Rosana Maria do Prado Luz Meireles

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7608500976832841
  • Última atualização do currículo em 25/12/2018


Professora adjunta e pesquisadora do Instituto Nacional de Educação de Surdos/ INES, atuante na graduação e pós-graduação em pedagogia bilíngue (LIBRAS/ português). Professora/ membro permanente do Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) / UFF. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação com bolsa CAPES pela Universidade Federal Fluminense/ UFF. Experiência em ensino na Educação Básica e Superior, atuante na área de Educação Especial e Inclusiva há 25 anos com especialização em Educação de Surdos e certificação de proficiência para uso e ensino de LIBRAS pelo Pró-Libras/ MEC. Pesquisadora da Educação de surdos nas áreas de formação de professores, políticas públicas e práticas pedagógicas, Educação bilíngue, aquisição de LIBRAS como primeira língua e português como segunda língua para alunos surdos, metodologia de ensino de português como segunda língua para alunos surdos, Letramento Visual Atendimento Educacional Especializado, entre outras. Ex-coordenadora e atual colaboradora do Programa de Bilinguismo para alunos surdos da Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Assessora em Educação Bilíngue na Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis. Membro participante da Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración Educativa (RIIE), UNAM, México. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosana Maria do Prado Luz Meireles
Nome em citações bibliográficas
MEIRELES, R. M. P. L.;Prado,R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Nacional de Educação de Surdos, Ensino superior de Pedagogia bilíngue.
Rua das Laranjeiras - de 148 a 358 - lado par
Laranjeiras
22240003 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 22240001


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Políticas de Inclusão e Práticas Pedagógicas na Educação de Alunos Surdos: Programa de Bilinguismo de Niterói/RJ, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Valdelúcia Alves da Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação de surdos; Bilingüismo; Inclusão escolar..
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Educação Bilíngue de alunos surdos:Experiências inclusivas na Escola Municipal Paulo Freire,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Valdelúcia Alves da Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de professores educação de surdos; Educação de surdos; Bilingüismo; Inclusão escolar..
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Educação de surdos: Uma experiência Inclusiva na Escola Municipal Paulo Freire.
Orientador: Valdelúcia Alves da Costa.




Formação Complementar


2012 - 2012
AEE - Atendimento Educacional Especializado. (Carga horária: 352h).
Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi, FPMEN, Brasil.
2008 - 2008
PROLIBRAS proeficiência no uso e ensino da LIBRAS.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Modelo ecológico Funcional. (Carga horária: 40h).
Instituto Benjamim constant, IBC, Brasil.
2005 - 2005
Educação Inclusiva, Direito à Diversidade. (Carga horária: 40h).
Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi, FPMEN, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Educação Especial na perspectiva Educação Inclusiv. (Carga horária: 144h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2002 - 2002
Treinamento em Serviço para Intérprete de LIBRAS.
Associação de Pais e Amigos dos Aeficientes da Audição de Niterói, APADA, Brasil.
2000 - 2000
Curso avançado de LIBRAS nível III. (Carga horária: 40h).
Associação de Pais e Amigos dos Aeficientes da Audição de Niterói, APADA, Brasil.
2000 - 2000
CURSO INTERMEDIÁRIO DE LIBRAS NIVELII. (Carga horária: 40h).
Associação de Pais e amigos dos Deficientes da audição, APADA, Brasil.
1999 - 1999
Curso Básico de LIBRAS nível I. (Carga horária: 40h).
associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição de Niterói, APADA, Brasil.
1992 - 1992
Treinamento para professores de pré-escolar. (Carga horária: 84h).
União do Professores Públicos do Estado RJ, UPPE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Grupo de pesquisa Educação bilíngue, Alfabetização e Letramento visual

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
atuação como professora convidada para participar como palestrante do simpósio: Família, educação e Sociedade, na mesa redonda: Construindo diálogos entre os atores da escola, no VIII Congresso Internacional, XIV Seminário Nacioanlonal - Múltiplos atores e saberes na educação de Surdos, realizado no Rio de Janeiro, no período de 23 a 25 de setembro de 2009, com carga horária de 24 horas


Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi, FPMEN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor 1, Carga horária: 24
Outras informações
Professora em atuação na Coordenação de Educação Especial SME/FME// Niterói, coordenando o Programa de Bilinguismo para alunos surdos em todas as escolas municipais de Niterói

Vínculo institucional

2003 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor ( com licença para estudo), Carga horária: 22

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor 1, Carga horária: 24
Outras informações
Professora Responsável pela Formação de professores bilíngues no Município de Niterói. Tema: Educação Bilíngue e os Referenciais Curriculares de Língua Portuguesa para alunos surdos: A elaboração do conhecimento e a estruturação da Língua Portuguesa Escrita. Carga horária: 190 h

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 9
Outras informações
Atuação como professor conviado para ministrar formação continuada com o tema:" O ensino de Língua portuguesa para surdos", na Escola Municipal paulo Freire

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor palestrante, Carga horária: 4
Outras informações
Professor convidado para misnistrar palestra sobre educação inclusiva para surdos no seminário de Educação de surdos da Escola Municipal Paulo Freire

Atividades

2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação de Niteroi, .

Serviço realizado
Atuação na Coordenação de Educação Especial como profissional especializado em Educação de surdos responsável por coordenar as escolas em todos as demandas relativas aos alunos com surdez, além de avaliar alunos, orientar as escolas e os professores.
03/2012 - 12/2012
Ensino, Educação Bilíngue e língua portuguesa para surdos, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Filosofias Educacionais, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa escrita, adaptações curriculares, adaptação e produção de materiais visuais, as diferentes narrativas em LIBRAS
03/2012 - 12/2012
Ensino, Atendimento Educacional Especializado, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Pessoas com surdez na escola inclusiva

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: COLABORADOR MESTRADO CMPDI, Enquadramento Funcional: professor/ membro permanente, Carga horária: 12
Outras informações
Membro permanente do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão da UFF

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista CAPES- PROESP- PROCAD, Enquadramento Funcional: bolsista de doutorado

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: bolsista pela CAPES, Enquadramento Funcional: bosista de mestrado pela CAPES

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professor convidado para realizar oficina sobre educação de surdos na Faculdade de Educação, graduação em pedagogia, disciplina de Educação Especial. Tema da oficina: Abordagens Inclusivas de Ensino para alunos surdos: Educação Inclusiva e Bilinguismo.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto de LIBRAS, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor - Curso de Pós-graduação Lato Sensu, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada para ministrar aula sobre " Educação de surdos: O ensino de LIBRAS.", com carga horária total de 20h, no curso de especialização em DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO BÁSICA, em nivel de pós- graduação Lato Sensu.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado pelo curso de pedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação comno professora convidada para ministrar aulas sobre: " educação de alunos surdos na escola Inclusiva".

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor convidado -graduação em pedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como professora convidada para ministrar oficnas sobre : educação de alunos surdos e o ensino de LIBRAS."

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado - graduação pedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como professora convidada para ministrar aulas com o tema: "Educação de alunos surdos no contexto da educação Inclusiva."

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado - graduação, Carga horária: 8
Outras informações
atuação como professora convidada para ministrar aulas sobre:" A língua Brasileira de sinais: educação, cultura e identidade."

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado- graduação Pedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como professora convidada para minsitrar oficinas sobre " Alíngua Brasileira de sinais e sua importância na educação de Indivíduos surdos"

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado- graduação Pedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como professora convidada para minsitrar oficinas sobre " Alíngua Brasileira de sinais e sua importância na educação de Indivíduos surdos"

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado - graduação em pedagogia, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como profesora convidada para ministrar oficinas no curso de pedagogia, como o tema: "estudo comparativo entre Lingua portuguesa e LIBRAS "

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: BOLSISTA VOLUNTÁRIA, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Docente do componente curricular obrigatório Atividades em Educação de Surdos e Tópicos Especiais em Educação Especial/ Educação de Surdos da Faculdade de Educação- Pedagogia da Universidade Federal Fluminense

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como professora convidada para ministrar aula sobre " Libras na escola incluisva: desafios, práticas e reflexões".

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado na graduação, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado - graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como professor convidado para ministrar aula sobre educação de surdos e ensino de LIBRAS.

Atividades

08/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .


Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto


Prefeitura de Angra dos Reis, ANGRA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultoria em Educaçã de surdos


associação de pais e amigos dos deficientes da audição, APADAS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA de alunos surdos, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Rio das Ostras, SMRO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como professora convidada para ministrar palestra sobre "O intérprete da língua de sinais", no Programa de Desenvolvimento continuado, promovido pela Casa de Educação de Rio das Ostras.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como professor convidado para ministrar palestra com o tema: "Língua de Sinais", que integra o Program de Desenvolvimento Continuado, promovido pela Casa de Educação de Rio das Ostras


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor convidado
Outras informações
Atuação como convidada para realizar palestra sobre "Inclusão de alunos surdos no Ensino Fundamental", na disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado
Outras informações
professor convidado para realizar palestra sobre "Alunos surdos na Escola Inclusiva: reflexões sobre a prática e o cotidiano escolar", na disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano escolar no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.



Linhas de pesquisa


1.
"Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão":


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Educação bilíngue, alfabetização e letramento de alunos surdos: das políticas às práticas pedagógicas, considerando a visualidade como eixo principal no processo de aprendizagem.
Descrição: Este projeto pretende refletir sobre alfabetização, letramento e escolarização de alunos surdos, analisando as práticas de ensino de Língua portuguesa, na primeira etapa do ensino fundamental, considerando a necessidade de uma educação bilíngue que respeite e valorize a língua de sinais como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua de alunos surdos. Para tal será considerado que as relações cognitivas importantes para o desenvolvimento escolar dependem da capacidade que as crianças têm de organizar suas ideias e pensamento por meio de uma língua em interação com seus pares. Sendo assim, a criança surda que está em fase de alfabetização imersa nas relações cognitivas estabelecidas por meio da língua de sinais terá melhores condições de organização de pensamento para o registro e a utilizações e informações na relação com o meio na qual está inserida. No entanto, apesar da aquisição da língua de sinais ser fundamental, sua utilização não basta para que a sistematização do ensino de língua portuguesa aconteça de maneira significativa. São necessárias metodologias, materiais e práticas pedagógicas condizentes com as necessidades visuais de alunos surdos. Dessa maneira, a pesquisa prevê estudo e análise sobre alfabetização e letramento, associados à educação bilíngue de alunos surdos e pretende estudar uma metodologia de ensino de língua Portuguesa para surdos a ser aplicada na primeira etapa do ensino fundamental, além de produzir materiais visuais para serem utilizados com alunos surdos. Assim, esta pesquisa considera que um processo de letramento bilíngue precisa ser pautado em uma filosofia bilíngue que envolva questões de língua, identidade, cultura, espaço escolar, valores sociais, entre outros que permitam a construção de um novo olhar sobre indivíduos surdos. Um olhar que lhes permita a formação para a autonomia e para a participação na sociedade da qual são partícipes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado profissional: (8) .

Integrantes: Rosana Maria do Prado Luz Meireles - Coordenador / Maria da Glória Souza da Costa - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
O ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua na perspectiva de educação bilíngue: A importância do letramento visual para alunos surdos na primeira etapa do Ensino Fundamental
Descrição: O projeto tem como principal objetivo formar professores para o ensino de Língua portuguesa para surdos na primeira etapa do ensino fundamental, considerando que a educação bilíngue para alunos surdos deverá ser entendida como mais do que o simples ensino de duas línguas, mas como uma nova narrativa pedagógica que deve estar inserida não, apenas, num campo linguístico, mas sim numa dimensão política no que se refere às suas elaborações e práticas pedagógicas com base nas representações de cultura e alteridade surda. Assim, faz-se necessário conhecer teorias, estratégias e metodologias de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, que se adequem às necessidades linguísticas e culturais de alunos surdos. Nessa perspectiva deve-se refletir sobre: letramento em uma perspectiva de leitura de mundo e inserção social; Contextos pedagógicos e o ensino de Língua portuguesa para surdos; aquisição de língua e desenvolvimento do pensamento surdo; necessidades de estratégias e recursos visuais na educação de alunos surdos; metodologia de ensino de português escrito visual e a construção de conceitos e estruturação da língua portuguesa escrita por alunos surdos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .

Integrantes: Rosana Maria do Prado Luz Meireles - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2012 - 2014
Desenvolvimento e produção de recursos pedagógicos para suporte à inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas dos sistemas municipais de ensino
Descrição: Este Projeto pretende contribuir para o processo de educação em escolas municipais do Estado do Rio de Janeiro. Por meio dele, será possível dar continuidade à pesquisa anterior realizada no período 2009-2010, com auxílio FAPERJ, para a construção de material didático/pedagógico para apoio ao processo de ensino aprendizagem da criança com autismo. A possibilidade de desdobramento da pesquisa se apresenta como colaboração para levar até as escolas as experiências de compartilhar o conhecimento de equipe multidisciplinar, envolvendo pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, Instituto Nacional de Tecnologia, Universidade Estácio de Sá, Fundação Municipal de Educação de Niterói, Secretaria Municipal de Educação de São João de Meriti, ampliando o estudo para atingir os alunos com deficiência visual, auditiva, físico-motora e intelectual. Observa-se, ainda, a relevância em desenvolver a pesquisa em dois cenários distintos de Educação envolvendo as experiências de Educação Inclusiva dos municípios de Niterói e São João de Meriti. Pretende-se ainda oferecer ferramentas de avaliação, através da Tecnologia SIGESC WEB (produto INT) que permitirão maior agilidade na observação e proposição de alternativas educacionais para esses alunos. Ao final da pesquisa será possível apresentar novos materiais didáticos contemplando as deficiências envolvidas no Projeto. Os resultados serão aplicados, testados e disseminados no âmbito das escolas públicas municipais dos municípios participantes do Projeto, como forma de promover a discussão e envolver os profissionais das áreas de Educação, Saúde e Tecnologia na busca por soluções para propiciar a Educação para todos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Rosana Maria do Prado Luz Meireles - Integrante / Saul Eliahú Mizrahi - Coordenador / Dayse Mourão Arruda - Integrante - Integrante / Gil Brito - Integrante - Integrante / Luiz Carlos do Carmo Motta - Integrante / Valdelúcia Costa - Integrante / Nelma Pintor - Integrante.
2012 - 2014
Logad@ - Rede social, monitoramento e interação em uma única plataforma
Descrição: Idealização e desenvolvimento técnico de uma plataforma web de gerenciamento escolar e avaliação socioeconômica e cultural de comunidades de baixa renda, com foco na juventude, a ser implementada, em sua etapa piloto, em escolas da rede pública de ensino. A plataforma, que levará o nome de LOGAD@, terá características de social, com foco no gerenciamento e avaliação de escolas e alunos da rede pública, traçando um diagnóstico local das relações estabelecidas entre alunos, comunidade escolar e entorno de cada escola. A plataforma será desenvolvida em formato acessível, garantindo a participação de alunos com deficiência, e concentrará ferramentas virtuais e mobile já desenvolvidas pelo Programa Rede Jovem (Wikimapa, 0800 Rede Jovem), entre outras funcionalidades a serem desenvolvidas, promovendo a participação voluntária de alunos e oferecendo, consequentemente, subsídios para a análise do cenário educativo nessas regiões para a promoção do desenvolvimento de processos educacionais inovadores, por meio da identificação de problemas locais e adoção de medidas eficazes contra a evasão escolar e baixo rendimento de alunos. Além do desenvolvimento técnico, a equipe do Projeto realizará a mobilização para o uso e apropriação da ferramenta por jovens estudantes da rede pública de Ensino, além da produção de relatórios de análise sobre a conjuntura educacional de cada escola, proposição de medidas, atividades e ações voltadas para o desenvolvimento escolar, a partir da identificação de problemas locais e avaliação de impacto de tais medidas no rendimento escolar e redução do índice de evasão de alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Rosana Maria do Prado Luz Meireles - Integrante / Saul Eliahú Mizrah - Coordenador / Maria Carolina Santos - Integrante.
2009 - 2012
Escola Inclusiva aplicação de tecnologias na rede pública de ensino, como facilitadoras do processo de inclusão digital e social
Descrição: Este projeto visa construir um modelo conceitual de ESCOLA INCLUSIVA, levando em consideração as questões socioculturais, psicológicas, técnicas e econômicas de curto, médio e longo prazo. O projeto tem como objetivo promover acessibilidade e inclusão dos alunos, embasado nos requisitos a serem observados no desenvolvimento dos produtos a serem utilizados, minimizando barreiras arquitetônicas, maximizando a aprendizagem através de programas e equipamentos em formatos inovadores...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Rosana Maria do Prado Luz Meireles - Coordenador / Saul Eliahú Mizrah - Integrante / Cícero, Janete R. - Integrante - Integrante / Raphael Gonçalves Couto - Integrante - Integrante / Caroline Silva de Carvalho - Integrante - Integrante / Augusto César de Sá Nunes - coordenador - Integrante.
2002 - 2010
SIGESC WEB - Tecnologia de Gestão para Instituição de Ensino
Descrição: O projeto SIGESC Web tem foco o desenvolvimento e implantação de uma Tecnologia de baixo custo para Gestão de Instituição de Ensino (SIGESC Web - Tecnologia de Gestão para Instituição de Ensino) e metodologia adequada para atuação na Rede Pública de Ensino, visando uma gestão eficaz da escola, considerando a Educação Inclusiva. Esta Tecnologia configura-se como uma ferramenta que possibilita harmonizar a atuação dos diferentes profissionais do âmbito escolar, coordenando a formação integral do aluno por meio da comunicação da estratégia e acompanhamento do processo de aprendizagem...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Rosana Maria do Prado Luz Meireles - Coordenador / Saul Eliahú Mizrah - Integrante / Cícero, Janete R. - Integrante - Integrante / Raphael Gonçalves Couto - Integrante - Integrante / Caroline Silva de Carvalho - Integrante - Integrante / Augusto César de Sá Nunes - coordenador - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Aleph (UFF. Online)
2016 - Atual
Periódico: Educacao e Realidade
2016 - Atual
Periódico: Educação e Realidade
2016 - Atual
Periódico: Cadernos de Pesquisa (UFMA)
2016 - Atual
Periódico: Revista Educação, Artes e Inclusão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO DE SURDOS/Especialidade: educação especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO DE SURDOS/Especialidade: educação inclusiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO DE SURDOS.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Braga, Glaura2018Braga, Glaura ; Prado,R. ; CRUZ. O. . O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A ORGANIZAÇÃO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: QUE TERRITÓRIO É ESSE?3. REVISTALEPH, v. 30, p. 91, 2018.

2.
Prado,R.2018Prado,R.. Educação bilíngue de alunos surdos: as contradições entre Políticas públicas de inclusão, legislação e afirmação da comunidade surda.. ARQUEIRO (RIO DE JANEIRO), v. 1, p. 78-96, 2018.

3.
Prado,R.2018Prado,R.; MACEDO, J. . A PODEROSA BORBOLETA SURDA: UMA CRIAÇÃO LITERÁRIA PARA CRIANÇAS SURDAS. REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO, v. 14, p. 82-110, 2018.

4.
MELLO, H. B. P.2018MELLO, H. B. P. ; BRAGA, F. F. ; VALENTIM, R. A. B. ; Prado,R. ; MACHADO, S. ; MARIANI, R. . O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ: UMA VISÃO DE ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DE UMA VISITA A UM MUSEU NO RIO DE JANEIRO. Revista Educação Inclusiva., v. 9, p. 21-25, 2018.

5.
Prado,R.2017Prado,R.; COSTA, V. A. . Políticas de Inclusão Escolar e Práticas Pedagógicas na Educação Bilíngue de Alunos Surdos: Desafios do Atendimento Educacional Especializado. Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, p. 282-312, 2017.

6.
Prado,R.2016Prado,R.; MACEDO, J. L. M. F. . AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS POR CRIANÇAS SURDAS: A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO VISUAL. Aleph (UFF. Online), v. 26, p. 140-154, 2016.

7.
Prado,R.2016Prado,R.; COSTA, V. A. . POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos. Cadernos de Pesquisa, v. 23, p. 161-175, 2016.

8.
PRADO, R.2015PRADO, R. ; Prado,R. . Inclusão de alunos surdos: Uma proposta de educação bilíngue em escola pública do município de Niterói/RJ. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 4, p. 87-107, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
Prado,R.; COSTA, M.G.S. . Alfabetização e letramento de alunos surdos. In: Neuza Rejane Wille Lima; Maria Cristina Carvalho Delou; Luciana Tavares. (Org.). Pontos de Vista em Diversidade e Inclusão 4. 1ed.Niterói: ABDIN, 2018, v. 4, p. 11-16.

2.
Braga, Glaura ; Prado,R. . História da Educação Especial e os caminhos percorridos na direção da Educação Inclusiva. In: Neuza Rejane Wille Lima; Maria Cristina Carvalho Delou; Luciana Tavares. (Org.). Pontos de Vista em Diversidade e Inclusão 4. 1ed.Niterói: ABDIN, 2018, v. 4, p. 17-26.

3.
Prado,R.; Corrêa, F. . Legislação, Políticas Públicas de Educação e contradições da educação inclusiva para surdos. In: Neuza Rejane Wille Lima; Maria Cristina Carvalho Delou; Luciana Tavares. (Org.). Pontos de Vista em Diversidade e Inclusão 4. 1ed.Niterói: , 2018, v. 4, p. 72-79.

4.
Rodrigues, S. ; Prado,R. . O Ensino de Libras como segunda língua para ouvintes na escola regular: um possível caminho para inclusão de alunos surdos. In: Neuza Rejane Wille Lima; Maria Cristina Carvalho Delou; Luciana Tavares. (Org.). Pontos de Vista em Diversidade e Inclusão 4. 1ed.Niterói: ABDIN, 2018, v. 4, p. 81-85.

5.
Prado,R.; PAULA, D.C. . A história da Educação de Surdos e as principais Filosoficas Pedagógicas. In: Neuza Rejane Wille Lima; Maria Cristina Carvalho Delou; Luciana Tavares. (Org.). Pontos de Vista em Diversidade e Inclusão 3. 1ed.Niterói: ABDIN, 2017, v. 3, p. 17-24.

6.
Prado,R.; LUCIO, L. . Fonologia e Formação de Sinais: Os parâmetros fonológicos da Libras. In: Neuza Rejane Wille Lima; Maria Cristina Carvalho Delou; Luciana Tavares. (Org.). Pontos de Vista em Diversidade e Inclusão 3. 1ed.Niterói: ABDIN, 2017, v. 3, p. 102-115.

7.
Prado,R.; MACEDO, J. . Literatura Surda: Uma via de empoderamento e valorização das comunidades surdas. In: Neuza Rejane Wille Lima; Maria Cristina Carvalho Delou; Luciana Tavares. (Org.). Pontos de Vista em Diversidade e Inclusão 3. 1ed.Niterói: ABDIN, 2017, v. 3, p. 121-127.

8.
Prado,R.; PRADO, R. . Direitos humanos na escolarização de alunos(as) surdos(as): educação para a emancipação. In: Aida Maria Monteiro Silva; Valdelúcia Alves da Costa. (Org.). Educação Inclusiva e Direitos Humanos: perspectivas contemporâneas. 1ed.São Paulo: Cortez, 2015, v. 1, p. 117-146.

9.
Prado,R.; PRADO, R. . Políticas Públicas de Educação e Inclusão de Alunos Surdos: As contribuições das Práticas Pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado. In: Valdelúcia Alves da Costa. (Org.). Formação e Pesquisa: articulação na educação Inclusiva. 1ed.Niterói: Intertexto, 2015, v. 9, p. 119-134.

10.
MEIRELES, R. M. P. L.; PRADO, R. . Experiências Inclusivas na Educação bilíngue de Alunos Surdos. In: Valdelúcia Alves da Costa; Mariza Borges Wall Barbosa Carvalho; Therezinha Guimarães Miranda; Allan Damasceno. (Org.). Políticas Públicas e Produção do Conhecimento em Educação Inclusiva. 1ed.Niterói: Intertexto, 2011, v. 1, p. 135-156.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEIRELES, R. M. P. L.. Educação bilíngue de alunos surdos: Experiências inclusivas na Escola Municipal Paulo Freire. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões, 2011, Rio de Janeiro. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da REgião Sudeste - Pós-graduação em Educação da Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões, 2011.

2.
MEIRELES, R. M. P. L.. Experiências Inclusivas na Educação Bilíngue de Alunos Surdos. In: 1ª Reunião Anual dos Projetos CAPES-PROESP-PROCAD -NF- 2010/UFF-UFMA-UFBA, 2010, Niterói. Políticas Públicas e Produção do Conhecimento em Educação Inclusiva. Niterói: Intertexto, 2010. v. 1. p. 135-156.

3.
MEIRELES, R. M. P. L.. A Educação de Surdos: Uma experiência inclusiva na Escola Municipal Paulo Freire - Brasil. In: Pensar(se) la inclusion, 2008, cidade do México. Pensar(se) la inclusión. cidade do México. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MEIRELES, R. M. P. L.. Políticas públicas de educação, formação de professores e inclusão de alunos surdos: As experiências da Escola Municipal Paulo Freire/ Niterói / RJ. In: V seminário Internacional - As redes de Conhecimento e as Tecnologias - os outros como legítimo outro, 2009, Rio De Janeiro. As Redes de Conhecimento e as tecnologias - os outros como legítimo outro. Rio De Janeiro: Laboratório educação e Imagem, 2009. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MEIRELES, R. M. P. L.. Políticas públicas de educação, formação de professores e inclusão de alunos surdos: As experiências da Escola Municipal Paulo Freire/ Niterói / RJ. In: O Papel do intelectual e a Pesquisa em educação- Seminário Discente 2009, 2009, Niterói. O papel do Intelectual e a Pesquisa em educação, 2009. v. 1.

2.
MEIRELES, R. M. P. L.. A Educação de Surdos: Uma experiência inclusiva na Escola Municipal Paulo Freire - Brasil. In: Persar(se) la inclusión, 2008, México. Pensar(se) la inclusión. Cidade do México: Universidade Nacional Autônoma do Méxcico, 2008. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
Prado,R.; Wilma Favorito . Perspectivas da Educação Bilíngue: Teorias e Práticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
Prado,R.. Direitos Humanos e Educação para a Diversidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Prado,R.. A Educação de Surdos: da Educação Infantil à Pós-Graduação.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Prado,R.. ?Educação de surdos: Diferentes contextos educacionais, filosofias e implicações linguísticas e pedagógicas?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Prado,R.; COSTA, V. A. . POLÍTICAS DE EDUCACIÓN INCLUSIVA Y PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: PROGRAMA DE BILINGÜISMO PARA ALUMNOS SORDOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Prado,R.. A inclusão do surdo pelas políticas de Línguas de Ensino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Prado,R.. Políticas e práticas pedagógicas na educação bilíngue de alunos surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Prado,R.. Educação inclusiva: A Experiência dos Direitos Humanos na Escola Pública/ Reflexões sobre a educação de surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MEIRELES, R. M. P. L.. Inclusão de alunos com necessidades especiais: Limites e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MEIRELES, R. M. P. L.. Políticas públicas de educação, formação de professores e inclusão de alunos surdos: As experiências da Escola Municipal Paulo Freire/ Niterói / RJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MEIRELES, R. M. P. L.. Políticas públicas de educação, formação de professores e inclusão de alunos surdos: As experiências da Escola Municipal Paulo Freire/ Niterói / RJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MEIRELES, R. M. P. L.. Inclusão de surdos: Classes especiais, turmas inclusivas ou turmas bilíngues? Pensando Possibilidades de democratização da escola pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MEIRELES, R. M. P. L.. Construindo diálogos entre os atores da escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MEIRELES, R. M. P. L.. Inclusão de surdos: Classess especiais, turmas inclusivas ou turmas bilíngues? Pensando possibilidades de democratização da escola pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MEIRELES, R. M. P. L.. Pensar(se) la inclusión. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MEIRELES, R. M. P. L.. A Educação de Surdos: Uma Experiência Inclusiva na Escola Municipal Paulo Freire. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Prado,R.. Assessoria em Educação bilíngue: História, Cultura, Políticas e Adequações curriculares no cotidiano escolar de alunos surdos. 2015.

2.
Prado,R.. Educação bilíngue. 2015.

3.
Prado,R.. Formação de professores no Ensino de Língua Portuguesa como L2 para aluno surdos: metodologia, estratégias pedagógicas e materiais didáticos visuais. 2014.

4.
PRADO, R. ; Prado,R. . Assessoria em Educação Bilíngue de alunos surdos. 2013.

5.
Prado,R.. Formação Continuada em Avaliação Psicopedagógica para Professores de Sala de Recursos Multifuncionais. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
MEIRELES, R. M. P. L.. Politicas Públicas de Educação, Formação de Professores e inclusão de alunos surdos: as experiências da Escola Municipal Paulo Freire/ Niterói/ RJ. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
Prado,R.. O ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua na perspectiva de educação bilíngue: A importância do letramento visual para alunos surdos na primeira etapa do Ensino Fundamental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MEIRELES, R. M. P. L.. a Educação de surdos :O ensino de LIBRAS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Prado,R.; COSTA, V. A.; NAJJAR, J.N.V.; PINTOR, N.A.M.. Participação em banca de Luciane Maria de Castro Nardino. Educação Inclusiva e Formação de professores: Experiências da escola municipal Dario de Souza Castello/Niterói/RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
Prado,R.; SANTOS, D.O.; MARIANI, R. M.; Oliveira, K.; Magliano, D.; Kelecom, A.. Participação em banca de Sandro Medeiros Portella. A utilização do livro de história infantil bilíngue - português/Libras - no contexto educacional: divulgação do ciclismo e benefícios da biotecnologia na promoção da saúde. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal Fluminense.

3.
Prado,R.; CRUZ, O.M.S.S.; RIBEIRO, T.S.; CASTRO, Aline Cristine Xavier da Silva. Participação em banca de CAMILA BARRETO CONSTANTINO FORTES. HISTÓRIA INFANTIL E UNIDADE DIDÁTICA COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS AUTÊNTICOS E BILÍNGUES PARA O LETRAMENTO DE APRENDIZES SURDOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

4.
Prado,R.; CRUZ, O.M.S.S.; Celeste Azulay Kelman; Fernandes, E.M.; Wilma Favorito. Participação em banca de Fabiana Ferreira Braga Madeira. O ensino bilíngue de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos: a criação de um material didático a partir do letramento visual e dos gêneros textuais. 2018. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

5.
SANTOS, Dilvani Oliveira; Prado,R.; MAGLIANO, D.C; OLIVEIRA, Karem de Jesus; Kelecom, A.; BASTO, Otílio Pereira Basto. Participação em banca de Anderson da Costa Lacerda. História em quadrinhos como ferramenta de ensino para divulgação dos benefícios tecnológicos e biotecnológicos na perspectiva da surdez desde a organização da primeira escola para surdos no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia) - Universidade Federal Fluminense.

6.
Prado,R.; PIERRE, A.; PINTOR, N.A.M.; ARAÚJO, F.M.B.; IAMASAKI, Alice Yakemi. Participação em banca de Glaura Cristina Oliveira Braga. O Atendimento Educacional Especializado e as possibilidades de mediação e intervenção pedagógica: criação de um Guia Orientador para atendimento em Salas de Recursos Multifuncionais. 2018.

7.
Prado,R.; CRUZ, O.M.S.S.; JANUARIO, R. S.; Carneiro, Y.R.O.. Participação em banca de DANDARA CRISTINA CONCEIÇÃO DE PAULA. EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES. 2018. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

8.
Prado,R.; GOMES, S.O.; Wilma Favorito; Fernandes, E.M.; CRUZ, O.M.S.S.. Participação em banca de Lúcio Lugão de Macêdo. Informações sobre Zika para pessoas surdas: Produção de um DVD para informação e prevenção da doença. 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

9.
Prado,R.; Maia, E.D.; CARDOSO, S.P.. Participação em banca de Mariana Nogueira da Motta. O desafio do ensino de ciências na trajetória educacional dos surdos: Narrações docentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

10.
MARIANI, R. M.; Prado,R.; CARDOSO, F.S.; WILLE, N. R.; SANTOS, J.H.. Participação em banca de Erick Rommel Hipólito de Souza. A natação e suas provas: Glossário em Libras. 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

11.
Campelo, A. R. S.; Prado,R.; ARAGON, G.T.; Fernandes, E.M.; RUNJANEK, V.M.B.D.. Participação em banca de Vanessa Alves de Souza Lesser. Produção de Jogos e Mapas Didáticos Bilíngues do Estado do Rio de Janeiro para desenvolvimento Pedagógico de alunos surdos. 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

12.
GOMES, S.O.; Mariani, R.; Prado,R.; CARDOSO, F.S.; SUDRÉ, A.P.; WILLE, N. R.. Participação em banca de Heloá Caramuru Carlos. Atividades Lúdicas no Processo de Ensino e Aprendizagem de Surdos e Deficientes Auditivos sobre Parasitoses intestinais. 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

13.
Fernandes, E.M.; Prado,R.; Campelo, A. R. S.; GARCIA, M.I.S.; Castro, H. C.; Wilma Favorito. Participação em banca de Charles Lary Marques Ferraz. Estratégia do Ensino de Libras Como L2 (segunda língua): Dicionário de Configuração de Mãos na atuação de professores de Libras. 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

14.
Prado,R.; CRUZ, O.M.S.S.; Campelo, A. R. S.; Wilma Favorito; CARVALHO, L.C.C.. Participação em banca de JEANIE LIZA MARQUES FERRAZ DE MACEDO. Literatura surda e letramento visual: a criação de uma história infantil e de material didático bilíngue para surdos. 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

15.
SANTOS, D.O.; GOMES, S.O.; BASTOS, O.M.P.; MEIRELES, R. M. P. L.. Participação em banca de Mônica Luciana Felizola de Freitas. Fonoaudiologia na triagem auditiva neonatal: uma abordagem na orientação às famílias de crianças surdas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

16.
Prado,R.; SANTOS, M. P.; MARIANI, R. M.; WILLE, N. R.; BARROS, J.. Participação em banca de Fátima Cristina Andrade da Silva. Canções em Libras: O uso da Música como Recurso Pedagógico no Ensino da Língua Brasileira de Sinais para alunos ouvintes em cursos de Ensino Superior. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

17.
MARIANI, R. M.; COUTINHO, C.L.M.C.; Prado,R.; SANTOS, D.O.. Participação em banca de Ludmila Veiga Faria Franco. Direito à Promoção da Saúde da pessoa surda. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

18.
Prado,R.; SANTOS, E.M.; Castro, H. C.; ALVES, L.A.; Viviane Lione; MACHADO, Bianca. Participação em banca de ANA CAROLINE DA SILVA SANTANA. EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: AVALIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA'.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

19.
Prado,R.; Campelo, A. R. S.; GARCIA, M.I.S.; Castro, H. C.. Participação em banca de Daniela da Conceição da Silva. Ressignificando as Práticas Didáticas utilizadas na Sala de Recursos Multifuncional para a inclusão de alunos surdos no ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

20.
Campelo, A. R. S.; Prado,R.; Castro, H. C.; Fernandes, E.M.. Participação em banca de Luciane Cruz Silveira. Glossário em Libras e aquisição dos conteúdos programáticos de ciências pelos alunos surdos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

21.
ARREGUY, M. E.; Paula, M.F.C.; Prado,R.. Participação em banca de Gilcemar Moraes Souza. A atuação do professor junto ao aluno surdo na inclusão: Algumas reflexões com base na psicologia e na psicanálise. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

22.
Prado,R.; Campelo, A. R. S.; Castro, H. C.; TAVEIRA, C. C.. Participação em banca de Daniele Pereira dos Santos Magon. Estratégias e Orientações sobre o uso de redes sociais (face-book e whatsapp) no ensino de português escrito para surdos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

23.
ROCHA, S. M.; Castro, H. C.; Prado,R.; Celeste Azulay Kelman; Wilma Favorito. Participação em banca de Esmeralda Peçanha Stelling. A orientação familiar aos pais que têm filho surdo: a construção do livro " O filho é surdo, a família quer saber". 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
COSTA, V. A.; Prado,R.; ARAÚJO, F.M.B.; NAJJAR, J.N.V.; PINTOR, N.A.M.; Wilma Favorito. Participação em banca de Weley Soares Guedes de Moraes. Educação de Alunos surdos: desafios à formação docente e à inclusão na escola pública. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
COSTA, V. A.; Prado,R.; Nelma Pintor; RANGEL, M.; CHAVES, I. M.. Participação em banca de Wesley Soares de Moraes. EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: AVALIAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA PÚBLICA'.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
Prado,R.; CAVALCANTI, D.; Fernandes, E.M.. Participação em banca de ALEKSANDRA SALES. PROTOCOLO PSICOPEDAGÓGICO DE ATENDIMENTO A PACIENTES COM FIBROSE CÍSTICA E/OU COM INTERNAÇÕES RECORRENTES. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

2.
Prado,R.; Missagia, M.. Participação em banca de BÁRBARA BRAGA WEPLER. O ?SABER DA EXPERIÊNCIA? COMO CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

3.
Prado,R.; CRUZ, O.M.S.S.; RIBEIRO, T.S.. Participação em banca de Bruno Pereira Hassib. PROPOSTA DE CIRCUITO FUNCIONAL EM LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS: RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM, CORPO, PSICOMOTRICIDADE E LUDICIDADE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

4.
Prado,R.; QUEIROZ, Paulo Pires. Participação em banca de LEANDRO CHASSE PINHEIRO. O SUPERVISOR ESCOLAR E O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NOVA IGUAÇU.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

5.
Prado,R.; CRUZ, O.M.S.S.; RIBEIRO, T.S.. Participação em banca de ROSENI MACIEL COUTO. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS-LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: PROPOSTA BASEADA NO GÊNERO CAMPANHA PUBLICITÁRIA E EM JOGOS DIDÁTICOS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

6.
Prado,R.; CAVALCANTI, D.; CRUZ. O.. Participação em banca de SULIANDRA ANGÉLICA ALVES GONÇALVES TORRES. ESTRATÉGIAS E ADAPTAÇÕES DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA (CAA) PARA ALUNOS SURDO-AUTISTAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

7.
Prado,R.; CRUZ, O.M.S.S.; RIBEIRO, T.S.. Participação em banca de FLAVIANE MELO DE ANCHIETA. CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE CLASSE BILINGUE COM METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

8.
Prado,R.; QUEIROZ, Paulo Pires. Participação em banca de GIOVANNA MARA CIAMPI COSTA BARROSO. ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: ARTICULAÇÕES ENTRE OS PROFISSIONAIS DO APD E OS PROFISSIONAIS DA SALA DE AULA REGULAR. NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUIZ DE FORA ? MG?.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

9.
COSTA, V. A.; Prado,R.; PINTOR, N.A.M.; NAJJAR, J.N.V.. Participação em banca de Luciane Maria de Castro Nardino. Formação de Professores e Práxis Pedagógica: Caminhos Percorridos pela escola municipal professor Dário de Souza CAstello/Niterói. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

10.
Prado,R.; MARIANI, R. M.. Participação em banca de Erick Rommel Hipólito de Souza. GLOSSÁRIO DE NATAÇÃO E SEUS ESTILOS EM LIBRAS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

11.
Prado,R.; Campelo, A. R.; ROCHA, S. M.. Participação em banca de NÍVIA CARLA LIMEIRA DE SÁ BOCHIE MACHADO. HISTÓRIA DOS SURDOS PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

12.
Prado,R.; Castro, H. C.; Campelo, A. R.. Participação em banca de LUCIO LUGAO DE MACEDO. A ZIKA E A MULHER GRÁVIDA SURDA: PRODUÇÃO DE UM DVD DE DIVULGAÇÃO PARA PREVENÇÃO E PROTEÇÃO DE GESTANTES. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

13.
Prado,R.; Campelo, A. R.; ROCHA, S. M.. Participação em banca de JEANIE LIZA MARQUES FERRAZ DE MACEDO. Criação de material didático bilíngue para o desenvolvimento de letramento visual em crianças surdas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

14.
Prado,R.; Campelo, A. R.; Castro, H. C.; WILLE, N. R.. Participação em banca de VANESSA ALVES DE SOUSA LESSER. PRODUÇÃO DE JOGOS E MAPAS DIDÁTICOS BILÍNGUES DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DOS ALUNOS SURDOS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

15.
Prado,R.; Campelo, A. R. S.; Castro, H. C.. Participação em banca de PRISCILLA FONSECA CAVALCANTE. DICIO-MANUÁRIO JURÍDICO EM LIBRAS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Prado,R.; CRUZ, O.M.S.S.. Participação em banca de Sandro Medeiros Portella. Educação Bilíngue de alunos surdos: Políticas e práticas pedagógicas considerando a importância do letramento visual e da acessibilidade linguística na educação inclusiva. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Prado,R.; Torres, M.C.E.; Stelling, E.P.; Cavalcante, P.F.. Participação em banca de Marion VAsconcelos Moreira Pires.A relação família ouvinte, criança surda: Desafios e Possibilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

2.
Prado,R.; Torres, M.C.E.; Stelling, E.P.. Participação em banca de Jéssica Santos Mendes.Família ouvinte, criança surda e escola inclusiva: Um parceria possível. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

3.
Prado,R.; Torres, M.C.E.; JANUARIO, R. S.; CUNHA, M.D.M.. Participação em banca de FERNANDA DE FÁTIMA MOREIRA DE SOUZA CORRÊA.AUTORIDADE E COMUNICAÇÃO: Desafios e possibilidades na educação da criança surda. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

4.
Prado,R.; CUNHA, M.D.M.; JANUARIO, R. S.. Participação em banca de IRAILDES FERREIRA DOS SANTOS DA FONSECA.A Inclusão de Surdos no Sistema Escolar de Ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

5.
Prado,R.; Laura Jane Messias Belém; COSTA, R.S.. Participação em banca de Jaderson Pires dos Santos Vasconcelos.Trajetória e Desafios do Tradutor Intérprete de Libras na Educação de Surdos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

6.
Prado,R.; Laura Jane Messias Belém; COSTA, R.S.; MARTINS, M.A.L.. Participação em banca de Ana Lúcia dos Santos.EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO BILÍNGUE, ENTRE CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

7.
Prado,R.; CARVALHO, L.C.C.; Laura Jane Messias Belém. Participação em banca de Aurelina Cristina dos Reis Fonseca.PERSPECTIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA BILINGUE?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

8.
Luciana Torres; Prado,R.; Laura Jane Messias Belém. Participação em banca de Ricardo Boaretto Siqueira.O papel do professor surdo e intérprete surdo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

9.
FONSECA, P. C.; Prado,R.; Claudia Pimentel. Participação em banca de Cristiana Ferreira de Aguiar da Silva.Espaço e cotidiano escolar: práticas escolares e contribuições no desenvolvimento da linguagem da criança surda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

10.
Prado,R.; Missagia, M.; Claudia Pimentel. Participação em banca de Ana Mary Matos Almeida.Importância das artes na educação de surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

11.
FONSECA, P. C.; Campelo, A. R.; Prado,R.. Participação em banca de Ana Paula Santanna.Instrutor Surdo: O papel do profissional surdo como modelo linguístico da criança surda na rede regular de ensino do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

12.
Prado,R.; Carneiro, Y.R.O.; MANDELBLATT, J.. Participação em banca de Jaqueline Correa Costa Catelmo Areas.Educação Especial, um resgate histórico e uma história de sucesso: uma análise da experiência do município de Niterói - RJ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

13.
Prado,R.; JANUARIO, R. S.; MORAIS, F.B.C.. Participação em banca de Maria Rosimar Silva Pedrosa.Educação bilíngue de alunos surdos: Os desafios das políticas públicas de inclusão e estratégias pedagógicas para o ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.

14.
Abrantes, L.; Mariani, R.; Prado,R.. Participação em banca de Sandro Medeiros Portella.Livros Didáticos Bilíngues Português/Libras: Uma análise sobre a proposta de ensino bilíngue em Livros didáticos para o primeiro ano das séries iniciais, voltado para o ensino de L2 para alunos surdos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Prado,R.; Santiago, M.C.; Oliveira, M.M.; Fonseca, M.P.S.; DAMASCENDO, A.R.. Concurso Público para Classe de Prof. Adjunto I, 40 h DE, área de Educação Especial,. 2017. Universidade Federal Fluminense.

2.
PRADO, R.; Pierre, A.; Prado,R.. Seleção para contratação temporária de Profissionais bilíngues. 2013. Fundação Municipal de Educação de Niterói.

3.
Prado,R.; PRADO, R.; Pierre, A.. Seleção para contratação temporária de profissonais bilíngues. 2012. Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras: Pedagogia e Educação de Surdos/INES.Políticas Educacionais e Inclusão: Inclusão e Educação de Surdos. 2018. (Simpósio).

2.
Ciclo de Palestras e Mesas REdondas: Integrando Saberes no INES.A inclusão do surdo pelas políticas de línguas de ensino. 2015. (Seminário).

3.
I Seminário de Pesquisa em Educação Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense/UFF II Seminário de Educação Inclusiva de Niterói Direitos Humanos, Formação e Educação: Diálogos Contemporâneos.A Experiência dos Direitos Humanos na Escola Pública. 2015. (Seminário).

4.
I Seminário de Pesquisa em Educação Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense/UFF II Seminário de Educação Inclusiva de Niterói Direitos Humanos, Formação e Educação: Diálogos Contemporâneos. 2015. (Seminário).

5.
VI Seminário do Programa Educação Inclusiva Direito à Diversidade - curso de Formação de gestores e educadores ccr.O Atendimento Educacional Especializado: Fundamentos Legais, práticas escolares e adequações curriculares. 2014. (Seminário).

6.
3ª Reunião anual do Projetos CAPES: PROESP/PROCAD. 2012. (Encontro).

7.
3ª Reunião anual do Projetos CAPES: PROESP/PROCAD.Observatório Nacional de Educação Especial no Rio de Janeiro - Experiências do Município de Niterói. 2012. (Encontro).

8.
3ª Reunião anual do Projetos CAPES - Formação de Professores-atendimetno Educacional Especializadoddo.Formação de Professores - Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos. 2012. (Encontro).

9.
VII Encuentro Internacional.Educação Bilíngue de Alunos Surdos: Experiências Inclusivas em Escola Pública.. 2012. (Encontro).

10.
VII Encuentro Internacional "Inclusión: Avanços , retos y propuestas alternas". 2012. (Encontro).

11.
XI Congresso Internacional e XVII Seminário Nacional do INES: 155 anos : a Educação de Surdos em Debate.. 2012. (Congresso).

12.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões.Educação bilíngue de alunos surdos: Experiências inclusivas na Escola Municipal Paulo Freire. 2011. (Encontro).

13.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões. 2011. (Encontro).

14.
1ª Reunião Anual dos Projetos CAPES-PROESP-PROCAD -NF- 2010/UFF-UFMA-UFBA. 2011. (Outra).

15.
2ª REUNIÃO ANUAL PROJETOS CAPES: PROESP/PROCAD-NF-2011 Formação de Professores e Autonomia Docente: Desafios à Escola Pública.Inclusão de alunos surdos: Uma proposta de educaçao bilíngue em escola pública do município de niterói/ RJ. 2011. (Outra).

16.
2ª REUNIÃO ANUAL PROJETOS CAPES: PROESP/PROCAD-NF-2011 Formação de Professores e Autonomia Docente: Desafios à Escola Pública. 2011. (Outra).

17.
III Congresso Baiano de Educação Inclusiva: Práticas, Formação e Lugares I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva. EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE ALUNOS SURDOS: EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NA ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE/NITERÓI/RJ. 2011. (Congresso).

18.
III Congresso Baiano de Educação Inclusiva: Práticas, Formação e Lugares I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva. 2011. (Congresso).

19.
1ª Reunião Anual dos Projetos CAPES-PROESP-PROCAD -NF- 2010/UFF-UFMA-UFBA.Produção do Conhecimento em Políticas Públicas de Educação Especial, Formação de Professores e Inclusão Escolar: As Experiências de mestrandos e doutorandos da UFF/UFMA/UFBA/Bolsistas CAPES". 2010. (Outra).

20.
1ª Reunião Anual dos Projetos CAPES-PROESP-PROCAD -NF- 2010/UFF-UFMA-UFBA.Educação de Alunos Surdos na Escola Regular. 2010. (Outra).

21.
Formação Continuada "O Ensino da Língua Portuguesa para surdos".O Ensino da Língua Portuguesa para Surdos. 2009. (Simpósio).

22.
O papel do intelectual e a Pesquisa em educação Seminário Discente 2009.Políticas públicas de educação, formação de professores e inclusão de alunos surdos: As experiências da Escola Municipal Paulo Freire/ Niterói / RJ. 2009. (Seminário).

23.
VIII Congresso Internacional e XIV Seminário Nacional - Múltiplos atores e saberes na Educação de surdos. Construindo diálogos entre os atores da Escola. 2009. (Congresso).

24.
VIII Congresso Internacional XIV Seminário Nacional Múltiplos atores e saberes na Educação de surdos. 2009. (Congresso).

25.
VIII Congresso Internacional XIV Seminário Nacional - Múltiplos Atores e saberes na Educação de Surdos. Inclusão de surdos: Classes especiais, Turmas Inclusivas ou Turmas Bilíngues? Pensando as possibilidades de democratizção da escola pública. 2009. (Congresso).

26.
V seminário Internacional - As redes de conhecimento e as tecnologias - Os outros como legítimo outro.Políticas públicas de educação, formação de professores e inclusão de alunos surdos: As experiências da Escola Municipal Paulo Freire/ Niterói / RJ. 2009. (Seminário).

27.
disciplina da faculdade de pedagogia da UFF.Educação de alunos surdos na escola inclusiva. 2008. (Oficina).

28.
INES: Discutindo Ensino de Qualidade em Diversos contextos de Aprendizagem em Países Ibero-Americanos. A Educação de Surdos: Uma experiência Inclusiva na Ecola Municipal Paulo Freire. 2008. (Congresso).

29.
INES: Discutindo Ensino de Qualidade em Diversos Contextos de Aprendizagem em países Ibero-Americanos. 2008. (Congresso).

30.
Pensar(se) la inclusión. 2008. (Congresso).

31.
Pensar(se) la inclusión. A Educação de Surdos: Uma experiência inclusiva na Escola Municipal Paulo Freire - Brasil. 2008. (Congresso).

32.
disciplina de pedagogia da UFF.Educação de alunos surdos e o ensino de LIBRAS. 2007. (Oficina).

33.
Disciplina de pedagogia da UFF.Educação de alunos surdos no contexto da educação inclusiva. 2007. (Oficina).

34.
Educação de Surdos na Escola Municipal Paulo Freire.A Educação de surdos na Escola Municipal Paulo Freire. 2007. (Encontro).

35.
Disciplina da faculdade de pedagogia da UFF.Estudo comparativo entre língua portuguesa e LIBRAS. 2006. (Oficina).

36.
Disciplina de Pedagogia da uff.A língua brasileira de sinais e sua importância na educação de indivíduo surdos. 2006. (Oficina).

37.
Disciplina do curso de pedagogia da UFF.A língua de sinais brasileira: educação, cultura e identidade. 2006. (Oficina).

38.
V Congresso Internacional, XI seminário Nacional- Surdez: família, linguagem, educação.INES. 2006. (Congresso).

39.
1º Encontro de Pais de Surdos do Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Encontro).

40.
2º Capacitação de Gestores e educadores: Educação Inclusiva Direito à diversidade. 2005. (Outra).

41.
Disciplina do curso de pedagogia da UFF.LIBRAS na escola inclusiva: desafios práticas e reflexões. 2005. (Oficina).

42.
FORMAÇÃO CONTINUADA FEUFF - SECRETARIA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇÚ.OJOGO NA SALA DE AULA INCLUSIVA. 2005. (Oficina).

43.
LINGUA DE SINAIS- PAROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO CONTINUADO DA CASA DE EDUCAÇÃO DE RIO DAS OSTRAS.Língua de Sinais. 2005. (Simpósio).

44.
Programa de Desenvolvimento Continuado - Casa de Educação de Rio das Ostras.Língua de Sinais. 2005. (Outra).

45.
tradução de textos literário do português para LIBRAS. 2005. (Oficina).

46.
colóquio sobre educação especial na disciplina de educação especial da faculdade de educação da UFF.Educação de surdos. 2004. (Oficina).

47.
EDUCAÇÃO ESPECIAL NO COLÉGIO ESTADUAL ELISÁRIO DA MATA.EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2004. (Encontro).

48.
Fórum de educação com bilinguísmo - história infantil para surdos. 2004. (Oficina).

49.
Fórum de educação com Bilinguísmo - História Surda. 2004. (Encontro).

50.
Fórum de Educação com bilinguísmo- Português como língua estrangeira para pessoas surdas. 2004. (Encontro).

51.
III congresso Internacional, IX Seminário nacional do INES - educação de Surdos: Múltiplas faces do Cotidiano Escolar. 2004. (Congresso).

52.
Oficianas pedagógicas na disciplina de educação especial do curso de graduação em educação da UFF.ABORDAGENS INCLUSIVAS DE ENSINO PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. 2004. (Oficina).

53.
Oficina seis Fábulas de esopo em LSB. 2004. (Oficina).

54.
OFICINAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFF.ABORDAGENS INCLUSIVAS DE ENSINO PARA EDUCANDOS COM SURDEZ: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 2004. (Oficina).

55.
Formação Continuada de professores regentes de 1º e 2º ciclos. 2003. (Oficina).

56.
II congresso Internacional e VII Seminário Nacional do INES - Surdez e Escolaridade: Desafios e Reflexões. 2003. (Congresso).

57.
III Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica: Tecendo Redes de saberes. 2003. (Seminário).

58.
Educação Infantil: A quem atende?. 2002. (Seminário).

59.
I Congresso Internacional e VII congresso nacional do INES: Surdez e Pós-modernidade. 2002. (Congresso).

60.
II Seminário do Centro Educacional Pilar Velasquez - Língua e Cultura: Um olhar sobre a prática na educação de surdos. 2000. (Seminário).

61.
V SEMINÁRIO NACIONAL DO INES. 2000. (Congresso).

62.
SEMINÁRIO DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS - INES. 1997. (Seminário).

63.
SEMIONÁRIO REPENSANDO A EDUCAÇÃO DA PESSOA SURDA - INES. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Prado,R.; CUNHA, M.D.M. ; OLIVEIRA, E. S. ; REZENDE, P.L. . IX Semana Pedagógica do INES: Formação de professores bilíngues, políticas linguísticas e práticas pedagógicas.. 2018. (Outro).

2.
PAULA, D.C. ; Prado,R. . I ;simpósico de Formação de professores para Educação Bilíngue de surdos no CMPDI/UFF. 2018. (Outro).

3.
Prado,R.; CUNHA, M.D.M. ; OLIVEIRA, E. S. . VIII Semana Pedagógica do INES A Educação de Surdos na Contemporaneidade e os Desafios da Educação Bilíngue. 2017. (Outro).

4.
Prado,R.; CUNHA, M.D.M. ; OLIVEIRA, E. S. . VII Semana Pedagógica DESU/INES A formação do pedagogo e os desafios da formação bilíngue. 2016. (Outro).

5.
Prado,R.. I Seminário de Pesquisa em Educação Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense/UFF II Seminário de Educação Inclusiva de Niterói Direitos Humanos, Formação e Educação: Diálogos Contemporâneos. 2015. (Outro).

6.
Prado,R.; OLIVEIRA, E. S. ; AZEVEDO, M. I. ; GOMES, M.C. ; CRUZ. O. ; REZENDE, P.L. ; JANUARIO, R. S. ; RIBEIRO, T.S. ; MUNIZ, V.C. . VI Semana Pedagógica do INES: Educação Bilíngue de Surdos: Língua, Cultura, Políticas e Práticas Pedagógicas. 2015. (Outro).

7.
MEIRELES, R. M. P. L.. IV Reunião Anual de Pesquisa dos Projetos CAPES - PROESP - PROCAD/NF - Educação Inclusiva e Formação de Professores: Articulação necessária - Por quê??,. 2013. (Outro).

8.
MEIRELES, R. M. P. L.. Curso de Língua de Sinais. 2013. (Outro).

9.
MEIRELES, R. M. P. L.. Educação Bilíngue e os Referenciais Curriculares de Língua Portuguesa para alunos surdos: A elaboração do conhecimento e a estruturação da língua portuguesa escrita.. 2012. (Outro).

10.
MEIRELES, R. M. P. L.; Nelma Pintor ; TIMBOCarolina Timbó, C. ; PRADO, A. C. ; NARDINO, L. ; LAVINAS, M. ; SOUZA, L. ; PIERRE, A. ; TANIKAUA, A. ; CAHAFIM, G. ; PADIAL, V. ; DAMASCENO, I. . AEE - Atendimento Educacional Especializado. 2012. (Outro).

11.
MEIRELES, R. M. P. L.. GT de Surdez e Bilinguísmo: Língua, identidade e cultura. O respeito pela diversidade na busca pela equidade. 2011. (Outro).

12.
MEIRELES, R. M. P. L.. 1ª Reunião Anual dos Projetos CAPES-PROESP- PROCAD-NF- 2010/UFF-UFMA-UFBA. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
SUZANA ALVES DE SOUZA SOARES. Alfabetização e Letramento de alunos surdos: Criação de materiais visuais para aquisição de vocabulário e desenvolvimento de Língua Portuguesa escrita. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
BRUNA VIANNA DA CRUZ ARRUDA. LETRAMENTO VISUAL: ENSINANDO PORTUGUÊS COMO L2 DE FORMA LÚDICA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
JADERSON PIRES DOS SANTOS VASCONCELOS. Quem é o tradutor e intérprete de Libras? A construção de um livro e DVD sobre esta profissão. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

4.
SARA DOS SANTOS RODRIGUES. O PROCESSO ATUAL DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS E A PRODUÇÃO DE UM DVD COM VIDEO-AULAS DE LIBRAS PARA ALUNOS OUVINTES: MINIMIZANDO AS BARREIRAS LINGUÍSTICAS. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

5.
LUCIANA ANDRÉIA RODRIGUES FURTADO. GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA SURDOS. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sulamita de Souza Florentino. Ensino de Libras para ouvintes: uma estratégia para inclusão de alunos surdos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

2.
Renata Baptista Soares. O letramento de alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

3.
Carlos José da Silva Fidalgo. Acessibilidade para surdos no trânsito : um estudo de caso na escola pública de trânsito. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

4.
Maria da Glória Souza Costa. A língua de sinais como protagonista no letramento de alunos surdos. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

5.
Camila Costa Amaral. As especificidades da educação bilíngue no letramento de alunos surdos. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).

6.
Wallace Souza de Araújo. O ensino de Língau Portuguesa como segunda Língua para alunos surdos: desafios e possibilidades do cotidiano escolar. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DANDARA CRISTINA CONCEIÇÃO DE PAULA. EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

2.
Glaura Cristina Oliveira Braga. O Atendimento Educacional Especializado e as possibilidades de mediação e intervenção pedagógica: criação de um Guia Orientador para atendimento em Salas de Recursos Multifuncionais. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

3.
LUCIO LUGÃO DE MACEDO. Informações sobre Zika para pessoas surdas: Produção de um DVD para informação e prevenção da doença. 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

4.
JEANIE LIZA MARQUES FERRAZ MACEDO. Literatura surda e letramento visual: a criação de uma história infantil e de material didático bilíngue para surdos. 2017. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

5.
Fabiana Ferreira Braga. OO ensino bilíngue de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos: a criação de um material didático a partir do letramento visual e dos gêneros textuais. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

Tese de doutorado
1.
Wesley Soares Guedes de Moraes. Educação de alunos surdos: desafios à formação docente e à inclusão na escola pública. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Oswaldo Pontes Coelho David. Mapas mentais: Estruturação, organização e entendimento de textos e contextos da Língua Portuguesa como L2. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

2.
Oswaldo Pontes Coelho David. Mapas mentais: Estruturação, organização e entendimento de textos e contextos da Língua Portuguesa como L2. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

3.
Edivana da Silva Machado dos Santos. Bilinguismo na educação infantil: o ambiente linguístico e o desenvolvimento da criança surda. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Educação Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANA LÚCIA DOS SANTOS. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO BILÍNGUE, ENTRE CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

2.
Thamiris de Oliveira Sobrera Santos. Uma experiência de inclusão com aluno surdo em escola regular: Desafios e Possibilidades.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

3.
Jaderson Pires dos Santos. Trajetória e Desafios do Tradutor Intérprete de Libras na Educação de Surdos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

4.
Ana Mary Almeida. A importância do ensino de Artes na Educação de Alunos surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

5.
CRISTIANA FERREIRA DE AGUIAR DA SILVA. Espaço e Cotidiano Escolar: Práticas escolares e Contribuições no Desenvolvimento da Linguagem da Criança Surda.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

6.
Aurelina Cristina dos Reis Fonseca. PERSPECTIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA BILINGUE?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

7.
Vanessa Borges dos Santos de Olim. Multiculturalismo crítico: A questão do preconceito na educação de surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

8.
Maria Rosimar Silva Pedrosa. Educação bilíngue de alunos surdos: Os desafios das políticas públicas de inclusão e estratégias pedagógicas para o ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.

9.
Carlos Alberto do Nascimento. O desenvolvimento Social e Emocional da Criança surda na escola Inclusiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Rosana Maria do Prado Luz Meireles.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Prado,R.2017Prado,R.; COSTA, V. A. . Políticas de Inclusão Escolar e Práticas Pedagógicas na Educação Bilíngue de Alunos Surdos: Desafios do Atendimento Educacional Especializado. Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, p. 282-312, 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 11:34:49