Ronaldo de Souza Leite Chataignier

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9478514110547251
  • Última atualização do currículo em 28/10/2016


Doutor em Administração pela EBAPE/FGV; Mestre em Administração Pública pela EBAPE/FGV; Especialista em Administração Esportiva pela EBAPE/FGV; Especialista em Marketing pela UFRJ; Graduado em Administração de Empresas pela UFRJ; Pesquisador do Núcleo de Empreendedorismo e Esporte da EBAPE/FGV; Professor de Pós-graduação na FGV, da Graduação e Pós-graduação de Administração da UERJ e da Graduação de Administração da ESPM; ex-Coordenador de Marketing da LG Ventura Ltda., empresa então responsável pelo Marketing do COB e da CBV; Sócio-diretor da O.C. Consultoria e Treinamento Ltda.; e Consultor nas áreas de Marketing, Planejamento e Gestão de Micro e Pequenas Empresas. Aptidão para pesquisa, extensão e cursos à distância - EAD. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ronaldo de Souza Leite Chataignier
Nome em citações bibliográficas
CHATAIGNIER, R. S. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, FAF.
Rua São francisco Xavier 524
Maracanã
20550-013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340662
URL da Homepage: www.uerj.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em doutorado em administração.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: MARKETING ESPORTIVO: A PAIXÃO PELO ESPORTE TRANSFORMADA EM NEGÓCIOS - UM ESTUDO DE CASO DO CONSUMIDOR DE VOLEIBOL NO BRASIL, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Deborah Moraes Zouain.
Palavras-chave: Marca; Marketing; Marketing Esportivo; Patrocínio; Negócios no esporte; Comportamento de consumo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Outras atividades de serviços.
2002 - 2004
Mestrado em Administração.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Marketing Esportivo - Teoria e Prática - Um Estudo de Caso do Clube Atlético Paranaense,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Deborah Moraes Zouain.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Marketing; Marketing Esportivo; Marca; Patrocínio.
1997 - 2001
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Marketing Esportivo.
Orientador: Ana Carolina Fonseca.
1991 interrompida
Graduação interrompida em 1996 em Engenharia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 1996
1988 - 1990
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santo Agostinho, CSA, Brasil.
1984 - 1987
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Santo Agostinho, CSA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Administração Mercadológica I e II; Gestão de Marketing; Fundamentos de Marketing; Marketing de Serviços; Gestão Estratégica; Organização & Métodos II (OS&M II); Estruturas e Processos Organizacionais; Administração de Pessoal I; e de Administração Aplicada à Engenharia da UERJ (2003/2012).


Escola Superior de Propaganda e Marketing - RJ, ESPM RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Professor de Marketing nos MBA`s de Gestão Esportiva, Recursos Humanos e Gestão na Educação. Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Estudos em Esportes nas Áreas de Marketing, Negócios, Marca, Comportamento de Consumo e Exclusão/Inclusão Social envolvendo o Esporte, tendo como produtos artigos, artigos científicos, papers, resenhas e livros. Projetos empresariais diversos na área de esportes. Participação na elaboração da estruturação técnica do I Congresso Pan Americano de Marketing e Negócios no Esporte, sob a chancela do COB.


Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, SENAI/RJ/CETIQT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor


Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Docente do curso de Administração. Professor e Orientador da Empresa Júnior.


FUNDAÇÃO NACIONAL ESCOLA DE SEGURO, FUNENSEG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 25


Instituto Metodista Bennett, IMB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso, Carga horária: 40


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 25



Outros Projetos


2010 - Atual
Apoio à aquisição de equipamentos, execução de obras de infraestrutura e despesas de custeio previstas no projeto de Mestrado Profissional em Administração e Negócios da UCP
Descrição: Apoio à aquisição de equipamentos, execução de obras de infraestrutura e despesas de custeio previstas no projeto de Mestrado Profissional em Administração e Negócios da UCP.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista de Administração e Gestão - UGF
2011 - Atual
Periódico: Revista Design, Inovação e Gestão Estratégica - REDIGE


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista de Design, Inovação e Gestão Estratégica
2011 - Atual
Periódico: Revista de Administração da Gama - RAG


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estratégia.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHATAIGNIER, R. S. L.2002CHATAIGNIER, R. S. L.. O ESPORTE COMO GERADOR DE EMPREGO E RENDA.. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 4, p. 32-42, 2002.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Folha de São Paulo - Eventos aquecem demanda por gestor. Folha de São Paulo - Eventos aquecem demanda por gestor, Mercado, p. 1 - 1, 20 mar. 2011.

2.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Pequenas Empresas & Grandes Negócios - PEGN - Hora da virada no Flamengo. Pequenas Empresas & Grandes Negócios - PEGN - Hora da virada no Flamengo, Reportagem - Gestão, p. 1 - 1, 01 jul. 2010.

3.
CHATAIGNIER, R. S. L.; Zouain, D. M. . Valor Econômico - Brasil precisa formar 2 mil gestores até 2014. Valor Econômico - Brasil precisa formar 2 mil gestores até 2014, Valor Econômico, p. 1 - 1, 28 out. 2009.

4.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Revista Você S.A. - A vez dos craques da gestão. A vez dos craques da gestão, Carreira, , v. 130, p. 42 - 46, 11 abr. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZOUAIN, ; CHATAIGNIER, R. S. L. . MARKETING ESPORTIVO - O ESPORTE COMO NEGÓCIO. In: IASK - International Conference - Global Management, 2008, PORTO. IASK - International Conference - Global Management, 2008. v. 1. p. 1-1.

2.
ZOUAIN, ; CHATAIGNIER, R. S. L. . O CONSUMIDOR DE ESPORTES NO BRASIL - ESTUDO DE CASO DO VOLEIBOL. In: IASK - International Conference - Global Management, 2008, PORTO. IASK - International Conference - Global Management, 2008. v. 1. p. 1-1.

3.
CHATAIGNIER, R. S. L.; BRAUER-GOMES, M. . CARÁTER DOUTRINÁRIO E ENSINO SUPERIOR. In: XIX ENANGRAD, 2008, CURITIBA. XIX ENANGRAD, 2008. v. 1. p. 1-1.

4.
ZOUAIN, ; CHATAIGNIER, R. S. L. . MARKETING ESPORTIVO - ESTUDO DE CASO DO ATLÉTICO PARANAENSE. In: XXXiX Asamblea Anual del Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración, 2004, PUERTO PLATA. XXXiX Asamblea Anual del Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración, 2004. v. 1.

5.
Zouain, D. M. ; CHATAIGNIER, R. S. L. . O PERFIL DO CONSUMIDOR DE VOLEIBOL NO BRASIL. In: XXXVIII Congresso Latino-Ameriano de Administração - CLADEA, 2003, Lima. XXXVIII Congresso Latino-Ameriano de Administração - CLADEA, 2003. v. 1. p. 1-1.

6.
Zouain, D. M. ; CHATAIGNIER, R. S. L. . MARKETING ESPORTIVO NO BRASIL- TEORIA E PRÁTICA. In: XXXVIII Congresso Latino-Ameriano de Administração - CLADEA, 2003, LIMA. XXXVIII Congresso Latino-Ameriano de Administração - CLADEA, 2003. v. 1. p. 176-1777.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CHATAIGNIER, R. S. L.; ZOUAIN, . MARKETING ESPORTIVO. In: II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2007, SÃO PAULO. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing - Novas Plataformas de Comunicação, 2007. v. 1. p. 1-1.

2.
CHATAIGNIER, R. S. L.; ZOUAIN, . MARKETING ESPORTIVO ? ESTUDO DE CASO DO GOIÁS ESPORTE CLUBE. In: II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2007, SÃO PAULO. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing - Novas Plataformas de Comunicação, 2007. v. 1. p. 1-1.

3.
CHATAIGNIER, R. S. L.; ZOUAIN, . VOLEIBOL DE PRAIA, VOLEIBOL DE QUADRA E OUTROS ESPORTES - A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR DE ESPORTES. In: II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2007, SÃO PAULO. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing - Novas Plataformas de Comunicação, 2007. v. 1. p. 1-1.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVEIRA, A. C. ; CHATAIGNIER, R. S. L. . Estratégia Competitiva. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Marketing Esportivo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Fundamentos de Marketing. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAUER-GOMES, Marcus; CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de CORREA, Nathalia Piltz..QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA GERAÇÃO Y NAS EMPRESAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BRAUER-GOMES, Marcus; CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de BELLAS, Marcus Vinícius Barrozo..COMO IDENTIFICAR VANTAGEM COMPETITIVA EM UM PEQUENO NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PEQUENA EMPRESA DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BRAUER-GOMES, Marcus; CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de BARBOSA, Nívea Vieira..O IMPACTO DO ESTRESSE NOS USUÁRIOS DO TRANSPORTE PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO NO CONTEXTO ATUAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO DESEMPENHO ACADÊMICO. UM ESTUDO DE CASO DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS (FAF) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
BRAUER-GOMES, Marcus; CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de COSTA, Rony Sena.ADEQUAÇÃO À NBR ISO 10015/2001 DIRETRIZES PARA TREINAMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE MALHARIA DE UMA INDÚSTRIA TÊXTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CHATAIGNIER, R. S. L.; BRAUER-GOMES, Marcus. Participação em banca de FRAZÃO, Paula Canat Fernandes..O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS ORGANIZAÇÕES.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
CHATAIGNIER, R. S. L.; BRAUER-GOMES, Marcus. Participação em banca de PINTO, Karina Pereira.A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE MARKETING NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
CHATAIGNIER, R. S. L.; BRAUER-GOMES, Marcus. Participação em banca de DUARTE, Wagna Monteiro.MARKETING AMBIENTAL.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
CHATAIGNIER, R. S. L.; BRAUER-GOMES, Marcus. Participação em banca de OLIVEIRA, Christian Soares de.OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO: RECÁLCULO DO SALDO BASE PARA FINS RESCISÓRIOS FGTS.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
CHATAIGNIER, R. S. L.; BRAUER-GOMES, Marcus. Participação em banca de ROSA, Ariana Sliva.OS BENEFÍCIOS DO MODELO DE NEGOCIAÇÃO DE HARVARD. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
CHATAIGNIER, R. S. L.; BRAUER-GOMES, Marcus. Participação em banca de O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO MARKETING ATUAL.O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO MARKETING ATUAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

11.
CHATAIGNIER, R. S. L.; BRAUER-GOMES, Marcus. Participação em banca de CARNEVALE, Francesco Vinicius Barbosa Biggi.TRADE MARKETING. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
CHATAIGNIER, R. S. L.; BRAUER-GOMES, Marcus. Participação em banca de ANDRADE, Leonardo José Deveza de.A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO MEIO DE RELACIONAMENTO ENTRE CLIENTES E EMPRESAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

13.
CHATAIGNIER, R. S. L.; MOTTA, R.. Participação em banca de RUBIM, Suellen de Oliveira.O DESAFIO NA IMPLANTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS EMPRESAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

14.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de SANTOS, Guilherme Peres dos.O MARKETING DE PATROCÍNIO NO ESPORTE COMO IMPORTANTE PLATAFORMA DE DIVULGAÇÃO PARA AS EMPRESAS E A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

15.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de GERBASE, Alexandre Magalhães.ESTUDO DO VAREJO DE ALIMENTOS E SEU POTENCIAL DE FRANQUEABILIDADE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

16.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de SANTOS, Suellen Soares dos.A EVOLUÇÃO DO VAREJO NO BRASIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

17.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de COSTA, Maria Clara Ferreira.PAYBACK NA PROPAGANDA - CASE DE ATUALIZAÇÃO DO SITE DA SENSODYNE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

18.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de PORTO, Patrícia Fernandes Alvarez Vilas.EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE MARCA NO VAREJO DE MODA FEMININO: O CASO FARM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - SENAI CETIQT.

19.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de COSTA, Jefferson da Silva.OS FATORES IMPACTANTES NO PROCESSO DE COMPRAS ONLINE DO CONSUMIDOR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

20.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de DAIHA e ROCHA, Clara do Amaral.O MARKETING ESPORTIVO E SEUS IMPACTOS NOS CLUBES DE FUTEBOL CARIOCAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

21.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de SOUSA, Rafael Barros.MARKETING ESPORTIVO NOS CLUBES BRASILEIROS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

22.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de SILVA, Érika Santana da.ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA: A ESTRATÉGIA ADOTADA PELA RCM EVENTOS ESPORTIVOS NA BUSCA POR NOVOS CLIENTES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

23.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de AMARAL, Pedro Henrique Quitete Carvalho do.A EMPRESA FAMILIAR NO BRASIL ? O CASO DO GRUPO SEVERIANO RIBEIRO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

24.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de NASCIMENTO, Felipe Ferreira.A INFLUÊNCIA DAS NOVAS MÍDIAS SOBRE A RELAÇÃO CLIENTE/EMPRESA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

25.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de PINTO, Vinícius Soares.A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO MARKETING DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - SENAI CETIQT.

26.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de CARVALHAL, Danielle.RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA ? ESTUDO DE CASO DO BANCO REAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - ABEU Centro Universitário.

27.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de LIMA, Thaís.A INFLUÊNCIA DAS EMBALAGENS NO CONTEXTO DO MARKETING. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Metodista Bennett.

28.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de KUSTER, Ricardo.A INFLUÊNCIA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NAS EMPRESAS DE SERVIÇO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho.

29.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de SERPA, Rodrigo.O CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA DO ESPORTE ATRAVÉS DO MARKETING ESPORTIVO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho.

30.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de LIMA, Piero.A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIRETO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho.

31.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de SOUZA, Michelle.O MARKETING DE RELACIONAMENTO DO SUPERMERCADO ZONA SUL E COMO ELE INFLUENCIA NO CONSUMO DO CLIENTE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho.

32.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de MORAES, Guilherme.A RELEVÃNCIA DO BROKER NOS NEGÓCIOS DE AFRETAMENTO MARÍTIMO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho.

33.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de DRAGO, Ana Cristina.SERVIÇOS PRESTADOS AGREGANDO VALOR PARA A ORGANIZAÇÃO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho.

34.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de TEIXEIRA, Guilherme.O CRESCIMENTO DO MARKETING ESPORTIVO NO CENÁRIO BRASILEIRO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho.

35.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de Fernando Fernandes.A O&M E SUA APLICABILIDADE EM UMA EMPRESA DE SAÚDE.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho.

36.
CHATAIGNIER, R. S. L.. Participação em banca de TERRA, Rodrigo.LANÇAMENTO DE PRODUTOS NO SETOR FARMACÊUTICO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX ENANGRAD. CARÁTER DOUTRINÁRIO E ENSINO SUPERIOR. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, Leonardo José Deveza de. A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO MEIO DE RELACIONAMENTO ENTRE CLIENTES E EMPRESAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

2.
CARNEVALE, Francesco Vinicius Barbosa Biggi. TRADE MARKETING. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

3.
PAULA, Caio Mattos de. O IMPACTO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO MARKETING ATUAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

4.
ROSA, Ariana Sliva. OS BENEFÍCIOS DO MODELO DE NEGOCIAÇÃO DE HARVARD. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

5.
OLIVEIRA, Christian Soares de. OTIMIZAÇÃO DE PROCESSO: RECÁLCULO DO SALDO BASE PARA FINS RESCISÓRIOS FGTS.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

6.
DUARTE, Wagna Monteiro. MARKETING AMBIENTAL.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

7.
PINTO, Karina Pereira. A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE MARKETING NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

8.
FRAZÃO, Paula Canat Fernandes.. O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS ORGANIZAÇÕES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

9.
SANTOS, Guilherme Peres dos. O MARKETING DE PATROCÍNIO NO ESPORTE COMO IMPORTANTE PLATAFORMA DE DIVULGAÇÃO PARA AS EMPRESAS E A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

10.
GERBASE, Alexandre Magalhães. ESTUDO DO VAREJO DE ALIMENTOS E SEU POTENCIAL DE FRANQUEABILIDADE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

11.
COSTA, Maria Clara Ferreira. PAYBACK NA PROPAGANDA - CASE DE ATUALIZAÇÃO DO SITE DA SENSODYNE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

12.
PORTO, Patrícia Fernandes Alvarez Vilas. EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE MARCA NO VAREJO DE MODA FEMININO: O CASO FARM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - SENAI CETIQT. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

13.
COSTA, Jefferson da Silva. OS FATORES IMPACTANTES NO PROCESSO DE COMPRAS ONLINE DO CONSUMIDOR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

14.
SANTOS, Suellen Soares dos. A EVOLUÇÃO DO VAREJO NO BRASIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

15.
DAIHA e ROCHA, Clara do Amaral. O MARKETING ESPORTIVO E SEUS IMPACTOS NOS CLUBES DE FUTEBOL CARIOCAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

16.
SOUSA, Rafael Barros. MARKETING ESPORTIVO NOS CLUBES BRASILEIROS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

17.
SILVA, Érika Santana da. ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA: A ESTRATÉGIA ADOTADA PELA RCM EVENTOS ESPORTIVOS NA BUSCA POR NOVOS CLIENTES. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

18.
AMARAL, Pedro Henrique Quitete Carvalho do. A EMPRESA FAMILIAR NO BRASIL ? O CASO DO GRUPO SEVERIANO RIBEIRO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

19.
NASCIMENTO, Felipe Ferreira. A INFLUÊNCIA DAS NOVAS MÍDIAS SOBRE A RELAÇÃO CLIENTE/EMPRESA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Adminstração e Finanças) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

20.
PINTO, Vinícius Soares. A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO MARKETING DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - SENAI CETIQT. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

21.
CARVALHAL, Danielle. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA ? ESTUDO DE CASO DO BANCO REAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - ABEU Centro Universitário. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

22.
LIMA, Thaís.. A INFLUÊNCIA DAS EMBALAGENS NO CONTEXTO DO MARKETING.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Instituto Metodista Bennett. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

23.
KUSTER, Ricardo.. A INFLUÊNCIA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NAS EMPRESAS DE SERVIÇO.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

24.
SERPA, Rodrigo.. O CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA DO ESPORTE ATRAVÉS DO MARKETING ESPORTIVO.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

25.
LIMA, Piero.. A INFLUÊNCIA DO MARKETING DIRETO NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

26.
SOUZA, Michelle.. O MARKETING DE RELACIONAMENTO DO SUPERMERCADO ZONA SUL E COMO ELE INFLUENCIA NO CONSUMO DO CLIENTE.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

27.
MORAES, Guilherme.. A RELEVÃNCIA DO BROKER NOS NEGÓCIOS DE AFRETAMENTO MARÍTIMO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

28.
DRAGO, Ana Cristina.. SERVIÇOS PRESTADOS AGREGANDO VALOR PARA A ORGANIZAÇÃO.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

29.
TEIXEIRA, Guilherme.. O CRESCIMENTO DO MARKETING ESPORTIVO NO CENÁRIO BRASILEIRO.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

30.
TERRA, Rodrigo.. LANÇAMENTO DE PRODUTOS NO SETOR FARMACÊUTICO.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.

31.
FERNANDES, Fernando.. A O&M E SUA APLICABILIDADE EM UMA EMPRESA DE SAÚDE.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ronaldo de Souza Leite Chataignier.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 10:39:29