Ivoneide Pereira de Alencar

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  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Pós Doutora em Direito pela Università Degli Studi di Messina na Itália. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará - (UFC). Bacharel em Direito pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina , Bacharelado em Fonoaudiologia pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil. Curso Superior Sequencial em Direito Penal pela Universidade Estadual do Piauí. Pós graduada (lato senso) em Saúde Pública, Saúde da Família, Docência do Ensino Superior, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação à Distância, Direito Tributário, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Educação Especial e Inclusiva, Gestão Pública e Direitos Humanos em e para educação. Ex-professora das Faculdades São Gabriel - NOVAUNESC (Curso de Direito), Faculdade FATEPI (Curso de Direito). Atualmente é professora efetiva Adjunto I da Universidade Estadual do Piauí (UESPI - Curso de Direito),, Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI (Curso de Fonoaudiologia), da Faculdade Mauricio de Nassau (Curso de Direito), Faculdade Estácio-Ceut (Curso de Direito) Tem experiência na área de Direito: Trabalho, Constitucional, Civil, Tributário, Ambiental, Empresarial e Direitos Humanos. Na área de Saúde (saúde coletiva e pública). Área de Educação com ênfase em Educação Socioeducativa, metodologia da pesquisa - (TCC), Estágio Curricular Supervisionado (infantil e fundamental), atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, educação especial e inclusiva, Didática, Educação a Distância e metodologia científica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivoneide Pereira de Alencar
Nome em citações bibliográficas
ALENCAR, I. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Piauí.
Rua Desembargador Berilo Mota
Itararé
64078213 - Teresina, PI - Brasil
Telefone: (086) 32319280


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Título: ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI E DIREITOS HUMANOS: RELAÇÕES ENTRE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E REINTEGRAÇÃO SOCIAL, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Geraldo Caliman.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, FAPEPI, Brasil.
Palavras-chave: Adolescente infrator; Medida Socioeducativa; Pedagogia Social; Reintegração Social; Centro Educacional Masculino.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia Social.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Direitos Humanos.
2008 - 2010
Mestrado profissional em Economia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM TERESINA PI, Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: RICARDO SOARES BRITO.
2015 - 2016
Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (Carga Horária: 690h).
Faculdade Internacional Signorelli, FISIG, Brasil.
Título: A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: uma experiência com discentes de uma Faculdade em Teresina Piauí.
Orientador: ANDREIA OLIVEIRA VICENTE.
2014 - 2016
Especialização em LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LIBRAS NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: uma experiência com discentes de uma Faculdade em Teresina Piauí.
Orientador: Patrícia Vieira Alves.
2014 - 2016
Especialização em GESTÃO PÚBLICA. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS: relevância do Programa Marco Zero como intervenção do estado na diminuição do trabalho análogo ao de escravo no Piauí no período de 2013 a 2014..
Orientador: Carlos Alberto Teixeira Azevedo.
2014 - 2015
Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no context. (Carga Horária: 420h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: DIREITOS HUMANOS: a ressocialização através das medidas socioeducativas de adolescentes infratores privados de liberdade do Centro Educacional Masculino ? CEM, no Município de Teresina ? PI..
Orientador: Maria Salete Kern Machado.
2012 - 2013
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Título: A educação à distância como mecanismo para atendimento de alunos em condições especiais..
Orientador: ROSIMERI CLAUDIANO DA COSTA.
2009 - 2011
Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. (Carga Horária: 460h).
Instituto Superior de Educação Programus, ISEPRO, Brasil.
Título: Perspectiva da Psicopedagogia e da Fonoaudiologia sobre a aprendizagem: Algumas considerações.
Orientador: Aline Martins Diolindo Meneses.
2008 - 2008
Especialização em Direito Tributário. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Título: SONEGAÇÃO FISCAL E TRIBUTAÇÃO: Um Estudo do Comportamento do Estado ante a Sonegação Fiscal.
Orientador: Vinicius Hetmanek de Passos Maciel.
2006 - 2007
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 400h).
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Título: Perfil vocal dos educadores físicos de academias particulares de ginástica da cidade de Teresina Piauí.
Orientador: Conceição de Maria Carvalho Mendes.
2006 - 2006
Especialização em Saúde da Família. (Carga Horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: Conhecimentos e práticas dos profissionais do programa de saúde da família de São Pedro do Piauí sobre saúde auditiva.
Orientador: Edilson Ferreira Fontenele.
2005 - 2006
Especialização em Saúde Pública. (Carga Horária: 360h).
Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Título: Fonoaudiologia e Epidemiologia na Saúde Pública: Uma relação necessária..
Orientador: Shirlei Marly Alves.
2006 - 2011
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Faculdade Integrada do Brasil, FAIBRA, Brasil.
Título: Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização.
2003 - 2008
Graduação em Bacharelado em Direito.
Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina, FAETE, Brasil.
Título: SONEGAÇÃO FISCAL E TRIBUTAÇÃO: Um Estudo do Comportamento do Estado ante a Sonegação Fiscal.
Orientador: Fabíola de Moura Sérvulo.
2002 - 2006
Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia.
Faculdade de Ensino Superior do Piauí, FAESPI, Brasil.
Título: Perfil vocal dos educadores físicos de academias particulares de ginástica da cidade de Teresina Piauí.
Orientador: Sheila Melo de Miranda.
2000 - 2002
Graduação em SUPERIOR SEQUENCIAL EM DIREITO PENAL.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Título: I.
Orientador: I.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI MESSINA, UDSM, Itália.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado / Especialidade: Direito Civil.


Formação Complementar


2016 - 2016
VI CONGRESSO ACADÊMICO FATEPI/PAESPI. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Tecnologia do Piaui, FATEPI, Brasil.
2016 - 2016
ANPED - REGIÃO CENTRO-OESTE. (Carga horária: 30h).
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, UNB, Brasil.
2015 - 2016
Atendimento Educacional Especializado (AEE). (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2015 - 2015
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER. (Carga horária: 8h).
Prefeitura Municipal de Coelho Neto, PREFEITURA, Brasil.
2015 - 2015
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2015 - 2015
CONGRESSO INTERNACIONAL EM DIREITOS HUMANOS. (Carga horária: 40h).
ORDEM DOS ADVOGADOS DO PAIUÍ, OAB - PI, Brasil.
2014 - 2014
IV CONGRESSO ACADÊMICO FATEPI/FAESPI (CONAFFI). (Carga horária: 40h).
Fculdade de Ensino Superior do Piauí, FAESPI, Brasil.
2013 - 2013
Educação à Distância. (Carga horária: 20h).
Faculdade São Gabriel - NOVAUNESC, FSG, Brasil.
2013 - 2013
Proficiência em Inglês.
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
2012 - 2012
Semana Pedagógica - 2012. (Carga horária: 40h).
Prefeitura de Coelho Neto - MA, SEMEC, Brasil.
2012 - 2012
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE D. HUMANOS E VIOLENCIA. (Carga horária: 16h).
UNIVERSIDADE CATOLICA DE BRASILIA, UNB, Brasil.
2011 - 2011
Form. Continuada-Ofic. de Técnicas de Trab. em Eq.. (Carga horária: 160h).
SEMEC, SEMEC, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Capacitação de Tutores de EAD.. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
2011 - 2011
Formação Cont. da Oficina de Literatura Infantil. (Carga horária: 160h).
SEMEC, SEMEC, Brasil.
2011 - 2011
METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga horária: 120h).
Prefeitura Municipal de Coelho Neto, PREFEITURA, Brasil.
2011 - 2011
Formação Continuada Projetos Educacionais. (Carga horária: 220h).
SEMEC, SEMEC, Brasil.
2011 - 2011
Técnicas de Trabalho em Equipe. (Carga horária: 160h).
SEMEC, SEMEC, Brasil.
2011 - 2011
Adolescência e Educação. (Carga horária: 200h).
SEMEC, SEMEC, Brasil.
2011 - 2011
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. (Carga horária: 120h).
Prefeitura Municipal de Coelho Neto, PREFEITURA, Brasil.
2011 - 2011
NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMINUCAÇÃO. (Carga horária: 120h).
Prefeitura Municipal de Coelho Neto, PREFEITURA, Brasil.
2008 - 2011
Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO. (Carga horária: 360h).
UNIVERSIDADE LOMAS DE ZAMORA, UNLZ, Argentina.
2010 - 2010
Extensão universitária em Relações Humanas na Escola. (Carga horária: 120h).
Prefeitura de Coelho Neto - MA, SEMEC, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada de Distúrbios de Aprendizagem. (Carga horária: 200h).
SEMEC, SEMEC, Brasil.
2010 - 2010
METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 120h).
Prefeitura de Coelho Neto - MA, SEMEC, Brasil.
2010 - 2010
Habilidades em Secretáriado. (Carga horária: 120h).
Prefeitura de Coelho Neto - MA, SEMEC, Brasil.
2010 - 2010
MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E HIGIENE ESCOLAR. (Carga horária: 120h).
Prefeitura de Coelho Neto - MA, SEMEC, Brasil.
2009 - 2009
Fonoaudiologia Hospitalar. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2008 - 2008
Acupuntura Auricular. (Carga horária: 60h).
Associação Brasileira de Acupuntura, ABA, Brasil.
2007 - 2007
Atualização em Direito Processual Civil. (Carga horária: 10h).
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, TRE, Brasil.
2007 - 2007
Família e Sucessões. (Carga horária: 20h).
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, TRE, Brasil.
2007 - 2007
Direito Ambiental. (Carga horária: 8h).
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, TRE, Brasil.
2007 - 2007
Direito do Consumidor. (Carga horária: 8h).
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, TRE, Brasil.
2007 - 2007
Direito Penal Eleitoral. (Carga horária: 10h).
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, TRE, Brasil.
2007 - 2007
INGLÊS PARA MESTRADO. (Carga horária: 45h).
SENAC, SENAC, Brasil.
2005 - 2007
Aperfeiçoamento em Língua Brasileira - LIBRAS. (Carga horária: 240h).
Unidade Escolar Paulo Ferraz, UE PAULO FERRAZ, Brasil.
2005 - 2007
FORMAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS). (Carga horária: 240h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇAO E CULTURA, SEDUC, Brasil.
2006 - 2006
1ª JORNADA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE. (Carga horária: 40h).
Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
2006 - 2006
FORM. DE GESTORES E EDUC. DO PROG. EDUCAÇÃO INCL. (Carga horária: 40h).
SEMEC, SEMEC, Brasil.
2006 - 2006
ASSIST. EM UTI NEONATAL:UMA ABORD. MULTIPROFISSION. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2006 - 2006
SIMPÓSIO DE OTORRINOLARINGOLOGIA PEDIÁTRICA. (Carga horária: 12h).
CEFORCAP, CEFORCAP, Brasil.
2006 - 2006
Espanhol Módulo II. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em CURSO DE ESPANHOL. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2004 - 2006
Extensão universitária em LINGUA INGLESA. (Carga horária: 290h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2005 - 2005
I JORN. PIAUIENSE MULTIDISC. DE ESCLORESE MÚLTIPLA. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2005 - 2005
CURSO DE DISFAGIA. (Carga horária: 16h).
CENTRO AUDITIVO, TELEX, Brasil.
2005 - 2005
PRÓTESE AUDITIVA. (Carga horária: 12h).
NOVAFAPI, NOVAFAPI, Brasil.
2005 - 2005
DISLEXIAS E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 4h).
NOVAFAPI, NOVAFAPI, Brasil.
2005 - 2005
INICIAÇÃO À LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. (Carga horária: 60h).
SENAC, SENAC, Brasil.
2004 - 2004
TRANSTORNOS INVASIVOS DO DESENVOLVIMENTO. (Carga horária: 26h).
ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DOS AUTISTAS DO PIAUÍ, AMA/PI, Brasil.
2004 - 2004
ATUALIZAÇÃO EM APARELHOS AUDITIVOS. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Ensino Superior do Piauí, FAESPI, Brasil.
2004 - 2004
WORKSHOP LARINGOLOGIA E VOZ: ASPECTOS ATUAIS. (Carga horária: 12h).
CLÍNICA FLÁVIO SANTOS, CFS, Brasil.
2004 - 2004
Extensão Permanente em Língua Inglesa 2004/2. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2004 - 2004
CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE NEUROLOGIA. (Carga horária: 40h).
Faculdade de Ensino Superior do Piauí, FAESPI, Brasil.
2003 - 2003
FONOAUDIOLOGIA EM CABEÇA E PESCOÇO. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Ensino Superior do Piauí, FAESPI, Brasil.


Atuação Profissional



SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO PÍAUÍ, SEDUC - PI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: 20, Carga horária: 14
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS NOS CURSOS TÉCNICOS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE: - LEGISLAÇÃO APLICADA - DIREITO EMPRESARIAL - DIREITO ADMINISTRATIVO - LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA, TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA.


Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora visitante
Outras informações
Professora visitante, ministrou a disciplina de Psicologia do desenvolvimento em EJAI, com carga horária de 30h/a, no Curso de Especialização Lato Senso em Educação de Jovens, Adultos e Idosos.


Faculdade São Gabriel - NOVAUNESC, FSG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas: Economia Política; Direito Empresarial I; Direito Empresarial II; Direitos Reais; Direito Ambiental; Fundamentos da Economia Direito Tributário; Direito Administrativo; Introdução ao Estudo do Direito; Introdução a Filosofia e História do Direito; Filosofia do Direito; Direito Constitucional I e II Direito das Obrigações TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) Teoria Geral do Processo (TGP) Direito Financeiro Direito do Trabalho I e II


Instituto Superior de Educação Antônino Freire, ISEAF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: 60, Carga horária: 4
Outras informações
Professora orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.


Prefeitura Municipal de Coelho Neto, PREFEITURA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: CONCURSADA - ÁREA DE FONOAUDIOLOGIA, Carga horária: 20
Outras informações
ATUAÇÃO: SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA E EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA e AEE

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Assessoria Jurídica, Carga horária: 20
Outras informações
Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, de Coelho Neto- MA.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20
Outras informações
Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC - Coelho Neto- MA.


Faculdade de Tecnologia do Piaui, FATEPI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas Ministradas no Curso de Bacharelado em Direito - Direito Constitucional I - Direito Constitucional II - Ciência Política e Teoria Geral do Estado - Direito Tributário - Processo Tributário - Teoria Geral do Processo - Prática Jurídica Real IV ( tributário, constitucional e administrativo)


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Disciplina - Metodologia da Pesquisa Científica - carga horária 60h/a - Curso de Licenciatura em Pedagogia. (José de Freitas) - 2017.2.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 40, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas 1 - Economia Política; 2 - Direito do Trabalho I e II; 3 - Direitos Reais. 4. Direito Constitucional I e II

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 4
Outras informações
DISCIPLINA MINISTRADA NO POLO DE ÁGUA BRANCA - PI (CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - 60HS)

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Fundamental - carga horária 150h/a - Curso de Licenciatura em Pedagogia (2ª Licenciatura). 2017.1 (Teresina - PI).

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Disciplina de Trabalho de Conclusão - TCC II- carga horária 60h/a - Curso de Licenciatura em Pedagogia. (período 2015.3) (2ª Licenciatura) - (Teresina - PI).

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil - carga horária 150h/a - Curso de Licenciatura em Pedagogia (2ª Licenciatura). (Teresina - PI).

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil - carga horária 200h/a - Curso de Licenciatura em Pedagogia. (Teresina - PI).

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Disciplina - Metodologia da Pesquisa Científica - carga horária 60h/a - Curso de Licenciatura em Pedagogia. (Teresina - PI).

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Fundamental- carga horária 200h/a - Curso de Licenciatura em Pedagogia. (período 2015.2)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Estagio Supervisionado (ensino infantil) - carga horária 200h/a - Curso de Licenciatura em Pedagogia. (Teresina - PI).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Disciplina de Educação Especial - carga horária 60h/a - Curso de Licenciatura em Pedagogia.(Teresina - PI).

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Estagio Supervisionado (ensino fundamental) - carga horária 200h/a - Curso de Licenciatura em Pedagogia. (Teresina - PI).

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Disciplina em andamento - Metodologia da Pesquisa Científica - carga horária 60h/a - Curso de Licenciatura em Pedagogia. (Teresina - PI).

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Formadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Estagio Supervisionado(ensino infantil) - carga horária 200h/a - Curso de Licenciatura em Pedagogia. (Teresina - PI).

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
DOCENTE SUBSTITUTA DISCIPLINAS MINISTRADAS: - DIREITO DE SUCESSÕES - DIREITO TRIBUTÁRIO - CIÊNCIA POLÍTICA - ECONOMIA POLÍTICA - MEDICINA LEGAL - DIREITO CONSTITUCIONAL II

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Tutora a Distância, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a Distância do Curso de Especialização - Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), polo de Piripiri-PI.


Instituto de Educação Coelhonetense, INECN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor no curso de Licenc. em Pedagogia
Outras informações
Disciplinas Ministradas no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia: - Introdução a Educação - História da Educação I - Sociologia da Educação - Pesquisa e Prática Educativa I - Didática - Pesquisa e Prática Educativa II - Filosofia da Educação - Psicologia da Educação / Desenvolvimento / Pesquisa e Prática Educativa I - Psicologia da Educação da Aprendizagem / Pesquisa e Prática Educativa I - Educação de Jovens e Adultos - Planejamento e Avaliação Institucional - Gestão e Projeto Político Pedagógico - Educação e Trabalho - Ética Profissional na Educação - Educação, Saúde e Meio Ambiente - Pesquisa e Prática Educativa VII - Educação Inclusiva

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coord. Pós- Graduação em Pedagogia e Direito, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas no Curso de Pós-Graduação em Direito Público e Privado: - Metodologia Científica - Direito Constitucional I - Direito Constitucional II - Direito Tributário - Processo Tributário - Metodologia da Pesquisa II


Faculdade de Ensino Superior do Piauí, FAESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Área de Saúde Coletiva, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas Ministradas no Curso de Bacharelado em Fonoaudiologia - Fundamentos em Audiologia - Estágio em Fonoaudiologia Comunitária I - Estágio em Fonoaudiologia Comunitária II - Avaliação e Diagnóstico em Fonoaudiologia I - Avaliação e Diagnóstico em Fonoaudiologia II - Saúde Pública (I, II) - Avaliação e Terapia da Linguagem Oral I - Avaliação e Terapia da Linguagem Escrita II - Estágio em Fonoaudiologia Clinica I - Fonoaudiologia Coletiva (I, II, III, IV) - Estágio em Fonoaudiologia Clinica II - Reunião Clinica - Fonoaudiologia Fundamental - Pesquisa Aplicada I - Avaliação e Terapia da Voz (prática) - Estágio em Clínica Fonoaudiológica I - Estágio em Clínica Fonoaudiológica II - Audiologia Educacional - Fonoaudiologia em Geriatria - Ética Profissional e Bioética - Saúde Coletiva I (teoria) - Saúde Coletiva III (prática) - Estágio em Saúde Coletiva (I, II) - Métodos Terapêuticos (Áudio Educacional) - TCC I - TCC II - Fonoaudiologia Forense

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: COORD. CURSO FONOUDIOLOGIA, Enquadramento Funcional: Coordenadora -Curso de Fonoaudiologia, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Fonoaudiologia.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Clínica Escola - FAESPI, Carga horária: 20
Outras informações
Gestora da Clínica Escola Imaculada Conceição da Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI, com ênfase em Saúde Coletiva (saúde pública).


INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ, IEST, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: PROFESSOR DE NÍVEL TECNOLÓGICO, Enquadramento Funcional: CELETISTA, Carga horária: 12


Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orista, Carga horária: 10
Outras informações
Professora colaboradora - Pós Graduação Lato-sensu. Disciplinas ministradas: - Aspectos Lúdicos e Jogos (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Prática da Pesquisa em Psicopedagogia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Pesquisa Social em Saúde (Especialização em Saúde Pública) - Metodologia de Pesquisa (Especialização em Saúde da Família na Atenção na Primária) - Metodologia Científica (Especialização em Saúde Mental) - Educação e Saúde (Especialização em Saúde da Família na Atenção Primária)


Fundação Valter Alencar, F VALTER ALENCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga


Clinica Total Fisio, TOTAL FISIO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Fonoaudiologa


Instituto de Reabilitação do Piauí, IRP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Fonoaudiologa


CLÍNICA DE FONOAUDIOLOGIA - AUDISOM, AUDISOM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30


HOSPITAL DIRCEU ARCOVERDE DA POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ, HPM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária


FACULDADE MAURICIO DE NASSAU, FAP - TERESINA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: 16, Carga horária: 16
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: DIREITO DO TRABALHO I DIREITO DO TRABALHO II DIREITO AMBIENTAL CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO DIREITOS REAIS ÉTICA PROFISSIONAL


Centro Universitário UNINOVAFAPI, UNINOVAFAPI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: 20
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS PÓS GRADUAÇÃO: * POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL - ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL * DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR - ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR * LEGISLAÇÃO E CONTRATOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE OBRAS * INTRODUÇÃO A PSICOPEDAGOGIA: DESENVOLVIMENTO HUMANO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM - ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL * INTERVENÇÃO NA PRÁXIS PEDAGÓGICA - ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR * ÉTICA -HERMENÊUTICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA - ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL PENAL * DIREITO TRIBUTÁRIO - ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA * DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO III: REMUNERAÇÃO E DURAÇÃO DO TRABALHO - ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO: MATERIAL E PROCESSUAL * DIREITO AMBIENTAL DO TRABALHO - ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO: MATERIAL E PROCESSUAL * DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR - ESPECIALIZAÇÃO EM DESPORTO ESCOLAR, FITNESS E SAÚDE



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Proteção jurídica às pessoas de melhor idade (idoso): uma realidade ou mito?
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo premissa um estudo em asilos de idosos em Teresina PI, quanto a proteção jurídica no que concerne o estatuto do idoso, bem como aos possíveis maus tratos dispensados a essas pessoas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CENTRO EDUCACIONAL MASCULINO - CEM: Educação de jovens infratores sob medidas socioeducativas
Descrição: Este estudo de caso objetiva investigar como a educação não-formal em espaços não-escolares, no caso do CEM, em Teresina, promove (ou não) a ressocialização e a inclusão social de jovens infratores a partir de práticas socioeducativas internamente desenvolvidas. Para tanto é fundamental analisarmos a relação que se estabelece entre a legislação brasileira que assegura o acesso, a permanência e a qualidade de educação a todas as pessoas e o cotidiano da práxis pedagógica dentro das instituições de acolhimento a jovens infratores em cumprimento de medidas socioeducativas, na perspectiva de que o universo pedagógico possa contribuir com a ressocialização daqueles. Metodologicamente, esta pesquisa será realizada por meio de pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa feita a partir de entrevistas semi-estruturadas (gestores, educadores sociais, pais e/ou responsáveis e jovens participantes de projetos socioeducativos). Além de aplicação de um questionário para a obtenção de informações sobre a inclusão social realizada através de práticas socioeducativas direcionadas a jovens em processo de conflito com a Lei (exclusão, pobreza e risco social etc). Compreendendo-se que tanto o movimento de exclusão quanto o de inclusão é uma característica humana constituída pela sociedade, numa temporalidade histórica condicionada por práticas e valores sociais de cada época. Portanto, trata-se de perceber a Educação a partir da Pedagogia Social dentro de um contexto amplo de diversidades, complexidades e realizada em um espaço não-escolar, na perspectiva de tornar-se um instrumento de transformação de realidades pessoais e de inclusão social de jovens em conflito com a Lei..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Juventude Universitária e Direitos Humanos
Descrição: Descrição: O tema do presente projeto está voltado para a percepção dos direitos humanos por parte de estudantes do ensino superior e sua educação em Direitos Humanos. O problema que focalizamos e que inspira nossa pesquisa volta-se sobretudo a algumas perguntas sobre a efetividade da formação em direitos humanos: em um momento crítico de nossa história grupos humanos, em especial as camadas juvenis, se orientam por um sistema de ensino dirigido quase que exclusivamente para o domínio competitivo dos conhecimentos e técnicas: nos perguntamos sobre a sensibilidade dos mesmos com relação aos valores, à ética, à justiça e à convivência humana. Existem tendências de arrefecimento das noções como os de justiça, direitos, igualdade social? Tais conteúdos encontram-se presentes no processo formativo dos estudantes universitários? Os objetivos estão voltados para: a análise de opiniões, percepções e atitudes que se destacam na fala de alunos da educação superior, a respeito dos direitos humanos, da democracia, da justiça, do direito à educação democrática de qualidade; verificar, nos documentos relativos à formação dos alunos da UCB (PPPs e Planos de aula) conteúdos que são eventualmente viabilizados para a informação e educação em direitos humanos. Como marco teórico o projeto se baseia em contribuições de Estevão (2012), Tamayo (2011), Mannheim (1993), Cicchelli (2011). A metodologia prevê uma etapa exploratória, de natureza qualitativa, utilizando a técnica de grupos focais. Serão aplicados 7 grupos focais. Com base nesta, será elaborado um questionário de aplicação a uma amostra a ser definida. A pesquisa se orienta na abordagem qualitativa referendada nos estudos de Gatti (2005), Barbour (2009), Szymanski (2010), Brandão (2001) entre outros estudos e autores que subsidiam a pesquisa social. Os resultados esperados são a organização de um banco de dados sobre a temática dos direitos humanos e justiça; publicações científicas e acadêmicas com os resultados das investigações; o estabelecimento de rede de pesquisa interinstitucional e plurinacional sobre a temática dos direitos humanos e da justiça...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ivoneide Pereira de Alencar - Integrante / Geraldo Caliman - Coordenador / Candido Alberto da Costa Gomes - Integrante / Carlos Angelo de Meneses Sousa - Integrante / Robson Montegomeri Ribeiro Lustoza - Integrante / Denise Soares Lima - Integrante / Danielle Soares Gomes - Integrante.
2012 - Atual
Inclusão escolar de adolescentes em situação de liberdade assistida
Descrição: A pesquisa tem como objetivo abordar o s desafios na inclusão escolar dos adolescentes em situação de liberdade assistida (LA), a partir do ponto de vista dos professores e dos profissionais da justiça do Piauí. A inclusão escolar dos adolescentes em situação de conflito com a lei é um modo de desvinculá-los da situação de risco psicossocial e da reincidência de atos infracionais. Nesse cenário, a escola pode se constituir como um espaço protetivo que regula as relações sociais para esses adolescentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Juventude Universitária e Direitos Humanos
Descrição: A pesquisa está em andamento, dentro de uma pesquisa maior chamada ?Juventude Universitária e Direitos Humanos?,e se volta para a percepção dos direitos humanos por parte de estudantes da educação superior e como estetema é desenvolvido nesse nível de ensino. Num momento crítico da história, grupos humanos, em especial as camadas juvenis, se orientam por um sistema de educação dirigido quase que exclusivamente para o domínio competitivo dos conhecimentos e técnicas. Considerando este cenário, o problema que inspira a pesquisa gira em torno de algumas perguntas sobre a efetividade da formação em direitos humanos: qual a sensibilidade destas camadas em relação aos valores, à ética, à justiça e à convivência humana? Existem tendências de arrefecimento das noções como as de justiça, direitos, igualdade social? Tais conteúdos encontram-se presentes no processo formativo dos estudantes universitários?.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ivoneide Pereira de Alencar - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação especial inclusiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação socioeducativa.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Humanos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia Científica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
PRÉMIO MÉRITO ACADÊMICO 2016, FACULDADE FATEPI/FAESPI (CONFAFFI) E XII SEMANA DE INICIAÇÃO CINETÍFICA.
2013
Professora homenagiada, FACULDADE FAESPI - Alunos do curso de Bacharelado em Fonoaudiologia.
2012
Professora homenagiada, FACULDADE FATEPI - alunos do curso de Bacharelado em Direito.
2012
Professora homenagiada, FACULDADE FAESPI - alunos do curso do Bacharelado em Fonoaudiologia.
2011
Professora homenagiada, FACULDADE FAESPI - alunos do curso do Bacharelado em Fonoaudiologia.
2011
Professora homenagiada, FACULDADE FATEPI - alunos do curso de Bacharelado emDireito.
2010
Professora homenagiada, FACULDADE FAESPI - alunos do curso do Bacharelado em Fonoaudiologia.
2009
Professora homenagiada, FACULDADE FAESPI - Alunos do curso de Bacharelado em Fonoaudiologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALENCAR, I. P.2014ALENCAR, I. P.. A Recuperação Judicial. DIREITO E PLURALIDADES: NO COMPASSO DA JUSTIÇA, v. 01, p. 07-404, 2014.

2.
ALENCAR, I. P.2014ALENCAR, I. P.. A imunidade tributária dos templos de qualquer culto. DIREITO E PLURALIDADES: NO COMPASSO DA JUSTIÇA, v. 01, p. 07-404, 2014.

3.
ALENCAR, I. P.2011ALENCAR, I. P.; SOARES, A. E. O. . JUSTIÇA RESTAURATIVA E SOCIEDADE. XI ENCONTRO ACADÊMICO & VII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 01, p. 11-106, 2011.

4.
ALENCAR, I. P.2010ALENCAR, I. P.; LEMOS, N. M. C. . A HIERARQUIA NORMATIVA ENTRE LEIS COMPLEMENTARES E LEIS ORDINÁRIAS À LUZ DA DOUTRINA E DA JURISPRUDÊNCIA. XI ENCONTRO ACADÊMICO & VII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 03, p. 10-122, 2010.

5.
ALENCAR, I. P.2010ALENCAR, I. P.; CUNHA, A. C. C. . ASPECTOS RELEVANTES DA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM PARALISIA CEREBRAL. XI ENCONTRO ACADÊMICO & VII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 03, p. 10-172, 2010.

6.
ALENCAR, I. P.2010ALENCAR, I. P.; SOUSA, A. A. J. ; CAVALCANTE, I. T. ; SANTOS, T. S. ; CUNHA, A. C. C. . RELEVÂNCIA DA ORIENTAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM BERCÁRIOS. XI ENCONTRO ACADÊMICO & VII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 03, p. 10-172, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
ALENCAR, I. P.; CALIMAN, G. . MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS APLICADAS AOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI. In: MEDEIROS;LUSTOSA; BOMFIM. (Org.). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: CONTEXTOS DE PESQUISA. 1ªed.SÃO PAULO: GARCIA EDIZIONI, 2018, v. 01, p. 01-386.

2.
ALENCAR, I. P.; CALIMAN, G. . ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E O PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL. In: MEDEIROS; CARVALHO E SILVA; BOMFIM. (Org.). PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO CAMINHOS. 1ªed.SÃO PAULO: GARCIA EDIZIONI, 2018, v. 01, p. 01-386.

3.
ALENCAR, I. P.. TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA MULTIDISCIPLINAR: História de vida e formação profissional. In: MARIA CÂNDIDA MORAES; JUAN MIGUEL BATALLOSO; PAULO CORRÊA MENDES. (Org.). ÉTICA, DOCÊNCIA TRANSDISCIPLINAR E HISTÓRIAS DE VIDA Relatos e reflexões em valores éticos. 01ed.Brasília - DF: Liber Livro Editora Ltda., 2014, v. 01, p. 01-216.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALENCAR, I. P.. DIREITOS HUMANOS NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. In: XIV ENCONTRO ACADÊMICO E X SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - FATEPI FAESPI, 2014, TERESINA. STRESS E QUALIDADE DE VIDA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO MEIO ACADÊMICO, 2014. v. 07. p. 10-112.

2.
ALENCAR, I. P.; SOARES, A. E. O. . Justiça Restaurativa e Sociedade. In: XI Encontro Acadêmico & VII Semana de Iniciação Científica "A Cultura como processo formativo: Práticas, Possibilidades e Desafios no Mundo Globalizado", 2011, Teresina-PI. Justiça Restaurativa e Sociedade. Teresina: Fatepi/Faespi, 2011. v. 4. p. 11-104.

3.
ALENCAR, I. P.; LEMOS, N. M. C. . A Hierarquia Normativa entre Leis Complementares e Leis Ordinárias à Luz da Doutrina e da Jurisprudência. In: X Encontro Acadêmico & VI Semana de Iniciação Científica, 2010, Teresina-PI. A Hierarquia Normativa entre Leis Complementares e Leis Ordinárias à Luz da Doutrina e da Jurisprudência. Teresina: Fatepi/Faespi, 2010. v. 3. p. 10-162.

4.
ALENCAR, I. P.; CUNHA, A. C. C. . RELEVÂNCIA DA ORIENTAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM BERCÁRIOS. In: X ENCONTRO ACADÊMICO FATEPI/FAESPI & VI SEMANA CIENTÍFICA, 2010, TERESINA. ÉTICA: PERSPECTIVA DE HUMANIZAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE, 2010. v. 3. p. 10-162.

5.
ALENCAR, I. P.; CUNHA, A. C. C. ; ROCHE, M. V. . Aspectos Relevantes da Intervenção Fonoaudiológica em Paralisia Cerebral. In: X Encontro Acadêmico & VI Semana de Iniciação Científica "Ética: Perspectiva de Humanização na Contemporaneidade, 2010, Teresina-PI. Aspectos Relevantes da Intervenção Fonoaudiológica em Paralisia Cerebral. Teresina: Fatepi/Faespi, 2010. v. 3. p. 10-162.

Apresentações de Trabalho
1.
ALENCAR, I. P.. OS DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: A TRANSVERSALIDADE COMO RADICALIDADE DOS DIREITOS HUMANOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALENCAR, I. P.; CALIMAN, G. . A JUVENTUDE E A ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALENCAR, I. P.. AS ATUALIDADES DA FONOAUDIOLOGIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ALENCAR, I. P.. AS ATUALIDADES DA FONOAUDIOLOGIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALENCAR, I. P.. ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE A FONOAUDIOLOGIA E A FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO DA PARALISIA FACIAL DE BELL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ALENCAR, I. P.. CIRURGIA BUCO-MAXILO FACIAL E FONOAUDIOLOGIA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALENCAR, I. P.. Saúde vocal nas escolas. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
ALENCAR, I. P.. Fundamentos Legais da Educação Inclusiva. 2011. .

2.
ALENCAR, I. P.. Surdez e Linguagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALENCAR, I. P.. Deficiência Auditiva e suas Facetas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALENCAR, I. P.. Legislação Educacional Inclusiva. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALENCAR, I. P.. 2º SALICON. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ALENCAR, I. P.. XVI Semana Pedagógica com o Tema: Educação para Todos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ALENCAR, I. P.. Legislação Trabalhista. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ALENCAR, I. P.. XV Semana Pedagógica Tema: Educação e Sociedade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ALENCAR, I. P.. 1º SALICON. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ALENCAR, I. P.. Educação Inclusiva. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
ALENCAR, I. P.. Saúde Vocal/Trabalho Docente. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
ALENCAR, I. P.. A Importância da Saúde Vocal para o Profissional de Direito. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALENCAR, I. P.; MARANHAO, M. M.. Participação em banca de Marta Maria Maranhão. As Mudanças Introduzidas com a Emenda Constitucional N 66/10 na Lei do Divórcio. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Público e Privado) - Instituto de Educação Coelhonetense.

2.
ALENCAR, I. P.; VELOSO, M. M. C.. Participação em banca de Manoel Monte de Carvalho Veloso. A Prisão Perpetua, O Tribunal Penal Internacional e o Art. 5, XLVIII, "b" da Constituição Federal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Público e Privado) - Instituto de Educação Coelhonetense.

3.
ALENCAR, I. P.; DELFINO, J. B.. Participação em banca de Juliana Barbosa Delfino. Ineficácia da Aplicabilidade da Lei de Execução Penal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Público e Privado) - Instituto de Educação Coelhonetense.

4.
ALENCAR, I. P.; BULAMARQUE, R. B.. Participação em banca de Rafael de Borda Bulamarque. A Redução da Maioridade Penal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Público e Privado) - Instituto de Educação Coelhonetense.

5.
ALENCAR, I. P.; LOPES, M. L.; SOUSA, R. C.. Participação em banca de Mauro Lages Lopes. A Hierarquia Normativa entre Leis Complementares e Leis Ordinárias a Luz Doutrina e da Jurisprudência. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Público e Privado) - Instituto de Educação Coelhonetense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALENCAR, I. P.; SANTOS, D. P.; SOUSA, R. C.. Participação em banca de Diomar Pereira dos Santos.Ineficácia da Aplicabilidade da Lei de Execução Penal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.

2.
ALENCAR, I. P.; FURTADO, S. D. M. M.; SOUSA, R. C.. Participação em banca de Silvia Duailibe Mascarenhas de Macau Furtado.A Redução da Maioridade Penal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.

3.
ALENCAR, I. P.; SOUSA, R. C.; SANTOS, T. L.. Participação em banca de Tissiana Lustosa dos Santos.A Prisão Perpetua, O Tribunal Penal Internacional e o Art. 5, XLVIII, "b" da Constituição Federal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.

4.
ALENCAR, I. P.; SOUSA, F. C.; SOUSA, R. C.. Participação em banca de Francisco das Chagas de Sousa.As Mudanças Introduzidas com a Emenda Constitucional N 66/10 na Lei do Divórcio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Direito) - Faculdade de Tecnologia do Piaui.

5.
ALENCAR, I. P.; SILVA, R. F. F.. Participação em banca de Rosana de Freitas Farias da Silva.Conhecimento dos Pais sobre as Alterações Fonoaudiológicas Decorrentes do Hábito de Sucção (Chupeta e Mamadeira). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

6.
ALENCAR, I. P.; SOUSA, L. R.. Participação em banca de Laercyo Robert de Sousa.A Prevalência da Adaptação Auditivas pela Alta Complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em pacientes (Clientes) com perdas auditivas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

7.
ALENCAR, I. P.; XIMENES, A. G. S.. Participação em banca de André Gustavo Soares.Análise do Desenvolvimento da Linguagem Oral em Crianças com Perda Auditiva que estão em Processo Terapêutico Fonoaudiológico na Apada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

8.
ALENCAR, I. P.; MELO, F. S.. Participação em banca de Fabiano da Silva Melo.Nível de Conhecimento dos Cabeleireiros sobre Perda Auditiva induzida por Ruido no Ambiente de Trabalho do Bairro Saci. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

9.
ALENCAR, I. P.; SAMPAIO, M. F. L.. Participação em banca de Maria de Fátima Lima Sampaio.Abordagem Fonoaudiológica nos Cuidados Paleativos em Paciente de Melhor Idade com Câncer de Cabeça e Pescoço: Uma Revisão de Literatura. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

10.
ALENCAR, I. P.; SILVA, L. R. R.. Participação em banca de Lucimara Rosendo Rodrigues da Silva.Índice de Crianças com Distúrbio Articulatório na Faixa Etária de Seis a Nove Anos que Apresentam Hábitos Deletérios na Clínica Imaculada Conceição. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

11.
ALENCAR, I. P.; VIEIRA, T. S.. Participação em banca de Tânia Soares Vieira.Contribuição da Fonoaudiologia no Tratamento e na Qualidade de Vida do Paciente com Disfagia após AVC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

12.
ALENCAR, I. P.; SOUZA, H. C. S.. Participação em banca de Hinga de Charlen dos Santos Souza.Relação entre a Dislexia e o Déficit em Consciência Fonológica na Aprendizagem da Leitura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

13.
ALENCAR, I. P.; MOTAS, L. K. C.. Participação em banca de Léa Kalina Chaves Mota.Percepção da Família sobre Alterações de Linguagem em Crianças de 0 a 3 Anos de Idade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

14.
ALENCAR, I. P.; SANTOS, A. J.. Participação em banca de Ângela de Jesus Santos.A Percepção de Mães de Crianças Portadoras de Síndrome de Down de 0 a 4 anos de idade, sobre o atendimento fonoaudiológico realizado no CIES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

15.
ALENCAR, I. P.; ULISSES, L. T.. Participação em banca de Larrisa Tomaz Ulisses.Violência Doméstica x Atraso de Linguagem: Um Estudo de Caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

16.
ALENCAR, I. P.; MACHADO, I. C. P.. Participação em banca de Iany Cristina Pereira Machado.Funcionalidade da Linguagem Expressiva em Criança com Síndrome de Down de 0 a 5 anos de idade no Centro Integrado de Educação Especial (CIES). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.

17.
ALENCAR, I. P.; CHAVES, S. C. S.. Participação em banca de Sheyla Carvalho Silva Chaves.Fatores do Atraso de Linguagem: Um olhar sobre as suas Implicações do Ensino Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALENCAR, I. P.. Seletivo para a Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI. 2010. Faculdade de Ensino Superior do Piauí.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENCUENTRO INTERNACIONAL POR LA UNIDAD DE LOS EDUCADORES. MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS IMPOSTAS AOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI. 2017. (Congresso).

2.
CONFAFFI - VI CONGRESSO ACADÊMICO FATEPI/FAESPI. JUVENTUDE E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE. 2016. (Congresso).

3.
CONFAFFI - VI CONGRESSO ACADÊMICO FATEPI/FAESPI. DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E JUVENTUDE: SUAS RELAÇÕES COM A ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE. 2016. (Congresso).

4.
VI CONGRESSO ACADÊMICO FATEPI/FAESPI. JUVENTUDE E ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE. 2016. (Congresso).

5.
XVII SEMANA PEDAGÓGICA. 2012. (Outra).

6.
2º SALICON.Fundamentos Legais da educação inclusiva. 2011. (Outra).

7.
XVI Semana Pedagógica.Educação para Todos. 2011. (Encontro).

8.
I Congresso Nacional de Educação Inclusiva. Fazendo a Inclusão na Educação, com organização e realização da logos - Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial Ltda. 2010. (Congresso).

9.
I Jornada de Fonoaudiologia da Faespi. 2009. (Outra).

10.
XII Semana Pedagógica.XII Semana Pedagógica. 2008. (Encontro).

11.
I Congresso Piauiense de Direito Eleitoral. 2007. (Congresso).

12.
PALESTRA.A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE VOCAL PARA O PROFISSIONAL DE DIREITO. 2007. (Outra).

13.
Sexta Jurídica - O Direito em Debate.A Competência Criminal da Justiça Federal. 2007. (Outra).

14.
VII CICLO DE ESTUDOS DE FONOAUDIOLOGIA. 2007. (Encontro).

15.
VIII ENCONTRO DE DOCÊNCIA DA FAETE.SAÚDE VOCAL/TRABALHO DOCENTE. 2007. (Encontro).

16.
XI Semana Pedagógica.XI Semana Pedagógica. 2007. (Encontro).

17.
1 Jornada de Educação e Saúde.Desenvolvimento Humano: Integrando sociedade saúde ambiental e aprendizagem no mundo contemporâneo. 2006. (Outra).

18.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.ACESSIBILIDADE. 2006. (Outra).

19.
I CICLO DE PALESTRAS - TEMAS EM FONOAUDIOLOGIA. 2006. (Outra).

20.
II SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE A FONOAUDIOLOGIA E A FISIOTERAPIA NA REABILITAÇÃO DA PARALISIA FACIAL DE BELL. 2006. (Outra).

21.
SIMPÓSIO DE OTORRINOLARINGOLOGIA PEDIÁTRICA. 2006. (Simpósio).

22.
I JORNADA PIAUIENSE MULTIDISCIPLINAR DE ESCLEROSE MÚLTIPLA. 2005. (Outra).

23.
I SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.CIRURGIA BUCO-MAXILO FACIAL E FONOAUDIOLOGIA. 2005. (Outra).

24.
I FÓRUM PIAUIENSE DE AUTISMO. 2004. (Outra).

25.
IV ENCONTRO DE TECNOLOGIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO. 2004. (Encontro).

26.
XIII JORNADA REGIONAL DE AUTISMO - NORDESTE. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALENCAR, I. P.. Saúde vocal nas escolas. 2014. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria do Perpétuo Socorro Neves Santos. A atuação da supervisão pedagógica na formação continuada dos professores das escolas de campo (escola ativa) de Teresina PI.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do campo ProJovem) - Instituto de Educação Antonino Freire. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

2.
Diniz Lopes dos Santos. O PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA COMO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DO PIAUÍ. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do campo ProJovem) - Instituto de Educação Antonino Freire. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

3.
Luciane Ferreira e Silva. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do campo ProJovem) - Instituto de Educação Antonino Freire. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

4.
José Mauro de Castro Ferreira. EMBATE PELA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA LAGOA DO JACARÉ EM PIRACURUCA PI. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do campo ProJovem) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

5.
ANÍSIA ROSA DE OLIVEIRA. ASPECTOS HISTÓRICOS DE ITAINÓPOLIS. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do campo ProJovem) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

6.
ELIETE BRANDÃO DE MOURA. MEMÓRIAS VIVAS: A HISTÓRIA DE JARDIM DO MULATO PI. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do campo ProJovem) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

7.
SANDRA GOMES DA SILVA LOPES. AS CLASSES MULTISSERIADAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do campo ProJovem) - Instituto Superior de Educação Antônino Freire. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARIA CÉLIA ALVES NONATO RAMOS. O BRINCAR COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO UTILIZADO PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE TERESINA PIAUÍ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

2.
VALDINA BEZERRA DE SOUSA. O BRINCAR COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO UTILIZADO PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE TERESINA PIAUÍ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

3.
IEDA MACHADO DE SOUSA SANTOS. A RELEVÂNCIA DO BRINCAR COMO FACILITADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

4.
SONIA MARIA VIEIRA DA SILVA. A RELEVÂNCIA DO BRINCAR COMO FACILITADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

5.
GARDENCIA GARCEZ COSTA. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE TERESINA PAIUÍ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

6.
MARIA ANTÔNIA DA SILVA SANTOS. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE TERESINA PAIUÍ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

7.
ELIANE MARIA DA ROCHA. O LÚDICO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A PRÁTICA DE ENSINAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

8.
MARIA DE JESUS BRAGA. O LÚDICO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: A PRÁTICA DE ENSINAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

9.
JORDÂNIA SOARES DE SOUSA. A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHE PÚBLICA NA CIDADE DE TIMON MARANHÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

10.
LUCIANA COSTA S. CABRAL. A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHE PÚBLICA NA CIDADE DE TIMON MARANHÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

Iniciação científica
1.
Antonio Ernani de Oliveira Soares. Justiça Restaurativa e Sociedade. 2011. Iniciação Científica - Faculdade de Tecnologia do Piaui. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

2.
Nelma Maria Cardoso Lemos. A Hierarquia Normativa entre Leis Complementares e Leis Ordinárias à Luz da Doutrina e da Jurisprudência. 2011. Iniciação Científica - Faculdade de Tecnologia do Piaui. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

3.
Ana Caroliny da Costa Cunha. Aspectos Relevantes da Intervenção Fonoaudiológica em Paralisia Cerebral. 2010. Iniciação Científica - Faculdade de Tecnologia do Piaui. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

4.
Ana Caroliny da Costa Cunha. Relevância da orientação fonoaudiológica em berçários. 2010. Iniciação Científica - Faculdade de Tecnologia do Piaui. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

5.
Áurea Aparecida de Jesus Sousa. Relevância da orientação fonoaudiológica em berçários. 2010. Iniciação Científica - Faculdade de Tecnologia do Piaui. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

6.
leliett Torres Cavalcante. Relevância da orientação fonoaudiológica em berçários. 2010. Iniciação Científica - Faculdade de Tecnologia do Piaui. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

7.
Tairine Sibelle dos Santos. Relevância da orientação fonoaudiológica em berçários. 2010. Iniciação Científica - Faculdade de Tecnologia do Piaui. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.

Orientações de outra natureza
1.
Hinga de Charlen dos Santos Souza. Avaliação e Diagnóstico em Fonoaudiologia I. 2008. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ensino Superior do Piauí. Orientador: Ivoneide Pereira de Alencar.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ALENCAR, I. P.2014ALENCAR, I. P.. A Recuperação Judicial. DIREITO E PLURALIDADES: NO COMPASSO DA JUSTIÇA, v. 01, p. 07-404, 2014.

2.
ALENCAR, I. P.2014ALENCAR, I. P.. A imunidade tributária dos templos de qualquer culto. DIREITO E PLURALIDADES: NO COMPASSO DA JUSTIÇA, v. 01, p. 07-404, 2014.



Outras informações relevantes


Projeto em andamento - na condição de voluntária e pesquisadora no Centro Educacional Masculino (CEM) na cidade de Teresina Piauí. A pesquisa estar investigando como a educação não-formal em espaços não-escolares, promove (ou não) a ressocialização de jovens infratores a partir de práticas socioeducativas internamente desenvolvidas neste centro.

Projeto em andamento - Juventude Universitária e Direitos Humanos
Descrição: O tema do presente projeto está voltado para a percepção dos direitos humanos por parte de estudantes do ensino superior e sua educação em Direitos Humanos. O problema que focalizamos e que inspira nossa pesquisa volta-se sobretudo a algumas perguntas sobre a efetividade da formação em direitos humanos: em um momento crítico de nossa história grupos humanos, em especial as camadas juvenis, se orientam por um sistema de ensino dirigido quase que exclusivamente para o domínio competitivo dos conhecimentos e técnicas: nos perguntamos sobre a sensibilidade dos mesmos com relação aos valores, à ética, à justiça e à convivência humana. Existem tendências de arrefecimento das noções como os de justiça, direitos, igualdade social? Tais conteúdos encontram-se presentes no processo formativo dos estudantes universitários? Os objetivos estão voltados para: a análise de opiniões, percepções e atitudes que se destacam na fala de alunos da educação superior, a respeito dos direitos humanos, da democracia, da justiça, do direito à educação democrática de qualidade; verificar, nos documentos relativos à formação dos alunos da UCB (PPPs e Planos de aula) conteúdos que são eventualmente viabilizados para a informação e educação em direitos humanos. Como marco teórico o projeto se baseia em contribuições de Estevão (2012), Tamayo (2011), Mannheim (1993), Cicchelli (2011). A metodologia prevê uma etapa exploratória, de natureza qualitativa, utilizando a técnica de grupos focais. Serão aplicados 7 grupos focais. Com base nesta, será elaborado um questionár



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