Débora Cristina de Araujo

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  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educação pela UFPR. Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas (2006) e graduada em Letras - Português/Inglês (2003) pela Universidade do Estado do Paraná, Campus de Paranavaí. Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação - DTEPE/CE da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na área da Educação das Relações Étnico-Raciais.Tem experiência nas áreas de Literatura infantil e juvenil; Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE); educação e relações étnico-raciais; educação e diversidade; práticas pedagógicas; Análise Crítica do Discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Cristina de Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, D. C.;ARAUJO, D. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Pedagógico.
Universidade Federal do Espírito Santo
Goiabeiras
29075910 - Vitória, ES - Brasil
Telefone: (27) 40092536
URL da Homepage: http://www.ce.ufes.br/departamento-de-teorias-do-ensino-e-pr%C3%A1ticas-educacionais-dtepe


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Literatura infanto-juvenil e política educacional: estratégias de racialização no Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE), Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Programa Nacional de Biblioteca da Escola; Literatura infanto-juvenil; Racialização; Discurso; Política educacional.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Relações raciais, discurso e literatura infanto-juvenil,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Paulo Vinicius Baptista da Silva.
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil; Relações raciais; Ideologia; Discurso; Hermenêutica da Profundidade.
2005 - 2006
Especialização em Língua Portuguesa e Literaturas. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Título: O negro na literatura infanto-juvenil: novas perspectivas a partir da Lei 10639/2003.
Orientador: Elmita Simonetti Pires.
2000 - 2003
Graduação em Letras - Português/Inglês.
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Diversidade.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Formação Complementar


2017 - 2018
Extensão universitária em Projeto Instit. Ampliando Oportunidades Educacionais e Culturais EDUC-UFES. (Carga horária: 720h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2014 - 2014
Ensino de literatura africana de língua portuguesa. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2012 - 2012
O PENSAMENTO DE FRANTZ FANON,. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a, ABPN, Brasil.
2012 - 2012
Trajetórias... de intelectuais negros/as. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2012 - 2012
ÒWE ATI ITAN: LINGUAGENS AFRICANO-BRASILEIRO. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a, ABPN, Brasil.
2012 - 2012
OS CAMINHOS DO MERCADO EDITORIAL PARA O PÚBLICO. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/a, ABPN, Brasil.
2012 - 2012
Literaturas africanas de língua portuguesa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2011 - 2011
A escola pública como espaço de promoção da aprend. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
2011 - 2011
O valor da escola pública. (Carga horária: 12h).
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Produção Intelectual de Mulheres Negras: trajetór. (Carga horária: 36h).
Associação Mulheres de Odun, ODUNEAD, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Capacitação de tutores em EaD. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Afro-brasileiros e Literatura. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Negro e Literatura. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Trabalho e Educação:a formação dos prof. sec. XXI. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2007 - 2007
Reflexões para a implementação do PPP. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2007 - 2007
Formação Continuada em Sexualidade Humana. (Carga horária: 48h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2007 - 2007
A organização escolar e o plano de trabalho docent. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Educação Africanidades Brasil. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2006 - 2006
Estudos para a organização do trabalho pedagógico. (Carga horária: 24h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2006 - 2006
II Grupo de Estudos - Língua Portuguesa - EF. (Carga horária: 28h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
2004 - 2004
Criação Literária e Produção de Textos. (Carga horária: 30h).
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
2004 - 2004
Leitura em Língua Materna. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Aspectos da Produção de Textos em Sala de Aula. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2002 - 2002
Formação Continuada para Prof. Ed. Inf.e Ens. Fund. (Carga horária: 8h).
Departamento Municipal de Educação,Cultura e Esportes de Sta Isabel do Ivaí, DMECE, Brasil.
2002 - 2002
Teoria de semiótica greimasiana. (Carga horária: 30h).
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
2001 - 2002
PROFA - Prog. de Desenv. Profissional Continuado. (Carga horária: 180h).
Departamento Municipal de Educação,Cultura e Esportes de Sta Isabel do Ivaí, DMECE, Brasil.
2001 - 2001
Parâmetros em Ação. (Carga horária: 56h).
Departamento Municipal de Educação,Cultura e Esportes de Sta Isabel do Ivaí, DMECE, Brasil.
2000 - 2000
Fonética de Língua Inglesa. (Carga horária: 30h).
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
1999 - 1999
Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 16h).
Departamento Municipal de Educação,Cultura e Esportes de Sta Isabel do Ivaí, DMECE, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado da Educação do Paraná, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Nos anos de 2007 e 2008 atuou como técnica pedagógica no Departamentos da Diversidade e na Diretoria de Políticas Educacionais na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, nas equipes de Gênero e Sexualidade; e História e cultura afro-brasileira e africana.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Substituta do Departamento de Planejamento e Administração Escolar ? DEPLAE. Disciplinas: Políticas Educacionais e Avaliação Educacional

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Tutora a Distânci, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora do Curso de Pedagogia Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental


Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura, FUNPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 4


Associação Educacional Isabelense, AEI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Literatura brasileira e produção de textos


Colégio Loanda, CL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Atividades

02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Produção de textos

Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Ivaí, PMSII, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária de Escola, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto de Ensino Superior de Londrina, INESUL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do curso de Pedagogia da INESUL - Unidade Faculdade Educacional de Colombo (FAEC) - das seguintes disciplinas: - A educação para o saber, por meio da filosofia: encaminhamento metodológico. - Prática pedagógica XII - Gestão de pessoas na escola - Planejamento: conceitos e contextualização no cenário educacional


Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta-A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação, atuando nas áreas da Educação das Relações Étnico-Raciais. Disciplinas ministradas 2019.01 TURMA 07 - TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais TURMA 08 - TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais TURMA 04 - EDU05788 - Educação e Inclusão 2018.02 TURMA 01 - TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais TURMA 1 - TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais TURMA 05 - TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais TURMA 14 - TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais 2018.01 TURMA 01 - TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais TURMA 02 - TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais TURMA 01 - TEP 06649 - Educação e Inclusão TURMA 01 - DID06465 - Pesquisa e Prática Pedagógica TURMA 02 - DID06465 - Pesquisa e Prática Pedagógica 2017 - TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais - TEP 06649 - Educação e Inclusão - DID06465 - Pesquisa e Prática Pedagógica - DID06335 - Currículo e formação docente

Atividades

08/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais
08/2018 - 12/2018
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais
08/2018 - 12/2018
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais
08/2018 - 12/2018
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEP 12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais
08/2018 - 12/2018
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CAV09821 - TRABALHO DE GRADUAÇÃO I
08/2017 - 12/2018
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEP12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais
12/2017 - 11/2018
Extensão universitária , Centro Pedagógico, Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto Institucional Ampliando Oportunidades Educacionais e Culturais - EDUC-UFES.
03/2018 - 07/2018
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEP06649 - Educação e Inclusão
03/2018 - 07/2018
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DID06465 - PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
03/2018 - 07/2018
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEP12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais
08/2017 - 12/2017
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DID06335 - CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEP12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEP12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CLP06516 - SEMINÁRIO DE TCC
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CLP06515 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
03/2017 - 07/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DID06465 - PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
03/2017 - 07/2017
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEP06649 - Educação e Inclusão
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEP12870 - Educação das Relações Étnico-Raciais
08/2016 - 01/2017
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDU05788 - Educação e Inclusão
08/2016 - 01/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TEP05803 - Pesquisa, Extensão e Prática Pedagógica I


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A diversidade étnico-racial nas bibliotecas escolares: um olhar sobre estereótipos e representações positivas
Descrição: A produção literária infantil e juvenil brasileira foi historicamente relegada a um patamar inferior à literatura voltada para o público adulto. Ela assumiu, desde seu aparecimento, um viés didatizante e fundamentado em valores morais. E no tocante à representação das personagens, estudos diversos apontaram o quanto estereótipos e hierarquizações foram responsáveis por uma produção literária fundamentada em valores eurocêntricos e racializadores. Cabe, portanto, investigações que buscam identificar possibilidades de superação deste modelo cristalizado para a literatura voltada ao público infantil e juvenil, propondo o acesso e o conhecimento de outros referenciais de humanidade nos textos literários, contemplando o reconhecimento de uma sociedade diversa em sua representação estética e histórica. Para tanto, este projeto de pesquisa visa mapear, em bibliotecas das escolas da Grande Vitória, obras literárias com personagens negras protagonistas a fim de traçar estratégias para o trabalho de mediação da leitura, dentre elas o desenvolvimento de um catálogo referencial para ser acessado por professoras/es, acadêmicas/os, pesquisadoras/es em geral bem como estudantes da educação básica. A metodologia desenvolvida será por meio de pesquisa bibliográfica de caráter quantitativo e qualitativo. O objetivo geral da presente pesquisa é realizar um mapeamento das obras literárias com personagens negras protagonistas nas bibliotecas de escolas da educação básica da Grande Vitória, a fim de traçar estratégias para o trabalho de mediação da leitura. Palavras-chave: Bibliotecas escolares. Diversidade étnico-racial. Literatura infantil e juvenil. Mediação da leitura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Débora Cristina de Araujo - Coordenador / Thiara Cruz de Oliveira - Integrante / Mariana Silva Souza - Integrante / Geane Teodoro Damasceno - Integrante / Suzy Loren de Azevedo Cerqueira - Integrante.Número de orientações: 6
2015 - Atual
Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Vinicius Baptista da Silva em 09/10/2015.
Descrição: Descrição: A produção acadêmica brasileira sobre relações étnico-raciais e educação ainda não foi objeto de um processo extensivo de sistematização e análise que possa verificar quais são os principais temas abordados, as problemáticas pouco ou não estudadas, onde esta produção vem sendo realizada, quais são os principais pesquisadores, que lugar ocupa na pós-graduação. Em decorrência, a realização de um Estado da Arte sobre educação e relações étnico-raciais visa preencher esta. Este Estado da Arte se propõe a sistematizar e analisar a produção acadêmica sobre educação e relações étnico-raciais entre 2003 e 2015 por meio da análise dos artigos publicados em periódicos Qualis A e B na área da Educação; das teses e dissertações realizadas nos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação; em livros sobre esta temática publicados por Núcleos de Estudo Afro-Brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Débora Cristina de Araujo - Integrante / Paulo Vinicius Baptista da Silva - Coordenador / Lucimar Rosa Dias - Integrante / Wellingnton Oliveira dos Santos - Integrante.
2013 - Atual
Discurso e relações raciais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Vinicius Baptista da Silva em 05/02/2014.
Descrição: Esse projeto tem como o desenvolvimento e integração pelos grupos de pesquisa NEAB-UFPR, NUREGS-UEPG e Ações Afirmativas UFMG de estudo amplo e interdisciplinar sobre relações entre os grupos raciais negros(as) e brancos(as) em discursos midiáticos e políticos. O foco da pesquisa são as relações entre brancos(as) e negros(as) expressa em discursos, e possíveis formas de hierarquia racial estabelecidas em discursos políticos, de livros didáticos, literatura infanto-juvenil e cinema. O estudo partirá de uma análise de contexto de produção dos discursos, complementando revisão de literatura, analisando os programas de distribuição de livros do governo federal (PNLD e PNBE), as proposições dos movimentos sociais negros, as políticas de promoção de igualdade racial no Brasil e na América Latina, os debates públicos em 2011 e 2012 (sobre Estatuto da Igualdade Racial, julgamento da cotas no Supremo Tribunal Federal e Lei de cotas ). Serão constituídas para análise amostras de livros didáticos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e História, amostra de literatura infanto-juvenil e escolha de filmes do cinema nacional contemporâneo. Também serão entrevistados equipe pedagógica e docentes de escola de educação básica de Curitiba, assim como obervadas, gravadas em áudio e transcritas aulas em que os livros didáticos estiverem em uso. Os textos serão submetidos a técnicas de análise crítica do discurso e serão analisadas as possíveis formas de hierarquia racial presentes nos discursos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Débora Cristina de Araujo - Integrante / Paulo Vinicius Baptista da Silva - Coordenador / Nilma Lino Gomes - Integrante / Alexandro Dantas Trindade - Integrante / Nelson Rosario de Souza - Integrante / Rosa Amalia Espejo Trigo - Integrante / Teun van Dijk - Integrante / Judit Gomes da Silva - Integrante / Aparecida de Jesus Ferreira - Integrante / Ione Jovino - Integrante / Aracy Alves Martins - Integrante / Miria Oliveira Gomes - Integrante / Wanda Lucia Praxedes - Integrante / Lucimar Rosa Dias - Integrante.
2011 - 2015
Literatura infanto-juvenil e política educacional: estratégias de racialização no Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE)
Descrição: O presente estudo investigou a maior política educacional de distribuição de livros a bibliotecas das escolas públicas brasileiras, o Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE), com o objetivo de interpretar como as relações internas dentro das instituições que gestam e executam o Programa podem estar influenciando a composição dos seus acervos, no que se refere à diversidade étnico-racial e à qualidade literária. A literatura infanto-juvenil foi o principal gênero literário considerado na análise do PNBE por representar a maioria das obras dos acervos. Neste sentido, a pergunta de partida que mobilizou a pesquisa foi assim definida: é possível identificar, no PNBE, estratégias de racialização operando para estabelecer relações hierárquicas do ponto de vista da diversidade étnico-racial? Utilizando um conceito restrito de diversidade étnico-racial (relações negras/os-brancas/os), o presente estudo estabeleceu-se sobre três eixos: PNBE, discursos e racialização. As instituições do Ministério da Educação (MEC) envolvidas na análise foram a Secretaria de Educação Básica (por meio da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, bem como a Instituição de Ensino Superior responsável pela avaliação pedagógica do PNBE. Foram utilizados como instrumentos de análise documentos oficiais, estudos acadêmicos, questionário, entrevista e comunicações virtuais. Palavras-chave: Programa Nacional de Biblioteca da Escola. Literatura infanto-juvenil. Racialização. Discurso. Política educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Relações raciais, discurso e literatura infanto-juvenil
Descrição: A presente pesquisa teve como objeto de análise os discursos sobre os grupos raciais brancos e negros, produzidos a partir de leituras de obras infanto-juvenis em salas de aula. A partir dessa perspectiva foi constituído o problema de pesquisa: os discursos da literatura infantojuvenil e sua interpretação, em contexto escolar, apresentam estratégias ideológicas relativas à dominação racial? A metodologia utilizada foi a Hermenêutica da Profundidade (HP), com a proposta de investigar se a produção, veiculação e recepção/interpretação de obras literárias infanto-juvenis apresentavam discursos que atuavam no sentido de produzir/reproduzir hierarquias raciais. O exame de contexto consistiu em análise de bibliografia sobre literatura infanto-juvenil e, em específico, de estudos sobre ideologia e relações raciais relacionados a este gênero literário; análise de documentos relativos ao Programa Nacional Biblioteca da Escola; análise de estudos sobre relações raciais na escola. Para análise formal foi realizado estudo exploratório em uma escola e estudo de campo em outra, que consistiu em presenciar, gravar e transcrever oito aulas de leitura em turmas de quarta série do ensino fundamental. Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil; Relações raciais; Ideologia; Discurso; Hermenêutica de Profundidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2013
Relações raciais e infância na mídia brasileira: cognição social, discurso, estratégias ideológicas e educação
Descrição: Trata-se de pesquisa que tomou os discursos midiáticos, estudados em seu aspecto ideológico, como meio de difusão de formas simbólicas que atuam para produzir e sustentar desigualdades. O estudo voltou-se em primeiro plano para desigualdades raciais e, complementarmente, para desigualdades de idade. A pesquisa foi amparada por três campos de conhecimentos: a) ideologia; b) relações raciais; c) políticas educacionais. Além do conceito de ideologia, a metodologia também foi inspirada em Thompson (1995), cuja proposta metodológica - a Hermenêutica de Profundidade/HP - envolve três etapas: análise sócio-histórica; análise formal ou discursiva e interpretação/reinterpretação da ideologia (operação de síntese que articula os resultados das fases anteriores). O trabalho empírico se constituiu em três modalidades: 1) atualização de pesquisa bibliográfica sobre desigualdades raciais em livros didáticos e sobre desigualdades raciais em outros discursos midiáticos; 2) análise das relações entre brancos e negros em livros dirigidos à infância (livros didáticos e literature infant-juvenil) 3) negros e brancos em discursos de jornais, publicidade e televisão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Débora Cristina de Araujo - Integrante / Paulo Vinicius Baptista da Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2018
Projeto Institucional Ampliando Oportunidades Educacionais e Culturais EDUC-UFES
Descrição: O Projeto EDUC-UFES é um projeto institucional do Centro de Educação em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), que visa propiciar mais uma possibilidade de aprimoramento do discente da UFES, por intermédio de sua atuação no apoio ao ingresso do estudante ou egresso do ensino médio da rede na rede pública na universidade. Por meio do EDUC-UFES objetiva-se, ainda, promover espaço formativo para os discentes da Universidade Federal do Espírito Santo regularmente matriculados, preferencialmente em cursos de licenciatura, por meio de um conjunto de ações formativas integradas. O EDUC-UFES justifica-se pela necessidade social da UFES de propiciar ações que contribuam para a formação do discente. Mas, sem dúvida, a grande potencialidade do projeto é da dupla atribuição possibilitada pelo curso preparatório para acesso ao ensino superior: de um lado permite que o discente da UFES referencie socialmente sua formação por meio da prática pedagógica exercida na condição de docente de área ou de apoio pedagógico (no caso de estudantes de Pedagogia); e, de outro, o curso contribui com a formação educacional de pessoas que estejam submetidas a condições socioeconômicas que dificultem o acesso ao Ensino Superior público e impossibilitem a frequência a cursos preparatórios da inciativa privada. Assim, entende-se que a possibilidade de atuação como professor no EDUC-UFES ? responsabilizando-se por todas as etapas do ser-fazer-se professor, acompanhado por docentes da UFES ? possibilitará aos discentes da instituição uma formação mais consistente, ao mesmo tempo em que contribuirá para o atendimento de uma importante demanda da comunidade: o apoio para estudantes egressos ou concluintes 3º ano do ensino médio de escola pública (da educação regular ou ensino técnico ou Educação de Jovens e Adultos de nível médio), com trajetórias socioeconômicas, culturais e históricas marcadas por exclusão ou processos de desigualdade. Historicamente, pela própria natureza do ensino superior, a forma de acessá-lo tem mobilizado esforços muito maiores para uma grande parcela da população brasileira, vulnerabilizada por contextos socioeconômicos adversos ou trajetórias históricas e culturais marcadas por desigualdades ou discriminações. Apesar da significativa ampliação de vagas na última década, o ensino superior ainda é um nível educacional bastante seletivo. Portanto, levar em conta a contribuição social do EDUC-UFES para a redução das desigualdades educacionais também é um princípio que mobiliza a sua existência. O EDUC-UFES também se justifica pelas potencialidades de oportunizar ao discente da UFES formação sobre questões concernentes aos processos históricos, sociais e econômicos que fundamentaram as desigualdades do sistema educacional brasileiro, que envolve desde a educação básica até o ensino superior. Por meio de formação específica oferecida aos discentes do EDUC-UFES sobre temas sociais contemporâneos, será possível fomentar reflexões críticas e consistentes sobre o processo educacional e as trajetórias do público estudantil almejado a ser atendido. Da mesma maneira, a formação de discentes na condição de docentes ou de apoio pedagógico refletirá na abordagem dos conteúdos das aulas ministradas aos estudantes. Estes, por sua vez, também terão oportunidades mais consistentes de compreensão da realidade da educação brasileira e fortalecimento dos princípios sobre direitos de acesso ao ensino superior público..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) .
Integrantes: Débora Cristina de Araujo - Coordenador / Herika de Castilho Monteiro - Integrante / Jorge Luiz do Nascimento - Integrante.


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: Curso de Extensão Universitária 'Educação das Relações Étnico-Raciais'
2011 - 2012
Periódico: Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN
2013 - 2013
Periódico: Sociologias Plurais: Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Socio
2015 - 2015
Periódico: Revista Vernáculo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa e literaturas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Diversidade.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602013000100018&script=sci_arttext  Data: 10/08/2012

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss1articles/silva.pdf  Data: 03/01/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, D. C.2018 ARAUJO, D. C.. As relações étnico-raciais na Literatura Infantil e Juvenil. EDUCAR EM REVISTA, v. 34, p. 61-76, 2018.

2.
ARAUJO, D. C.2018 ARAUJO, D. C.. Em busca de uma iniciativa histórica africana: possibilidades e limites das práticas pedagógicas na educação básica. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 99, p. 429-448, 2018.

3.
ARAUJO, D. C.2017 ARAUJO, D. C.; SILVA, J. G. ; FERRANDO, R. G. P. . O PROTAGONISMO NEGRO NA LEITURA INFANTIL(?): resultados de pesquisas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 3, p. 269-288, 2017.

4.
ARAUJO, D. C.2017ARAUJO, D. C.; ANDRUSIEVICZ, I. . Quem escolhe o que ler na escola? Refletindo sobre a diversidade étnico-racial na literatura infantil e juvenil. E-Hum Revista Científica do Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes do UNI-BH, v. 10, p. 56-68, 2017.

5.
ARAUJO, D. O.2017ARAUJO, D. O.. Qual o lugar ocupado pelas personagens negras na literatura infantil brasileira? Refletindo sobre estereótipos e originalidade. TOM UFPR, v. 3, p. 20-42, 2017.

6.
ARAUJO, D. C.2015ARAUJO, D. C.. A Educação das Relações Étnico-Raciais: histórico, interfaces e desafios. INTERMEIO (UFMS), v. 21, p. 127-145, 2015.

7.
ARAUJO, D. C.2015ARAUJO, D. C.. Representações sobre oralidade e escrita na tradição africana e sua presença/ausência na formação educacional brasileira. Pontos de Interrogação: Revista de Crítica Cultural, v. 5, p. 161-175, 2015.

8.
ARAUJO, D. C.2012ARAUJO, D. C.. Ideologia e racismo: análise de discurso sobre a recepção de leituras de obras infanto-juvenis. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN, v. 3, p. 85-100, 2012.

9.
SILVA, P. V. B.2011SILVA, P. V. B. ; ARAUJO, D. C. . Educação em Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial. LINHAS CRÍTICAS (UNB), v. 17, p. 483-505, 2011.

10.
ARAUJO, D. C.2009ARAUJO, D. C.. Resenha do livro RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.. EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO), v. 1, p. 239-244, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, P. V. B. (Org.) ; ARAUJO, D. O. (Org.) ; SANTOS, W. O. (Org.) . Racismo, discurso e educação: estratégias ideológicas. 1. ed. Curitiba: NEAB, 2018. v. 1. 364p .

2.
ARAUJO, D. O.. Personagens negras na literatura infantil: o que dizem crianças e professoras. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 158p .

3.
SILVA, P. V. B. (Org.) ; GOMES, N. L. (Org.) ; ARAUJO, D. C. (Org.) . Educar em Revista: Dossiê Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas. 47. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2013. v. 1. 340p .

4.
SOUZA, M. G. ; ARAUJO, D. C. ; MOREIRA, M. E. A. ; RODRIGUES, N. S. . A África está em nós: história e cultura afro-brasilera: africanidades paranaenses: manual do professor. João Pessoa: Editora Grafset, 2011.

5.
SOUZA, M. G. ; ARAUJO, D. C. ; MOREIRA, M. E. A. ; RODRIGUES, N. S. . A África está em nós: história e cultura afro-brasilera: africanidades paranaenses. 1. ed. João Pessoa: Editora Grafset, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAUJO, D. C.. O tema da diversidade étnico-racial no Programa Nacional de Biblioteca da Escola: o que dizem pesquisas acadêmicas. In: Eugenia Portela de Siqueira Marques; Marta Coelho Castro Tropez. (Org.). Educação das Relações Étnico-Raciais: caminhos para descolonização do currículo escolar. 1ed.Curitiba: Appris, 2018, v. , p. 201-225.

2.
ARAUJO, D. O.. Análise de discursos ideológicos: a atuação do Enfoque Tríplice de Thompson. In: Paulo Vinicius Baptista da Silva; Débora Oyayomi Araujo; Wellington Oliveira dos Santos. (Org.). Racismo, discurso e educação: estratégias ideológicas. 1ed.Curitiba: NEAB, 2018, v. , p. 39-77.

3.
ARAUJO, D. O.. Racismo, poder e legitimação: os discursos sobre diversidade na gestão do Programa Nacional Biblioteca da Escola. In: Paulo Vinicius Baptista da Silva; Débora Oyayomi Araujo; Wellington Oliveira dos Santos. (Org.). Racismo, discurso e educação: estratégias ideológicas. 1ed.Curitiba: NEAB, 2018, v. , p. 319-349.

4.
ARAUJO, D. C.; RIBEIRO, C. R. M. . Capítulo 9 - Literatura e Literatura infanto-juvenil. In: Paulo Vinicius Baptista da Silva; Katia Regis; Shirley Aparecida de Miranda. (Org.). Educação das Relações Étnico-Raciais: o estado da arte. 1ed.Curitiba: NEAB-UFPR, 2018, v. , p. 355-382.

5.
ARAUJO, D. C.. Educação e desigualdades raciais no Brasil. In: Hilton Costa; Paulo Vinicius Baptista da Silva. (Org.). Olhando para nós mesmos: alfabetização da diáspora e educação das relações étnico-raciais (Coleção Cadernos NEAB-UFPR. 1ed.Curitba: NEAB-UFPR, 2014, v. 2, p. 41-54.

6.
ROCHA, L. C. P. ; ARAUJO, D. C. . Política educacional e a Lei 10.639/03. In: Hilton Costa; Paulo Vinicius Baptista da Silva. (Org.). África e diáspora: pontos para a educação das relações étnico-raciais. 1ed.Curitiba: NEAB-UFPR, 2013, v. , p. 19-30.

7.
COSTA, H. ; ARAUJO, D. C. . Entre história e sociologia: diálogos sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. In: Fagner Carniel; Samara Feitosa. (Org.). A Sociologia em sala de aula: diálogos sobre o ensino e suas práticas. 1ed.Curitiba: Base Editorial, 2012, v. , p. 130-149.

8.
SILVA, P. V. B. ; ARAUJO, D. C. ; PACÍFICO, T. M. . Região Sul. In: Nilma Lino Gomes. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. 1ed.Brasília: MEC; Unesco, 2012, v. 1, p. 261-296.

9.
ARAUJO, D. C.; SILVA, P. V. B. . Diversidade étnico-racial e a produção literária infantil: análise de resultados. In: Maria Aparecida Silva Bento. (Org.). Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. 1ed.São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2011, v. 1, p. 194-220.

10.
ARAUJO, D. C.. De profundis. Varal literário: coletânea de poemas, contos e crônicas - 1998-2004. Paranavaí: FAFIPA, 2005, v. 1, p. 170-173.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, D. C.. A diversidade étnico-racial no Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE): análise de pesquisas acadêmicas. In: II Copene Sul Congresso das/os Pesquisadoras/es Negras/os da Região Sul, 2015, Curitiba. Anais do COPENE Sul. Curitiba: Galoá, 2015. v. 1.

2.
ARAUJO, D. C.. Relações raciais na escola: reflexões a partir da implementação do artigo 26A da LDB. In: VIII Congresso Brasileiro dos/as Pesquisadores/as Negros/as, 2014, Belém. Anais do VIII Congresso Brasileiro dos/as Pesquisadores/as Negros/as - Ações afirmativas: cidadania e relações étnico-raciais. Belém: Universidade Federal do Pará, 2014. v. 1.

3.
ARAUJO, D. C.. O que já disseram a respeito da diversidade étnico-racial no Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE)? Um estudo em andamento. In: 36ª Reunião Nacional - 2013 - da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2013, Goiânia. 36ª Reunião Nacional - 2013 - da Anped - Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais, 2013.

4.
ARAUJO, D. C.. Pesquisas sobre literatura infanto-juvenil e relações raciais: um breve estado da arte. In: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2011, Natal - RN. Educação e justiça social, 2011. p. 1-15.

5.
ARAUJO, D. C.. A produção literária infanto-juvenil brasileira e as relações raciais: conjuntura, limites e possibilidades. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador. Anais eletrônicos do XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2011. v. 1.

6.
ARAUJO, D. C.. Ideologia e racismo: análise de discurso sobre a recepção de leituras de obras infanto-juvenis. In: 33a. Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010.

7.
ARAUJO, D. C.. A construção social da infância: uma outra história. In: VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Congresso Ibero-Americano sobre violência nas escolas - CIAVE, 2008, Curitiba. Formação de professores, 2008. p. 104-116.

8.
CASTRO, C. G. C. S. ; ARAUJO, D. C. ; CEBULSKI, M. C. ; MARCAL, M. A. . O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no Paraná: legislação, políticas afirmativas e formação docente. In: VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Congresso Ibero-Americano sobre violência nas escolas - CIAVE, 2008, Curitiba. Formação de Professores, 2008. p. 11628-11642.

9.
ARAUJO, D. C.. As contradições expressas nos discursos sobre inclusão/exclusão. In: VIII Congresso Nacional da PUCPR - Educere e III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas escolas - CIAVE, 2008, Curitiba. Formação de professores, 2008. p. 2052-2066.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, D. C.. Literatura infanto-juvenil brasileira e a educação para as relações étnico-raciais. In: XXI SEMANA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO E IV SEMANA DE PEDAGOGIA, 2008, Curitiba. A universidade pública de hoje, 2008. v. 1.

2.
ARAUJO, D. C.. Construindo referenciais etnoliterários: oralidade e escrita como elementos equitativos. In: V Seminário Educação e População Negra: Fundamentos da Educação das Relações Étnico-Raciais, 2008, Niterói. V Seminário Educação e População Negra: Fundamentos da Educação das Relações Étnico-Raciais, 2008. p. 49-49.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, D. C.. Pesquisas sobre as relações étnico-raciais na literatura infantil e juvenil: discursos dentro e fora da escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ARAUJO, D. C.. Reflexões sobre a prática pedagógica no âmbito da Educação das Relações Étnico-Raciais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ARAUJO, D. C.. Personagens negras na literatura infantil: o que dizem crianças e professoras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, T. C. ; ARAUJO, D. C. . Diversidade étnico-racial e literatura: um panorama dos estudos que abordam a perspectiva da criança. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, M. S. ; ARAUJO, D. C. . Ilustrações de personagens negras na literatura infantil e juvenil: uma perspectiva semiótica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CERQUEIRA, S. L. A. ; ARAUJO, D. C. . Outras imagens sobre África na obra Aya de Yopougon, de Marguerite Abouet. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARAUJO, D. C.. A diversidade étnico-racial e as políticas para livros infanto-juvenis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ARAUJO, D. C.. Racismo, poder e legitimação: os discursos sobre diversidade étnico-racial na gestão do Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ARAUJO, D. C.. Os agentes políticos do Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) e suas estratégias discursivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ARAUJO, D. C.. Análise das pesquisas acadêmicas sobre literatura infantil e juvenil no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARAUJO, D. C.. A diversidade étnico-racial no Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE): análise de pesquisas acadêmicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ARAUJO, D. C.. Do ponto ao conto: literatura afro-brasileira para crianças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ARAUJO, D. C.. As políticas educacionais do livro infanto-juvenil e as demandas da diversidade étnico-racial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ARAUJO, D. C.. Relações raciais na escola: reflexões a partir da implementação do artigo 26A da LDB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ARAUJO, D. C.. Relações raciais na escola: reflexões a partir da implementação do artigo 26A da LDB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ARAUJO, D. C.. O que já disseram a respeito da diversidade étnico-racial no Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE)? Um estudo em andamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ARAUJO, D. C.. Presença ou ausência da diversidade étnico-racial no PNBE? Uma análise em andamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ARAUJO, D. C.. Apontamentos sobre a constituição das elites no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ARAUJO, D. C.. "Literatura Infantil e Igualdade Racial". 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
ARAUJO, D. C.. Literatura infantil e promoção da igualdade racial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ARAUJO, D. C.. Ideologia e racismo: análise de discurso sobre a recepção de leituras de obras infanto-juvenis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
ARAUJO, D. C.. Relatos das práticas pedagógicas na perspectiva da Lei 10639/03 na Região Sul. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
ARAUJO, D. C.. A construção social da infância: uma outra história. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ARAUJO, D. C.. As contradições expressas nos discursos sobre inclusão/exclusão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ARAUJO, D. C.. Construindo referenciais etnoliterários: oralidade e escrita como elementos equitativos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, P. V. B. ; GOMES, N. L. ; ARAUJO, D. C. . Apresentação. Curitiba, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
ROCHA, L. C. P. ; ARAUJO, D. C. . A política educacional de Educação das Relações Étnico-Raciais: as alterações na LDB por meio das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Curitiba: NEAB-UFPR, 2012 (Artigo).

3.
LOPES, T. A. ; ARAUJO, D. C. . O papel das mulheres negras nos movimentos de resistência. Curitiba: NEAB-UFPR, 2012 (Artigo).

4.
ARAUJO, D. C.; SILVA, P. V. B. . Relações raciais na literatura infanto-juvenil. Curitiba: NEAB-UFPR, 2012 (Artigo).

5.
SANTOS, D. B. C. ; ARAUJO, D. C. . Sexualidades e gêneros: questões introdutórias. Curitiba: SEED, 2009 (Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ARAUJO, D. C.. Avaliadora Ad-Hoc Revista da ABPN - v. 10, n. 24, nov. 2017 - fev. 2018. 2018.

2.
OLIVEIRA, T. C. ; ARAUJO, D. O. . Resenha - Lucimar Rosa Dias ? Cada um com seu jeito, cada jeito é de um. 2018.

3.
ARAUJO, D. C.. Consultora Ad-Hoc do GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais,na análise de trabalhos, pôsteres e minicursos da 38ª Reunião Nacional da ANPEd - 2017.. 2017.

4.
ARAUJO, D. C.; SILVA, P. V. B. . Pesquisa bibliográfica sobre relações étnico-raciais na educação infantil. 2011.

5.
ARAUJO, D. C.. Revisora no Curso de Extensão Universitária Educação das Relações Étnico-Raciais. 2011.

6.
ARAUJO, D. C.. Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na perspectiva da Lei 10639/03. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAUJO, D. C.; DALVI, M. A. . Temas em Educação: Literatura e censura. 2017.

2.
ARAUJO, D. C.; RUFINO, P. ; OLIVEIRA, K. R. . Práticas Pedagógicas para as relações étnico-raciais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ARAUJO, D. C.; SILVA, P. V. B. . Em tese: Literatura e racismo. 2015.

4.
CASTRO, C. G. C. S. ; ARAUJO, D. C. ; CEBULSKI, M. C. ; MARCAL, M. A. . O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no Paraná: legislação, políticas afirmativas e formação docente. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAUJO, D. C.. Noções básicas sobre projeto de pesquisa. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ARAUJO, D. C.. Membro do Comitê Científico do II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul. 2015. (Membro de Comitê Científico).

3.
ARAUJO, D. C.. Especialização (lato sensu) em Educação das Relações Étnico-Raciais - Módulo: Negros e brancos nos livros dirigidos à infância. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
ARAUJO, D. C.. Literatura infanto-juvenil afro-brasileira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ARAUJO, D. C.. Especialização (lato sensu) em Educação das Relações Étnico-Raciais - Módulo: Educação e desigualdades raciais no Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
ARAUJO, D. C.. Educação e relações raciais: algumas possibilidades. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ARAUJO, D. C.. Curso de Extensão Universitária 'Educação das Relações Étnico-Raciais'. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ARAUJO, D. C.. Curso de Extensão em Educação das Relações Étnico-Raciais - Módulos: Quilombismo: Guerreiro Ramos e Abdias do Nascimento; Identidade da criança negra. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SANTOS, D. B. C. ; ARAUJO, D. C. . Sexualidade. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno temático).

10.
ARAUJO, D. C.. Literatura infanto-juvenil brasileira e a educação para as relações étnico-raciais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ARAUJO, D. C.. O negro na literatura infanto-juvenil: novas perspectivas a partir da Lei 10.639/2003. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NASCIMENTO, J. L.; DALVI, M. A.; NATHANAILIDIS, A. Z.; ARAUJO, D. C.. Participação em banca de Jamille Gomes Ghil. Rádio escola no ar: a palavra (en)cantada na educação literária para as relações étnico-raciais. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
VALENTIM, M. A.; VIEIRA NETO, P.; ARAUJO, D. C.. Participação em banca de Pedro Augusto Pereira Gonçalves. Da humanidade exclusiva à humanidade imanente: o racismo em Kant e sua superação. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
SILVA, P. V. B.; NUNES, M. F. R.; ARAUJO, D. C.; MORO, C. S.; SILVEIRA, A. A. D.. Participação em banca de Thaís Regina de Carvalho. Diversidade étnico-racial na educação infantil: análises de um sistema de ensino. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
DALVI, M. A.; GARBERO, M. F.; PIN, A.; CARRIJO, S. A. B.; ARAUJO, D. C.; SILVA, A. B.. Participação em banca de Eudma Poliana Medeiros Elisbon. A mulher e o feminino em livros didáticos contemporâneos de literatura para o ensino médio. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Qualificações de Doutorado
1.
ARAUJO, D. C.; SILVA, M. F.; SILVA, P. V. B.; SILVEIRA, A. A. D.. Participação em banca de Thais Regina de Carvalho Pires. Diversidade étnico-racial na educação infantil: análises de um sistema de ensino. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
DIAS, L. R.; COUTINH, A. M. S.; ARAUJO, D. C.. Participação em banca de Sara da Silva Pereira. A literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira: com a palavra as crianças. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
ARAUJO, D. C.. Participação em banca de Jamille Gomes Ghil. Rádio Escola no Ar: a palavra (en)cantada na educação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ARAUJO, D. C.. Participação em banca de Neusa da Silva Duarte. Reconhecimento, conscientização e valorização da cultura negra/afro-brasileira na Escola Municipal no Barro de Ferraria, município de Campo de Largo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação das Relações Étnico-Rac) - Universidade Federal do Paraná.

2.
ARAUJO, D. C.; CARVALHO, T. R.. Participação em banca de Sônia Marcia dos Santos. O pertencimento racial juvenil: uma análise a partir das capas da Revista Capicho. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação das Relações Étnico-Rac) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAUJO, D. C.; GONZALES, S.. Participação em banca de SILVA, L.S; SANGI, L.P.; AGUIAR, M. P.; VOLKERS, R.B..Narrativas de práticas pedagógicas ecológicas e comunitárias nos cotidianos de uma comunidade e suas contribuições no ensino de Geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
MARSIGLIA, A. C. G.; ARAUJO, D. C.. Participação em banca de Míriam da Gama Henrique.A figura do feminino nos livros de literatura infantil da educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
FORDE, G. H. A.; ARAUJO, D. C.; SCHUCHTER, T. M.. Participação em banca de Érica Lima Santos.O lugar das práticas pedagógicas no processo de construção da identidade da criança negra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Evento de Avaliação Parcial PNLD 2019 - Rio de Janeiro. 2018. (Outra).

2.
III Seminário Docência no Ensino Superior: a extensão nos currículos dos cursos de graduação da Ufes?,. 2018. (Seminário).

3.
I Simpósio da Educação Básica do COLUNI/UFF: desafios da profissão docente.Reflexões sobre a prática pedagógica no âmbito da Educação das Relações Étnico-Raciais. 2018. (Simpósio).

4.
X Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. Pesquisas sobre as relações étnico-raciais na literatura infantil e juvenil: discursos dentro e fora da escola. 2018. (Congresso).

5.
38ª Reunião Nacional da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - 2017. Racismo, poder e legitimação: os discursos sobre diversidade étnico-racial na gestão do Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE). 2017. (Congresso).

6.
7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e II Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.Análise das pesquisas acadêmicas sobre literatura infantil e juvenil no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR. 2016. (Seminário).

7.
Atividades do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros.Referenciais teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de pesquisa com acervo literário. 2016. (Oficina).

8.
III Seminário do Projeto de Pesquisa Educação e relações étnico-raciais: o estado da arte.Categoria Livro didático e Literatura. 2016. (Seminário).

9.
Seminário: Discursos, Linguagens e Relações Raciais.Os agentes políticos do Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) e suas estratégias discursivas. 2016. (Seminário).

10.
II Copene Sul - Congresso de Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul'. 2015. (Congresso).

11.
II Seminário do Projeto de Pesquisa Educação e relações étnioci. 2015. (Seminário).

12.
Teoria Racial Crítica: limites e possibilidades no Direito. 2015. (Outra).

13.
Discurso, História e Literatura Africana: Interculturalidade, Relações Étnico-Raciais e Diversidade Sociocultural. 2014. (Seminário).

14.
VIII Congresso Brasileiro dos/as Pesquisadores/as Negros/as. Relações raciais na escola: reflexões a partir da implementação do artigo 26A da LDB. 2014. (Congresso).

15.
36ª Reunião Nacional - 2013 - da Anped. O que já disseram a respeito da diversidade étnico-racial no Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE)? Um estudo em andamento. 2013. (Congresso).

16.
I CONBALf - Congresso Brasileiro de Alfabetização - Os sentidos da alfabetização no Brasil: o que sabemos, o que fazemos e o que queremos?. 2013. (Congresso).

17.
II SIHELE - Seminário internacional sobre história do ensino de leitura e escrita - métodos e material didático na história da alfabetização, leitura e da escrita no Brasil. 2013. (Seminário).

18.
IV Fórum Municipal de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Curitiba.Literatura infanto-juvenil afro-brasileira. 2012. (Outra).

19.
Recepção de estudantes do ensino médio: ações afirmativas, vestibular e cursos da UFPR. 2012. (Outra).

20.
Seminário sobre Educação e Relações Étnico-Raciais. 2012. (Seminário).

21.
VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - Os desafios da luta antirracista no século XXI,. Apontamentos sobre a constituição das elites no Brasil. 2012. (Congresso).

22.
Seminário "Raça, Identidade e Educação". 2011. (Seminário).

23.
Seminário Nacional ?Educação Infantil e Igualdade Racial? e lançamento do 6º prêmio ?Educar para a Igualdade Racial?,.Literatura infantil e promoção da igualdade racial. 2011. (Seminário).

24.
Seminário Regional.Apresentação dos resultados "Literatura infantil e promoção da igualdade racial". 2011. (Seminário).

25.
XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. A produção literária infanto-juvenil brasileira e as relações raciais: conjunturas, limites e possibilidades. 2011. (Congresso).

26.
33a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ideologia e racismo: análise de discurso sobre a recepção de leituras de obras infanto-juvenis. 2010. (Congresso).

27.
Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da Lei 10.639/03.Relatos das práticas pedagógicas na perspectiva da Lei 10639/03 na Região Sul. 2009. (Seminário).

28.
II Fórum Municipal de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Curitiba.A literatura infanto-juvenil e a Lei 10.639/2003. 2008. (Oficina).

29.
Relações raciais e políticas educacionais, Lei 10639/03 e seus desdobramentos. 2008. (Seminário).

30.
VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e III Congresso Ibero-Americano sobre violência nas escolas - CIAVE. 2008. (Congresso).

31.
V Seminário Educação e População Negra: Fundamentos para a Educação das Relações Étnico-Raciais. 2008. (Seminário).

32.
XXI SEMANA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO E IV SEMANA DE PEDAGOGIA.Literatura infanto-juvenil brasileira e a educação para as relações étnico-raciais. 2008. (Oficina).

33.
I Conferência Estadual da Educação Básica. 2007. (Outra).

34.
III Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Paraná. 2007. (Outra).

35.
III Seminário Resgatando as bases da Educação Pública no Estado do Paraná. 2007. (Seminário).

36.
IV Encontro de Negros e Negras Educadores do Paraná. 2007. (Encontro).

37.
III Encontro de Educadores Negros e Negras em Educação no Estado do Paraná. 2006. (Encontro).

38.
I Seminário Mulheres Negras e Saúde. 2006. (Seminário).

39.
Contação de Histórias. 2005. (Oficina).

40.
XIII Tríduo Cultural.Apresentação teatral: Na Brasileira.... 2003. (Outra).

41.
XII Tríduo Cultural.Apresentação Lítero-Musical: Lé com Cré. 2002. (Outra).

42.
XI Tríduo Cultural.Espetáculo Lítero-Musical: Chico Buarque de Holanda. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, D. C.; DALVI, C. . Coordenação do Simpósio Literatura Infantil e Juvenil, questões étnico-raciais, de classe e gênero do XX Congresso de Estudos Literários, X Colóquio de Leitura, Literatura e Educação e do II Congresso de Libras. 2018. (Outro).

2.
ARAUJO, D. C.; OLIVEIRA, M. A. J. . Sessão Temática 17. Literatura Infantil, Juvenil e demais produtos culturais para infância, juventude e a afirmação identitária negra. 2018. (Congresso).

3.
ARAUJO, D. C.. Recepção de estudantes do ensino médio: ações afirmativas, vestibular e cursos da UFPR. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Sara da Silva Pereira. A literatura infantil e a temática da cultura africana e afro-brasileira: com a palavra, as crianças. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mariana Silva Souza. Ilustrações de personagens negras na literatura infantil e juvenil. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Suzy Loren de Azevedo Cerqueira. As representações da África no obra literária Aya de Yopougon, de Marguerite Abouet. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).

2.
Geane Teodoro Damasceno. Representações de meninos negros na literatura infantil e juvenil. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Julia Maria Fernanda Machado Fernandes. O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e a inserção de livros temáticos sobre educação das relações étnico-raciais (2013): análise do livro África e Brasil Africano. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação das Relações Étnico-Rac) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Débora Cristina de Araujo.

2.
Jucimara Gomes da Silva. Identidade étnico-racial e de gênero na literatura infanto-juvenil: Bruna e a galinha d?Angola e Menina bonita do laço de fita. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação das Relações Étnico-Rac) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Débora Cristina de Araujo.

3.
Fernanda Christina da Silva Castanheiro. Algumas reflexões sobre a complexidade na educação das relações étnico-raciais no cotidiano escolar: análise do fazer docente. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação das Relações Étnico-Rac) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Débora Cristina de Araujo.

4.
Rejane Georgina Pott Ferrando. Personagens negros na literatura infantil brasileira na atualidade. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação das Relações Étnico-Rac) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Débora Cristina de Araujo.

5.
Tanara Nemoto Piccoli Moraes. A Educação Infantil no município de Araucária e as demandas da Educação das Relações Étnico-Raciais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação das Relações Étnico-Rac) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Débora Cristina de Araujo.

6.
Ivone Andrusievicz. A escola e a Educação das Relações Étnico-Raciais: as aulas de leitura no espaço da biblioteca. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação das Relações Étnico-Rac) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Débora Cristina de Araujo.

7.
Fabíola Beatriz Franco de Sousa. Educação das Relações Étnico-Raciais e literatura infantil: desafios e perspectivas na formação de professores. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação das Relações Étnico-Rac) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Débora Cristina de Araujo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Enderson Barbosa dos Santos. Formação de professores para Educação de Jovens e Adultos: uma necessidade atual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Débora Cristina de Araujo.

Iniciação científica
1.
Mariana Silva Souza. Ilustrações de personagens negras na literatura infantil e juvenil: uma perspectiva semiótica. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Débora Cristina de Araujo.

2.
Thiara Cruz de Oliveira. Publicações sobre recepção de crianças referente à literatura infantil e juvenil na perspectiva da diversidade étnico-racial. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Débora Cristina de Araujo.

3.
Geane Teodoro Damasceno. Masculinidade e raça: representações de meninos negros na literatura infantil e juvenil. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Débora Cristina de Araujo.




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