Ilmar Costa Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3582667002640568
  • Última atualização do currículo em 07/09/2015


É Graduado pela Universidade Federal do Amazonas(UFAM) em Psicologia, sendo ainda, Pós-Graduado em Docência do Ensino Profissional e Tecnológico, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas(IFAM) e Mestre em Processos Psicológicos e Saúde, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Pertencente ao Quadro Efetivo dos Servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas - TJ/AM, lotado como Psicólogo Jurídico no Segundo Juizado de Enfrentamento e Combate a Violência doméstica e Familiar contra Mulher (Vara Maria da Penha), estando como Gerente do Setor de Psicologia do Segundo Juizado da Mulher. Tem experiência em trabalhos realizados como Psicólogo no Programa de Governo "Galera Nota 10", atendendo a crianças e jovens em situação de risco, entre os anos de 2004 a 2008, como Psicólogo no Pólo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Família de Manaus (2008 a 2013), além de possuir vasta experiência como docente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), ministrando aulas para turmas de Pós-graduação em Educação Profissionalizante e Técnica de Jovens e Adultos (PROEJA), nos Pólos de: Manaus; Maués; Presidente Figueiredo; Coari; São Gabriel da Cachoeira entre os anos de 2009 e 2011. Professor sem vínculo empregatício da Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO, no módulo de Psicologia do Crime, para a Pós-graduação em Psicologia Jurídica e na Pós-graduação em Assistência Social e Família, na disciplina Violência doméstica e seus efeitos nas relações interpessoais, do referido Estabelecimento de Ensino Superior de 2010 em diante. Trabalhou entre 2012 e 2013, como Professor de Ensino Superior do Uninorte/Laureate, no Curso de Graduação em Psicologia, nas disciplinas Psicologia Jurídica, Ética, Psicanálise e Processos Psicológicos Básicos. Professor do Módulo Evolução da Família, para a Pós-graduação em Mediação de Conflitos de Família na abordagem Sistêmica, da Faculdade Salesiana Dom Bosco. Professor da Pós-Graduação em Psicologia Sóciojuridica e Criminologia da Faculdade Martha Falcão e Fundação Getúlio Vargas (FGV), na disciplina Mediação. Foi Professor de Ensino Superior na Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) para o Curso de Psicologia, para as disciplinas Neuropsicologia, Psicologia Social dos Povos Indígenas, Aspectos Psicológicos e Culturais dos Povos da Amazônia e Psicologia, Cidadania e Direitos Humanos; E, atualmente é Professor Substituto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Faculdade de Psicologia (FAPSI), para as disciplinas Psicodiagnóstico, Estágio Supervisionado, Ética e Psicologia Jurídica. Desde 2013 é membro efetivo do Conselho Regional de Psicologia da Vigésima Região (CRP 20), exercendo o cargo e a função de Vice-Presidente do CRP 20. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ilmar Costa Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, I. C.

Endereço


Endereço Profissional
Tribunal de Justiça do Amazonas, Pólo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Família de Manaus.
Av. Pedro Teixeira, n. 1000, Dom Pedro
Centro
69005030 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 33055400
URL da Homepage: www.tj.am.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Estudo Psicoafetivo em Detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ),Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: José Humberto da Silva Filho.
2006 - 2007
Especialização em Docência do Ensino Profissional e Tecnológico. (Carga Horária: 380h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil.
Título: Artigo Científico:Reflexão sobre a Inclusão Digital e a Educação, como questões de Ética e Cidadania..
Orientador: Professor Dr. Amarildo Menezes Gonzaga.
1996 - 2002
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Relatório de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica.
Orientador: Raquel Almeida de Castro.




Atuação Profissional



Escola Superior Batista do Amazonas, ESBAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12


Conselho Regional de Psicologia - CRP 20, CRP/20, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Autárquico, Enquadramento Funcional: Conselheiro Vice-Presidente
Outras informações
Conselheiro do CRP/20, membro efetivo e Presidente da Comissão de Orientação e Ética.


Tribunal de Justiça do Amazonas, TJ/AM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo Jurídico, Carga horária: 30
Outras informações
Atua como Psicólogo do Pólo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Família de Manaus, na mediação e conciliação de conflitos familiares envolvendo conjuges e filhos.


Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer, SEJEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Monitor Educacional, Carga horária: 15
Outras informações
Monitor no Programa Galera nota 10, vinculado à Secretaria de Estado Juventude e Lazer do Amazonas - SEJEL, tendo atuado junto a jovens em situação premente de risco pessoal e social. Atividades de esporte, cultura, educação e orientação psicológica de 10.02.2004 a 10.02.2008.

Atividades

11/1996 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Atendimento à crianças e adolescentes.

Meridional Saúde e Segurança Ocupacional, MERIDIONAL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicólogo Ocupacional, Carga horária: 30
Outras informações
Atuou como Psicólogo Ocupacional na NOKIA do Brasil, pela empresa prestadora de serviços em saúde e segurança ocupacional MERIDIONAL SAÚDE de 01/02/2012 a 20/07/2012.


Universidade do Norte/Laureate, UNINORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Estudo Psicoafetivo em Detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ)
Descrição: Estudo concluído junto à população de 252 detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ) sobre a prevalência de ansiedade, depressão, desesperança e sofrimento sócioafetivo na população carcerária especificada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Ilmar Costa Lima - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Italiano
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, I. C.. Reflexão sobre a Inclusão Digital e a Educação, como questões de Ética e Cidadania. In: Dr. Amarildo Menezes Gonzaga. (Org.). Docência do Ensino Profissional e Tecnológico em Questão. 01ed.Manaus: CEFET/AM, 2007, v. 01, p. 31-50.

Apresentações de Trabalho
1.
ILMAR COSTA LIMA ; LIMA, I. C. . Estudo Psicoafetivo em detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, I. C.. Evolução da Família ao longo da História. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pós-Graduação).

2.
LIMA, I. C.. Educação inclusiva: desafios e propostas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pós-Graduação).

3.
LIMA, I. C.. Psicologia e adolescência: Pontos para reflexão.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pós-Graduação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA, I. C.; PEREIRA, A.. Participação em banca de Meirilane Reis Andrade. Pós-Graduação Latu Sensu em Gerontologia Social. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerontologia Social) - Faculdade Salesiana Dom Bosco.

2.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Meirilane Reis Andrade. Ginástica na Terceira Idade; um estudo sobre a percepção do idoso participante da modalidade de ginástica do Parque do Idoso de Manaus.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerontologia Social) - Faculdade Salesiana Dom Bosco.

3.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Renata Maciel da Silva. O idoso institucionalizado na programa de longa permanência na Fundação Doutor Thomas.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerontologia Social) - Faculdade Salesiana Dom Bosco.

4.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Dariovânia Pessoa da Cunha. A configuração do trabalho informal nas relações familiares: um estudo sobre o cotidiano na abordagem sistêmica.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerontologia Social) - Faculdade Salesiana Dom Bosco.

5.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Regina Pessoa da Cunha. Gerontologia Social e seu sujeito de trabalho: Idosos ex-dependentes de álcool, assistidos pela Associação de alcoólicos Anônimos do Amazonas em MAnaus.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gerontologia Social) - Faculdade Salesiana Dom Bosco.

6.
LIMA, I. C.. Participação em banca de José Carlos dos Santos Marques. Ensinando arte: uma experiência na Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Jacira Caboclo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

7.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Ednólia Cordeiro Baraúna. A prática avaliativa: um olhar a partir dos docentes do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Jacira Caboclo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

8.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Natasha Mendes da Silva. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: instrumento de capacitação para o mercado de trabalho?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

9.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Maria das Graças Garcia Monte. Refletindo sobre a Avaliação no processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

10.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Juarez Auzier da Silva. Metrologia: possibilidades de inclusão da metrologia como disciplina em cursos de formação profissional. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

11.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Naila Emília Soares de Almeida Montoli. Educação Inclusiva: a importância da formação continuada de educadores para atuar na Educação de Jovens e Adultos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

12.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Yamiles Pinto Souza. Uma análise humanista sobre a leitura: o trabalho de leitura realizado pelos professores do 1º Seguimento da Educação de Jovens e Adultos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

13.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Maria Inês Leal Silva. Reflexão sobre o Currículo da Educação de Jovens e Adultos: um paradoxo entre a formação e cidadania e preparação para o trabalho. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

14.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Gisele Cardoso Litaiff. O Proeja como Política Pública da Educação Profissional na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proeja) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Kleber Oliveira Cunha.Síndrome de Alienação Parental: estudo de casos de síndrome de alienação parental.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Maria Lenice Oliveira da Silva.Adolescente e a provisoriedade de viver no acolhimento institucional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.

3.
LIMA, I. C.. Participação em banca de Maria Lenice Oliveira da Silva.Adolescente e a Provisoriedade de Viver no Acolhimento Institucional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras na área de saúde.Reflexões sobre as práticas nas instituições de tratamento para dependentes de álcool e outras drogas em Manaus.. 2015. (Oficina).

2.
II Semana da Família do IFAM.A Relação entre a Família e a Escola.. 2015. (Simpósio).

3.
IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Roda de Conversa. 2014. (Congresso).

4.
IV Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2014. (Congresso).

5.
Assembléia das Políticas, Adminsitração e das Finanças dos Sistemtema de Conselhos de Psicologia (APAF).Políticaas, Administração e Finanças em Psicologia em 2013. 2013. (Encontro).

6.
XI Semana de Psicologia da Faculdade Martha Falcão.Estudo Psicoafetivo com detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ). 2013. (Oficina).

7.
Congresso PROEJA do IFAM. Proeja: propostas e desafios. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Ednólia Cordeiro Baraúna. A prática avaliativa: um olhar a partir dos docentes do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Jacira Caboclo. 2009. Orientação de outra natureza. (PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Ilmar Costa Lima.

2.
José Carlos dos Santos Marques. Ensinando Arte: uma experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Jacira Caboclo. 2009. Orientação de outra natureza. (PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Ilmar Costa Lima.

3.
Natasha Mendes da Silva. Avaliação na Educação de Jovens e Adultos: instrumento de capacitação para o mercado de trabalho?. 2009. Orientação de outra natureza. (PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Ilmar Costa Lima.

4.
Cyntia Neves da Silva. A Educação de Jovens e Adultos e o desafio do acesso ao saber sistematizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Jacira Caboclo. 2009. Orientação de outra natureza. (PROEJA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Orientador: Ilmar Costa Lima.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ILMAR COSTA LIMA ; LIMA, I. C. . Estudo Psicoafetivo em detentos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Participou como estagiário no ano de 2001, do Projeto de Pesquisa, denominado Estudo e Caracterização da violência em Manaus, coordenado pela Professora Doutora Cláudia Sampaio.
Faz parte desde novembro de 2008 do corpo de professores do Departamento de Pós-Graduação do CEFET/AM, na qualidade de Professor Convidado.
Presidente de uma Associação sem fins lucrativos, denominada Associação Grupo de Ação Beneficente - AGAB, que tem por objetivo prestar assistência médica-oftalmológica, psicológica, educacional artística e cultural, composta por médicos oftalmologistas, psicólogos, educadores, artesãos e artístas.
Experiência Profissional de seis (06) meses, como Psicólogo Ocupacional, pela Empresa em Gestão de Saúde Ocupacional, Meridional Saúde, de Fevereiro a Julho de 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 18:22:51