Osvaldo Rodrigues Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4998638258339975
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Foi professor de História do Ensino Fundamental - Anos Finais da Rede Municipal de Itararé -SP (2010-2014). Foi Assessor Técnico-Pedagógico de História da Secretaria Municipal de Educação de Itararé - SP (2014-2016). Foi professor e coordenador do curso de História nas Faculdades Integradas de Itararé-SP (2011-2016). Atualmente é professor Adjunto A - Nível 2 do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Coordenador de ensino de graduação em História da UFMT. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História - PPGHIS da UFMT. Professor do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória da UFMT. Membro do Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas - NPPD da Universidade Federal do Paraná - UFPR e do Etrúria - Laboratório de Estudos de Memória, Patrimônio e Ensino de História da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Tem experiência na área de ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da História, História do ensino de História e manuais e livros didáticos de História. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Osvaldo Rodrigues Júnior
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES JÚNIOR, O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso.
Avenida Fernando Correa da Costa, 2367
Boa Esperança
78060900 - Cuiabá, MT - Brasil
Telefone: (65) 36158475
Ramal: 210
URL da Homepage: www.ufmt.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Os manuais de Didática da História no Brasil (1997-2013): entre tensões e intenções, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Profª Drª Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Os manuais de Didática da História e a constituição de uma epistemologia da Didática da História,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2007
Graduação em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Representações do anarquismo na historiografia do movimento operário brasileiro.
Orientador: Dr. Renato Lopes Leite..




Formação Complementar


2008 - 2009
Espanhol. (Carga horária: 450h).
Centro Cultural da Espanha, CCE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Documentos em estado de arquivo familiar: a construção de arquivos simulado. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2018 - Atual
Direção e administração, Departamento de História, .

Cargo ou função
Coordenador de Ensino de Graduação.
05/2017 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
09/2016 - 02/2018
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Geografia, História e Documentação - IGHD, Instituto de Geografia, História e Documentação - IGHD.

Atividade realizada
Coordenador de Área - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.
08/2017 - 12/2017
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tendências historiográficas
03/2017 - 07/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Produção de material didático e o universo virtual
03/2017 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História, .

Cargo ou função
Representante da área de Prática de Ensino de História.
10/2016 - 04/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática para o ensino de História
Estágio Supervisionado II
07/2016 - 10/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
07/2016 - 10/2016
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História econômica, política e social do Brasil

Faculdades Integradas de Itararé, FAFIT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Pedagogia. Disciplina ministrada: Política Educacional.

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Curso: História. Disciplinas Ministradas: Metodologia do Ensino de História, Prática de Ensino I, Prática de Ensino II, Prática de Ensino III, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III.

Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de História, Carga horária: 12


Secretaria Municipal de Educação de Itararé, SECET, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico Pedagógico de História, Carga horária: 40


Escola Municipal Adriano Queiroz Pimentel, E.M.A.Q.P, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20


Escola Municipal Prefeito Eugenio Dias Tatit, E.M. EUGENIO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 12


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - PROEC, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do LAPEDUH - Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica. Orientadoras: Profa. Dra. Tânia Maria Braga Garcia e Profa. Dra. Maria Auxliadora Moreira dos Santos Schmidt. Projeto: "Recriando Histórias de Araucária".

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Projeto Licenciar, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do projeto: "História intelectual, correntes artísticas e literatura", orientado pelo prof. Dr. Renato Lopes Leite. Título do trabalho: "Movimento operário: Historiografia e Cultura".


International Association for Research on Textbooks and Educational Media, IARTEM, Holanda.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Membro associado, Enquadramento Funcional: Associado



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Didática da História e cultura histórica: os livros e manuais didáticos de História
Descrição: Este projeto de pesquisa está sustentado em dois campos temáticos principais. Tratando-se de livros, um primeiro conjunto de autores e ideias permitem situar teoricamente esse objeto da cultura e da cultura escolar, do ponto de vista de sua produção, circulação e apropriação (CHARTIER, 1998). Por outro lado, na perspectiva da produção e circulação desses manuais em um campo específico - o escolar -, a pesquisa está ancorada no reconhecimento da existência de uma Didática da História (RÜSEN, 2006; BERGMANN, 1990). A pesquisa toma ainda como orientação a abordagem qualitativa a partir de discussões e características apontadas por Lessard-Hébert, Goyette, Boutin, (1990). Também assume os procedimentos da análise de conteúdo conforme Bardin (2011) na análise dos livros e manuais didáticos. Partindo desse debate, o problema será analisar a natureza e conteúdo dos livros e manuais didáticos de História com a intenção de identificar características que permitam categorizar esses textos escolares, bem como compreender a produção, circulação e apropriação da Didática da História com a finalidade de apreender elementos da cultura histórica no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
Movimento operário: historiografia e cultura
Descrição: O presente projeto teve como objetivo observar como a produção historiográfica brasileira da década de oitenta representou a influência do anarquismo no movimento operário brasileiro do início do século XX. A década de oitenta foi escolhida, pois marca o clímax da produção acadêmica a respeito do tema movimento operário brasileiro. A partir das representações dos intelectuais brasileiros o objetivo foi analisar de que forma essa historiografia pode ser utilizada de forma crítica nas aulas a respeito do tema, assim como documentos: jornais, contos e fotografias. Portanto, além da preocupação em compreender as representações o objetivo foi fazer o diálogo entre a historiografia e o ensino da história com o intuito de que se construa um conhecimento histórico pautado na historiografia e nos documentos, e não apenas nos materiais didáticos propostos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Osvaldo Rodrigues Júnior - Coordenador / Renato Lopes Leite - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Paraná - Bolsa.
2001 - Atual
A cultura escolar e a construção do método de ensino: manuais didáticos, práticas escolares e formação docente
Descrição: O Projeto articula um conjunto de questões de investigação sobre a natureza e as formas de construção do método de ensino, do ponto de vista da Didática Geral e no diálogo com as Didáticas Específicas, em três vertentes: a) nos manuais escolares de Didática destinados à formação de professores, pela localização, identificação e análise de manuais de Didática publicados no Brasil a partir de 1890 e destinados à formação de professores, especialmente nas escolas normais. Inicialmente desenvolvido como parte de um projeto mais amplo, denominado Ensinar a Ensinar, coordenado e desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas (NPPD/UFPR) em cooperação técnica com o PROJETO MANES da UNED/ MADRID, teve como finalidade a constituição de uma base virtual de manuais escolares produzidos na Espanha e em alguns países da América Latina. Nessa segunda fase, pretende-se a continuidade de investigações para a compreensão das contribuições dos manuais de Didática, destinados à formação de professores, na constituição dos modos de ensinar. b) nas práticas escolares, pela proposição, acompanhamento e avaliação de atividades de produção e uso de suportes pedagógicos para o ensino, particularmente manuais didáticos, analisando as formas pelas quais professores se apropriam de conhecimentos didáticos e produzem diferentes modos de ensinar, especialmente na relação com tais suportes didáticos. c) nos processos de formação inicial e continuada de professores, pela análise das formas pelas quais os docentes articulam seus conhecimentos na configuração de determinados modos de ensinar. Inserido neste projeto, está em desenvolvimento um subprojeto denominado Manuais de Didática Geral e a construção da Didática como disciplina escolar (2012-2015), com recursos do CNPq, por meio do Edital Universal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (9) .
Integrantes: Osvaldo Rodrigues Júnior - Integrante / Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia - Coordenador.


Projetos de extensão


2007 - 2008
"Recriando Histórias de Araucária"
Descrição: Os objetivos do projeto se referem ao envolvimento da comunidade escolar - e em geral - no projeto de recriação da história das pessoas comuns de Araucária, num trabalho de pesquisa que terá orientação de professores da UFPR e contará com bolsistas da PROEC/UFPR. Pretende-se resgatar e registrar, pela atividade de pesquisa nos documentos guardados em estado de arquivo familiar, elementos da memória e da história dos habitantes do município..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Osvaldo Rodrigues Júnior - Coordenador / SILVEIRA, Mariana - Integrante / Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt - Integrante / Rodrigo Graça - Integrante / Fabio Bacila Sahd - Integrante / Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Paraná - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2011 - 2016
Periódico: Revista Eletrônica Fafit/Facic


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Revista Latino-Americana de História
2017 - 2017
Periódico: HISTÓRIA & ENSINO (UEL)
2017 - 2017
Periódico: Revista História em Reflexão - Revista Eletrônica
2018 - 2018
Periódico: TRILHAS DA HISTÓRIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES JÚNIOR, O.2017RODRIGUES JÚNIOR, O.. A luta da memória contra o esquecimento: a reforma do Ensino Médio e os (des)caminhos do ensino de História no Brasil. TRILHAS DA HISTÓRIA, v. 7, p. 3-21, 2017.

2.
RODRIGUES JÚNIOR, O.2016RODRIGUES JÚNIOR, O.; GARCIA, T. M. F. B. . Diálogos com os professores: contribuições dos manuais de Didática da História para as práticas de ensino. Fronteiras: Revista de História, v. 18, p. 339-356, 2016.

3.
RODRIGUES JÚNIOR, O.2016RODRIGUES JÚNIOR, O.; GARCIA, Tânia M. F. Braga . O ?Jogo de referências' em manuais de Didática da História no Brasil (1997-2013). Labirinto (UNIR), v. 24, p. 357-376, 2016.

4.
RODRIGUES JÚNIOR, O.2016RODRIGUES JÚNIOR, O.; SHACTAE, A. M. . 'Vozes inaudíveis': a questão de gênero nos manuais de Didática da História. Revista Eletrônica Documento/Monumento, v. 18 - N. 1, p. 169-180, 2016.

5.
RODRIGUES JÚNIOR, O.2016RODRIGUES JÚNIOR, O.. Apropriações da teoria de Jörn Rüsen nos manuais destinados a professores de História no Brasil (2001-2015). Territórios e Fronteiras (Online), v. 9, p. 396, 2016.

6.
GARCIA, T. M. F. B.2016GARCIA, T. M. F. B. ; RODRIGUES JÚNIOR, O. . Manuais de didática da história: contribuições para entender as suas especificidades. Antíteses (Londrina), v. 9, p. 275-297, 2016.

7.
MIRANDA, S. B.2016MIRANDA, S. B. ; RODRIGUES JÚNIOR, O. . A falsificação da História no livro didático História do Brasil: império e república. Mnemonise PPGH-UFCG, v. 7, p. 221-234, 2016.

8.
RODRIGUES JÚNIOR, O.2015RODRIGUES JÚNIOR, O.. Forma escolar e os manuais de didática da história no Brasil. Fronteiras - Revista Catarinense de História, v. 1, p. 7-27, 2015.

9.
RODRIGUES JÚNIOR, O.2014RODRIGUES JÚNIOR, O.. O estado da arte das pesquisas em manuais de Didática da História destinados a professores no Brasil. História e Diversidade, v. 4, p. 155-166, 2014.

10.
RODRIGUES JÚNIOR, O.2011RODRIGUES JÚNIOR, O.. Teoria da História e Saberes Pedagógicos: a Didática da História dos manuais. Cadernos do CEOM (Unochapecó), v. 34, p. 213-232, 2011.

11.
RODRIGUES JÚNIOR, O.2010RODRIGUES JÚNIOR, O.. Os manuais de Didática da História e a constituição de uma epistemologia da Didática da História. Percursos (UDESC) (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1984-7246 PerCursos (Florianópolis. Online)), v. 11, p. Nº2, 2010.

12.
RODRIGUES JÚNIOR, O.2008RODRIGUES JÚNIOR, O.. A produçao de narrativas históricas de alunos do ensino fundamental: um estudo exploratório. História & Ensino (UEL), v. 14, p. 133-144, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
GARCIA, T. M. F. B. ; RODRIGUES JÚNIOR, O. . A formação de professores de História através dos manuais de Didática da História. In: Maria Cristina Theobaldo; Luzia Aparecida Palaro. (Org.). Reflexões teóricas e metodológicas sobre a docência. 1ed.Cuiabá: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2018, v. 3, p. 203-221.

2.
RIBEIRO, R. R. ; MENDES, L. C. C ; RODRIGUES JÚNIOR, O. . Pensar e viver a História nas fronteiras: os jovens, a história (ensinada) e as imagens sobre o continente americano no contexto mato-grossense. In: Luis Fernando Cerri. (Org.). Os jovens e a história: Brasil e América do Sul. 1ed.Ponta Grossa: Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2018, v. 1, p. 259-276.

3.
RIBEIRO, R. R. ; RODRIGUES JÚNIOR, O. . O labirinto de identidades no Brasil: currículo(s) de História para os anos iniciais do Ensino Fundamental. In: RIBEIRO JÚNIOR, Halferd Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi.. (Org.). Ensino de História e currículo: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular, formação de professores e prática de ensino. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. , p. 83-112.

4.
GARCIA, T. M. F. B. ; RODRIGUES JÚNIOR, O. . O ?jogo de referências? nos manuais de Didática da História no Brasil (1997-2013): diálogos com a legislação e a literatura científica. In: Miguel Angel Gómez Mendoza; Tania María Braga García; Jesús Rodríguez Rodríguez. (Org.). Balance y análisis de la investigación sobre el libro de texto escolar y los medios digitales. Memorias / Conferencia Regional para América Latina de la International Association for Research on Textbooks and Educacional Media IARTEM Colombia 2016. 1ed.Pereira: Universidad Tecnológica de Pereira, 2016, v. 1, p. 115-126.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. ?Aprender a aprender História? na Ditadura Militar: os materiais didáticos de história produzidos pela Fename. In: IV Encontro de História da Educação do Centro-Oeste - EHECO, 2018, Campo Grande. Anais Eletrônicos do IV EHECO. Campo Grande: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, 2018. v. 1. p. 1-12.

2.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. O escolanovismo no ensino de História: os manuais didáticos da CADES. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017.

3.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; GARCIA, T. M. F. B. . Manuais de Didática da História no Brasil (1997-2013): caminhos de diálogo com os professores de História. In: VII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el ámbito iberoamericano, 2016, Santiago de Compostela. Ciencias Sociales, educación y futuro. Investigaciones en Didáctica de las Ciencias Sociales, 2016. p. 382-394.

4.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; GARCIA, T. M. F. B. . Manuais de Didática da História: diálogos entre a formação pretendida pelos autores e as concepções no campo do ensino da História. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais eletrònicos do XXVIII Simpósio Nacional de História. São Paulo: Associação Nacional de História, 2015. v. 1. p. 3-4.

5.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. O Estado da Arte das pesquisas em manuais de Didática da História destinados a professores no Brasil. In: XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, 2015, Goiânia. Anais eletrônicos. Cidade de Goiás / Goiânia: Universidade Estadual de Goiás / Universidade Federal de Goiás, 2014. v. 15. p. 159-181.

6.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Os manuais de Didática da História e a formação de professores: diálogos possíveis. In: Educere - XII Congresso Nacional, 2015, Curitiba. XII Congresso Nacional de Educação: Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR, 2015. v. 1. p. 4462-4475.

7.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Manuais de Didática da História destinados a professores. In: Conferência Regional IARTEM Brasil, 2013, Curitiba. Desafios para a superação das desigualdades sociais: o papel dos manuais didáticos e das mídias educativas. Curitiba: Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas (NPPD), 2013. p. 333-338.

8.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. O campo científico e os manuais de Didática da História. In: X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2013, São Cristovão - SE. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. Aracajú: Editora Diário Oficial, 2013.

9.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. A epistemologia da Didática da História em manuais para professores. In: XII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica, 2012, Curitiba. Consciência histórica e as novas tecnologias da informação e da comunicação, 2012. p. 669-677.

10.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Os manuais de Didática da História e a formação de professores de História. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2012, Campinas. Ensino de História: memórias, sensibilidades e produção de saberes, 2012.

11.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Os manuais de Didática da História e a constituição de uma epistemologia da Didática da História. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino da História, 2011, Florianópolis. Anais do IX ENPEH, 2011.

12.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. A produção de manuais de Didática da História: perspectiva das autoras. In: 3º Seminário de Educação Histórica, 2010, Curitiba. Anais do 3º Seminário de Educação Histórica. Curitiba: Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica - LAPEDUH, 2010. p. 207.

13.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Os conceitos históricos e a Didática da História nos manuais de Didática específica produzidos por professores e para professores no Brasil entre 2003 e 2004. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2009, Uberlândia. Anais do VII Encontro Nacional. Uberlândia: EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009. v. 1.

14.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. As concepções de fonte histórica e as orientações para o seu uso em três manuais de Didática da História produzidos para os professores no Brasil (2003-2004). In: Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do ... Simpósio Nacional de História, 2009. v. 1.

15.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. O tempo histórico e a Didática da História nos manuais de Didática específica produzidos por professores e para professores no Brasil entre 2003 e 2004. In: 2º Seminário de Educação Histórica, 2009, Curitiba. Os desafios da Educação Histórica na sociedade do século XXI, 2009.

16.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; MACIEL, Sandra Mara Pinheiro. ; CORRÊA, Luciano Prado. . História fora da sala de aula: Os museus e a educação histórica. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História, 2008, São Paulo - SP. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História, 2008.

17.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; SCHMIDT, M. A. M. S. ; Garcia, Braga. T.M. ; SILVEIRA, Mariana ; GRACA, R. ; SAHAD, F. B. . Projeto Recriando Histórias de Araucária: A produção de livros para aprender a ler e escrever em História. In: VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2008, São Paulo - SP. Anais do VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2008.

18.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. A produção de narrativas históricas de alunos do Ensino Fundamental: um estudo exploratório. In: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE e no III Congresso Ibero-Americano sobre violência nas escolas - CIAVE, 2008, Curitiba. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE/ Anais do III Congresso Ibero-Americano sobre violências nas escolas - CIAVE/ organizadoras: Dilmeire Sant´Anna Ramos Vosgerau, Romilda Teodora Eins, Vera Lúcia Casteleins. Curitiba: Editora Champagnat, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. O conceito de evidência face à transposição das fontes históricas presentes nos manuais de Didática da História produzidos para os professores no Brasil (2003-2004). In: IX Jornadas Internacionais de Investigação em Educação Histórica, 2009, Braga. Resumo das comunicações, 2009. p. 11-11.

2.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; SILVEIRA, Mariana . Projeto Recriando Histórias de Araucária: A produção de livros para aprender a ler e escrever em História. In: Patrimônio Histórico no Século XXI, 2008, Jacarézinho - PR. Caderno de resumos e programação: XI Encontro regional de História. Jacarézinho, PR.: ANPUH - PR, 2008. p. 65-65.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. 'La patriótica revolución bibliográfica' de la Fundación Nacional del Material Escolar: Didáctica de la Historia en la Dictadura Militar en Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. O escolanovismo no ensino de História: os manuais didáticos da CADES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Didática da História nos 'anos de chumbo': o Guia metodológico para cadernos MEC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Tecahing materials to teach history: teachers perspectives. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Aprender a aprender História na Ditadura Militar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; GARCIA, T. M. F. B. . Manuales de Didáctica de la Historia en Brasil (1997-2013): diálogos con la legislación y la literatura científica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; GARCIA, T. M. F. B. . Being a History teacher: manuals for teachers produced in Brazil (1984-2014). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Os manuais de Didática da História e a formação de professores: diálogos possíveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Manuais de Didática da História: diálogos entre a formação pretendida pelos autores e as concepções no campo do ensino da História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. O estado da arte das pesquisas em manuais de Didática da História destinados a professores no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Os manuais de Didática da História destinados a professores no Brasil e a constituição de um habitus docente da História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. A epistemologia da Didática da História em manuais para professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Manuais de Didática da História destinados a professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Os manuais de Didática da História e a constituição de uma epistemologia da Didática da História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. A pesquisa em Ensino de História e os manuais de Didática da História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. As concepções de fonte histórica e as orientações para o seu uso em três manuais de Didática da História produzidos para os professores no Brasil (2003-2004). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. O tempo histórico e a Didática da História nos manuais de didática específica produzidos por professores e para professores no Brasil entre 2003 e 2004. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Os conceitos históricos e a Didática da História nos manuais de didática específica produzidos por professores e para professores no Brasil entre 2003 e 2004. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; SILVEIRA, Mariana . Projeto Recriando Histórias de Araucária: a produção de livros para aprender a ler e a escrever em História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. História 'fora da sala de aula': os museus e a Educação Histórica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; SILVEIRA, Mariana ; GRACA, R. ; Fabio Bacila Sahd ; SCHMIDT, M. A. M. S. ; GARCIA, T. M. F. B. . Recriando Histórias de Araucária: a produção de livros para aprender a ler e a escrever em História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. A produção de narrativas históricas de alunos do Ensino Fundamental: um estudo exploratório. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; MACIEL, Sandra Mara Pinheiro. ; CORRÊA, Luciano Prado. . Os museus e a Educação Histórica: um estudo exploratório. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Projeto Recriando História de Araucária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; MACIEL, Sandra Mara Pinheiro. ; CORRÊA, Luciano Prado. . Música no ensino de História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Movimento operário: historiografia e cultura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Apropriações da Teoria de Jörn Rüsen nos manuais de Didática da História no Brasil (2001-2015). Porto: CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar <>, 2016 (Resumo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFMT). 2017.

2.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Coleção Saberes & Práticas. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHMIDT, M. A. M. S. ; GARCIA, T. M. F. B. ; GRACA, R. ; SILVEIRA, Mariana ; SAHAD, F. B. ; RODRIGUES JÚNIOR, O. . Recriando Histórias de Araucária. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro paradidático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, R. R.; VALERIO, M. E.; BORGES, F. T. M.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Eliane Maria Oliveira Morgado. Quando a diferença assume uma marca, uma sentença, um destino: configurações da periculosidade dos delitos de doentes mentais nos inquéritos policiais de Mato Grosso (1940-1958). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
DOURADO, N. S.; RIBEIRO, R. R.; CEREZER, O. M.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Soely Maria de Meira Rodrigues. Patrimônio e escola: o centro histórico de Cuiabá e as práticas educativas no ensino de História. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; RIBEIRO, R. R.; CEREZER, O. M.; FRONZA, M. Participação em banca de Sandra Márcia Giaretta. O manual do professor de História: apropriações e usos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
FRONZA, M; SCHMIDT, M. A. M. S.; MARQUES, A. M.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Rafael Reinaldo Freitas. Aprendizagem histórica de jovens estudantes no envolvimento com o jogo eletrônico: um estudo da relação intersubjetiva entre consciência histórica e cultura histórica. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
GARCIA, T. M. F. B.; HIGA, I.; LEITE, A. E.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; GARCIA, N. M. D.. Participação em banca de Fernanda Esthenes do Nascimento. A construção de uma Didática da Física: contribuições dos manuais de orientação aos professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
RIBEIRO, R. R.; TORRES, G. V. S.; ZARBATO, J. A. M.; FRONZA, M; RAMOS, M. E. T.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Edevamilton de Lima Oliveira. A invenção da escola no Araguaia-Xingu mato-grossense: memórias, narrativas e lutas pela educação popular e democrática (anos 1960-2018). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
RIBEIRO, R. R.; MARQUES, A. M.; MENDES, L. C. C; CARBONIERI, D.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Tiago de Jesus Vieira. O futuro do sem futuro: uma análise da escrita do punk no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Qualificações de Doutorado
1.
RIBEIRO, R. R.; MARQUES, A. M.; RAMOS, M. E. T.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Edevamilton de Lima Oliveira. A escola como reinvenção do século XXI: desnaturalizar a educação e o ensino (saber-fazer) do professor de história em tempos de cibercultura no Araguaia Mato-grossense. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
RIBEIRO, R. R.; MARQUES, A. M.; BRANDAO, L. L.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Cristiano Antonio dos Reis. O nascimento da biopolítica na província de Mato Grosso (1719-1841). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
RIBEIRO, R. R.; FRONZA, M; CARBONIERI, D.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Tiago de Jesus Vieira. O futuro do sem futuro: uma análise da escrita da História do punk no Brasil. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Qualificações de Mestrado
1.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; MARQUES, A. M.; GERMINARI, G. D.. Participação em banca de Jesuel Ferreira da Silva. Perspectivas de aprendizagem histórica na Educação Infantil: o trabalho com fotografia de arquivo familiares. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
FRONZA, M; RIBEIRO, R. R.; SANTOS, S. P.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Luzinete Santos da Silva. A aprendizagem de história e cultura afro-brasileira a partir das narrativas de estudantes do ensino médio de Mato Grosso. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
ZARBATO, J. A. M.; RIBEIRO, R. R.; CEREZER, O. M.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Rylton Marcus Alves Sodré. O conceito de cultura nos livros didáticos de História para o Ensino Médio - PNLD 2012: um diálogo com as temáticas africana e afrobrasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
RIBEIRO, R. R.; BORGES, F. T. M.; MARQUES, A. M.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Eliane Maria Oliveira Morgado. Configurações da periculosidade nos delitos de doentes mentais nos processos crimes em Mato Grosso. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
FRONZA, M; MARQUES, A. M.; DOURADO, N. S.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Alethéia Paula Lapas Prado. Com tramas e sem dramas eu narro a nossa história: produção de narrativas visuais na perspectiva da educação histórica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

6.
DOURADO, N. S.; GOMES, C. T. A. C.; RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Julio Junior Moresco. A educação patrimonial via "mídia didática" no ensino de História: Escola Estadual Cremilda de Oliveira Viana - Primavera do Leste/Mato Grosso. 2017.

7.
RODRIGUES, J. P.; FRONZA, M; RODRIGUES JÚNIOR, O.; JOANONI NETO, V.. Participação em banca de Marciane de Souza. Territórios Urbanos e patrimônio: em busca das (re) significações - memória e ensino de História. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

8.
RIBEIRO, R. R.; DOURADO, N. S.; CEREZER, O. M.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Felipe Honório Correia Ribeiro. Retábulos da antiga Matriz do Senhor Bom Jesus de Cuiabá: produção de material paradidático voltado para a Educação Patrimonial. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

9.
VIEIRA, T. L.; SQUINELO, A. P.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; FRONZA, M. Participação em banca de Sandra Mara Van Ryn. A questão indígena no ensino de História através da produção do jornal. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

10.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; RIBEIRO, R. R.; FRONZA, M; MARQUES, A. M.. Participação em banca de Sandra Márcia Giaretta. O manual do professor de História: apropriações e usos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

11.
JOANONI NETO, V.; VIEIRA, T. L.; FRONZA, M; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Loami Albuquerque Gama Lopes. Assembleia de alunos: exercício de ética e cidadania na representatividade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

12.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; MARQUES, A. M.; VIEIRA, T. L.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Domingos Silva Lima. A concepção de tempo histórico e o ensino de História: perspectivas de professores(as) de História. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

13.
FRONZA, M; RIBEIRO, R. R.; MARQUES, A. M.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Edenilson José de Morais. Utilização de imagens no ensino de História Regional: aprendizagem histórica através das pinturas de Moacyr de Freitas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

14.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; JOANONI NETO, V.; FRONZA, M; MARQUES, A. M.. Participação em banca de Silvia Jacinta Ritter-Pimenta. Percepções sobre a questão agrária no Brasil entre os alunos do Ensino Médio no IFMT - Campus São Vicente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

15.
DOURADO, N. S.; GOMES, C. T. A. C.; SILVA, J. M. R.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Juliana Ramos de Arruda. Ações educaticas para ensino e aprendizagem de conhecimento histórico de alunos dos anos iniciais em espaços musealizados na cidade de Rondonópolis na atualidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

16.
GOMES, C. T. A. C.; RIBEIRO, R. R.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; DOURADO, N. S.. Participação em banca de Soely Maria de Meira Rodrigues. Patrimônio e escola: o Centro histórico de Cuiabá e as práticas educativas no ensino de História. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso.

17.
FRONZA, M; MARQUES, A. M.; ZARBATO, J.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Mayara Laura Silva de Arruda. Entre tombamentos e ruínas: educação patrimonial em terra fronteiriça. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

18.
FRONZA, M; MARQUES, A. M.; SCHMIDT, M. A. M. S.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Rafael Reinaldo Freitas. Jogos eletrônicos e consciência histórica: jovens estudantes e sua relação com a aprendizagem histórica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

19.
RIBEIRO, R. R.; COELHO, W. N. B.; FRONZA, M; CARBONIERI, D.; MARQUES, A. M.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Amauri Junior da Silva Santos. Sob a sombra da lei: a produção intelectual discente a partir da Lei n. 10.639/03 na pós-graduação stricto sensu em História nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil: os desafios do ensino de história e o debate pós-colonial (1998-2013). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; FRONZA, M; RIBEIRO, R. R.; GOMES, C. T. A. C.. Participação em banca de André Luiz da Silva Santos.As ideias históricas de alunos do Ensino Médio acerca dos indígenas brasileiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
COSTA, M. F.; DIOGO, T. C. A. F.; LOPES, B. S.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Leosan Sampaio Passos.O uso de mapas no livro didático de História. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
GOMES, C. T. A. C.; COSTA, M. F.; OJEDA, P. M. D.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Sérgio Henrique Pereira de Souza Ramos.Mato Grosso e a navegação na Bacia do Prata: relatos e impressões na perspectiva dos viajantes Karl Von den Steinen e Bartolomé Bossi (1867-1884). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; GOMES, C. T. A. C.; RIBEIRO, R. R.; FRONZA, M. Participação em banca de Matheus Fabrício de Oliveira Pereira.Jacó Armínio e a corrente teológica arminiana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

5.
FRONZA, M; SANCHES, R. L. G.; FREITAS, R.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Gabriel Ferreira Borges.Futebol, racismo e o ensino de História: a compreensão histórica dos estudantes sobre o conceito substantivo de racismo na história do futebol. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

6.
PRESOTTI, T. M.; GOMES, C. T. A. C.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Vanessa Lemes da Silva Figueiredo.Saberes e sabores: alimentos tradicionais no inventário do patrimônio imaterial mato-grossense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

7.
GOMES, C. T. A. C.; FRONZA, M; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Arzelide Gabriella Pagliosa Barbosa.O ensino de História a partir do RAP e Hip Hop: experiências com jovens do ensino médio em Cuiabá-MT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

8.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; MARQUES, A. M.; MARINATO, F. A.. Participação em banca de Daniela Boaventura Daubian."Um tirano está de volta": o cinema e a aprendizagem histórica de jovens estudantes do Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

9.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; GOMES, C. T. A. C.; PAES FILHO, F. F.. Participação em banca de Edilson de Souza Benevides.História de uma professora leiga no agreste de Alagoas: um episódio da História da Educação durante a Ditadura Militar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

10.
FRONZA, M; RODRIGUES JÚNIOR, O.; FREITAS, R.; SANCHES, R. L. G.. Participação em banca de Breno Lacerda Rocha.Narrativas históricas digitais: uma análise de vídeos de história no Youtube. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

11.
FRONZA, M; RODRIGUES JÚNIOR, O.; FREITAS, R.. Participação em banca de Pedro Henrique Correa Coutinho Bertolini.Uso da fonte canção no ensino e na aprendizagem em História. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

12.
GOMES, C. T. A. C.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; PAES FILHO, F. F.; SANTOS, S. H. P. S.. Participação em banca de Davi de Lima Santos.Catálogo - Livros de registro civil do poder judiciário de Mato Grosso: Arquivo Público de Mato Grosso - APTM (1929-1968). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

13.
GOMES, C. T. A. C.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; PAES FILHO, F. F.; SANTOS, S. H. P. S.. Participação em banca de Elzimar Silva Miranda.A presença haitiana na cidade de Cuiabá e a "rota do Acre": imigração, trabalho e inserção socicultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

14.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; MARQUES, A. M.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Richard Santos Salazar.O imaginário da Guerra Fria no filme Doctor Strangelove: diálogos entre a historiografia e a filmografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

15.
FRONZA, M; LIMA, C. A. O. S.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; SANCHES, R. L. G.. Participação em banca de Jorciane Moreira de Campos.Aprendizagem histórica a partir dos Manhwas: um diálogo entre a História e as histórias em quadrinhos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

16.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; CLETO, M. P.; MORAES, L. F.. Participação em banca de HARTL, Cristiano Arruda Rocha.O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso no 4º ano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

17.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; MORAES, L. F.; PINTO, M. B.. Participação em banca de MIRANDA, Letícia.A representação do caipira nas músicas da dupla Tião Carreiro e Pardinho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

18.
MAGALHAES, F. S.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; PINTO, M. B.. Participação em banca de SANTOS, Alisson da Silva.Análise da mudança comportamental dos alunos, da Ditadura até os dias atuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

19.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; NASCIMENTO, M. V.; SOUZA, C. F.. Participação em banca de AMARAL, Keile Cristine França.Os conceitos substantivos da História na aula de Ensino Religioso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

20.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; BRIGOLA, H. F.; SOUZA, C. F.. Participação em banca de SOCOLOSKI, Ana Carla.Entre a formação e a classificação: avaliação em História na perspectiva dos professores de História em Taquarivaí-SP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

21.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; BRIGOLA, H. F.; GONCALVES, A. M.. Participação em banca de SANTOS, Lucas da Silva.Historicizar para libertar: Clemencia Jacquinet e o ensino de História na Escola Moderna. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

22.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; NASCIMENTO, M. V.; CLETO, M. P.. Participação em banca de SOUZA, Jone Duarte de.Didática e Teoria: as relações presentes nos textos didáticos de História. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

23.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; NASCIMENTO, M. V.; GHIZZI, M. C. C. M.. Participação em banca de SILVA, Bianca Aparecida Santos.A narrativa histórica de Vicente Tapajós. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

24.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; MORAES, L. F.; GHIZZI, M. C. C. M.. Participação em banca de OLIVEIRA, Élida Cardoso.A ideologia do Regime Militar no manual Educação Moral e Cívica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

25.
NASCIMENTO, M. V.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; BRIGOLA, H. F.. Participação em banca de DA SILVA, Jonatas Henrique.A representação do Holocausto pela HQ ?Maus?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

26.
CLETO, M. P.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; GHIZZI, M. C. C. M.. Participação em banca de LEAL, David Evérton.A imprensa itarareense na década de 1960. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

27.
PEREIRA, D.; NASCIMENTO, M. V.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Carine Correira.Ser rezadeira/benzedeira em Jaguariaiva/PR, na década de 1980. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

28.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; MAGALHAES, F. S.; MORAES, L. F.. Participação em banca de LIMA, Aline Mayara de.As Novas Tecnologias na sala de aula de História na perspectiva dos professores de São José da Boa Vista-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

29.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; MAGALHAES, F. S.; MORAES, L. F.. Participação em banca de FERREIRA, Jéssica Karine Maria.Sociabilidade e memória: a festa em louvor a São José na paróquia de São José da Boa Vista-PR (1979-2014). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

30.
MAGALHAES, F. S.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; GHIZZI, M. C. C. M.. Participação em banca de FARIA, Karoline Rodrigues.Mudanças no ensino de História: uma análise da legislação brasileiro, do Império a atualidade. 2014.

31.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; CLETO, M. P.; GHIZZI, M. C. C. M.. Participação em banca de GONDIM, Alexandre Nunes.Santos ou pecadores? A representação dos jesuítas no filme ?A Missão? (1986). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

32.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; CLETO, M. P.; GHIZZI, M. C. C. M.. Participação em banca de SIQUEIRA, Aline Silva.A construção de um herói nacional: uma análise do filme Lincoln (2012). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

33.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; NASCIMENTO, M. V.; CORREA, R.. Participação em banca de SANTOS, Joselaine Figueira dos.Sociabilidade de lazer nas praças ?Coronel Jordão? e ?Francisco Alves Negrão? em Itararé-SP (1950-1980). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

34.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; CLETO, M. P.; MORAES, L. F.. Participação em banca de AZEVEDO, Anderson Garcia de.A sedução da barbárie: queima e representação no filme ?A menina que roubava livros?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

35.
MORAES, L. F.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; MORAES, G. F.. Participação em banca de DOMINGUES, Allan José Almeida.Rir para não chorar: uma análise de discurso sobre o Regime Civil-Militar Brasileira a partir da Revista Fradim (1976-1977). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

36.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; SHACTAE, A. M.; NASCIMENTO, M. V.. Participação em banca de BERNARDINO, Lourdes.O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o Estado Novo (1937-1945) na historiografia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

37.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; SHACTAE, A. M.; BRIGOLA, H. F.. Participação em banca de FERREIRA, Bruna Anselmo Moraes.A arte do conflito: o movimento punk em São Paulo (1977-1986). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

38.
PEREIRA, D.; NASCIMENTO, M. V.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Carine Correia.Ser rezadeira/benzedeira em Jaguariaíva/PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

39.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; CLETO, M. P.; PEREIRA, D.. Participação em banca de Márcio Nunes da Silva.A Revolução Russa na consciência histórica de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

40.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; CLETO, M. P.; MORAES, L. F.. Participação em banca de Jéssica Savagin.O cinema na sala de aula de História: Perspectivas de professores da cidade de Sengés-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

41.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; CLETO, M. P.; PEREIRA, D.. Participação em banca de Selmara Correa dos Santos.Os campos de concentração na narrativa fílmica A Lista de Schindler. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

42.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; NASCIMENTO, M. V.; GHIZZI, M. C. C. M.. Participação em banca de Camila Santos Bueno da Silva.O uso da narrativa histórica do livro didático Projeto Radix no 7º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

43.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; PEREIRA, D.; GONCALVES, A. M.. Participação em banca de Luana Cristina Rabello.A função social do Educandário Lar São Vicente de Paulo (1957-1964). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

44.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; NASCIMENTO, M. V.; MAGALHAES, F. S.. Participação em banca de Camila Dal Degan Garcia.A aprendizagem histórica nos Parâmetros Curriculares Nacionais do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

45.
PEREIRA, D.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; SHACTAE, A. M.. Participação em banca de Giovanna Maria de Almeida.A perspectiva espírita no contexto itarareense da década de 1930: um novo olhar sobre a religião. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

46.
CLETO, M. P.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; PEREIRA, D.. Participação em banca de Evelyn Hortêncio Fonseca.O jogo de computador Age of Mithology The Titans e a aprendizagem não intencional de História. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

47.
PEREIRA, D.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; NASCIMENTO, M. V.. Participação em banca de William Tadeu Biglia de Souza.A Festa de São Pedro: a fé e o profano em Itararé-SP (1990). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

48.
MAGALHAES, F. S.; RODRIGUES JÚNIOR, O.; SHACTAE, A. M.. Participação em banca de Eliardo Maceno e Silva.O desinteresse pela disciplina de História nas séries finais do Ensino Fundamental em Jaguariaíva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.

49.
PEREIRA, D.; NASCIMENTO, M. V.; RODRIGUES JÚNIOR, O.. Participação em banca de Maicon Tabarro.Biografia como fonte histórica: análise da obra A manha do Barão de Itararé. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Regional para América Latina da International Association for Research on Textbooks and Educational Media - IARTEM.Los manuales didácticos y la formación de profesores de Historia en Brasil. 2018. (Outra).

2.
Conferência Regional para América Latina da International Association for Research on Textbooks and Educational Media - IARTEM.As narrativas históricas acerca da Ditadura Militar no Brasil no livro didático de História da coleção "História, Sociedade & Cidadania". 2018. (Outra).

3.
III Fórum dos Corrdenadores de Ensino de Graduação. 2018. (Outra).

4.
VIII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el ámbito Iberoamericano."La patriótica revolución bibliográfica" de la Fundación Nacional del Material Escolar: Didáctica de la Historia en la Dictadura Militar en Brasil. 2018. (Simpósio).

5.
14th IARTEM International Conference on Textbooks and Educational Media.Teaching materials to teach history: teachers perspectives. 2017. (Outra).

6.
Colóquio do Centenário da Revolução Russa. 2017. (Outra).

7.
IV Encontro de História da Educação do Centro-Oeste (EHECO)."Aprender a aprender História" na Ditadura Militar: os materiais didáticos de História produzidos pela FENAME. 2017. (Encontro).

8.
XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. Didática da História nos "anos de chumbo": o guia metodológico para cadernos MEC. 2017. (Congresso).

9.
XXIX Simpósio Nacional de História.O escolanovismo no ensino de História: os manuais didáticos da CADES. 2017. (Simpósio).

10.
Colóquio: ?Pesquisas sobre manuais escolares e mídias educativas?.Manuais de Didática da História: contribuições para uma definição de manuais didáticos. 2016. (Outra).

11.
Conferência Regional para América Latina da.Manuales de Didáctica de la Historia en Brasil (1997-2013): diálogos con la legislación y la literatura cientifica. 2016. (Outra).

12.
VII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el ámbito Iberoamericanoo l.Manuais de Didática da História no Brasil (1997-2013): diálogos com os professores de História. 2016. (Simpósio).

13.
X Seminário de Ensino de História: e Tensões entre a História Acadêmica e a História Ensinada.Formação de professores, pesquisa e ensino de História. 2016. (Seminário).

14.
13th International Conference on Textbooks and Educational Media.Being a History teacher: manuals for teachers produced in Brazil (1984-2014). 2015. (Outra).

15.
Educere - XII Congresso Nacional de Educação. Os manuais de Didática da História e a formação de professores: diálogos possíveis. 2015. (Congresso).

16.
V Semana de História: Os desafios da História na contemporaneidade. 2015. (Outra).

17.
XXVIII Simpósio Nacional de História.Manuais de Didática da História: diálogos entre a formação pretendida pelos autores e as concepções no campo do ensino da História. 2015. (Oficina).

18.
2º Simpósio Internacional de História Pública.Os manuais de Didática da História destinados a professores no Brasil e a constituição de um habitus docente da História. 2014. (Simpósio).

19.
IV Semana de História - "Os 50 anos do golpe militar: rupturas e e permanências".Mesa de debates: "O dia que durou 21 anos". 2014. (Outra).

20.
XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. O estado da arte das pesquisas em manuais de Didática da História destinados a professores no Brasil. 2014. (Congresso).

21.
Conferência de abertura do V Seminário de Educação Histórica. 2012. (Seminário).

22.
Conferência Regional Iartem Brazil 2012.Manuais de Didática da História destinados a professores. 2012. (Outra).

23.
II Semana de História: temáticas e perspectivas.Perspectivas da Educação Histórica. 2012. (Outra).

24.
XII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. A epistemologia da Didática da História em manuais para professores. 2012. (Congresso).

25.
XXIV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. 2012. (Outra).

26.
Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino da História.Os manuais de Didática da História e a constituição de uma epistemologia da Didática da História. 2011. (Encontro).

27.
1º Colóquio Jörn Rüsen e o Ensino de História no Brasil. 2010. (Outra).

28.
3º Seminário Iberoamericano de Didática das Ciências Sociais. 2010. (Seminário).

29.
Colóquio "Dilemas e disputas pela teoria da narrativa". 2010. (Outra).

30.
2º Seminário de Educação Histórica."O tempo histórico e a Didática da História nos manuais de Didática específica produzidos por professores e para professores no Brasil entre 2003 e 2004". 2009. (Seminário).

31.
Simpósio Nacional de História."As concepções de fonte histórica e as orientações para o seu uso em três manuais de Didática da História produzidos para os professores no Brasiil (2003-2004)". 2009. (Simpósio).

32.
VII Encontro Nacional "Perspectivas do Ensino de História"."Os conceitos históricos e a Didática da História nos manuais de Didática específica produzidos por professores e para professores no Brasil entre 2003 e 2004". 2009. (Encontro).

33.
Formação do discurso educacional dominante no cenário brasileiro contemporâneo. 2008. (Seminário).

34.
VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE e III Congresso Ibero-Americano sobre violências nas escolas - CIAVE. "A produção de narrativas históricas de alunos do Ensino Fundamental: um estudo exploratório". 2008. (Congresso).

35.
VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História."História "fora da sala de aula": os museus e a educação histórica". "Projeto "Recriando Histórias de Araucária": a produção de livros para aprender a ler e a escrever em História". 2008. (Encontro).

36.
V Seminário de Teoria e Prática de Ensino."Os museus e a educação histórica: um estudo exploratório". 2008. (Seminário).

37.
XI Encontro Regional da Associação Nacional de História - Seção Paraná..Projeto "Recriando histórias de Araucária": A produção de livros para aprender a ler e escrever em História.. 2008. (Encontro).

38.
6º Encontro de Extensão e Cultura da UFPR. Recriando Histórias. 2007. (Congresso).

39.
IV Seminário de Teoria e Prática de Ensino. Universidade e Escola: saberes, cultura e formação docente..Música e ensino de História. 2007. (Seminário).

40.
5º FAFGRAD (Forum de atividades formativas de Graduação).Movimento operário: Historiografia e Cultura.. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. V Semana de História: Os desafios da História na Contemporaneidade. 2015. (Outro).

2.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; CLETO, M. P. . Projeto "Debates Contemporâneos". 2014. (Outro).

3.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; CLETO, M. P. . IV Semana de História - 50 anos do golpe militar: rupturas e permanências. 2014. (Outro).

4.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. III Semana de História: Educação Histórica e Teoria. 2013. (Outro).

5.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. II Semana de História: temáticas e perspectivas. 2012. (Outro).

6.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; PEREIRA, D. . Cinema e História. 2011. (Outro).

7.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. I Semana de História: Ensino e Pesquisa. 2011. (Outro).

8.
RODRIGUES JÚNIOR, O.; GARCIA, T. M. F. B. ; SCHMIDT, M. A. M. S. . II Seminário de Educação Histórica. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Sérgio Henrique Pereira de Souza Ramos. As representações do Brasil Central na obra de Karl von den Steinen (1883-1884). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Jhucyrllene Campos dos Santos. As mulheres ?boêmicas? e ?turbulentas? nas ?casas de brinquedos? do bairro porto em Cuiabá (1860 a 1899). Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

3.
Eloisa Maria Godinho Gomes. O debate acerca das tecnologias no ensino de História presente nos livros didáticos de História.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em História) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

4.
Mirian Regina Camargo Barroso. História e cultura afro-brasileira e indígena: a Lei 11.645/08 e os livros didáticos de História para o Ensino Médio. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

5.
Silvia Jacinta Ritter-Pimenta. Percepções sobre a questão agrária no Brasil entre os alunos do Ensino Médio no IFMT - Campus São Vicente. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

6.
Domingos Silva Lima. A concepção de tempo histórico e o ensino de História: perspectivas de professores(as) de História. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso. (Orientador).

Iniciação científica
1.
André Filipe Gonçalves Lopes. As teorias das relações raciais nos livros didáticos de História. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação Universidade de Mato Grosso. (Orientador).

2.
Kevin Alves Antunes de Sousa Lopes. A Segunda Guerra Mundial na sala de aula de História: os animes e o ensino de História. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação Universidade de Mato Grosso. (Orientador).

3.
Letícia Seba. O golpe e a Ditadura Militar nos livros didáticos de História no Brasil. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação Universidade de Mato Grosso. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Sandra Márcia Giaretta. O manual do professor de História: apropriações e usos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Luiz da Silva Santos. "Demistificando o índio": as ideias históricas de alunos do Ensino Médio acerca dos indígenas brasileiros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

2.
Edilson de Souza Benevides. História de uma professora leiga no agreste de Alagoas: um episódio da História da Educação durante a Ditadura Militar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

3.
Daniela Boaventura Daubian. "Um tirano está de volta": o cinema e a aprendizagem histórica de jovens estudantes do Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

4.
Richard Santos Salazar. O imaginário da Guerra Fria no filme Doctor Strangelove: diálogos entre a historiografia e a filmografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

5.
HARTL, Cristiano Arruda Rocha. O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso no 4º ano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

6.
MIRANDA, Letícia. A representação do caipira nas músicas da dupla Tião Carreiro e Pardinho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

7.
AMARAL, Keile Cristine França. Os conceitos substantivos da História na aula de Ensino Religioso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

8.
SOCOLOSKI, Ana Carla. Entre a formação e a classificação: avaliação em História na perspectiva dos professores de História em Taquarivaí-SP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

9.
SANTOS, Lucas da Silva. Historicizar para libertar: Clemencia Jacquinet e o ensino de História na Escola Moderna. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

10.
SOUZA, Jone Duarte de. Didática e Teoria: as relações presentes nos textos didáticos de História. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

11.
SILVA, Bianca Aparecida Santos. A narrativa histórica de Vicente Tapajós. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

12.
OLIVEIRA, Élida Cardoso. A ideologia do Regime Militar no manual Educação Moral e Cívica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

13.
LIMA, Aline Mayara de. As Novas Tecnologias na sala de aula de História na perspectiva dos professores de São José da Boa Vista-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

14.
FERREIRA, Jéssica Karine Maria. Sociabilidade e memória: a festa em louvor a São José na paróquia de São José da Boa Vista-PR (1979-2014). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

15.
GONDIM, Alexandre Nunes. Santos ou pecadores? A representação dos jesuítas no filme ?A Missão? (1986). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

16.
SIQUEIRA, Aline Silva. A construção de um herói nacional: uma análise do filme Lincoln (2012). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

17.
SANTOS, Joselaine Figueira dos. Sociabilidade de lazer nas praças ?Coronel Jordão? e ?Francisco Alves Negrão? em Itararé-SP (1950-1980). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

18.
AZEVEDO, Anderson Garcia de. A sedução da barbárie: queima e representação no filme ?A menina que roubava livros?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

19.
BERNARDINO, Lourdes. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o Estado Novo (1937-1945) na historiografia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

20.
FERREIRA, Bruna Anselmo Moraes. A arte do conflito: o movimento punk em São Paulo (1977-1986). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

21.
SILVA, Márcio Nunes da. A Revolução Russa na consciência histórica de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

22.
SAVAGIN, Jéssica. O cinema na sala de aula de História: Perspectivas de professores da cidade de Sengés-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

23.
SANTOS, Selmara Correa dos. Os campos de concentração na narrativa fílmica A Lista de Schindler. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

24.
SILVA, Camila Bueno Santos da. O uso da narrativa histórica do livro didático Projeto Radix no 7º ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

25.
RABELLO, Luana Cristina. A função social do Educandário Lar São Vicente de Paulo (1957-1964). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

26.
GARCIA, Camila Dal Degan. A aprendizagem histórica nos Parâmetros Curriculares Nacionais do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

Iniciação científica
1.
Kevin Alves Antunes de Sousa Lopes. Assistindo animes, narrando histórias: as animações japonesas e o ensino de História. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

2.
Leticia Seba. A ?guerra de narrativas? acerca da Ditadura Militar nas páginas dos livros didáticos de História no Brasil. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

3.
SOUZA, Jone Duarte de. Didática e Teoria: as relações presentes nos textos didáticos de História. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

4.
SANTOS, Lucas da Silva. Bandeira negra para a educação: uma perspectiva libertária de ensino. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.

5.
SILVA, Márcio Nunes da; PLINTA, Fernanda dos Santos. A Revolução Russa nas narrativas históricas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Osvaldo Rodrigues Júnior.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. O escolanovismo no ensino de História: os manuais didáticos da CADES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Didática da História nos 'anos de chumbo': o Guia metodológico para cadernos MEC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Tecahing materials to teach history: teachers perspectives. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. Aprender a aprender História na Ditadura Militar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RODRIGUES JÚNIOR, O.. 'La patriótica revolución bibliográfica' de la Fundación Nacional del Material Escolar: Didáctica de la Historia en la Dictadura Militar en Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:39:08