Patricia Ferreira de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3363508861890633
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011) e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2016). Coordenou a ação "Ocupe o Centro de Saúde Escola" no projeto de pesquisa "Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo". Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com atuação em grupos de pesquisas sobre violência escolar e preconceito. Bosista FAPESP nas modalidades: treinamento técnico nível III (2017), mestrado (2015/2016) e iniciação científica (2009/2010). Foi técnica de medidas socioeducativas em meio aberto na zona sul de São Paulo. Membro do Laboratório de Estudos do Preconceito da Instituto de Psicologia da USP (LaEP/IPUSP). Psicóloga e psicanalista, atende adultos e adolescentes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Ferreira de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, P. F.;ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: A escola como direito e como punição: o adolescente em liberdade assistida,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Marian Àvila de Lima e Dias.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Obrigatoriedade Escolar; Direito; Punição; Adolescente; Escola.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2006 - 2011
Graduação em PSICOLOGIA.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Sobre o discurso produzido por coordenadores pedagógicos e diretores acerca das perspectivas lançadas à prática do psicólogo na instituição escola.
Orientador: Rinaldo Molina.
Bolsista do(a): Programa Universidade para todos, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2008
Grupo de Estudos de Fenomenologia e Gestalt-Terapi. (Carga horária: 15h).
CONSUTORIO PARTICULAR, S, Brasil.
2010 - 2010
Políticas de Atendimento à primeira infância. (Carga horária: 60h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2010 - 2010
A construção do objeto da psicologia social. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Brinquedos, Jogos e Brincadeiras. (Carga horária: 60h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2008 - 2008
Núcleo Gestalt-terapia. (Carga horária: 40h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2007 - 2007
Distúrbios do Desenvolvimento. (Carga horária: 30h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Treinamento Técnico TT3, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolve pesquisa e atuação em participação social em saúde no projeto Linha de Cuidado para Adolescentes e Jovens no Sistema Unico de Saúde do Estado de São Paulo.

Atividades

04/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Saúde Escola Butantã, .


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora voluntária, Carga horária: 5
Outras informações
Pesquisadora do Laboratório de Estudos do Preconceito do Instituto de Psicologia coordenado pelo Prof. José Leon Crochík.

Atividades

01/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

Linhas de pesquisa
Estudos sobre o preconceito

Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado

Atividades

2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Guarulhos, .


Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, UNIFESP-DIADEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora vonlutária, Carga horária: 5
Outras informações
Grupo de pesquisa sobre Educação Inclusiva no município de Diadema coordenado pela profª Dr. Marian Ávila de Lima e Dias.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica pela FAPESP, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2009 - 04/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Ciências Humanas e da Terra, .

Linhas de pesquisa
Educação Inclusiva

Associação de Moradores do Jardim Comercial e Adjacências, ASSOCIAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


CLUBE ESCOLA PELEZÃO, PELEZÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: ESTAGIÁRIA, Enquadramento Funcional: PSICÓLOGA INSTITUCIONAL - ESTAGIÁRIA, Carga horária: 10


Escola Estadual Professora Marina Cintra, E.EMARINA CINTRA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: ESTAGIÁRIA, Enquadramento Funcional: PSICÓLOGA ESCOLAR - ESTAGIÁRIA, Carga horária: 10


Instituto Brinquedo Vivo, BRINQUEDO VIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ludoeducadora, Carga horária: 20


CLÍNICA ESCOLA DO MACKENZIE, CLINICA ESCOLA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: ESTAGIÁRIA, Enquadramento Funcional: PSICOTERAPEUTA BREVE DE ADULTOS - ESTAGIÁRIA, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Educação Inclusiva
2.
Estudos sobre o preconceito
3.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Diversidade e Educação
4.
Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Inclusão Profissional e Interação Social de Pessoas com Deficiência Intelectual
Descrição: Com o progresso da inclusão de pessoas com deficiência intelectual em diversas esferas da vida como a escola, o trabalho, o lazer, cabe saber se houve também maior interação social dessas pessoas, com uma reconhecida participação na vida coletiva e satisfação individual. Este projeto visa a reaplicação da pesquisa desenvolvida em Portugal pelo Professor Carlos Veloso da Veiga, publicada no livro Inclusão Profissional e Qualidade de vida; por esse motivo, seus objetivos são similares ao daquela pesquisa, e são os que se seguem: 1- verificar se jovens trabalhadores com deficiência intelectual foram adequadamente preparados pelas instituições escolares para o trabalho, considerando se foram formados por instituições especiais ou pela escola regular e o nível socioeconômico de suas famílias; 2- se estão bem incluídos em seus empregos, considerando sua produtividade e relações com colegas, chefes e clientes; e 3- se, após o emprego, puderam ampliar seu círculo de amizades, sua autonomia e consequente bem-estar. Serão entrevistados 20 jovens trabalhadores com Síndrome de Down, com idade entre 20 e 35 anos, com formação no Ensino Fundamental no mínimo, que estejam no emprego há pelo menos um ano; esses sujeitos indicarão um colega do trabalho, um amigo, que em conjunto, com seus chefes no trabalho, familiares e orientador educacional da escola em que se formou, também farão parte da amostra. Durante dois períodos cada um dos jovens trabalhadores com deficiência intelectual será observado, e essa observação será registrada em um Diário de Rotina; cada um dos sujeitos acima listados será entrevistado por meio de roteiros com questões abertas. A referência teórica será a Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo os trabalhos de T.W. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Patricia Ferreira de Andrade - Coordenador / José Leon Crochík - Integrante / Cintia Coppit Freller - Integrante / Ricardo Casco - Integrante / Alex Sandro Correa - Integrante / Arlindo da Silva Lourenço - Integrante / Fátima França - Integrante / Rodrigo Nuno Peiró - Integrante / Alessandra Latorraca - Integrante / Fabiana Ventura - Integrante.
2017 - Atual
Pesquisa Conceitual sobre Bullying e Preconceito
Descrição: Esta pesquisa relaciona formas de violência descritas nos textos Dialética do esclarecimento e A Personalidade autoritária com as que são expressas nas que são delimitadas atualmente como bullying e preconceito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Patricia Ferreira de Andrade - Coordenador / José Leon Crochík - Integrante / Carolina Cunha da Silva - Integrante / João Cavalcante - Integrante / Lucas Lellis de Sá Frizo - Integrante.
2016 - Atual
Bullying escolar: preconceito, personalidade e ideologia
Descrição: Este estudo investiga atitudes em relação ao bullying em diferentes contextos escolares, fenômeno que tem chamado atenção pela frequência e consequências relevantes à formação da personalidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Patricia Ferreira de Andrade - Coordenador / Marian Avila de Lima e Dias - Integrante / José Leon Crochík - Integrante / Cintia Coppit Freller - Integrante / Ricardo Casco - Integrante / Pedro Fernando da Silva - Integrante / Alex Sandro Correa - Integrante / Arlindo da Silva Lourenço - Integrante / Fátima França - Integrante / Rodrigo Nuno Peiró - Integrante.
2014 - 2016
A escola como direito e punição: o adolescente em liberdade assistida.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Patricia Ferreira de Andrade - Integrante / DIAS, MARIAN ÁVILA DE LIMA E - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2013 - Atual
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: estudo sobre sua fundamentação filosófica e política
Descrição: É sob a égide do par inclusão/exclusão que o tema da igualdade na educação ganha força nas décadas finais do século passado. A proposta da educação inclusiva com a convicção de que todas as crianças e adolescentes têm o direito a frequentar salas de aula regulares dentro de um mesmo sistema educativo, sintetiza essa concepção. Mas, se na vida em sociedade as situações de miséria bem como a condenação da manifestação explícita de atitudes preconceituosas não tem impedido a sua ocorrência, o mesmo ocorre no campo da educação: a expulsão ou a segregação de crianças e adolescentes em escolas regulares são atitudes terríveis amplamente reprovadas socialmente, porém ainda presentes no cotidiano escolar. Se, por um lado constatamos os desafios e as dificuldades para a inclusão efetiva na educação, e de outra parte consideramos a educação inclusiva como a melhor proposta no cenário contemporâneo para que todos tenham acesso e permanência com qualidade na escola, acreditamos que o estudo de seus fundamentos trará maior consistência para a sua defesa, bem como possibilitará a estruturação de uma crítica aos impasses enfrentados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Patricia Ferreira de Andrade - Coordenador / Marian Avila de Lima e Dias - Integrante / DENILSON SOARES CORDEIRO - Integrante / Beatriz Branco Maio - Integrante / Simone Conceição Rosa - Integrante.
2010 - 2012
Educação inclusiva no ensino regular: mapeamento da situação das escolas públicas no município de Diadema
Descrição: Mapeamento da situação de inclusão nas escolas participantes. Adotada a perspectiva de Booth e Ainscow de que uma inclusiva possibilita que reconhecida a diferença todos possam estudar, esta pesquisa visa refletir - junto aos dirigentes das escolas participantes - as forças excludentes, que impedem que todos possam aprender..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Patricia Ferreira de Andrade - Integrante / Marian Ávila de Lima e Dias - Coordenador.
2009 - 2010
Sobre a prática livre e dirigida do brinquedo, jogo e brincadeira dentro da instituição escola à luz da teoria crítica da sociedade
Descrição: Projeto de iniciação científica que pesquisou os momentos lúdicos no primeiro ano do ensino fundamental I em duas escolas públicas do ensino público dõ município de São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Patricia Ferreira de Andrade - Coordenador / Marian Ávila de Lima e Dias - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Andrade, Patrícia Ferreira  Data: 10/12/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS, MARIAN ÁVILA DE LIMA E2015 DIAS, MARIAN ÁVILA DE LIMA E ; ROSA, SIMONE CONCEIÇÃO ; ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA . Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação. Psicologia USP (Online), v. 26, p. 453-463, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
DIAS, M.A.L ; ANDRADE, P. F. ; PIOTTO, V. R. ; DUARTE, G. ; SOUZA, L C.A. . Em direção à educação inclusiva: cultura, políticas e práticas das escolas públicas em Diadema.. In: : SILVA, L.M.; SOUZA, L.R.. (Org.). Estudos sobre formação e educação inclusiva. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2013, v. 1, p. 151-164.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA; DIAS, M.A.L . A escola como direito e punição: o adolescente em liberdade assistida. In: II Congresso de Graduação da USP, 2016, Piracicaba. ANAIS Congresso de Graduação da USP. Piracicaba: Pró-Reitoria de Graduação da USP. v. 3.

2.
DIAS, Marian Avila ; ANDRADE, P. F. ; PIOTTO, V. R. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE DIADEMA: AVANÇOS E DESAFIOS. In: X Congresso de Psicologia Escolar, 2011, Maringá. Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, 2011.

3.
ANDRADE, P. F.; OLIVEIRA, E. ; SANTOS, E. P. ; ALMEIDA, L. P. A. ; MACEDO, L. F. R. ; SANTOS, N. R. ; SANTOS, P. N. F. ; MARTINS JUNIOR, S. L. S. M. ; SILVA, T. N. ; NOCKO, B. M. . IMAGINÁRIO SOCIAL TRABALHO, ÓCIO E LAZER. In: VIII Mostra de Psicologia do Cotidiano, 2008, São Paulo. VIII Mostra de Psicologia do Cotidiano Anais. São Paulo: Decanato de Extensão, 2008. v. 1. p. 46-48.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, P. F.; DIAS, Marian Avila . SOBRE A PRÁTICA LIVRE E DIRIGIDA DO JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010, SÃO PAULO. III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010.

2.
ANDRADE, P. F.; MOLINA, R. . SOBRE O DISCURSO PRODUZIDO POR COORDENADORES PEDAGÓGICOS E DIRETORES ACERCA DAS PERSPECTIVAS LANÇADAS À PRÁTICA DO PSICÓLOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLA?. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010, São Paulo. III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA : CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010.

3.
MARIANO, M. M. C. ; ANDRADE, P. F. ; PINEZI, C. L. ; GOMES, C. M. ; MACEDO, L. F. R. ; SANTOS, L. P. ; ARCIERI, L. C. F. ; BITAR, C. A. S. ; PEREIRA, N. K. ; MOLINA, R. . ANÁLISE DE RELATOS DE VIOLÊNCIA SOFRIDA POR PROFESSORES NAS VIVÊNCIAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010, São Paulo. III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010.

4.
ANDRADE, P. F.; MARIANO, M. M. C. ; AMARAL, L. P. S. ; AZEVEDO, A. C. ; CAMPANHA, S. ; COELHO, J. ; MARRARA, R. ; MILANI, L. M. ; PELEGRINI, E. F. ; SANTOS, A. F. ; MOLINA, R. . ANÁLISE INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER EM UMA EMEI DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010, SÃO PAULO. III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA. Teoria Crítica: bullying e preconceito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ANDRADE, P. F.; DIAS, Marian Avila . A escola como direito e punição: o adolescente em liberdade assistida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ANDRADE, P. F.; DIAS, Marian Avila . SOBRE A PRÁTICA LIVRE E DIRIGIDA DOS BRINQUEDOS, JOGOS E BRINCADEIRAS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA; MOLINA, R. . Sobre o discurso produzido por coordenadores pedagógicos e diretores acerca das perspectivas lançadas à prática do psicólogo na instituição escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA. Análise de relatos de violência sofrida por professores nas vivências com alunos do ensino fundamental II. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA; DIAS, M.A.L . A ESCOLA COMO DIREITO E PUNIÇÃO: O ADOLESCENTE EM LIBERDADE ASSISTIDA. 2016.

2.
ANDRADE, PATRÍCIA FERREIRA; DIAS, M.A.L . SOBRE A PRÁTICA LIVRE E DIRIGIDA JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE. 2010.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso de Graduação da USP. A escola como direito e punição: o adolescente em liberdade assistida. 2016. (Congresso).

2.
Palestra democracia na gestão pública: experiências e desafios. 2014. (Seminário).

3.
Conferência estadual - defensoria publica. 2013. (Outra).

4.
Pré-conferência da regional sul - Defensoria pública. 2013. (Outra).

5.
III CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO. SOBRE A PRÁTICA LIVRE E DIRIGIDA DO JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE. 2011. (Congresso).

6.
III Encontro de Brinuquedoteca. 2011. (Encontro).

7.
X Congresso de Psicologia Escolar. EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE DIADEMA: AVANÇOS E DESAFIOS. 2011. (Congresso).

8.
23º Encontro de Estudantes de Psicologia.SOBRE A PRÁTICA LIVRE E DIRIGIDA DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. 2010. (Encontro).

9.
A prestação de serviços de psicologia à luz do código de defesa do consumidor. 2010. (Seminário).

10.
IX Congresso nacional de psicologia escolar e educacional. Análise de relatos de violência sofrida por professores nas vivências com alunos do ensino fundamental I. 2009. (Congresso).

11.
IX Con gresso Nacional de Psicologia escolar e educacional. 2009. (Congresso).

12.
A PSICOLOGIA NA DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2008. (Seminário).

13.
A psicologia na defesa dos direitos humanos das pessoas com de co. 2008. (Seminário).

14.
COLÓQUIO INTERNACIONAL: SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA. 2008. (Outra).

15.
Encontro história natural ao entardecer. 2008. (Encontro).

16.
I Encontro nacional de psicologia do cotidiano. 2008. (Encontro).

17.
I OFICINA PROJETO PORTFÓLIO. 2008. (Oficina).

18.
I Semana de psicologia mackenzista. 2008. (Outra).

19.
IV Encontro de psicologia do desenvolvimento. 2008. (Encontro).

20.
Palestra Saúde e Fenomenologia. 2008. (Seminário).

21.
SAÚDE MENTAL EM DEBATE: UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL. 2008. (Seminário).

22.
Seminário inernacional: origens desenvolvimentistas da saúde e da doencça. 2008. (Seminário).

23.
VIII Mostra de psicolgia do cotidiano.Imaginário social: trabalho, ócio e lazer. 2008. (Outra).

24.
VII MOSTRA DE PSICOLOGIA DO COTIDIANO. 2008. (Outra).

25.
17 anos do estatuto da criança e do adolescente. 2007. (Outra).

26.
A atuação do psicologo no ambito da psicologia jurídica. 2007. (Seminário).

27.
Avaliação psicológica para o registo e o porte de arma de fogo: o. 2007. (Outra).

28.
Congresso Regional da Psicolgia 6ª Região. 2007. (Congresso).

29.
Congresso rgional da psicologia da 6ª região - VI CNP. 2007. (Congresso).

30.
Debate: outros olhares possível à porblemática do álcoolll. 2007. (Outra).

31.
Debate 15/05/2006 - O que fizemos com a violência?. 2007. (Outra).

32.
Encontro do núcleo desenvolvimento do nascimento à morte. 2007. (Encontro).

33.
Evento preparatório para o VI congresso Nacional da Psi. 2007. (Outra).

34.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ÉTICA E CIDADANIA. 2007. (Congresso).

35.
III Congresso Internacional de ética e cidadania. 2007. (Congresso).

36.
II Mosra Estadual de Práticas de Psicologia em Educação. 2007. (Outra).

37.
II Mostra Estadual de Práticas de Psicologia em Educação e. 2007. (Outra).

38.
I MOSTRA ESTADUAL DE PRÁTICAS DA PSICOLOGIA NA AREA DA INFÂNCIA. 2007. (Outra).

39.
Mesa redonda da graduação à profissão: o que estão fazendo nosso ex-alunos. 2007. (Outra).

40.
Oficina de Construção de Alfaias. 2007. (Oficina).

41.
Seminário sobre teoria crítica. 2007. (Seminário).

42.
VI MOSTRA DE PSICOLOGIA DO COTIDIANO. 2007. (Outra).

43.
V MOSTRA DE PSICOLOGIA DO COTIDIANO. 2007. (Outra).

44.
XII MOSTRA DE TGI DO CURSO DE PSICOLOGIA. 2007. (Outra).

45.
XVII Mostra de TGI do curso de psicologia da UPM. 2007. (Outra).

46.
DEBATE DESENVOLVIMENTO E MORTE. 2006. (Outra).

47.
II Encontro do núcleo do desenvolvimento: do nascimentotto. 2006. (Encontro).

48.
IV Mostra de psicologia do cotidiano. 2006. (Outra).

49.
IV MOSTRA DE PSICOLOGIA DO COTIDIANO. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, P. F.. Núcleo de Gestalt-Terapia. 2008. (Outro).



Outras informações relevantes


Recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo nas modalidades bolsa de mestrado e bolsa de iniciação científica. Tem publicações acadêmicas na área da educação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 21:03:34