Amanda de Oliveira Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6501539232660714
  • Última atualização do currículo em 30/04/2018


É graduada em Letras (português e inglês) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", câmpus de Araraquara. Cursou um semestre de sua graduação na University of Louisville, Kentucky (E.U.A.), com bolsa de estudo concedida pela UNESP e pela universidade americana citada. Além disso, atuou no grupo de estudos GEALin (Grupo de Estudos em Aquisição de Linguagem - FCLAr) e realizou pesquisa em nível de Iniciação Científica e Mestrado sob a orientação da Profa. Dra. Alessandra Del Ré. Em 2014, concluiu seu Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP Araraquara com um projeto de pesquisa sobre aprendizagem de língua estrangeira por crianças pequenas. Também em 2014, recebeu uma bolsa de estudos da Fulbright e da CAPES para atuar como professora de português nos Estados Unidos, na Texas Tech University, pelo programa FLTA - Foreign Language Teaching Assistant. Atualmente, trabalha na escola de idiomas Yázigi Jaú, na qual exerce as funções de Instrutora de Idiomas (inglês) e Assistente Pedagógico, e na Faculdade de Tecnologia de Jahu (FATEC), na qual exerce a função de Professor de Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda de Oliveira Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. O.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Tecnologia de Jahu.
Rua Frei Galvão, S/N
Jardim Pedro Ometto
17207270 - Jaú, SP - Brasil
Telefone: (14) 36228280
URL da Homepage: www.fatecjahu.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Alessandra Del Ré.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Aquisição/aprendizagem de LE; crianças; Bakhtin; Atitude responsiva ativa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2010
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Concepção Pedagógica Yázigi. (Carga horária: 3h).
Universidade Corporativa Pearson, UC, Brasil.
2013 - 2013
Sistema Scliar de Alfabetização. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2010 - 2010
Media, Culture, & Society.
University of Louisville, UL, Estados Unidos.
2010 - 2010
Structure of Modern American English.
University of Louisville, UL, Estados Unidos.
2010 - 2010
Inquiries in Writing.
University of Louisville, UL, Estados Unidos.
2010 - 2010
Introduction to College Writting.
University of Louisville, UL, Estados Unidos.
2009 - 2009
Extensão universitária em Práticas de Leitura. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Aprendendo a usar o CLAN. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Espanhol Ligerito. (Carga horária: 45h).
Escola Oxford Internacional, EI, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Teoria e prática do ensino de redação. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, FCL, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Introdução à Língua Francesa. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Indrodução à Psicolingüística. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Inglês Avançado. (Carga horária: 150h).
Escola Oxford Internacional, EI, Brasil.


Atuação Profissional



Yázigi Jaú, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Pedagógico, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Instrutora de Idiomas, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 15


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Língua Inglesa (Módulos 1, 3, 4, 5 e 6) no Laboratório de Línguas (LABLIN), um projeto interinstitucional entre a Faculdade de Ciências e Letras, FCL/Araraquara, e a Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA/Botucatu.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Aluna de graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC CNPq
Outras informações
Bolsista pelo programa "Primeiros Projetos-PROPE" com o projeto "Identidade e alteridade na linguagem da criança: a constituição de um novo corpus", sob a orientação da Profa. Dra. Alessandra Del Ré.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Aluna de Graduação
Outras informações
Estágio Departamental realizado junto ao Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Orientadora: Profa. Dra. Alessandra Del Ré

Atividades

03/2010 - 07/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual Paulista, .

11/2007 - 05/2008
Estágios , Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, .

Estágio realizado
Estágio de pesquisa realizado na área de Aprendizagem de Língua Estrangeira.

Paulista Júnior Projetos & Consultoria, PAULISTA JR., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês


Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Atuou como estagiária da "Revista de Letras".


Texas Tech University, TTU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistant Instructor, Carga horária: 20


Faculdade de Tecnologia de Jahu, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 16
Outras informações
Ministra as disciplinas Inglês I, II, III e IV para os cursos de Gestão de Produção Industrial, Logística, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Sistemas Navais.



Linhas de pesquisa


1.
Identidade e alteridade na linguagem da criança: a constituição de um novo corpus


Projetos de pesquisa


2012 - 2014
O processo de constituição da identidade em crianças pequenas na aprendizagem de inglês como língua estrangeira
Descrição: O objetivo principal deste projeto é encontrar marcas lingüísticas e discursivas da constituição de uma nova identidade no discurso dos aprendizes de 5 anos de idade quando eles entram em contato com uma nova língua(gem)/cultura. Para tanto, parte-se da premissa, em concordância com Revuz (1998), de que a constituição de uma nova identidade é inerente ao processo de aprendizagem de uma nova língua. Serão observados aprendizes de inglês como LE para a realização do projeto. Para que os objetivos deste trabalho sejam alcançados, e uma reflexão acerca do fenômeno do deslocamento identitário seja realizada, far-se-á uma coleta de dados transversal e de base empírica em uma escola de idiomas onde crianças de 5 anos de idade aprendam o inglês como LE. Essa coleta de dados será composta por filmagens de um ambiente formal de aprendizagem, ou seja, uma sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
TOEFL iBT - Test of English as a Foreign Language, ETS - Educational Testing Service.
2012
TOEFL iBT - Test of English as a Foreign Language, ETS - Educational Testing Service.
2011
TOEIC - Test of English for International Communication, ETS - Educational Testing Service.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
FALASCA, P. ; SILVA, A. O. ; KRAUSE-LEMKE, C. . Aquisição/aprendizagem de língua estrangeira. In: DEL RÉ, A.; DE PAULA, L.; MENDONÇA, M. C.. (Org.). Explorando o discurso da criança. 1ed.São Paulo: Contexto, 2014, v. 1, p. 145-162.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. O.; DEL RÉ, A. . A constituição da subjetividade na aquisição/aprendizagem de inglês como LE: um estudo sobre crianças brasileiras. In: IX ENAL - Encontro Nacional de Aquisição de Linguagem, 2016, João Pessoa. Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística: multimodalidade, interacionismo e patologias de linguagem. João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2013. v. II. p. 331-355.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. O.; DEL RÉ, A. . A construção da identidade na aquisição de L2. In: XX Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2008, São José dos Campos. Anais do XX Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. O.; DEL RÉ, A. . A constituição da subjetividade e da identidade na aquisição/aprendizagem de LE: um estudo sobre crianças brasileiras aprendizes de inglês. In: V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2013, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos do V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2013. p. 16-17.

2.
FALASCA, P. ; SILVA, A. O. . Aquisição/aprendizagem de língua estrangeira e a perspectiva bakhtiniana de estudos. In: IV Encontro em Análise do Discurso: Fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas, 2013, Araraquara. Encontro em Análise do Discurso: fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas: caderno de resumos, 2013. p. 27-27.

3.
SILVA, A. O.; DEL RÉ, A. . O processo de constituição da identidade em crianças pequenas na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. In: IV Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2012, Araraquara. Caderno de Resumos do IV Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP, 2012. p. 141-141.

4.
SILVA, A. O.; DEL RÉ, A. . A constituição de novas identidades na aprendizagem de língua estrangeira: um estudo sobre crianças brasileiras aprendizes de inglês. In: II Encontro sobre a linguagem da criança: sentido, corpo e discurso, 2012, Araraquara. Encontro sobre a linguagem da criança: sentido, corpo e discurso - caderno de resumos, 2012. v. 9. p. 9.

5.
SILVA, A. O.; DEL RÉ, A. . A constituição de um novo sujeito no processo de aprendizagem de língua estrangeira por crianças pequenas. In: 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2009, São Paulo. XVII Simpósio Internacional da USP, 2009.

6.
SILVA, A. O.; DEL RÉ, A. . A construção da identidade em aprendizes de língua estrangeira. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2008, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2008. v. 4. p. 730-730.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. O.; DEL RÉ, A. . A constituição da subjetividade e da identidade na aquisição/aprendizagem de LE: um estudo sobre crianças brasileiras aprendizes de inglês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FALASCA, P. ; SILVA, A. O. ; DEL RÉ, A. . Aquisição/aprendizagem de língua estrangeira e a perspectiva bakhtiniana de estudos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, A. O.. O processo de constituição da identidade em crianças pequenas na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, A. O.. O processo de constituição da identidade em crianças pequenas na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA, A. O.. Considerações acerca da constituição da subjetividade e identidade nos processos de aquisição/aprendizagem de inglês e de espanhol como língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, A. O.. A constituição de novas identidades na aprendizagem de língua estrangeira: um estudo sobre crianças brasileiras aprendizes de inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, A. O.. As histórias de mistério e de suspense como forma de motivação das práticas de leitura e de produção de textos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SILVA, A. O.; DEL RÉ, A. . A constituição de um novo sujeito no processo de aprendizagem de língua estrangeira por crianças pequenas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SILVA, A. O.; DEL RÉ, A. . A constituição de uma nova identidade na aprendizagem de língua estrangeira por crianças pequenas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, A. O.; DEL RÉ, A. . A construção da identidade na aquisição de L2. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, A. O.; DEL RÉ, A. . A construção da identidade em aprendizes de língua estrangeira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Desafios do Projeto Interdisciplinar: um caso de sucesso. 2018. (Outra).

2.
I Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico - SPAP. 2017. (Outra).

3.
Fulbright Foreign Language Teaching Assistant Conference. 2014. (Outra).

4.
IV Encontro em Análise do Discurso: fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas.Aquisição/aprendizagem de líingua estrangeira e a perspectiva bakhtiniana de estudos. 2013. (Encontro).

5.
IX ENAL - Encontro Nacional de Aquisição de Linguagem.A constituição da subjetividade na aquisição/aprendizagem de inglês como LE: um estudo sobre crianças brasileiras. 2013. (Encontro).

6.
V Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.A constituição da subjetividade e da identidade na aquisição/aprendizagem de LE: um estudo sobre crianças brasileiras aprendizes de inglês. 2013. (Seminário).

7.
60º Seminário do GEL.O processo de constituição da identidade em crianças pequenas na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2012. (Seminário).

8.
Assembléia Geral da Pós-Graduação em Letras da FCL/UNESP/ArAraraquara. 2012. (Outra).

9.
Colóquio "Filosofia como a arte da escuta". 2012. (Outra).

10.
I Encontro de Aquisição da Linguagem: Teoria e Método.Considerações acerca da constituição da subjetividade e identidade de crianças nos processos de aquisição/aprendizagem de inglês e de espanhol como língua estrangeira. 2012. (Encontro).

11.
II Encontro sobre a linguagem da criança: sentido, corpo e discurso. 2012. (Encontro).

12.
II Encontro sobre a linguagem da criança: sentido, corpo e discurso.A constituição de novas identidades na aprendizagem de língua estrangeira: um estudo sobre crianças brasileiras aprendizes de inglês. 2012. (Encontro).

13.
IV Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.O processo de constituição da identidade em crianças pequenas na aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2012. (Seminário).

14.
Orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos: noções de normalização segundo ABNT. 2012. (Oficina).

15.
I Encontro de Licenciaturas em Letras.As histórias de mistério e de suspense como forma de motivação das práticas de leitura e de produção de textos. 2010. (Encontro).

16.
I Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira (SEMAPLE). 2010. (Seminário).

17.
"Normalização para citação e referência bibliográfica de documentos impresso e eletrônico". 2009. (Oficina).

18.
17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.A constituição de um novo sujeito no processo de aprendizagem de língua estrangeira por crianças pequenas. 2009. (Simpósio).

19.
Homenagem ao Prof. Dr. John Mitchell Durham Jr.. 2009. (Outra).

20.
Palestra "The character and structure of American academic speech" ministrada pelo Prof. Dr. John Malcon Swales. 2009. (Outra).

21.
VI Ciclo de Conferências - Aquisição da Linguagem. 2009. (Outra).

22.
X Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários ?Diálogos com a crítica de Antonio Candido & diálogos com a França?. 2009. (Seminário).

23.
XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. A constituição de uma nova identidade na aprendizagem de língua estrangeira por crianças pequenas. 2009. (Congresso).

24.
56º Seminário do GEL. 2008. (Seminário).

25.
Conferência: "Cinco séculos de ortografia portuguesa: antigos e actuais debates". 2008. (Outra).

26.
Excursão cultural peça teatral "Hamlet". 2008. (Outra).

27.
II Encontro sobre Vivência Internacional. 2008. (Encontro).

28.
Palestra: "A contribuição do estudo dos sons para a aprendizagem da língua". 2008. (Outra).

29.
V Ciclo de Confererências - Aquisição da Linguagem. 2008. (Outra).

30.
VIII Seminário do Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa: "Sujeito e Linguagem". 2008. (Seminário).

31.
XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. A construção da identidade em aprendizes de língua estrangeira. 2008. (Congresso).

32.
XX Congresso de Iniciação Científica da UNESP - Área de Humanas. A construção da identidade na aquisição de L2. 2008. (Congresso).

33.
Mini-curso "Poetry and New Media: from U.S. American Performance Poetry to Cin(E)-Poetry to Poetry on the Internet". 2007. (Outra).

34.
XVI Congresso Nacional de Estudos Clássicos. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DEL RÉ, A. ; MAZZEU, F. ; ROMERO, M. ; SILVA, A. O. . II Encontro sobre a linguagem da criança: sentido, corpo e discurso. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


- Participação como aluna ouvinte na disciplina do Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/FCLAr "Aquisição da linguagem e aprendizagem precoce de línguas em contextos monolíngues e bilíngues", ministrada pela Profa. Dra. Christelle Dodane (Departamento de Ciências da Linguagem - Université Paul Valéry. Montpellier - França) e pela Profa. Dra. Alessandra Del Ré (UNESP - FCLAr)

- No momento da realização do evento "I Encontro de Licenciaturas em Letras (ELIL)", Amanda de Oliveira Silva estava realizando período de intercâmbio na University of Louisville, Kentucky (E.U.A.) e, por isso, não pode apresentar o trabalho "As histórias de mistério e de suspense como forma de motivação das práticas de leitura e de produção de textos" juntamente com as colegas de grupo Loren Daniele Trindade, Nicole Cristine de Aquino Dias e Ticiani Meneses de Araújo. Por ter participado da realização do projeto apresentado, o certificado de apresentação de uma oficina sobre este projeto citado foi concedido à Amanda de Oliveira Silva.

- Aulas particulares de francês em nível básico entre 2008 e 2010. Carga horária: 110 horas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 9:35:39