei (Cnidaria, Anthozoa) como espécie-chave no ecossistema recifal de Porto de Galinhas-PE.Brasil através da análise da ictiofauna associada. Objetivo: Avaliar a potencialidade da espécie C. riisei atuar como
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: ecologia de ambientes recifais.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PÉREZ, C. D. ; Kerckhove, O. ; AZEVEDO, V. M. ; SANTOS, A. M. ; GOMES, P. B. . Evaluación del octocoral Carijoa riisei (Cnidaria, Anthozoa) como ingeniero ecosistémico en Porto de Galinhas, Brasil, a través del análisis de la ictiofauna arrecifal asociada. In: XIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE CIENCIAS DEL MAR (XIII COLACMAR), 2009, Havana. Resumenes del XIII CONGRESO LATINOAMERICANO DE CIENCIAS DEL MAR. Havana: Comite Oceanografico Nacional de Cuba, 2009. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
AZEVEDO, V. M.. Influência do mergulho em uma comunidade de peixes de Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MELO, K. P. S. ; SOUZA, C. M. ; LIMA, E. P. ; AZEVEDO, V. M. ; GARCIA, A. C. L. ; ROHDE, Claudia . Variabilidade genética de Drosophila melanogaster na ilha de Fernando de Noronha.. 2011. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
PÉREZ, C. D. ; Kerckhove, O. ; SANTOS, A. M. ; Araujo, M. E. ; GOMES, P. B. ; AZEVEDO, V. M. . Evaluación del octocoral Carijoa riisei (Cnidaria, Anthozoa) como ingeniero ecosistémico en Porto de Galinhas, Brasil, a través del análisis de la ictiofauna arrecifal asociada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AZEVEDO, V. M.; PÉREZ, C. D. ; ARAUJO, E. . Peixes recifais associados com o octocoral carijoa riisei (Cnidaria, Anthozoa) em porto de galinhas-PE.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
AZEVEDO, V. M.; PEREZ, C.D. ; UEJIMA, A.K. ; Silva, L. A. M. ; Cavalcante, S. ; Oliveira D. H. . Coleta e conservação de Artropodes e sua utilização em aulas praticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Simpósio de Ecologia, Genética e Evolução de Drosophila.Variabilidade genética de Drosophila melanogaster na ilha de Fernando de Noronha. 2011. 2011. (Simpósio).

2.
XIV CONGRESO LATINOAMERICANO DE CIENCIAS DEL MAR (XIV COLACMAR). Influência do mergulho em uma comunidade de peixes de Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil. 2011. (Congresso).

3.
2 Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. 2009. (Congresso).

4.
3 Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2009. (Congresso).

5.
3 Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Coleta e conservação de espécimes e sua utilização em aulas práticas na disciplina Zoologia dos Invertebrados II. 2009. (Congresso).

6.
3 Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Peixes recifais associados com o octocoral carijoa riisei (Cnidaria, Anthozoa) em porto de galinhas-PE. 2009. (Congresso).

7.
4 Simpósio Integrado de Ciências da Saúde e Biológicas. 2009. (Simpósio).

8.
4 Simpósio Integrado de Ciências da Saúde e Biológicas.Coleta e conservação de espécimes e sua utilização em aulas práticas na disciplina Zoologia dos Invertebrados II. 2009. (Simpósio).

9.
4 Simpósio Integrado de Ciências da Saúde e Biológicas.Peixes recifais associados com o octocoral carijoa riisei (Cnidaria, Anthozoa) em porto de galinhas-PE. 2009. (Simpósio).

10.
II Simpósio de Inovação em ciências Biológicas. 2009. (Simpósio).

11.
I Simpósio dos estudantes de biologia. 2009. (Simpósio).

12.
Semana de Biologia Animal. 2009. (Outra).

13.
XVII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Peixes recifais associados com o octocoral carijoa riisei (Cnidaria, Anthozoa) em porto de galinhas-PE. 2009. (Congresso).

14.
3 Simppósio Integrado de Ciências da Saúde e Biológicas. 2008. (Simpósio).

15.
II CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2008. (Congresso).

16.
II Seminário Pesca Artesanal & Sustentabilidade Socioambiental. 2008. (Seminário).

17.
I Encontro de Estudantes do CAV/UFPE. 2007. (Encontro).



Outras informações relevantes


- Desenvolveu trabalho como Estagiário Voluntário no Zoológico Melo Verçosa, localizado na cidade de Vitória de Santo Antão/PE, Brasil, acampalhado pelo Biólogo do mesmo, no período de outubro de 2009 a março de 2010.

- Organização e apresentação dos minicursos: "No limite da educação ambiental" e "Biologia e comportamento animal" entre os dias 13 e 29 de outubro de 2009, no Zoológico Municipal Melo Verçosa. Vitória de Santo Antão/PE, ministrados por ocasião da exposição de divulgação científica "O ambiente em foco: de Charles Darwin ao caos climático" como parte do projeto (Quebrando paradigmas: a ciência ao alcance de todos), tendo como público alvo alunos e professores do ensino médio de Vitória de Santo Antão e região. Tendo como orientador do projeto o Prof. Dr. José Eduardo Garcia

BOLSISTA BEX 07/2008
BOLSISTA PIBIC-UFPE 08/2008-08/2009
MONITOR ARTHROPODA (Lic. Cs. Biologicas-CAV-UFPE) 08/2008-12/2008
MONITOR ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS II (LIc. Cs. Biológicas-CAV-UFPE) 08/2009-12/2009
MONITOR ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS I (LIc. Cs. Biológicas-CAV-UFPE) 02/2010-07/2010

- Palestrante convidado durante a " I Capacitação dos agentes ambientais do Projeto Blitz Ambiental do Ipojuca." realizado nos dias 30 e 31 de agosto de 2011; palestra intitulada " Identificação da ictiofauna de Porto de Galinhas."



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 15:40:31