Andréa Firmino de Sá

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4133540222906780
  • Última atualização do currículo em 21/10/2018


Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1991) e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2009). Atualmente é mediadora online do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, professora autora (RD) - EaD do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, professora associada II da Faculdade de Tecnologia de Mauá do Centro Paula Souza. Docente de Marketing do curso de Administração da FTT - Faculdade de Tecnologia Termomecânica da Fundação SalvadorArena.Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Integrada de Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, moda, marketing, comportamento do consumidor e comunicação integrada de marketing. Membro do grupo de pesquisa Comertec -Comunicação, Mercado e Tecnologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Firmino de Sá
Nome em citações bibliográficas
SÁ, Andréa F.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Faculdade de Tecnologia de Mauá.
Av. Antonia Rosa Fioravante, 630
Vila Fausto Morelli
09390-120 - Maua, SP - Brasil
Telefone: (11) 45433221
URL da Homepage: http://www.fatecmaua.com.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Comunicação no ponto-de-venda: aspectos sensoriais na ambientação das megalivrarias,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Prof. Doutor Daniel dos Santos Galindo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: comunicação integrada de marketing; merchandising no ponto-de-venda; ambientação; exibitécnica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Integrada de Marketing.
1988 - 1991
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Lingua e cultura italiana. (Carga horária: 40h).
Centro di Lingua e Cultura Italiana "Torre di Babele", TORRE DI BABELE, Itália.
2012 - 2012
Business English Course. (Carga horária: 20h).
Embassy CES Boston, EMBASSY CES, Estados Unidos.
2012 - 2012
English as a Foreign Language. (Carga horária: 66h).
Embassy CES Boston, EMBASSY CES, Estados Unidos.
2005 - 2005
Gerenciamento de Vendas e Telemarketing.
SENAC, SENAC, Brasil.
2002 - 2002
Workshop Polo Team.
Volkswagen do Brasil - Matriz, VW, Brasil.
2002 - 2002
Workshop Web Dealer.
Volkswagen - Gedas, VW, Brasil.
2002 - 2002
Monitor de Treinamento.
Volkswagen do Brasil - Matriz, VW, Brasil.
1997 - 1997
Reengenharia e Qualidade Total.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
1992 - 1992
Comunicação e Marketing.
Laboratório SSJ de Comunicação e Marketing, SSJ, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia de Mauá do Centro Paula Souza, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Associado II

Atividades

09/2012 - Atual
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Tecnologia de Mauá do Centro Paula Souza - SP - Brasil, .

Serviço realizado
Coordenadora Institucional Ciência Sem Fronteiras.
02/2010 - Atual
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia
08/2009 - Atual
Ensino, Informática para Gestão de Negócios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing
Metodologia

Faculdade de Tecnologia Termomecânica, FTT, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 35

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia e Simulação Empresarial
02/2017 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Mercadológica
Introdução ao Marketing

FIAM-FAAM Centro Universitário, FIAM-FAAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Vínculo institucional

2010 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

04/2016 - Atual
Ensino, MBA Gestão do Design, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing e Plano de Negócios
02/2016 - Atual
Ensino, Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing para Moda
Projeto de Moda: Criatividade e Inovação (Plano de Negócio)
07/2015 - 12/2015
Ensino, Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Branding
Comportamento de Consumo
Marketing Estretégico para Moda
Projeto de Moda
02/2010 - 12/2012
Ensino, Tecnologia em Design de Interiores, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing de serviços

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora autora - EaD

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mediadora ONLINE

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing

Faculdade de Mauá, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: cooperado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

02/2010 - 12/2011
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criatividade e Inovação
Jogos de Empresas
Publicidade e Propaganda
02/2009 - 12/2011
Ensino, Tecnologia em Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos de empresas
02/2009 - 12/2009
Ensino, Bacharelado em Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos de empresas
Tópicos avançados de Marketing I
02/2009 - 06/2009
Ensino, Tecnologia em Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração Mercadológica
03/2007 - 12/2008
Ensino, Administração com habilitação em Gestão de Negócio, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos de Empresas
03/2007 - 12/2008
Ensino, Administração com Habilitação em Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Código de ética dos profissionais de Propaganda

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

03/2013 - Atual
Ensino, Gestão do Design, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Estratégico e Plano de Negócios
08/2012 - Atual
Ensino, MBA em Gestão e Negócios da Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Comportamento de Consumo
02/2010 - Atual
Ensino, Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comportamento de Consumo I e II
Planejamento Estratégico

Colégio Clóvis Bevilácqua, CCB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora/ Coordenadora, Carga horária: 14

Atividades

02/2007 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Marketing
Planejamento Mercadológico
Promoção de Vendas
02/2005 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Marketing
Mídia
Planejamento Mercadológico
Promoção de Vendas
Teoria e Técnica de Publicidade e Propaganda

Ellofer Comércio de Ferro, ELLOFER, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Marketing e vendas
Outras informações
- Desenvovimento de ações para vendas. - Interface com construtoras


Shopping ABC, ABC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Marketing
Outras informações
- Desenvolvimento de campanhas de relacionamento com cliente. - Interface com agência de propaganda desde apresentação de briefing até aprovação de campanhas institucionais e promocionais. - Administração de budget.


Unipro - curso profissionalizante, UNIPRO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Lecionando produção em Comunicação (curso modular)

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
- Lecionando Marketing e Publicidade e Propaganda (curso modular)


Concessionária VW - Grupo Brasilwagen, BRASILWAGEN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de marketing
Outras informações
- Interface com agências de propaganda e promoção, gráficas, jornais, revistas, TV, assessoria de imprensa, fornecedores e outros. - Campanhas internas para equipe de vendas. - Desenvolvimento e organização de feirões.


SEG Vida Profissional, SEG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora


Companhia de Educação, CIA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing
Outras informações
- Desenvolvimento de estratégias de relacionamento


Shopping Metrópole, METRÓPOLE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Marketing
Outras informações
- Coordenação de eventos. - Desenvolvimento de campanhas de relacionamento.


Concessionária VW - Utivesa, UTIVESA-VW, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Marketing
Outras informações
- Interface com agências de propaganda e promoção, gráficas, jornais, revistas, TV, assessoria de imprensa, fornecedores e outros. - Desenvovimento de campanhas para equipe de vendas. - Desenvolvimento de feirões temáticos

Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de Marketing
Outras informações
- Desenvolvimento de campanhas de relacionamento. - Implantação do programa de Qualidade Total. - Interface com agências de propaganda e promoção, gráficas, jornais, revistas, TV, assessoria de imprensa, fornecedores e outros.


Laboratório ABC, ABC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativo e marketing


Permanansi Comunicações, PCOM, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente de criação



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Integrada de Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comportamento do Consumidor.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Pesquisa.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação no ponto-de-venda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SÁ, Andréa F.2016SÁ, Andréa F.; JESUS, Décio Vincentim de . Trabalho interdisciplinar: moda, criatividade e inovação. Compartilhe Docência, v. 1, p. 11-11, 2016.

2.
SÁ, Andréa F.2015SÁ, Andréa F.; MACEDO, R. G. . COMPORTAMENTO DE SOCIALIZAÇÃO E INOVAÇÃO NOS MEIOS DIGITAIS: UM RECORTE SOBRE O APLICATIVO SPOTWISH. Inovcom, v. 7, p. 36-44, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SÁ, Andréa F.; ANDRADE JUNIOR, J. M. (Org.) ; SAAR, J. F. (Org.) . Aspectos Comunicacionais e Mercadológicos na Era dos Negócios Digitais. 1. ed. Macapá: UNIFAP, 2018. v. 1. 226p .

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, Larissa S. ; SÁ, Andréa F. . CRM Social - A tecnologia impactando na estratégia das organizações. In: Claudia Maria Arantes Assis; Jefferson Ferreira Saar; Rafael Virgili. (Org.). Comunicação, Mercado e Tecnologia. 1ed.Macapá: EDUNIFAP, 2015, v. 1, p. 71-92.

2.
MACEDO, R. G. ; SÁ, Andréa F. . Os debates eleitorais na redemocratização brasileira. In: MARQUES DE MELO, José; GOBBI, Maria Cristina. (Org.). Televisão na América Latina: 1950-2010, pioneirismo, ousadia, inventividade.. 1ed.São Bernardo do Campo: Cátedra UNESCO/METODISTA: Universidade Metodista de São Paulo, 2011, v. 1, p. 385-396.

3.
SÁ, Andréa F.. O consumo de design de interiores e moda para a emergente classe C. In: Daniel dos Santos Galindo. (Org.). ECOM 2010: I conferência brasileira de estudo de comunicação e mercado. Comunicação de mercado conceitos e preconceitos. 1ed.São Bernardo do Campo: Cátedra UNESCO/ Metodista de Comunicação, 2010, v. 1, p. 1-299.

4.
SÁ, Andréa F.. Arquitetura no ponto-de-venda como elemento de comunicação. In: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo. (Org.). Comunicação mercadológica: uma visão multidisciplinar. 1ªed.São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008, v. 1, p. 7-255.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SÁ, Andréa F.; MACEDO, R. G. . Comportamento de Socialização nos Meios Digitais: Um Recorte Sobre o Aplicativo Spotwish. In: Comunicon - Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2013, São Paulo. Comunicon - Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2013.

2.
SÁ, Andréa F.; LAMARCA, Kátia Pinheiro . A estética retrô como objeto de consumo de novas gerações. In: Comunicon - Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2012, São Paulo. Comunicon - Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2012.

3.
SÁ, Andréa F.. Consumo de Moda do Público Infantil: O Comportamento da Nova Geração. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Recife, PE, 2011, Recife. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Recife, PE, 2011.

4.
SÁ, Andréa F.; MACEDO, R. G. . Novos mercados e consumos no contexto Ibero-Americano: publicidade na interação tecnológica das Redes Sociais. In: Confibercom - Confederación Iberoamericana de Asociaciones Científicas y Académicas de la Comunicación, 2011, São Paulo. Confibercom - Confederación Iberoamericana de Asociaciones Científicas y Académicas de la Comunicación, 2011.

5.
MACEDO, R. G. ; SÁ, Andréa F. . TV e fomento democrático: os debates eleitorais e a comunicação política na redemocratização brasileira. In: CELACOM 2010 - XIV Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, 2010, São Paulo. CELACOM 2010 - XIV Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, 2010.

6.
SÁ, Andréa F.. O consumo de design de interiores e moda para a emergente classe C. In: ECOM 2010 - I Conferência Brasileira de Estudos de Comunicação e Mercado, 2010, São Bernardo do Campo. ECOM 2010 - I Conferência Brasileira de Estudos de Comunicação e Mercado, 2010.

7.
SÁ, Andréa F.. Consumo na Sociedade Contemporânea: Uma reflexão sobre os motivos que levam ao consumo hedônico. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.

8.
SÁ, Andréa F.. Redes sociais e blogs: produção de conteúdo mercadológico para comunicação na sociedade contemporânea. In: PANAM 2010 - VII Congresso Panamericano de Comunicação, 2010, Brasília. PANAM 2010 - VII Congresso Panamericano de Comunicação, 2010.

9.
SÁ, Andréa F.. Comunicação no ponto-de-venda: um estudo sobre a ambientação nas megalivrarias. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2009, Curitiba. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2009.

10.
SÁ, Andréa F.. Comunicação no ponto-de-venda: um estudo sobre a ambientação nas megalivrarias. In: XII Congresso de Iniciação e Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo, 2009, São Bernardo do campo. XII Congresso de Iniciação e Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo, 2009.

11.
SÁ, Andréa F.. Arquitetura no ponto-de-venda como elemento de comunicação. In: XI Congresso de Iniciação e Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo, 2008, São Bernardo do Campo. XI Congresso de Iniciação e Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo, 2008.

12.
SÁ, Andréa F.; ZAN, M. R. C. A. . A imagem da mulher construída pelas revistas Claudia e UMA. In: CELACOM - XI Colóquio Internacional sobre a Escola Latina Americana de Comunicação, 2007, Pelotas. A imagem da mulher construída pelas revistas Claudia e UMA, 2007.

13.
SÁ, Andréa F.; ZAN, M. R. C. A. . A imagem da mulher construída pelas revistas Claudia e UMA. In: 10º Congresso de Iniciação Científica ? Universidade Metodista de São Paulo, 2007, São Bernardo do Campo. 10º Congresso de Iniciação Científica ? Universidade Metodista de São Paulo, 2007.

14.
SÁ, Andréa F.. A Atitude do receptor perante a comunicação do Ato Público em Defesa da Vida. In: 10º Congresso de Iniciação Científica ? Universidade Metodista de São Paulo, 2007, São Bernardo do Campo. 10º Congresso de Iniciação Científica ? Universidade Metodista de São Paulo, 2007.

15.
SÁ, Andréa F.. Os estímulos dos cinco sentidos nos processos comunicacionais no segmento livraria. In: 9º Congresso de Iniciação Científica ? Universidade Metodista de São Paulo, 2006, São Bernardo do Campo. Os estímulos dos cinco sentidos nos processos comunicacionais no segmento livraria, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MACEDO, R. G. ; SÁ, Andréa F. . TV e fomento democrático: os debates eleitorais e a comunicação política na redemocratização brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SÁ, Andréa F.. O consumo de design de interiores e moda para a emergente classe C. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SÁ, Andréa F.. Consumo na sociedade contemporânea: uma reflexão sobre os motivos que levam ao consumo hedônico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SÁ, Andréa F.. Comunicação no ponto-de-venda: um estudo sobre a ambientação nas megalivrarias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SÁ, Andréa F.. Arquitetura no ponto-de-venda. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SÁ, Andréa F.; ZAN, M. R. C. A. . A imagem da mulher construída pelas revistas Claudia e UMA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SÁ, Andréa F.. A atitude do receptor perante a comunicação do ato público em defesa da vida. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SÁ, Andréa F.; ZAN, M. R. C. A. . A imagem da mulher construída pelas revistas Cláudia e Uma. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SÁ, Andréa F.. Os estímulos dos cinco sentidos nos processos comunicacionais no segmento livraria. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SÁ, Andréa F.. Comunicação, marketing e vendas no varejo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
SÁ, Andréa F.. Produção em Comunicação. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SÁ, Andréa F.. Marketing para curso de Turismo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SÁ, Andréa F.. Marketing. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; ROSA, P. C.. Participação em banca de Fabiana dos Santos Lupeti. A importância da aplicação do marketing no segmento de varejo: o caso Magazine Luiza. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Gestão Estratégica das Organizações) - Faculdade de Mauá.

2.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; ROSA, P. C.. Participação em banca de Rosana Hiluany Clemente. Recursos tecnológicos como agentes contributivos em estratégias de vendas e marketing: o caso Kos Acrílicos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Lato Sensu em Gestão Estratégica das Organizações) - Faculdade de Mauá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; TEBERGES, Marco Antonio S. P.. Participação em banca de Carlos Henrique Lima.Conhecimento e estratégia como agentes potencializadores nas soluções em TI. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá do Centro Paula Souza.

2.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; TEBERGES, Marco Antonio S. P.. Participação em banca de Marcel Yuji Kumana.Interfaces Gráficas para Web. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá do Centro Paula Souza.

3.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; TEBERGES, Marco Antonio S. P.. Participação em banca de Victor Galindo Clemente.A Administração na era da tecnologia da informação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática para Gestão de Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá do Centro Paula Souza.

4.
CARDOSO, F. R.; SÁ, Andréa F.; FERREIRA, J. D.. Participação em banca de Marcela Maria da silva.Marketing esportivo no futebol. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá.

5.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; GONCALVES, D.. Participação em banca de Michele da Silva Santos.Endomarketing como ferramenta para satisfação do cliente interno. Estudo de caso: empresa Arcos Dourados - Mc Donald's. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá.

6.
MACEDO, R. G.; GONCALVES, D.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Flávia Boin Soldi.Estratégias mercadológicas para ponto de venda: análise da empresa Klin Calçados Infantis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá.

7.
MACEDO, R. G.; GONCALVES, D.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Ed Carlos Belo.Análise da cor em embalagens como auxílio mercadológico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá.

8.
MACEDO, R. G.; MILANEZ, C.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Juliana Marques Millos.A influência do PDV no mercado consumidor: caso Carrefour. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá.

9.
ROMITO, Fábio; CANIZA, Rodrigo V.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Ana Carolina Rabelo Coelho.Plano de Marketing : Linha de calçados especiais para diabéticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

10.
ROMITO, Fábio; CANIZA, Rodrigo V.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Alana Karol Martins ; Isabela Czizek.Plano de negócios : Empresa voltada para os Bubos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

11.
ROMITO, Fábio; CANIZA, Rodrigo V.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Bárbara Coltrone Mendonça.Planejamento Estratégico para uma empresa do setor calçadista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

12.
ROMITO, Fábio; CANIZA, Rodrigo V.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Karina Yaeko.Planejamento Estratégico para uma empresa do segmento clubwear.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

13.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; GONCALVES, D.. Participação em banca de Débora Alves Pereira.A importância de um clima organizacional sustentável: uma análise da Fundação Abraham Kasinski. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá.

14.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; GONCALVES, D.. Participação em banca de Kelly Cristine Chasci.Marketing Político: gerenciamento de imagem na campanha eleitoral através do uso das ferramentas de comunicação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá.

15.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; THOMAZ, N. A.. Participação em banca de Amanda Guimarães Montes.Marketing Social - A prática da responsabilidade social corporativa, caso ABN AMRO BANK. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Marketing) - Faculdade de Mauá.

16.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; THOMAZ, N. A.. Participação em banca de Thiago Gomes Feitosa.Marketing político na voz da opinião pública: campanha eleitoral - 2008 no município de Mauá. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

17.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; OLIVEIRA, A. G.. Participação em banca de Bárbara Jorge Felipe.O marketing como ferramenta estratégica nas vendas eletrônicas empresariais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

18.
SILVA, A.; SÁ, Andréa F.; GONCALVES, D.. Participação em banca de Camila Rodrigues de Oliveira.O poder que a marca exerce na mente do consumidor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá.

19.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; MILANEZ, C.. Participação em banca de Suzana Alves Pereira.Endomarketing como melhoria na comunicação interna nas organizações. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá.

20.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; MOURA, M. S.. Participação em banca de Bruna de Oliveira Souza.A importância e a influência da marca para o consumidor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

21.
MACEDO, R. G.; MOURA, M. S.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Ricardo Gamba.Layout no ponto-de-venda: uma análise da Cooperativa de Consumo COOP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

22.
MACEDO, R. G.; MOURA, M. S.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Cleciane Benvindo Cândido.Marketing de Relacionamento: uma ferramenta para fidelização de clientes. Case Vigorito. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

23.
GULMINI, C. R.; FERREIRA, J. D.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Michele Olinda Rodrigues.Sustentabilidade Organizacional: um estudo de caso sobre o ABN AMRO REAL S/A. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em Gestão de Negócio) - Faculdade de Mauá.

24.
MOURA, M. S.; MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Ana Maria Aparecida P. Scuizato.A influência da propaganda no comportamento do consumidor: estudo de caso Super Casas Bahia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

25.
SILVA, A.; GULMINI, C. R.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Paula da Silva Ferasin.O processo evolutivo no comportamento do consumidor, suas demais causas e consequências. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

26.
GULMINI, C. R.; SÁ, Andréa F.; Jefferson Dias Ferreira. Participação em banca de Maria Aparecida Silva.Logística reversa: uma ferramenta para preservação do meio ambiente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em Gestão de Negócio) - Faculdade de Mauá.

27.
GULMINI, C. R.; SÁ, Andréa F.; BAPTISTA, F. S.. Participação em banca de Luciana de Amorim Moreira Veridiano.Cooperativismo e seu desenvolvimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em Gestão de Negócio) - Faculdade de Mauá.

28.
ALMEIDA, Jarbas Thaunahy S. de; SÁ, Andréa F.; MACEDO, R. G.. Participação em banca de Rosângela dos Reis Santos.A importância da aplicação das técnicas do endomarketing. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

29.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; ALMEIDA, Jarbas Thaunahy S. de. Participação em banca de Aline Aparecida Ferreira Paccola.Como as empresas de cosméticos no Brasil utilizam seus websites para interagir com seus clientes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

30.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; CARDOSO, F. R.. Participação em banca de Sônia Regina Martins.A ferramenta CRM para otimização e crescimento no processo de fidelização de clientes: o caso ABN AMRO Real. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

31.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; ALMEIDA, Jarbas Thaunahy S. de. Participação em banca de Renata Eloíza da Silva Garcia.A importância da aplicabilidade das ferramentas de CRM no ambiente corporativo para a manutenção e fidelização de clientes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

32.
MILANEZ, C.; SÁ, Andréa F.; GULMINI, C. R.. Participação em banca de Samara Gerardini.Empregabilidade: inclusão do jovem no mercado de trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em Gestão de Negócio) - Faculdade de Mauá.

33.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; SILVA, C. M.. Participação em banca de Sandro Oliveira Gonzaga.A importância do marketing estratégico para uma campanha de sucesso: o caso General Motors do Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

34.
MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.; SILVA, C. M.. Participação em banca de Andréia de Fátima Modesto.Cores de embalagem: sua influência no processo de estímulo do consumidor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

35.
MOURA, M. S.; SÁ, Andréa F.; MACEDO, R. G.. Participação em banca de Rafael Fernandes da Mata.Fidelização de clientes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

36.
MOURA, M. S.; SÁ, Andréa F.; MACEDO, R. G.. Participação em banca de Ana Leilian Batista.A importância do marketing verde na moda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.

37.
CARDOSO, F. R.; MOURA, M. S.; SÁ, Andréa F.. Participação em banca de Jairo Junior de Sena Pinto.Estratégia de marketing esportivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ZANETIC, Prof. Dr. Silvio Tado; MACEDO, R. G.; SÁ, Andréa F.. Concurso Público de Provas e Títulos. 2009. Faculdade de Tecnologia de Mauá do Centro Paula Souza.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3° Seminário - Construindo Marcas de Sucesso na Moda. 2012. (Seminário).

2.
4º Seminário Internacional de Design. 2012. (Seminário).

3.
Fórum de Design no Varejo - ESPM. 2009. (Outra).

4.
Os media como fórum para debate cívico: a deliberação mediada. 2008. (Outra).

5.
State of the art in Digital Ecosystems research. 2008. (Outra).

6.
Tendências na televisão americana. 2008. (Outra).

7.
Impactos e Tendências da TV Digital no Brasil. 2006. (Seminário).

8.
UNESCOM ? Cátedra Unesco 10 anos. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leilane Pasqualotto Costa. O papel das assessorias de imprensa na construção da imagem de uma marca de moda. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão e Negócios da Moda) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Igor Zolotareff. A importância das embalagens em produtos infantis. O caso Trakinas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

2.
Regiane dos Santos Held Sousa. As vantagens das marcas próprias: Estudo de Caso - COOP PLUS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

3.
Adriana Oliveira Gomes. Endomarketing uma ferramenta para motivação do colaborador.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

4.
Alexandre Cardoso da Silva. A influência da marca no comportamento do consumidor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

5.
Mariana Ribeiro de Souza. Marketing experimental como tendência no envolvimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

6.
Mayara Marques Viana. A evolução do varejo diante do comportamento do consumidor contemporâneo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

7.
Maria Gilsandra de Sousa. A força da marca General Motors do Brasil (Chevrolet) na decisão de compra de um automóvel. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

8.
Danielle da Silva Salles. Fidelização bancária com foco no segmento Van Gogh do Banco Santander. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

9.
Alex Paixão dos Santos Nascimento. A propaganda como fator de motivação no processo de compra. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Administração) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

10.
João Correia Sobrinho. Marcas próprias: as diferentes faces da marca própria um mercado em amplo crescimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em Marketing) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

11.
Paulo José Mariano. Material promocional no Ponto-de-venda hipermercado compo estratégia de vendas. O caso Kodak. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

12.
Marilene Bento Vicente. CRM - Tecnologia e Relacionamento. O Caso ABN AMRO REAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em Gestão de Negócio) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.

13.
Almir Borges de Almeida. A importância do Trade Marketing para fabricantes e distribuidores. O caso Microsoft. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Habilitação em Marketing) - Faculdade de Mauá. Orientador: Andréa Firmino de Sá.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SÁ, Andréa F.; ANDRADE JUNIOR, J. M. (Org.) ; SAAR, J. F. (Org.) . Aspectos Comunicacionais e Mercadológicos na Era dos Negócios Digitais. 1. ed. Macapá: UNIFAP, 2018. v. 1. 226p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:47:25