Maria Erotildes Moreira e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6836383320609924
  • Última atualização do currículo em 11/06/2018


Maria Erotildes Moreira e Silva é professora de Língua Portuguesa desde 1987 e bolsista CAPES-PNPD, vinculada ao grupo de pesquisa PLIP - UFC (Programa de Políticas Linguísticas para a Internacionalização da Língua Portuguesa). Desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará acerca das Políticas Linguísticas para a internacionalização do português e atua em pesquisas para a elaboração de material didático destinados ao ensino de Português ? língua estrangeira (PLE). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Erotildes Moreira e Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. E. M.;Maria Erotildes Moreira e Silva

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Instituto de Educação do Ceará.
Rua Graciliano Ramos, 52
Fátima
60415050 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (085) 32723645
Fax: (085) 31012070


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: TESE: Interfaces entre as ações oficiais e as políticas linguísticas para a promoção internacional do português, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Rosemeire S. Monteiro-Plantin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: política linguística; gestão da língua; português como língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Política Linguística.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: O processo de apropriação da escrita por adultos não-alfabetizados,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Rosemeire Selma Monteiro.
Palavras-chave: psicolingüística; processamento da linguagem escrita; alfabetização de adultos.
1995 - 1997
Especialização em Programa de Pós-graduação em Lingüística. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Construindo a compreensão leitora: uma proposta de ensino no 1] ano do Curso Pedagógico do Instituto de Educação do Ceará.
Orientador: Iúta Lerche Vieira Rocha.
1983 - 1987
Graduação em LETRAS.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Fraseologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Política Linguística.


Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Capacitação: Elaboração de materiais: ensino de PLE. (Carga horária: 30h).
Instituto Internacional da Língua Portuguesa, IILP, Cabo Verde.
2013 - 2013
Formação Inicial de Tutores à Distância. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Formação de professores de São Tomé e Prí. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada para Avaliadores de Redação. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Conhecendo Melhor Fortaleza: a terra que remete à. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador em Projeto de Pesq, Enquadramento Funcional: Professor titular


Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Português - Ensino Profissional, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Pleno I, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa - Nível Médio Professora de Literatura Brasileira e Infantil - Nível Médio Professora de Didática/Ensino de Língua Portuguesa - Curso Normal/Pedagógico - Nível Médio Coordenadora Pedagógica do Curso de Preparação para o Magistério (Curso Normal) Professora Coordenadora da área de Linguagens e Códigos


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PNPD, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES/MEC, dentro do projeto Políticas Linguísticas para a Internacionalização do Português, sob a coordenação da Profa. Dra. Rosemeire Monteiro-Plantin.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Tutor - EaD, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 4
Outras informações
Tutoria a distância nos Polos Rubem Vaz e Marcílio Dias, na cidade de Caucaia - CE, pela UFC Virtual, vinculada ao Departamento de Letras Vernáculas, nas disciplinas de Estágio em Ensino da Linguagem Oral e da Linguagem Escrita, em 2015.2 e no estágio Supervisionado, em 2016.1.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Tutor - EaD, Enquadramento Funcional: Tutora da EaD, Carga horária: 4
Outras informações
Tutoria a distância na disciplina Introdução à Linguística", no Curso de Licenciatura em Português, no Polo de Jaguaribe - Ceará - UFC Virtual.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio em Docência, Enquadramento Funcional: Estágio em docência: professor de PLE, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora no Programa Magister, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina: Prática de Ensino em Linguagens I - II - III - IV

Atividades

11/2012 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , CESPE Unb, .

Serviço realizado
Avaliadora das Redações do ENEM 2012.

Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-horista, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Teoria da Literatura I Curso: Licenciatura em Letras

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor-horista, Carga horária: 60
Outras informações
Curso: Licenciatura em Português Disciplina de férias: Literatura brasileira II

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-horista, Carga horária: 20
Outras informações
Curso: Licenciatura em Português Disciplina: Introdução a Sociolinguística

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Instituto para o Desenvolvimento do Trabalho, IDT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviço, Carga horária: 4
Outras informações
Elaboração de metodologia e de material didático voltado ao aperfeiçoamento da oralidade, da leitura e da escrita em Língua Portuguesa, na abordagem do interacionismo sócio-discursivo. Formação de faciltadores para a formação de jovens empreendedores.


Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, IEPRO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30


Colégio Nossa Senhora das Graças, CNSG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Professora atuante no Ensino Fundamental


Ágora - Cooperativa de Profissionais em educação Ltda, ÁGORA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Produção de conteúdos educacionais digitais multimídias para o Ensino Médio em Língua Portuguesa


Faculdade Vidal de Limoeiro do Norte, FAVILI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Política Linguística no Brasil: as práticas de ensino, as práticas de pesquisa e a agência de professores
Descrição: O projeto intitulado está inserido na área de Linguística Aplicada, na subárea de PPL. Ele focaliza três dimensões: a pesquisa, o ensino e a agência dos professores. Nessa perspectiva, o trabalho será desenvolvido a partir do desenvolvimento dos seguintes eixos, a saber: o primeiro, o diagnóstico dos temas, teorias e métodos recorrentes em pesquisas realizadas no Brasil, no período de 1990-2013, na área de PPL; o segundo, a investigação sobre o espaço da área de PPL no ensino de graduação dos cursos de Letras, e o terceiro, a análise sobre os processos de interpretação e de apropriação de políticas linguísticas educacionais que exploram temas de Política Linguística (eg. preconceito linguístico, variação linguística) por professores de Língua Portuguesa da educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Erotildes Moreira e Silva - Integrante / SILVA, M. Erotildes. M, - Integrante / Socorro Claudia Tavares - Coordenador / Maria Elias Soares - Integrante.
2009 - Atual
PLIP - Políticas Linguísticas para a Internacionalização do Português
Descrição: A pesquisa será desenvolvida no intuito de apresentar os avanços e retrocessos no processo de internacionalização da Língua Portuguesa, bem como, algumas ações que têm sido postas em prática para a sua difusão, em espaços lusófonos e não lusófonos, das quais, podemos, inicialmente, destacar: a dotação de um fundo para a língua portuguesa, implementado em Portugal; a criação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, sediado em Cabo Verde, na cidade de Praia, a fundação do Museu da Língua Portuguesa, com sede em São Paulo; a ratificação do acordo ortográfico e a parceria firmada entre Brasil e Argentina para o ensino de Português como segunda língua em escolas secundárias na Argentina. Serão analisados, também, conceitos tais como: língua materna; segunda língua; língua oficial; língua padrão, língua nacional; língua de cultura; bilinguismo; bilinguismo de elite; língua internacional, língua intranacional e língua universal. Pretendemos ainda, propor um conjunto de medidas práticas para a implementação de uma Política Linguística com vistas à Internacionalização da Língua Portuguesa, a ser levado a cabo em toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Para o alcance da internacionalização desejada é necessário que todos os membros da CPLP atuem realmente como parceiros em uma política conjunta para a difusão de nossa língua em instâncias públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - Atual
Iracema: retrato de Fortaleza
Descrição: Descrição: O programa Iracema ? o retrato de Fortaleza tem por objetivo geral empreender uma mobilização intra e interistitucional, para a divulgação da personagem Iracema, de José de Alencar como ícone cultural fortalezense. Como objetivos específicos visa estimular o desenvolvimento de projetos articulados com instituições diversas, voltadas para a disseminação da cultura, tendo em vista a focalização de Iracema como ícone cultural de nossa cidade; buscar oportunidades para a formação de diferentes agentes divulgadores e sustentadores da imagem do ícone Iracema; pleitear e promover ações relacionadas ao ícone cultural da capital alencarina, com o caráter de preparação para a Copa de 2014. Suas ações básicas consistem nos projetos: ?Curso de leitura - conhecendo melhor Fortaleza, a terra que nos remete à Iracema?; ?Feira de artesanato, um momento com Iracema? e ?Iracema vai rádio?. O público-alvo vem a ser professores e alunos do Curso de Letras da UFC; professores do ensino médio de Cabo Verde, guiné Bissau e São Tomé e Príncipe envolvidos no Projeto José Aparecido de Oliveira (UFC); professores e alunos do ensino médio de escolas estaduais; artesãos de Fortaleza e alunos do IFCE...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Erotildes Moreira e Silva - Integrante / Maria Ednilza Oliveira Moreira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Política Linguística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M. E. M.2014SILVA, M. E. M.. A figura feminina em parêmias brasileiras. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 8, p. 13-24, 2014.

2.
SILVA, M. E. M.2014SILVA, M. E. M.; TAVARES, S. C. ; SOARES, M. E. . A língua portuguesa em Timor Leste: a percepção de estudantes timorenses.. Revista do GELNE (UFC), v. 16, p. 47-63, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOURA, A. C. C. ; SILVA, M. E. M. . Fundamentos do ensino de português como língua estrangeira. 1. ed. Roosevelt, NJ: Boavistapress, 2016. v. 01. 496p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, M. E. M.. *Convergências e divergências entre ações oficiais e frmação de professores de português - língua estrangeira. In: GONÇALVES, Luis. (Org.). Português como língua estrangeira, de herança e materna: abordagens, contextos e práticas. 1ed.Roosevelt - New Jersey: Boa Vista Press, 2017, v. 01, p. 11-26.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAVARES, S. C. ; SILVA, M. E. M. . . Políticas linguísticas e ensino de língua portuguesa: o caso de Timor Leste. In: II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2012, Belém - Pará. Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística Diversidade linguística e políticas de ensino: anais / II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguíst. Belém - Pará: EDFMA, 2012. v. 02. p. 716-729.

2.
PINHEIRO, R. C. ; SILVA, M. E. M. . Letramento digital e ensino de português para estrangeiros: breve análise de sites educativos. In: II Colóquio Nacional sobre Hipertexto - II CHIP, 2011, Fortaleza - CE. Anais do II Colóquio Nacional sobre Hipertexto, 20, 2010. v. 02. p. 148-155.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. E. M.. Convergências e divergências entra ações oficiais e formação do professor de PLE. In: V Encontro Mundial sobre o Ensino de Português, 2016, Berkeley. V EMEP. BERKELEY: AOTP, 2016. v. 01. p. 145-145.

2.
SILVA, M. E. M.. Aspectos históricos e interculturais da lusofonia. In: II Congresso Internacional de Lingüística Histórica,, 2012, São Paulo - SP. II Congresso Internacional de Lingüística Histórica. Anais de resumos.. São Paulo - SP: Humanitas, 2012. v. 02. p. 592-589.

3.
SILVA, M. E. M.; PINHEIRO, R. C. . Letramento digital e ensino de português para estrangeiro: uma breve análise de sites educativos. In: 2º CHIP: COLÓQUIO SOBRE HIPERTEXTO, 2010, Fortaleza., 2010, Fortaleza. Programação e livro de resumos do II Colóquio Nacional sobre Hipertexto.. Fortaleza: Brasil Tropical, 2010. v. 01. p. 65-66.

4.
SILVA, M. E. M.; PINHEIRO, R. C. . O papel da internet na divulgação da língua portuguesa. p. 257-258. 4.. In: VI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina, 2010, Fortaleza - CE. Livro de resumos e programação do VI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina, 2010. v. 01.

5.
SILVA, M. E. M.. Avaliação do material didático destinado ao ensino de português para estrangeiros: breves considerações.. In: In: Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos - GELNE., 2010, Teresina - PI. Livro de resumos e programação., 2010. v. 01. p. 72.

6.
SILVA, M. E. M.. Proposta de um glossário de unidades fraseológicas:aspectos sociolingüísticos.. In: SILVA, M. E. M. Proposta de um glossário de unidades fraseológicas:aspectos sociolingüísticos. In: I CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística:livro de resumos, 2010, UFMA, p. 145. ISBN ., 2010, :São Luís ? MA. I CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: livro de resumos:. São Luís ? MA: UFMA, 2010. v. 01. p. 145-145.

7.
SILVA, M. E. M.; PINHEIRO, R. C. . Políticas de divulgação da Língua Portuguesa por embaixadas brasileiras. In: II SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2009, Évora - Portugal. Panorâmica de Linguística, Literatura e Cultura do II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Évora - Portugal: Universidade de Évora - Departamento de Linguística e Literaturas Prefixo de Editor: 972-99292, 2009. v. 01. p. 234-234.

8.
SILVA, M. E. M.. A influência da fala na escrita de alfabetizandos adultos. In: IV Semana da Alfabetização, 2003, São Paulo. Revista da Alfabetização Solidária. São Paulo: Unimarco, 2003. v. 04. p. 59-63.

9.
SILVA, M. E. M.. A ocorrência das conjunções adversativas em textos infantis. In: II ECLAE - Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicada ao Ensino, 2003, João Pessoa. II ECLAE - Caderno de Resumos e Programação. João Pessoa - PB: Idéia Editora Ltada, 2003. v. 01. p. 112-112.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. E. M.. Interfaces entre ações oficiais e concepções de professores de PLE acrca da internacionalização do português. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, M. Erotildes M. ; SILVA, M. E. M. . Breves considerações acerca do material didático destinado ao ensino de Português ? língua estrangeira: : a visão dos professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, M. E. M.. Convergências e divergências entra ações oficiais e formação do professor de PLE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, M. E. M.. Interfaces entre as ações oficiais e as políticas linguísticas para a promoção internacional do português. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, M. E. M.. Política Linguística e Ensino de Português como Língua Estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, M. E. M.. Mesa-redonda: The portuguese language enchants and conquers the world. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
TAVARES, S. C. ; SILVA, M. E. M. . Políticas Linguísticas percebidas em torno do ensino de português em Timor Leste. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, M. E. M.. Aspectos históricos e interculturais da lusofonia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, M. E. M.. POLÍTICAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS_. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TAVARES, S. C. ; SILVA, M. E. M. . Políticas linguísticas e ensino de língua portuguesa: o caso de Timor Leste.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVA, M. E. M.; PINHEIRO, R. C. ; LIMA, A. M. P. . Mesa-redonda: TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SILVA, M. E. M.; TEIXEIRA, J. F. . O jornal on line: construção e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, M. E. M.; PINHEIRO, R. C. . Políticas de divulgação online da Língua Portuguesa por embaixadas brasileiras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVA, M. E. M.; MONTEIRO-PLANTIN, Rosemeire S. . Cooperação intercultural em comunidades lusófonas: em busca da internacionalização da língua portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, M. E. M.; BARBOSA, L. L. . Chapeuzinho Vermelho a caminho da refacção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA, M. E. M.; MONTEIRO-PLANTIN, Rosemeire S. . La madre e la madrasta em provérbios brasileños. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, M. E. M.; PINHEIRO, R. C. . Difusão da língua portuguesa pelas embaixadas brasileiras.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SILVA, M. E. M.; PINHEIRO, R. C. . Letramento digital e ensino de português para estrangeiro: uma breve análise de sites educativos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, M. E. M.. Proposta de um glossário de unidades fraseológicas:aspectos sociolingüísticos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, M. E. M.; PINHEIRO, R. C. . O papel da internet na divulgação da língua portuguesa.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA, M. E. M.. Ensino de português como língua estrangeira e interculturalismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, M. E. M.. Mesa-redonda: Material didático destinado ao ensino de português para estrangeiros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
SILVA, M. E. M.. Avaliação do material didático destinado ao ensino de português para estrangeiros: breves considerações.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PINHEIRO, R. C. ; SILVA, M. E. M. . Políticas de divulgação da língua portuguesa em embaixadas brasileiras.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA, M. E. M.. A influência da fala na escrita de alfabetizandos adultos.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BEZERRA, B. G. ; SILVA, M. E. M. . Identificação de gênero e propósito comunicativo: um problema e uma possível solução.. Recife - PE: EDUPE, 2009. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. E. M.. Mini-curso: CELPE-BRAS - o que é isso?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MOURA, A. C. C. ; SILVA, M. E. M. . Curso para Professores de Português da República de São Tomé e Príncipe- Módulo: Memórias de Letramento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MOREIRA, M. E. O. ; SILVA, M. E. M. . . Curso para Professores de Português da República de Cabo Verde - Módulo: 'Caminhos de Iracema'. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, Maria Iesse ; SILVA, M. E. M. . Oficina de Escrita. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, M. E. M.; MONTEIRO, R. S. . Projeto de Extensão em capacitação para professores da Educação de Jovens e Adultos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MONTEIRO-PLANTIN, Rosemeire S.; SILVA, M. E. M.. Participação em banca de Michelle Girão Pinheiro. Descrição e análise dos culturemas do português brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

2.
MONTEIRO-PLANTIN, Rosemeire S.; SILVA, M. E. M.. Participação em banca de MARIA VIVIANE MATOS DE LIMA. O SAGRADO E O PROFANO NOS FRASEOLOGISMOS DO PORTUGUÊS DO BRASIL. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

3.
LEURQUIN, E. V. L. F.; SANTOS, L. F.; SILVA, M. E. M.. Participação em banca de EDVANIA FERREIRA BANDEIRA. APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA: O GÊNERO CONTO NO DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LEITURA. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

4.
SILVA, M. E. M.; TAVARES, S. C.; PEREIRA, R. C. M.. Participação em banca de Erik Anderson de Carvalho Silva. Preconceito linguístico: estudo das crenças de estudantes da Educação Básica sobre a Língua Portuguesa. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, M. E. M.; SANTOS, Maria Iesse; MONTEIRO, R. S.. Concurso Vestibular da UFC - Corretora de Redação. 2003. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Congresso internacional. Interfaces entre ações oficiais e concepções de professores de PLE acerca da internacionalização do português. 2018. (Congresso).

2.
II FIP - Fórum para a Internacionalização do Português.CELPE-BRAS: o que é isso?. 2017. (Oficina).

3.
Simpósio SIPLE 2017.BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO MATERIAL DIDÁTICO DESTINADO AO ENSINO DE PORTUGUÊS ? LÍNGUA ESTRANGEIRA: A VISÃO DOS PROFESSORES. 2017. (Simpósio).

4.
VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Políticas linguísticas à internacionalização do português: um "Tratado de Tordesilhas" entre Brasil e Portugal. 2017. (Simpósio).

5.
I FIP - Fórum para Internacionalização do Português.Formação de professores de português - língua estrangeira - PLE. 2016. (Encontro).

6.
II Encontro sobre Iracema como Ícone Cultural.Panorama do ProjetPanorama sobre o Projeto Curso de Leitura, conhecendo melhor Fortaleza, a terra que nos remete à Iracema. 2016. (Encontro).

7.
I Encontro sobre Iracema como ícone cultural.O romance Iracema no Ensino Médio: uma releitura através da dança. 2015. (Encontro).

8.
Colóquio Internacional: "A Internacionalização da Língua portuguesa: concepções e ações". 2013. (Outra).

9.
IV Congresso Latino-Americano de Formação de professores de Línguas. 2013. (Congresso).

10.
Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará 2012.POLÍTICAS DE ENSINO DE PORTUGUÊS. 2012. (Encontro).

11.
II Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa. 2012. (Encontro).

12.
VII SEMANA DE LETRAS..Mini-curso: Política linguística e avaliações institucionais. 2012. (Oficina).

13.
Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará 2011.Mini-curso: Políticas Linguísticas para português como língua estrangeira. 2011. (Outra).

14.
SELIN - Seminários Linguísticos.Políticas de divulgação online da língua portugeusa por embaixadas brasileiras. 2011. (Seminário).

15.
II SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.POLÍTICAS DE DIVULGAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR EMBAIXADAS BRASILEIRAS. 2009. (Simpósio).

16.
IV Semana da Alfabetização. A influência da fala na escrita de alfabetizandos adultos. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTEIRO, R. S. ; FERRERO, Ana Diaz ; SILVA, M. E. M. . II FIP - II Fórum para a internacionalização do português. 2017. (Outro).

2.
MONTEIRO, R. S. ; Maria Erotildes Moreira e Silva . III Brasileiro de Fraseologia. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Paula Rodrigues Santos. Aprendizagem do sistema de escrita dentro de contextos teóricos e práticos de alfabetização. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Docência i) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Maria Erotildes Moreira e Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Alciene Rocha Vaz. Aquisição da linguagem escrita e oralizada por alunos com deficiência auditiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Específica em Português) - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Orientador: Maria Erotildes Moreira e Silva.

2.
Hemahésia dos Santos Soares. Apropriação da escrita na Educação Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Maria Erotildes Moreira e Silva.

3.
Ângela Nogueira Marques. A dislexia no ensino fundamental; um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Maria Erotildes Moreira e Silva.

4.
Adriana Raniquele Bezerra. Estratégias metacognitivas de leitura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Maria Erotildes Moreira e Silva.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, M. E. M.2014SILVA, M. E. M.. A figura feminina em parêmias brasileiras. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 8, p. 13-24, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. E. M.; PINHEIRO, R. C. ; LIMA, A. M. P. . Mesa-redonda: TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, M. E. M.; TEIXEIRA, J. F. . O jornal on line: construção e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MOURA, A. C. C. ; SILVA, M. E. M. . Curso para Professores de Português da República de São Tomé e Príncipe- Módulo: Memórias de Letramento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, M. E. M.. Mini-curso: CELPE-BRAS - o que é isso?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTEIRO, R. S. ; FERRERO, Ana Diaz ; SILVA, M. E. M. . II FIP - II Fórum para a internacionalização do português. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:38:57