Thatiana Helena de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8893474219361074
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Possui graduação em psicologia (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em psicologia, com área de concentração em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco. Professora Adjunta na graduação e pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal da Bahia. Coordenadora da Liga Acadêmica de Saúde do Trabalhador - LAST e do Grupo de Especializado em Avaliação Psicológica, ambos da UFBA. É editora chefe da Revista Brasileira de Psicologia (UFBA). Membro da diretoria, primeira tesoureira, da Associação Brasileira dos Editores Científicos de Psicologia (ABECiPsi), no biênio 2018-2020. Membro do Conselho Fiscal do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), no biênio 2017-2019. Membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), no biênio 2017-2019. Integrante do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da ANPEPP. Parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em fundamentos e medidas da psicologia, atuando principalmente na área de avaliação psicológica educacional, compreensão de leitura e medidas de habilidades linguísticas. E-mail: thatianahlima@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thatiana Helena de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, T. H.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia.
Estrada São Lázaro
Federação
40210730 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32836437


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Psicologia Conceito CAPES 6.
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
Título: Compreensão de leitura em alunos do Ensino Fundamental II: o teste de Cloze como alternativa de avaliação, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Acácia Aparecida Angeli dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2011
Mestrado em Psicologia (conceito CAPES 6).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
Título: Cloze e Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem: evidências de validade,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Acácia Aparecida Angeli dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino fundamental; Avaliação Psicológica.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia / Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2009
Graduação em Psicologia.
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
Título: Compreensão em leitura e reconhecimento de palavras em crianças do ensino fundamental.
Orientador: Fermino Fernandes Sisto.
Bolsista do(a): Educafro, EDUCAFRO, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Estudo de caso sobre um paciente dependente de her. (Carga horária: 4h).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
2014 - 2014
Avaliação psicodiagnóstica em diferentes contextos. (Carga horária: 4h).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
2014 - 2014
Qualidade motivacional e estratégias de aprendizag. (Carga horária: 4h).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
2014 - 2014
Compreendendo a toxicomania. (Carga horária: 4h).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
2013 - 2013
Teoria de Resposta ao Item (TRI). (Carga horária: 4h).
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2013 - 2013
VIII COREP Psicologia Clínica e Saúde Suplementar. (Carga horária: 3h).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
2012 - 2012
Promoção da autorregulação em crianças. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Análise fatorial confirmatória: conceitos e prátic. (Carga horária: 16h).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
2012 - 2012
Encontro de Supervisores de Estágio - Oficina em P. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Perfis de maus leitores. (Carga horária: 2h).
Home Course - Treinamento Educacional LTDA, HOME COURSE, Brasil.
2012 - 2012
Processamento auditivo e aprendizagem. (Carga horária: 2h).
Home Course - Treinamento Educacional LTDA, HOME COURSE, Brasil.
2011 - 2011
Papel do editor científico. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Editores Científicos, ABEC, Brasil.
2011 - 2011
Submission - PePSIC. (Carga horária: 7h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Método Lógico para Redação Científica Internaciona. (Carga horária: 18h).
Associação Brasileira de Editores Científicos em Psicologia, ABECIPSI, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação Psicológica no contexto esportivo. (Carga horária: 4h).
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica; V Congresso da Associação, CONGRESSO, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Arbitragem. (Carga horária: 30h).
Associação Itatibense de Clubes de Árbitros de Futebol, AIF, Brasil.
2009 - 2009
Avaliação da criatividade no contexto educacional. (Carga horária: 4h).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
2009 - 2009
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periód. (Carga horária: 12h).
Universidade São Francisco, USF, Brasil.
2009 - 2009
Pesquisa em Educação: fundamentos e problemas. (Carga horária: 4h).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
2008 - 2008
Perspectiva Psicopedagógica em Dificuldade de Apre. (Carga horária: 6h).
XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2008 - 2008
Processos Cognitivos Envolvidos na Leitura e Escri. (Carga horária: 30h).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
2007 - 2007
Avaliação Psicológica das Quaixas Escolares. (Carga horária: 6h).
Congresso Nacional de Psicologia Escolar, CONPE, Brasil.
2007 - 2007
A BVS-Psi como recurso de formação na Psicologia. (Carga horária: 4h).
Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Direção e administração, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Coordenação do colegiado do curso de Psicologia.
08/2018 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Quantitativa de Dados
04/2018 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicológica
11/2017 - Atual
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Grupo Especializado em Avaliação Psicológica.
07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Psicologia.
01/2017 - Atual
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação da Liga Acadêmica em Saúde do Trabalhador.
02/2018 - 09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.
04/2018 - 08/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Construção de instrumentos psicológicos
05/2018 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Eleitoral para Direção do IPS.
09/2017 - 03/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Quantitativa de Dados
07/2016 - 02/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Princípios de Psicometria
Testes Psicológicos
07/2016 - 10/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Psicologia III
Pesquisa em Psicologia IV

Universidade São Francisco - Itatiba, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Estágio em docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio em docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Realizado durante o 1º semestre de 2010, cumprindo 68 horas-aula de estágio em docência em uma turma da disciplina Psicometria e Avaliação da Inteligência oferecida ao 3º semestre do curso de Psicologia Noturno no campus Itatiba. A aluna colaborou, dentro dos objetivos desta disciplina, com a aplicação de provas, realização de chamadas, correção de trabalhos, bem como a exposição de um dos testes utilizados durante a disciplina

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio em docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações
Realizado durante o 2º semestre de 2010, cumprindo 68 horas-aula de estágio em docência em uma turma da disciplina Avaliação Psicológica Aplicada oferecida ao 6º semestre do curso de Psicologia Noturno no campus Itatiba. A aluna colaborou, dentro dos objetivos desta disciplina, com a aplicação de provas, realização de chamadas e correção de trabalhos.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 14
Outras informações
Disciplinas ministradas: Análise do comportamento humano, Dificuldades no processo ensino aprendizagem, Pesquisa e produção científica em psicologia, Avaliação da Personalidade e Processos Psicológicos Básicos.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade Jaguariúna, FAJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente nível F, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina ministrada: Personalidade, estrutura e dinâmica.


UNIGRAD - pós-graduação, UNIGRAD, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Disciplina: Fundamentos psicométricos e Construção de instrumentos


Símbolo Instituto, SÍMBOLO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Pós-graduação em Psicopedagogia; Disciplinas ministradas: Avaliação e Investigação Psicopedagógica; Psicopatologia dos transtornos mentais na aprendizagem.


Talentos Humanos Educação e Cultura, TALENTOS HUMANOS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Disciplinas ministradas: Terapia Cognitivo Comportamental com criança e adolescente e Transtornos geralmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou na adolescência; Avaliação Diagnóstica em Terapia Cognitivo Comportamental: Laudos, Pareceres, CID 10 e DSM.


Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Habilidades linguísticas e fatores associados em estudantes do ensino fundamental
Descrição: O objetivo principal do presente projeto é o de verificar os níveis de habilidades linguísticas e dos fatores associados (motivação para aprender, estratégias e estilos de aprendizagem) das crianças participantes do estudo, bem como analisar a relação entre esses construtos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Thatiana Helena de Lima - Coordenador / Joana de Lima Tavares - Integrante / Carolina Monteiro da Silva Ferreira - Integrante / Jaqueline Pinto Rebello - Integrante / Maria Fernanda Brasida Miranda - Integrante / Marcos Vinicius Santana dos Santos - Integrante / Thais Rodrigues Monteiro - Integrante / Egon Ralf Souza Vidal - Integrante / Emili de Lima Marques - Integrante.
2015 - Atual
PSICOLOGIA EVOLUTIVA, DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E TRANSIÇÕES ESCOLARES

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Neide de Brito Cunha em 11/03/2017.
Descrição: O propósito deste projeto é reunir pesquisadores interessados em desenvolver trabalhos no âmbito da avaliação psicoeducacional. Poderão ser exploradas metodologias quantitativas e qualitativas que favoreçam o uso,​ a​ adaptação e a construção de instrumentos de observação e avaliação, bem como estudados seus parâmetros psicométricos. Também poderá ser promovida a intervenção psicológica em contextos educativos para remediação ou prevenção de dificuldades de aprendizagem. Serão incentivadas as pesquisas em ​conjunto, com diferentes perspectivas e em todos os níveis de educação. Esperam-se como produtos,​ publicações de pesquisas em revistas científicas e em livros, assim como a participação dos membros em reuniões e eventos científicos​, que deverão ser amplamente divulgados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Thatiana Helena de Lima - Integrante / Neide Brito Cunha - Coordenador / Susana Gakyia Caliatto - Integrante / Sandra Maria da Silva Sales de Oliveira - Integrante / Ana Filipa Alves - Integrante / Ana Cristina Azevedo Martins - Integrante / Leandro da Silva Almeida - Integrante / Andreia Osti - Integrante.
2008 - 2011
Avaliação de habilidades lingüísticas: estudos de validade com crianças do ensino fundamental
Descrição: Busca evidências de validade para diversos intrumentos utilizados na avaliação das habilidades linguísticas com crianças do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Relações entre o uso de jogos eletrônicos e o desenvolvimento viso-motor
Descrição: Busca possíveis relações entre a utilização de jogos eletrônicos e o desenvolvimento viso-motor.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Validade Convergente entre Instrumentos de Avaliação da Vivência Acadêmica
Descrição: Busca de validade para instrumentos, atualmente, utilizados para avaliação da vivência acadêmica..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Grupo Especializado em Avaliação Psicológica
Descrição: Grupo especializado em avaliação psicológica no Serviço de Psicologia, que atende à demanda por este tipo de atendimento e serve de campo de práticas para alunos de Psicologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Thatiana Helena de Lima - Coordenador / Maria Fernanda Brasida Miranda - Integrante / Marcos Vinicius Santana dos Santos - Integrante / Thais Rodrigues Monteiro - Integrante / Wiliane Santos de Oliveira - Integrante / Simei Miranda de Jesus - Integrante / Egon Ralf Souza Vidal - Integrante.
2017 - Atual
Liga Acadêmica de Saúde do Trabalhador
Descrição: O trabalho constitui a atividade pela qual o homem transforma a natureza e, neste processo, se transforma.A liga acadêmica em saúde do trabalhador tem como objetivo geral promover um espaço de discussão sobre a temática voltada a saúde do trabalhador, viabilizando atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para alcançar os objetivos da Liga Acadêmica em Saúde do Trabalhador (LAST), serão estimulados desenvolvimento de núcleos de discussões científicas, elaboração de projetos para futuras publicações, tais como artigos, cartilhas, folders e revistas, além de eventos científicos.As reuniões da Liga serão realizadas semanalmente com duração mínima de 1hora , estão previstas atividades e internas e externas com participação de outros cursos e instituições..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Thatiana Helena de Lima - Coordenador / Yuri da Silva Oliveira - Integrante / Laíza Muniz de Santana Santos - Integrante / Ícaro Reis - Integrante / Jean Pedro Medeiros de Carvalho - Integrante / Ana Caroline Crispim de Jesus Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA
2016 - 2017
Periódico: Revista Psicologia: Ensino & Formação
2011 - 2016
Periódico: Avaliação Psicológica (Impresso)
2009 - 2011
Periódico: Psico-USF


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Sul Americana de Psicologia
2015 - Atual
Periódico: Avaliação Psicológica (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Estudos de Psicologia (UFRN)
2015 - Atual
Periódico: Psico-USF (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Psico (PUCRS. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Argumentos Pró-Educação
2017 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA
2018 - Atual
Periódico: ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Melhor painel da Pós-Graduação apresentado no XIX Encontro de Iniciação Científica, XII Encontro de Pós-Graduação, VII Encontro de Extensão Universitária, Seminários E. H. C. - VI Ciclo, Universidade São Francisco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Santos, A. A. A.2018Santos, A. A. A. ; MORAES, M. S. ; LIMA, T. H. . Compreensão de leitura e motivação para aprendizagem de alunos do ensino fundamental. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 22, p. 93-101, 2018.

2.
Santos, A. A. A.2017 Santos, A. A. A. ; LIMA, T. H. . Exploratory and confirmatory factor analysis of the Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica, a phonological awareness test. ESTUDOS DE PSICOLOGIA, v. 34, p. 211-218, 2017.

3.
Santos, A. A. A.2017Santos, A. A. A. ; FERRAZ, A. S. ; LIMA, T. H. ; CUNHA, N. B. ; Oliveira, K. L. ; SILVA, I. ; Suehiro, A. C. B. . Habilidades linguísticas: relações entre a consciência fonológica e a escrita. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (UERJ. IMPRESSO), v. 17, p. 575-594, 2017.

4.
LIMA, T. H.2016LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Compreensão de leitura e uso de estratégias de aprendizagem: estudo correlacional. Argumentos Pró-Educação, v. 1, p. 103-117, 2016.

5.
Suehiro, A. C. B.2016Suehiro, A. C. B. ; LIMA, T. H. . Instrumentos usados na avaliação cognitiva no contexto do Ensino Fundamental: análise da Produção Científica. Avaliação Psicológica, v. 15, p. 67-76, 2016.

6.
LIMA, T. H.2016LIMA, T. H.; MARTINS, M. R. ; Santos, A. A. A. ; NUNES, M. F. O. . Autoeficácia para Atividades Ocupacionais: Uma Comparação entre as Gerações X e Y. REVISTA BRASILEIRA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, v. 17, p. 201-210, 2016.

7.
SANTOS, F. C.2016SANTOS, F. C. ; CAMPOS, M. S. ; FIGUEIREDO, Y. V. ; LIMA, T. H. . Construção e Estudo Preliminar da Escala de Crenças Compartilhadas Sobre Psicólogos (ECCP). PSICOLOGIA ENSINO & FORMAÇÃO, v. 7, p. 63-72, 2016.

8.
Rueda, F. J. M.2013Rueda, F. J. M. ; OTTATI, F. ; Pinto, L. P. ; LIMA, T. H. ; BUENO, J. M. P. . Construção e validação de uma Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 12, p. 43-50, 2013.

9.
Santos, A. A. A.2011Santos, A. A. A. ; Mognon, J. F. ; LIMA, T. H. ; CUNHA, N. B. . A relação entre vida acadêmica e a motivação para aprender em universitários. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 15, p. 283-290, 2011.

10.
Pinto, L. P.2011Pinto, L. P. ; LIMA, T. H. ; Lima, R. C. . Estudo da produção científica da revista Psico-USF de 2007 a 2011. Psico-USF (Impresso), v. 16, p. 383-390, 2011.

11.
LIMA, T. H.2010 LIMA, T. H.; CUNHA, N. B. ; Santos, A. A. A. ; Mognon, J. F. . DESENVOLVIMENTO VISOMOTOR E USO DE JOGOS ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 1, p. 202-215, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Compreensão de leitura e sua relação com raciocínio verbal. In: Susana Gakyia Caliatto; Sandra Maria da Silva Sales Oliveira; Neide de Brito Cunha; Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly. (Org.). Avaliação: diferentes processos no contexto educacional. 1ªed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, v. , p. 101-117.

2.
Santos, A. A. A. ; LIMA, T. H. . Estudar tem jeito certo? - A hora e a vez de sabermos sobre a importância dos estilos cognitivos e de aprendiizagem. In: Oliveira, G. C.; Fini, L. D. T.; Boruchovitch, E.; Brenelli, R. P.. (Org.). Educar crianças, grandes desafios: como enfrentar?. 1ed.Petrópolis: Vozes, 2014, v. , p. 165-172.

3.
Santos, A. A. A. ; LIMA, T. H. ; Silveira, F. J. ; Oliveira, N. R. P. ; Leme, E. M. . Relação entre a compreensão de leitura e a consciência fonológica. In: Almeida, L. S.; Silva, B. D.; Caires, S.. (Org.). Actas do I Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos". Braga: CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2010, v. , p. 1584-1593.

4.
Sisto, F. F. ; CASTRO, N. R. ; Roses, C. ; Targa, J. ; Godoy, S. ; Freitas, F. A. ; Hatamoto, C. T. ; LIMA, T. H. . Estudo exploratório para a construção de uma Escala de Satisfação no Trabalho. In: L. Almeida e cols. (Org.). (Org.). Avaliação Psicológica Formas e Contextos. Braga-PT: Psiquilíbrios, 2008, v. XIII, p. -.

5.
Neri, M. L. ; Santos, A. A. A. ; LIMA, T. H. . Habilidade viso-motora de crianças surdas avaliadas pelo Bender-SPG. In: L. Almeida e cols. (Org.). (Org.). Avaliação Psicológica Formas e Contextos. Braga-PT: Psiquilíbrios, 2008, v. XIII, p. -.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Lopes, R. M. M. ; Lemos, T. H. ; LIMA, T. H. ; Mognon, J. F. ; Santos, A. A. A. . Estratégias de aprendizagem em alunos do ensino fundamental. In: AIDEP. Asociación Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica e 7º Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2009, Buenos Aires. AIDEP. Asociación Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica e 7º Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. ; FERRAZ, A. S. . ADAPTAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR. In: 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, 2018, Setúbal. 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, 2018.

2.
LIMA, T. H.. O TESTE DE CLOZE: ANÁLISE DE SUAS PROPRIEDADES E POSSIBILIDADES DE RELAÇÃO. In: 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, 2018, Setúbal. 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, 2018.

3.
CUNHA, N. B. ; LIMA, T. H. ; Santos, A. A. A. ; Oliveira, K. L. . TESTE DE CLOZE: EVIDÊNCIA DE VALIDADE POR PROCESSO DE RESPOSTA. In: 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, 2018, Setúbal. 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, 2018.

4.
LIMA, T. H.. ▪ Relações entre motivação para aprender e adaptação acadêmica no Ensino Superior. In: X COLÓQUIO DE PSICOLOGIA ESCOLAR VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL ?COGNIÇÃO, APRENDIZAGEM E DESEMPENHO?, 2018, Braga. X COLÓQUIO DE PSICOLOGIA ESCOLAR VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL ?COGNIÇÃO, APRENDIZAGEM E DESEMPENHO?, 2018.

5.
LIMA, T. H.. TESTE DE CLOZE E SUA RELAÇÃO COM OUTRAS HABILIDADES LINGUÍSTICAS. In: 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, 2018, Setúbal. 6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT, 2018.

6.
LIMA, T. H.; LUCA, L. . Divulgação Científica: há valorização da publicação?. In: IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2014, São Paulo. IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2014.

7.
LIMA, T. H.; MOGNON, J. F. ; Leme, E. M. ; Santos, A. A. A. . Estilos de Aprendizagem e Compreensão de Leitura no Ensino Fundamental. In: XIX Encontro de Iniciação Científica, XII Encontro de Pós-Graduação, VII Encontro de Extensão Universitária, Seminários E. H. C. - VI Ciclo, 2013, Itatiba. XIX Encontro de Iniciação Científica, XII Encontro de Pós-Graduação, VII Encontro de Extensão Universitária, Seminários E. H. C. - VI Ciclo, 2013.

8.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Habilidades linguísticas e sua relação com variáveis cognitivas e afetivas. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2013, Maceió. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2013.

9.
LIMA, T. H.; MOGNON, J. F. ; Santos, A. A. A. . Estilos e estratégias de aprendizagem em estudantes do ensino fundamental. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2013, Maceió. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2013.

10.
LIMA, L. B. V. ; LIMA, T. H. ; CUNHA, N. B. ; MOGNON, J. F. ; Santos, A. A. A. . Compreensão de leitura: comparação entre cidades.. In: XVIII Encontro de Iniciação Científica, XI Encontro de Pós Graduação, VII Encontro de Extensão Universitária da USF, 2012, Campinas. XVIII Encontro de Iniciação Científica, XI Encontro de Pós Graduação, VII Encontro de Extensão Universitária da USF, 2012.

11.
Mognon, J. F. ; LIMA, T. H. . Iniciação Científica: Primeiros Passos para a área da Pesquisa. In: 2a. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, 2012, São Paulo. Compromisso com a construção do bem comum, 2012.

12.
LIMA, L. B. V. ; CUNHA, N. B. ; LIMA, T. H. ; Oses, P. C. C. ; OLIVEIRA, E. Z. ; Santos, A. A. A. . Instrumentos que avaliam consciência fonológica e compreensão de leitura: estudo de validade. In: 7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.

13.
LIMA, L. B. V. ; CUNHA, N. B. ; LIMA, T. H. ; Oses, P. C. C. ; OLIVEIRA, E. Z. ; Santos, A. A. A. . Evidência de validade de critério do Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica. In: 7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. 7º Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.

14.
CUNHA, N. B. ; LIMA, T. H. ; Santos, A. A. A. . Avaliação da consciência fonológica no ensino fundamental: diferenças relativas à idade. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011.

15.
LIMA, T. H.; Mognon, J. F. ; CUNHA, N. B. ; BORUCHOVITCH, E. . Crenças de autoeficácia, estratégias de aprendizagem e motivação para aprender: estudo correlacional. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011.

16.
LIMA, T. H.; CUNHA, N. B. ; Santos, A. A. A. . Compreensão de leitura e as diferenças relativas à idade em crianças do ensino fundamental. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011.

17.
LIMA, T. H.; CUNHA, N. B. ; LIMA, L. B. V. ; OLIVEIRA, E. Z. ; Oses, P. C. C. ; Santos, A. A. A. . Desempenho escolar: relação com compreensão de leitura. In: V Congresso brasileiro de avaliação psicológica, 2011, Bento Gonçalves. V Congresso brasileiro de avaliação psicológica, 2011.

18.
LIMA, T. H.; CUNHA, N. B. ; LIMA, L. B. V. ; OLIVEIRA, E. Z. ; Oses, P. C. C. ; Santos, A. A. A. . Relação entre o desempenho escolar e a escrita. In: V Congresso brasileiro de avaliação psicológica, 2011, Bento Gonçalves. V Congresso brasileiro de avaliação psicológica, 2011.

19.
LIMA, T. H.. Compreensão de leitura e estratégias de aprendizagem no ensino fundamental. In: V Congresso brasileiro de avaliação psicológica, 2011, Bento Gonçalves. V Congresso brasileiro de avaliação psicológica, 2011.

20.
LIMA, L. B. V. ; LIMA, T. H. ; CUNHA, N. B. ; Oses, P. C. C. ; OLIVEIRA, E. Z. ; Santos, A. A. A. . Avaliação da compreensão de leitura no ensino fundamental. In: V Congresso brasileiro de avaliação psicológica, 2011, Bento Gonçalves. V Congresso brasileiro de avaliação psicológica, 2011.

21.
LIMA, L. B. V. ; Santos, A. A. A. ; CUNHA, N. B. ; LIMA, T. H. . Evidências de validade de medidas que avaliam habilidades linguísticas. In: VIII Congresso Iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV Conferência internacional avaliação psicológica: formas e contextos, 2011, Lisboa. VIII Congresso Iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV Conferência internacional avaliação psicológica: formas e contextos, 2011.

22.
Santos, A. A. A. ; CUNHA, N. B. ; LIMA, L. B. V. ; LIMA, T. H. . Estudos de validade entre instrumentos de medida de leitura e escrita. In: VIII Congresso Iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV Conferência internacional avaliação psicológica: formas e contextos, 2011, Lisboa. VIII Congresso Iberoamericano de avaliação/evaluación psicológica e XV Conferência internacional avaliação psicológica: formas e contextos, 2011.

23.
LIMA, T. H.; Mognon, J. F. ; Santos, A. A. A. . Relação entre a vida acadêmica e habilidades sociais em universitários. In: Semana de Psicologia e IV Jornada Cientifica de Psicologia: Formação em Psicologia e Compromisso Ético: novas realidades, possíveis caminhos, 2010, Itatiba. Semana de Psicologia e IV Jornada Cientifica de Psicologia: Formação em Psicologia e Compromisso Ético: novas realidades, possíveis caminhos, 2010.

24.
LIMA, T. H.; Lopes, R. M. M. ; Leme, E. M. ; Oliveira, M. N. ; Oses, P. C. C. . Compreensão de leitura em crianças do ensino fundamental. In: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.

25.
Mognon, J. F. ; LIMA, T. H. ; Lopes, R. M. M. ; Santos, A. A. A. . Estudo correlacional entre motivação e estratégias de aprendizagem com estudantes do ensino médio. In: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2010.

26.
Silva, M. A. ; LIMA, T. H. ; Mognon, J. F. ; Santos, A. A. A. . Vivência Acadêmica e Compreensão em Leitura: um estudo com universitários. In: 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Psicologia e Compromisso Social: Unidade na Diversidade, 2009, Belém. 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Psicologia e Compromisso Social: Unidade na Diversidade, 2009.

27.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . O teste de Cloze como instrumento de avaliação do desempenho escolar. In: XV Encontro de Iniciação Científica, VIII Encontro de Pós Graduação, IV Encontro de Extensão Universitária, 2009, Campinas. XV Encontro de Iniciação Científica, VIII Encontro de Pós Graduação, IV Encontro de Extensão Universitária, 2009.

28.
Suehiro, A. C. B. ; LIMA, T. H. ; Santos, A. A. A. . Aprendizagem da Escrita em Estudantes do Ensino Fundamental. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, 2009, São Paulo. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, 2009.

29.
Humel, J. A. A. ; Mattioli, M. C. C. ; LIMA, T. H. ; Oliveira, K. L. . Vivências da Cidadania: um projeto interventivo com alunos do ensino profissionalizante. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, 2009, São Paulo. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, 2009.

30.
Lopes, R. M. M. ; LIMA, T. H. ; Lemos, T. H. ; Mognon, J. F. ; Santos, A. A. A. ; Soares, A. B. ; Valory, T. . Vivência Acadêmica em Estudantes do Ensino Superior. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, 2009, São Paulo. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, 2009.

31.
Mognon, J. F. ; LIMA, T. H. ; Santos, A. A. A. . Estilos de Aprendizagem e Motivação para Aprender: um estudo correlacional com universitários. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, 2009, São Paulo. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, 2009.

32.
LIMA, T. H.; Lima, L. J. S. ; Mognon, J. F. ; Oliveira, K. L. . Estudo Exploratório Acerca da Afetividade na Escola. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, 2009, São Paulo. IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, 2009.

33.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . O Teste de Cloze e sua relação com o desempenho escolar. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação PsicológicaV Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação PsicológicaV Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2009.

34.
Lopes, R. M. M. ; LIMA, T. H. ; Mognon, J. F. ; Santos, A. A. A. . Recurso familiar e desenvolvimento da consciência fonológica no contexto da educação infantil. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica; V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos; XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2009, Campinas. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica; V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos; XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2009.

35.
LIMA, T. H.; Gurgel, M. G. A. ; Sisto, F. F. ; Santos, A. A. A. . Compreensão em Leitura e Reconhecimento de Palavras em Crianças do Ensino Fundamental. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica; V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos; XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2009, São Paulo. IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica; V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos; XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2009.

36.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Relações entre o uso de jogos eletrônicos e o desenvolvimento viso-motor. In: II Jornada Científica e a Semana de Estudos, 2008, Itatiba. II Jornada Científica e a Semana de Estudos, 2008.

37.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Desenvolvimento viso-motor e uso de jogos eletrônicos. In: XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2008, Braga. XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2008.

38.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Possíveis Relações entre o uso de Jogos Eletrônicos e o Desnvolvimento Viso-Motor em Crianças do Ensino Fundamental. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008, Uberlândia. XXXVIII Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008.

39.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Uso de jogos eletrônicos e desenvolvimento viso-motor em crianças do ensino fundamental. In: XIV Encontro de Iniciação Científica, VII Encontro de Pós-Graduação, III Encontro de Extensão Universitária, 2008, São Paulo. XIV Encontro de Iniciação Científica, VII Encontro de Pós-Graduação, III Encontro de Extensão Universitária, 2008.

40.
OLIVEIRA, E. Z. ; LIMA, T. H. ; Santos, A. A. A. . A técnica de Cloze como Instrumento Diagnóstico de Compreensão em Leitura. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João Del Rei. VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007.

41.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Validade Convergente entre Instrumentos de Avaliação da Vivência Acadêmica. In: XIII Encontro de Iniciação Científica, VI Encontro de Pós-graduação, II Encontro de Extensão Universitária, 2007, Bragança Paulista. XIII Encontro de Iniciação Científica, VI Encontro de Pós-graduação, II Encontro de Extensão Universitária, 2007.

42.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Validade Convergente entre instrumentos da Vivência Acadêmica e Estratégias de Estudo. In: I Jornada Cientifica e Semana de Estudos, 2007, Itatiba. I Jornada Cientifica e Semana de Estudos, 2007.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, T. H.; CUNHA, N. B. ; Suehiro, A. C. B. . Produção científica em avaliação psicológica no contexto escolar/educacional. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL, 2019.

2.
LUCIO, P. S. ; LIMA, T. H. ; JESUINO, A. D. S. A. ; Rueda, F. J. M. . Compreensão de leitura e consciência morfológica em crianças do ensino fundamental. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, T. H.. Habilidades linguísticas e fatores associados em estudantes de ensino fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RANA, M. P. ; ESSLINGER, B. A. ; FERRARI, L. M. ; TAVARES, L. A. ; SANTOS, A. V. B. F. ; VIEIRA, C. L. R. S. ; LIMA, T. H. . A percepção de justiça no trabalho de profissionais terceirizados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, C. A. ; ALVES, C. O. C. ; PALMA, T. W. A. ; LIMA, T. H. . CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MEDIR AUTOEFICÁCIA EM CONCLUINTES DO CURSO DE PSICOLOGIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, N. V. ; Santos, A. A. A. ; LIMA, T. H. . A relação entre compreensão de leitura e consciência metatextual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LIMA, L. B. V. ; LIMA, T. H. ; CUNHA, N. B. ; Mognon, J. F. ; Santos, A. A. A. . Compreensão de leitura: uma comparação entre cidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Noronha, A. P. P. ; Ávila-Batista, A. C. ; Collares, C. F. ; Cézar, E. O. ; Silveira, F. J. ; Lamas, K. C. ; Pinto, L. P. ; LIMA, L. B. V. ; LIMA, T. H. ; Masotti, D. R. ; Barros, M. V. C. ; Freitas, P. C. S. ; Campos, R. R. F. . Análise da produção científica de orientação profissional e desenvolvimento de carreira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
LIMA, L. B. V. ; CUNHA, N. B. ; LIMA, T. H. ; Oses, P. C. C. ; OLIVEIRA, E. Z. ; Santos, A. A. A. . Evidência de validade de critério do Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
LIMA, L. B. V. ; CUNHA, N. B. ; LIMA, T. H. ; Oses, P. C. C. ; OLIVEIRA, E. Z. ; Santos, A. A. A. . Instrumentos que avaliam consciência fonológica e compreensão de leitura: estudo de validade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
LIMA, T. H.; CUNHA, N. B. ; LIMA, L. B. V. ; OLIVEIRA, E. Z. ; Oses, P. C. C. ; Santos, A. A. A. . Desempenho escolar: relação com compreensão de leitura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LIMA, L. B. V. ; LIMA, T. H. ; CUNHA, N. B. ; Oses, P. C. C. ; OLIVEIRA, E. Z. ; Santos, A. A. A. . Avaliação da compreensão de leitura no ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LIMA, T. H.; CUNHA, N. B. ; LIMA, L. B. V. ; OLIVEIRA, E. Z. ; Oses, P. C. C. ; Santos, A. A. A. . Relação entre o desempenho escolar e a escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LIMA, T. H.. Compreensão de leitura e estratégias de aprendizagem no ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
LIMA, T. H.; CUNHA, N. B. ; Santos, A. A. A. . Compreensão de leitura e as diferenças relativas à idade em crianças do ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
LIMA, T. H.; Mognon, J. F. ; CUNHA, N. B. ; BORUCHOVITCH, E. . CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO PARA APRENDER: ESTUDO CORRELACIONAL'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CUNHA, N. B. ; LIMA, T. H. ; Santos, A. A. A. . AVALIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: DIFERENÇAS RELATIVAS À IDADE' no X CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
LIMA, L. B. V. ; Santos, A. A. A. ; CUNHA, N. B. ; LIMA, T. H. . Evidências de validade de medidas que avaliam habilidades linguísticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Santos, A. A. A. ; CUNHA, N. B. ; LIMA, L. B. V. ; LIMA, T. H. . Estudos de validade entre instrumentos de medida de leitura e escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
LIMA, T. H.. Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . O teste de Cloze como instrumento de avaliação do desempenho escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
Suehiro, A. C. B. ; LIMA, T. H. ; Santos, A. A. A. . Aprendizagem da escrita em estudantes do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
Humel, J. A. A. ; Mattioli, M. C. C. ; LIMA, T. H. ; Oliveira, K. L. . ViVências da Cidadania: um projeto interventivo com alunos do ensino profissionalizante. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . O teste de Cloze e sua relação com o desempenho escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
Lopes, R. M. M. ; Lemos, T. H. ; LIMA, T. H. ; Mognon, J. F. ; Santos, A. A. A. . Estratégias de aprendizagem em alunos do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
LIMA, T. H.; Mognon, J. F. ; Santos, A. A. A. . Estudo da compreensão em leitura e da escrita em alunos do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
Mognon, J. F. ; LIMA, T. H. ; Santos, A. A. A. . Motivação para aprender em estudantes universitérios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
LIMA, T. H.; Gurgel, M. G. A. ; Sisto, F. F. ; Santos, A. A. A. . Compreensão em Leitura e Reconhecimento de Palavras em Crianças do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Uso de jogos eletrônicos e desenvolvimento viso-motor em crianças do ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Possíveis relações entre o uso de jogos eletrônicos e o desenvolvimento viso-motor em crianças do ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
LIMA, T. H.. Relato da Experiência: Iniciação Científica e o Projeto de Pesquisa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
OLIVEIRA, E. Z. ; LIMA, T. H. ; Santos, A. A. A. . A Técnica de Cloze como Instrumento Diagnóstico de Compreensão em Leitura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Validade convergente entre instrumentos de avaliação da vivência acadêmica e estratégias de estudo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Validade convergente entre instrumentos de avaliação da vivência acadêmica e estratégias de estudo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, T. H.. Avaliação da atenção concentrada no contexto do trânsito 2010 (Resenha).

2.
LIMA, T. H.. Inventário de Habilidades Sociais: pioneirismo na avaliação clínica, educacional e organizacional. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, T. H.. IX Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e XIII Encontro Juizforano de Psicologia: Produção científica, formação acadêmica e capacitação profissional: Estará o psicólogo preparado para atender às demandas da sociedade?. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, T. H.. Habilidades linguísticas no ensino fundamental: pesquisas e publicações. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, T. H.. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, T. H.. Habilidades Linguísticas: Instrumentos de Avaliação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, T. H.. Debatedor de Pôster. 2010. (Debatedor de Pôster).

5.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . Compreensão em leitura e reconhecimento de palavras em crianças do ensino fundamental. 2009. (Relatório de pesquisa).

6.
LIMA, T. H.; Santos, A. A. A. . DESENVOLVIMENTO VISO-MOTOR E USO DE JOGOS ELETRÔNICOS. 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ABREU, J. N. S.; MIRANDA, M. C.; LIMA, T. H.. Participação em banca de CASSIO DOS SANTOS LIMA. EFEITOS NEUROPSICOLÓGICOS DA EXPOSIÇÃO AO MERCÚRIO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REGIÃO DO RIO MADEIRA - RONDÔNIA. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

2.
CALIATTO, S. G.; CUNHA, N. B.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Antônio José Figueiredo Oliveira. Validação de uma escala de estratégias de aprendizagem na universidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí.

3.
CUNHA, N. B.; OLIVEIRA, S. M. S. S.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Laura Moreira Amaral. Autorregulação da aprendizagem e jogos cooperativos nas aulas de educação física. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí.

4.
CUNHA, N. B.; LIMA, T. H.; OLIVEIRA, S. M. S. S.. Participação em banca de Joyce Marielle de Carvalho Silvério. Relações entre psicomotricidade e flexibilidade cognitiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí.

5.
CUNHA, N. B.; LIMA, T. H.; CALIATTO, S. G.. Participação em banca de Júlio Antônio Moreira Gomes. Relações entre ambiente familiar e desempenho acadêmico. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí.

Teses de doutorado
1.
ALVARENGA, P.; ARAUJO, L. B.; ULIAN, A. L. A. O.; FERREIRA, T. A. S.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Tatiana Chagas Correia Haendel. Efeitos de uma intervenção baseada na atenção plena sobre a tolerância ao atraso do reforçador em crianças de educação infantil. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
Santos, A. A. A.; LIMA, T. H.; BAPTISTELLA, E. C. F.. Participação em banca de Ana Lucia Pereira da Silva Minutti. Estudo correlacional entre atribuições causais, estratégias autoprejudiciais e autopercepção de desempenho em universitários. 2018.

2.
Santos, A. A. A.; LIMA, T. H.; LIMA, L. B. V.. Participação em banca de Adriana Satico Ferraz. Atribuições de causalidade: evidências de validade de sua medida em alunos do ensino fundamental. 2018.

3.
LIMA, T. H.; MARTINS, C. R.. Participação em banca de Yuri Eduardo de Santana. Parâmetros psicométricos do Teste de Arrumação do Armário. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia.

4.
CUNHA, N. B.; OLIVEIRA, S. M. S. S.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Laura Moreira Amaral. Autorregulação da aprendizagem e jogos cooperativos nas aulas de educação física. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Vale do Sapucaí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, T. H.; JACOBUTTI, P. G.. Participação em banca de Adriana de Sousa Oliveira.Vulnerabilidade e stress: diferenças entre funcionários de diferentes setores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

2.
LIMA, T. H.; JACOBUTTI, P. G.. Participação em banca de Elisângela Flores Rodrigues.Níveis de ansiedade em universitários dos semestres iniciais e finais do curso de Psicologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

3.
LIMA, T. H.; JACOBUTTI, P. G.. Participação em banca de Natanael Gomes dos Reis.Satisfação profissional em trabalhadores com formação superior e ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

4.
LIMA, T. H.; JACOBUTTI, P. G.. Participação em banca de Regiane Aparecida Thomazine.O estresse em funcionários que atuam no corpo de bombeiros. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

5.
LIMA, T. H.; Cantalice, L. M.. Participação em banca de Andreia Gonçalves.Principais queixas da população infantil atendida em uma clínica escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

6.
LIMA, T. H.; Cantalice, L. M.. Participação em banca de Catarina Possenti Sette.Vivências acadêmicas de estudantes do ensino superior: um estudo comparativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

7.
LIMA, T. H.; Cantalice, L. M.. Participação em banca de Lucimara Cristiane Domingos.Avaliação da compreensão de leitura em estudantes universitários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

8.
LIMA, T. H.; Cantalice, L. M.. Participação em banca de Danielle Cristina Brollo.A relação entre indecisão profissional e estilos parentais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

9.
LIMA, T. H.; Cantalice, L. M.. Participação em banca de Letícia Aparecida Vicentini Ferreira.Motivação para aprendizagem em universitários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

10.
SBROGGIO, A. M. R.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Stella Calvi Franco Penteado.A escolha profissional e os estilos parentais de jovens universitários. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

11.
SBROGGIO, A. M. R.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Tânia Escócio Gimenez.Motivos da interrupção dos atendimentos mo Centro Clínico de Psicologia da Universidade São Francisco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

12.
SBROGGIO, A. M. R.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Orlando Bueno Filho.Fatores de personalidade e escolha de perspectiva teórica de estudantes de Psicologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

13.
SBROGGIO, A. M. R.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Fernando Paes de Santana.Relação entre sintomas depressivos e percepção de suporte familiar em profissionais de segurança privada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

14.
CAMPOS, K. C. L.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Camila Marcella.Gerações X e Y: Um estudo sobre estilos de liderança. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

15.
CAMPOS, K. C. L.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Camila Pereira Costa.Estilos de Liderança e Produtividade: um estudo comparativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

16.
CAMPOS, K. C. L.; LIMA, T. H.. Participação em banca de William Gutierrez.Nível de estresse em trabalhadores que fazem uso contínuo do computador no trabalho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

17.
CAMPOS, K. C. L.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Leide Jane da Silva Zem.Personalidade e inteligência emocional: um estudo correlacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

18.
CAMPOS, K. C. L.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Cláudia Maria da Silva Guimaro.Valores organizacionais e formas de gestão do terceiro setor na perspectiva de dirigentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

19.
Bighetti, C. A.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Michelle de Oliveira Lorenti.Suporte familiar e qualidade de vida em familiares cuidadores de idosos em home care. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

20.
Bighetti, C. A.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Gabriela Cristina Bispo.Percepção sobre a sexualidade e a relação com a qualidade de vida de idosos casados e não casados. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

21.
Bighetti, C. A.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Juliana Munique de Souza Siqueira.Agressividade e aspectos cognitivos na adolescência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

22.
Pecorari, E. N.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Jefferson de Souza Souto.Aprender sobre e aprender como: efeito de dois métodos de ensino para utilização de extintores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

23.
Pecorari, E. N.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Luciana Regina Ferreira.Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e desempenho acadêmico: relação entre os construtos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

24.
Pecorari, E. N.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Priscila Duarte Porfirio.O efeito de um treino verbal sobre o comportamento de descrever de professores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

25.
Pecorari, E. N.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Maria Aparecida Avelino da Silva.Estudo das características psicométricas da Escala de Desempenho Tecnológico para Docentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

26.
Bighetti, C. A.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Vanessa Cristina Ribeiro Gonçalves.Compreensão de leitura e sua relação com o autoconceito em alunos do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

27.
Bighetti, C. A.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Natália de Gênova.Relação entre atenção e compreensão em leitura: um estudo com universitários. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

28.
Bighetti, C. A.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Elizaine Ambrosin.Relação entre memória e dificuldade de aprendizagem na escrita de crianças do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

29.
Bighetti, C. A.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Pâmela Malio Pardini Pavan.Desempenho cognitivo no teste Pfister de crianças de escola pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

30.
Bighetti, C. A.; LIMA, T. H.. Participação em banca de Ana Paula de Lima.Interesse profissional e habilidades sociais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

31.
LIMA, T. H.; Vendramini, C. M. M.. Participação em banca de Mara Eliana Tofanin.Dificuldades encontradas na contratação de pessoas com deficiência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

32.
LIMA, T. H.; Vendramini, C. M. M.. Participação em banca de Odirlei Aparecido da Cunha.Ansiedade em alunos formandos do curso de psicologia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

33.
LIMA, T. H.; Cantalice, L. M.. Participação em banca de Roberta Leonidas Oliveira Gimenez.Autopercepção de emoções e compreensão de leitura: estudo com alunos do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

34.
LIMA, T. H.; Ambiel, R. A. M.. Participação em banca de Jocemara Ferreira Mognon.Auto-eficácia na transição para o trabalho e exploração de carreira em formandos de Engenharia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.

35.
LIMA, T. H.; Vendramini, C. M. M.. Participação em banca de Luciana Peres Garcia.Bullying: uma análise de seu perfil e incidência em escolas públicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco - Itatiba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, T. H.; NARITA, S.; PINTO, T. R.. Avaliação Psicológica, Psicodiagnóstico e Psicopatologia. 2017. Universidade Federal do Sul da Bahia.

Outras participações
1.
TECHIO, E. M.; LIMA, T. H.; SOUSA, Y. S. O.. Seleção de docente por tempo determinado. 2018. Universidade Federal da Bahia.

2.
LIMA, T. H.. Processo de seleção externo para professor auxiliar concursado Doutor no nível de Professor Auxiliar Doutor. 2012. Universidade São Francisco - Itatiba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6th INTERNATIONAL CONGRESS of EDUCATIONAL SCIENCES and DEVELOPMENT. O TESTE DE CLOZE: ANÁLISE DE SUAS PROPRIEDADES E POSSIBILIDADES DE RELAÇÃO. 2018. (Congresso).

2.
X COLÓQUIO DE PSICOLOGIA ESCOLAR VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL ?COGNIÇÃO, APRENDIZAGEM E DESEMPENHO?.▪ Relações entre motivação para aprender e adaptação acadêmica no Ensino Superior. 2018. (Seminário).

3.
XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.GT Pesquisa em Avaliação Psicológica. 2018. (Simpósio).

4.
I Congresso Brasileiro da Abecipsi. Habilidades linguísticas no ensino fundamental: pesquisas e publicações. 2017. (Congresso).

5.
VIII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. O Teste de Cloze para alunos do ensino fundamental II. 2017. (Congresso).

6.
XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Pela Democratização da Educação. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS. 2017. (Congresso).

7.
VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2015. (Congresso).

8.
IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: HÁ VALORIZAÇÃO DA PUBLICAÇÃO?. 2014. (Congresso).

9.
1º Whorkshop Ação Autismo. 2013. (Outra).

10.
I Congresso Internacional e III Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem, "Diversidade no aprender e ensinar: educação, saúde e sociedade". 2013. (Congresso).

11.
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Habilidades linguísticas e sua relação com variáveis cognitivas e afetivas. 2013. (Congresso).

12.
XIX Encontro de Iniciação Científica, XII Encontro de Pós-Graduação, VIII Encontro de Extensão Universitária, Seminários de E. H. C. - IV ciclo.Estilos de Aprendizagem e Compreensão de Leitura no Ensino Fundamental. 2013. (Encontro).

13.
2a. Mostra Nacional de Práticas em Psicologia. Iniciação Científica: Primeiros Passos para a área da Pesquisa. 2012. (Congresso).

14.
XIV Simpósio ANPEPP.GT Pesquisa em Avaliação Psicológica. 2012. (Simpósio).

15.
I Encontro - A queixa escolar: medicalização na Educação e na Saúde. 2011. (Encontro).

16.
Seminário Internacional de Alfabetização. 2011. (Seminário).

17.
V Congresso Brasileiro de Avaliação Psioclógica. Compreensão de leitura e estratégias de aprendizagem no ensino fundamental. 2011. (Congresso).

18.
X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Compreensão de leitura e as diferenças relativas à idade em crianças do ensino fundamental. 2011. (Congresso).

19.
XIII ENEC - Encontro Nacional de Editores Científicos "Integridade e ética na publicação científica". 2011. (Encontro).

20.
III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Compreensão de leitura em crianças do ensino fundamental. 2010. (Congresso).

21.
AIDEP. Asociación Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica e 7º Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica. Estratégias de aprendizagem em alunos do ensino fundamental. 2009. (Congresso).

22.
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica; V Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos; XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Compreensão em leitura e reconhecimento de palavras no ensino fundamental. 2009. (Congresso).

23.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos. Vivências da Cidadania: um projeto interventivo com alunos do ensino profissionalizante. 2009. (Congresso).

24.
VI Jornada de Educação e III Jornada de Educação Matemática. 2009. (Outra).

25.
XV Encontro de Iniciação Científica, VIII Encontro de Pós-Graduação. IV Encontro de Extensão Universitária, Seminário de E.H.C II Ciclo.O teste de Cloze como instrumento de avaliação do desempenho escolar. 2009. (Encontro).

26.
III Jornada da Análise do Comportamento de Campinas. 2008. (Outra).

27.
II Jornada Científica e a Semana de Estudos.Relações entre o uso de jogos eletrônicos e o desenvolvimento viso-motor. 2008. (Outra).

28.
XIV Encontro de Iniciação Científica, VII Encontro de Pós-Graduação, III Encontro de Extensão Universitária.Uso de jogos eletrônicos e desenvolvimento viso-motor em crianças do ensino fundamental. 2008. (Encontro).

29.
XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Possíveis relações entre o uso de jogos eletrônicose o desenvolvimento viso-motor em crianças do ensino fundamental. 2008. (Outra).

30.
I Jornada Científica e Semana de Estudos.Validade convergente entre instrumentos de avaliação da vivência acadêmica e estratégias de estudo. 2007. (Outra).

31.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A Técnica de Cloze como Intrumento Diagnóstico de Compreensão em Leitura. 2007. (Congresso).

32.
XIII Encontro de Iniciação Científica, VI Encontro de Pós-Graduação, II Encontro de Extensão Universitária.Validade convergente entre instrumentos de avaliação da vivência acadêmica e estratégias de estudo. 2007. (Encontro).

33.
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Egon Ralf Souza Vidal. Efeitos de um programa de meditação sobre o desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Emili de Lima Marques. As relações entre suporte parental, suporte social e desempenho escolar em crianças. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Cíntia Ribeiro Martins. Validação e Normatização de um Instrumento acerca do Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva em Crianças. Início: 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Cleciane Cruz dos Santos. Compreensão de leitura e estilos de aprendizagem no ensino fundamental. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Permanecer. (Orientador).

2.
Thais Rodrigues Monteiro. Habilidades linguísticas e motivação para aprender. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Marcos Vinicius Santana dos Santos. Compreensão de leitura e motivação no ensino fundamental. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Permanecer. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Bruno Pereira de Almeida. Monitoria na disciplina Avaliação Psicológica. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Bahia. Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Elenir Salvador Santos Gama. Monitoria na disciplina Avaliação Psicológica. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Joana de Lima Tavares. Habilidades linguísticas e fatores associados em estudantes do ensino fundamental. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Thatiana Helena de Lima.

2.
Jonis Marcos Barbosa. Adesão dos estudantes de psicologia ao tratamento psicológico. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Faculdade Jaguariúna. Orientador: Thatiana Helena de Lima.

Orientações de outra natureza
1.
Simei Miranda de Jesus. Avaliação Psicológica. 2018. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Thatiana Helena de Lima.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Rueda, F. J. M.2013Rueda, F. J. M. ; OTTATI, F. ; Pinto, L. P. ; LIMA, T. H. ; BUENO, J. M. P. . Construção e validação de uma Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho. Avaliação Psicológica (Impresso), v. 12, p. 43-50, 2013.



Outras informações relevantes


Representante discente de pós graduação da Universidade São Francisco campus Itatiba do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE de março de 2010 a março de 2011.
Indicação na qualificação do mestrado para passagem direta para o doutorado aprovada pela CAPES em junho de 2011.
Integrante do Grupo de Avaliação de Habilidades Cognitivas (GAHC) da Universidade São Francisco, certificado pelo CNPq sob coordenação da Profª Drª Acácia Aparecida Angeli dos Santos.
Integrante do Grupo Estudos em contextos relacionados à aprendizagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), certificado pelo CNPq sob coordenação da Profª Drª Neide de Brito Cunha.
Integrante do Grupo Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento e Contextos Culturais da Universidade Federal da Bahia, certificado pelo CNPq sob coordenação das Profas. Dras. Maria Virgínia Machado Dazzani e Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos.
Debatedora de pôster no IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 19:47:28