Bianca Becker Lepikson

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7904180558164617
  • Última atualização do currículo em 15/03/2018


Psicóloga. Doutora em Psicologia - Universidade Federal da Bahia - UFBA (2017). Mestra em Psicologia - UFBA (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Psicomotricidade - Faculdade Pio X (2010) Graduação Bacharelado em Psicologia e Formação de Psicólogo - Faculdade Ruy Barbosa (2007). Pesquisadora efetiva do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade / GITS (UFBA). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Análises Comportamentais e Práticas Culturais/ACPC, Instituto de Psicologia/UFBA. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Brincadeira e Contextos Culturais, do Programa de Pós Graduação em Psicologia, UFBA. Docente do Centro Universitário Jorge Amado/Unijorge - Salvador/Bahia. Psicóloga Clínica no Espaço Nepente. Psicóloga Escolar no Colégio Anglo-Brasileiro. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Educacional e Escolar, Investigação Histórica em Psicologia, Projeto de Pesquisa e Métodos de Pesquisa em Psicologia. Atua nos seguintes temas: Processos de Desenvolvimento, Psicologia e Educação, Produção Social do Fracasso Escolar, A medicalização da infância e da educação, Relação Professor X Aluno, Dificuldades em Sala de aula, Violência Escolar, O Brincar na contemporaneidade, Cultura de pares e Uso lúdico das Tecnologias Digitais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bianca Becker Lepikson
Nome em citações bibliográficas
BECKER, B.;Bianca Becker


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Infância, Tecnologia e Ludicidade: a visão das crianças sobre as apropriações criativas das tecnologias digitais e o estabelecimento de uma nova cultura lúdica, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Dra. Ilka Dias Bichara.
2011 - 2013
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Atividades lúdicas realizadas por crianças de cinco a 12 anos na internet,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Ilka Dias Bichara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Psicologia do Desenvolvimento; Contemporaneidade; Brincar; Tecnologias de Informação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2008 - 2010
Especialização em Psicomotricidade. (Carga Horária: 398h).
Faculdade Pio Décimo - Campus I, AECPD, Brasil.
Título: A importância da psicomotricidade e das novas abordagens psicológicas na re-construção do corpo em sua concepção cultural e sócio-histórica: desafios da sociedade contemporânea.
2002 - 2007
Graduação em Psicologia.
Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Título: Conflitos Professor X Aluno no Ensino Superior Privado: com a voz, os protagonistas..
Orientador: Stella Maria de Sá Sarmento.
1997 interrompida
Graduação interrompida em 2001 em Licenciatura em Artes Plásticas.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Ano de interrupção: 2001




Atuação Profissional



Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

07/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Psicologia - Unijorge, .

Cargo ou função
membro do colegiado.
03/2014 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Psicologia
Práticas Psicológicas em Instituições Educativas
Projeto de Pesquisa
Psicologia do Desenvolvimento I (Infância)
Psicologia e Práticas Educativas
Teoria e Prática em Intervenção Social
Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar
03/2014 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade e Tecnologia
Psicologia do Desenvolvimento II (Adolescência)

Colégio Anglo-Brasileiro, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 30

Atividades

02/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , Nucleo de Atuação Psicopedagógica (NAP) - Colégio AngloBrasileiro, .

Serviço realizado
Psicóloga Escolar.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta - CAHL/UFRB, Carga horária: 40

Atividades

03/2013 - 03/2014
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
03/2013 - 03/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Social
03/2013 - 03/2014
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia I

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora - Tirocínio Docente Doutorado, Carga horária: 68
Outras informações
Professora da Disciplina Tópicos Especiais em Psicologia III ? Brincadeiras e Contextos Culturais, na Universidade Federal da Bahia ? Tirocínio Docente sob a coordenação: Dra. Marilena Ristum e orientação: Dra Ilka Dias Bichara

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista - Mestrado, Enquadramento Funcional: Professora - Tirocínio Docente Mestrado, Carga horária: 68, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da Disciplina Tópicos Especiais em Psicologia III ? Brincadeiras e Contextos Culturais, na Universidade Federal da Bahia ? Tirocínio Docente sob a coordenação: Dra. Eulina Lordelo e orientação: Dra Ilka Dias Bichara

Atividades

07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, .

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Psicologia - POSPSI, .

03/2015 - 07/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Psicologia III ? Brincadeiras e Contextos Culturais
03/2012 - 07/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Psicologia III ? Brincadeiras e Contextos Culturais

Prefeitura Municipal de Aracaju, PrefAju, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações
Psicóloga (aprovada em concurso público - edital n.º 10/2010); Técnica de Referência das Ações SócioEducativas - Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Santa Maria. bairro: Santa Maria - Aracaju/SE. Atuando no acolhimento à famílias em situação vulnerabilidade social, bem como junto às crianças e adolescentes das ações socioeducativas do equipamento.


Creche Escola Fraternidade, CEFR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio extracurricular na Creche-escola Fraternidade ? bairro Nordeste de Amaralina, Salvador/BA, tendo desenvolvido atividades psicopedagógicas junto ao grupo de alunos da turma de alfabetização. FEV-JUN/2006

Atividades

02/2006 - 06/2006
Extensão universitária , Creche Escola Fraternidade, .

Atividade de extensão realizada
Estágio extracurricular na Creche-escola Fraternidade ? bairro Nordeste de Amaralina, Salvador/BA, tendo desenvolvido atividades psicopedagógicas junto ao grupo de alunos da turma de alfabetização. FEV-JUN/2006.

Escola Estadua Dionísio Cerqueira, EEDC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio extracurricular, Carga horária: 4
Outras informações
? Estágio extracurricular na Escola Estadual Dionísio Cerqueira, tendo participado do programa de intervenção em Psicologia Escolar e Educacional da Faculdade Ruy Barbosa junto ao grupo de professores do ensino fundamental ? 5ª a 8ª séries. MAI-JUN/2005 ? Realização de diagnóstico junto aos alunos da Escola Estadual Dionísio Cerqueira ? bairro de Santa Cruz, Salvador/BA, tendo como objetivo o levantamento de sua visão atual da escola e seus interesses e expectativas junto à comunidade escolar. AGO-SET/2005

Atividades

05/2005 - 09/2005
Extensão universitária , Escola Estadua Dionísio Cerqueira, .

Atividade de extensão realizada
? Estágio extracurricular na Escola Estadual Dionísio Cerqueira, tendo participado do programa de intervenção em Psicologia Escolar e Educacional da Faculdade Ruy Barbosa junto ao grupo de professores do ensino fundamental ? 5ª a 8ª séries. MAI-JUN/2.

Escola Estadual Sátiro Dias, EESD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio curricular no programa de Psicologia Escolar e Educacional da Faculdade Ruy Barbosa junto à Escola Estadual Sátiro Dias ? Salvador/BA, tendo desenvolvido atividades de diagnóstico institucional e planejamento do programa de intervenção voltado para os grupos de professores, funcionários e alunos da instituição. JUL-DEZ/2006

Atividades

07/2006 - 12/2006
Estágios , Escola Estadual Sátiro Dias, .

Estágio realizado
Estágio curricular no programa de Psicologia Escolar e Educacional da Faculdade Ruy Barbosa junto à Escola Estadual Sátiro Dias ? Salvador/BA, tendo desenvolvido atividades de diagnóstico institucional e planejamento do programa de intervenção voltad.

Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento

Atividades

02/2004 - 02/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade Ruy Barbosa, .


Associação dos Empregados da Telesc, ASTEL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: docência, Carga horária: 20

Atividades

03/2000 - 11/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Dança
Educação Artística

Colégio Estadual Getúlio Vargas, CEGV, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: docência, Carga horária: 20

Atividades

07/2000 - 11/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Artística e História da Arte


Linhas de pesquisa


1.
Saúde e Gênero

Objetivo: Investigar como a medicina popular é realizada entre as mulheres afro-descendentes de um bairro da cidade de Salvador.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
Palavras-chave: mulheres; medicina popular; crença.
2.
Psicologia da Educação

Objetivo: Investigação dos conflitos entre professores e alunos do ensino superior privado, segundo os protagonistas. Das causas identificadas aos caminhos apontados para sua resolução..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Relação Professor-Aluno.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação.
Palavras-chave: Conflitos; Educação; Ensino Superior Privado; Psicologia.
3.
Investigação histórica em Psicologia

Objetivo: Investigar o surgimento do pensamento Psi no Brasil e na Bahia através de pesquisas documentais junto às teses apresentadas à Faculdade de Medicina da Bahia durante o século XIX..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: FAMEB; higienismo; história da psicologia; medicina social; Psicologia.
4.
Cibercultura
5.
Interações Sociais e Tecnologias Digitais
6.
Infância e Tecnologia
7.
Juventude e Tecnologia
8.
Brincadeira e Contemporaneidade

Objetivo: Investigar as brincadeiras no contexto contemporâneo, suas características e relações com as brincadeiras tradicionais, com ênfase na brincadeira no mundo virtual, internet como novo contexto de brincadeira. - PESQUISA DE MESTRADO - BOLSISTA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Infância e contextos culturais.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Psicologia do Desenvolvimento; Brincar; Contemporaneidade; Tecnologias de Informação.
9.
Brincadeira e Contextos Culturais

Objetivo: Investigar as inter-relações entre brincadeira e cultura em seus diversos contextos - Grupo de Pesquisa Brincadeira e Contextos Culturais, do Programa de Pós Graduação em Psicologia, UFBA, desde março 2011, sob a orientação de Dra. Ilka Dias Bichara.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Infância e contextos culturais.
Palavras-chave: Psicologia do Desenvolvimento; Brincar; Contextos Culturais.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Percepções sobre Usos e Apropriações de Dispositivos Comunicacionais Móveis nas Práticas Interacionais Cotidianas: um estudo com jovens universitários
Descrição: A presente pesquisa objetiva mapear a percepção de jovens universitários sobre os usos e apropriações dos dispositivos comunicacionais móveis nas suas atividades diárias, e investigar as ressonâncias de sua incorporação nas dinâmicas interacionais, em especial no que diz respeito aos modelos de comunicação interpessoal, de sincronização interacional e de comportamentos sociais vivenciados. Busca-se com isto aprofundar o olhar sobre as implicações dos usos desses dispositivos na vida social, captando, através da utilização de técnicas qualitativas (ancoradas na proposição de duas categorias e oito sub-categorias de análise), as narrativas pessoais dos sujeitos sobre os sentidos, os significados e os lugares que eles ocupam em suas vidas, compondo e recompondo experiências de práticas comunicativas e interacionais. Com este intuito, serão analisadas de forma comparativa as mudanças identificadas nos modelos de interação vivenciados por jovens universitários de seis cidades brasileiras...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Bianca Becker Lepikson - Integrante / Fabricio de Souza - Integrante / José Carlos Santos Ribeiro - Coordenador / Vitor Jose Braga Mota Gomes - Integrante / Paulo Victor Barbosa de Sousa - Integrante / Rodrigo Nejm - Integrante / Liseanne Araujo Barberino - Integrante / Marcel Rodrigues Queiroz Ayres Dantas - Integrante / Karla Cerqueira Freitas - Integrante / Jose Bonifácio do Amparo Sobrinho - Integrante / Mateus Gonçalves Ferreira dos Santos - Integrante / Patrícia Luz de Matos - Integrante.
2013 - 2017
Tecnologias digitais como contextos de brincadeira e estabelecimento de uma nova cultura lúdica digital
Descrição: O objetivo dessa pesquisa é analisar as relações lúdicas estabelecidas por crianças com as tecnologias digitais por meio das brincadeiras livres desenvolvidas nestes contextos ? atividades lúdicas sem finalidade exclusivamente educacionais e sem mediação direta de adultos. Busca-se compreender como estas novas práticas lúdicas se configuram para o estabelecimento de uma cultura lúdica digital a partir da reprodução interpretativa dos aspectos da cultura mais ampla dentro dos episódios de brincadeira, com vistas à formação de uma cultura de pares contemporânea. Considerando as práticas culturais e, por conseguinte, os fenômenos do desenvolvimento estritamente relacionados às configurações dos diversos contextos em que se estabelecem, esta pesquisa busca discutir as práticas lúdicas nascidas e intensificadas neste momento sócio-histórico, marcado pela disseminação e pela presença crescente das tecnologias digitais na vida cotidiana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Bianca Becker Lepikson - Integrante / Ilka Dias Bichara (orientadora) - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Psicologia - PPGPSI/UFBA
2003 - 2003
Periódico: CienteFico (Faculdade Rui Barbosa)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Infância e contextos culturais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Relação Professor-Aluno.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: História da Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Histórias de Educação - Projeto Revelação - XVI Mostra de Projetos da UNIJORGE, Centro Universitário Jorge Amado.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1BECKER, B.2016 BECKER, B.. A voz da criança na pesquisa e na sociedade: em busca de metodologias (efetivamente) participativas. Revista Brasileira de Psicologia, v. 03, p. 09-24, 2016.

2.
2BICHARA, I. D.2016BICHARA, I. D. ; BECKER, B. . Com a palavra, as crianças: um debate sobre inovações metodológicas na investigação do brincar. Revista Brasileira de Psicologia, v. 03, p. 03-08, 2016.

3.
3Seixas, A.A.C2012 Seixas, A.A.C ; BECKER, B. ; BICHARA, I. D. . Reprodução Interpretativa e Cultura de Pares nos Grupos de Brincadeira da Ilha dos Frades/BA. Psico (PUCRS. Impresso), v. 43, p. 541-551, 2012.

4.
4ROCHA, N. M. D.2006ROCHA, N. M. D. ; BECKER, B. ; M.BRANDAO, M. . A Psicologia no Tempo de Nina Rodrigues. Gazeta Medica da Bahia, v. 76, p. 42-46, 2006.

5.
5ROCHA, N. M. D.2004ROCHA, N. M. D. ; BECKER, B. ; TRANQUILLI, A. G. . A Faculdade de Medicina da Bahia no Século XIX: a preocupação com aspectos de Saúde Mental. Gazeta Médica da Bahia, v. 74, p. 103-126, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
BECKER, B.; RIBEIRO, J. C. S. ; BICHARA, I. D. . Brincadeiras Espontâneas e Tecnologias Digitais: notas para reflexão sobre aprendizagem sociocultural em contextos extraescolares contemporâneos. In: Lynn Alves; J. António Moreira. (Org.). Tecnologias & Aprendizagens: delineando novos espaços de interação. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2017, v. 1, p. 191-211.

2.
RIBEIRO, J. C. S. ; BECKER, B. . Adolescentes, Dispositivos Comunicacionais Móveis e Novas Práticas Comportamentais: o Fenômeno do Sexting.. In: Fávero, M.; Pereira, G.; Santos, V.; Freitas, D.; Carvalho, G.. (Org.). Sexualidades, gêneros e cidadania em espaços educativos. 01ed.Florianópolis: UDESC, 2016, v. 01, p. 09-24.

Apresentações de Trabalho
1.
BECKER, B.; SEAL, C. ; FERRAZ, D. . O empoderamento Feminino: analisando o filme Mulher Maravilha. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BECKER, B.. Tecnologia, infância e ludicidade: as propriações criativas das tecnologias digitais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BECKER, B.. Psicologia da Violência ou violência da Psicologia: ética, direitos e compromisso social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIBEIRO, J. C. S. ; BECKER, B. . Entre prescrições e apropriações sociais. Percepções de jovens sobre as funcionalidades e as razões de uso dos dispositivos comunicacionais móveis: um estudo comparativo Brasil-Portugal.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BECKER, B.; BICHARA, I. D. . A BRINCADEIRA INFANTIL COMO MEIO DE APROPRIAÇÃO SOCIAL CRIATIVA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A CONSTITUIÇÃO DE UMA CULTURA LÚDICA DIGITAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BECKER, B.; BICHARA, I. D. . As tecnologias Digitais como contextos lúdicos entre crianças de cinco a 12 anos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, F. ; BECKER, B. . IDENTIDADE, LUDICIDADE E CULTURA NOS TEMPOS DIGITAIS: Riscos e oportunidades das interações de crianças e adolescentes mediadas pelas tecnologias digitais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BECKER, B.; BICHARA, I. D. ; RIBEIRO, J. C. S. . Child play as a way to social appropriation of digital technologies. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BECKER, B.; BICHARA, I. D. . Digital technologies as ludic contexts among children. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BECKER, B.. Psicologia Educacional: a produção do fracasso escolar através da construção da figura do mau aluno e a Medicaliização na Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BECKER, B.; CALDEIRA, P. . Intercessão entre Família, Sexualidade e Mídia: uma roda de conversa a partir do documentário Amores Livres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BECKER, B.. Infância em Rede. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BECKER, B.. Infância e Internet. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SIMOES, M. L. ; BECKER, B. ; CARNEIRO, L. . Avaliação Psicológica e Contextos Atuais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BECKER, B.; SIMOES, M. L. ; CALDEIRA, P. . Estágios em Psicologia: para que e para quem?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BECKER, B.; CALDEIRA, P. ; MENEZES, M. . O desaparecimento da Infância ?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
BECKER, B.; Bichara, I. ; SANTANA, J. P. ; LORDELO, L. ; CUNHA, J. . Infâncias Normativas: Ressignificando a Vulnerabilidade, Risco a Bem-Estar de Crianças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
BECKER, B.; TRANQUILLI, A. G. ; ZUCOLOTO, P. C. S. V. . A produção de conhecimento nas teses de doutoramento da FAMEB (1845 a 1930). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
ROCHA, N. M. D. ; BECKER, B. ; TRANQUILLI, A. G. . A produção de conhecimento nas teses de doutoramento da FAMEB (1850 a 1930). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
BECKER, B.. Conflitos professor x aluno no ensino superior privado: com a voz, os protagonistas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BECKER, B.; TRANQUILLI, A. G. ; Meneses, B.ST.B. ; FERNANDES, D. ; Brandão, I. N. . Auxiliar de Necropsia: Uma Profissão de Sofrimento?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
BECKER, B.; ROCHA, N. M. D. . Laboratórios de psicologia no século XIX. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
TRANQUILLI, A. G. ; BECKER, B. . Temas em psicologia encontrados nas teses de doutoramento da Faculdade de Medicina da Bahia no século XIX. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
ROCHA, N. M. D. ; BECKER, B. ; M.BRANDAO, M. . Obras publicadas no Brasil, catalogadas no acervo da sub-gerência de obras raras e valiosas da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
BECKER, B.; TRANQUILLI, A. G. . Quando casar, sara?: análise crítica das teses acerca da influência do celibato sobre a saúde do homem da FAMEB no século XIX.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
BECKER, B.; TRANQUILLI, A. G. . Pesquisa experimental em Psicologia no Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BECKER, B.. Parecer: Revista Brasileira de Psicologia. 2016.

2.
BECKER, B.. Parecer: Revista Brasileira de Psicologia. 2015.

3.
BECKER, B.. Parecer: Revista Brasileira de Psicologia. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
BECKER, B.; CALDEIRA, P. . Vida real em cena: enlaces entre a Sistêmica e o Psicodrama numa experiência de Jornal Vivo e Fotografia como expressão interdisciplinar em Psicologia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUZA, F. ; BECKER, B. . IDENTIDADE, LUDICIDADE E CULTURA NOS TEMPOS DIGITAIS: Riscos e oportunidades das interações de crianças e adolescentes mediadas pelas tecnologias digitais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
BECKER, B.. Dançando sua Expressividade: interlocuções entre Dança Expressiva e Gestalt Terapia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
BECKER, B.. A dança como recurso expressivo em Gestalt Terapia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BECKER, B.. A DANÇA como recurso expressivo em Gestalt Terapia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BECKER, B.. A DANÇA como recurso expressivo em Gestalt Terapia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ALFANO,M. ; BECKER, B. . Pensando Juntos sobre Ensinar e Aprender. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
GEBLER, R. ; BECKER, B. . Vozes da Primavera. 2000. Interpretação.

2.
GEBLER, R. ; BECKER, B. . Vozes da Primavera. 1998. Interpretação.

Artes Visuais
1.
BECKER, B.. Pesadelo. 2000. Escultura.

2.
BECKER, B.. Movimento. 1998. Gravura.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CONCEICAO, A. P.; BECKER, B.; SAMPAIO, R.. Participação em banca de Jucimara Lima Neves.Nomofobia: dependência do uso de aparelho celular na contemporaneidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

2.
FERRAZ, D.; BECKER, B.. Participação em banca de Cristiano Matos Souza.A representação social do corpo nos profissionais do sexo: uma revisão de literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

3.
MENEZES, M.; BECKER, B.. Participação em banca de Raissa de Azevedo Luedy.A construção socio-histórica da Prostituição Intantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

4.
FERRAZ, D.; BECKER, B.. Participação em banca de Gilmara Souza Pinto.Os efeitos da Institucionalização no Desenvolvimento Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

5.
PESSOA, R. C.; BECKER, B.. Participação em banca de Wellica Marques.A Contribuição da Orientação Acadêmica do Bacharelado Interdisciplinar na definição da profissão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

6.
PESSOA, R. C.; BECKER, B.. Participação em banca de Luiz Eduardo Sacramento Morais.O efeito da internet nas relações amorosas na contemporaneidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

7.
MENEZES, M.; BECKER, B.. Participação em banca de Vinicius da Cruz Queiroz dos Santos.A influência do Método Construtivista na Escola sobre o desenvolvimento intelectual dos alunos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional sobre Culturas - Diálogos Brasil-Portugal.. Entre prescrições e apropriações sociais. Percepções de jovens sobre as funcionalidades e as razões de uso dos dispositivos comunicacionais móveis: um estudo comparativo Brasil-Portugal.. 2016. (Congresso).

2.
XVI Simpósio da Associação Nacional de Pesq. e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP..Infância, tecnologia e ludicidade: a visão das crianças sobre as apropriações criativas das tecnologias digitais e o estabelecimento de uma cultura lúdica contemporânea. 2016. (Simpósio).

3.
17th European Conference on Developmental Psychology. Digital technologies as ludic contexts among children. 2015. (Congresso).

4.
17th European Conference on Developmental Psychology.. Child Play as a way to social appropriation of digital technologies.. 2015. (Congresso).

5.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEpp.Brincadeiras e tecnologias digitais - GT Brinquedo, Educação e Saúde. 2014. (Simpósio).

6.
7o Congresso Norte Nordeste de Psicologia. O Celibato: discursos que legitimam as práticas sociais no século XIX - mesa redonda: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NAS TESES DE DOUTORAMENTO DA FAMEB (1850 A 1930). 2011. (Congresso).

7.
Palmeira Gestalt. Recursos Expressivos em Gestalt Terapia - mesa redonda. 2009. (Congresso).

8.
Palmeira Gestalt. Dançando sua Expressividade: interlocuções entre Dança Expressiva e Gestalt Terapia. 2009. (Congresso).

9.
Bienal de Gestalt Terapia 2008. A dança como recurso expressivo em Gestalt Terapia. 2008. (Congresso).

10.
V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Auxiliar de Necropsia: Uma Profissão de Sofrimento?. 2007. (Congresso).

11.
36ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).Obras publicadas no Brasil, catalogadas no acervo da sub-gerência de obras raras e valiosas da Biblioteca Pública do Estado da Bahia. 2006. (Encontro).

12.
36ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).Laboratórios de psicologia no século XIX. 2006. (Encontro).

13.
36ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).Temas em psicologia encontrados nas teses de doutoramento da Faculdade de Medicina da Bahia no século XIX. 2006. (Encontro).

14.
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. relações da Atividade Intelectual com a composição da Urina: uma análise metodológica. 2005. (Congresso).

15.
IV Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Quando casar, sara?: análise crítica das teses acerca da influência do celibato sobre a saúde do homem da FAMEB no século XIX. 2005. (Congresso).

16.
IV Congresso Norte-Nordeste de Psicologia. Primeira Pesquisa experimental em Psicologia no Brasil. 2005. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BECKER, B.; CALDEIRA, P. . Vida real em cena: enlaces entre a Sistêmica e o Psicodrama numa experiência de Jornal Vivo e Fotografia como expressão interdisciplinar em Psicologia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BECKER, B.. A DANÇA como recurso expressivo em Gestalt Terapia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUZA, F. ; BECKER, B. . IDENTIDADE, LUDICIDADE E CULTURA NOS TEMPOS DIGITAIS: Riscos e oportunidades das interações de crianças e adolescentes mediadas pelas tecnologias digitais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Monitora da disciplina Psicologia Escolar II ? Faculdade Ruy Barbosa, sob a orientação da professora Msc. Marta Alfano. AGO-DEZ/2006,
Monitora da disciplina Ética e Comunicação Acadêmica II ? Faculdade Ruy Barbosa, sob a orientação do professor Dr. José Euclimar X. de Menezes. FEV-JUL/2003
Monitora da disciplina Introdução à Filosofia ? Faculdade Ruy Barbosa, sob a orientação do professor Dr. José Euclimar X. de Menezes. AGO-DEZ/2002.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 3:14:02