Felippe Calazans Thomaz

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  • Última atualização do currículo em 10/01/2018


Mestre e doutorando no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas - POSCOM, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Integrante do grupo de pesquisa Experiência: Analítica (UFBA). Pesquisa videogames em suas dimensões estéticas, de experiência e performance, articulando Comunicação, Gamestudies, Filosofia e Design. Possui graduação em Comunicação Social - RTV pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Também é filmmaker. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felippe Calazans Thomaz
Nome em citações bibliográficas
THOMAZ, F. C.;THOMAZ, FELIPPE CALAZANS


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Das materialidades dos games: relações dos atuais dispositivos de controle com a experiência tecnolúdica,
Orientador: Jorge Cardoso Filho.
2012 - 2014
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Eu, Avatar - As flexões do Ser nos MMORPGs,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: José Carlos Santos Ribeiro.
2005 - 2008
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Título: Habitando Azeroth - Sociabilidade e representação nos MMORPGs.
Orientador: Otávio Nascimento de Almeida Filho.




Formação Complementar


2014
Graphix Master. (Carga horária: 128h).
N-Pix - Escola Online de Artes Digitais, N-PIX, Brasil.
2011 - 2011
Curso básico de computação gráfica e videografismo. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2011 - 2011
Motion - Motion Graphics (online).
Meliés - Escola de Cinema, 3D e Animação, MELIÉS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em I Colóquio de Inclusão Sociodigital da Bahia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Educação para o Cinema e o Audiovisual. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Cinema Digital. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em O Audiovisual como recurso pedagógico. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Técnicas de Iluminação e Câmera. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Novas tecnologias da Comunicação. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Cibercultura, tecnologias móveis e cidades. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Oficina de Roteiro. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.


Atuação Profissional



ONG Ação Pela Cidadania - Rede TV Jovem - TV Itamaraju, TV ITAMARAJU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor dos cursos de Computação Gráfica (290 horas), Edição de vídeo (290 horas) e Fotografia (290 horas).


Ícone Áudio e Vídeo, ÍCONE AV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de fotografia-Editor-Motion designer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desempenhando funções de Direção de fotografia, Operador de câmera, Editor de vídeo e Motion designer.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cinegrafista, Carga horária: 36
Outras informações
Prestação de serviço à Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no laboratório de Comunicação Social.


Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor dos cursos de Design, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação e Marketing.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Computação Gráfica.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Os Olhares da Cidade, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania - FICC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
THOMAZ, FELIPPE CALAZANS2016 THOMAZ, FELIPPE CALAZANS. Gesto na Tela, Ação no Digital: Experiência Estética e Performance Através das Materialidades de Games Touchscreen. Contracampo (UFF), v. 35, p. 52-71, 2016.

2.
THOMAZ, F. C.;THOMAZ, FELIPPE CALAZANS2012THOMAZ, F. C.. Breves observações acerca do fluxo econômico em MMORPGs. Revista Contemporânea (UERJ. Online), v. 9, p. 164-177, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
THOMAZ, F. C.; CARDOSO FILHO, J. . Playful Experiments: Conditions of ?An Experience? in Touchscreen Games by a Non-Hermeneutic Perspective. In: Kerry Duncan Valentine; Lucas Jensen. (Org.). Examining the Evolution of Gaming and Its Impact on Social, Cultural, and Political Perspectives. 1ed.Hershey, Pennsylvania: IGI Global, 2016, v. 1, p. 343-363.

2.
THOMAZ, F. C.; RIBEIRO, J. C. . Sobre ?Experiência? em MMORPGS: reflexões sobre a relação cos corpos com ambientes simulados a partir de World of Warcraft. In: José Carlos Ribeiro; Vitor Braga; Paulo Victor Sousa. (Org.). Performances Interactionais e Mediações Sociotécnicas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. 1, p. 89-112.

3.
THOMAZ, F. C.; RIBEIRO, J. C. . Notas sobre vidas on-line a partir da teoria da estruturação. In: RIBEIRO, José Carlos; MIRANDA, Thaís; SOARES, Ana Terse. (Org.). Práticas interacionais em rede. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 257-275.

4.
THOMAZ, F. C.. Companhias de outro mundo: um breve olhar sobre a sociabilidade em RPGs on-line. In: RIBEIRO, José Carlos; FALCÃO, Thiago; SILVA, Tarcízio. (Org.). Mídias Sociais: saberes e representações. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. , p. 65-84.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
THOMAZ, F. C.; RIBEIRO, J. C. . Sobre 'Experiência' em MMORPGs: reflexões sobre a relação dos corpos com ambientes simulados a partir de World of Warcraft. In: SimSocial 2013: Performances interacionais e mediações sociotécnicas, 2013, Salvador, Bahia. Simsocial, 2013. v. 1.

2.
THOMAZ, F. C.; RIBEIRO, J. C. . Sobre 'experiência' em MMORPGs: reflexões sobre a relação dos corpos com ambientes simulados a partir de World of Warcraft. In: IX Seminário Internacional Imagens da Cultura - Cultura das Imagens, 2013, São Paulo. Comunicação e Antropologia Visual. São Paulo: INMOD; PPGCOM ECA-USP, 2013. v. 1. p. 306-320.

3.
THOMAZ, F. C.. Considerações sobre a flexibilidade narrativa em jogos eletrônicos. In: VIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2012, Salvador. Trabalhos Aprovados, 2012.

4.
THOMAZ, F. C.; Paulo Victor Sousa ; Vitor Braga . Notas sobre vidas on-line a partir da teoria da estruturação. In: II Simsocial: Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade, 2012, Salvador. Simsocial, 2012.

5.
THOMAZ, F. C.. Dólares e golds: uma análise do fluxo de capital em MMORPGs. In: COMUNICON - Congresso Internacional Comunicação e Consumo, 2011, São Paulo. Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. São Paulo: PPGCOM ESPM, 2011. v. 1.

6.
THOMAZ, F. C.. Companhias de outro mundo: um breve olhar sobre a sociabilidade em RPGs online. In: I Simsocial: Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade, 2011, Salvador. Simsocial, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
THOMAZ, F. C.. Limbo, entre tela e corpo: condições a 'uma experiência' em jogos eletrônicos por uma perspectiva não-hermenêutica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
THOMAZ, F. C.. Cultura e novas mídias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
THOMAZ, F. C.; José Carlos Ribeiro . Sobre 'experiência' em MMORPGs: reflexões sobre a relação dos corpos com ambientes simulados a partir de World of Warcraft. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
THOMAZ, F. C.; José Carlos Ribeiro . Sobre 'experiência' em MMORPGs: reflexões sobre a relação dos corpos com ambientes simulados a partir de World of Warcraft. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
THOMAZ, F. C.; Vitor Braga ; Paulo Victor Sousa . Notas sobre vidas on-line a partir da teoria da estruturação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
THOMAZ, F. C.. Considerações sobre a flexibilidade narrativa em jogos eletrônicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
THOMAZ, F. C.. Companhias de outro mundo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
THOMAZ, F. C.. Dólares e golds: uma análise do fluxo econômico nos MMORPGs. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
THOMAZ, F. C.; KRUM, F. ; FIGUEIREDO, A. . A transversalidade do audiovisual: novas configurações experimentais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
THOMAZ, F. C.; AYRES, M. . Módulo Produção e Edição de Vídeos | Digital Creators - COM Academy. 2017. .

2.
THOMAZ, F. C.. Gamestudies: Introdução e perspectivas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
THOMAZ, F. C.. Introdução às mídias digitais no contexto escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
THOMAZ, F. C.. Curso básico de iluminação para vídeo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
THOMAZ, F. C.. Oficina de Animação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
THOMAZ, F. C.. OQuadro - Música das músicas @ Commons Studio Bar. 2013. Vídeo.

2.
THOMAZ, F. C.. Bass Culture Clash - Bahia vs London. 2013. Filme.

3.
THOMAZ, F. C.. OQuadro - Evolui (Bem-aventurados). 2013. Vídeo.

4.
THOMAZ, F. C.. Institucional SimSocial 2012. 2012. Vídeo.

5.
THOMAZ, F. C.. Eu sou OQuadro. 2012. Vídeo.

6.
AZIZ, V. ; BASTOS, E. ; THOMAZ, F. C. . Memórias do Rio Cachoeira. 2011. Filme.

7.
THOMAZ, F. C.. Bahia Sound System - VT. 2011. Computação Gráfica.

8.
THOMAZ, F. C.. Oficina aDUBada com Buguinha Dub. 2011. Vídeo.

9.
BASTOS, E. ; AZIZ, V. ; THOMAZ, F. C. . Mendigos Blues - Jeep. 2009. Vídeo.

10.
MATOS, Luciano ; THOMAZ, F. C. . Canabrava Resort Hotel. 2009. Vídeo.

11.
MATOS, Luciano ; THOMAZ, F. C. . Rota Transportes - Bandeira. 2009. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARQUES, Daniel; FLEXOR, C. O.; THOMAZ, F. C.. Participação em banca de Breno Enzo Scafura.Wolverine, de herói a mocinho: uma análise da relação entre comunidades de fãs e seus objetos de culto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Salvador.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Comunicação e Processos Históricos - ReCOM 2015.Limbo, entre tela e corpo: condições a ?uma experiência? em jogos eletrônicos por uma perspectiva não-hermenêutica. 2015. (Seminário).

2.
22º Compós. 2013. (Encontro).

3.
III SimSocial - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2013. (Simpósio).

4.
II Colóquio Sociotramas: o tempo nas redes. 2012. (Outra).

5.
III MUSA - Mostra Sulamericana de Audiovisual.A transversalidade do audiovisual: novas configurações experimentais. 2012. (Outra).

6.
II SimSocial: Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade.Notas sobre vidas on-line a partir da teoria da estruturação. 2012. (Simpósio).

7.
VIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Considerações sobre a flexibilidade narrativa em jogos eletrônicos. 2012. (Seminário).

8.
I Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Dólares e golds: uma análise do fluxo econômico nos MMORPGs. 2011. (Congresso).

9.
Simsocial - Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade.Companhias de outro mundo: Um breve olhar sobre a sociabilidade em RPGs online. 2011. (Simpósio).

10.
I Colóquio de Inclusão Sociodigital da Bahia. 2008. (Outra).

11.
Mostra Cinema Conquista. 2007. (Outra).

12.
IV Semana de Comunicação. 2006. (Congresso).

13.
3ª Semana de Comunicação - Comunicação para o século XXI: propostas e perspectivas. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
THOMAZ, F. C.. 22º COMPÓS. 2013. (Congresso).

2.
THOMAZ, F. C.. III SimSocial - Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade. 2013. (Congresso).

3.
José Carlos Ribeiro ; Thaís Miranda ; Vitor Braga ; Paulo Victor Sousa ; SOARES, A. T. ; THOMAZ, F. C. . II SimSocial: Simpósio em tecnologias digitais e sociedade. 2012. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
THOMAZ, F. C.. Companhias de outro mundo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
THOMAZ, F. C.. Cultura e novas mídias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
THOMAZ, F. C.. Curso básico de iluminação para vídeo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
THOMAZ, F. C.. Introdução às mídias digitais no contexto escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
THOMAZ, F. C.; KRUM, F. ; FIGUEIREDO, A. . A transversalidade do audiovisual: novas configurações experimentais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
José Carlos Ribeiro ; Thaís Miranda ; Vitor Braga ; Paulo Victor Sousa ; SOARES, A. T. ; THOMAZ, F. C. . II SimSocial: Simpósio em tecnologias digitais e sociedade. 2012. (Congresso).

2.
THOMAZ, F. C.. III SimSocial - Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade. 2013. (Congresso).




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