André Luiz de Campello Duarte Cardoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2518094449248749
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Violista e regente graduado pela Escola de Música da UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio, 2001). Estudou regência com os maestros Roberto Duarte e David Machado. Recebeu, durante três anos, bolsa da Fundação Vitae para curso de aperfeiçoamento na Argentina com o Maestro Guillermo Scarabino, na Universidade de Cuyo (Mendoza) e no Teatro Colón de Buenos Aires. Em 1994 foi o vencedor do Concurso Nacional de Regência da Orquestra Sinfônica Nacional, passando a atuar à frente de conjuntos como a Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobrás Sinfônica e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro entre 2000 e 2007. Atua, também, como produtor fonográfico, tendo recebido o Prêmio Sharp e o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pela gravação da ópera ?Colombo? de Carlos Gomes. Como pesquisador dedica-se ao estudo da música brasileira dos séculos XVIII e XIX, tendo publicado inúmeros artigos e o livro "A música na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro", editado pela Academia Brasileira de Música em 2005. Em 2008 lançou seu segundo livro, "A música na Corte de D. João VI" pela Editora Martins de São Paulo. É professor de regência e prática de orquestra da Escola de Música da UFRJ, instituição da qual foi diretor por dois mandatos consecutivos, entre 2007 e 2015. Foi diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2015-2016). É membro da Academia Brasileira de Música da qual foi presidente entre 2014 e 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luiz de Campello Duarte Cardoso
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO, André.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música.
Rua do Passeio 98
Lapa
20021-290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22153583
Fax: (21) 25324649
URL da Homepage: www.musica.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2001
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: A Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro, 1808-1889, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Ricardo Tacuchian.
Palavras-chave: música sacra; século XIX; música brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros Setores.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cedido pelo Ministério da Educação (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ao Governo do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Cultura - Fundação Teatro Municipal).


Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, FTM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Artístico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cedido pelo Ministério da Educação (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ao Governo do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Cultura - Fundação teatro Municipal). Exoneração a pedido em março de 2017.


Academia Brasileira de Música, ABM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Membro eleito, Enquadramento Funcional: Ocupante da cadeira no. 26



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Projeto Carlos Gomes 2016
Descrição: O PROJETO CARLOS GOMES divide-se em três linhas de ações. A primeira delas é a elaboração do CATÁLOGO TEMÁTICO DAS OBRAS DE ANTÔNIO CARLOS GOMES, que reunirá pela primeira vez, de forma sistemática, informações dispersas em diferentes fontes e acervos. A organização do catálogo é de fundamental importância para o conhecimento da totalidade da obra do compositor, a localização dos manuscritos, seus conteúdos e eventuais edições. A segunda linha de ação será dedicada à edição das principais obras do compositor ainda em manuscritos. A terceira linha de ação será a realização de concertos com algumas das obras revisadas e editadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: André Luiz de Campello Duarte Cardoso - Coordenador / Maria Alice Volpe - Integrante / Lutero Rodrigues - Integrante / Marcos Pupo Nogueira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório.
Descrição: Projeto que investiga a origem e desenvolvimento da orquestra desde a Antiguidade aos dias de hoje, suas diferentes formações, a evolução técnica dos instrumentos e o repertório dos diferentes períodos históricos, inclusive a relação da orquestra com o canto a partir do repertório vocal e a ópera.. Investiga também o papel do regente ao longo da história, as diferentes funções dos instrumentistas, etiqueta e protocolo em ensaios e concertos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: André Luiz de Campello Duarte Cardoso - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2
2007 - 2014
Leopoldo Miguez (1850-1902) e o romantismo musical brasileiro
Descrição: Projeto que procura avaliar a figura e a obra do compositor Leopoldo Miguez e dos compositores românticos brasileiros seus contemporâneos no panorama da música brasileira da segunda metade do século XIX, com editoração, execução e gravação de algumas de suas obras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: André Luiz de Campello Duarte Cardoso - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4
2007 - 2014
A música na Corte de D. João VI
Descrição: Projeto que investiga as práticas musicais no período de permanência de D. João VI e da Família Real portuguesa no Brasil, entre 1808 e 1821. Inclui pesquisa sobre o contexto histórico europeu e brasileiro com ênfase na produção musical do Brasil e Portugal no período imediatamente anterior e os desdobramentos e legado após o retorno de D. João VI para Portugal. Envolve a pesquisa em arquivos e fontes brasileiras e portuguesas, a edição de manuscritos e o estudo e execução de repertório de música vocal e instrumental do período abordado,.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: André Luiz de Campello Duarte Cardoso - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 1
2005 - Atual
Digitalização e edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ
Descrição: Projeto que estuda as obras de compositores brasileiros no acervo de manuscritos da Biblioteca Alberto Nepomuceno com a finalidade de editoração, execução e edição. Algumas das obras editoradas já foram publicadas na Revista Brasileira de Música e gravadas em CD..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


1994 - Atual
Ópera na UFRJ
Descrição: Projeto interdisciplinar e profissionalizante com a participação da Escola de Belas Artes e Escola de Comunicação da UFRJ que tem por objetivo a montagem de um ou mais espetáculos de ópera por ano envolvendo docentes, discentes e técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro em várias récitas em diferentes teatros do Estado do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: André Luiz de Campello Duarte Cardoso - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera.


Prêmios e títulos


2014
Os 10 + Concertos de 2014 - Ópera "O Diletante" de João Guilherme Ripper, Jornal O Globo.
2005
II Concurso José Maria Neves de Monografias, Academia Brasileira de Música.
2004
Prêmio Antônio Luiz Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1999
Prêmio APCA, Associação Paulista dos Críticos de Arte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO, André.2018CARDOSO, André.. Concertos sinfônicos na Escola de Música da UFRJ - Parte 1 - Do Conservatório ao Instituto Nacional de Música: a criação da Orquestra do INM. REVISTA BRASILEIRA DE MUSICA (RIO DE JANEIRO. 1934), v. 31, p. 97-119, 2018.

2.
CARDOSO, André.2015CARDOSO, André.. A coleção José Siqueira no acervo da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Glosas, v. 12, p. 68-71, 2015.

3.
CARDOSO, André.2013CARDOSO, André.. Publicação do artigo 'Notas introdutórias a En Rêve de Henrique Oswald' na Revista Brasileira de Música (A2), vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e Edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'.. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 26, p. 199-203, 2013.

4.
CARDOSO, André.2012CARDOSO, André.. Publicação do artigo 'Introdução ao Gradual de Nossa Senhora Virgo Dei Genitrix CPM 137 (1795) de José Maurício Nunes Garcia' na Revista Brasileira de Música (A2), vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e Edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'.. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 25, p. 209-215, 2012.

5.
CARDOSO, André.2011CARDOSO, André.. Publicação do artigo 'Um método brasileiro de contrabaixo, do século XIX (1838): Lino José Nunes' na Revista Brasileira de Música (A2), vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e Edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'... Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 24, p. 424-435, 2011.

6.
CARDOSO, André.2011CARDOSO, André.. Publicação do artigo 'Introdução a Gavota e Minueto de O Contratador de diamantes, de Francisco Braga na Revista Brasileira de Música (A2), vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e Edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'... Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 24, p. 224-228, 2011.

7.
CARDOSO, André.2010CARDOSO, André.. Publicação do artigo 'Introdução: José Joaquim dos Santos (1747-1801) e o Hino para as Laudes do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo' na Revista Brasileira de Música (A2), vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e Edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'.. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 23/2, p. 303-310, 2010.

8.
CARDOSO, André.2006CARDOSO, André.. Publicação do artigo 'Elementos impressionistas na obra En Rêve de Henrique Oswald' na Revista Per Musi (A1), vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e Edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'.. Per Musi (UFMG), v. 14, p. 23-32, 2006.

9.
CARDOSO, André.2002CARDOSO, André.. A música na catedral do Rio de Janeiro nos séculos XVII e XVIII. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 22, p. 07-23, 2002.

10.
CARDOSO, André.2001CARDOSO, André.. Roberto Duarte 60 anos: um homem de convicções.. Brasiliana (Rio de Janeiro), v. 9, p. 33-34, 2001.

11.
CARDOSO, André.1999CARDOSO, André.. José Maurício Nunes Garcia ? Biografia, de Cleofe Person de Mattos. Revista Interfaces (UFRJ), v. 6, p. 157-162, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARDOSO, André.. Publicação do livro de título 'A música na Corte de D. João VI' pela editora Martins Fontes, vinculado aos projetos de pesquisa 'A Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro' e 'A música na Corte de D. João VI' na UFRJ. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. v. 1. 281p .

2.
CARDOSO, André.. Publicação de livro de título 'A música na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro' pela Academia Brasileira de Música, vinculado ao projeto de pesquisa ' A Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro' na UFRJ. 1. ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2005. v. 1. 250p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARDOSO, André.. Publicação de capítulo de livro de título 'Uma Universidade encantada pela ópera', vinculado ao projeto de extensão Ópera da UFRJ. In: José Mauro Albino; Márcia Carnaval. (Org.). Ópera na UFRJ 20 anos. 1ed.Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2015, v. , p. 33-40.

2.
CARDOSO, André.. Publicação de capítulo de livro de título 'A música no Rio de Janeiro colonial: uma história a ser contada', vinculado aos projetos de pesquisa 'A Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro' e 'A música na Corte de D. João VI' na UFRJ. In: Paulo Roberto Pereira. (Org.). 450 anos da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Academia Carioca de Letras, 2015, v. , p. 65-72.

3.
CARDOSO, André.. Publicação de capítulo de livro de título 'O repertório austro-germânico nas primeiras temporadas do maestro Eugen Szenkar no Brasil', vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. In: João VIDAL e Luiz Barros MONTEZ. (Org.). Rio de Janeiro - Alemanha: relações musicais. 1ed.Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2015, v. , p. 90-115.

4.
CARDOSO, André.. Publicação de capítulo de livro intitulado 'A abertura do drama lírico 'Pelo Amor' de Leopoldo Miguez', vinculado ao projeto de pesquisa 'Leopoldo Miguez e o romantismo musical brasileiro' desenvolvido na UFRJ.na UFRJ. In: Maria Alice Volpe. (Org.). Atualidade da Ópera. 1ed.Rio de Janeiro: Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012, v. 1, p. 285-294.

5.
CARDOSO, André.. Publicação de capítulo de livro intitulado 'Organistas e organeiros na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro, 1808-1889', publicado pela Casa de Rui Barbosa e vinculado ao projeto de pesquisa 'A Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro' na UFRJ. In: Antônio Herculano Lopes; Martha Abreu; Marta Tupinambá de Ulhôa; Monica Pimenta Velloso. (Org.). Música e história no longo século XIX. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2012, v. 1, p. 475-500.

6.
CARDOSO, André.. Publicação de capítulo de livro intitulado 'A Escola de Música e suas coleções especiais', vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e Edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'. In: Antonio José Barbosa de Oliveira. (Org.). Universidade e lugares de memória. 1ed.Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008, v. 1, p. 203-220.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARDOSO, André.. A música colonial de Minas Gerais. Jornal Culturarte, Petrópolis - RJ, 01 jul. 2007.

2.
CARDOSO, André.. Descobertas musicológicas no arquivo musical de Frei Pedro Sinzig. Jornal Culturarte, Petrópolis - RJ, 01 mar. 1995.

3.
CARDOSO, André.. A gênese do Hino Nacional. Jornal Culturarte, Petrópolis - RJ, 01 fev. 1995.

4.
CARDOSO, André.. Música e Folclore na vida e na obra do Maestro Guerra-Peixe. Jornal Culturarte, Petrópolis - RJ, 01 mar. 1994.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, André.. Publicação do artigo 'O arquivo musical e o repertório da Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro' nos Anais do V Encontro de Musicologia Histórica de Juiz de Fora e vinculado ao projeto de pesquisa 'A Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro' na UFRJ. In: V Encontro de Musicologia Histórica, 2004, Juiz de Fora. Anais do V Encontro de Musicologia Histórica. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 2004. p. 40-54.

2.
CARDOSO, André.. Jerônimo de Souza Lobo no panorama da música mineira do século XVIII. In: II Simpósio Latino-Americano de Musicologia, 1999, Curitiba. Anais do II Simpósio Latino-Americano de Musicologia. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1999. p. 126-137.

Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, André.. Apresentação de comunicação oral (palestra) no V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'na UFRJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CARDOSO, André.. Apresentação de comunicação oral (palestra) intitulada 'Rolezinho das Orquestras' a convite do Britich Council no The International Conference MULTIORCHESTRA: Talent, Management and Impact, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARDOSO, André.. Apresentação de comunicação oral (palestra) no Colóquio Internacional Marcos Portugal a convite do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa, vinculado ao projeto de pesquisa 'A música na Corte de D. João VI' na UFRJ.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CARDOSO, André.; SAMPAIO, J. L. . Depoimento publicado na matéria Villa-Lobos 130 anos na Revista Concerto. São Paulo: Clássicos editorial, 2017 (Matéria na Revista CONCERTO - Guia mensal de música clássica, edição de Março de 2017).

2.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa da série Brasiliana da Academia Brasileira de Música no Theatro Municipal do RJ e Sala Cecília Meireles. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2017 (Notas de programa).

3.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa do balé Apoteose da Dança, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

4.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa do balé O Lago dos Cisnes, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

5.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa do balé Trilogia Amazônica, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

6.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa do Concerto de Abertura da Temporada 2016 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

7.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa do concerto Requiem de Verdi, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

8.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa do Concerto em homenagem aos 110 anos de nascimento de Radamés Gnattali , do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

9.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa do concerto Obras Sacras de Puccini e Verdi, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

10.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa do Concerto em Homenagem a William Shakespeare, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundaçãp Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

11.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa da ópera Dom Quixote de Massenet, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

12.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa da ópera Serse de Händel, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

13.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa da ópera La Bohème de Puccini, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

14.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa da ópera Savitri de Gustav Holst, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

15.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa da ópera Mozart & Salieri e do balé Sheherazade de Korsakov, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

16.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa da ópera Dido e Enéas de Purcell, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

17.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa da ópera Lo Schiavo, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'Projeto Carlos Gomes 2016' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

18.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do programa da ópera Orfeu e Eurídice de Gluck, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. Rio de Janeiro: Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2016 (Notas de programa).

19.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do encarte do CD 'Duo Santoro - Bem Brasileiro'. Rio de Janeiro: A Casa SM Estúdio LTDA, 2013 (Texto de encarte de CD).

20.
FRESCA, Camila. ; CARDOSO, André. . André Cardoso, maestro e professor. São Paulo: Clássicos Editorial Ltda, 2013 (Matéria na Revista CONCERTO - Guia mensal de música clássica, edição de Junho de 2013).

21.
CARDOSO, André.. Publicação do texto do programa da Semana de Aniversário da Escola de Música da UFRJ com o tema 'Verdi, Wagner e contemporâneos'. Escola de Música da UFRJ, 2013 (Notas de programa para a Semana de Aniversário de 165 anos da Escola de Música da Universidade Feder).

22.
CARDOSO, André.. Publicação do texto do programa do IV Festival Internacional de Violão da UFRJ. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2013 (Texto de apresentação para o programa do IV Festival Internacional de Violão da UFRJ).

23.
CARDOSO, André.. Publicação do texto do programa do II Momento Rio Bandolim - II Encontro Internacional de Bandolins do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2013 (Texto de apresentação para o programa do II Momento Rio Bandolim).

24.
CARDOSO, André.. Publicação do texto do programa da ópera 'Caso no Juri' de Gilbert e Sullivan intitulado 'Um caso de sucesso' a convite do Centro Cultural do Palácio da Justiça e vinculado a projeto de extensão na UFRJ. Rio de Janeiro: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, 2013 (Texto de apresentação da ópera "Caso no Juri" de Gilbert & Sullivan).

25.
CARDOSO, André.. Publicação do texto do programa do concerto 'Homenagem à Cleofe Person de Mattos' promovido pela Academia Brasileira de Música. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2013 (Texto de apresentação para o programa do concerto em homenagem à Cleofe Person de Mattos).

26.
CARDOSO, André.. Edição e publicação da partitura de En Rêve de Henrique Oswald na Revista Brasileira de Música (A2), vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'.na UFRJ. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2013. (Partitura Musical/Orquestra).

27.
CARDOSO, André.. Publicação de texto do encarte do CD 'Responsórios Fúnebres de José Maurício Nunes Garcia' do Coral Porto Alegre, vinculado a projeto de pesquisa na UFRJ. Porto Alegre: Coral Porto Alegre, 2012 (Texto do encarte do CD Responsórios Fúnebres de José Maurício Nunes Garcia).

28.
CARDOSO, André.. Edição e publicação da partitura do Gradual de Nossa Senhora Virgo Dei Genitrix CPM 137 (1795) de José Maurício Nunes Garcia na Revista Brasileira de Música (A2), vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'.na UFRJ. Rio de Janeiro: Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012. (Partitura Musical/Coral).

29.
CARDOSO, André.; RIBEIRO, Roberto Macedo . Edição e publicação da partitura do Madrigal op. 26 para violino e orquestra de Leopoldo Miguez na Revista Brasileira de Música (A2), vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'.na UFRJ. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2012. (Partitura Musical/Orquestra).

30.
CARDOSO, André.. Publicação do prefácio intitulado 'O resgate de uma dívida histórica' em livro publicado pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa e Biblioteca Nacional de Portugal, vinculado ao projeto de pesquisa 'A música na Corte de D. João VI' na UFRJ. Lisboa (PT), 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

31.
CARDOSO, André.. Edição e publicação da partitura do Curso de Lições para o contrabaixo de Lino José Nunes na Revista Brasileira de Música (A2), vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'.na UFRJ. Rio de Janeiro: Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. (Partitura Musical/Outro).

32.
CARDOSO, André.. Edição e publicação da partitura da Gavota e Minueto de 'O contratador dos diamantes' de Francisco Braga na Revista Brasileira de Música (A2), vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'.na UFRJ. Rio de janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2011. (Partitura Musical/Orquestra).

33.
CARDOSO, André.. Romanza (1898) de Henrique Oswald. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2010. (Partitura Musical/Orquestra).

34.
CARDOSO, André.. Hymnus ad Laudes in Nativitate Domini Nostri Jesu Christi de José Joaquim dos Santos. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2010. (Partitura Musical/Coral).

35.
CARDOSO, André.. Publicação de apresentação na Revista Brasileira de Música (A2) vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'. - Apresentação. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

36.
CARDOSO, André.. Publicação de introdução intitulada 'Jerônimo de Sousa' no vol.2 do 'Patrimônio Arquivístico Mineiro' da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e vinculado ao projeto de pesquisa 'Digitalização e edição de obras do acervo de manuscritos musicais da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ'. Belo Horizonte, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

37.
CARDOSO, André.. Publicação de Prefácio de título 'Método de Pianoforte do Padre Mestre José Maurício Nunes Garcia' na edição da Editora Irmãos Vitale e vinculado ao projeto de pesquisa 'A Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro' na UFRJ. São Paulo, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CARDOSO, André.. Membro do Conselho de Programação da Sala Cecília Meireles. 2016.

2.
CARDOSO, André.. Membro do Conselho Nacional de Política Cultural. 2016.

3.
CARDOSO, André.. Membro do Conselho de Programação da Sala Cecília Meireles. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARDOSO, André.. Entrevista concedida a Revista Concerto pelos 70 anos da Academia Brasileira de Música. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CARDOSO, André.. Entrevista concedida ao periódico Cadernos ADUFRJ Ano 1 no.3 de dezembro de 2014, da Associação de Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em matéria intitulada 'Joia Erudita: os 90 anos da Orquestra Sinfônica da UFRJ', vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CARDOSO, André.; SANTOS, M. T. . Concepção e textos para o site do compositor Murillo Santos. 2017; Tema: Música contemporânea brasileira. (Site).

2.
CARDOSO, André.; VOLPE, Maria Alice ; RODRIGUES, L. ; VIRMOND, M. C. L. ; BARBOSA, M. A. D. . Concepção e textos para o site do Projeto Carlos Gomes 2016, vinculado ao projeto de pesquisa 'Projeto Carlos Gomes 2016' na UFRJ. 2016; Tema: Catálogo de obras e informações gerais sobre o compositor Antônio Carlos Gomes (1836-1896). (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARDOSO, André.. Participação como professor de regência e prática de conjunto do Painel FUNARTE de Bandas de Música 2015, promovido pela Fundação Nacional das Artes do Ministério da Cultura, na cidade de Castanhal (PA), de âmbito nacional e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ.. 2015. .

2.
CARDOSO, André.; CAMPOS, M. J. . Participação como professor de regência e prática de conjunto do Painel FUNARTE de Bandas de Música 2014, promovido pela Fundação Nacional das Artes do Ministério da Cultura, na cidade de Marechal Floriano (ES), de âmbito nacional e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ.. 2014. .

3.
CARDOSO, André.; CAMPOS, M. J. . Participação como professor de regência e prática de conjunto do Painel FUNARTE de Bandas de Música 2013, promovido pela Fundação Nacional das Artes do Ministério da Cultura, na cidade de Aracajú (SE), de âmbito nacional e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ.. 2013. .

4.
CARDOSO, André.. Painel FUNARTE de Bandas de Música 2012. 2012. .

5.
CARDOSO, André.; CAMPOS, M. J. . Participação como professor de regência e prática de conjunto do Painel FUNARTE de Bandas de Música 2011, promovido pela Fundação Nacional das Artes do Ministério da Cultura, na cidade de Mariana (MG), de âmbito nacional e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ.. 2011. .

6.
CARDOSO, André.. Painel FUNARTE de Bandas de Música 2011. 2011. .


Produção artística/cultural
Música
1.
CARDOSO, André.; OLIVEIRA, H. ; CASTRO-LIMA, M. ; CICCHELLI, R. ; MAHLE, E. ; PAPARGUERIUS, I. ; DRAGHI, G. ; PILGER, H. . Participação como regente na estreia mundial de obras de Marcel Castro Lima, Helder Oliveira, Rodrigo Cicchelli, Ernst Mahle e Ivan Paparguerius com a Orquestra Sinfônica da UFRJ no XXIX Panorama da Música Brasileira Atual, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2018. Interpretação.

2.
CARDOSO, André.. Participação como regente em concerto com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF no Cine Teatro da UFF, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2018. Interpretação.

3.
CARDOSO, André.; BIATO, E. . Participação como regente na interpretação da Sinfonia no.3 de Sainta-Säens com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto no Salão Leopoldo Miguez, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2018. Interpretação.

4.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação da Sinfonia no.2 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto no Salão Leopoldo Miguez, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2018. Interpretação.

5.
CARDOSO, André.; AGUIAR, Ernani ; SCOPEL, A. . Participação como regente na interpretação da Música para cordas de Ernani Aguiar com a Camerata SESI em concerto no Teatro SESI de Vitória (ES), vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2018. Interpretação.

6.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação da Sinfonia no.5 de Tchaikovsky com a Orquestra do Instituto Carlos Gomes em concerto no Teatro da Paz em Belém, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2018. Interpretação.

7.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação da cantata Christmas Day de Gustav Holst com o coro Brasil Ensemble, a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto no Barra Shopping, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2018. Interpretação.

8.
CARDOSO, André.; CHEVITARESE, M. J. . Participação como regente na interpretação do oratório A Criação de Haydn com solistas, coro e Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto no Teatro Municipal do RJ, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2018. Interpretação.

9.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação da ópera A Flauta Mágica de Mozart com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em récitas no Salão Leopoldo Miguez, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2018. Interpretação.

10.
CARDOSO, André.; CHEVITARESE, M. J. ; ADOUR, F. . Participação como regente em Concerto de Natal da Candelária com o Coro Brasil Ensemble e a Orquestra Sinfônica da UFRJ na Igreja da Candelária, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2018. Interpretação.

11.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação da Sinfonia no.41, Concerto para flauta e Abertura da ópera A Flauta Mágica de Mozart com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto no Salão Leopoldo Miguez, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2017. Interpretação.

12.
CARDOSO, André.; RIPPER, J. G. . Participação como regente na estreia mundial da Suíte Natividade de João Guilherme Ripper com a Orquestra do Instituto Carlos Gomes em concerto no Teatro da Paz, em Belém (PA) vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2017. Interpretação.

13.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação da Sinfonia no.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto na Sala Cecília Meireles, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2017. Interpretação.

14.
CARDOSO, André.; RIPPER, J. G. ; TACUCHIAN, Ricardo ; CERVO, D. ; OLIVEIRA, H. ; ZAMPRONHA, E. ; GOMES, W. . Participação como regente na estreia mundial de obras de Dimitri Cervo, Helder Oliveira, João Guilherme Ripper, Ricardo Tacuchian, Wellington Gomes e Edson Zampronha com a Orquestra Sinfônica da UFRJ na XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2017. Interpretação.

15.
CARDOSO, André.; NOGUEIRA, M. V. ; AVVAD, A. P. M. M. . Participação como regente na estreia mundial de 'Doxa' de Marcos Vinicio Cunha Nogueira com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, no Salão Leopoldo Miguez, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2016. Interpretação.

16.
CARDOSO, André.; AGUIAR, Ernani . Participação como regente na interpretação da Sinfonia no.33 de Mozart e a Abertura à Italiana de Ernani Aguiar com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto no Salão Leopoldo Miguez, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2016. Interpretação.

17.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação da Sinfonia no.8 de Dvorak com a Orquestra Sinfônica da Fundação Carlos Gomes em concerto no Teatro da Paz, em Belém do Para, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2016. Interpretação.

18.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação do Choros 10 de Villa-Lobos e Introdução e Dança Brasileira de Mário Tavares com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto na Cidade das Artes durante o Rio Orquestra 2015, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2015. Interpretação.

19.
CARDOSO, André.; AGUIAR, Ernani ; SABBATO, S. . Participação como regente na estreia mundial do Concerto para cavaquinho de Ernani Aguiar e do Concerto para bandolim de Sérgio Di Sabbato com a Orquestra Sinfônica da UFRJ no Salão Leopoldo Miguez, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2015. Interpretação.

20.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação da Sinfonia no.2 de Brahms e e Concerto no.1 para piano de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto no Salão Leopoldo Miguez, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2015. Interpretação.

21.
CARDOSO, André.. Participação como regente na estreia mundial de 'Seis formas de amar' de Fernando Morais com a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, no Teatro Carlos Gomes, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2015. Interpretação.

22.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação da Sinfonia no.3 de Brahms e Concerto para clarineta de Mozart com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto no Salão Leopoldo Miguez, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2015. Interpretação.

23.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação das Variações sobre um Tema de Haydn de Brahms com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto no Salão Leopoldo Miguez, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2015. Interpretação.

24.
CARDOSO, André.; AGUIAR, Ernani ; COUTINHO, M. H. A. . Participação como regento do CD Música Brasileira v. 4, 'Ernani Aguiar: obras para orquestra de cordas' pelo Selo UFRJ/Música, de âmbito nacional e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ.. 2015. Interpretação.

25.
CARDOSO, André.; AGUIAR, Ernani . Participação como regente na estreia na Argentina da Sinfonietta Prima de Ernani Aguiar em concerto no Teatro Colon de Buenos Aires com a Orquestra Acadêmica do Instituto Superior de Artes a convite do Instituto Superior de Artes do Teatro Colon, abrangência internacional e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2014. Interpretação.

26.
CARDOSO, André.. Participação como regente na estreia mundial da 'Pequena Abertura Universitária' do compositor Cláudio Santoro em concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2014. Interpretação.

27.
CARDOSO, André.; AGUIAR, Ernani . Participação como regente na estreia mundial do Concerto para violino, violoncelo e orquestra de Ernani Aguiar em concertos com a Orquestra Petrobras Sinfônica na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa e no Teatro D. Pedro de Petrópolis em homenagem ao centenário de Guerra-Peixe, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2014. Interpretação.

28.
CARDOSO, André.; RIPPER, J. G. ; MOREIRA, J. H. . Participação como regente na estreia mundial da Ópera 'O diletante' de João Guilherme Ripper em comemoração aos 20 anos do projeto Ópera na UFRJ com patrocínio da FAPERJ e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2014. Interpretação.

29.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação da Sinfonia no. 36 'Linz' de Mozart e outras obras com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto no Salão Leopoldo Miguez, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2013. Interpretação.

30.
CARDOSO, André.; REIS, Adonhiran de Almeida . Participação como regente na interpretação do Concerto Duplo para violino e violoncelo de Brahms com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto no Salão Leopoldo Miguez e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2013. Interpretação.

31.
CARDOSO, André.; NONNO, J. I. ; MAINHARD, V. ; TUTTMAN, R. ; CHEVITARESE, M. J. ; VOLKMANN, T. . Participação como regente na interpretação do segundo ato da ópera Tannhauser de Wagner e outras obras do mesmo compositor em concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ intitulado Gala Richard Wagner em homenagem ao bicentenário de nascimento de Wagner, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2013. Interpretação.

32.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação do poema sinfônico O Moldávia de Bedrich Smetana e outras obras em concerto da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo no Teatro Carlos Gomes de Vitória (ES) a convite da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2013. Interpretação.

33.
CARDOSO, André.; AGUIAR, Ernani . Participação como regente na interpretação da obra Instantes no. 1 de Ernani Aguiar em concerto com a Camerata SESI do Espírito Santo no Teatro SESI Jardim da Penha na cidade de Vitória a convite do SESI, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2012. Interpretação.

34.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação da Sinfonia no.39 de Mozart e outras obras com a Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto no Salão Leopoldo Miguez, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2012. Interpretação.

35.
CARDOSO, André.. Participação como regente e diretor musical da Ópera 'Cosi fan tutte' de W.A. Mozart com solistas, coro e Orquestra Sinfônica da UFRJ nas cidades de Petrópolis, Niterói, Campos e Rio de Janeiro - Projeto contemplado no Edital de Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e reper. 2012. Interpretação.

36.
CARDOSO, André.. Participação como regente do Balé 'A Criação' de Joseph Haydn a convite do Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Coreografia de Uwe Sholz (Alemanha) e remontagem de Laura Popelka (Áustria) e Ivaylo Iliev (Bulgária), solistas, Balé, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimeto e repertório'. 2012. Interpretação.

37.
CARDOSO, André.; TACUCHIAN, Ricardo . Participação como regente na estreia mundial da obra 'Le tombeau de Aleijadinho' de Ricardo Tacuchian e da Sonata para trombone e orquestra de Alexandre Schubert em concerto com a Orquestra Petrobras Sinfônica na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Rio de Janeiro, e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2011. Interpretação.

38.
CARDOSO, André.. Participação como regente na estreia mundial das obras de de obras de Danilo Valadão (A tempestade), Wellington Gomes (Geometrias Flutuantes), Alexandre schubert (Variantes), Vagner Cunha (Aleph)em concerto com a Orquestra Petrobras Sinfônica na XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2011. Interpretação.

39.
CARDOSO, André.; FAGERLANDE, A. M. R. . Participação como regente na interpretação do Concertino para fagote e orquestra de Francisco Mignone e outras obras no concerto de lançamento do CD 'Música brasileira para fagote' com a Orquestra Sinfônica da UFRJ e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2011. Interpretação.

40.
CARDOSO, André.. Participação como regente do Concierto em tiempo di tango do compositor argentino Eduardo Alonso Crespo e outras obras, tendo como solista Rucker Bezerra, em concerto com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2011. Interpretação.

41.
CARDOSO, André.. Participação como regente na interpretação da abertura do filme 'Rio, 40 graus' de Radamés Gnattali para o filme de Nelson Pereira dos Santos e outras obras com a Orquestra do XVIII Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2011. Interpretação.

42.
CARDOSO, André.; FAGERLANDE, Aloysio ; Eduardo Monteiro . Participação como regento do CD Música Brasileira de Concerto para Fagote, v. 1, fagote e orquestra de câmara, pelo Selo UFRJ/Música, de âmbito nacional e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ. 2011. Interpretação.

43.
CARDOSO, André.. Ciclo Bach. 2010. Interpretação.

44.
CARDOSO, André.. A invenção de um Brasil musical - Concerto com a Orquestra de Câmara Imperial. 2010. Interpretação.

45.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. 2010. Interpretação.

46.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. 2010. Interpretação.

47.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. 2010. Interpretação.

48.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. 2010. Interpretação.

49.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ na XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2009. Interpretação.

50.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. 2009. Interpretação.

51.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. 2009. Interpretação.

52.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. 2009. Interpretação.

53.
CARDOSO, André.. Ópera. 2009. Interpretação.

54.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ na série. 2009. Interpretação.

55.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Camerata do Brasil na série. 2009. Interpretação.

56.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ no Ciclo Haydn & Haendel. 2009. Interpretação.

57.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. 2008. Interpretação.

58.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. 2008. Interpretação.

59.
CARDOSO, André.. XXIV Panorama da Música Brasileira Atual - Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. 2008. Interpretação.

60.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ na Série. 2007. Interpretação.

61.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ na Semana de Aniversário da Escola de Música da UFRJ. 2007. Interpretação.

62.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. 2007. Interpretação.

63.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ na XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2007. Interpretação.

64.
CARDOSO, André.. Concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ na Série. 2007. Interpretação.

65.
CARDOSO, André.. Concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ na Série. 2007. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CARDOSO, André.. Entrevista para a Rádio Roquete Pinto. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARDOSO, André.; MELGACO, P.. Participação em banca de Júlia Rónai Porto Alves. Banca de Qualificação de Mestrado de Júlia Rónai Porto Alves, intitulada "O Lago dos Cisnes: um estudo comparado sobre as versões de Petipa/Ivanov (1895) e Bourne (1995), no Departamento de História da PUC/RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
CARDOSO, André.; AVVAD, A. P. M. M.; PILGER, H. V.. Participação em banca de Mateus Ceccato de Souza. Participação em banca de mestrado profissional de Mateus Ceccato de Souza intitulada O repertório para violoncelo e piano de Henrique Oswald. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CARDOSO, André.; AVVAD, A. P. M. M.; PILGER, H. V.. Participação em banca de Rúbia Mara de Almeida Siqueira. Banca de dissertação de mestrado intitulada "Duo para violino e viola (1946) de Heitor Villa-Lobos: uma abordagem interpretativa" de Rúbia Mara de Almeida Siqueira. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Escola de Música da UFRJ.

4.
CARDOSO, André.; FAGERLANDE, A. M. R.; JUSTI, L. C.. Participação em banca de Pedro Paulo Parreiras Emílio. Participação na banca de dissertação de mestrado intitulada "Segunda Sonata para Dois Fagotes (1966-67) Ubayêra e Ubayara de Francisco Mignone: uma abordagem interpretativa e edição prática" de Pedro Paulo Parreiras Emílio. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ.

5.
CARDOSO, André.; VIDAL, João Vicente.; PEREIRA, A. R.. Participação em banca de Marcos Antônio Barreto Rangel. Participação na banca de dissertação de mestrado intitulada "A Sinfonia em Sol menor de Alberto Nepomuceno: uma análise histórico interpretativa" de Marcos Antônio Barreto Rangel. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação) - Escola de Música da UFRJ.

6.
CARDOSO, André.; CHEVITARESE, M. J.; SA, P.. Participação em banca de Gabriela de Oliveira Queiroz Guedes e Silva. "Fantasia de Movimentos Mixtos de Heitor Villa-Lobos: resgate e reinserção no repertório violinístico" de Gabriela de Oliveira Queiroz Guedes e Silva. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ.

7.
CARDOSO, André.; FAGERLANDE, Aloysio; ALBRIGHT, V.. Participação em banca de Larissa da Costa Coutrim Caridade. Banca de dissertação de mestrado intitulada "As 16 Valsas para fagote solo de Francisco Mignone. Transcrição para o contrabaixo" de Larissa da Costa Coutrim Caridade. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ.

8.
CARDOSO, André.; FAGERLANDE, Aloysio; AFONSO, L. A. E.. Participação em banca de José Batista Júnior. Banca de dissertação de mestrado intitulada "As 16 Valsas Brasileiras para fagote solo de Franscisco Mignone: transcrição para clarone" de José Batista Júnior. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ.

9.
CARDOSO, André.. Participação em banca de Fernando Santos Berçot. Banca de dissertação de mestrado intitulada "As funções do palco: ópera, ballet e crítica de espetáculos no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado" de Fernando Santos Berçot. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
CARDOSO, André.. Participação em banca de Aleyson Mariano Scopel. Banca de dissertação de mestrado intitulada "Cartas Celestes XV de Almeida Prado: considerações interpretativas para uma execução pianística" de Aleyson Mariano Scopel. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ.

11.
CARDOSO, André.; FIGUEIREDO, C. A.; LAKSCHEVITZ, E.. Participação em banca de Raul Martinho Sá D'Oliveira. Banca de dissertação de mestrado intitulada "A Orquestra Sinfônica Nacional e sua história: catálogo comentado das gravações realizadas na Rádio MEC entre 1961 e 1963" de Raul Martinho Sá D'Oliveira. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
CARDOSO, André.. Participação em banca de Janaína Girotto da Silva. O florão mais belo do Brasil: o Imperial Conservatório de Música do Rio de Janeiro. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
CARDOSO, André.; NOGUIEIRA, M. V.; Simões,Nailson. Participação em banca de Marcelo Jardim de Campos. Banca de dissertação de mestrado intitulada "A Fantasia em três movimentos forma de choros para orquestra de sopros de Heitor Villa-Lobos" de Marcelo Jardim de Campos. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ.

14.
CARDOSO, André.; NOGUIEIRA, M. V.; TACUCHIAN, Ricardo. Participação em banca de Rigoberto Santos de Moraes. O Nonetto de Heitor Villa-Lobos. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ.

Teses de doutorado
1.
CARDOSO, André.; BARRENECHEA, S.; JUSTI, L. C.; TULIO, M.; SIMOES, N.. Participação em banca de Marcelo Jardim de Campos. Participação na banca de tese de doutorado intitulada "A Banda do Villa: a obra para banda de música de Heitor Villa-Lobos" de Marcelo Jardim de Campos. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CARDOSO, André.; RODRIGUES, L.; KANTOR, I.; TONI, F. C.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.. Participação em banca de Camila Ventura Fresca. Participação na banca de tese de doutorado intitulada "Luz e sombra: música e política na trajetória de Manoel Joaquim de Macedo (1845-1925) de Camila Ventura Fresca. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CARDOSO, André.; VIDAL, João Vicente.; BIAGGI, E. L.. Participação em banca de Jorge Armando Nogueira Nunes. Participação na banca de qualificação de doutorado intitulada "Concerto em Lá maior para violoncelo e orquestra de Antonin Dvorak de Jorge Armando Nogueira Nunes. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
CARDOSO, André.; AVVAD, A. P. M. M.; FAGERLANDE, A. M. R.. Participação em banca de Pedro Paulo Parreiras Emílio. Banca de qualificação de mestrado intitulada "Segunda Sonata para dois fagotes (1966-67) Ubayêra e Ubayara de Francisco Mignone: uma abordagem interpretativa e edição crítica" de Pedro Paulo Parreiras Emilio. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ.

2.
CARDOSO, André.; AVVAD, A. P. M. M.; VIDAL, João Vicente.. Participação em banca de Marcos Antônio Barreto Rangel. Participação na banca de qualificação de mestrado intitulada "A Sinfonia em Sol menor de Alberto Nepomuceno: uma análise histórico-interpretativa" de Marcos Antônio Barreto Rangel. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ.

3.
CARDOSO, André.; AVVAD, A. P. M. M.; FAGERLANDE, A. M. R.. Participação em banca de Raquel Santos Carneiro. "Quatro Peças Brasileiras para Quarteto de Fagotes de Francisco Mignone: propostas de edições crítica eprática" de Raquel Santos Carneiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARDOSO, André.; RACHID, Alexandre. Participação em banca de Raphael Macedo.Recital de Formatura do Bacharelado em Regência Orquestral de Raphael Macedo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Regência Orquestral) - Escola de Música da UFRJ.

2.
CARDOSO, André.; AGUIAR, Ernani; CAMPOS, M. J.. Participação em banca de Francisco Carriço.Recital de Formatura do Bacharelado em Regência Orquestral de Francisco Carriço. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Regência Orquestral) - Escola de Música da UFRJ.

3.
CARDOSO, André.; RIBEIRO, Roberto Macedo. Participação em banca de Giuseppe Laucas.Banca de recital de formatura de Bacharelado em Regência Orquestral de Giuseppe Laucas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Regência Orquestral) - Escola de Música da UFRJ.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARDOSO, André.; CARVALHO, F.; JANK, H.; ROCHA, A.; PACHECO, A.. Concurso público de títulos e provas para professor adjunto de canto da Escola de Música da UFRJ. 2018. Escola de Música da UFRJ.

2.
CARDOSO, André.; FAGERLANDE, A. M. R.. Concurso público de títulos e provas para Técnico-administrativo Músico da UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CARDOSO, André.. Teste de Verificação de Habilidade Específica para o Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CARDOSO, André.; NOGUEIRA, M. P.; OSTERGREN, E.. Concurso público de títulos e provas para pofessor assistente de regência e prática de conjunto do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP. 2014. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
CARDOSO, André.; CARVALHO, F.; CHEVITARESE, M. J.; RONAI, L. T.; BORGHOFF, M. M.. Concurso público de títulos e provas para professor adjunto de canto da Escola de Música da UFRJ. 2014. Escola de Música da UFRJ.

6.
CARDOSO, André.; CASTRO, B. M.; VETROMILLA, C. D.; COTTA, A. H. G.; ROCHA, G.. Concurso público de títulos e provas para pofessor adjunto de Música e Produção Cultural do Departamento de Artes e Estudos Culturais da UFF - Campus Rio das Ostras. 2014. Universidade Federal Fluminense.

7.
CARDOSO, André.. Banca examinadora do concurso público para cantor do Coro do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 2013. Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

8.
CARDOSO, André.; CHEVITARESE, M. J.; AVVAD, A. P. M. M.. Banca de concurso público para Professor Substituto de Regência Coral da Escola de Música da UFRJ. 2013. Escola de Música da UFRJ.

9.
CARDOSO, André.. Banca julgadora do processo seletivo para função de músico da Universidade Estadual de Campinas. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
CARDOSO, André.. Banca do Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Música da UFRJ. 2018. Escola de Música da UFRJ.

2.
CARDOSO, André.; VOLKMANN, T.; AGUIAR, Ernani; CAMPOS, M. J.; REIS, Adonhiran de Almeida. Banca do Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica da UFRJ. 2013. Escola de Música da UFRJ.

3.
CARDOSO, André.. Banca de recital de mestrado de Aleyson Scopel (piano). 2013. Escola de Música da UFRJ.

4.
CARDOSO, André.. Programa Pré-Estreia da TV Cultura. 2012. TV Cultura.

5.
CARDOSO, André.. Programa Pré Estréia da TV Cultura. 2011. TV Cultura.

6.
CARDOSO, André.. Reciatl de Mestrado de João Augusto Ó de Almeida. 2007. Escola de Música da UFRJ.

7.
CARDOSO, André.; FAGERLANDE, Marcelo; VERZONI, Marcelo. Exame de qualificação de Marcelo Alves Brum. 2007. Escola de Música da UFRJ.

8.
CARDOSO, André.; RIBEIRO, Roberto Macedo; RACHID, Alexandre. Recital de formatura de Maíra Freitas. 2007. Escola de Música da UFRJ.

9.
CARDOSO, André.. Recital de Mestrado de Ricardo Lobo. 2007. Escola de Música da UFRJ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Apresentação de conferência na Mostra José Siqueira promovida pela Universidade Federal da Paraíba em 15/06/2018.A produção orquestral de José Siqueira a partir da organização de seu catálogo de obras. 2018. (Encontro).

2.
Apresentação de palestra na Sala Cecília Meireles, promovida pela FUNARJ e produtora Música e Texto em 30/11 e 01/12/2018.História, música e drama na ópera "Piedade" de João Guilherme Ripper. 2018. (Outra).

3.
Apresentação de palestra no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, promovida pela Associação Orquestra Pró-Música do Rio de Janeiro em 24/11/2018.Ravel e Villa-Lobos. 2018. (Outra).

4.
Participação em mesa no IX Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ em 17/08/2018.Música brasileira de concerto e mercado. 2018. (Simpósio).

5.
Participação em mesa no IX Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ em 17/08/2018.Projetos sociais, orquestras escolas e formações independentes. 2018. (Simpósio).

6.
Apresentação de conferência no Simpósio Pe. José Maurício Nunes Garcia: 250 anos promovido pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa e PPGM da UFRJ.Um balanço da bibliografia mauriciana e das primeiras edições de suas composições. 2017. (Simpósio).

7.
Pariticipação em mesa redonda Ano José Maurício na Antiga Sé: 250 anos promovido pela Sociedade de Amigos da Antiga Sé e Academia Brasileira de Música em em 20/06/2017 na Antiga Sé.A música profana de José Maurício. 2017. (Encontro).

8.
Pariticipação em mesa redonda no Simpósio FUNARTE / UFRJ de Bandas em 27/11/2017.Novas perspectivas: concursos de composição para bandas. 2017. (Simpósio).

9.
Pariticipação em mesa redonda Padre José Maurício Nunes Garcia: 250 anos de nascimento na Semana de Aniversário da Escola de Música da UFRJ.Padre José Maurício Nunes Garcia: 250 anos de nascimento. 2017. (Encontro).

10.
Participaçãocomo conferencista na sessão temática Homenagem aos 250 anos do Pe. José Maurício Nunes Garcia no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.O Padre José Maurício Nunes Garcia em seus 250 anos. 2017. (Seminário).

11.
Participação como conferencista no III Simpósio de Musicologia do 55o. Festival Villa-Lobos em 02/11/2017 no Centro Cultural Banco do Brasil.Villa-Lobos para o Século XXI. 2017. (Simpósio).

12.
Participação como moderador na mesa redonda Formação e perspectivas profissionais de flautistas na música clássica no IRio-Flute Fest do PROMUS UFRJ.Formação e perspectivas profissionais de flautistas na música clássica. 2017. (Encontro).

13.
Participação como representante da Academia Brasileira de Música no I Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos do RJ promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do RJ.Uma avaliação da música de concerto no Estado do RJ. 2017. (Encontro).

14.
Palestra na III Semana do Violino, vinculada ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ.O violino na música brasileira até o século XIX. 2016. (Encontro).

15.
Palestra na Série Vesperal Portinari da Orquestra Petrobras Sinfônica, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ.Obras de Mateus Freira, Beethoven e Tchaikovsky no concerto da Petrobras Sinfônica. 2016. (Outra).

16.
Participação como moderador em mesa de debates do Colóquio Carlos Gomes da Escola de Música da UFRJ e Academia Brasileira de Música, vinculado ao projeto de pesquisa "Projeto Carlos Gomes 2016" na UFRRJ. 2016. (Encontro).

17.
Apresentação de comunicação oral na II International Conference Multiorchestra do British Council, âmbito internacional e vinculado ao projeto de pesquisa isa."Gerenciando o futuro: estratégias de formação da nova geração de músicos e públicos". 2015. (Outra).

18.
Apresentação de comunicação oral no Seminário Rio de Janeiro - Alemanha: relações musicais, vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ.O repertório austro-germânico nas primeiras temporadas do maestro Eugen Szenkar no Brasil. 2015. (Seminário).

19.
Apresentação de comunicação oral no VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ e Colóquio Internacional do Instituto Ibero-Americano de Berlim e Universidade das Artes de Berlim, vinculado a projeto de pesquisa na UFRJ.Eugen Szenkar no Brasil: a criação da Orquestra Sinfônica Brasileira e o fomento da atividade sinfônica no Rio de Janeiro da década de 1940.. 2015. (Simpósio).

20.
Apresentação de comunicação oral de título "Revista Brasileira de Música: uma história institucional" no V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Revista Brasileira de Música: uma história institucional. 2014. (Simpósio).

21.
Apresentação de comunicação oral na International Conference MULTIORCHESTRA: Talent, Management and Impact em Belo Horizonte, âmbito internacional e vinculado ao projeto de pesquisa.Rolezinho das orquestras. 2014. (Encontro).

22.
Apresentação de comunicação oral de título "Marcos Portugal no séc. XX" a convite do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa no Colóquio Internacional Marcos Portugal, vinculado a projeto de pesquisa na UFRJ.Marcos Portugal no séc. XXI: terá alguma relevância?. 2012. (Encontro).

23.
A invenção de um Brasil musical.Organistas e organeiros da Capela Real e Imperial do rio de Janeiro. 2010. (Seminário).

24.
I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.A atualidade da ópera. 2010. (Simpósio).

25.
2a. Mostra A Cena da Cidade.As ocupações da cena: cultura e educação, política metropolitana. 2009. (Outra).

26.
A Universidade e seus lugares de memória.A Escola de Música da UFRJ e suas coleções especiais. 2008. (Seminário).

27.
Encontro Música e história no longo século XIX: de Caldas Barbosa a Baiano.Música e músicos da Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

28.
I Simpósio dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Letras e Artes da UFRJ "História, tradição e conhecimento".Conhecimento, cultura e pesquisa: graduação e pós-graduação. 2008. (Simpósio).

29.
7o. Colóquio da Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ.Mário de Andrade e o Instituto Nacional de Música. 2007. (Outra).

30.
II Seminário de Informação em Arte da REDARTE (Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte).Bibliotecas e Arquivos Musicais. 2007. (Seminário).

31.
Painel da Música Coral Brasileira.Música Coral Brasileira de Francisco Manuel da Silva a Alberto Nepomuceno. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARDOSO, André.. Membro da comissão organizadora do Colóquio Carlos Gomes da Escola de Música da UFRJ e Academia Brasileira de Música, vinculado ao projeto de pesquisa "Projeto Carlos Gomes 2016" na UFRJ. 2016. (Outro).

2.
CARDOSO, André.; VOLPE, Maria Alice ; NOGUEIRA, M. V. . Membro da comissão organizadora do V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. 2014. (Outro).

3.
CARDOSO, André.. Membro da comissão organizadora do evento comemorativo dos 69 anos de fundação da Academia Brasileira de Música no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, de abrangência nacional, com a participação da Orquestra Sinfônica da UFRJ e vinculado ao projeto de pesquisa "A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório" na UFRJ. 2014. (Concerto).

4.
CARDOSO, André.; VOLPE, Maria Alice ; VIDAL, João Vicente. ; NOGUEIRA, M. V. . Membro da comissão organizadora do IV Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ - Verdi Wagner e contemporâneos. 2013. (Outro).

5.
CARDOSO, André.; VOLPE, Maria Alice ; NOGUEIRA, M. V. . Membro da comissão organizadora do III Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ - Patrimônio musical na atualidade: tradição, memória, discurso e poder.. 2012. (Outro).

6.
CARDOSO, André.; VOLPE, Maria Alice ; NOGUEIRA, M. V. . II Simpósio Internacional de Musicologia - Teoria, crítica e música na atualidade. 2011. (Outro).

7.
CARDOSO, André.; VOLPE, Maria Alice ; NOGUEIRA, M. V. . I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ - Atualidade da ópera. 2010. (Outro).

8.
CARDOSO, André.. I Concurso Nacional de Canto/Ópera da UFRJ. 2010. (Concurso).

9.
CARDOSO, André.. Inauguração da Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Charlene Neotti Gouveia Machado. A ideologia na produção musical de Francisco Mignone através da Sinfonia do Trabalho e da Sinfonia Transamazônica. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

2.
Simone dos Santos. Projeto Espiral (1976-1979): uma experiência de ensino coletivo de instrumentos de cordas. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

3.
Marcos Antônio Barreto Rangel. "A Sinfonia em Sol menor de Alberto Nepomuceno: uma análise histórico interpretativa". 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

4.
Gabriela de Oliveira Queiroz Guedes e Silva. "Fantasia de Movimentos Mixtos de Heitor Villa-Lobos: resgate e reinserção no repertório violinístico". 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

5.
Thiago Santos da Silva. Música sacra de Francisco Braga: história e análise interpretativa do Te Deum alternado (1904). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

6.
Caetano Salles de Araújo. Três danças para piano de José Siqueira: um estudo de caso sobre a transcrição orquestral. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

7.
Adonhiran Bernard de Almeida Reis. Edição do sexto concerto para violino de Manoel Joaquim de Macedo. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

8.
Heliana Farah. Canto lírico: primazia da técnica ou estética?. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

9.
Helder Trefzger Candido. A Sinfonia n. 4 de Cláudio Santoro: uma abordagem histórico-interpretativa em torno do nacionalismo musical. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

10.
Ricardo Rossi Santoro. Edição crítica do Primeiro Trio para flauta, violoncelo e piano de Francisco Mignone. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

11.
Marcelo Henrique Andrade Coutinho. O ciclo "Ofélia" no contexto da obra vocal de câmara de Henrique Oswald. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

12.
Antônio Pedro de Almeida. O bel canto no Brasil colonial: José Maurício Nunes Garcia e Marcos Portugal. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ, . Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

13.
Rigoberto Santos de Moraes. O Nonetto de Heitor Villa-Lobos. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.

14.
Marcelo Jardim. A Fantasia em três movimentos em forma de Choros de Villa-Lobos. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CARDOSO, André.; CAMPOS, M. J. . Participação como professor de regência e prática de conjunto do Painel FUNARTE de Bandas de Música 2013, promovido pela Fundação Nacional das Artes do Ministério da Cultura, na cidade de Aracajú (SE), de âmbito nacional e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ.. 2013. .

2.
CARDOSO, André.; CAMPOS, M. J. . Participação como professor de regência e prática de conjunto do Painel FUNARTE de Bandas de Música 2011, promovido pela Fundação Nacional das Artes do Ministério da Cultura, na cidade de Mariana (MG), de âmbito nacional e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ.. 2011. .

3.
CARDOSO, André.; CAMPOS, M. J. . Participação como professor de regência e prática de conjunto do Painel FUNARTE de Bandas de Música 2014, promovido pela Fundação Nacional das Artes do Ministério da Cultura, na cidade de Marechal Floriano (ES), de âmbito nacional e vinculado ao projeto de pesquisa 'A orquestra sinfônica: sua origem, desenvolvimento e repertório' na UFRJ.. 2014. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 11:38:37