Mônica Maria Souza de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9295219462830967
  • Última atualização do currículo em 07/05/2018


Mestranda em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (IBqM/UFRJ), integrante do grupo de pesquisa da UFRJ Neuroeduc - Centro de Estudos em Neurociências e Educação, pós-graduada em Neurociências Aplicada à Aprendizagem (IPUB/ UFRJ), Especialista em Meio Ambiente (COPPE/UFRJ), Gestão para a Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, Promoção da Saúde - American University, MBA em Gestão de Negócios (IBMEC), Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista da Fundação Rotary Internacional na Universidade Nova de Lisboa - Portugal, pesquisadora visitante do Centro de Cidadania do Boston College - USA. Tem interesse em pesquisas sobre desenvolvimento infantil nas áreas de neurociência (mecanismos afetivos-emocionais, processos cognitivos e sensório-motor), psicologia (comportamental, cognitiva, ambiental), educação, meio ambiente, e Meditação Mindfulness - Atenção Plena. Co-criadora do movimento No Quintal da Nossa Casa - iniciativa que promove a integração da família, criança e natureza, teve participação no programa Cidades e Soluções: Entenda o que é Síndrome do Déficit de Natureza (Globonews) - http://g1.globo.com/globo-news/cidades-e-solucoes/videos/v/cidades-e-solucoes-entenda-o-que-e-a-sindrome-de-deficit-de-natureza/6686949/ Possui experiência na coordenação de programas/projetos educacionais e socioambientais (região amazônica, nordeste e sudeste); ações de promoção à qualidade de vida no trabalho e na comunidade; mentoria na Hackday Technovation Challenge - times de meninas que desenvolvem aplicativos para solucionar problemas da comunidade; conselheira de empreendedorismo social de universitários da Enactus Brasil; produtora de matérias com conteúdo científico veiculado na TV (Academia Amazônia, Globo Ciência, TV Cultura). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mônica Maria Souza de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, M. M. S.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Educação em Ciências e Saúde.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Mindfulness: uma estratégia educacional para desenvolver a atenção como um mecanismo de regulação emocional, Ano de Obtenção: .
Orientador: Alfred Sholl-Franco.
Coorientador: Guaraci Ken Tanaka.
Palavras-chave: mindfulness, cognição, atenção, memória, emoção; neurociência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Neurociências.
2015 - 2017
Especialização em Neurociência Aplicada à Aprendizagem. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Transtorno de Déficit de Natureza na Infância: uma perspectiva da neurociência aplicada à aprendizagem.
Orientador: Bruna Brandão Velasques.
2012 - 2014
Especialização em MBA - Gestão de Negócios. (Carga Horária: 556h).
Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
Título: Modelo de Negócio.
2008 - 2009
Especialização em Gestão Ambiental. (Carga Horária: 360h).
COPPE -UFRJ, COPPE, Brasil.
Título: ?A sustentabilidade como fator de excelência na gestão do sistema financeiro ? O impacto da gestão dos Fundos de Pensão sobre o meio ambiente: Uma proposta de diretrizes socioambientais.?.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento em Gestão Responsável Para a Sustentabilidade. (Carga Horária: 150h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
Título: Qualidade de vida no trabalho. Ano de finalização: 2003.
2002 - 2002
Aperfeiçoamento em Formação de Negociadores. (Carga Horária: 150h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Título: Negociação. Ano de finalização: 2002.
2000 - 2000
Aperfeiçoamento em Comunicação Empresarial.
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Título: Comunicação Empresarial. Ano de finalização: 2000.
Bolsista do(a): Fundação Rotary Internacional, ROTARY, Estados Unidos.
1991 - 1995
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Produção Audio-visual.




Formação Complementar


2017 - 2017
Mente Aberta - Formação Facilitador em Mindfulness (I Módulo). (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2017 - 2017
Estratégias da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness para Crianças. (Carga horária: 5h).
Centro de Mindfulness, CM, Brasil.
2017 - 2017
Aspectos neurobiológicos e clínicos do desenvolvimento humano. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2017 - 2017
Neurobiologia das Emoções - como as emoções influenciam à aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Instituto de Neurociências Aplicadas, INA, Brasil.


Atuação Profissional



Boston College, USA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Atribuições: Pesquisar empresas e mercados; Elaborar " cases studies " Principais realizações: - Elaborei estudo de caso para aplicação da metodologia do Global Leadership Network ? ferramenta que possibilita alinhar e integrar as práticas de responsabilidade social.


Petrobras - Mazzini, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40
Outras informações
- Assessorar as equipes dos Projetos de Educação Ambiental do Trabalhador Onshore/Offshore das Bacias Sedimentares Brasileira; - Organizar palestras motivacionais para trabalhadores de estruturas confinadas offshore (plataformas de petróleo) - temáticas: Mindfulness, Motivação e Engajamento, Empatia e Compaixão, Emoção no Processo de Aprendizagem, Saúde e Bem estar - Nutrição e Atividade Física.


Jari Celulose S.A, GRUPO ORSA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de gestão social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atribuições: Planejar e coordenar ações para promoção da qualidade de vida dos colaboradores e familiares; utilizar metodologias participativas para implementar programas e projetos socioambientais . Principais realizações em parceria com colaboradores: Implantou 12 projetos socioambientais nas áreas de geração de emprego e renda, educação, cultura e saúde, dentre eles : Inclusão Digital, Apicultura, Cooperativa de costureira, Escolinha e Clube de Xadrez, Médicos Residentes; Escola de Música, Escolinha de Futebol e Comunidades Ribeirinhas. Em 2004 firmou o convênio da Fundação Carlos Gomes com a Fundação Orsa - Unidade Jari para a criação da Escola de Música de Monte Dourado.


Organizações Empresariais, EMPRESAS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestora socioambiental, Carga horária: 40
Outras informações
Gestão de programas/projetos socioambientais, ações de fomento à qualidade de vida e bem estar do trabalhador e da comunidade - diversas regiões do pais.


Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Comunicação com Comunidades, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atribuições:Investimentos em projetos socioambientais; Representar a empresa em reuniões de Associação de Moradores das comunidades vizinhas como membro integrante do comitê de comunidades ; Participar de fóruns, reuniões com instituições governamentais e não governamentais; Participar de reuniões/encontros corporativos para alinhamento e discussão de política de Responsabilidade Corporativa; Padronizar os processos de comunicação com comunidades e patrocínios culturais; Coordenar o programa de voluntariado corporativo no âmbito regional (MA); Coordenar os programas da Fundação Vale do Rio Doce no âmbito regional ( MA); Elaborar orçamento anual da área; Elaborar planejamento de comunicação com comunidades, utilizando as ferramentas e suportes de comunicação. Principais realizações: - Coordenei a execução de projetos sócio-educacionais no estado do Maranhão; participei da elaboração de padrões corporativos de execução da área de comunicação com comunidades e patrocínios culturais.


Burson Masteller, YOUNG & RUBICAN, Portugal.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Comunicação Institucional, Carga horária: 20
Outras informações
Atribuições: Elaboração de propostas de Comunicação Empresarial e Marketing Estratégico no âmbito de New Business; Research aprofundado de empresas e mercados. Principais realizações: Elaborei proposta de Comunicação para as empresas portuguesas: Galp Energia e Metropolitano de Lisboa.


Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: conelheira voluntária, Enquadramento Funcional: voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Conselheira de Empreendedorismo Social Principais Atividades: orientação e monitoria de alunos da graduação e pós-graduação do Ibmec RJ que integram o Centro de Empreendedorismo da instituição na implementação de projetos comunitários.


Habtec Engenharia Sanitaria e Ambiental, HABTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Profissional Responsabilidade Socioambiental, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atribuições:Executar serviços de suporte a gestão ambiental, contemplando as seguintes atividades: gestão de programas e projetos de educação ambiental e comunicação social com comunidades da área de influência da empresa (relacionados ao licenciamento ambiental dos empreendimentos de exploração e produção de Petróleo da Petrobras na Bacia de Campos). Principais realizações:representante da empresa em reuniões de articulação com o poder público, instituições (OAB, MP, Universidades), ONG´s e com lideranças comunitárias; integrante da equipe que coordena 13projetos de educação ambiental em na região da Bacia de Campos?RJ; presta assessoria à gerencia na análise de pareceres técnicos e termos de referência emitidos pelo órgão ambiental; elabora relatórios sobre o desenvolvimento dos projetos; supervisiona a equipe de consultoria contratada para executar as ações relacionadas aos projetos ( assessoria à Associação Comunitária, execução de processos educativos em gestão de projetos e formação política).


Hope - Petrobras, HOPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de meio ambiente - socioeconomia, Carga horária: 40
Outras informações
Atribuições: Análise socioeconômica de projetos; revisão e análise de Estudos de Impacto Ambiental e padrões corporativos de gestão socioambiental (diagnóstico socioambiental, relacionamento comunitário, avaliação de risco e impacto social).


Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora de Responsabilidade Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atribuições: Gestão de processos de responsabilidade social corporativa e comunicação institucional (utilizar sistemas de gerenciamento de ações/projetos institucionais ); Elaborar, coordenar e monitorar carteira de projetos socioambientais; Analisar as demandas de apoio/patrocínio dos stakeholders; Coordenar, executar e avaliar os resultados do planejamento de ações de Responsabilidade Socioambiental ; Garantir alinhamento dos apoios/patrocínios ( Sede e refinarias ) com a estratégia e a identidade visual da Petrobras ; Analisar os resultados das avaliações periódicas da satisfação das partes interessadas e do indicador de Imagem da Petrobras; Representar o Abastecimento no Grupo de Trabalho (GT) Indicadores e Certificações em Responsabilidade Social e Ambiental da Petrobras ? Comitê de Responsabilidade Social Petrobras; Representar o Abastecimento na Comissão de Elaboração e Avaliação de Relatórios de Responsabilidade Social e Ambiental da Petrobras ? Comitê de Responsabilidade Social Petrobras; Representar o Abastecimento na Comissão do Índice Dow Jones ? Comitê de Responsabilidade Social Petrobras. Principais realizações: Implantei, juntamente com minha equipe, um sistema de seleção e monitoramento de investimentos em projetos socioambientais com critérios de seleção, indicadores de processo e resultado, metas de gestão, e padrão de execução do sistema, o que resultou no alinhamento corporativo das ações de relacionamento com a comunidade, contribuindo para elevar o índice do indicador de imagem da Companhia em 10%. Consolidei os dados do Abastecimento relacionados aos indicadores de sustentabilidade ( indicadores Ethos, Centro Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável ? CEBDS, Global Reporting Iniciative ? GRI, Dow Jones Sustentability Index - DJSI ) para a elaboração do Balanço Social/2005.


Petróleo Brasileiro S/A, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atribuições: Assessorar clientes internos ( gerências da Petrobras na Amazônia );Assistência ao Serviço de Comunicação da Petrobras ( Sercom ? Rio de Janeiro ); Elaborar Plano Anual de Atividades Estratégicas de Comunicação e Marketing Institucional; Elaborar recursos informativos, notas e releases para imprensa; Elaborar Clipping de jornais e revistas, impresso e eletrônico; editar Jornal Interno; editar notícias Intranet; Coordenar patrocínio do Projeto Peixe-boi da Amazônia. Principais realizações: Realizei campanhas do Programa de " Qualidade de Vida" ( ginástica Laboral, Reeducação Alimentar e Exame Médico Periódico, visitas de familiares aa Província de Urucu). Promovi ações dos projetos sociais do programa de Educação e Cidadania da Petrobras: Projeto Acesso, Acelera Brasil e Alfabetização Solidária, nos municípios de Coari e Caoari no Amazonas. Coordenei e realizei, em parceria com a equipe da área de meio ambiente, a Feira de Meio Ambiente da Petrobras na Amazônia. Realizei, em parceria com os funcionários da empresa, a distribuição de presentes de Natal nas comunidades Ribeirinhos ( matéria jornalística exibida no Jornal Nacional/99 ). Elaborei padrões de comunicação em atendimento às normas da certificação internacional ISO 9001. Promovi campanhas de divulgação da certificação ISO 14001, BS8800 e ISO 9001. Organizei, em parceria com a equipe de assessores de imprensa da Sede, o evento de ceretificação ISSO 14001 na área industrial da Petrobras na Amazônia, com a presença de várias autoridades governamentais, e do Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, Ministros e presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul. Produzi, cpom a equipe de produtora contratada, os vídeos institucionais: ?Petrobras na Amazônia, a empresa certa no lugar certo?; ?Petrobras um compromisso com a Amazônia? ? ganhador do prêmio Aberje/99 categoria Vídeo de Comunicação Externa, ? Petrobras e meio ambiente, uma parceria de vida na Amazônia?


Fundo de Pensão do BNDES, FAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Responsabilidade Socioambiental, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atribuições: Diagnosticar e analisar a gestão de Responsabilidade Socioambiental; identificar oportunidades e riscos à imagem da instituição; criar e desenvolver projetos de socioambientais e acompanhá-los com indicadores de resultados.Principais realizações: Elaborei proposta de Programa de Responsabilidade Socioambiental (planejamento e gestão) diretrizes socioambientais e plano de ação ? com base na Sustentabilidade do Sistema Financeiro.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Neurociências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, M. M. S.. Comunicação Integrada da Empresa com os Stakeholders: Uma Experiência Amazônica de Inovação Social nas Práticas Organizacionais.. In: XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2015, Manaus. XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, M. M. S.. Transtorno de Déficit de Natureza na Infância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OLIVEIRA, M. M. S.. Programa de Desenvolvimento Territorial no Maranhao. 2012.

2.
OLIVEIRA, M. M. S.. Programa Corporativa de Gestão Integrado do Territorio. 2012.

3.
OLIVEIRA, M. M. S.. Programa Corporativo de Desenvolvimento Local. 2012.

4.
OLIVEIRA, M. M. S.. Diretrizes Socioambientais para Fundo de Pensão. 2010.

Trabalhos técnicos
Demais trabalhos
1.
OLIVEIRA, M. M. S.; Paula Esteban . A criação de valor compartilhado na Amazônia: uma experiência de inovação social nas práticas organizacionais em zona remota do Vale do Jari.. 2015 (livro ?Transformação Organizacional para a Sustentabilidade:desenvolvendo um sistema de gestão de re) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Colóquio Internacional de Semiótica ? COLSEMI.Do sentido ao sentir: uma perspectiva da semiótica cognitiva para a prática de mindfulness. 2017. (Outra).

2.
I Congresso Acadêmico de Medicina da UFRJ. Transtorno de Déficit de Natureza na Infância. 2017. (Congresso).

3.
I Colóquio dos programas de Ensino e educação da UFRJ ? GT: Educação em saúde, biodiversidade de meio ambiente. NUTES e IBqM/UFRJ.Uma perspectiva da neurociência aplicada à aprendizagem para o fenômeno Transtorno do Deficit da Natureza. 2016. (Outra).

4.
I Encontro Criança e Natureza Nordeste.Criança e Natureza. 2016. (Encontro).

5.
I Seminário Criança e Natureza RJ.Criança e Natureza. 2016. (Seminário).

6.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 - ?Ciência alimentando o Brasil?.Alimentando o cérebro - como percebemos os alimentos?. 2016. (Outra).

7.
VIII Jornada de Pós-graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde - NUTES/UFRJ - tema Cidadania e Educação em Ciências e Saúde..Uma perspectiva da neurociência aplicada à aprendizagem para o fenômeno Transtorno do Deficit da Natureza. 2016. (Outra).

8.
I Simpósio Internacional sobre Ciência para Educação - evento satélite do Congresso Mundial sobre o Cérebro (IBRO ) RJ..Neurociência. 2015. (Simpósio).

9.
I Conferencia Estadual de Desenvolvimento Regional.Financiamento do Desenvolvimento Regional. 2012. (Outra).

10.
Harvard University - ?Green CSR: What?s the role of Corporations in Addressing Eviromenmental Challeges??. 2007. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, M. M. S.. Transtorno de Déficit de Natureza na Infância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Eventos/ Curso - 2015/2016:

Maio/Junho/Novembro 2016 - Semente - Educação com Significado, com José Pacheco (Fundador da Escola da Ponte -Porto, Portugal e do Projeto Âncora - Cotia, SP), Ivana Jauregui (impulsionadora do movimento por uma Educação Viva e Consciente, fundadora da Escola Viva Inkiri -Piracanga ? Brasil; e co-fundadora da Escuela del Bosque - La Paloma - Uruguai); Dominic Barter (precursor dos Círculos Restaurativos e da Comunicação Não-Violenta no Brasil); Carla Ferro (filósofa e escritora, pesquisadora sobre desescolarização); Gandhy Piorski (artista plástico, pesquisador das práticas da criança em comunidades tradicionais).
Maio/2016 - Neurociência do consumidor
Jun/Julho/2016 - Curso Criança e Natureza - a importância da relação entre a criança e natureza, com referências de estudos que ressaltam a importância da natureza para o pleno desenvolvimento infantil, orientações práticas de como se abrir para estimular as crianças a brincarem com a natureza e vivências ao ar livre.
Out/Nov-2016 ? Voz, Mente e Cérebro - potencial de comunicação treinando habilidades sociais, improvisação, foco, memória, afinação, sonoridades e os canais de aprendizagem: auditivo, visual e cenestésico, através da música e do canto coletivo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 11:17:52