Gabriele Vieira Neves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1038698267651006
  • Última atualização do currículo em 14/09/2018


Doutoranda em Ciências da Linguagem (UNISUL), Mestre em Educação (2011), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2014), e Licenciada em História (2008) pela Universidade de Caxias do Sul. Professora de Fundamentos e Metodologias da EaD e Educação Bilíngue no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Campus Palhoça Bilíngue. Possui certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras e para o Uso e Ensino de Libras com certificado emitido pelo Exame Nacional de Proficiência em Libras - PROLIBRAS 2009 / 2015, do Ministério da Educação MEC/INEP/UFSC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriele Vieira Neves
Nome em citações bibliográficas
NEVES, G. V.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A INFÂNCIA DA LINGUAGEM NAS IMAGENS DA INFÂNCIA: O APARECIMENTO DA CRIANÇA SURDA NA ARTE DE?VIA COMO GESTO POLÍTICO DE RESISTÊNCIA,
Orientador: Dilma Beatriz Rocha Juliano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cultura Surda; arte surda; De'VIA; linguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2009 - 2011
Mestrado em Educação.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: Educação dos Surdos em Caxias do Sul de 1960 a 2010: Uma história escrita por várias mãos,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Dr. Evaldo Antônio Kuiava.
Palavras-chave: História e Filosofia da Educação; Educação de Surdos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Surdos.
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2014
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 600h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: O Olhar Psicopedagógico na Educação de Surdos.
Orientador: Carla Beatris Valentini.
2004 - 2008
Graduação em História.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos (PROUNI), PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2102
Extensão universitária em Inglês - Pré- Intermediário I. (Carga horária: 60h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Avaliacão de Usabilidade. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Formacão Continuada em Educação Especial: Perspectiva da Ed. Inclusiva. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2017 - 2017
Docentes Ingressantes na Rede Federal de Educação profissional e tecnológic. (Carga horária: 80h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2016 - 2016
Formacão Continuada em Tecnologias para a Educação. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2016 - 2016
Desenho de Cursos: introdução ao modelo ADDIE. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Formação Continuada em Educação a Distância. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2016 - 2016
Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
eMAG Conteúdista. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Noções Gerais de Direitos Autorais. (Carga horária: 10h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
PROLIBRAS para o Uso e Ensino de Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Avaliação e Diagnóstico Psicopedagógico. (Carga horária: 5h).
Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção RS, ABPP- RS, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Inglês - Pré Intermdediário II. (Carga horária: 60h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2013 - 2013
Surdez associada a outros comprometimentos. (Carga horária: 8h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2013 - 2013
Atendimento à Criança Surda na Educação Infantil. (Carga horária: 4h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2013 - 2013
Ensino de Matemática para Surdos - Ens. Fundamenta. (Carga horária: 4h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2013 - 2013
Yoga Shikshaka - Instrutora II. (Carga horária: 196h).
UNISHÂNKARA Yoga Ashram, UYA, Brasil.
2012 - 2012
Seminário de Formação Pedagógica p/ atuação em EAD. (Carga horária: 60h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Inglês Básico III. (Carga horária: 60h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Inglês - Básico II. (Carga horária: 60h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Inglês Básico II. (Carga horária: 60h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Capacitação em Prática de Pesquisa na Graduação. (Carga horária: 12h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Michel Foucault e a Educação. (Carga horária: 15h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Inglês Básico I - Programa de Línguas Estrangeiras. (Carga horária: 60h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Escola e Pesquisa: um encontro possível 9ª Edição. (Carga horária: 100h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2009 - 2009
Seminário de Atualização Didático-Pedagógico. (Carga horária: 60h).
Universidade de Caxias do Sul / Núcleo de Pedagogia Universitária, NPU, Brasil.
2009 - 2009
PROLIBRAS-Exame Nacional de Proficiência em Libras.
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Espanhol Básico I. (Carga horária: 60h).
Universidade de Caxias do Sul, Programa de Línguas Estrangeiras, UCS - PLE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Gênero em Cena: Diferentes olhares sobre a constru. (Carga horária: 40h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Escola e Pesquisa: Um encontro possível, 8ª Edição. (Carga horária: 100h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Curso Básico de Língua de Sinais Nível I, II e III. (Carga horária: 180h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Educação de Jovens e Adultos em Discussão. (Carga horária: 40h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora de Estudos Sociais AII, Carga horária: 20
Outras informações
Professora na Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller, que atende alunos surdos de Caxias do Sul e região.

Atividades

03/2010 - 02/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino Religioso
Geografia
História

Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller, EEEEMHK, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: professora contratada, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12
Outras informações
Ministra as disciplinas de História e Sociologia para alunos surdos.

Atividades

10/2008 - 08/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
Filosofia
Sociologia
Ensino Religioso

Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Categoria Especial, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação no Programa de Integração e Mediação do Acadêmico, da Pró-Reitoria de Graduação.

Atividades

09/2009 - 02/2016
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras - Língua Brasileira de Sinais
Universidade e Sociedade
08/2007 - 03/2008
Estágios , Pró-Reitoria de Graduação, .

Estágio realizado
Atuação no Programa de Integração e Mediação do Acadêmico - PIMA que atende os acadêmicos com necessidades especiais..
01/2006 - 08/2007
Estágios , Pró-Reitoria de Extensão, .

Estágio realizado
Atuação na Pró-Reitoria de Extensão - Coordenadoria de Desenvolvimento Social, como apoio à operacionalização dos Programas e Projetos Sociais da Universidade..

Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2017 - Atual
Ensino, FIC de Atendimento ao Estudante Surdo - EaD, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
FIC de Atendimento ao Estudante Surdo
03/2017 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Palhoça Bilíngue, .

Cargo ou função
Articuladora do Polo EaD do Curso de Pedagogia Bilíngue.
02/2017 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Educação de Surdos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação de Surdos
02/2017 - Atual
Ensino, Tecnológo em Produção Multimídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Surda
02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sujeito Surdo: Cultura, identidade e Diferença
02/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia Bilíngue, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Integrador I
12/2016 - 02/2017
Extensão universitária , Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Palhoça Bilíngue, .

Atividade de extensão realizada
Oficinas de formação de professores para o trabalho com o público surdo.
08/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cultura Surda
Design Instrucional
Libras I
03/2016 - 07/2016
Ensino, Pós Graduação em Educação de Surdos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso
03/2016 - 07/2016
Treinamentos ministrados , Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Palhoça Bilíngue, .

Treinamentos ministrados
Curso de Introdução à Libras e à Cultura Surda - EaD


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Objetos de aprendizagem digitais bilíngues para o ensino de Libras como primeira língua (L1)
Descrição: Tendo em vista que ainda há uma grande carência de objetos de aprendizagem digitais voltados para aquisição da Libras ? Língua de Sinais Brasileira, o objetivo do projeto é projetar e produzir objetos de aprendizagem digitais bilíngues para o ensino de Libras como primeira língua (L1). A metodologia utilizada para a produção de objetos digitais de aprendizagem seguirá o modelo ADDIE de planejamento, que prevê cinco etapas: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Após a finalização dos objetos de aprendizagem e sua devida avaliação no contexto do grupo de pesquisa, ocorrerá a validação destes objetos nas turmas de Libras como L1 do IFSC Palhoça Bilíngue. O feedback dos usuários será registado por meio de formulários de avalição entregues aos alunos e aos professores de Libras. A finalização do projeto ocorrerá com aquilo que Demo (2011) chama de um diálogo inteligente com a realidade: através de um artigo acadêmico que sistematize e reflita sobre os resultados obtidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Gabriele Vieira Neves - Coordenador / Edlene Alves de Lima - Integrante / Maria Eduarda Chaves - Integrante / Pamela da Rosa Martins - Integrante / Samuel Xavier da Costa - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Santa Catarina - Bolsa.
2017 - 2017
Educação Bilíngue e tecnologias: panorama da educação de surdos nas escolas municipais de Palhoça.
Descrição: O presente estudo tem como objetivo investigar a utilização das TIC?s (tecnologias de informação e comunicação) nas escolas municipais de Palhoça - Santa Catarina - que possuem estudantes surdos matriculados. A partir do diálogo entre o material empírico coletado e as discussões teóricas sobre tecnologias educacionais, buscou-se compreender a contribuição das TIC?s para a educação de surdos numa perspectiva bilíngue. A metodologia baseou-se na análise qualitativa de questionários respondidos por professores regentes e professores de salas de recursos da Rede Municipal de Ensino de Palhoça. Os resultados obtidos apontaram para uma precariedade da estrutura tecnológica das escolas municipais que possuem estudantes surdos, as quais, em sua grande maioria, não possui laboratório de informática. Foi identificada a demanda por capacitação na área de educação de surdos e na área de tecnologias educacionais, pois, a maioria dos docentes afirmou não ter feito cursos nestas áreas. Concluiu-se que é de extrema importância o investimento do poder público em uma melhor infraestrutura tecnológica e de formação para os docentes que atuam com o público surdo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gabriele Vieira Neves - Coordenador / Edlene Alves de Lima - Integrante / Maria Eduarda Chaves - Integrante / Pamela da Rosa Martins - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Santa Catarina - Bolsa.
2009 - 2009
OS SURDOS E AS TIC's: O AMBIENTE VIRTUAL COMO ESPAÇO DE TROCAS INTERCULTURAIS E INTERSUBJETIVAS
Descrição: Vivemos em um mundo onde as novas tecnologias de comunicação transformaram nossas relações com o tempo e o espaço, provocando mudanças também nas nossas formas de relacionamento subjetivo e intersubjetivo. Neste contexto, cabe à educação refletir sobre o papel das tecnologias na formação desses novos sujeitos, que se apropriam e se inserem cada vez mais cedo no mundo das relações virtuais. Mas será que as tecnologias têm favorecido a conexão dos surdos entre si e com o mundo, ou seja, será que elas têm servido para potencializar a comunicação e dar sentido às informações que chegam a estes sujeitos? Neste sentido, a presente pesquisa objetiva investigar quais tecnologias estão sendo mais utilizadas pelos surdos estudantes do ensino médio, e como eles fazem uso delas em seu cotidiano. Foram entrevistados trinta alunos de uma escola especial de ensino médio, através de questionários estruturados e auto-aplicáveis. Constatou-se que a maioria dos entrevistados sabe usar o computador e tem acesso à internet, entretanto, em 36% dos casos, a maior dificuldade para utilizar estas tecnologias encontra-se na necessidade de domínio da língua portuguesa. A tecnologia apontada como mais utilizada para comunicação foi o MSN e o site mais acessado o Orkut, observando-se a valorização da internet muito mais como forma de relacionamento do que como fonte de informação. As repostas foram analisadas a partir do referencial teórico dos Estudos Culturais (Hall, Bauman), dos Estudos Surdos (Lopes, Skliar) e do uso das tecnologias na educação (Valentini). Palavras-chave: surdez ? educação ? tecnologias.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
História da Educação dos surdos em Caxias do Sul de 1960 à 2010.
Descrição: Ao longo da história, aos surdos foi negado o direito de se comunicarem e de serem educados em sua língua natural: a língua de sinais. Esta impossibilidade de serem educados em uma língua que lhes fosse acessível, ora os colocou às margens dos processos formais de educação, ora os submeteu a instituições que visavam apagar sua diferença, numa busca constante de transformar o surdo em alguém que ouve e fala, ou seja, em alguém de acordo com os padrões de normalidade vigentes. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é investigar como ocorreu o processo de educação escolar dos surdos no município de Caxias do Sul ? RS, no período de 1960 à 2010, tendo como referencial teórico-metodológico os estudos de Michel Foucault sobre a História, sobre a invenção da normalidade e os dispositivos disciplinares. As fontes utilizadas serão: decretos de criação da escola, correspondências, livros de atas, projetos pedagógicos, fotografias, e principalmente, as narrativas dos surdos que estudaram na escola no referido período. A importância deste estudo se deve ao fato de que, assim como outras chamadas minorias culturais, os surdos de Caxias do Sul têm sua história narrada apenas no plano do relato informal, passado de geração a geração. Registrar sua história é não permitir que sua trajetória de luta por participação social e efetivação de direitos se perca no tempo, valorizando sua cultura e suas experiências enquanto seres humanos e enquanto comunidade que também contribuiu para a construção da história do município. História da Educação ? Educação de surdos - normalidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
UNIVERSIDADE E DIVERSIDADE: O OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
Descrição: A pesquisa foi desenvolvida no período de março a agosto de 2008, vinculada ao curso de extensão ?Escola e Pesquisa: Um encontro possível?, promovido pela Universidade de Caxias do Sul. Participar da vida acadêmica, seja como professor, aluno ou funcionário pressupõe defrontar-se diariamente com o desafio de conviver e trabalhar com a diversidade humana em todas as dimensões. Diante dessa realidade plural, procuramos conhecer que opinião os professores dos Cursos de Licenciatura da Universidade de Caxias do Sul têm sobre o processo de inclusão no ensino superior e de que forma estes pontos de vista influenciam nas estratégias que são utilizadas por estes docentes para incluir os acadêmicos em condições especiais. Os questionários, contendo questões abertas e fechadas, foram aplicados pessoalmente pela pesquisadora e auto-aplicados através de correio eletrônico dos professores que, em ambos os casos, foram escolhidos aleatoriamente. A pesquisa nos mostrou que a maioria dos entrevistados acredita ser importante a inclusão no ensino superior, entretanto, há uma preocupação com a falta de preparo e de formação específica para receber os alunos em condições especiais. Pudemos perceber também que, apesar de se declararem despreparados para atender estes alunos, uma parte considerável dos entrevistados fazia adaptações curriculares para atender às necessidades específicas, sendo que estas adaptações foram em sua maioria baseadas nas sugestões dos próprios alunos envolvidos. Além disso, ficou evidenciada a preocupação com a manutenção da qualidade do ensino, principalmente no que concerne à questão da avaliação, que na opinião dos professores não deve ser de forma alguma ?facilitada?, mas sim adaptada às necessidades específicas de cada aluno. Como referencial teórico para a análise dos dados, foram utilizadas obras de Maria Tereza Égler Mantoan, Philippe Perrenoud, Stuart Hall e tópicos da Legislação Nacional e Internacional sobre inclusão. Trata-se.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Oficinas de Formação de professores para o trabalho com o público surdo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Surdos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.


Idiomas


Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Láurea Acadêmica, Universidade de Caxias do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
NEVES, G. V.. Educação Brasileira na atualidade: entra a universalização e a qualidade. In: Dayse Lange Albeche. (Org.). Universidade e Sociedade: Visões de um Brasil em construção. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2012, v. 1, p. 223-229.

2.
NEVES, G. V.; ZEVALLOS, V. P. G. . Assinatura e autoria: um estudo a partir de Derrida e Foucault. In: Evaldo Antonio Kuiava, Jaqueline Stefani. (Org.). Identidade e Diferença: considerações filosóficas. Caxias do Sul: Educs, 2010, v. , p. 143-153.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, G. V.; Lima, Edlene Alves ; Chaves, Maria Eduarda ; MARTINS, P. R. ; SCHUSSLLER, B. . Educação Bilíngue e Tecnologias: panorama da educação de surdos nas escolas municipais de Palhoça (SC). In: CIET:EnPED:2018 Congresso Internacional de Educacão e Tecnologias, 2018, São Carlos. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento, 2018.

2.
NEVES, G. V.; VIEIRA, S. Z. ; RAMOS, F. M. ; JUNG, A. P. . Formação de servidores públicos do Instituto Federal de Santa Catarina na modalidade EaD: O ensino de Libras e Cultura Surda.. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SIED:EnPED:2016)., 2016, São Carlos. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SIED:EnPED:2016). ?Formação, Tecnologias e Cultura Digital?.. São Carlos: UFSCAR, 2016.

3.
NEVES, G. V.; BOEIRA, A. F. . Blogs como estratégia pedagógica na aprendizagem de estudantes surdos: possibilidades e desafios. In: XV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte - MG. Anais do XV Endipe: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

4.
NEVES, G. V.. Percursos Históricos da Educação de Surdos em Caxias do Sul. In: IX ANPED SUL, 2010, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica. Caxias do Sul: Educs, 2012.

5.
NEVES, G. V.. Os surdos e as novas tecnologias de informação: o ambiente virtual como espaço de trocas interculturais e intersubjetivas. In: VI Congresso Internacional de Educação. Educação e Tecnologias: sujeitos (des)conectados, 2009, São Leopoldo. VI Congresso Internacional de Educação. Educação e Tecnologias: sujeitos desconectados?, 2009. v. 1.

6.
NEVES, G. V.. Diferentes olhares sobre a história da educação dos surdos: possíveis aproximações entre história cultural e estudos surdos. In: XV Encontro Sul Riograndense de Pesquisadores em História da Educação, 2009, Caxias do Sul. XV Encontro Sul Riograndense de Pesquisadores em Histrória da Educação, 2009.

7.
NEVES, G. V.. Ensino de História para alunos surdos de ensino médio: desafios e possibilidades. In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2009, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação, 2009.

8.
ZEVALLOS, V. P. G. ; KUIAVA, E. A. ; NEVES, G. V. . Surdez e Diferença: um estudo a partir do conceito de Cultura. In: III Seminário Nancional de Filosofia e Educação - SENAFE - Confluências, 2009, Santa Maria. III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências, 2009.

9.
NEVES, G. V.. Os surdos e as TIC'S : o ambiente virtual como espaço de trocas interculturais e intersubjetivas. In: IX Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível, 2009, Caxias do Sul. Anais do IX Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível. Caxias: EDUCS, 2009.

10.
NEVES, G. V.. A memória como direito: contribuições da História da Educação para o processo de inclusão dos surdos. In: Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas - SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas, 2009.

11.
NEVES, G. V.; BERTOLDO, F. ; STECANELA, N. . Universidade e diversidade: o olhar dos professores sobre a inclusão no ensino superior. In: VIII Seminário Escola e Pesquisa: Um encontro possível, 2008, Caxias do Sul. Anais do VIII Seminário Escola e Pesquisa: Um encontro possível. Caxias do Sul: EDUCS, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, G. V.; RAMOS, F. M. ; VIEIRA, S. Z. ; JUNG, A. P. . Ensino de Libras e Cultura Surda: capacitação de servidores do IFSC na Modalidade EaD. In: SEPEI - Seminário de Ensino Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, 2016, Criciúma. SEPEI - Seminário de Ensino Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC 2016, 2016.

2.
NEVES, G. V.. Ensino de História para surdos: reconstruindo tempos e espaços com as mídias digitais. In: Conversações Pedagógicas, 2013, Caxias do Sul. Conversações Pedagógicas: Caderno 14. Caxias do Sul: Secretaria Municipal de Educação, 2013. v. 14.

3.
NEVES, G. V.. Práticas e desafios do ensino de História para aluno surdos de ensino médio. In: XV Jornada de Ensino de História e Educação - Fontes e Ensino de História, 2009, Caxias do Sul. Caderno de Resumos XV Jornada de Ensino de História e Educação - Fontes e Ensino de História, 2009.

4.
NEVES, G. V.. A memória como direito: contribuições da História da Educação para o processo de inclusão dos surdos. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 2009, Campinas - SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Unicamp/FE; ALB, 2009. v. 1. p. 93-93.

5.
NEVES, G. V.. Os surdos e as novas tecnologias de informação: o ambiente virtual como espaço de trocas interculturais e intersubjetivas. In: VI Congresso Internacional de Educação. Educação e Tecnologias: sujeitos (des)conectados, 2009, São Leopoldo. VI Congresso Internacional de Educação: sujeitos desconectados?, 2009. v. 1.

6.
NEVES, G. V.; BERTOLDO, F. ; STECANELA, N. . Universidade e diversidade: o olhar dos professores sobre a inclusão no ensino superior. In: XVI Encontro dos Jovens Pesquisadores da UCS, 2008, Caxias do Sul. Caderno de Resumos do XVI Encontro dos Jovens Pesquisadores da UCS, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, G. V.; Lima, Edlene Alves ; SCHUSSLLER, B. ; MARTINS, P. R. . EDUCAÇÃO BILÍNGUE E TECNOLOGIAS: : PANORAMA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PALHOÇA (SC). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NEVES, G. V.; VIEIRA, S. Z. . Formação de servidores públicos do Instituto Federal de Santa Catarina na modalidade EaD: O ensino de Libras e Cultura Surda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NEVES, G. V.. Metodologias Bilíngues na Escola das Diferenças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NEVES, G. V.. Aprender é mudar: um novo conceito em Libras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NEVES, G. V.. Teatro e História: Interfaces com a Educação de Surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NEVES, G. V.. História da Edcação de Surdos em Caxias do Sul: relações de poder e estratégias de resistência.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NEVES, G. V.; BOEIRA, A. F. . Blogs como estratégia pedagógica na aprendizagem de estudantes surdos: possibilidades e desafios. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NEVES, G. V.. Práticas e desafios do ensino de História para alunos surdos de ensino médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NEVES, G. V.. Os surdos e as novas tecnologias de informação: o ambiente virtual como espaço de trocas interculturais e intersubjetivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
NEVES, G. V.. Diferentes olhares sobre a história da educação dos surdos: possíveis aproximações entre história cultural e estudos surdos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NEVES, G. V.. Ensino de História para alunos surdos de ensino médio: desafios e possibilidades. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
KUIAVA, E. A. ; ZEVALLOS, V. P. G. ; NEVES, G. V. . Surdez e Diferença: um estudo a partir do conceito de Cultura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
NEVES, G. V.. A memória como direito: contribuições da História da Educação para o processo de inclusão dos surdos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NEVES, G. V.; STECANELA, N. ; BERTOLDO, F. . Universidade e Diversidade: o olhar dos professores sobre a inclusão no ensino superior.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NEVES, G. V.. As imagens do Outro sobre a Cultura Surda. Caxias do Sul: Educs, 2010 (Resenha Crítica - Revista Conjectura: filosofia e educação).


Demais tipos de produção técnica
1.
NEVES, G. V.; VIEIRA, S. Z. ; RAMOS, F. M. . Introdução à Libras e à Cultura Surda. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NEVES, G. V.; GEORG, I.; VELLOSO, B. P.. Banca de Avaliação do Edital 53, de 10/06/2016, de Proceso Seletivo Simplificado para contratação de Professor por tempo determinado.. 2016. Instituto Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIED:EnPED:2016 (Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância),.Formação de servidores públicos do Instituto Federal de Santa Catarina na modalidade EaD: O ensino de Libras e Cultura Surda.. 2016. (Simpósio).

2.
XV Encontro das Escolas de Surdos do Rio Grande do Sul.Metodologias Bilíngues na Escola das Diferenças. 2015. (Encontro).

3.
Inclusão: Educação e Cuidado. 2013. (Outra).

4.
IX SEMINÁRIO INTERNO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA.Mil e uma ideias. 2013. (Seminário).

5.
IV Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. 2012. (Congresso).

6.
IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Percusos Históricos da Educação de Surdos em Caxias do Sul. 2012. (Seminário).

7.
2º Ciclo de Debates: Educação, Ética e Pós-modernidade. 2010. (Outra).

8.
I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação do Estado de Santa Catarina - UDESC. 2010. (Congresso).

9.
Pensamento da Diferença na Pesquisa em Educação. 2010. (Outra).

10.
Um professor fala, um professor escreve?. 2010. (Outra).

11.
X Seminário Escola e Pesquisa: Um encontro Possível"..Libras: De olho nas mãos!. 2010. (Seminário).

12.
XV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Blogs como estratégia pedagógica na aprendizagem de estudantes surdos: possibilidades e desafios. 2010. (Encontro).

13.
17º Congresso de Leitura do Brasil - COLE. A memória como direito: contribuições da História da Educação para a inclusão dos surdos. 2009. (Congresso).

14.
Fórum de Licenciaturas UCS -2009 "Educação: compromisso de todos para a construção de uma cultura de paz". 2009. (Outra).

15.
III Seminário Nancional de Filosofia e Educação - SENAFE - Confluências.Surdez e Diferença: um estudo a partir do conceito de Cultura. 2009. (Seminário).

16.
IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia - Políticas e práticas educativas: desafios da aprendizagem. Ensino de História para alunos surdos de ensino médio: desafios e possibilidades. 2009. (Congresso).

17.
IX Seminário Escola e Pesquisa: Um encontro possível.Os surdos e as TIC's: o ambiente virtual como espaço de trocas interculturais e intersubjetivas. 2009. (Seminário).

18.
Oficina de Libras aplicada à interpretação: Classificadores e gírias. 2009. (Oficina).

19.
V FEES - Fórum Estadual de Educação de Surdos. 2009. (Congresso).

20.
VI Congresso Internacional de Educação. Educação e Tecnologias: sujeitos (des)conectados?. Os surdos e as novas tecnologias de informação: o ambiente virtual como espaço de trocas interculturais e intersubjetivas. 2009. (Congresso).

21.
VIII Congresso IBOPE UNESCO: a pesquisa que ensina. 2009. (Congresso).

22.
XV Encontro Sul Riograndense de Pesquisadores em História da Educação.Diferentes olhares sobre a história da educação dos surdos: possíveis aproximações entre história cultural e estudos surdos. 2009. (Encontro).

23.
XV Jornada de Ensino de História e Educação. Práticas e desafios do ensino de História para alunos surdos de ensino médio. 2009. (Congresso).

24.
Congresso Internacional de Filosofia: Debate de Idéias e Cidadania.. 2008. (Congresso).

25.
Gênero em cena: diferentes olhares sobre a construção da feminilidade e da masculinidade através do cinema. 2008. (Outra).

26.
II Fórum Estadual de Educação de Surdos. 2008. (Simpósio).

27.
Surdos na escola: comunicação, ensino e inclusão. 2008. (Oficina).

28.
VII Congresso IBOPE UNESCO: A pesquisa que ensina. Universidade e Diversidade: o olhar dos professores sobre a inclusão no ensino superior. 2008. (Congresso).

29.
VIII Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível.Universidade e Diversidade: o olhar dos professores sobre a inclusão no ensino superior. 2008. (Seminário).

30.
XVI Encontro de Jovens Pesquisadores.Universidade e Diversidade: o olhar dos professores sobre a inclusão no ensino superior.. 2008. (Encontro).

31.
XVI Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS.Universidade e Diversidade: o olhar dos professores sobre a inclusão no ensino superior.. 2008. (Encontro).

32.
Encontro Babilônias do Planejamento. 2007. (Encontro).

33.
Fórum de Licenciaturas UCS - 2007: "A Identidade do Professor de Educação Básica". 2007. (Seminário).

34.
Fórum de licenciaturas UCS - 2007 A identidade do Professor da Educação Básica.Identidade, Diversidade e Representações Sociais: as Imagens da Alteridade no Processo Educativo. 2007. (Oficina).

35.
II Encontro dos Jovens Surdos do Rio Grande do Sul. 2007. (Encontro).

36.
Monitora na 4ª Edição Projeto UCS - Escola de Férias. 2007. (Outra).

37.
Programa Transforma. 2007. (Oficina).

38.
Semana Acadêmica de História: Teoria e Historiografia. 2007. (Outra).

39.
Semana da História 2007: A Conjuntura e os Movimentos Sociais Contemporâneos. 2007. (Outra).

40.
Etnicidade: Teoria e pesquisa. 2006. (Oficina).

41.
I Seminário Acadêmico UCS - Inclusão Social e Solidariedade Acadêmica.A Mitologia Grega como Conhecimento Interdisciplinar. 2006. (Seminário).

42.
Programa UCS Cidadão do Século XXI.Oficina de Mitologia Grega. 2006. (Oficina).

43.
Programa UCS Cidadão do Século XXI,."Oficina de Mitologia Grega". 2006. (Oficina).

44.
Programa UCS de Ação Comunitária. 2006. (Outra).

45.
Projeto UCS Saúde é Cidadania. 2006. (Outra).

46.
Semana Acadêmica do Curso de História - Soy loco por ti, América. 2006. (Outra).

47.
Vídeo debate: Os movimentos políticos e sociais na América Latina. 2006. (Outra).

48.
VIII Encontro Estadual dde História: História e Violência. 2006. (Encontro).

49.
VII Seminário Nacional de Educação em Valores Humanos. 2006. (Seminário).

50.
Workshop: O stress a seu favor. 2006. (Oficina).

51.
II Simpósio Internacional e X Fórum de Estudos Ítalo-brasileiro: 130 anos de imigração italiana no RS. 2005. (Simpósio).

52.
Semana Acadêmica de História: Educação Popular. 2005. (Outra).

53.
Vídeo debate: As 7 faces de Shakespeare na visão das Ciências Humanas - Módulo I. 2005. (Outra).

54.
Formação Histórica do Município de Flores da Cunha - Uma proposta prática para o ensino da História no Ensino Fundamental a partir da análise da produção historiográfica.. 2004. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NEVES, G. V.; GRAZZIOTIN, L. S. S. ; KUIAVA, E. A. . XV Sul Riograndense de Pesquisadores em História da Educação. 2009. (Congresso).

2.
NEVES, G. V.; VARGAS, A. Z. . VIII Encontro Estadual de História - História e Violência. 2006. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Talita Alves. Um olhar sobre as relações comunicativas no atendimento ao estudante surdo no IFSC - Campus Palhoça Bilíngue. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Educação de Surdos) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Gabriele Vieira Neves.



Outras informações relevantes


Bolsista voluntária no Observatório de Educação Infâncias e Juventudes da UCS, coordenado pela prof. Dra. Nilda Stecanela.

Possui Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras em nível superior com certificado emitido pelo Exame Nacional de Proficiência em Libras - PROLIBRAS 2009, do Ministério da Educação MEC/INEP/UFSC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 1:42:02