Érica Fernandes Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6485711533901908
  • Última atualização do currículo em 04/09/2018


Formada com láurea acadêmica em Letras português/inglês em 2001 pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Letras (2010) pela mesma universidade, com a dissertação intitulada ?Diáspora: resistência e revide em Small Island (2004), de Andrea Levy?. Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, com a tese "A ressignificação do Simbólico em 1984, de George Orwell: uma leitura Materialista Lacaniana. Professora adjunta do DLM da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érica Fernandes Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, Érica Fernandes;FERNANDES, Érica;ALVES, E. F.;ALVES, E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.
Avenida Colombo, 5790
Jardim Universitário
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30114040
URL da Homepage: http://www.uem.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Doutorado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A ressignificação do Simbólico em 1984, de George Orwell: uma leitura Materialista Lacaniana, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marisa Corrêa Silva.
2008 - 2010
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Diáspora: revide e resistência em Small Island (2004), de Andrea Levy,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Thomas Bonnici.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: literatura negra britânica; diáspora; resistência; imigrante.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1997 - 2001
Graduação em letras.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
I Seminário de Desenvolvimento Acadêmico. (Carga horária: 8h).
Sindiomas, SINDIOMAS, Brasil.
2009 - 2009
2nd COeSU Conference The Pursuit of Excellence. (Carga horária: 16h).
Cultura Inglesa Maringá, CIM, Brasil.
2008 - 2008
Portal de Periódicos da Capes. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
Quando o preconceito se faz silêncio. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2005 - 2005
English pronunciation: Development Through Practic. (Carga horária: 30h).
Classy Language School, CLASSY, Brasil.
2002 - 2002
Certificate in Advanced English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2002 - 2002
Learning and Practicing English Phonology. (Carga horária: 40h).
Peli, PELI, Brasil.
2002 - 2002
Developing Skills and Strategies for Cambridge CAE. (Carga horária: 80h).
Peli, PELI, Brasil.
1998 - 2002
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 462h).
Instituto de Línguas, ILG, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Literature and Cinema: Theory and Practice. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2001
Consolidation and Develpment of English language a.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2001
First Certificate in English.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2001 - 2001
Improving Language Awareness and Communication Ski. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2001
A practical Introduction to English Pronunciation. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Poesia Feminina Americana. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1999 - 1999
Essential Grammmar for Communication. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em A Literatura e o papel do leitor. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Introdução a Homero. (Carga horária: 48h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

04/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

04/2012 - Atual
Estágios , Departamento de Letras, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado: língua inglesa.
03/2012 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
Literatura em Língua Inglesa I
Literatura em Língua Inglesa II
Estágio supervisionado: Língua inglesa
06/2012 - 06/2012
Ensino, Estudos da linguagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Oralidade e Ensino

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Aluna de pós-graduação, Carga horária: 15

Atividades

01/2015 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3541 Oficina de Produção e Compreensão Oral em Língua Inglesa I 68 h/a
3562 Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa II 68h/a
3543 Oficina de produção e compreensão oral em Língua Inglesa I 68h/a
3601 Literatura em língua Inglesa: poesia 68h/a
3591 Literatura em língua Inglesa: drama 68h/a
01/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3562 Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa II 68 h/a
3588 Oficina de produção e compreensão oral em língua inglesa III 68h/a
3589 Oficina de leitura e produção escrita em língua inglesa III 68h/a
4554 Inglês Instrumental I 68/ha
5005 Oficina de produção e compreensão oral em língua inglesa II 136h/a
06/2010 - 03/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio I
Literatura em Língua Inglesa: Drama
Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa II
Oficina de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa III
Oficina de Produção Compreensão e Oral em Língua Inglesa II
Oficina de Produção Compreensão e Oral em Língua Inglesa III
Prática de Formação em Letras II: Língua Inglesa

Cultura Inglesa de maringá, CIM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Amplo conhecimento linguístico e didático.



Linhas de pesquisa


1.
Grupo de pesquisa em Diálogos Literários
2.
Literaturas pós-coloniais em língua inglesa: da teoria à prática

Objetivo: O objetivo principal dessa pesquisa é analisar, à luz da teoria pós-colonial, obras literárias em língua inglesa traduzidas ou não para a língua portuguesa que lidam com a problemática advinda do aparato colonial, assim como as maneiras de subverter a opressão encontradas pelos sujeitos envolvidos nesse processo..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: identidade; diáspora; resistência; imigrante.; multiculturalismo; literatura negra britânica.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
grupo de estudos em multiculturalismo e pós-colonialismo
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Lacanianismo, literatura e cultura
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Multiculturalismo em perspectivas pós-coloniais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
pensamento de ZiZek e de badiou aplicado à literatura, ao teatro e ás artes narrativas em geral.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Literaturas pós-coloniais em língua inglesa: da teoria à prática
Descrição: O objetivo principal dessa pesquisa é analisar, à luz da teoria pós-colonial, obras literárias em língua inglesa traduzidas ou não para a língua portuguesa que lidam com a problemática advinda do aparato colonial, assim como as maneiras de subverter a opressão encontradas pelos sujeitos envolvidos nesse processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Estudos Pós-Coloniais: Perspectivas e Dimensões
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Teste de Proficiência em Língua Estrangeira
Descrição: Elaboração, aplicação e correção de testes de proficiência em Língua Estrangeira.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Inglesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Aprovada em teste seletivo para professor temporário na Universidade Estadual de Maringá, UEM.
2010
Aprovada em concurso público para professor efetivo da FECILCAM, FECILCAM.
2002
Certificate in Advanced English, University of Cambridge.
2001
First Certificate in English, University of Cambridge.
2001
Láurea acadêmica, Uem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDES, E.2018 FERNANDES, E. ; ALVES, E. . O travestimento como estratégia de subversão ao patriarcado em Noite de Reis e Como Gostais, de Shakespeare. Revista Interfaces, v. 9, p. 177-187, 2018.

2.
ALVES, Érica Fernandes2018 ALVES, Érica Fernandes; SILVA, M. C. . O TOTALITARISMO ORWELLIANO E O PODER DA PROPAGANDA. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, v. 11, p. 1-18, 2018.

3.
ALVES, Elizandra Fernandes2016ALVES, Elizandra Fernandes ; ALVES, E. F. . Manifestações pós-coloniais na literatura brasileira: Outremização e Resistência no conto ?Nada contra os caras? de Márcio Barbosa. Vocábulo, v. X, p. 1-16, 2016.

4.
ALVES, Érica Fernandes2014ALVES, Érica Fernandes; ALVES, Elizandra Fernandes . O cômico como estratégia de resistência em A pequena ilha, de Andrea Levy. Palimpsesto, v. 13, p. 26-36, 2014.

5.
ALVES, Elizandra Fernandes2014ALVES, Elizandra Fernandes ; ALVES, Érica Fernandes . ?GRITO NEGRO?: A IMAGÉTICA NEGRA NA POESIA DE JOSÉ CRAVEIRINHA. Revista de Letras, v. 16, p. 01-17, 2014.

6.
ALVES, Érica Fernandes2013ALVES, Érica Fernandes. A Ideologia de pertencimento em Língua Materna, de Nadine Gordimer. Estação Literária, v. 10B, p. 178-194, 2013.

7.
ALVES, Érica Fernandes;FERNANDES, Érica;ALVES, E. F.;ALVES, E.2010ALVES, Érica Fernandes. A interação texto-leitor no romance pós-colonial: A pequena ilha (2008) de Andrea Levy. Revista NUPEM (Impresso), v. 02, p. 145-163, 2010.

8.
FERNANDES, Érica2010FERNANDES, Érica. IDEOLOGIA NA LITERATURA JUVENIL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DO LIVRO ISSO NINGUÉM ME TIRA (1994), DE ANA MARIA MACHADO. Estação Literária, v. 5, p. 130-142, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FERNANDES, M.L.S. (Org.) ; COQUEIRO, W.S. (Org.) ; ANDRÉ, W. (Org.) ; ALVES, Érica Fernandes (Org.) . Diálogos Literários. 1. ed. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2014. 191p .

2.
ALVES, Érica Fernandes; Miquelante, Marileuza Ascêncio . PIBID/língua inglesa e o procedimento da sequência didática: Trilhando caminhos no processo de formação de professores. 1. ed. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2014. v. 1. 120p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDES, M.L.S. ; COQUEIRO, W.S. ; ANDRÉ, W. ; ALVES, Érica Fernandes . Brasil e Portugal em Diálogo: Uma análise comparativa entre Mario Quintana e José Saramago. In: Monica Luiza Sócio Fernandes; Wilma dos Santos Coqueiro; Érica Fernandes Alves; Willian André. (Org.). Diálogos Literários. 1ed.Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2014, v. , p. 79-90.

2.
ALVES, Érica Fernandes; Miquelante, Marileuza Ascêncio . O PIBID como contribuição para a formação inicial e continuada: alguns resultados. In: Ilton Cesar martins; Karim Siebeneicher Brito. (Org.). Prática Docente Inicial e Continuada: O PIBID na UNESPAR. 1ed.União da Vitória: Gráfica e Editora Kaygangue Ltda., 2013, v. , p. 91-107.

3.
ALVES, Érica Fernandes; ALEIXO, Celia Regina Lessa . Racismo, diáspora e abertura ao multiculturalismo em Small Island (2004) e Fruit of the Lemon (1999), de Andrea Levy. In: Thomas Bonnici. (Org.). Multiculturalismo e Diferença: narrativas do sujeito na literatura negra britãnica e em outras literaturas. 1ed.Maringá: EDUEM, 2011, v. , p. 123-150.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Elizandra Fernandes ; ALVES, Érica Fernandes . UM RETRATO DA MULHER COLONIZADA EM A PEQUENA ILHA (2008), DE ANDREA LEVY. In: 3o. Encontro de Diálogos Literários: um olhar para a intertextualidade, 2014, Campo Mourão. Anais do 3o. Encontro de Diálogos Literários: um olhar para a intertextualidade, 2014. p. 84-92.

2.
ALVES, E. F.; ANSELMO, Sarah Caroline Alves . A dicotomia sujeito/objeto como silenciadora do colonizado no conto The Hills (1987), de Patricia Grace. In: V Enieduc, 2013, Campo Mourão. ANAIS DO V ENIEDUC - ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2013. p. 1-13.

3.
ALVES, Érica Fernandes. Slave Narrative em The Long Song (2010), de Andrea Levy: Uma leitura da escravidão. In: III Congresso Nacional de Linguagens em Interação - CONALI, 2011, Maringá. Anais do III CONALI, 2011. v. 2. p. 512-523.

4.
ALVES, Érica Fernandes. IDENTIDADE DIASPÓRICA EM SMALL ISLAND (2004), DE ANDREA LEVY: RESISTÊNCIA E REAFIRMAÇÃO CULTURAL. In: I CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e IV CELLI - Colóquio de estudos linguísticos e literários, 2010, Maringá. Anais do 1. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 4. CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários [recurso eletrônico], 2010. p. 1-13.

5.
ALVES, Érica Fernandes. Marginalização e exclusão da mulher diaspórica em Small Island (2004), de Andrea Levy. In: I Sinagel, 2009, Maringá. Anais do Sinagel, 2009.

6.
ALVES, Érica Fernandes. Racismo e discriminação em Small Island, de Andrea Levy. In: ll Conali, 2008, Maringá. Anais do ll Conali, 2008.

7.
ALVES, Érica Fernandes. A representação da mulher colonizada em Small Island, de Andrea Levy. In: VIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória, 2008, Cascavel. Anais do VIII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória > literatura e cultura na América Latina e ll Simpósio de Pesquisa em Letras da Unioeste, 2008. v. 2.

8.
ALVES, Érica Fernandes. O Tesouro, de Eça de Queirós: A interação Texto-Leitor. In: XII Semana de Letras, 1999, Maringá. Anais da XII semana de letras, 1999. p. 249-252.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, Adailton Almeida ; GÓIS, Rafaela Sefrim de, ; RODRIGUES, Maiara ; ALVES, Érica Fernandes . A LITERATURA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: O GÊNERO POEMA. In: II Encontro PIBID/UNESPAR, 2013, Curitiba. Anais do II Encontro PIBID/UNESPAR, 2013.

2.
BARROS, Adailton Almeida ; LARA, Fernanda Smak de, ; GÓIS, Rafaela Sefrim de, ; ALVES, Érica Fernandes . AGENDA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS. In: II Encontro PIBID/UNESPAR, 2013, Curitiba. Anais do II Encontro PIBID/UNESPAR, 2013.

3.
ANSELMO, Sarah Caroline Alves ; VIEIRA, Suzelaine dos Santos ; ALVES, Érica Fernandes . SEQUENCIA DIDÁTICA: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. In: II Encontro PIBID/UNESPAR, 2013, Curitiba. Anais do II Encontro PIBID/UNESPAR, 2013.

4.
ORDONIA, Rosinalva ; Pereira, Leoni Aparecida ; ALVES, Érica Fernandes ; Miquelante, Marileuza Ascêncio . FORMAÇÃO CONTINUADA: A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA AS PROFESSORAS SUPERVISORAS. In: II Encontro PIBID/UNESPAR, 2013, Curitiba. Anais do II Encontro PIBID/UNESPAR, 2013.

5.
SILVA, Ivone da ; TEODORO, Mirtes M. T. B. ; ALVES, Érica Fernandes . O PIBID COMO INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O ENSINO REFLEXIVO. In: II Encontro PIBID/UNESPAR, 2013, Curitiba. Anais do II Encontro PIBID/UNESPAR, 2013.

6.
ALVES, Érica Fernandes. O Racismo britanico contra o negro diaspórico em Small Island, de Andrea Levy. In: V EPPLE, 2008, Maringa. Anais do V EPPLE, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, E. F.; MORMELO, Belíssar Alves ; LIMA, Marcus Vinícius Bernando . A cegueira física e psicológica no conto Cathedral, de Raymond Carver. In: V Enieduc, 2013, Campo Mourão. ANAIS DO V ENIEDUC - ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2013.

2.
ALVES, E. F.; BARROS, Adailton Almeida ; RODRIGUES, Maiara . A literatura e o ensino aprendizagem da língua inglesa: o gênero poema. In: V Enieduc, 2013, Campo Mourão. ANAIS DO V ENIEDUC - ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2013.

3.
ALVES, E. F.; Miquelante, Marileuza Ascêncio . O PIBID/língua inglesa e sua contribuição para a formação inicial e continuada. In: V Enieduc, 2013, Campo Mourão. ANAIS DO V ENIEDUC - ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2013.

4.
ALVES, E. F.; MOREIRA, E. A. G. ; RAMOS, Márcia André . A representação da personagem feminina no romance orgulho e preconceito de Jane Austen. In: V Enieduc, 2013, Campo Mourão. ANAIS DO V ENIEDUC - ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2013.

5.
ALVES, E. F.; DONATÃO, Patricia Thais da Silva, ; RODRIGUES, Maiara ; RAMOS, Márcia André . A presença do elemento gótico no romance O morro dos ventos uivantes, de Emily Bronte. In: V Enieduc, 2013, Campo Mourão. ANAIS DO V ENIEDUC - ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2013.

6.
ALVES, E. F.; SOUZA, Andressa Oliva de . O simbólico em Young Goodman Brown, de Nathaniel Hawthorne. In: V Enieduc, 2013, Campo Mourão. ANAIS DO V ENIEDUC - ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2013.

7.
ALVES, E. F.; ANJOS, Jefferson dos ; VIEIRA, Suzelaine dos Santos . Um olhar crítico à respeito da opressão feminina presente em dois contos do século XIX. In: V Enieduc, 2013, Campo Mourão. ANAIS DO V ENIEDUC - ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2013.

8.
ALVES, E. F.. Uma análise do cômico como estratégia de subversão e resistência no romance pós-colonial Small Island (2004) de Andrea Levy. In: V Enieduc, 2013, Campo Mourão. ANAIS DO V ENIEDUC - ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2013.

9.
BELLÓ, Eduardo ; Miquelante, Marileuza Ascêncio ; ALVES, Érica Fernandes . Formação inicial e continuada: o papel do trabalho colaborativo no ensino de Língua Inglesa. In: II Encontro PIBID/UNESPAR, 2013, Curitiba. Anais do II Encontro PIBID/UNESPAR, 2013.

10.
ALVES, E. F.; ALVES, Emerson . Do faz de conta à realidade, a representação do espaço no conto Miss Brill. In: I Encontro de Diálogos Literários: Um olhar para além das fronteiras, 2012, Campo Mourão. Anais do I Encontro de diálogos literários: um olhar para além das fronteiras. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2012. p. 380.

11.
ALVES, E. F.; ANDRÉ, W. . Literaturas de Língua Inglesa: das origens ao contemporâneo. In: I Encontro de Diálogos Literários: Um olhar para além das fronteiras, 2012, Campo Mourão. Anais do I Encontro de diálogos literários: um olhar para além das fronteiras. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2012. p. 366.

12.
ALVES, E. F.; VIEIRA, Suzelaine dos Santos . O grito pela liberdade no conto The Dream of an Hour, de Kate Chopin. In: I Encontro de Diálogos Literários: Um olhar para além das fronteiras, 2012, Campo Mourão. Anais do I Encontro de diálogos literários: um olhar para além das fronteiras. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2012. p. 448.

13.
ALVES, E. F.; ANSELMO, Sarah Caroline Alves . A dicotomia sujeito/objeto no conto The Hills (1987), de Patricia Grace. In: I Encontro de Diálogos Literários: Um olhar para além das fronteiras, 2012, Campo Mourão. Anais do I Encontro de diálogos literários: um olhar para além das fronteiras. Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2012. p. 367.

14.
ALVES, E. F.; VIEIRA, Suzelaine dos Santos . O grito pela liberdade no conto The Dream of an Hour, de Kate Chopin. In: VII EPCT, 2012, Campo Mourão. Anais do VII EPCT, 2012.

15.
ALVES, Érica Fernandes. O diálogo cultural como possível equilíbrio em Things Fall Apart, de Chinua Achebe. In: I Encontro de Diálogos Literários: Um olhar para além das fronteiras, 2012, Campo Mourão. Anais do I Encontro de Diálogos Literários: Um olhar para além das fronteiras, 2012. v. '.

16.
NERY, Juliana ; ALVES, Érica Fernandes . A Objetificação no conto The old chief Mshlanga, de Doris Lessing. In: I Encontro de Diálogos Literários: Um olhar para além das fronteiras, 2012, Campo Mourão. Anais do I Encontro de Diálogos Literários: Um olhar para além das fronteiras, 2012.

17.
ALVES, Érica Fernandes. Slave Narrative em The Long Song (2010), de Andrea Levy. In: III CONALI, 2011, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2011.

18.
ALVES, Érica Fernandes. RESISTÊNCIA EM THE LONG SONG (2010), DE ANDREA LEVY. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011.

19.
ALVES, Érica Fernandes. Um episódio de outremização e de resistência nos Cadernos Negros: Nada contra os caras (2007), de Márcio Barbosa. In: XIII SILEL ? Simpósio Nacional e Internacional de Letras e Linguística, 2011, Uberlandia. Anais do XIII SILEL ? Simpósio Nacional e Internacional de Letras e Linguística, 2011. v. 1.

20.
ALVES, Érica Fernandes; BONNICI, Thomas . Literaturas em Língua Inglesa de minorias étnicas. In: III Conali, 2011, Maringá. Anais do III Conali, 2011. v. 2.

21.
ALVES, Érica Fernandes. IDENTIDADE DIASPÓRICA EM SMALL ISLAND (2004), DE ANDREA LEVY: RESISTÊNCIA E REAFIRMAÇÃO CULTURAL. In: 1. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 4. CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010. p. 443-443.

22.
ALVES, Érica Fernandes. O cômico como estratégia de resistência no romance Small Island (2004), de Andrea Levy. In: Semana de Letras e VII Varal Literário, 2009. Caderno de Resumos da Semana de Letras e VII Varal literário, 2009.

23.
ALVES, Érica Fernandes; BONNICI, Thomas . A construção da identidade racista na personagem Queenie eem Small Island (2004), de Andrea Levy. In: XIX Seminário do Cellip, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009.

24.
ALVES, Érica Fernandes. Marginalização e exclusão da mulher diaspórica em Small Island (2004), de Andrea Levy. In: I Sinagel, 2009, Maringá. Cadernos de Resumos e programação do I Sinagel, 2009.

25.
ALVES, Érica Fernandes. A Representação da Mulher Colonizada em Small Island, de Andrea Levy. In: VIII Seminário Nacional de`Literatura, História e Memória - Literatura e Cultura na América Latina e II Simpósio de Pesquisas em Letras da Unioeste (40 Hrs), 2008, Cascavel. Edunioeste, 2008.

26.
ALVES, Érica Fernandes. Racismo e Discriminação em Small Island, de Andrea Levy. In: II Conali - Congresso nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. caderno de Resumos, 2008.

27.
ALVES, Érica Fernandes. A formação do Sujeito Racista em Small Island, de Andrea Levy. In: IX SELL - Semana de Estudos Linguisticos e Literários - XLII Semana cultural da FAFIMAN, 2008. FAFIMAN, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, Érica Fernandes. Revisitando os clássicos da literatura em língua inglesa: ?novidade que permanece novidade?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALVES, Érica Fernandes; Ferreira, Geniane Diamante Ferreira . O CORPO NEGRO COMO LÓCUS DA NEGAÇÃO DA IDENTIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALVES, E. F.. A Política Totalitária do Romance 1984, de GEORGE ORWELL, Sob a Perspectiva do Materialismo Lacaniano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALVES, E. F.. A apropriação e representação cultural na literatura infantojuvenil nativa de Olívio Jekupé. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALVES, E. F.; CALVO, Luciana Cabrini Simões . Proficiência leitora em língua inglesa: uma análise longitudinal dos testes ofertados pelo TEPLE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALVES, Érica Fernandes. A MULHER, O VÉU E O MATERIALISMO LACANIANO: O CASO SHAKESPEARIANO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALVES, Érica Fernandes; SILVESTRE, Nelci Alves Coelho . A produção de material didático e a leitura literária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALVES, Érica Fernandes; SILVESTRE, Nelci Alves Coelho . O trabalho colaborativo e o PIBID: um olhar para a formação inicial e continuada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
ALVES, Érica Fernandes; ALVES, Elizandra Fernandes . Minicurso: Literaturas Pós-Coloniais: uma Introdução. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ALVES, Érica Fernandes. Um retrato da mulher colonizada em A Pequena Ilha (2004), de Andrea Levy. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVESTRE, Nelci Alves Coelho ; ALVES, Érica Fernandes . A Perda da identidade cultural de Wariuki no conto Wedding at the Cross, de Ngugi Wa Thiong'o. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALVES, Érica Fernandes; ANDRÉ, W. . Expressões da Literatura em Língua Inglesa: leituras e discussões. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
ALVES, E. F.; ANSELMO, Sarah Caroline Alves . A dicotomia sujeito/objeto como silenciadora do colonizado no conto The Hills (1987), de Patricia Grace. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALVES, E. F.. Uma análise do cômico como estratégia de subversão e resistência no romance pós-colonial Small Island (2004) de Andrea Levy. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ALVES, E. F.; VIEIRA, Suzelaine dos Santos ; ANJOS, Jefferson dos . Um olhar crítico à respeito da opressão feminina presente em dois contos do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALVES, E. F.; RAMOS, Márcia André ; DONATÃO, Patricia Thais da Silva, ; RODRIGUES, Maiara . A presença do elemento gótico no romance O morro dos ventos uivantes, de Emily Bronte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ALVES, E. F.; SOUZA, Andressa Oliva de . O simbólico em Young Goodman Brown. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ALVES, E. F.; Miquelante, Marileuza Ascêncio . O PIBID/língua inglesa e sua contribuição para a formação inicial e continuada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALVES, E. F.; RODRIGUES, Maiara ; BARROS, Adailton Almeida . A literatura e o ensino aprendizagem da língua inglesa: o gênero poema. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALVES, E. F.; MORMELO, Belíssar Alves ; LIMA, Marcus Vinícius Bernando . A cegueira física e psicológica no conto Cathedral, de Raymond Carver. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ALVES, Érica Fernandes; SILVA, Ivone da . O Gênero Pirâmide Alimentar e a Construção do Saber da Língua Inglesa - Uma experiência do PIBID/Língua Inglesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ALVES, Érica Fernandes. Língua Materna, de Nadine Gordimer e a ideologia de pertencimento: uma análise pós-colonial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ALVES, Érica Fernandes; ANDRÉ, W. . LITERATURAS EM LÍNGUA INGLESA: DAS ORIGENS AO CONTEMPORÂNEO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
FERNANDES, M.L.S. ; ALVES, Érica Fernandes . Água: elemento comum entre dois contos - Velha história, de Mario Quintana e O silêncio das águas, de José Saramago. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ALVES, Érica Fernandes. Do faz de conta à realidade, a representação do espaço no conto Miss Brill. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ALVES, Érica Fernandes; ANSELMO, Sarah Caroline Alves . A dicotomia sujeito/objeto no conto The Hills (1987), de Patricia Grace. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
VIEIRA, Suzelaine dos Santos ; ALVES, Érica Fernandes . O grito pela liberdade no conto The Dream of an Hour, de Kate Chopin. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
VIEIRA, Suzelaine dos Santos ; ALVES, Érica Fernandes . O grito pela liberdade no conto The Dream of an Hour, de Kate Chopin. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ALVES, Érica Fernandes. SLAVE NARRATIVE EM THE LONG SONG (2010), DE ANDREA LEVY: UMA LEITURA DA ESCRAVIDÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
ALVES, Érica Fernandes; BONNICI, Thomas . Literaturas em inglês de minorias étnicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
ALVES, Érica Fernandes. Um Episódio de Outremização no conto Nada Contra os Caras, de Márcio Barbosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
ALVES, Érica Fernandes. Literaturas em Língua Inglesa: O Pós-Colonialismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
ALVES, Érica Fernandes. Resistência em The Long Song (2010), de Andrea Levy. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
ALVES, Érica Fernandes; MUNIZ, Francieli Aparecida ; KAWAMOTO, Marcia Tiemy Morita ; SILVESTRE, Nelci Alves Coelho ; ALEIXO, Celia Regina Lessa ; ALVES, Elisangela Fernandes ; BONNICI, Thomas . Cultura, Pós-Colonialismo e América Latina/Caribe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
ALVES, Érica Fernandes. Marginalização e exclusão da mulher diaspórica em Small Island (2004), de Andrea Levy. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
ALVES, Érica Fernandes. Um olhar crítico sobre o preconceito racial em Small Island (2004), de Andrea Levy. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
ALVES, Érica Fernandes. O cômico como estratégia de Resistência no romance Small Island (2004), de Andrea Levy. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
ALVES, Érica Fernandes; BONNICI, Thomas . A representação da mulher colonizada em Small Island (2004), de Andrea Levy. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
ALVES, Érica Fernandes. O Racismo britânico contra o negro diaspórico em Small Island, de Andrea Levy. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
ALVES, Érica Fernandes. Racismo e Discriminação em Small Island, de Andrea Levy. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
ALVES, Érica Fernandes. A formação do sujeito racista em Small Island, de Andrea Levy. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
ALVES, Érica Fernandes. Five-minute activities. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

43.
ALVES, Érica Fernandes. O Tesouro, de Eça de Queiroz: A interação texto-leitor. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALVES, Érica Fernandes. Snowman and Dr. Manhattan: wandering as a metaphor of existence. 2013.

2.
ALVES, Érica Fernandes. Sobre o exílio em Clarice Lispector. 2013.

3.
ALVES, Érica Fernandes. Exílio doméstico: a margem e o centro em Junot Díaz. 2013.

4.
ALVES, Érica Fernandes. Relatos de viajes del Amazonas: los otros de Carvajal y Almesto. 2013.

5.
ALVES, Érica Fernandes. Nem local, nem estrangeiro: posfácios franceses em Caio Fernando Abreu. 2013.

6.
ALVES, Érica Fernandes. Estrangeiros entre nós outros, estrangeiros para nós outros: o lugar do estrangeiro em Uma margem distante. 2013.

7.
ALVES, Érica Fernandes. Relações culturais Brasil-França nas crônicas de Brito Broca: a entrevista com Émile Zola, 1898. 2013.

8.
ALVES, Érica Fernandes. Revista Educação e Linguagens. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, E. F.; ALVES, Elizandra Fernandes . Jogos simplificados na aula de língua inglesa - diversão e aprendizado. 2013. .

2.
ALVES, Érica Fernandes. Metodologia de ensino em Língua Estrangeira: pressupostos teórico-práticos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FERNANDES, M.L.S. ; ALVES, E. F. . Aspectos teóricos e análise do processo imagético em textos lterários. 2013. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALVES, Érica Fernandes; COQUEIRO, W.S.. Participação em banca de Gabriela Lasta. A solidão nos romances pós-modernos de autoria feminina: uma leitura de Deixei ele lá e vim e Nada a dizer, de Elvira Vigna. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual do Paraná.

2.
COQUEIRO, W.S.; ALVES, Érica Fernandes. Participação em banca de Mirian Cardoso da Silva. Entre o feminismo e o mitológico: a questão identitária em contos de Márcia Denser. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Estadual do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Feldman Alba Krishna Topan; TOGNATO, Maria Isabel; ALVES, Érica Fernandes. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Contratação de Professor Colaborador do Colegiado do Curso de Letras. 2013. Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V CIELLI.A invisibilidade do negro no conto Uriah's war, de Andrea Levy. 2018. (Outra).

2.
V CONALI. A Política Totalitária do Romance 1984, de GEORGE ORWELL, Sob a Perspectiva do Materialismo Lacaniano. 2018. (Congresso).

3.
III Congresso Nacional e II Congresso Internacional de Literatura e Gênero. O CORPO NEGRO COMO LÓCUS DA NEGAÇÃO DA IDENTIDADE. 2017. (Congresso).

4.
4º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A MULHER, O VÉU E O MATERIALISMO LACANIANO: O CASO SHAKESPEARIANO. 2016. (Outra).

5.
I CLLIJ. A produção de material didático e o ensino de literatura. 2016. (Congresso).

6.
3º CIELLI ? Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.A PERDA DA IDENTIDADE CULTURAL DE WARIUKI NO CONTO WEDDING AT THE CROSS, DE NGUGI WA THIONG?O. 2014. (Outra).

7.
II Encontro PIBID/UNESPAR. 2013. (Encontro).

8.
I Encontro de Diálogos Literários.O DIÁLOGO CULTURAL COMO POSSÍVEL EQUILÍBRIO EM THINGS FALL APART, DE CHINUA ACHEBE. 2012. (Encontro).

9.
III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. SLAVE NARRATIVE EM THE LONG SONG (2010), DE ANDREA LEVY: UMA LEITURA DA ESCRAVIDÃO. 2011. (Congresso).

10.
XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2011. (Seminário).

11.
XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Um episódio de outremização e de resistência nos Cadernos Negros: Nada contra os caras (2007), de Márcio Barbosa. 2011. (Simpósio).

12.
XX Seminário do Cellip.Resistência em The long song (2010), de Andrea Levy. 2011. (Seminário).

13.
Evento de Extensão: Seminar on Computer Application for Translation. 2010. (Seminário).

14.
I CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e IV Celli - Colóquio de Estudos linguísticos e literários. 2010. (Outra).

15.
I CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários e IV CELLI - Colóquio de estudos linguísticos e literários.IDENTIDADE DIASPÓRICA EM SMALL ISLAND (2004), DE ANDREA LEVY: RESISTÊNCIA E REAFIRMAÇÃO CULTURAL. 2010. (Outra).

16.
II Congresso Internacional da ABRAPUI. 2009. (Congresso).

17.
II Congresso Internacional da ABRAPUI. Um olhar crítico sobre o preconeito racial em Small Island (2004), de Andrea Levy. 2009. (Congresso).

18.
I Sinagel. 2009. (Simpósio).

19.
I Sinagel.Marginalização e exclusão da mulher diaspórica em Small Island (2004), de Andrea Levy. 2009. (Simpósio).

20.
Literatura e História: o processo de ficcionalização na (re)construção do real. 2009. (Outra).

21.
Semana de Letras e VII Varal Literário.O cômico como estratégia de resistência no romance Small Island (2004), de Andrea Levy. 2009. (Outra).

22.
Semana de Letras e XII Varal Literário. 2009. (Outra).

23.
XIX Seminário do Cellip. 2009. (Seminário).

24.
XIX Seminário do CELLIP.A construção da identidade racista na personagem Queenie em Ssmall Island (2004), de Andrea Levy. 2009. (Seminário).

25.
II CONALI - congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2008. (Congresso).

26.
II CONALI - congresso Nacional de Linguagens em Interação. Racismo e Discriminação em Small Island, de Andrea Levy. 2008. (Congresso).

27.
IX SELL - Semana de Estudos Linguisticos e Literários - XLII Semana cultural da FAFIMAN.A formação do sujeito racista em Small Island, de Andrea Levy. 2008. (Outra).

28.
V EPPLI - Encontro Paranaense de Pós-Graduado em Estudos Literários - I EPLLI - Encontro Paranaense de Pós-Graduação em Linguística e VI SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras. 2008. (Encontro).

29.
V EPPLI - Encontro Paranaense de Pós-Graduado em Estudos Literários - I EPLLI - Encontro Paranaense de Pós-Graduação em Linguística e VI SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras.O Racismo britânico contra o negro diaspórico em Small Island, de andrea Levy. 2008. (Encontro).

30.
VIII Seminário nacional de Literatura, História e Memória - Literatura e Cultura na América Latina e II Simpósio de pesquisas em Letras da Unioeste (40hrs). 2008. (Seminário).

31.
VIII Seminário nacional de Literatura, História e Memória - Literatura e Cultura na América Latina e II Simpósio de pesquisas em Letras da Unioeste (40hrs).A Representação da Mulher Colonizada em Small Island, de Andrea Levy. 2008. (Seminário).

32.
Seminar in EFL Teaching. 2005. (Seminário).

33.
Teacher Development Seminar.Five-minute activities. 2005. (Seminário).

34.
15th Cultura Inglesa maringá Seminar. 2004. (Seminário).

35.
Cambridge ELT Seminar: Conexão Direta com Alunos Adolescentes. 2004. (Seminário).

36.
VII ABCI Conference. 2004. (Congresso).

37.
Trust your Instincts! The Case for Greater Spontaneity in the Classroom. 2003. (Seminário).

38.
Outras palavras XIII Semana de letras.Monitora. 2001. (Seminário).

39.
Ciclo de Minicursos: Literatura e Ensino. 1999. (Seminário).

40.
Outras palavras XII Semana de letras. 1999. (Seminário).

41.
Outras Palavras XI Semana de Letras. 1998. (Seminário).

42.
Outras Palavras X Semana de letras. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERNANDES, M.L.S. ; ANDRÉ, W. ; COQUEIRO, W.S. ; ALVES, Érica Fernandes ; SILVA, S. A. ; LEONARDO, Devalcir . 3o. Encontro de Diálogos Literários: um olhar para a intertextualidade. 2014. (Outro).

2.
FERNANDES, M.L.S. ; ALVES, Érica Fernandes ; ANDRÉ, W. ; COQUEIRO, W.S. ; LEONARDO, Devalcir . II Encontro de Diálogos Literários: Um olhar para a diversidade. 2013. (Outro).

3.
FERNANDES, M.L.S. ; ANDRÉ, W. ; ALVES, Érica Fernandes ; LEONARDO, Devalcir ; COQUEIRO, W.S. . I Encontro de Diálogos Literários: Um olhar para além das fronteiras. 2012. (Outro).

4.
LEONARDO, Devalcir ; ALVES, Érica Fernandes ; COQUEIRO, W.S. ; ANDRÉ, W. ; FERNANDES, M.L.S. . I SIMPÓSIO JOSÉ SARAMAGO: A ARTE COMO EMANCIPAÇÃO. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Laura Cristina de Souza Zanetti. The Thing Around Your Marriage: uma análise da mulher negra e imigrante em dois contos de Chimamanda Ngozi Adichie. Início: 2018 - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Felipe dos Santos Lisbôa. Faulkner e o conflito entre o velho e o novo: uma análise de Luz em Agosto.. Início: 2018 - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Laura Pinhata Battistam. Feminismo e Totalitarismo em The Handmaid?s Tale: uma análise comparativa. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

4.
Vilma Gomes de Lima. O texto literário como ferramenta no ensino de inglês: uma análise do livro didático.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

5.
Mayara Carrobrez. Literatura e Ecofeminismo: Uma Análise Ecocrítica do Romance The Fifth Sacred Thing (1993), de Starhawk. Início: 2017 - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcus Vinícius Bernardo de Lima. RESQUÍCIOS COLONIAIS EM UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA CASA CHAMADA TERRA, DE MIA COUTO: REPRESENTAÇÕES DA FRAGMENTAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de pós-graduação lato sensu Estudos Literários da UNESPAR/Campo Mourã) - UNESPAR/FECILCAM. Orientador: Érica Fernandes Alves.

Orientações de outra natureza
1.
Ivone da Silva e Mirtes Mitsue Tanaks Beppu Teodoro. O PIBID COMO INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E O ENSINO REFLEXIVO. 2013. Orientação de outra natureza - UNESPAR/FECILCAM. Orientador: Érica Fernandes Alves.

2.
Eduardo Belló e Marileuza Ascêncio Miquelante. Formação inicial e continuada: o papel do trabalho colaborativo no ensino de Língua Inglesa. 2013. Orientação de outra natureza - UNESPAR/FECILCAM. Orientador: Érica Fernandes Alves.

3.
Rosinalva Ordonia da Silva e Leoni Alexandrino Pereira. FORMAÇÃO CONTINUADA: A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA AS PROFESSORAS SUPERVISORAS. 2013. Orientação de outra natureza - UNESPAR/FECILCAM. Orientador: Érica Fernandes Alves.

4.
Sarah Caroline Alves Anselmo, Suzelaine Dos Santos Vieira e. Pibid: Influência e prática do futuro professor de Língua Inglesa. 2013. Orientação de outra natureza - UNESPAR/FECILCAM. Orientador: Érica Fernandes Alves.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, Érica Fernandes. Revisitando os clássicos da literatura em língua inglesa: ?novidade que permanece novidade?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALVES, Érica Fernandes; Ferreira, Geniane Diamante Ferreira . O CORPO NEGRO COMO LÓCUS DA NEGAÇÃO DA IDENTIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALVES, E. F.. A Política Totalitária do Romance 1984, de GEORGE ORWELL, Sob a Perspectiva do Materialismo Lacaniano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALVES, E. F.. A apropriação e representação cultural na literatura infantojuvenil nativa de Olívio Jekupé. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALVES, E. F.; CALVO, Luciana Cabrini Simões . Proficiência leitora em língua inglesa: uma análise longitudinal dos testes ofertados pelo TEPLE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Formada com Láurea Acadêmica.
Bolsista da Capes.
Experiência profissional nas áreas de língua inglesa e língua portuguesa. 
Habilidade para trabalhar com multimídia tendo, inclusive, trabalhado com salas equipadas com computador e quadro interativo.
Aptidão para trabalhar em grupos ou individualmente.
Caracteristicamente dinâmica e comunicativa, além de se adaptar facilmente aos meios e modos de trabalho.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 8:01:57