Daniel da Fonseca Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4135816492518885
  • Última atualização do currículo em 05/04/2013


Possui graduação em Administração com habilitação em agronegócios pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (2005). Atualmente é analista da Empresa brasileira de pesquisa agropecuaria - EMBRAPA.É Mestre em Gestão de recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, pela Universidade federal do Pará. Atua no ramo de trasnferência de Tecnologias, Prospecção tecnológica e avaliação de impactos.Tem realizado pesquisas com segurança alimentar, desenvolvimento local, educação ambiental e tecnologias sociais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel da Fonseca Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, D. F.

Endereço


Endereço Profissional
Empresa brasileira de pesquisa agropecuaria, área de negócios tecnologicos.
tv eneas pinheiro s/n
marco
66000000 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (091) 32041190
Ramal: 1190


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2005
Graduação em Administração com habilitação em agronegócios.
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, IESAM / ORPES, Brasil.
Título: fortalecimento do arranjo produtivo local das micro-indústrias produtoras de açaí em belem.
Orientador: Carlindo raiol.




Atuação Profissional



Empresa brasileira de pesquisa agropecuaria, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
trabalho com tranferencia de tecnologia

Atividades

03/2011 - 03/2011
Serviços técnicos especializados , embrapa, .

Serviço realizado
COORDENAÇÃO DO CURSO: TRIO DA PRODUTIVIDADE NA CULTURA DA MANDIOCA E ROÇA SEM FOGO.
12/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , embrapa, .

Serviço realizado
COORDENADOR DO 1 CURSO SOBRE MANEJO INTENSIVO DE PASTAGENS EM PECUÁRIA LEITEIRA - METODOLOGIA BALDE CHEIO.
10/2010 - 10/2010
Serviços técnicos especializados , embrapa, .

Serviço realizado
COORDENAÇÃO TÉCNICA DO CURSO DE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: COMPOSTAGEM.
5/2010 - 5/2010
Serviços técnicos especializados , embrapa, .

Serviço realizado
COOIRDENAÇÃO TÉCNICA DO CURSO DE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: RECICLAGEM DE PAPEL.
05/2010 - 05/2010
Serviços técnicos especializados , embrapa, .

Serviço realizado
COORDENADOR TÉCNICO DO CURSO DE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: COMPOSTAGEM.
04/2010 - 04/2010
Serviços técnicos especializados , embrapa, .

Serviço realizado
COORDENADOR TÉCNICO DO CURSO "COMO FAZER PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA UTILIZANDO ÓLEO DE COZINHA USADO.
04/2010 - 04/2010
Serviços técnicos especializados , embrapa, .

Serviço realizado
COORDENADOR TÉCNICO DO CURSO "PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS, PLANTAS MEDICINAIS E CONDIMENTARES EM GARRAFAS PET".
12/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , embrapa, .

Serviço realizado
COORDENAÇÃO TÉCNICA DO CURSO DE ARMAZENAMENTO DE GRÃOS NO AMBITO DA AGRICULTURA FAMILIAR.
11/2009 - 11/2009
Serviços técnicos especializados , embrapa, .

Serviço realizado
COORDENAÇÃO TÉCNICA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS E MULTIPLICADORES COMUNITÁRIOS: COMPOSTAGEM.
10/2009 - 10/2009
Serviços técnicos especializados , embrapa, .

Serviço realizado
COORDENAÇÃO TÉCNICA DO CURSO DE CAPACITAÇÃO DE AGENTES AMBIENTAIS: COMPOSTAGEM.
08/2009 - 08/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, embrapa, .

Cargo ou função
COORDENAÇÃO ORGANIZADORA DO II CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI.
06/2009 - 06/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, embrapa, .

Cargo ou função
MEMBRO DO COMITÊ DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS DO IX WORKSHOP BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
11/2008 - 11/2008
Serviços técnicos especializados , embrapa, .

Serviço realizado
ORGANIZADOR DO WORKSHOP COLETA E CONSERVAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS DE ARROZ.
12/2007 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , embrapa, .

Serviço realizado
Organização do Curso Boas Práticas Agropecuárias - Bovinos de Corte.


Projetos de pesquisa


2011 - 2014
Transferência de Tecnologias para a Produção Sustentável de Búfalos no Estado do Pará
Descrição: A pecuária de corte e leite apresenta grande importância para a Região Norte do Brasil, sendo que esta apresentou, nos últimos anos, a maior taxa de expansão do rebanho bovídeo, com crescimento de aproximadamente 62%. Atualmente, a região concentra 18,95% do rebanho bovino e 62,22% do rebanho bubalino do país, e responde por 22% das exportações de carne brasileira. Em 2007, somente no Estado do Pará o rebanho bubalino era composto por 433 mil animais, correspondendo a 38,4% do rebanho nacional (IBGE, 2007). Ademais, a pecuária é a principal atividade econômica em 51% dos seus municípios, com crescimento médio anual de 5,8% (PARÁ, 2009). Por isso, boa parte da riqueza do estado é proveniente do setor agropecuário, que no ano de 2007 gerou R$3,8 bilhões, equivalente a 8,56% do PIB paraense (IBGE, 2008). Contudo, o sistema de produção extensivo, adotado em grande parte das propriedades instaladas na Região Norte, não é capaz de remunerar adequadamente o produtor, descapitalizando-o. Paralelamente à questão econômica, a atenção cada vez maior sobre o Bioma Amazônico pressiona o setor produtivo para a mudança do contexto da prática da pecuária na região, fazendo emergir discussões sobre o uso da terra, as oportunidades para atendimento da crescente demanda internacional para carne e leite, além do uso racional de áreas, baseado na intensificação de processos, estratégias para agregação de valor ao produto e adoção de tecnologias para produção e controle de rebanhos. O baixo nível de adoção de tecnologias se reflete em índices produtivos e reprodutivos considerados abaixo do ideal, devido, entre outros aspectos, a falhas no processo de transferência da informação gerada pela pesquisa a seu público-alvo, situação na qual os serviços de extensão rural e assistência técnica possuem papel primordial. Nesse contexto, surge como eixo central a necessidade de transferência de tecnologias já desenvolvidas pela Embrapa, que sejam capazes de instruir o.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Quintal Produtivo: Transferência de tecnologias para a valorização da agricultura urbana
Descrição: A agricultura urbana e peri-urbana utilizada pela população de Belém-PA, apresenta baixa produtividade devido à falta de planejamento da utilização dos espaços e ao baixo nível tecnológico empregado. Esta proposta visa a introdução em áreas urbanas de cultivares e técnicas de cultivo geradas pela Embrapa e parceiros, por meio de ações e mecanismos de transferência de tecnologias (TT). Destacam-se entre os principais benefícios do projeto a importância na segurança alimentar, complementação na alimentação das famílias, na melhoria da qualidade de vida em função da arborização, redução do impacto ambiental devido o aproveitamento de lixo orgânico, valorização imobiliária, entre outros. Serão desenvolvidas ações de Gestão (administração, planejamento e controle de atividades), Organização da Informação (técnicas de cultivos), Vitrine Tecnológica (demonstração de tecnologias), Distribuição (mudas melhoradas), Comunicação (divulgação e marketing), Capacitação e Monitoramento (grau de adoção). Possui como público-alvo famílias carentes de comunidades urbanas e peri-urbanas, que possuam áreas disponíveis nos quintais. A proposta da participação ativa de todos os atores da cadeia (pesquisa, transferência de tecnologia, extensão e comunidade), é adequada a política macrossocial do País em função dos diversos benefícios econômicos, sociais, ambientais e culturais a serem porporcionados pelo projeto. Ao final do processo, os beneficiários finais das atividades devem ser co-participantes ativos no processo de TT, gerando uma ampla divulgação e acesso das informações tecnológicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .


Projetos de extensão


2010 - 2012
Projeto Arco Verde: Transferência de Tecnologias de sistemas produtivos sustentáveis em 16 municípios no Estado do Pará da Operação Arco Verde Terra Legal
Descrição: O plano de ação do governo federal conhecido como Operação Arco Verde, coordenado pela Casa Civil pretende prevenir e controlar o desmatamento na região da Amazônia. Atualmente, quarenta e três municípios dessa região integram a lista feita pelo Ministério do Meio Ambiente que se encontram em estágio crítico no que tange ao desmatamento e queimadas na floresta. Desse total, dezesseis municípios estão localizados no Estado do Pará, sendo que quatro delas Marabá, Pacajá, Itupiranga e Tailândia entraram para a lista neste ano. Essa ação no Estado do Pará pretende redirecionar a economia dos municípios que atualmente vivem da exploração ilegal da madeira e uso predatório dos recursos naturais através de incentivos de reflorestamento, restauração de áreas degradadas e recuperação de reservas legais, com o plantio de espécies de valor comercial. Entre as medidas que serão tomadas no Estado está a implantação do programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que visa a regularização fundiária nos dezesseis municípios. Através dessa iniciativa, acredita-se que será mais fácil combater as atividades ilegais que provocam o desmatamento, já que a titulação das posses faz com que haja, efetivamente, um proprietário para responder por qualquer dano ambiental que ocorra nas terras. A operação Arco Verde se desenvolveu através de mutirões que passaram por cada um dos municípios, com a presença de ministros e secretários de Estado, promovendo palestras e outras atividades culturais para informar e sensibilizar as populações. Nessas atividades a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA se fez presente, oferecendo dessa forma alternativas de produção sustentável aos municípios que mais desmataram no Pará. Nesse Contexto, a Embrapa Amazônia Oriental tem a missão de contribuir na mudança do padrão produtivo desses municípios, através, principalmente, da disponibilização de conhecimentos e tecnologias adequadas ao atendimento das demandas e das .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2012
Projeto Escola Ambiental: Transferência de Tecnologias para a segurança alimentar e a valorização da agricultura urbana nas escolas
Descrição: No Brasil de hoje, a má alimentação não é problema exclusivo de pobres nem de ricos, gente de todas as classes sociais se alimentam mal. Os problemas decorrentes de uma alimentação inadequada, como desnutrição, anemia, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis, afetam tanto crianças, quanto jovens e adultos. Por isso, a educação alimentar desde a mais tenra idade é fundamental (HÜLSE, 2006). Esta proposta visa à educação ambiental e à valorização da agricultura urbana com a introdução em áreas escolares de cultivares e técnicas de cultivo geradas pela Embrapa e parceiros, por meio de ações e mecanismos de transferência de tecnologias (TT). O projeto incentivará a educação ambiental e a agicultura urbana em 5 escolas do ensino fundamental da região metropolitana de Belém. A educação ambiental será realizada por meio de palestras, oficinas, seminários sobre a fitossanidade, higiene e nutrição dos alimentos e sobre temas ligados à conservação do meio ambiente. Por sua vez a segurança alimentar será valorizada por meio da implantação nas escolas de pomares, hortas e a criação de abelhas sem ferrão. Destacam-se entre os principais benefícios do projeto a importância na segurança alimentar, complementação na alimentação da comunidade escolar, na melhoria da qualidade de vida em função da arborização, redução do impacto ambiental devido o aproveitamento de lixo orgânico e o plantio de espécies frutíferas e florestais, inserção da educação ambiental e alimentar no cotidiano dos alunos, intercambio de conhecimento entre as instituições (embrapa e escola), promoção e divulgação da marca Embrapa (promoção institucional), entre outros. O projeto é dividido em 6 planos de ação: 1-Gestão (administração, planejamento e controle de atividades), 2-Vitrine Tecnológica (demonstração de tecnologias), 3-Comunicação (divulgação e marketing), 4-Capacitação, 5-Distribuição (mudas melhoradas e colméias de melipôneas abelhas sem ferrão) tanto para a escola quanto para os alunos .
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Financiador(es): Empresa brasileira de pesquisa agropecuaria - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
MODESTO JUNIOR, M. S. ; SILVA, D. F. ; ANDRADE, A. C. S. . Transferência de Tecnologias para a Valorização da Agricultura Urbana. In: Congresso ABIPTI: Os desníveis nregionais e a inovação no Brasil, 2008, Campina Grande. Os desníveis regionais e a inovação no Brasil: Os desafios para as instituições de pesquisa tecnológica, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, D. F.; Both, J.P . Escola Ambiental: Transferência de Tecnologias para a segurança alimentar e a valorização da agricultura urbana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, D. F.; REIS, R.C ; SANTOS, C.W.G . Escola Ambiental: Transferência de tecnologias para a melhoria na qualidade da alimentação dos alunos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, D. F.. Transferência de Tecnologias para a Valorização da Agricultura Urbana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, D. F.. Projeto Escola Ambiental. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVA, D. F.. Transferência de Tecnologias para a Valorização da Agricultura Urbana. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, D. F.. sistemas de produção de açaí e cupuaçu. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, D. F.. Meliponicultura. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso da ABIPTI. Transferência de Tecnologias para a Valorização da Agricultura Urbana. 2008. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 15:42:39