Hugo Prudente da Silva Pedreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3033814781024884
  • Última atualização do currículo em 18/06/2014


Graduado em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela UFBA Mestrando em Antropologia pelo PPGAS/USP (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hugo Prudente da Silva Pedreira
Nome em citações bibliográficas
PEDREIRA, H. P. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, PINEB - FFCH/UFBA.
Estrada de São Lázaro, 197
Federação
40210-730 - Salvador, BA - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2014
Mestrado em andamento em Antropologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Parentes de Sangue: unidade e diferença entre os Pataxó Hãhãhãi,Orientador: Márcio Ferreira da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2007 - 2013
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: "Saber Andar": Refazendo o território Pataxó em Aldeia Velha.
Orientador: Maria Rosário Gonçalves de Carvalho.




Formação Complementar


2013
Etnografia: dez lições para jovens antropólogos em. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2010 - 2010
Laudos antropológicos em processos de regularizaçã. (Carga horária: 10h).
Associação Brasileira de Antropologia.
2007 - 2007
Colonização e tráfico de escravos em Moçambique. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Nacional de Ação Indigenista Bahia, ANAI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação de Campo
Outras informações
O consórcio COMBIOSERVE, financiado pela União Europeia, reúne ONGs e universidades para a execução do projeto "Assessing the effectiveness of community-based management strategies for biocultural diversity conservation", para o desenvolvimento e a aplicação de metodologia co-investigativa junto a seis comunidades indígenas na América Latina (México, Bolívia e Brasil).


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico e Iniciação à Pesquisa



Projetos de pesquisa


2010 - 2012
OS ÍNDIOS DA RESERVA PARAGUASSU-CARAMURU NA CONTEMPORANEIDADE (1926 - presente): PARENTESCO, TERRITÓRIO, IDENTIDADE E MEMÓRIA
Descrição: Projeto de pesquisa e extensão vinculado às linhas de pesquisa Antropologia Histórica e Antropologia Social do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB/Departamento de Antropologia/FFCH-UFBA). O seu objetivo foi a reunião da bibliografia (etnológica, histórico-documental e jornalística) produzida, no período compreendido entre 1926 até o presente, sobre a presença dos Índios estabelecidos na Reserva Paraguassu-Caramuru, assim como atualizar dados que este programa de pesquisa vem produzindo sobre a configuração territorial, as relações de parentesco e identitárias do sistema interétnico ali formado. Por seu caráter de extensão, foram realizadas oficinas junto à comunidade indígena, do que resultou uma publicação, e também a formação de agentes indígenas no uso de um software para a composição de genealogias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Hugo Prudente da Silva Pedreira - Integrante / Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador / Ana Cláudia G. de Souza - Integrante / Jurema Machado de A. Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2010 - 2011
Reação Indígena à Conquista: Os Kariri-Sapuyá da porção sul do Recôncavo Baiano (1755 - 1898)
Descrição: Desde seu surgimento, na década de 1970, o PINEB (Programa de Pesquisas sobre os Povos Indígenas do nordeste Brasileiro) vem recolhendo e transcrevendo a documentação histórica pertinente aos povos indígenas que se encontra disponível no Arquivo Público do Estado da Bahia. O programa abriga, paralelamente, desde 1992 um subprojeto concentrado em recolher a documentação sobre a Revolta da Pedra Branca, que sublevou, ao longo do século XIX, os índios Kariri-Sapuyá. Ambos os trabalhos vêm sendo mais sistematicamente realizados a partir de 1995, quando é aprovado, pelo CNPq, o Projeto "Fundo de Documentação Histórica Manuscrita sobre os Índios da Bahia , o FUNDOCIN, que prevê normas para a transcrição paleográfico-diplomática, digitação (dentro dos mesmos rigores), e divulgação do corpus documental ao qual se dedica. O projeto "Reação Indígena à Conquista: Os Kariri-Sapuyá da porção sul do Recôncavo Baiano (1755 - 1898)" constituiu um subprojeto do FUNDOCIN. O meu plano de trabalho se inseriu neste subprojeto, que recobre as fontes documentais sobre a referida revolta dos Índios da Pedra Branca. No período entre Agosto de 2010 e Fevereiro de 2011, enquanto estive ligado ao projeto, antes de ser substituído, me dediquei a diversas atividades pertinentes ao recolhimento e ao registro da documentação histórica pertinente, entre a identificação, normatização, organização, digitação, e cotejo do material já incorporado ao acervo do FUNDOCIN com os documentos originais no Arquivo Público..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Hugo Prudente da Silva Pedreira - Integrante / Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2010
PATRIMONIALIZAÇÃO DO RELIGIOSO : tombamento de terreiros de candomblé e competição pelo espaço religioso desencadeado pela IURD, em Salvador e Região circunvizinha do Recôncavo, Bahia
Descrição: Este projeto constituiu um sub-projeto do Projeto Construções Identitárias, Patrimonialização do religioso e redes internacionais. Abordagem comparativa sul do Benim/Bahia-Brasil (Edital CNPq/IRD nº 042/2004 aprovado em 2005). O objeto do subprojeto incidiu (a) sobre os registros de tombamento de terreiros de candomblé no Estado da Bahia, mais particulamente compreendido pela cidade do Salvador e a circunvizinha região do Recôncavo (b) os ataques desfechados contra os terreiros, pela Igreja Universal do Reino de Deus, nesse mesmo âmbito etnográfico. O objetivo é apreender as estratégias acionadas, pelos diversos agentes institucionais, para preservar e legitimar os seus espaços sagrados, lançando mão de mecanismos nacional e internacionalmente consagrados e, ao mesmo tempo, estabelecendo conexões com redes nacionais e internacionais. Meu plano de trabalho como boslista, intitulado "Patrimonialização do Religioso: Tombamentos de Terreiros de Candomblé em Salvador, Bahia" consistia na leitura e análise sistemáticas dos processos de tombamento solicitados por ou em favor de grupos de culto afro-brasileiro localizados em Salvador, cinco dos quais resultaram positivamente no reconhecimento dos respectivos terreiros como parte do patrimônio cultural nacional pelo IPHAN. A partir do tombamento do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho em 1984, dois movimentos convergem e seguem em diálogo e ajustamento até o presente; por um lado um movimento de politização das estratégias de legitimidade e permanência de um grupo de terreiros baianos, acionando o discurso culturalista como argumento político, e por outro, um movimento de politização do patrimônio, proposto no âmbito da política preservacionista brasileira a partir de recentes reformulações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Hugo Prudente da Silva Pedreira - Integrante / Maria Rosário Gonçalves de Carvalho - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 6


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARVALHO, M. R. G. ; SOUZA, A. C. G. ; SOUZA, J. M. A. ; PEDREIRA, H. P. S. . Mapeando parentes: Identidade, memória, território e parentesco na Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu. 1. ed. Salvador: Edufba, 2012. 39p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, M. R. G. ; PEDREIRA, H. P. S. . Tombar ou não tombar, eis a questão: um exame preliminar dos terreiros tombados e não tombados, na Bahia, pelo IPHAN. In: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (Org.). O patrimônio cultural dos templos afro-brasileiros. 1ed.Salvador: Oiti Editora e Produções Culturais Ltda., 2011, v. , p. 95-115.

2.
CARVALHO, M. R. G. ; PEDREIRA, H. P. S. . Tombar ou não tombar, eis a questão: um exame preliminar dos terreiros tombados e não tombados, na Bahia, pelo IPHAN. In: IPHAN - Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional. (Org.). Políticas de Acautelamento do IPHAN para Templos de Culto Afro-Brasileiros. 1ed.Salvador: Edição do IPHAN, 2011, v. , p. 99-122.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEDREIRA, H. P. S.. Patrimonialização do Religioso: Emergência de Novos Sujeitos Diante do Direito?. In: 26a Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro. 26a Reunião Brasileira de Antropologia: des/igualdade na diversidade, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEDREIRA, H. P. S.. Patrimonialização do Religioso: Tombamento de terreiros de candomblé em Salvador. In: II Encontro de São Lázaro, 2011, Salvador. II Encontro de São Lázaro - 70 anos FFCH. Salvador: Quarteto Editora, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEDREIRA, H. P. S.. Espaço e Identidade Pataxó: um estudo de caso em Aldeia Velha. In: III Reunião Equatorial de Antropologia / XII Reunião Brasileira de Antropologia do Norte e Nordeste, 2011, Boa Vista. III REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA (REA)XII REUNIÃO DE ANTROPÓLOGOS NORTE E NORDESTE (ABANNE) DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NA PAN-AMAZÔNIA, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
PEDREIRA, H. P. S.. Aldeia Velha, nova na cultura : reconstituição territorial e novos espaços de protagonismo entre os Pataxó. Cadernos de Arte e Antropologia, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
PEDREIRA, H. P. S.. Espaço e Identidade Pataxó: O caso de Aldeia Velha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PEDREIRA, H. P. S.. Mapeando parentes: Parentesco e identidade entre os índios Pataxó Hãhãhãi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEDREIRA, H. P. S.. Patrimonialização do Religioso: Tombamento de terreiros de candomblé em Salvador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PEDREIRA, H. P. S.. Tombamento de Terreiros de Candomblé em Salvador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PEDREIRA, H. P. S.. Patrimonialização do Religioso: Tombamento de Terreiros de Candomblé em Salvador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PEDREIRA, H. P. S.. Patrimonialização do Religioso: Tombamento de Terreiros de Candomblé em Salvador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEDREIRA, H. P. S.. Relatório Técnico Final - Bolsa Vinculada a Projeto: Os Índios da Reserva Paraguassu-Caramuru na Contemporaneidade (1926-presente): Parentesco, Território, Identidade e Memória mediante o uso de Tecnologias Sociais. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
CARVALHO, M. R. G. ; SOUZA, J. M. A. ; SOUZA, A. C. G. ; PEDREIRA, H. P. S. . Relatório Final de Pesquisa: Os Índios da Reserva Paraguassu-Caramuru na Contemporaneidade (1926-presente): Parentesco, Território, Identidade e Memória mediante o uso de Tecnologias Sociais. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
PEDREIRA, H. P. S.. Relatório Final (agosto 2010 - fevereiro 2011) - Transcrição, Normatização e Revisão de parte do Corpus Documental pertinente aos Kariri-Sapuyá (1755 1898). 2011. (Relatório de pesquisa).

4.
PEDREIRA, H. P. S.. Relatório de Viagem - Projeto Relações e Interações das Comunidades Tradicionais Quilombolas e Indígenas no Estado da Bahia com o Meio Urbano; Equipe Extermo Sul - Litoral Sul. 2010. (Relatório de pesquisa).

5.
PEDREIRA, H. P. S.. Relatório Final (agosto de 2009 - julho de 2010) - Patrimonialização do Religioso: Tombamentos de Terreiros de Candomblé em Salvador, Bahia. 2010. (Relatório de pesquisa).

6.
PEDREIRA, H. P. S.. Relatório Final (agosto de 2008 - julho de 2009) - Patrimonialização do Religioso: Tombamentos de Terreiros de Candomblé em Salvador, Bahia. 2009. (Relatório de pesquisa).

7.
PEDREIRA, H. P. S.. Relatório Final (agosto de 2007 - julho de 2008) - Patrimonialização do Religioso: Tombamentos de Terreiros de Candomblé em Salvador, Bahia. 2008. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Abril Indígena - Seminário I.Mediação da Mesa Redonda: "E essa tal Lei 11.645/08?". 2013. (Seminário).

2.
28a Reunião Brasileira de Antropologia.Espaço e Identidade Pataxó: O caso de Aldeia Velha. 2012. (Encontro).

3.
III Encontro de São Lázaro.Mapeando parentes: Parentesco e identidade entre os índios Pataxó Hãhãhãi, sul da Bahia. 2012. (Encontro).

4.
II Encontro de São Lázaro.Patrimonialização do Religioso: Tombamento de terreiros de candomblé em Salvador. 2011. (Encontro).

5.
27ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2010. (Congresso).

6.
XXIX Seminário Estudantil de Pesquisa e XI Seminário de pesquisa e Pós-Graduação.Patrimonialização do Religioso: Tombamento de terreiros de candomblé em Salvador. 2010. (Seminário).

7.
Colóquio Centro de Estudos Afro-Orientais: 50 anos de estudos africanos, afro-brasiseiros e asiáticos na Bahia. 2009. (Outra).

8.
I Encontro de Formação para Agentes Sociais e Pesquisadores - Cartografias Sociais de Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia. 2009. (Encontro).

9.
Seminário Internacional Políticas de Acautelamento do IPHAN para Templos de Culto Afro-Brasileiros.Tombar ou não tombar, eis a questão: um exame preliminar dos terreiros tombados e não tombados, na Bahia, pelo IPHAN. 2009. (Seminário).

10.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. 2009. (Congresso).

11.
XXVIII Seminário Estudantil de Pesquisa / X Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.Patrimonialização do Religioso: Tombamento de Terreiros de Candomblé em Salvador, BA. 2009. (Seminário).

12.
26ª Reunião Brasileira de Antropologia. Patrimonialização do Religioso: Tombamento de Terreiros de Candomblé em Salvador, BA. 2008. (Congresso).

13.
XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais. 2008. (Encontro).

14.
XXVII Seminário Estudantil de Pesquisa / IX Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.Patrimonialização do Religioso: Tombamento de Terreiros de Candomblé em Salvador, BA. 2008. (Seminário).

15.
XIII Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Socias Norte / Nordeste. 2007. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 23:11:19