Ana Cristina Barbosa da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2790603219671193
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Possui graduação em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1997), Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Educação na linha de pesquisa Educação e Liguagem, pela Universidade Federal de Pernambuco em sistema Sandwiche com a Université Stendhal - Grenoble 3, França (2012). Exerce a função de professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Pertenceu ao quadro funcional da Secretaria de Educação do estado de Pernambuco, como professora de língua portuguesa, bem como pertenceu à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, como professora das séries iniciais do ensino fundamental e no Centro Administrativo e Pedagógico dessa Secretaria e atuou como professora adjunta do curso de Letras da Universidade de Pernambuco. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Docência, Linguagem e Tecnologias Digitais (GPDLTD). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Cristina Barbosa da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Ana Cristina. B. da;SILVA, ANA CRISTINA BARBOSA DA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste da UFPE.
Rodovia BR 104, Km 59
Nova Caruaru
55294902 - Caruaru, PE - Brasil
Telefone: (81) 21267771
Fax: (81) 94913418


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação e Linguagem.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
com período sanduíche em Université Stendhal - Grenoble 3 (Orientador: François Mangenot).
Título: Softwares Educativos: Critérios de Avaliação a partir dos Discursos da Interface, da Esfera Comunicativa e do Objeto de Ensino, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Maria Lúcia Ferreira de Figuerêdo Barbosa.
Coorientador: François Mangenot.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: LINGUAGEM.
2001 - 2003
Mestrado em Linguística.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: EMPRÉSTIMOS LINGÜÍSTICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Nelly Medeiros de Carvalho.
Palavras-chave: Empréstimos Lingüísticos; Livros Didáticos; Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1999 - 2000
Especialização em Educação de Jovens e Adultos.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A Implantação da Língua Inglesa no Currículo da Educação de Jovens e Adultos.
Orientador: Vera Lúcia L. Moura.
1994 - 1997
Graduação em Letras.
Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.




Formação Complementar


2014
Maya 3D. (Carga horária: 40h).
School of Art, Game and Animation, SAGA, Brasil.
2018 - 2018
V SEMANA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA da UFPE. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Semana de Formação Docente. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Mobile Learn. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de gameficação. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Podcast. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
HTML 5. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
Animação 2D. (Carga horária: 24h).
School of Art, Game and Animation, SAGA, Brasil.
2014 - 2014
Pintura Digital. (Carga horária: 24h).
School of Art, Game and Animation, SAGA, Brasil.
2013 - 2013
Photoshop CS6. (Carga horária: 36h).
School of Art, Game and Animation, SAGA, Brasil.
2013 - 2013
Adobe Illustrator CS6. (Carga horária: 36h).
School of Art, Game and Animation, SAGA, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Integração Docente. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Atualização Didático-Pedagógica para Prof. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2001 - 2001
Os resultados do SAEPE". (Carga horária: 4h).
Secretaria de Educação de Pernambuco, SEDUC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação e letramento científico
08/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educomunicação para a formação cidadã
08/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso I
02/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Redação
02/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Redação
04/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus do Agreste da UFPE, .

10/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Linguagem
10/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educomunicação para a formação cidadã
03/2015 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus do Agreste da UFPE, .

Cargo ou função
Membro do colegiado de Comunicação Social.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção textual na Comunicação
08/2016 - 12/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design e Estética: leitura e produção textual
03/2016 - 07/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design e Estética: leitura e produção textual (Noite)
Design e Estética: leitura e produção textual (Tarde)
08/2015 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Redação
08/2015 - 12/2015
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado II
05/2013 - 07/2015
Ensino, Matemática-Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo
Português Instrumental
02/2013 - 07/2015
Ensino, Química-Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
05/2013 - 07/2014
Ensino, Física-Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo
Português Instrumental

Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunta, Carga horária: 40

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe da Língua Portuguesa I
Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos
Linguística III
03/2006 - Atual
Ensino, Progamação do Ensino de Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I e II
Sintaxe da Língua Portuguesa I e II
08/2009 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática I: Relação tecnologia e sociedade
Prática II: O saber e o fazer com as tecnologias educacionais na empresa e na educação
08/2005 - 12/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnica de Redação
Análise do Discurso
Lingüística I e II
Literatura Nordestina
Pesquisa em Educação
Prática de Ensino V: Literatura e diversidade textual nos níveis fundamental e médio
Prática de Ensino VI: O ensino de língua e suas variedades no coticianao escolar
Psicolingüística
08/2006 - 02/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua e Linguagem na Produção do Conhecimento

Faculdade Decisão, FADE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/2004 - 07/2005
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
02/2004 - 07/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
02/2004 - 07/2005
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
08/2004 - 12/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Faculdade São Miguel, FSM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

12/2004 - 01/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada
Lingüística II
Lingüística I
Teoria e Práticas de Texto

Focca - Faculdade de Olinda, FOCCA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/2005 - 07/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I
Teoria e Prática de Textos

Secretaria de Educação de Pernambuco, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 200

Atividades

08/1997 - 07/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
08/1997 - 07/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
05/1993 - 07/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora Polivalente, Fundamental I

Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, SEEL, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora I, Carga horária: 150

Atividades

02/2006 - Atual
Direção e administração, Centro Administrativo Pedagógico, .

Cargo ou função
Técnico administrativo na Diretoria de Acompanhamento e Avaliação Educaionais.
02/2005 - 12/2005
Direção e administração, Centro Administrativo Pedagógico, .

Cargo ou função
Gerente de Serviços de Formação de Leitores.
09/2003 - 02/2005
Serviços técnicos especializados , Centro Administrativo Pedagógico, .

Serviço realizado
Técnico-pedagógico em Língua Portuguesa.
01/1995 - 08/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Edudação Infantil


Linhas de pesquisa


1.
Leitura e Compreensão Textual nas Atividades Pedagógicas

Objetivo: Identificar como se dá a compreensão leitora nas práticas pedagógicas no que concerne aos enunciados dos exercícios impressos ou orais e aos comandos dos docentes ao solicitar algo aos discentes relacionado ao objeto de ensino e aprendizagem..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: LINGUAGEM.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Ambientes Digitais de Ensino e Aprendizagem

Objetivo: Desenvolver estudos voltados aos ambientes digitais que contemplem a abordagem de conteúdos curriculares das diversas áreas de conhecimento a partir de proposição de critérios de avaliação desses ambientes, bem como os avaliando e os produzindo..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: LINGUAGEM.
3.
Produção Discursiva no Meio Acadêmico

Objetivo: Proporcionar o estudo do que seja a produção discursiva escrita e oral no meio acadêmico, contemplando a produção dos gêneros discursivos dessa esfera comunicativa e de outras esferas para o desenvolvimento de habilidades necessárias à interação verbal..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: LINGUAGEM.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Criação de materiais didático-pedagógicos em ambientes digitais para a educação básica com a Saúde Coletiva e a Biologia
Descrição: Este projeto objetiva investigar práticas pedagógicas de docentes de Biologia e os vários aspectos de criação de um portal educativo, considerando o processo e o produto, para o ensino de Biologia, criado por graduandos de Comunicação Social, de Medicina, de Design e de Química-Licenciatura, com a participação de professores da rede estadual de ensino e docentes do Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/UFPE. Os graduandos fazem parte do CAA e os docentes da Gerência Regional de Ensino do Agreste-Centro Norte, da Secretaria de Educação de Pernambuco. Nos vários aspectos que envolvem tal criação, pretende-se considerar as dimensões técnica, pedagógica e específica de ensino de Biologia. Intenciona-se ainda fazer relação entre os conhecimentos curriculares de Biologia com a Saúde Coletiva, investindo em um material pedagógico digital que prime por um ensino ativo, problematizador e, portanto, interdisciplinar. A coleta de dados da pesquisa ocorrerá da seguinte maneira: em análise documental; através de entrevista semiestruturada; aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas; observação com anotações e filmagem, em algumas delas; análise do portal a partir de checklist..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Desenvolvimento linguístico-discursivo de graduandos de Comunicação Social
Descrição: A partir da constatação da necessidade dos licenciandos, pesquisados por Silva (2014) no Centro Acadêmico do Agreste, de desenvolverem habilidades na produção discursiva escrita, pensou-se em pesquisar práticas pedagógicas no Curso de Comunicação Social sobre a produção de gêneros discursivos que requerem uma escrita mais elaborada, utilizando-se da norma culta da língua, de informação e de argumentação. Nesta perspectiva, os gêneros discursivos da área de formação dos graduandos ganham primazia para o trabalho mais consistente e sistematizado dentro da sala de aula para também serem bem produzidos quando da proposição de atividades dos docentes das diversas disciplina e no exercício da profissão. O objetivo geral das pesquisa corresponde a investigar quais aspectos linguístico-discursivos em que os graduandos do curso de Comunicação Social apresentam dificuldades e que conseguem aprender no momento de produção escrita de gêneros discursivos do domínio público, cujo caráter seja argumentativo e/ou expositivo que circulam no ambiente digital, os quais estarão presentes na formação profissional dos graduandos e no exercício da profissão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Cristina Barbosa da Silva - Coordenador / DANIEL HERCULANO CRUZ NETO - Integrante.
2010 - 2011
Conteúdos multimídias: da web à sala de aula
Descrição: Tendo em vista a necessidade de inserir a informática nas salas de aulas dos diversos níveis de ensino, e que, no contexto brasileiro, pouco se tem potencializado os docentes para o uso dos recursos computacionais nas aulas e que menos ainda de como selecionar e avaliar tais recursos, esta pesquisa investigou programas multimídias educacionais de Língua Portuguesa, em aplicativos na web, e a viabilidade de sua utilização no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da compreensão textual em turmas do 9° ano do ensino fundamental, de instituições de ensino particulares de Garanhuns e de Recife. Esta pesquisa se preocupou em analisar esses recursos pedagógicos que se propõem a trazer atividades relacionadas à leitura e à compreensão textual uma vez que há uma multiplicidade de oferecimento de materiais desta natureza no mercado. Este projeto fez parte de um projeto maior intitulado de Softwares educativos: contribuições para vivências pedagógicas na sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Conteúdos multimídias: do disco compacto à sala de aula
Descrição: Muitas pesquisas realizadas em algumas áreas de ensino com o propósito de investigar programas multimídias detectaram que alguns desses programas, ditos educacionais, não apresentavam potencial pedagógico, não podendo, portanto, serem utilizados para obter resultado satisfatório nas práticas pedagógicas. Por isso, esta pesquisa se preocupou em analisar esses recursos pedagógicos que se propõem a trazer atividades relacionadas à leitura e à compreensão textual uma vez que há uma multiplicidade de oferecimento de materiais desta natureza no mercado. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi investigar programas multimídias educativos em discos compactos, softwares de Língua Portuguesa, e a viabilidade de sua utilização no processo de ensino e aprendizagem da leitura e compreensão textual em salas de aula de turmas do 9° ano do ensino fundamental pertencentes a unidades de ensino públicas da cidade de Garanhuns. Este projeto fez parte de um projeto maior intitulado Softwares educativos: contribuições para vivências pedagógicas na sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Agência Experimental de Comunicação Aveloz
Descrição: A proposta é implantar um laboratório de comunicação por meio de uma agência de notícias que atua exclusivamente nas mídias sociais. Assim, cria um canal direto de comunicação com os cidadãos-internautas, sem passar pela mediação da grande imprensa. Hoje, a Aveloz funciona como um celeiro de projetos culturais na área de Design. Com essa reformulação, ela se transformará em uma agência de conteúdo noticioso para o mundo virtual, o que fortalecerá também as suas ações culturais para o campo do design. Isso porque, desde novembro de 2014, a agência está inserida em um novo contexto: o da criação do curso de Comunicação Social em Caruaru, cujas aulas se iniciam em agosto de 2015. Desde o primeiro semestre de 2015, a agência, porém, já trabalha na divulgação do curso e de eventos promovidos por seu corpo docente para inserir o Centro Acadêmico do Agreste no campo dos grupos de estudos acadêmicos da comunicação. A partir dessa reformulação, a Agência se articula em duas frentes de ação: comunicação e redes sociais e a produção de linguagem gráfica e audiovisual. Será implementada uma parceria entre os cursos de Comunicação Social, Design e Medicina..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Criação de materiais didático-pedagógicos em ambientes digitais para a Educação Básica com a Saúde Coletiva e a Biologia
Descrição: Este projeto de extensão será desenvolvido por uma equipe interdisciplinar de docentes do CAA-UFPE: Comunicação Social, Medicina e de Educação e Linguagem, bem como por estudantes de Comunicação Social, Medicina, Design e Química-Licenciatura. O objetivo é criar um portal educativo para o ensino de Biologia, sobre Saúde Coletiva e conhecimentos curriculares de Biologia, sob a ótica da Educomunicação. Após coleta de dados realizada através de questionário e entrevista aos docentes de Biologia e de Saúde Coletiva, serão identificadas as temáticas, como abordá-las e os elementos que devem compor as dimensões pedagógicas e da interface do portal. A criação do portal educativo terá uma perspectiva interdisciplinar e uma concepção de ensino voltada às metodologias ativas. As atividades de criação serão realizadas por meio de oficinas, encontros de discussão presenciais e a distância. A plataforma para a criação do portal será a Wix..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Produção Textual para o Desenvolvimento Linguístico-discursivo dos Graduandos de Física, Química e Matemática
Descrição: A proposição deste trabalho surgiu do fato de que os graduandos de licenciaturas do Centro Acadêmico do Agreste apresentam problemas linguístico-discursivos nas produções textuais escritas desenvolvidas na sala de aula. As dificuldades foram detectadas nas disciplinas de Português Instrumental e Metodologia do Estudo. Para sanar essas dificuldades, foi elaborado este curso de 36 horas com objetivo de levar os estudantes das licenciaturas em Química, Física e Matemática a desenvolverem habilidades de produção de texto a partir da escrita de gêneros textuais que divulgassem conhecimentos acadêmicos e científicos das áreas em questão, considerando os aspectos discursivos, linguísticos e cognitivos. A produção textual está diretamente relacionada com o uso da língua, seja oral ou escrito, sendo, portanto, uma atividade de interação verbal que envolve interlocutores sócio e historicamente situados e os aspectos cognitivos desses interlocutores. A língua, nesta perspectiva, é vista como interação verbal que se concretiza através de textos a partir dos gêneros textuais. Na realização do curso, foram trabalhados os gêneros textuais matéria científica, resumo acadêmico, resenha acadêmica, editorial e o boletim informativo a partir de sequências didáticas, criando momentos de produção precisos, com atividades múltiplas, permitindo os alunos se apropriarem das noções, das técnicas e dos instrumentos necessários ao desenvolvimento de suas capacidades de produção textual, em situações de comunicação diversas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRANÇA, Rozelma Soares de2015FRANÇA, Rozelma Soares de ; SILVA, ANA CRISTINA BARBOSA DA . Avaliação de softwares educativos para o ensino de Língua Portuguesa. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, p. 23-34, 2015.

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da;SILVA, ANA CRISTINA BARBOSA DA2008SILVA, Ana Cristina. B. da; SILVA, E. B. da ; MENEZES, J. S. de O. . Variedades linguísticas: uma questão a ser (re)pensada no ensino de língua. Presciência: Revista Científica dos Alunos da Faculdade São Miguel, v. 2, p. 57-77, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, Ana Cristina. B. da; GOMES, A. S. . Conheça e utilize software educativo: avaliação e planejamento para a educação básica. (versão impressa). 1ª. ed. Recife: Pipa Comunicação, 2015. v. 2. 216p .

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da; GOMES, A. S. . Conheça e utilize software educativo: avaliação e planejamento para a educação básica (versão digital). 1ª. ed. Recifie: Pipa Comunicação, 2015. v. 2. 216p .

3.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Softwares educativos: critérios de avaliação a partir dos discursos da interface, da esfera comunicativa e do objeto de ensino. 1. ed. Recife: Editora Universitária, 2012. v. 1. 332p .

4.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SILVA, B. de B. de M. e (Org.) . Acompanhamento e Avaliação Educacionais: uma nova possibilidade de oraganização. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2008. 92p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ NETO, D. H. . Desenvolvimento linguístico-discursivo na produção textual de graduandos de Comunicação Social. In: Rosiane Xypas; Elaine M. Costa-Fernandez & Candy Marques Laurendon. (Org.). Comunicação e interculturalidade: educação, novas tecnologias e linguagens. 1ªed.Recife: Editora UFPE, 2018, v. , p. 335-350.

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Gêneros Textuais em novo suporte: os softwares educativos. Língua, literatura e ensino: subsídios teóricos e aplicados. 1ed.Recife: Edupe, 2009, v. , p. 83-114.

3.
SILVA, Ana Cristina. B. da; RIBEIRO, Anália Keila Rodrigues ; BANDEIRA, Carmen Lúcia Bezerra . Uma política de formação de leitores em perspectiva. Educadores em Recife: articulando a diversidade e contruindo singularidades. Recife: Prefeitura do Recife, 2008, v. , p. 293-305.

4.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SILVA, B. de B. de M. e . Pensando a Diretoria de Acompanhamento e Avaliação Educacional. In: Ana Cristina Barbosa da Silva & Beatriz de Barros de Melo e Silva. (Org.). Acompanhamento e Avaliação Educacionais: uma nova possibilidade de oraganização. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2008, v. , p. 5-15.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALES, L. B. V. ; SILVA, Ana Cristina. B. da . A Metáfora no Ensino dos Conceitos e da Linguagem Química. In: V Congresso International sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2016, Minas Gerais. Metáfora e Ensino de Línguas: Anais do V Congresso International sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Belo Horizonte: FALE/ UFMG, 2015. p. 368-386.

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A multimodalidade na produção textual em Comunicação Social. In: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, 2016, Caruaru. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. São Paulo: Intercom, 2016. p. 1-14.

3.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A Metáfora e a Metonímia na Produção Textual de Licenciandos. In: V Congresso International sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2016, Belo Horizonte. Metáfora e Ensino de Línguas: Anais do V Congresso International sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Belo Horizonte: FALE/ UFMG, 2016. p. 427-453.

4.
SANTOS, J. M. A. ; SILVA, Ana Cristina. B. da ; ARAUJO, K. L. S. ; MELO, M. S. . Percepção dos alunos sobre a utilidade da matemática no cotidiano. In: V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB (ENID), 2015, Campina Grande. Anais V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB (ENID), 2015.

5.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A construção dos conhecimentos argumentativo e científico na graduação. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE), 2015, Garanhuns. Anais Eletrônicos do VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE). Recife: Pipa Comunicação, 2015. p. 49-67.

6.
SALES, L. B. V. ; SILVA, Ana Cristina. B. da . O ensino da linguagem química nas escolas públicas da cidade de Gravatá. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE),, 2015, Garanhuns. Anais Eletrônicos do VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE). Recife: Pipa Comunicação, 2015. p. 603-619.

7.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SILVA, A. M. M. . Criação de softwares educativos na formação docente. In: 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação/2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2015, Recife. Anais Eletrônicos do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Recife: UFPE, 2015. p. 1-21.

8.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A Argumentação nas Aulas de Química-Licenciatura: como objeto de estudo e proporcionando o conhecimento científico. In: 25ª Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2014, Natal. Anais da XXV Jornada Nacional do GELNE. Natal: EDUFRN, 2014. p. 1016-1027.

9.
SILVA, Ana Cristina. B. da; FRANÇA, Rozelma Soares de . Avaliação de software educativo na formação docente: articulando teoria e prática. In: 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. 20º Workshop de Informática na Escola - WIE, 2014. v. 20º. p. 1-10.

10.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SILVA, Anderson M. M. . Elaboração de software educativo na formação docente. In: XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação - TISE, 2014, Fortaleza. Anais: Nuevas Ideas in Informática Educativa. Chile: Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas, 2014. v. 10. p. 555-560.

11.
SILVA, Waldir Cosmo da ; SILVA, Ana Cristina. B. da . Softwares educativos de língua portuguesa: novas possibilidades para a aprendizagem de língua materna. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. Anais Eletrônicos, 2012. p. 1-18.

12.
FRANÇA, Rozelma Soares de ; SILVA, Ana Cristina. B. da . Softwares educativos: do disco compacto à sala de aula. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012, Recife. Anais Eletrônicos, 2012. p. 1-19.

13.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SILVA, Waldir Cosmo da ; FRANÇA, Rozelma Soares de . Uma proposição de critérios para avaliação de softwares educativos de Língua Portuguesa. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação Qualis B2, 2011. p. 1104-1107.

14.
SILVA, Ana Cristina. B. da; BUSHATSKY, M. . Tema e significação em notícias impressas. In: III Colóquio Regional - ALED Brasil: Discurso e Práticas Sociais, 2010, Recife. III Colóquio Regional - ALED Brasil, 2010. p. 1013-1024.

15.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliando a Leitura nos Softwares Educativos. In: VI Congresso Internaciona da ABRALIN, 2009. ABRALIN Associação Brasileira de Linguística, 2009. p. 263-272.

16.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Os Gêneros Textuais em um Novo Suporte: softwares educativos. In: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul. Anais ... SIGET, 2009. p. 01-25.

17.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Prática Pedagógica: científica e interdisciplinar. In: 18° EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Maceió. 18° EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.

18.
SILVA, Ana Cristina. B. da; MELO, G. N. de . Dialogismo e Alteridade. In: VI Colóquio Internacional Paulo Freire, 2007, Recife. VI Colóquio Internacional Paulo Freire, 2007.

19.
SILVA, Ana Cristina. B. da; FERREIRA, M. A. de M. . Livro Didático para quê? Desenvolvimento Educacional. In: Simpósio Internacional - Livro Didático: Educação e História, 2007, São Paulo. Simpósio Internacional de Livro Didático: Educação e História, 2007. p. 1756-1768.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A Argumentação nas Aulas de Química-Licenciatura: como objeto de estudo e proporcionando o conhecimento científico. In: 25º Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2014, Natal. Anais da XXV Jornada Nacional do GELNE. Natal: EDUFRN, 2014. p. 571-572.

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da; BUSHATSKY, M. . Tema e significação em notícias impressas. In: III Colóquio - ALED Brasil: discurso e práticas sociais, 2010, Recife. III Colóquio - ALED Brasil: discurso e práticas sociais, 2010. p. 216-217.

3.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Projetos e Artigos Científicos em Sala de Aula num Processo Interdisciplinar. In: 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém. 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007.

4.
SILVA, Ana Cristina. B. da; MENEZES, J. S. de O. ; SILVA, E. B. da . Variedades Lingüísticas: uma questão a ser (re)pensada no ensino de língua. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis. 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006.

5.
SILVA, Ana Cristina. B. da. As Variedades Lingüísticas nos Livros Didáticos. In: 56ª Reunião Anual da SBPC, 2004, Cuiabá. 56ª Reunião Anual da SBPC, 2004.

6.
SILVA, Ana Cristina. B. da; AGUIAR, M. . Os Sertões na Sala de Aula. In: VII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal e I Simpósio Internacional de Análise de Discurso Crítica, 2004, Brasília. VII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal, 2004.

7.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Processos de Adoção Lingüística nos Livros Didáticos de Português. In: 55ª Reunião Anual da SBPC, 2003, Recife. 55° Reunião Anual da SBPC, 2003.

8.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Empréstimos Lingüísticos nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. In: 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiás. 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002.

9.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Empréstimos Lingüísticos nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos - GELNE, 2002, Fortaleza. XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos - GELNE, 2002. p. 199-199.

10.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A Oralidade e a Escrita nos Livros Didáticos (A Linguagem Informal tal como Trabalhada nos Livros Didáticos...). In: IV Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita - ELFE, 2002, Maceió. IV Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita - ELFE, 2002. p. 39-40.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ NETO, D. H. . Produção escrita de graduandos: reflexões sobre as sequências didáticas e o uso do computador. In: 7º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação/3º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2017, Recife. Anais Eletrônicos do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2017., 2017.

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A produção textual de licenciandos: aspectos relevantes no ensino e na aprendizagem. In: Colóquio Internacional da ARIC: mobilidades, redes e interculturalidade, 2016, Olinda. Caderno de Resumos: Colóquio Internacional da ARIC: mobilidades, redes e interculturalidade. Recife: Editora UFPE, 2016. p. 105-106.

3.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ NETO, D. H. . Desenvolvimento linguístico-discursivo na produção textual de graduandos de Comunicação Social. In: Colóquio Internacional da ARIC: mobilidades, redes e interculturalidade, 2016, Olinda. Caderno de resumos: Colóquio Internacional da ARIC: mobilidades, redes e interculturalidade. Recife: Editora UFPE, 2016. p. 227-228.

4.
SILVA, Ana Cristina. B. da. O letramento acadêmico/científico na produção textual de licenciandos. In: 26ª Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2016, Recife. Rumo aos quarenta anos: Livro de Resumos da 26ª Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. Recife: Pipa Comunicação, 2016. p. 1097-1097.

5.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SANTOS, J. M. A. ; ARAUJO, K. L. S. ; MELO, M. S. . A Matemática da sala de aula e do cotidiano: perspectiva dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. In: 1º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste, 2015, Uberlândia. Anais 1º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste. Uberlância, 2015.

6.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SALES, L. B. V. . A Química no ensino médio: a questão dos conceitos e dos termos técnicos. In: I Semana da Licenciatura em Química - SELIQUI, 2015, Caruaru. Anais: I Semana da Licenciatura em Química - SELIQUI. Caruaru, 2015. p. 64-64.

7.
SANTOS, J. M. A. ; SILVA, Ana Cristina. B. da ; ARAUJO, K. L. S. ; MELO, M. S. . Percepção dos alunos sobre a utilidade da matemática no cotidiano. In: V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB (ENID), 2015, Campina Grande. Anais V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB (ENID), 2015.

8.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A construção dos conhecimentos argumentativo e científico na graduação. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE), 2015, Garanhuns. Anais VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE). Recife: Pipa Comunicação, 2015. p. 48-48.

9.
SALES, L. B. V. ; SILVA, Ana Cristina. B. da . O ensino da linguagem química nas escolas públicas da cidade de Gravatá. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE),, 2015, Garanhuns. Anais Eletrônicos do VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE). Recife: Pipa Comunicação, 2015. p. 602-602.

10.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SALES, L. B. V. . A metáfora no ensino dos conceitos e da linguagem de Química. In: V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2015. Anais do V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2015. p. 67-68.

11.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A metáfora e a metonímia na produção textual de licenciandos. In: V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2015, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2015.

12.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SILVA, A. M. M. . Criação de softwares educativos na formação docente. In: 6ª Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2015, Recife. Anais Eletrônicos do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2015.

13.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Elaborando softwares educativos: Química, Física e Matemática. In: I Seminário UFPE: inovando a Graduação, 2014, Recife. Anais do I Seminário UFPE Inovando a Graduação. Recife: UFPE, 2014. p. 4.

14.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Critérios para avaliação de softwares educativos numa perspectiva interacional da linguagem. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013, Recife. 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. Recife: Pipa Comunicação, 2013. p. 50-50.

15.
SILVA, Waldir Cosmo da ; SILVA, Ana Cristina. B. da . Softwares Educativos: novas possibilidades para a aprendizagem de língua materna. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação:Comunidades e aprendizagem rede, 2012, Recife. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2012. p. 270-270.

16.
FRANÇA, Rozelma Soares de ; SILVA, Ana Cristina. B. da . Softwares Educativos: do disco compacto à sala de aula. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em redes, 2012, Recife. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: comunidades e aprendizagem em redes, 2012. p. 271-271.

17.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Variedades linguísticas: uma questão a ser (re)pensada no ensino de língua. In: XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2008, Maceió. XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos. Maceió: Editora Q Gráfica, 2008. p. 71-72.

18.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Uso de softwares educativos no ensino de língua portuguesa. In: II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2008, Rio de Janeiro. II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Rio de Janeiro: Edições Entrelugar, 2008.

19.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Ambientes Virtuais na Aula de Português: a Interatividade Facilitando a Aprendizagem. In: II Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2007, Fortaleza. Caderno de Resumo, 2007.

20.
SILVA, Ana Cristina. B. da. História da Formação de Leitores nas Unidades de Educação Infantil: texto coletivo, a partir dos registros das professoras. In: 15° Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 2005. 15° Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Associação de Leitura do Brasil - ALB, 2005. p. 205-205.

21.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A História dos Livros Didáticos e os Empréstimos Lingüísticos. In: Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN, 2003, Rio de Janeiro. Abralin, 2003.

22.
CARVALHO, N. M. ; SILVA, Ana Cristina. B. da . Empréstimos Lingüísticos nos Livros Didáticos de Português. In: IV Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL, 2003, Uberlândia. IV Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL, 2003. p. 17-18.

23.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Empréstimos Lingüísticos nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. In: I Simpósio sobre Materiais Didáticos: do giz ao CD-ROM, 2002, Recife. I Simpósio sobre Materiais Didáticos: do giz ao CD-ROM, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ NETO, D. H. . Produção escrita de graduandos: reflexões sobre as sequências didáticas e o uso do computador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A produção textual de licenciandos: aspectos relevantes no ensino e na aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ NETO, D. H. . Desenvolvimento linguístico-discursivo na produção textual de graduandos de Comunicação Social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Currículo, formação docente, planejamento e tecnologias digitais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A multimodalidade na produção textual em Comunicação Social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Experiências com Tecnologias Digitais no Ensino Superior e na Educação Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Práticas Inovadoras na Formação Docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SALES, L. B. V. . A Química no ensino médio: a questão dos conceitos e dos termos técnicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SANTOS, J. M. A. ; MELO, M. S. ; ARAUJO, K. L. S. . A Matemática da sala de aula e do cotidiano: perspectiva dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SANTOS, J. M. A. ; SILVA, Ana Cristina. B. da ; ARAUJO, K. L. S. ; MELO, M. S. . Percepção dos alunos sobre a utilidade da matemática no cotidiano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A construção dos conhecimentos argumentativo e científico na graduação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SALES, L. B. V. ; SILVA, Ana Cristina. B. da . O ensino da linguagem química nas escolas públicas da cidade de Gravatá. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A metáfora e a metonímia na produção textual de licenciandos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SALES, L. B. V. . A metáfora no ensino dos conceitos e da linguagem de Química. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Elaborando Softwares Educativos: Química, Física, Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A Argumentação nas Aulas de Química-Licenciatura: como objeto de estudo e proporcionando o conhecimento científico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, Ana Cristina. B. da; FRANÇA, Rozelma Soares de . Avaliação de software educativo na formação docente: articulando teoria e prática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SILVA, Anderson M. M. . Elaboração de software educativo na formação docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Elaborando softwares educativos: Química, Física e Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Critérios para avaliação de softwares educativos numa perspectiva interacional da linguagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
SILVA, Waldir Cosmo da ; SILVA, Ana Cristina. B. da . Softwares Educativos de Língua Portuguesa: novas possibilidades para a aprendizagem de língua materna. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
FRANÇA, Rozelma Soares de ; SILVA, Ana Cristina. B. da . Softwares Educativos: do disco compacto à sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SILVA, Waldir Cosmo da ; FRANÇA, Rozelma Soares de . Uma proposição de critérios para avaliação de softwares educativos de Língua Portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
SILVA, Ana Cristina. B. da; BUSHATSKY, M. . Tema e Significação em Notícias Impressas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Os Gêneros Textuais em um Novo Suporte: softwares educativos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliando a Leitura em Softwares Educativos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SILVA, Ana Cristina. B. da; SILVA, E. B. da ; MENEZES, J. S. de O. . Variedades linguísticas: uma questão a ser (re)pensada no ensino de língua. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Uso de softwares educativos no ensino de língua portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Prática Pedagógica: científica e interdisciplinar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SILVA, Ana Cristina. B. da; MELO, G. N. de . Dialogismo e Alteridade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
SILVA, Ana Cristina. B. da; FERREIRA, M. A. de M. . Livro Didático para quê? Desenvolvimento Educacional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Projetos e Artigos Científicos em Sala de Aula num Processo Interdisciplinar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Ambientes Virtuais na Aula de Português: a Interatividade Facilitando a Aprendizagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SILVA, Ana Cristina. B. da; MENEZES, J. S. de O. ; SILVA, E. B. da . Variedades Lingüísticas: uma questão a ser (re)pensada no ensino de língua. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
SILVA, Ana Cristina. B. da. História da Formação de Leitores nas Unidades de Educação Infantil: texto coletivo, a partir dos registros das professoras. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SILVA, Ana Cristina. B. da. As Variedades Lingüísticas nos Livros Didáticos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

37.
SILVA, Ana Cristina. B. da; AGUIAR, M. . Os Sertões na Sala de Aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Processos de Adoção Lingüística nos Livros Didáticos de Português. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A História dos Livros Didáticos e os Empréstimos Lingüísticos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Empréstimos Linguísticos nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Empréstimos Lingüísticos nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Empréstimos Lingüísticos nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
SILVA, Ana Cristina. B. da. A Oralidade e a Escrita nos Livros Didáticos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Empréstimos Lingüísticos nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa da 8ª série. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Ortografia da Língua Portuguesa: uma análise em textos de alunos do ensino médio. Olinda: Livro Rápido, 2018 (Orelha de livro).

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Cultura Digital na Escola: habilidades, experiências e novas práticas. Recife, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Proposta pedagógica do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Parecer de artigo para o Congresso Internacional de Educação e Tecnologias - CIETEnPED. 2018.

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Relatório de Extensão Criação de materiais didático-pedagógicos em ambientes digitais para a educação básica. 2017.

3.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Relatório de Extensão Criação de materiais didático-pedagógicos em ambientes digitais para a educação básica. 2016.

4.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Parecer de resumo para apresentação no SELIQUI. 2015.

5.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Membro da Comissão da Construção de Projeto de Mestrado para Design. 2015.

6.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Membro do Colegiado de Comunicação Social. 2015.

7.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Coordenação na Comissão de Abertura do Curso de Letras-Licenciatura. 2013.

8.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Membro da Comissão Pedagógica e de Linguagem das Licenciaturas. 2013.

9.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Membro do Colegiado de Química-Licenciatura. 2013.

10.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Membro do Colegiado do Núcleo de Formação Docente. 2013.

11.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Estágio doutoral no exterior. 2011.

12.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Parecer de obras literárias para o Programa Nacional de Biblioteca Escolar Especial - PNBE. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ NETO, D. H. . Desenvolvimento linguístico-discursivo de graduandos de Comunicação Social. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliando e elaborando softwares educativos: Química, Matemática, Física e Pedagogia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CEEL . Formação de Professores: Diversidade Textual: os gêneros na sala de aula. 2009. .

4.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CEEL . Formação de professor Atendimento individualizado a professores do ano 5 de escolas municipais de Camaragibe. 2008. .

5.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Minicurso Relação Discursiva entre Textos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Minicurso: Intertextualidade/Interdiscursividade: Procedimentos de Compreensão e Produção Textual. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CEEL . Formação de professor de Língua Portuguesa: "Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética". 2005. .

8.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ, S. B. . Formação de professor em Língua Portuguesa:"Intervenção do projeto SAEPE". 2004. .

9.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ, S. B. . Formação de professor em Língua Portuguesa:"Intervenção do projeto SAEPE". 2004. .

10.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ, S. B. . Formação de professor em Língua Portuguesa:"Intervenção do projeto SAEPE". 2004. .

11.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ, S. B. . Formação de professor em Língua Portuguesa:"Intervenção do projeto SAEPE". 2004. .

12.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ, S. B. . Leitura e Intertextualidade. 2003. .

13.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ, S. B. . Gêneros Textuais. 2003. .

14.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Formação de professor em Língua Portuguesa:"Identidade social e tipos textuais". 2003. .

15.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Minicurso Mudanças, Variedades e Empréstimos Lingüísticos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Formação de professor: "Português e matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA". 2002. .

17.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Formação de professor: "Português e matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA". 2002. .

18.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Formação de professor de Língua Portuguesa. 2002. .

19.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Morfossintaxe da língua portuguesa: a palavra e sua formação. 2002. .

20.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Formação de professor de Língua Portuguesa:"Fonologia". 2002. .

21.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ, S. B. . Formação de professor em Língua Portuguesa:. 2002. .

22.
SILVA, Ana Cristina. B. da; CRUZ, S. B. . Formação de professor de Língua Portuguesa. 2002. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LUNA, Jairo N.; SILVA, Ana Cristina. B. da. Participação em banca de Sheila Vieira Nanes dos Santos Galvão. Análise do discurso e psicanálise: possíveis interlocutores para análise do silêncio existente na fala dos personagens no conto de fadas chapeuzinho vermelho. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco.

2.
LUNA, Jairo N.; SILVA, Ana Cristina. B. da. Participação em banca de Maria Erlange Bezerra Sabino. O estudo da variação linguística na música de Luís Gonzaga. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco.

3.
GOMES, Jaciara Joseja; SILVA, Ana Cristina. B. da. Participação em banca de Neyla Cristina Cordeiro Tenório. Estupro no BBB 12: construções "tentenciosas" no discurso jornalístico. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Universidade de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, Ana Cristina. B. da; MARTINS, M. M.; LIMA FILHO, D. T. C.. Avaliadora de banca de concurso público de professor efetivo da UFPE. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da; GOMES, V. S.; NASCIMENTO, E. P.. Avaliadora de banca de concurso público de professor efetivo da UFPE. 2015.

3.
SILVA, Ana Cristina. B. da; LUNA, Jairo N.; MATOS, Niege G.. Avaliadora de Seleção Pública Simplificada para Professor Auxiliar Temporário da UPE. 2011. Universidade de Pernambuco.

Outras participações
1.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliadora de Processo Seletivo de projetos do Programa de Iniciação Científica do CNPq. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliadora de Relatório Final de projetos do Programa de Iniciação Científica da UFPE/CNPq. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliadora de Resumo de projetos para o CONIC da UFPE. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliadora de Processo Seletivo de projetos do Pibiti/UFPE/CNPq. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

5.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliadora de Processo Seletivo de projetos do Programa de Iniciação Científica do CNPq. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

6.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliadora de Relatório Final de projetos do Programa de Iniciação Científica da UFPE/CNPq. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

7.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliadora de Resumo de projetos para o CONIC da UFPE. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

8.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliadora do 24º CONIC da UFPE. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

9.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliadora de Processo Seletivo de projetos do Programa de Iniciação Científicado do CNPq. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

10.
SILVA, Ana Cristina. B. da; MIRANDA, M. H. G.; CHAVES, A. L. G. L.. Avaliadora na Atividade de Exposição de Pôsteres. 2014. Universidade Federal de Pernambuco.

11.
SILVA, Ana Cristina. B. da. Avaliadora de Processo Seletivo de projetos do Programa de Iniciação Científicado do CNPq. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

12.
Estudantes da UPE/Campus Garanhuns; SILVA, Ana Cristina. B. da; FERREIRA, M. das G.; MAGALHÃES, M. M.. Concurso Quixote Vivo (modalidades: poesia, redação e desenho). 2005. Universidade de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Simpósio de Hipertexto e Tecnologias na Educação.Produção escrita de graduandos: reflexões sobre as sequências didáticas e o uso do computador. 2017. (Simpósio).

2.
26ª Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE.O letramento acadêmico/científico na produção textual de licenciandos. 2016. (Outra).

3.
Colóquio Internacional da ARIC: mobilidades, redes e interculturalidade.Desenvolvimento linguístico-discursivo na produção textual de graduandos de Comunicação Social. 2016. (Outra).

4.
Colóquio Internacional da ARIC: mobilidades, redes e interculturalidade.A produção textual de licenciandos: aspectos relevantes no ensino e na aprendizagem. 2016. (Outra).

5.
Intercom Nordeste. A multimodalidade na produção textual em Comunicação Social.. 2016. (Congresso).

6.
Semana I do Curso de Comunicação Social. 2016. (Outra).

7.
1º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Sudeste.A Matemática da sala de aula e do cotidiano: perspectiva dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. 2015. (Simpósio).

8.
6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Criação de softwares educativos na formação docente. 2015. (Simpósio).

9.
I Semana da Licenciatura em Química - SELIQUI.A Química no ensino médio: a questão dos conceitos e dos termos técnicos. 2015. (Outra).

10.
V Congresso Interncional sobre Metáfora na Linguagem e no PensamentoTO. A metáfora no ensino dos conceitos e da linguagem de Química. 2015. (Congresso).

11.
V Congresso Interncional sobre Metáfora na Linguagem e no PensamentoTO. A metáfora no ensino dos conceitos e da linguagem de Química. 2015. (Congresso).

12.
V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB - ENID.Percepção dos alunos sobre a utilidade da matemática no cotidiano. 2015. (Encontro).

13.
VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE.O ensino da linguagem química nas escolas públicas da cidade de Gravatá. 2015. (Encontro).

14.
VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE.A construção dos conhecimentos argumentativos e científicos na graduação. 2015. (Encontro).

15.
25ª Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste- GELNE. A Argumentação nas Aulas de Química-Licenciatura: como objeto de estudo e proporcionando o conhecimento científico. 2014. (Congresso).

16.
3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Avaliação de software educativo na formação docente: articulando teoria e prática. 2014. (Congresso).

17.
Minicurso Two years of MOOCS: lessons learned. 2014. (Outra).

18.
Seminário UFPE: Inovando a graduação.Elaborando softwares educativos: Química, Física e Matemática. 2014. (Seminário).

19.
XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação - TISE.Elaboração de software educativo na formação docente. 2014. (Outra).

20.
5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Critérios para avaliação de softwares educativos numa perspectiva interacional da linguagem. 2013. (Simpósio).

21.
Minicurso Introducción a la Argumentación y a la Lógica Informarmal. 2013. (Outra).

22.
4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.SOFTWARES EDUCATIVOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: NOVAS POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA. 2012. (Seminário).

23.
4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.SOFTWARES EDUCATIVOS: DO DISCO COMPACTO À SALA DE AULA. 2012. (Simpósio).

24.
I Conferência do Programa Via Escola: um pacto pela educação. 2012. (Outra).

25.
22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Uma proposição de critérios para avaliação de softwares educativos de Língua Portuguesa. 2011. (Simpósio).

26.
Colloque International EPAL (Échanger pour Apprendre en Ligne). 2011. (Outra).

27.
Minicurso Desenvolvimento rápido de sistemas tutores inteligentes utilizando CTAT. 2011. (Simpósio).

28.
Minicurso Plataforma elgg - configurando uma rede social na internet para fins educacionais. 2011. (Simpósio).

29.
Seminário de Pesquisa do Núcleo de Educação e Linguagem.Softwares Educativos e a Abordagem da Leitura e Compreensão Textual na Sala de Aula. 2011. (Seminário).

30.
III Colóquio ALED Brasil.Tema e Significação em Notícias Impressas. 2010. (Outra).

31.
Minicurso O dispositivo sequência didática na formação dos professores da educação básica como ferramentas para desenvolver capacidades linguageiras. 2009. (Simpósio).

32.
Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Os Gêneros Textuais em um Novo Suporte: softwares educativos. 2009. (Simpósio).

33.
VI Congresso Internaciona da ABRALIN. Avaliando a Leitura nos Softwares Educativos. 2009. (Congresso).

34.
VII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2009. (Congresso).

35.
Colóquio de Análise do Discurso: marcos teóricos e relações multidisciplinares (24 h). 2008. (Outra).

36.
Diversidade e unidade da Análise do Discurso (15 h). 2008. (Outra).

37.
II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Uso de softwares educativos no ensino de língua portuguesa. 2008. (Congresso).

38.
Workshop Texto e contexto: uma relação sociocognitiva. 2008. (Outra).

39.
XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos. Variedades linguísticas: uma questão a ser (re)pensada no ensino de língua. 2008. (Congresso).

40.
18° EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Prática Pedagógica: científica e interdisciplinar. 2007. (Encontro).

41.
59ª Reunião Anual da SBPC. Projetos e Artigos Científicos em Sala de Aula num Processo Interdisciplinar. 2007. (Congresso).

42.
II Encontro Nacional sobre Hipertexto.Formação Continuada: ambientes virtuais nas aulas de português. 2007. (Encontro).

43.
Minicurso Divulgação Científica (7h). 2007. (Congresso).

44.
Minicurso Produção de Materiais Online (6 h). 2007. (Encontro).

45.
Minicurso Referenciação e intertextualidade no hipertexto. 2007. (Encontro).

46.
Seminário Letramento Digital (8 h). 2007. (Seminário).

47.
Simpósio Internacional - Livro Didático: Educação e História (30 h).Livro Didático para quê? Desenvolvimento Educacional. 2007. (Simpósio).

48.
VI Colóquio Internacional Paulo Freire.Dialogismo e Alteridade. 2007. (Outra).

49.
58ª Reunião Anual da SBPC. Variedades Lingüísticas: uma questão a ser (re)pensada no ensino de língua. 2006. (Congresso).

50.
EINIPTEC - Encontro Internacional de Inovaçõees Pedagógicas, Tecnologia e Cidadania. 2006. (Encontro).

51.
Minicurso Alfabetização com Excelência (7 h). 2006. (Congresso).

52.
Minicurso Elaboração de Atividades de Práticas de Leitura, Análise Lingüística e Produção Textual em Seqüência de Atividades Didáticas (6 h). 2006. (Encontro).

53.
Oficina Ambiente Colaborativo de Aprendizagem. 2006. (Encontro).

54.
XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. 2006. (Encontro).

55.
XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2006. (Encontro).

56.
15° Congresso de Leitura do Brasil - COLE. História da Formação de Leitores nas Unidade de Educação Infantil: texto coletivo, a partir dos registros das professoras. 2005. (Congresso).

57.
57ª Reunião Anual da SBPC. 2005. (Congresso).

58.
I Encontro Nacional sobre Hipertexto. 2005. (Encontro).

59.
Minicurso O Professor e o Texto: Desencontros e Esperanças (6 h). 2005. (Outra).

60.
Reunião Regional da SBPC. 2005. (Encontro).

61.
56ª Reunião Anual da SBPC. As Variedades Lingüísticas nos Livros Didáticos. 2004. (Congresso).

62.
Minicurso Gêneros Textuais e Letramento (6 h). 2004. (Outra).

63.
Reunião Regional da SBPC. 2004. (Encontro).

64.
VII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal e I Simpósio Internacional de Análise de Discurso Crítica.Os Sertões na Sala de Aula. 2004. (Encontro).

65.
55ª Reunião Anual da SBPC. Processos de Adoção Lingüística nos Livros Didáticos de Português. 2003. (Congresso).

66.
Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN. A História dos Livros Didáticos e os Empréstimos Lingüísticos. 2003. (Congresso).

67.
Encontro Paulo Afonso dos Estudantes de Letras.Empréstimos Lingüísticos nos Livros Didáticos. 2003. (Encontro).

68.
IV Encontro Intermediário do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL.Empréstimos Lingüísticos nos Livros Didáticos de Português. 2003. (Encontro).

69.
Minicurso Análise do Discurso (15 h). 2003. (Outra).

70.
Minicurso Análise do Discurso (30 h). 2003. (Outra).

71.
Minicurso Usos Sociais da Leitura e da Escrita (6 h). 2003. (Congresso).

72.
O Papel da Educação na Conquista dos Direitos Humanos e na Formação da Cidadania (20 h). 2003. (Seminário).

73.
54° Reunião Anaul da SBPC. Empréstimos Lingüísticos nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2002. (Congresso).

74.
Conferência Gramática e Ensino: uma revisão de conceitos. 2002. (Seminário).

75.
II Congresso Nacional de Escritores em Pernambuco: A literatura na impressa. 2002. (Congresso).

76.
I Simpósio sobre Materiais Didáticos: do giz ao CD-ROM.Empréstimos Lingüísticos nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2002. (Simpósio).

77.
IV Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita - ELFE (40 h).A Oralidade e a Escrita nos Livros Didáticos (A Linguagem Informal tal como Trabalhadas nos Livros Didáticos...). 2002. (Encontro).

78.
Minicurso Ensino e Aprendizagem de Língua (10 h). 2002. (Encontro).

79.
Minicurso PCN - Parâmetro Curriculares Nacionais e Teoria Gramatical Aplicada ao Ensino (6 h). 2002. (Congresso).

80.
XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos - GELNE. Empréstimos Lingüísticos nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2002. (Congresso).

81.
Seminário Os resultados do SAEPE no contexto das políticas educacionais do estado. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Ana Cristina. B. da. I Semana da Licenciatura em Química - SELIQUI. 2015. (Outro).

2.
SILVA, Ana Cristina. B. da; MIRANDA, M. H. G. ; CHAVES, A. L. G. L. ; NASCIMENTO, F. . Semana Integra. 2014. (Outro).

3.
SILVA, Ana Cristina. B. da. 1ª Semana da Licenciatura em Química - SELIQUI. 2014. (Outro).

4.
SILVA, Ana Cristina. B. da; BEZERRA, V. ; OLIVEIRA, R. C. B. ; SILVA, J. A. B. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Aline Mayara Viana do Nascimento. PIBEX/Criação de materiais didático-pedagógicos em ambientes digitais para a Educação Básica com a Saúde Coletiva e a Biologia. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aldemildes Alves Feitosa Figuerêdo. A leitura na sala de aula do 1° ano do ensino médio. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programação de Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

2.
Roseane Gico Beserra Almeida. Processo de alfabetização: uma análise dos registros de educadores do Centro Municipal de educação de Bom Conselho. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programação de Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

3.
Leidjane Alves de A. Eloi e Quitéria Regina P. da Silva. O processo de aquisição da linguagem escrita em crianças na fase de alfabetização. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programação de Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

4.
Amélia Cândida de Melo e Maria Elizângela Ferreira Lopes. Marcas da Oralidade nas Produções Escritas. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programação de Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

5.
João Pimentel de Lima. Literatura de Cordel: como vem sendo trabalhada no processo ensino/aprendizagem. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programação de Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

6.
Carlos Eduardo Barros dos Santos. Gêneros Textuais: uma forma de inclusão social. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programação de Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letícia Bazante Velôzo de Sales. A Química no ensino médio: o ensino de conceitos e da linguagem química nas escolas públicas da cidade de Gravatá - PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

2.
Cícera Cristina da Silva Costa e Vera Lúcia A. dos Santos. As especificidades da poesia de Patativa do Assaré na perspectiva bakhtiniana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

3.
José Laécio de Oliveira. As variedades linguísticas como objeto de ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

4.
Daniele Couto de Melo e Suedja Carliane Pereira dos Santos. O Ensino da Gramática nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

5.
Edivânia Maria de Freitas e Kelly Yale de Moura Epifânio. A relevância do estudo linguístico na 8ª série do ensino fundamental de Escola dom João da Mata. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

6.
Arislena Pimentel Silva. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

7.
Edna Maria Xavier dos Santos. Estrangeirismo: por que falar um segundo idioma?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

8.
Leilane Teixeira das Neves e Lídia da Silva. Estrangeirismos em Propagandas Brasileiras na Cidade de Calçados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

9.
Francilene Leite Cavalcante e Tanagra Kallynke de A. C Ferro. O Sistema Lingüístico em Movimento: do português arcaico aos dias atuais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

Iniciação científica
1.
Daniel Herculano Cruz Neto. Desenvolvimento linguístico-discursivo de graduandos de Comunicação Social. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

2.
Rozelma Soares de França. Conteúdos multimídias: do disco compacto à sala de aula. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Informática) - Universidade de Pernambuco, PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - UPE. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

3.
Waldir Cosmo da Silva. Conteúdos multimídias: da web à sala de aula. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Informática) - Universidade de Pernambuco, PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - UPE. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Letícia Maria de Souza Silva. Monitoria na disciplina Técnicas de Redação. 2018. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

2.
Geraldo Severino dos Santos. Monitoria na disciplina Metodologia do Estudo. 2014. Orientação de outra natureza. (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

3.
Almir Germano de Carvalho.. Monitoria na disciplina Português Instrumental. 2014. Orientação de outra natureza. (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

4.
José Wilson da Silva Fernandes Neto. Monitoria da disciplina Português Instrumental. 2014. Orientação de outra natureza. (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

5.
Lucimário Custódio de Sousa. Monitoria da disciplina Metodologia do Estudo. 2013. Orientação de outra natureza. (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.

6.
Fernanda Luiza Alves de Melo. Monitoria na disciplina Metodologia do Estudo. 2013. Orientação de outra natureza. (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Cristina Barbosa da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 2:01:42