Thiago Javaroni Prati

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7638101032304275
  • Última atualização do currículo em 26/09/2017


Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). ,atuando principalmente nos seguintes temas: plc, validation, automatic testing e Petri nets. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Javaroni Prati
Nome em citações bibliográficas
PRATI, T. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina.
88040-900 - Florianopolis, SC - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Desenvolvimento de uma metodologia para realização de testes em programas de CLP na indústria de petróleo e gás,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Jean-Marie Alexandre Farines.
Coorientador: Max Hering de Queiroz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: CLP; Testes; Petróleo; Geração; Automático.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.
Setores de atividade: Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis; Extração de Petróleo e Gás Natural.
2007 - 2012
Graduação em Engenharia de Controle e Automação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Automação de uma planta transportadora de gás.
Orientador: Werner Kraus Junior.




Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Desenvolvimento de uma metodologia para diagnóstico de falhas em equipamentos
Descrição: Este projeto tem por fim apresentar uma forma de desenvolver um método formal para a detecção de falhas em sistemas automatizados no ambiente industrial. Tais falhas podem ser do tipo não observável, ou seja, não possuem uma aferição direta capaz de confirmar sua existência. Esse trabalho apresenta uma metodologia baseada em autômatos para o desenvolvimento de um observador capaz de, através do histórico de eventos de um sistema, afirmar da existência de uma falha no sistema ou não. Esse autômato é baseado num modelo que contém os eventos observáveis e não observáveis de um sistema, assim como os valores dos sensores esperados para cada estado do sistema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Thiago Javaroni Prati - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Desenvolvimento de um kit didático composto por uma planta de nível e uma interface gráfica para aplicação de controladores de uma maneira simples e didática utilizando a comunicação entre Matlab® e microcontrolador AVR®.
Descrição: Descrição: O presente projeto visa dar continuidade a dois projetos já iniciados e finalizados de editais anteriores nos anos de 2014 e 2015 e, como o do ano anterior, segue no ramo de desenvolvimento de sistemas didáticos para a aplicação experimental de controladores pelos alunos da Engenharia de Controle e Automação (ECA) do Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Luzerna e, possivelmente, de todo o Brasil. A falta de equipamentos específicos para experimentação nas mais variadas áreas do conhecimento faz com que o aprendizado do conteúdo lecionado em sala de aula torne-se um processo lento e menos interessante (Olinger, 2002). Uma vez que o curso de ECA do IFC campus Luzerna está em crescente expansão e visando gerar uma melhor absorção no processo ensino-aprendizagem da instituição em algumas disciplinas do curso, nas quais existe a demanda por plantas fabris reais, este projeto objetiva elaborar um sistema de controle de nível de dois tanques e uma interface gráfica de controle e supervisão simples de ser utilizada. O objetivo é propiciar a aplicação de controladores em uma planta real, incentivando o estudo de sistemas embarcados e, ainda, dando suporte ao entendimento e aplicação de disciplinas de controle em sistemas físicos reais. O kit a ser elaborado será composto por três tanques, dois com a opção de ter seus níveis controlados e um terceiro, como reservatório para alimentação dos outros dois, um sistema de bombas e mangueiras interligando os tanques e fazendo com que haja fluxo de água entre eles e, ainda, sensores ultrassônicos para medições dos níveis de cada um dos dois tanques controlados. Para realizar a aquisição de dados da planta física será utilizado um controlador AVR® e, para transmitir as informações ao Matlab®, será empregado o programa, parcialmente elaborado, que executa a comunicação de hardware e software através de uma comunicação serial. A interação do operador com a planta se dará a partir de uma interface gráfica intuitiva em ambiente Matlab® que apresentará todas as variáveis necessárias para um melhor entendimento do funcionamento de controladores embarcados na prática. O projeto pretende também elaborar um tutorial para utilização do kit e parametrização das variáveis existentes na interface. Espera-se obter como resultado final um kit aberto que seja aplicável nos cursos de Engenharia de Controle e Automação de todo o Brasil e que apresente baixo custo relativo de construção e simplicidade para sua utilização..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Thiago Javaroni Prati - Coordenador / Antonio Ribas Neto - Integrante / Paulo Sérgio Ferigollo - Integrante.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRATI, T. J.. Automatic test of safety specifications for PLC programs in the Oil and Gas Industry. In: 2nd IFAC Workshop on Automatic Control in Offshore Oil and Gas Production, 2015, Flroianópolis. 2nd IFAC Workshop on Automatic Control in Offshore Oil and Gas Production, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 12:25:46