Richard Santiago Costa

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  • Última atualização do currículo em 27/11/2017


Doutor em História da Arte (2017) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, mestre em História da Arte (2013) pelo mesmo programa e Graduado em Educação Artística - Artes Visuais, pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Foi pesquisador na França junto à Université Paris-Sorbonne sob supervisão do maître de conférences Basile Baudez. Dedica-se à pesquisa sobre a história da arquitetura e decoração teatral brasileira e internacional, com enfoque no Teatro Municipal de São Paulo.Tem experiência nas áreas de artes visuais, história da arte e da arquitetura, principalmente em Arte e Arquitetura Brasileiras do século XIX, Artistas Viajantes no Brasil, Arte e Arquitetura Internacional do século XIX e XX. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Richard Santiago Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, R. S.;COSTA, RICHARD SANTIAGO


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Paris-Sorbonne IV (Orientador: Basile Baudez).
Título: Parnaso Paulistano: história, arquitetura e decoração do Teatro Municipal de São Paulo, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Jorge Sidney Coli Júnior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Arquitetura; Theatro Municipal; São Paulo; Decoração.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2013
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O corpo indígena ressignificado: Marabá e O último Tamoio de Rodolfo Amoedo, e a retórica nacionalista do final do Segundo Império.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Claudia Valladao de Mattos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Imaginário; Rodolfo Amoedo; Corpo indígena; Retórica nacionalista.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte.
2005 - 2009
Graduação em Artes Visuais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2012
A História da História da Arte: Academia, Museu.... (Carga horária: 18h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011
Relendo a virada: A pintura de fins do sec.XIX.... (Carga horária: 20h).
Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.
2014 - 2014
Iconografia da Migração: Pequeno Panorama. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio docente, Carga horária: 8
Outras informações
Programa de Estágio Docente na disciplina Ênfase em História da Arte I.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina HH810 - Metodologia e Técnicas de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
O corpo indígena ressignificado: Marabá e O último Tamoio de Rodolfo Amoedo, e a retórica nacionalista do final do Segundo Império.
Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende estudar duas obras específicas do pintor brasileiro Rodolfo Amoedo intituladas O último Tamoio (1883) e Marabá (1882). Tais obras serão analisadas dentro do contexto de sua produção na segunda metade do século XIX buscando identificar aspectos formais e programáticos que as aproximam e ao mesmo tempo afastam da política de criação de uma identidade nacional implementada pela Academia Imperial de Belas Artes no decorrer do século XIX. Buscaremos associar essas pinturas, tão importantes no conjunto da obra de Amoedo, ao ambiente sócio-político e cultural do Brasil oitocentista, investigando suas intenções políticas e culturais no contexto artístico do período. Além disso, interrogaremos tais pinturas na tentativa de reconhecer traços do estilo de Amoedo que as ligassem à sua formação artística tanto no Brasil quanto na Europa, trazendo referências diversas nas áreas da literatura e pintura que contribuíram para sua feitura. Será fundamental investigar como Amoedo desmonta o aparato de exaltação do mito do "índio herói nacional", identificando os traços de um indianismo tardio sem fôlego, esgotado às vésperas da proclamação da República. Para tanto, será importante confrontar literatura e artes plásticas dentro das premissas do ut pictura poesis, visto que naquela floresceu primeiro o que se convencionou chamar de "indianismo". Propomos uma reflexão sobre a figura do índio melancólico e trágico das pinturas supracitadas de Amoedo em detrimento do índio heróico e guerreiro da produção literária do período anterior e seu papel na constituição de um imaginário nacional que tinha o índio como símbolo pátrio: através das diversas ressiginificações por que passou o corpo indígena, seja no campo da pintura e da escultura, seja no campo da ilustração e da literatura, analisaremos como Amoedo se insere como renovador do indianismo acadêmico, rearranjando os elementos próprios da retórica nacionalista no final do Segundo Império..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
"Plus Ultra": a recepção e a transferência da tradição artística clássica entre a Europa Mediterrânea e a América Latina.
Descrição: ?PLUS ULTRA? é um projeto de pesquisa que articula instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, nacionais e internacionais, mais instituições de conservação e tutela do patrimônio artístico brasileiro em vista de objetivos assim resumidos: A ? Adquirir e disponibilizar ao público brasileiro, por meio de estudos e traduções, editados por via eletrônica ou impressos, textos da literatura artística fundamentais para a transmissão e a recepção da Tradição Clássica. B ? Realizar atividades de pesquisa, individual e coletiva, mensuradas e avaliadas por encontros regulares e intercâmbios nas seguintes áreas: I) História da Arte e Historiografia Artística dos séc. XIV a XX; II) História da Retórica e das Poéticas (Séculos XIV-XVIII); III) Iconografia; IV) Recepção e Transferência Cultural da Tradição Clássica na Europa e na América Contemporânea, e no Brasil em particular (séculos XVIII - XX). C ? Contribuir para tornar disponíveis em rede ao público dos estudiosos instrumentos para a pesquisa sobre o patrimônio iconográfico e bibliográfico vinculado à transmissão da Tradição Clássica existente nos acervos das instituições públicas brasileiras. D ? Participar da criação de uma rede internacional de centros de pesquisa, para permitir a formação de pesquisadores brasileiros ao mais alto nível e transferir imediatamente esses benefícios para as instituições públicas de tutela do patrimônio cultural do país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Dos "tipos" brasileiros de Albert Eckhout aos "civilizados" de Debret: a construção de uma imagem do Brasil
Descrição: A presente pesquisa pretende estudar a obra produzida por dois renomados artistas estrangeiros sobre os habitantes do Brasil em épocas distintas: Albert Eckhout no século XVII e Jean-Baptiste Debret no século XIX. Sendo assim, busca-se as influências anteriores à vinda desses artistas para o país na construção de suas obras, bem como os efeitos que as mesmas produziram em solo europeu, contribuindo para a formação de um imaginário sobre o Novo Mundo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, RICHARD SANTIAGO2017COSTA, RICHARD SANTIAGO. Marabá em frente ao espelho. REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA, v. 23, p. 151-173, 2017.

2.
COSTA, RICHARD SANTIAGO2016COSTA, RICHARD SANTIAGO. Entre soirées e óperas: o espaço teatral na pintura.. ARS (SÃO PAULO), v. 14, p. 257-281, 2016.

3.
COSTA, R. S.;COSTA, RICHARD SANTIAGO2013COSTA, R. S.. Índios em preto e branco: o corpo indígena, a arte oficial e o discurso político na imprensa carioca no pós-1870.. Revista Interfaces (UFRJ), v. 2, p. 101-117, 2013.

4.
COSTA, R. S.;COSTA, RICHARD SANTIAGO2011 COSTA, R. S.. Um pintor holandês no Novo Mundo: os ?tipos brasileiros? de Albert Eckhout e a glorificação de Maurício de Nassau.. Revista Valise, v. 1, p. 61-74, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, R. S.. O Último Tamoio, o último indianismo. In: I Seminário Internacional Brasil no Século XIX, 2015, Vitória. Anais do Seminário Internacional Brasil no Século XIX. Niterói: Sociedade de Estudos do Oitocentos SEO, 2014. v. 1. p. 1-22.

2.
COSTA, R. S.. Os símbolos da raça: O corpo e a questão étnica na arte acadêmica brasileira da segunda metade do século XIX.. In: IX Encontro de História da Arte - UNICAMP, 2013, Campinas. Circulação e trânsito de imagens e ideias na História da Arte.. Campinas: IFCH, 2013. p. 333-337.

3.
COSTA, R. S.. Entre o índio romântico e o índio natural: as obras indianistas do pintor Rodolfo Amoedo. In: XXXII Colóquio CBHA - Direções e sentidos da História da Arte, 2012, Brasília. ANAIS DO XXXII COLÓQUIO CBHA 2012. Campinas: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2012. p. 645-663.

4.
COSTA, R. S.. Marabá e O Último Tamoio na exposição geral de belas artes de 1884: crítica e recepção da obra de Rodolfo Amoedo. In: VIII Encontro de História da Arte - História da Arte e Curadoria, 2012, Campinas. Atas do VIII Encontro de História da Arte. Campinas: Publicações IFCH, 2012. p. 571-581.

5.
COSTA, R. S.. 'Cristo em Cafarnaum', Amoedo em Paris. In: VII Encontro de História da Arte, 2011, Campinas. Atas do VII Encontro de História da Arte. Campinas: Editora do IFCH, 2011. p. 448-462.

6.
COSTA, R. S.. A fatura simbolista na pintura religiosa de Rodolfo Amoedo. In: 18º Encontro de Alunos do PPGAV/UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. XVIII Encontro de Alunos do PPGAV/UFRJ, 2011. p. 438-450.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, R. S.. Dos "tipos brasileiros" de Albert Eckhout aos civilizados de Debret: a construção de uma imagem do Brasil.. In: XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2008, Campinas. XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, R. S.. O Ateliê Moderno de Ramos de Azevedo: o Escritório Técnico e a construção do Teatro Municipal de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, R. S.. O Theatro Municipal de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, R. S.. O último Tamoio, o último indianismo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, R. S.. Albert Cavos e o Tratado da construção de teatros (1847).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, R. S.. Os símbolos da raça: O corpo e a questão étnica na arte acadêmica brasileira da segunda metade do século XIX.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COSTA, R. S.. MARABÁ E O ÚLTIMO TAMOIO NA EXPOSIÇÃO GERAL DE BELAS ARTES DE 1884: CRÍTICA E RECEPÇÃO DA OBRA DE RODOLFO AMOEDO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, R. S.. Entre o índio romântico e o índio natural: as obras indianistas do pintor Rodolfo Amoedo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COSTA, R. S.. "Cristo em Cafarnaum", Amoedo em Paris. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COSTA, R. S.. A fatura simbolista na pintura religiosa de Rodolfo Amoedo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COSTA, R. S.; COUTO, M. F. M. . Dos "tipos brasileiros" de Albert Eckhout aos civilizados de Debret: a construção de uma imagem do Brasil.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
COSTA, R. S.. Cristo diante de Pilatos. 2012; Tema: Pintura de Mihály Munkácsy. (Site).

2.
COSTA, R. S.. Gólgota. 2012; Tema: Pintura de Mihály Munkácsy. (Site).

3.
COSTA, R. S.. Ecce Homo. 2012; Tema: Pintura de Mihály Munkácsy. (Site).

4.
COSTA, R. S.. Negra com criança. 2011; Tema: Pintura de Albert Eckhout. (Site).

5.
COSTA, R. S.. Guerreiro Negro. 2011; Tema: Pintura de Albert Eckhout. (Site).

6.
COSTA, R. S.. Índia Tarairiu. 2011; Tema: Pintura de Albert Eckhout. (Site).

7.
COSTA, R. S.. Mulato. 2011; Tema: Pintura de Albert Eckhout. (Site).

8.
COSTA, R. S.. Mulher Tupi com Criança. 2011; Tema: Pintura de Albert Eckhout. (Site).

9.
COSTA, R. S.. Índio Tarairiu. 2011; Tema: Pintura de Albert Eckhout. (Site).

10.
COSTA, R. S.. Índio Tupi. 2011; Tema: Pintura de Albert Eckhout. (Site).

11.
COSTA, R. S.. Mameluca. 2011; Tema: Pintura de Albert Eckhout. (Site).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
COSTA, R. S.; Quattrer, M ; Rodrigues, W . "Nelson Rodrigues, mostra a vida como ela é". 2007. Desenho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional "Arte Contemporânea: preservar o quê?. 2014. (Seminário).

2.
VIII Encontro de História da Arte.MARABÁ E O ÚLTIMO TAMOIO NA EXPOSIÇÃO GERAL DE BELAS ARTES DE 1884: CRÍTICA E RECEPÇÃO DA OBRA DE RODOLFO AMOEDO. 2012. (Encontro).

3.
18º Encontro de Alunos do PPGAV/UFRJ.A fatura simbolista na pintura religiosa de Rodolfo Amoedo. 2011. (Encontro).

4.
VII Encontro de História da Arte.?Cristo em cafarnaum?, Amoedo em Paris. 2011. (Encontro).

5.
XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - [Com/Con] Tradições na História da Arte. 2011. (Outra).

6.
Colóquio Modernidade(s) no Brasil: experiências múltiplas.. 2009. (Outra).

7.
O selvagem e o civilizado nas artes, fotografia e literatura do Brasil.. 2009. (Seminário).

8.
Crise da Imagem ou Crise das Teorias?. 2008. (Simpósio).

9.
IV Encontro de História da Arte, "A Arte e a História da Arte, entre a Produção e a Reflexão"."Os 'tipos' brasileiros de Albert Eckhout: a Construção de uma imagem do Brasil". 2008. (Encontro).

10.
XVI Congresso Interno de Iniciação Científica. Dos "tipos" brasileiros de Albert Eckhout aos "civilizados" de Debret: A construção de uma imagem do Brasil. 2008. (Congresso).

11.
Mostra de Cenografia e Figurinos "O universo e a obra dramática de Nelson Rodrigues".Nelson Rodrigues mostra a vida como ela é. 2007. (Outra).

12.
Fórum Permanente de Arte e Cultura e Universidade: Ensino e Pesquisa. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, R. S.; MIGLIACCIO, L. ; Mattos, C. V. de . Ilustração arqueológica antes da arqueologia na Europa e nas Américas. 2012. (Congresso).

2.
COSTA, R. S.; Lodo, Gabriela C. . VII Encontro de História da Arte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. 2011. (Congresso).




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