Marina de Castro Frid

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3559717213001688
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


Pesquisadora de pós-doutorado (PDR Nota 10 FAPERJ) no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Doutora e mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio. Possui graduação em Comunicação Social pela UFRJ. Foi pesquisadora visitante na School of History and Cultures da Universidade de Birmingham, RU (bolsista FAPERJ, 2016) no Departamento de Modern Culture and Media da Brown University, EUA (2017). Tem experiência na área de Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: tempo e imaginário social; antropologia do consumo; ficções de viagem no tempo; narrativa publicitária; representações midiáticas da mulher. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina de Castro Frid
Nome em citações bibliográficas
FRID, M.;FRID, Marina

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Pontifícia Universidade Católica - PUC
Gávea
22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21389200
URL da Homepage: http://www.iag.puc-rio.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Comunicação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
com período sanduíche em University of Birmingham (Orientador: Simon Yarrow).
Título: Espelhos do tempo: viagem e transitoriedade nas narrativas cinematográficas, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Everardo Pereira Guimarães Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação e representação; Tempo e imaginário social; Cinema; Ficção científica; Mito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2011 - 2013
Mestrado em Comunicação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A invenção do bem-estar: um estudo sobre mídia, consumo e a saúde contemporânea,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Everardo Pereira Guimarães Rocha.
Palavras-chave: Bem-estar; Revistas; Comunicação e consumo; Mídia e saúde; Cultura e representação social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2004 - 2007
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Branding nos esportes: uma análise sobre a marca dos Jogos Olímpicos.
Orientador: Eduardo Refkalefsky.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.


Formação Complementar


2008 - 2010
MBA em Gestão e desenvolvimento empresarial. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas: ADM 1249 - Práticas de Apresentação Corporativa ADM 1173 - Integradora IV


BRADESCO Seguros, BRADESCO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Visiting Research Student, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa de Estágio de Doutorado no Exterior da FAPERJ


Brown University, BROWN, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Visiting Research Fellow, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora visitante através do convênio CCCI PUC-Rio/ Brown University


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de pós-doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Supervisor: Prof. Muniz Sodré



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Viagens no tempo em narrativas cinematográficas
Descrição: O projeto envolve as etapas de busca, apreciação, inventário, classificação e análise de ficções de viagem no tempo em um conjunto de produções da indústria cinematográfica dos Estados Unidos. O objetivo final é compreender as concepções sobre o tempo elaboradas nos filmes e como estas se relacionam com aspectos do pensamento e das práticas do Ocidente moderno-contemporâneo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina de Castro Frid - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2016 - 2018
Periódico: Revista Entre.Meios


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRID, Marina2018FRID, Marina. Cidades, magias e consumos: os bens e as lojas de departamentos na vida moderna. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 20, p. 16-31, 2018.

2.
Rocha, Everardo2016Rocha, Everardo ; FRID, M. ; Corbo, William . Modas de mulher, modos de comércio: camadas médias, cultura e economia na história do consumo moderno. Horizontes Antropológicos (Online), v. 22, p. 217-247, 2016.

3.
ROCHA, E.2016 ROCHA, E. ; FRID, M. . Classified beauty: Goods and bodies in Brazilian womens magazines. Journal of Consumer Culture, v. April, p. 01-20, 2016.

4.
ROCHA, Everardo2015ROCHA, Everardo ; FRID, Marina ; CORBO, William . A corte, o chá e o voto: o consumo como arena política. In Texto (UFRGS. Online), v. 1, p. 322-341, 2015.

5.
ROCHA, Everardo2014ROCHA, Everardo ; FRID, Marina ; CORBO, William . Negócios e Magias: Émile Zola, Au Bonheur des Dames e o consumo moderno. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 11, p. 51-71, 2014.

6.
ROCHA, E.2013ROCHA, E. ; FRID, M. . In Perfect Shape Media Representations of Women?s Health in Brazil. Mediterranean Journal of Social Sciences, p. 474-481, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina . Consumption and Body Images: A Textual Analysis of Women s Magazines in Brazil. 1. ed. Londres: SAGE Publications Ltd, 2018.

2.
Rocha, Everardo ; FRID, Marina ; Corbo, William . O paraíso do consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, PUC-Rio, 2016. v. 1. 264p .

3.
ROCHA, Everardo (Org.) ; FRID, Marina (Org.) . Os antropólogos: de Edward Tylor a Pierre Clastres (Clássicos das Ciências Sociais). 1. ed. Petrópolis; Rio de Janeiro: Vozes; PUC-Rio, 2015. v. 1. 298p .

Capítulos de livros publicados
1.
Rocha, Everardo ; FRID, Marina ; Corbo, William . Antropologia do consumo: notas para uma história cultural das compras. In: AZEVEDO JUNIOR, A; FILHO, C; CAMARGO, H. W.; CRESTO, L.. (Org.). Reflexões sobre mídia e consumo. 1ed.Curitiba: Syntagma Editores, 2018, v. , p. 14-19.

2.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina . Os antropólogos: escolhas, faltas e o inacabado de todas as listas. In: Rocha, Everardo; Frid, Marina. (Org.). Os antropólogos: de Edward Tylor a Pierre Clastres (Clássicos das Ciências Sociais). 1ed.Petrópolis; Rio de Janeiro: Vozes; PUC-Rio, 2015, v. 1, p. 7-14.

3.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina . Mary Douglas (1921-2007). In: Rocha, Everardo; Frid, Marina. (Org.). Os antropólogos: de Edward Tylor a Pierre Clastres (Clássicos das Ciências Sociais). 1ed.Petrópolis; Rio de Janeiro: Vozes; PUC-Rio, 2015, v. 1, p. 225-239.

4.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina . La paradoja del faquir: cuerpo, poder y ideología en las revistas femininas brasileñas. In: Sheila Liberal Ormaechea; Piedad Fernández Perea. (Org.). Últimos estudios sobre Publicidad: de 'Las Meninas' a los tuits. 1ed.Madrid: Fragua, 2014, v. , p. 561-576.

5.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina . A forma perfeita: o bem-estar e o modelo da mulher de revista. In: Everardo Rocha; Claudia Pereira. (Org.). Cultura e imaginação publicitária. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad Editora e Editora PUC-Rio, 2013, v. , p. 75-90.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRID, Marina; CORBO, William . Um brinde ao Diderot: cultura, imaginário e publicidades de cerveja. In: XXVI Encontro Nacional da Compós, 2017, São Paulo. XXVI COMPÓS: SÃO PAULO/SP, 2017.

2.
FRID, Marina. Temporalidades e sintonias: o encontro com os 'outros' no filme A Chegada. In: VII Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. VII Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ. Rio de Janeiro: PPGAS Museu Nacional/ UFRJ, 2017.

3.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina ; CORBO, William . As compras e o tempo: o consumo e a construção das ?novas? classes médias. In: XII Conlab, 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015, 2015, Lisboa. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015. Lisboa: Leading Congressos, 2015. p. 4915-4926.

4.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina . Beleza comprada: corpo, sociabilidade e ideologia nas revistas femininas. In: XXIII Encontro Anual da Compós, 2014, Belém. Anais do 23º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, de 27 a 30 de maio de 2014. Belém: Compós, 2014.

5.
ROCHA, Everardo ; FRID, M. ; CORBO, William . Negócios e Magias: Émile Zola, Au Bonheur des Dames e o consumo moderno.. In: Comunicon - Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2014, São Paulo. 4º Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. São Paulo: ESPM, 2014.

6.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina . In perfect shape: media representations of women's health in Brazil. In: 3° International Conference on Human and Social Sciences, ICHSS 2013, 2013, Roma. Conference proceedings. Roma: MCSER Publishing, 2013. v. 4. p. 474-481.

7.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina . A mulher saudável: representações midiáticas do ideal contemporâneo. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação / DT 6 ? GP Comunicação e Culturas Urbanas, 2012, Fortaleza. XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRID, Marina. Change and permanency: notes on the temporalities of media narratives. In: New Directions in Media Research 2016, 2016, Leicester. New Directions in Media Research June 2016. Leicester: University of Leicester, 2016. v. 1. p. 18-18.

2.
FRID, Marina. The Logic of Creative Processes and Cultural Meanings of Media Narratives. In: Mapping the material, 2016, Londres. Looking for Agency: The Politics of the Material and Beyond. Londres: University College London (JFIGS), 2016. v. 1. p. 16-16.

3.
FRID, Marina. Lost in the Amazon? Media narratives, visibility and distances in time. In: CMCI PhD Conference 2016, 2016, Londres. (In)Visible Cultures. Londres: King's College, 2016. v. 1. p. 43-44.

4.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina . Dona Flor and Scarlett O'Hara: a comparative analysis of Brazilian and United States cultural imagination. In: Association of Social Anthropologists of the UK and Commonwealth Annual Conference, 2016, Durham. ASA 2016: Footprints and futures: the time of anthropology. Durham: Durham University, 2016. p. 108-108.

Apresentações de Trabalho
1.
FRID, Marina. Consumo, publicidade e identidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FRID, Marina. Lojas de departamentos, consumo e sociabilidade na vida moderna. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FRID, Marina. Temporalidades e sintonias: o encontro com os ?outros? no filme A Chegada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FRID, Marina; CORBO, William . Um brinde ao Diderot: cultura, imaginário e publicidades de cerveja. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FRID, Marina. Change and permanency: notes on the temporalities of media narratives. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FRID, Marina. The Logic of Creative Processes and Cultural Meanings of Media Narratives. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
FRID, Marina. Lost in the Amazon? Media narratives, visibility and distances in time. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina . Dona Flor and Scarlett O'Hara: a comparative analysis of Brazilian and United States cultural imagination. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ROCHA, E. ; FRID, M. ; CORBO, W. . As compras e o tempo: o consumo e a construção das ?novas? classes médias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ROCHA, E. ; FRID, M. . La paradoja del faquir: cuerpo, poder y ideología en las revistas femininas brasileñas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ROCHA, E. ; FRID, M. . Chasing the dreamlike body: Magic, ideology and the woman's images in Brazilian magazines. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ROCHA, E. ; FRID, M. . Beleza comprada: corpo, sociabilidade e ideologia nas revistas femininas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ROCHA, E. ; FRID, M. . In perfect shape: media representations of women?s health in Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ROCHA, E. ; FRID, M. . A mulher saudável: representações midiáticas do ideal contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FRID, M.. Mídia, consumo e saúde contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
FRID, Marina. Religião, crença e sociedade: perspectivas antropológicas. Rio de Janeiro: Revista Alceu, Editora PUC-Rio, 2015. (Tradução/Artigo).

2.
FRID, M.. Fatores de risco em saúde: o manual de gerenciamento. Rio de Janeiro: E-Papers, 2014. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FRID, Marina. Journal of Communication Inquiry. 2018.

2.
FRID, Marina. XV Póscom - Seminário de Alunos de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. 2018.

3.
FRID, Marina. XIV Póscom - Seminário de Alunos de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. 2017.

4.
FRID, Marina. 8th International Child and Teen Consumption (CTC). 2017.

5.
FRID, Marina. Tiempo & economía. 2016.

6.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina . Journal of Consumer Culture. 2016.

7.
FRID, Marina. XIII Póscom - Seminário de Alunos de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. 2016.

8.
FRID, Marina. 8º Congresso dos Estudantes de Pós-graduação em Comunicação / XII Seminário de Alunos de Pós-graduação da PUC-Rio. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FRID, M.. Professor David Gange discute impactos das tecnologias da comunicação em diferentes culturas.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FRID, M.. Pesquisa analisa interação entre cultura material e religião.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FRID, M.. Antropóloga britânica analisa representações femininas.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
FRID, M.. Diminuindo tudo (Revista Joyce Pascowitch). 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
FRID, Marina; CORBO, William . Ideais de beleza feminina - Brasil Colonial e Imperial. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
CORBO, W. ; FRID, M. ; ROCHA, E. . O vôo do pássaro: um estudo sobre a cultura brasileira. 2014. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FRID, Marina; Assad, Lea; AMORIM, Marcela. Participação em banca de Ana Luiza Fonseca.Férias e consumo colaborativo: o caso do AirBnb. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
FRID, Marina; Assad, Lea; AMORIM, Marcela. Participação em banca de Carolina D'Aranchy..Novas tecnologias e a comunicação de empresas com consumidores.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
FRID, Marina; Assad, Lea; AMORIM, Marcela. Participação em banca de Leonardo Brasil Monteiro.Marketing empresarial nas mídias sociais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
FRID, Marina; Assad, Lea; AMORIM, Marcela. Participação em banca de Pablo Andres Ferreira.Jovens seguros: um estudo sobre a publicidade do mercado segurador.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
FRID, Marina; Assad, Lea; AMORIM, Marcela. Participação em banca de Raphael Bernardes Grillo de Brito.Perfil do consumidor do mercado de cavalos da raça Mangalarga Marchador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
FRID, Marina; Assad, Lea; AMORIM, Marcela. Participação em banca de Sillas Bezerra de Souza.Chapecoense: marketing após a tragédia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
FRID, Marina; Assad, Lea; AMORIM, Marcela. Participação em banca de Vanessa Alves Paiva.Consumo de televisão por assinatura: um estudo na comunidade da Rocinha. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
FRID, Marina; DURO, Jorge; Goulart, Evandro. Participação em banca de Alexandre Kraus de Andrade.Segmentação de clientes e mix de produtos da Osklen. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
FRID, Marina; DURO, Jorge; Goulart, Evandro. Participação em banca de Edson Ricardo Costa.Perfil do consumidor de cerveja Artesanal: um estudo na cidade do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
FRID, Marina; DURO, Jorge; Goulart, Evandro. Participação em banca de Lucas Lemos Leite.Consumo de beleza e o público masculino: um estudo na cidade do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
FRID, Marina; DURO, Jorge; Goulart, Evandro. Participação em banca de Mariana Machado Wollny.A moda da Farm: percepção de marca entre consumidores cariocas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
FRID, Marina; DURO, Jorge; Goulart, Evandro. Participação em banca de Rafael Campos.Marketing sensorial e a realidade virtual como estratégia de marketing para o turismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
FRID, Marina; DURO, Jorge; Goulart, Evandro. Participação em banca de Renato de Mello.Exposição de marcas no voo livre no Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

14.
FRID, Marina; LACOMBE, André; RIBEIRO, Marco Aurélio. Participação em banca de Lucas Martins.Vegetarianismo no Rio de Janeiro: uma análise sobre o não consumo de carne. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15.
FRID, M.; LACOMBE, André; RIBEIRO, Marco Aurélio. Participação em banca de Isabella Arias.Cariocas classe A e luxos de segunda mão: uma análise de consumidoras de brechós online. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

16.
FRID, Marina; LACOMBE, André; RIBEIRO, Marco Aurélio. Participação em banca de Thomas Andre.Doação e o marketing de instituições filantrópicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

17.
FRID, Marina; LACOMBE, André; RIBEIRO, Marco Aurélio. Participação em banca de Bruno Geller.Mercado pet no Rio: uma análise sobre o lançamento de uma nova marca para cães de estimação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

18.
FRID, Marina; LACOMBE, André; RIBEIRO, Marco Aurélio. Participação em banca de Bruno Becker.Fidelização e gestão do relacionamento com o cliente: o caso de uma empresa de e-commerce. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

19.
FRID, Marina; LACOMBE, André; RIBEIRO, Marco Aurélio. Participação em banca de Luiz Arthur Moreira.Qualidade e eficiência nas vendas: um estudo no Shopping Leblon no Rio de Janeiro. 2016.

20.
FRID, Marina; NINHIOKA, Isao; AMORIM, Marcela. Participação em banca de Ettore Burle Lavagetto.Entretenimento em um clique: uma análise do consumo de serviços de streaming online e televisão por assinatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

21.
DURO, Jorge; BENAZZI, João Renato; FRID, Marina. Participação em banca de Maria Eugenia Freitas.Compre e ganhe um brinde: uma análise das promoções do jornal Extra. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

22.
DURO, Jorge; FRID, Marina; Goulart, Evandro. Participação em banca de Adriana dos Santos Ferreira Mota.A oferta da beleza: um estudo sobre a qualidade de duas redes de salões do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

23.
FRID, Marina; DURO, Jorge; Goulart, Evandro. Participação em banca de Aline Cascardo Marins.Blogs de moda e seus impactos nas escolhas de consumidoras de roupas femininas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

24.
FRID, Marina; AMORIM, Marcela; NINHIOKA, Isao. Participação em banca de Paola Cebrian Perenha.Blogueiras de moda e suas seguidoras: um estudo com universitárias cariocas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

25.
FRID, Marina; DURO, Jorge; Goulart, Evandro. Participação em banca de Thais Cecilio Borba.Consumo e estratégias de marketing. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

26.
FRID, Marina; DURO, Jorge; Goulart, Evandro. Participação em banca de Gabriel Henrique de Souza Ribeiro.Fidelização de clientes e marketing B2B. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

27.
FRID, Marina; AMORIM, Marcela; NINHIOKA, Isao. Participação em banca de Carlos Eduardo Xavier Pires.Jingles na publicidade: relações afetivas entre consumidores e marcas através da música. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

28.
FRID, Marina; AMORIM, Marcela; NINHIOKA, Isao. Participação em banca de Bruna Ferreira Mondelo.Maternidade e consumo: um estudo com mães de bebês no Rio de Janeiro. 2015.

29.
FRID, Marina; DURO, Jorge; Goulart, Evandro. Participação em banca de Lucas Carvalho Alves.O consumo de cervejas artesanais entre cariocas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

30.
FRID, Marina; AMORIM, Marcela; NINHIOKA, Isao. Participação em banca de Giselle Guimarães Gomes.Os gregos no Rio: o caso do lançamento do novo iogurte da Vigor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

31.
FRID, Marina; DURO, Jorge; Goulart, Evandro. Participação em banca de Gustavo Miraldes Bulus.Restaurantes e marketing de serviços: um estudo sobre as percepções dos consumidores de um estabelecimento no Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

32.
FRID, Marina; AMORIM, Marcela; NINHIOKA, Isao. Participação em banca de Pedro Consoni Alves.Apaixonados por Fuscas: um estudo sobre o relacionamento de proprietários de Fusca com a marca e seus carros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

33.
FRID, Marina; DURO, Jorge; Goulart, Evandro. Participação em banca de Karynna Thome Fracassi.Sonhos e festas: um estudo sobre consumo e o mercado de festas de casamento no Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

34.
FRID, Marina; AMORIM, Marcela; NINHIOKA, Isao. Participação em banca de Fernando Edmundo Paz.Pesquisa em marketing e consumo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

35.
BENAZZI, João Renato; FRID, Marina; Dubeaux, Veranise. Participação em banca de Juliana Peixoto Santos Reis.Estilo de vida saudável e seu impacto no mercado de atividades físicas remuneradas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9º Enpecom - Encontro de Pesquisa em Comunicação.Mesa redonda do livro "O paraíso do consumo: Émile Zola, a magia e os grandes magazines". 2017. (Encontro).

2.
III Seminário Regional Comércio, Consumo e Cultura nas Cidades.O consumo na estruturação do modo de vida urbana nas cidades. 2017. (Seminário).

3.
VII Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ RF.Temporalidades e sintonias: o encontro com os "outros" no filme A Chegada. 2017. (Seminário).

4.
XXVI Encontro Nacional da Compós.Um brinde ao Diderot: cultura, imaginário e publicidades de cerveja. 2017. (Encontro).

5.
Association of Social Anthropologists of the UK and Commonwealth Annual Conference, ASA 2016. Dona Flor and Scarlett O'Hara: a comparative analysis of Brazilian and United States cultural imagination. 2016. (Congresso).

6.
CMCI PhD Conference, (In)Visible Cultures. Lost in the Amazon? Media narratives, visibility and distances in time. 2016. (Congresso).

7.
Looking for Agency: The Politics of the Material and Beyond.The Logic of Creative Processes and Cultural Meanings of Media Narratives. 2016. (Seminário).

8.
New Directions in Media Research 2016.Change and permanency: notes on the temporalities of media narratives. 2016. (Seminário).

9.
Comunicon - Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Negócios e Magias: Émile Zola, Au Bonheur des Dames e o consumo moderno.. 2014. (Congresso).

10.
National Communication Association 100th Annual Convention. Chasing the dreamlike body: Magic, ideology and the woman's images in Brazilian magazines. 2014. (Congresso).

11.
V Congreso Internacional de Investigadores Audiovisuales: Tecnología y Contenidos Digitales Aplicados. La paradoja del faquir: cuerpo, poder y ideología en las revistas femininas brasileñas. 2014. (Congresso).

12.
XXIII Encontro Anual da Compós.Beleza comprada: corpo, sociabilidade e ideologia nas revistas femininas. 2014. (Encontro).

13.
3° International Conference on Human and Social Sciences. In perfect shape: media representations of women?s health in Brazil. 2013. (Congresso).

14.
I Encontro Anual PECC - Consumos e Consumo de Informação.Mídia, consumo e saúde. 2012. (Encontro).

15.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A mulher saudável: representações midiáticas do ideal contemporâneo. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BON, Olga ; BERALDO, Beatriz ; CRUZ, E. ; FRID, Marina . XIV Póscom - Seminário de Alunos de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. 2017. (Outro).

2.
LEO, L. ; FRID, Marina ; ROXO, L. A. ; MAUREY, A. ; CRUZ, E. . XIII Póscom - Seminário de Alunos de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. 2016. (Congresso).

3.
ROCHA, Everardo ; YARROW, Simon ; PEREIRA, Cláudia ; FRID, Marina . I Seminário Programa de Pós-graduação em Comunicação, PUC-Rio e School of History and Cultures, University of Birmingham - Comunicação, temporalidades e culturas. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Luiza Fonseca. Férias e consumo colaborativo: o caso do AirBnb. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

2.
Carolina D'Aranchy. Novas tecnologias e a comunicação de empresas com consumidores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

3.
Leonardo Brasil Monteiro. Marketing empresarial nas mídias sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

4.
Pablo Andres Ferreira. Jovens seguros: um estudo sobre a publicidade do mercado segurador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

5.
Raphael Bernardes Grillo de Brito. Perfil do consumidor do mercado de cavalos da raça Mangalarga Marchador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

6.
Sillas Bezerra de Souza. Chapecoense: marketing após a tragédia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

7.
Vanessa Alves Paiva. Consumo de televisão por assinatura: um estudo na comunidade da Rocinha. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

8.
Alexandre Kraus de Andrade. Segmentação de clientes e mix de produtos da Osklen. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

9.
Edson Ricardo Costa. Perfil do consumidor de cerveja Artesanal: um estudo na cidade do Rio de Janeiro.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

10.
Lucas Lemos Leite. Consumo de beleza e o público masculino: um estudo na cidade do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

11.
Mariana Machado Wollny. A moda da Farm: percepção de marca entre consumidores cariocas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

12.
Rafael Campos. Marketing sensorial e a realidade virtual como estratégia de marketing para o turismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

13.
Renato de Mello. Exposição de marcas no voo livre no Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

14.
Lucas Martins. Vegetarianismo no Rio de Janeiro: uma análise sobre o não consumo de carne. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

15.
Isabella Nascimento Arias. Cariocas classe A e luxos de segunda mão: uma análise de consumidoras de brechós online. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

16.
Luiz Arthur Moreira. Qualidade e eficiência nas vendas: um estudo no Shopping Leblon no Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

17.
Bruno Becker. Fidelização e gestão do relacionamento com o cliente: o caso de uma empresa de e-commerce. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

18.
Thomas Andre. Doação e o marketing de instituições filantrópicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

19.
Bruno Geller. Mercado pet no Rio: uma análise sobre o lançamento de uma nova marca para cães de estimação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

20.
Ettore Burle Lavagetto. Entretenimento em um clique: uma análise do consumo de serviços de streaming online e televisão por assinatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

21.
Maria Eugenia Freitas. Compre e ganhe um brinde: uma análise das promoções do jornal Extra. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

22.
Adriana dos Santos Ferreira Mota. A oferta da beleza: um estudo sobre a qualidade de duas redes de salões do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

23.
Aline Cascardo Marins. Blogs de moda e seus impactos nas escolhas de consumidoras de roupas femininas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

24.
Gustavo Miraldes Bulus. Restaurantes e marketing de serviços: um estudo sobre as percepções dos consumidores de um estabelecimento no Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

25.
Gabriel Henrique de Souza Ribeiro. Fidelização de clientes e marketing B2B. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

26.
Karynna Thome Fracassi. Sonhos e festas: um estudo sobre consumo e o mercado de festas de casamento no Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

27.
Lucas Carvalho Alves. O consumo de cervejas artesanais entre cariocas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

28.
Thais Cecilio Borba. Consumo e estratégias de marketing. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

29.
Carlos Eduardo Xavier Pires. Jingles na publicidade: relações afetivas entre consumidores e marcas através da música. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

30.
Giselle Guimarães Gomes. Os gregos no Rio: o caso do lançamento do novo iogurte da Vigor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

31.
Paola Cebrian Perenha. Blogueiras de moda e suas seguidoras: um estudo com universitárias cariocas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

32.
Pedro Consoni Alves. Apaixonados por Fuscas: um estudo sobre o relacionamento de proprietários de Fusca com a marca e seus carros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

33.
Fernando Edmundo Paz. Pesquisa em marketing e consumo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

34.
Bruna Ferreira Mondelo. Maternidade e consumo: um estudo com mães de bebês no Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.

35.
Juliana Peixoto Santos Reis. Estilo de vida saudável e seu impacto no mercado de atividades físicas remuneradas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Marina de Castro Frid.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ROCHA, Everardo (Org.) ; FRID, Marina (Org.) . Os antropólogos: de Edward Tylor a Pierre Clastres (Clássicos das Ciências Sociais). 1. ed. Petrópolis; Rio de Janeiro: Vozes; PUC-Rio, 2015. v. 1. 298p .

1.
ROCHA, Everardo ; FRID, Marina . Mary Douglas (1921-2007). In: Rocha, Everardo; Frid, Marina. (Org.). Os antropólogos: de Edward Tylor a Pierre Clastres (Clássicos das Ciências Sociais). 1ed.Petrópolis; Rio de Janeiro: Vozes; PUC-Rio, 2015, v. 1, p. 225-239.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:46:24