André Stolarski

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0452895684052686
  • Última atualização do currículo em 08/01/2013


Possui pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design, história, comunicação visual e tipografia. Escreveu e traduziu diversos livros sobre a prática e a hstória do design gráfico pela editora Cosac Naify. Tem realizado diversos trabalhos de pesquisa na mesma área, dos quais se destacam a exposição Concreta '56 e O design de Bea Feitler. É membro da AGI (Alliance Graphique Internationale). Fez parte do corpo diretivo da Associação de Designers Gráficos do Brasil na gestão 2007-2009 e atuou como conselheiro consultivo nas gestões seguintes. É sócio-diretor da empresa de design Tecnopop (RJ) e Coordenador Geral de Comunicação da Fundação Bienal de São Paulo. Foi professor da ESDI-UERJ (2006-2007) e ESPM RJ (2007-2008). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Stolarski
Nome em citações bibliográficas
STOLARSKI, A.

Endereço


Endereço Profissional
Tecnopop.
Rua Teotônio Regadas 26 / 602
Lapa
20021-360 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25582033
Fax: (21) 25582033
URL da Homepage: www.tecnopop.com.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Mestrado em Projeto, espaço e cultura.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Título: Desin e arte: campo minado - uma antologia de discursos e uma proposta disciplinar,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Agnaldo Aricê Caldas Farias.
Palavras-chave: design gráfico; historia do design; comunicação visual; artes visuais; história da arte; discilpina.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
1988 - 1993
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU-USP, Brasil.
Título: Projeto da exposição Retrospectiva Nelson Leirner no Paço das Artes da Universidade de São Paulo.
Orientador: Ana Lanna.




Atuação Profissional



Faculdades Integradas Pitágoras.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do curso de Identidade Visual Corporativa da pós-graduação em Design Gráfico.


Fundação Bienal de São Paulo.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Coordenado de Comunicação, Enquadramento Funcional: Área de Comunicação, Carga horária: 20


Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor das disciplinas de Materiais e Processos Gráficos I e II


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina de Análise Gráfica


Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Membro de corpo editorial


1990 - 1995
Periódico: Caramelo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Branding.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
26º Prêmio Design - Melhor trabalho escrito publicado pelo livro O design de Bea Feitler - 2º lugar, Museu da Casa Brasileira.
2012
Designer membro, AGI - Alliance Graphique Internacionale.
2010
Prêmio de Melhor Obra Gráfica para a exposição Alexandre Wollner: cartazes, Associação Paulista dos Críticos de Arte.
2009
Prêmio IDEA Brasil Prata na categoria Ambientação para o projeto da exposição "Machado de Assis, mas este capítulo não é sério", IDEA Brasil.
2008
Anuário Communication Arts 2007 - Identidade visual da Editora Casa da Palavra, Revista Communication Arts.
2008
Prêmio IDEA Brasil: menção honrosa na categoria Design de Ambientes, IDEA Brasil.
2008
Prêmio Max Feffer: 3º lugar na categoria Livros para o projeto visual do catálogo da exposição "Nova Arte Nova", Cia Suzano de Papel e Celulose.
2007
Prêmio Jabuti Melhor livro de arquitetura e urbanismo, fotografia, comunicação e artes "A identidade visual toma corpo", in Design gráfico brasileiro: anos 60", Câmara Brasileira do Livro.
2007
21º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira categoria Trabalhos Escritos ensaio "O design brasileiro na órbita da 1ª Exposição Nacional de Arte Concreta: 1948-1964", Museu da Casa Brasileira.
2007
Prêmio Peixe Grande 2007 - categorias usabilidade, interação e grande prêmio do júri pelo site da turnê Banda Larga de Gilberto Gil, ARTECCOM.
1994
Melhor retrospectiva Exposição Nelson Leirner no Paço das Artes (USP), APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
STOLARSKI, A.2012STOLARSKI, A.. Um livro referencial. Agitprop (São Paulo), v. IV, p. 1-1, 2012.

2.
STOLARSKI, A.2010STOLARSKI, A.. De volta ao futuro: a identidade visual da Fundação Bienal de São Paulo. Agitprop (São Paulo), v. III, p. 1-1, 2010.

3.
STOLARSKI, A.2009STOLARSKI, A.. Coisas, códigos, construções. Agitprop (São Paulo), v. II, p. 1-1, 2009.

4.
STOLARSKI, A.2009STOLARSKI, A.. Notável abertura para o novo. Agitprop (São Paulo), v. II, p. 1-1, 2009.

5.
STOLARSKI, A.2008STOLARSKI, A.. Design gráfico: um novo farol. Agitprop (São Paulo), v. I, p. 1-1, 2008.

6.
STOLARSKI, A.2004STOLARSKI, A.. Jan Tschichold e o estatuto da tradição na modernidade. Agitprop (São Paulo), v. I, p. 1-1, 2004.

7.
STOLARSKI, A.2003STOLARSKI, A.. Tensão flutuante. Novos Estudos. CEBRAP, v. 65, p. 200-204, 2003.

8.
STOLARSKI, A.1991STOLARSKI, A.; PENIN, L. ; STASZOWSKI, E. . CEP: Uma outra empresa júnior. Revista Caramelo, v. 3, p. 78-79, 1991.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FEITLER, B. ; STOLARSKI, A. . O design de Bea Feitler. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2012. v. 1. 216p .

2.
STOLARSKI, A.. Art Breaks: A MTV e a cultura visual contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2008. v. 1. 32p .

3.
STOLARSKI, A.. Depoimentos sobre o design visual brasileiro: Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2005. v. 1. 112p .

Capítulos de livros publicados
1.
STOLARSKI, A.. Logomarca é fogo. In: Bruno Porto. (Org.). Logotipo versus logomarca. 1ed.Teresópolis: 2AB Editora, 2012, v. 1, p. 42-56.

2.
STOLARSKI, A.. Uma ponte perto demais. In: Luis Marcelo Mendes. (Org.). Uma ponte perto demais. 1ed.Rio de Janeiro: Ímã Editorial, 2012, v. 1, p. 44-51.

3.
STOLARSKI, A.. A bridge not too far. In: Luis Marcelo Mendes. (Org.). Reprogram - Communication, Branding and Culture in a new era of Museums. 1ed.Rio de Janeiro: Ímã Editorial, 2012, v. 1, p. 52-60.

4.
STOLARSKI, A.. A identidade da 30ª Bienal: projeto e metaprojeto. In: Luis Pérez-Oramas; Tobi Maier; André Severo; Isabela Villanueva. (Org.). Catálogo da 30ª Bienal de São Paulo: a iminência das poéticas. 1ed.São Paulo: Fundação Bienal de Sao Paulo, 2012, v. 1, p. 314-319.

5.
STOLARSKI, A.. The Identity of the 30th Bienal de São Paulo: Project and Meta-project. In: Luis Pérez-Oramas; Tobi Maier; André Severo; Isabela Villanueva. (Org.). Catalogue Thirtieth Bienal de São Paulo: The Imminence of Poetics. 1ed.São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2012, v. 1, p. 314-319.

6.
STOLARSKI, A.; LINS, R. . O design gráfico entre a periferia e o centro da sustentabilidade. In: Adélia Borges. (Org.). Catálogo da Bienal Braeilria de Design 2010 Curitiba. 1ed.Curitiba: Centro de Design Paraná, 2010, v. 1, p. 256-305.

7.
STOLARSKI, A.; LINS, R. . Rico Lins: Entrevista a André Stolarski. In: Rico Lins. (Org.). Rico Lins: uma gráfica de fronteira. 1ed.São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2009, v. 1, p. 16-32.

8.
STOLARSKI, A.. Descobrindo o Brasil. In: Felipe Taborda. (Org.). Brazil AdDesign. 1ed.: New York Art Directors' Club, 2007, v. 1, p. 124-129.

9.
STOLARSKI, A.. O design brasileiro na órbita da I Exposição Nacional de Arte Concreta: 1948-1966. In: Lorenzo Mammì. (Org.). Concreta '56 A raiz da forma. 1ed.São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2006, v. 1, p. 190-255.

10.
STOLARSKI, A.; PORTO. B. ; KATO, M. A. ; MARTINS, F. . Transformando a Bienal. Catálogo da 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico ADG Brasil. 1ed.São Paulo: ADG Brasil, 2006, v. 1, p. 16-17.

11.
STOLARSKI, A.. A identidade visual toma corpo. In: Melo, Chico Homem de. (Org.). Design gráfico brasileiro: anos 60. 1ed.São Paulo: Cosac Naify, 2005, v. 1, p. 206-241.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
STOLARSKI, A.. Fazendo as pazes com a tradição / Entrevista com Robert Bringhurst. ARC Design, São Paulo, p. 68 - 73, 01 ago. 2005.

2.
STOLARSKI, A.. Nós aprendemos ou somos condenados a ler?. Revista Trip, São Paulo, p. 105 - 105, 01 nov. 2004.

3.
STOLARSKI, A.. A bienal da diversidade. ARC Design, São Paulo, p. 61 - 67, 01 out. 2004.

4.
STOLARSKI, A.; RODRIGUES, F. N. ; ASQUINO, M . As revistas Desenho e Ou . Caramelo, São Paulo, p. 67 - 70, 01 out. 1993.

Apresentações de Trabalho
1.
STOLARSKI, A.. Branding e Cultura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
STOLARSKI, A.. O design da história e a história do design. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
STOLARSKI, A.. Quatro usuários e uma outra usabilidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
STOLARSKI, A.. ABC da Bauhaus. São Paulo: Cosac Naify, 2009. (Tradução/Livro).

2.
STOLARSKI, A.. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006. (Tradução/Livro).

3.
STOLARSKI, A.. Apresentação da edição brasileira. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
STOLARSKI, A.. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Cosac Naify, 2004. (Tradução/Livro).

5.
STOLARSKI, A.. Um novo projeto tipográfico. Munique: Ernst & Sohn, 1995. (Tradução/Artigo).

6.
STOLARSKI, A.. Arquitetura deconstrutivista. Barcelona: Gustavo Gilli, 1992. (Tradução/Artigo).

7.
STOLARSKI, A.. Três obras modernas e o deconstrutivismo. Barcelona: Gustavo Gilli, 1990. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
STOLARSKI, A.. Branding e cultura. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
STOLARSKI, A.. Identidade visual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
STOLARSKI, A.; FRANCA, P. . Arte e design: campo minado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
STOLARSKI, A.; NORONHA, R. G. . Especialização em Design Gráfico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
STOLARSKI, A.. Branding e Cultura. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
STOLARSKI, A.. Identidade visual. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
STOLARSKI, A.. Branding e cultura: o caso de Recife. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
STOLARSKI, A.. Designers visuais do século 20. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
STOLARSKI, A.. Descubra o cinema brasileiro. 2007. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
STOLARSKI, A.; WOLLNER, A. . Alexandre Wollner: cartazes. 2010 (Exposição).

2.
STOLARSKI, A.; LINS, R. ; BORGES, A. . Sustentabilidade: e eu com isso?. 2010 (Exposição).

3.
STOLARSKI, A.; WISNIK, J. M. . Indivisível. 2010.

4.
STOLARSKI, A.. Art Breaks: A MTV e a cultura visual contemporânea. 2008 (Exposição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
STOLARSKI, A.. Participação em banca de Luciana Saez Orvat.Design gráfico e artes plásticas: interseções. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

2.
STOLARSKI, A.. Participação em banca de Milla Ferreira Orlandi.Ten Licks - 40 anos de linguagem visual em 10 álbuns dos Rolling Stones. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade de São Paulo.

3.
STOLARSKI, A.. Participação em banca de Elaine Ramos Coimbra.Avenidas viadutos passarelas. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
El Futuro de la Educación en el Diseño.El panorama del Diseño Gráfico profesional y su relación con la educación. 2012. (Encontro).

2.
Projeto visual 4 - Mídia impressa II - FAU USP.Projeto visual em mídia impressa. 2010. (Outra).

3.
Seminário Ser Urbano: Cidade-projétil.Imagem difusa. 2010. (Seminário).

4.
NDesign.Branding e cultura. 2009. (Encontro).

5.
1ª Semana de Design da FEAPA.Identidade cultural e design. 2007. (Encontro).

6.
8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico ADG Brasil em Belém.A reformulação da Bienal. 2007. (Simpósio).

7.
XVIII Encuadre Encuentro Nacional de Escuelas de Diseño Grafico.Cuatro usuarios y una otra usabilidad. 2007. (Encontro).

8.
IlustrEba - Primeira Semana de Ilustração da Escola de Belas Artes - UFRJ.Ilustração, design e arte. 2006. (Encontro).

9.
Semana de design ESPM.O design da Tecnopop. 2006. (Encontro).

10.
O design na USP - ciclo de depoimentos.O design dos estudantes da USP. 2005. (Encontro).

11.
7ª Bienal Brasileira de Design Gráfico ADG Brasil.A bienal da diversidade. 2004. (Outra).

12.
Rumos Itaú Cultural Design.O paradigma do cubo branco como espaço expositivo ideal. 2001. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernando Morgado. A identidade visual da nova Tupi. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Pedro Thompson Motta. Nausea - projeto de branding para uma sub-marca da loja Reserva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: André Stolarski.

2.
Fernando Morgado. A Nova Tupi. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: André Stolarski.



Outras informações relevantes


Membro do Conselho Editorial da Coleção de Design da editora Cosac Naify, desde 2004



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 5:38:20