Carlos Renato Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5941217072786647
  • Última atualização do currículo em 07/11/2017


Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1998), Pós-graduação Latu sensu em Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2007). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora ? UFJF (2011). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais ? IFSULDEMINAS, lotado no Campus Muzambinho. Coordenou a Pós-graduação Latu Sensu em Educação entre 2014 e 2016. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, História da Educação Matemática, História das Avaliações Externas, História do SIMAVE, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, educação matemática inclusiva, formação de professores e resolução de problemas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Renato Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, C. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho.
Estrada de Muzambinho, km 35
Morro Preto
37890000 - Muzambinho, MG - Brasil
Telefone: (035) 35715051
Ramal: 5102
URL da Homepage: http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Sistemas de Avaliações em Larga Escala na Perspectiva Histórico-cultural: o caso do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - Simave, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Maria Cristina Araújo de Oliveira.
Palavras-chave: Avaliações Externas; Educação Matemática; História da Educação Matemática; História do SIMAVE; História da Avaliação.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2007
Especialização em Curso de Especialização em Educação Pós-Graduação. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Reflexões sobre a formação de professores e o ensino de geometria.
Orientador: Maria da Glória Bastos de Freitas Mesquita.
1995 - 1998
Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Matemática

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada às Ciências Biológicas, Fundamentos de Matemática
05/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Própria de Avaliação.
02/2015 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica ; Álgebra Linear
09/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 1, Matemática 2, Matemática 3
02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Muzambinho, .

Linhas de pesquisa
Ensino Médio
03/2015 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Muzambinho, .

Cargo ou função
Membro suplente da CAMEM ? Câmara de Ensino do IFSULDEMINAS.
09/2014 - 09/2016
Direção e administração, Campus Muzambinho, .

Cargo ou função
Coordenador de Pós Graduação em Educação.

Colégio Universitário Prof. Canísio Ignácio Lunkes, CUNILAVRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Lecionando Matemática para o Ensino Médio

Atividades

08/2010 - 07/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do Departamento de Ciências Exatas, lecionando as disciplinas: Matemática Fundamental, Fundamentos de Cálculo, Cálculo I, Geometria Analítica e Álgebra Linear.

Atividades

08/2011 - 05/2013
Ensino, Administração Pública, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Fundamental
08/2011 - 05/2013
Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica e Álgebra Linear
08/2011 - 05/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo 1
08/2011 - 05/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Fundamental

CTPM -LAVRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Designado, Carga horária: 20
Outras informações
Leciono Matemática para o Ensino Médio

Atividades

01/2009 - 07/2010
Direção e administração, Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais - CTPMMG, .

Cargo ou função
Vice-diretor.
07/2000 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Municipal Doutora Dâmina, EMDD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 18
Outras informações
Professor de Física para Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, professor de matemática nas séries finais do ensino fundamental.

Atividades

02/2011 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática e Ciências

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Lecionei Matematica I, Matemática II e Metodologia do Ensino de Matemática no curso de graduação e Normal Superior.

Atividades

02/2002 - 12/2006
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I, Matemática II, Metodologia de Ensino de Matemática

Núcleo Educacional da UFLA, NDE-UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professor de Física para o Ensino Médio

Atividades

02/2010 - 07/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Associação Educacional Inovar, AEI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Física para suplência de Ensino Médio

Atividades

02/2002 - 07/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física para Educação de Jovens e Adultos

Escola Municipal Professor José Luiz de Mesquita, EMPJLM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo
Outras informações
Professor de matemática das séries finais do ensino fundamental, vice diretor pedagógico no período de junho de 2014 até setembro de 2014.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 18
Outras informações
Lecionando Matemática e Ciências Fisicas, Quimicas e Biológicas para o Ensino Fundamental - 6a. a 9a. séries

Atividades

04/2014 - 08/2014
Direção e administração, Escola Municipal Professor José Luiz de Mesquita, .

Cargo ou função
Função de Vice diretor.
02/2013 - 03/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Maemática
02/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Escola Associada Concluir, EAC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de Física para um curso de suplência do Ensino Médio

Atividades

08/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física para Educação de Jovens e Adultos

Industria e Comércio Cavazza Ltda., ICC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Vendas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atendimento ao público e vendas de implementos agrícolas.


Magneti Marelli Cofap Companhia Fabricadora de Peças - Matriz, COFAP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: auxiliar de produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalhava na linha de produção de amortecedores.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino Médio


Projetos de extensão


2016 - 2017
Projeto de formação dos alunos do ensino médio para as Olimpíadas Brasileiras de Matemática.
Descrição: Este projeto prevê o estudo do banco de questões e das provas das olimpíadas de matemática OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), Olimpíada Canguru de Matemática, OBM (Olimpíada de Matemática), OMM (Olimpíada Mineira de Matemática) e OMU (Olimpíada de Matemática da Unicamp) para o desenvolvimento de aulas, monitoria, atendimento online através da plataforma Moodle e material didático para os alunos do ensino médio do Instituto Federal do Sul de Minas campus Muzambinho e para os alunos das escolas de Muzambinho. Desse modo, o presente projeto pretende estimular os alunos no interesse pela matemática e melhorar o desempenho dos mesmos na classificação das olimpíadas. Objetivo Geral: A proposta do projeto de extensão é estimular os alunos do ensino médio do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Muzambinho, e das outras escolas de Muzambinho no interesse pela matemática, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental e melhorar o desempenho dos mesmos na classificação das olimpíadas. Metodologia : O desenvolvimento do projeto será baseado nos materiais disponíveis no portal da OBMEP (http://www.obmep.org.br) e da OMU (http://www.ime.unicamp.br/~olimpiada/) como os bancos de questões e as provas das olimpíadas e discussão com os membros da equipe executora. As etapas do projeto de extensão se dividem em: ? Estudo da matemática: o objetivo desta etapa é desenvolver o domínio aprofundado das teorias matemáticas que abarcam as provas da OBMEP, Olimpíada Canguru, OBM, OMM e OMU. Em particular, o estudo estará voltado para as provas e o banco de questões da OBMEP e OMU. ? Desenvolvimento de material didático: nesta etapa há uma produção de material didático para os alunos que são base para a resolução de questões da OBMEP e OMU. ? Aplicação de aulas, monitorias, simulados e atendimentos online: esta etapa permeia todo o projeto com o contato com os alunos do ensino médio, estimulando-os e desenvolvendo o interesse pela matemática e melhorando o desempenho nas provas da OBMEP, Olimpíada Canguru, OBM, OMM e OMU..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Cursinho Popular Salvador Allende
Descrição: Esse projeto de extensão tem o propósito de ofertar aos alunos da rede pública estadual que estejam cursando o último ano da escola básica em escolas públicas de Muzambinho e região um curso preparatório, de curta duração, voltado intensiva e exclusivamente para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O projeto responde, simultaneamente, ao anseio da comunidade docente do IFSULDEMINAS atuante em disciplinas da escola básica e também aos interesses da sociedade muzambinhense, no sentido de intensificar o viés extensionista da instituição junto aos moradores locais. Em especial, pretende-se chegar até jovens estudantes que, alheios ao corpo discente do IFSULDEMINAS, jamais tiveram contato com professores da instituição, nem tampouco desfrutaram do ensino nela ofertado. Muitas vezes oriundos de meios sociais carentes, os discentes ligados às escolas públicas estaduais enfrentam dificuldades múltiplas em sua formação escolar, provocadas por fatores diversos. Por outro lado, é sabido que, a despeito do esforço de seus funcionários, também esses estabelecimentos educacionais sofrem com a falta de estrutura, a escassez de recursos, entre outras barreiras, que podem enfraquecer a qualidade de ensino. Considerando esses elementos, o presente projeto visa contribuir com a formação desses alunos, através de uma preparação intensiva, direcionada ao ENEM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Honra oa Mérito "Professor José Luiz de Mesquita", Movimento Cultural Zumbi dos Palmares - "MOCZUMP".
2002
Professor Nota 10, Polícia Militar de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, C. R.; Oliveira, M.C.A . Avaliações Externas no Brasil: uma análise entre ENEM, SIMAVE e vestibulares. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 2011, Recife. XIII - CIAEM, 2011.

2.
SOARES, C. R.. Sistemas de Avaliações em Larga Escala na Perspectiva Histórico-Cultural: o caso do SIMAVE. In: XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - XIV - EBRAPEM, 2011, Campo Grande - MS. XIV - EBRAPEM, 2011.

3.
SOARES, C. R.. Sistemas de Avaliações em Larga Escala: o caso do SIMAVE. In: IX - Seminário Temático o Movimento da Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos h, 2010, Juiz de Fora - MG. IX - Seminário Temático o Movimento da Matemática Moderna, 2010.

4.
SOARES, C. R.. "Uma Lata de Tinta: Conceitos Fundamentais de Geometria X Resolução de Problemas. In: IV ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2006, Diamantina. ANAIS IV EMEM, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, C. R.. ?Avaliação Educacional na Prática da Educação Básica?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOARES, C. R.. SIMAVE, ENEM e o Vestibular: refletindo sobre avaliação e currículo de Matemática no Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOARES, C. R.. Sistemas de Avaliações em Larga Escala na Perspectiva Histórico-cultural: o caso do SIMAVE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOARES, C. R.. Sistemas de Avaliações em Larga Escala: o caso do SIMAVE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOARES, C. R.. ?Avaliação em Matemática: avaliações externas X avaliações internas?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOARES, C. R.; Oliveira, M.C.A . ?Sistemas de Avaliações em Larga Escala na Perspectiva histórico-cultural: o caso do SIMAVE?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SOARES, C. R.. ?Geometria: teoria e prática em sala de aula?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOARES, C. R.. ?Prática de Geometria: espaço e forma?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOARES, C. R.. ?Negros e Educação no Brasil?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SOARES, C. R.. "Uma Lata de Tinta: conceitos Fundamentais de Geometria X Resolução de Problemas". 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOARES, C. R.. SIMAVE, ENEM E VESTIBULAR: Refletindo Sobre Avaliação e Currículo de Matemática no Ensino Médio. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, R. M.; SOARES, C. R.. Participação em banca de Aline Regina de Oliveira.Gamificação: estudo de caso aplicado a uma plataforma para prática de exercícios de Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
SOARES, C. R.. Participação em banca de Refael alves Pinto.Estudos Psicométricos do Teste de Matemática de um Processo Seletivo para Ingresso em Universidade Pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Lavras.

3.
SOARES, C. R.. Participação em banca de Sandra Torres Alvarenga.Crenças e Concepções de Professores de Matemática do Ensino Fundamental de Lavras - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Lavras.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SOARES, C. R.. Banca Examinadora da prova de desempenho didático-pedagógico e de títulos do Processo Seletivo para Professor Substituto referente ao Edital no. 23/2015, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
SOARES, C. R.. Banca Examinadora da prova de desempenho didático-pedagógico e de títulos do Processo Seletivo para Professor Substituto referente ao Edital no. 49/2014, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional. 2014. (Congresso).

2.
III Colóquio de Matemática.Avaliação Educacional na Prática da Educação Básica. 2011. (Outra).

3.
4a Semana Acadêmica da UFLA.Avaliação em Maemática: Avaliações Externas X Avaliações internas. 2010. (Outra).

4.
IX Seminário Temático O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e Portugal: estudos históricos comparativos.Sistemas de Avaliação em Larga Escala: o caso do SIMAVE. 2010. (Seminário).

5.
Seminário de Educação Matemática.Sistemas de Avaliações em Larga Escal na Perspectiva Histórico-cultural: o caso do SIMAVE. 2010. (Seminário).

6.
XIV - EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Sistemas de Avaliação em Larga Escala na Perspectiva Histórico-cultural: o caso do SIMAVE. 2010. (Encontro).

7.
V Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2009. (Encontro).

8.
Curso de Educação Matemática.Prática de Geometria: espaço e forma. 2008. (Outra).

9.
IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - IX ENEM. 2007. (Encontro).

10.
Seminário: Negros e Educação no Brasil."Políticas Afirmativas: cotas para negros e negras nas universidades". 2007. (Seminário).

11.
IV ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."Uma Lata de Tinta: Conceitos Fundamentais de Geometria X Resolução de Problemas". 2006. (Encontro).

12.
III CONGRESSO DE CIENCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOARES, C. R.. IX Seminário Temático O Movimento da Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugual: Estudos Comparativos. 2010. (Outro).

2.
SOARES, C. R.. V Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2009. (Outro).

3.
SOARES, C. R.. 3a. Oficina "Desnudando o Preconceito Racial: Reflexões Sobre Práticas Pedagógicas". 2008. (Outro).

4.
SOARES, C. R.. III FÓRUM DE PROFISSÕES. 2007. (Outro).

5.
SOARES, C. R.. II FÓRUM DE PROFISSÕES. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria do Carmo Miguel e Vivian Aparecida Nogueira. ducação de Jovens e Adultos: percepções sobre o papel da equipe gestora e dos docentes no processo ensino-aprendizagem. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Latu Sensu em Educação - Gestão Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Carlos Renato Soares.

2.
Marielle Oliveira Batista e Michely de Oliveira Baista. A Importância do Brincar Para a Criança. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Latu Sensu em Educação - Educação Infantil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Carlos Renato Soares.

3.
Mônica de Moraes Silva. Os Entraves e Dificuldades da Gestão Escolar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Latu Sensu em Educação - Gestão Escolar) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Carlos Renato Soares.

Orientações de outra natureza
1.
Gabriel Bianchim de Oliveira. Programa Institucional de Monitoria, na disciplina ?Geometria Analítica/Matemática Computacional. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Carlos Renato Soares.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 9:46:38