Gustavo Henrique da Silva Alexandre

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2968564981079442
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2018), mestre em Engenharia de Software do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - CESAR, onde trabalhou por 3 anos como Engenheiro de Teste de Software. É professor de Metodologia de Pesquisa Científica no MPES do CESAR. E atua também a na concepção e criação de cursos de ensino à distância em CESAR.EDU, e tem o papel de coordenador, tutor, designer instrucional e conteudista de cursos. - Principais projetos em Educação a Distância. CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco: Criação e implementação de projeto de formação semi-presencial e tutoria on-line, além de um ambiente virtual de aprendizagem Moodle personalizado. CINEMA ONLINE: Projeto desenvolvido em parceria com o Cinema Pernambucano, que teve como objetivos principais a formação em educação a distância e tutoria on-line e da prestação de apoio educacional e operacional durante a realização de cursos oferecidos através do projeto de educação a distância criado pelo grupo Cinema Pernambucano. Coordenação, Criação e Designer Instrucional dos cursos de E-Learning no CESAR: - Desenvolvimento de Aplicativos em para iOS (iPhone e iPad); - Segurança da Informação; - Desenvolvimento de aplicações para Google Android; - Automatização de Testes com Selenium para Web; - Padrões de Projeto: Desenvolvimento Arquitetural; - Treinamento Básico em Teste de Software. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Henrique da Silva Alexandre
Nome em citações bibliográficas
ALEXANDRE, G. H. S.;ALEXANDRE, GUSTAVO H. S.;ALEXANDRE, GUSTAVO;ALEXANDRE, GUSTAVO H.S.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.
Rua Bione, nº 220, Cais do Apolo
Recife Antigo
50030-390 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 34254700
Ramal: 4655
Fax: (81) 34254701
URL da Homepage: http://www.cesar.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: PBL PLANNER TOOLKIT: UMA FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO DA ABORDAGEM PBL NO ENSINO DE COMPUTAÇÃO, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Simone Cristiane dos Santos Lima.
Palavras-chave: Planejamento Educacional; Problem-Based Learning; Canvas; Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2008
Mestrado profissional em Engenharia de Software.
Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
Título: Smart Education - Uma ferramenta WEB para avaliação e acompanhamento do aprendizado do aluno., Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Simone Cristiane dos Santos.
Palavras-chave: acompanhamento do aprendizado; feedback; competências cognitivas; avaliações formativas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2004
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Sun Certified Java Programmer (SCJP).
Sun Microsystems, SUN, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru, FAFICA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

01/2010 - 12/2010
Ensino, Especialização em Engenharia de Software, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fábrica de Software
01/2010 - 12/2010
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagens de Programação Web
Metodologia de Pesquisa Científica

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-Tutor, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor-Tutor, Carga horária: 10

Atividades

11/2011 - 02/2012
Ensino, Governança de TI, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão Operacional de TI
11/2009 - 02/2010
Ensino, Governança de TI, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão Estratégica de TI

Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, CESAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Educacional, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Testes Pleno, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Testes Jr., Carga horária: 40

Atividades

01/2010 - Atual
Direção e administração, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, .

Cargo ou função
Analista Educacional.
05/2006 - 04/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, .

Linhas de pesquisa
Teste de Software
07/2007 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, .

Linhas de pesquisa
Educação em TIC


Linhas de pesquisa


1.
Teste de Software
2.
Educação em TIC


Projetos de pesquisa


2007 - 2008
Smart Education - Uma ferramenta WEB para avaliação e acompanhamento do aprendizado do aluno.
Descrição: Nas práticas docentes de avaliação e acompanhamento da aprendizagem dos alunos, muito esforço e tempo são exigidos dos professores para realização das mesmas. Se considerarmos ainda o uso das avaliações formativas que favorecem a identificação das lacunas de aprendizagem, a geração de feedbacks e um cenário com grande número de alunos por turma, o esforço e tempo gastos para realizar tais atividades aumentam muito. Com isso, muitas instituições de ensino têm feito uso de TIC ? Tecnologias de informação e Comunicação, para auxiliar nessas atividades. Mas, boa parte dessas TICs deixa a desejar quanto ao tratamento de aspectos importantes do processo de avaliação, dentre os quais destacam-se: suporte a avaliações de caráter formativo, acompanhamento individual e personalizado do aprendizado, relatórios de desempenhos, e desenvolvimento do perfil cognitivo dos alunos. Sendo assim, neste trabalho, uma ferramenta web para avaliar e acompanhar o aprendizado baseado no perfil cognitivo do aluno é apresentada. O principal foco desta ferramenta é prover ao docente um auxílio para realizar as atividades de avaliação e acompanhamento do aprendizado, diminuindo a sobrecarga que os docentes sofrem ao realizarem estas atividades. A ferramenta favorece ao docente na criação e aplicação de avaliações contínuas, na geração de feedbacks individuais e personalizados, na medição dos níveis atuais das competências cognitivas e na correção das avaliações. Os discentes podem se beneficiar com a visualização de suas notas durante o curso, a realização de avaliações online e principalmente da visualização dos feedbacks dados pelos professores. Finalizando este trabalho são apresentados dois estudos de casos. No primeiro, o objetivo é de avaliar a metodologia de avaliação e acompanhamento do aprendizado definida e sistematizada nesta pesquisa e no segundo, o objetivo é de avaliar as principais funcionalidades e características da ferramenta proposta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software/Especialidade: Teste de Software.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALEXANDRE, G. H. S.. Boas Práticas e Lições Aprendidas - Dicas, sugestões e informações de quem acabou de viver a experiência de um mestrado. SBC Horizontes, p. 9 - 12.

2.
ALEXANDRE, G. H. S.. Como se preparar para a defesa da dissertação de Mestrado ou apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e criar seus slides. Revista Horizontes, p. 19 - 22.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALEXANDRE, GUSTAVO H. S.; RODRIGUES, ARIANE N. ; SANTOS, SIMONE C. ; SOUZA, PRISCILA B. . Applying and Managing PBL - An Experience in Information Systems Education. In: 10th International Conference on Computer Supported Education, 2018, Funchal. Proceedings of the 10th International Conference on Computer Supported Education, 2018. v. 1. p. 57-1.

2.
SANTOS, SIMONE ; ALEXANDRE, GUSTAVO ; RODRIGUES, ARIANE . Applying PBL in project management education: A case study of an undergraduate course. In: 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2015, Camino Real El Paso. 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2015. p. 1.

3.
SODRE, L. ; FERRAZ, F. S. ; ALEXANDRE, G. H. S. ; CARVALHO, A. C. L. . Kongdroid: A Proposal for a Cloud Service for Stress Testing on Android Applications. In: IARIA - ICSEA, 2013, Veneza. International Conference of Software Engenieer Advances, 2013.

4.
FERRAZ, F. S. ; SAMPAIO, C. C. B. ; FERRAZ, C. A. G. ; ALEXANDRE, G. H. S. ; CARVALHO, A. C. L. . Towards a Smart City Security Model Exploring Smart Cities Elements Based on Nowadays Solutions. In: IARIA - ICSEA, 2013, Veneza. International Conference of Software Engenieer Advances, 2013.

5.
FIGUEIREDO, C. O. ; SANTOS, S. ; ALEXANDRE, G. H. S. ; BORBA, P. H. M . PBL NO ENSINO DE TESTES DE SOFTWARE: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA. In: ICECE'2011- VII Conferência Internacional de Educação em Engenharia e Computação, 2011, Guimarães. International Conference on Engineering and Computer Education, 2011.

6.
FIGUEIREDO, C. O. ; SANTOS, S. ; BORBA, P. H. M ; ALEXANDRE, G. H. S. . USING PBL TO DEVELOP SOFTWARE TEST ENGINEERS. In: IASTED International Conference on Computers and Advanced Technology in Education, 2011, Cambridge. Computers and Advanced Technology in Education - CATE 2011. Calgary: Acta Press, 2011. v. 1. p. 29-25.

7.
ALEXANDRE, G. H. S.; SANTOS, S. ; TEDESCO, P. . Using Bloom's Cognitive Domain in Web Evaliation Environments. In: CSEDU 2010 - International Conference on Computer Supported Education, 2010, Valencia. Using Bloom's Cognitive Domain in Web Evaliation Environments, 2010.

8.
ALEXANDRE, G. H. S.; SANTOS, S. ; LOPES, R. ; TEDESCO, P. ; LOPES, I. . Smart Education - Uma Ferramenta Web Para Avaliação E Acompanhamento Do Aprendizado. In: I Encontro Internacional do Sistema UAB, 2009, Brasília. Smart Education - Uma Ferramenta Web Para Avaliação E Acompanhamento Do Aprendizado, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALEXANDRE, GUSTAVO H.S.; SANTOS, SIMONE C. . PBL Planner Toolkit: A Canvas-based Tool for Planning PBL in Software Engineering Education. In: 10th International Conference on Computer Supported Education, 2018, Funchal. Proceedings of the 10th International Conference on Computer Supported Education, 2018. p. 206.

Apresentações de Trabalho
1.
ALEXANDRE, G. H. S.; SANTOS, S. ; LOPES, R. ; TEDESCO, P. ; LOPES, I. . Smart Education - Uma Ferramenta Web Para Avaliação E Acompanhamento Do Aprendizado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ALEXANDRE, G. H. S.; LOPES, R. . Smart Education. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
ALEXANDRE, G. H. S.. Educação, Tecnologia e Inovação Pedagógica. 2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALEXANDRE, G. H. S.; LOPES, I.; LOPES, I. A.. Participação em banca de Gastone Alves dos Santos. A Utilização do Google Docs com Ferramenta Colaborativa na Aprendizagem: Uma Proposta de Curso Online. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

2.
ALEXANDRE, G. H. S.; LOPES, I.; LOPES, I. A.. Participação em banca de Nezilda da Silva. Proposta de Curso de Aperfeiçoamento em Gestão FInanceira Municipal da Saúde na Modalidade EAD. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

3.
ALEXANDRE, G. H. S.; GOMES, A. S.; EDIPO, R.. Participação em banca de João Marcelo Ferraz. Um Mapeamento Sistemático Abordando TV Digital e Design de Interação. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design de Interação) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

4.
ALEXANDRE, G. H. S.; FURTADO, A. P. C. C.. Participação em banca de Jairo Almeida de Miranda FIlho. Uma Análise de Aderência do Scrum ao Modelo MPS.BR, Nível G. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ágil de Projetos) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

5.
ALEXANDRE, G. H. S.; SOARES, F. S. F.; ARAUJO, A. R. S.. Participação em banca de Robinson Castilho. Uso de Metodologias Ágeis em Times Distribuídos de Desenvolvimento de Software com Foco em Times em Teletrabalho (home-office). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ágil de Projetos) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

6.
ALEXANDRE, G. H. S.; SOARES, F. S. F.. Participação em banca de Billy Blay Costa. Processo de Implantação de Práticas de Metodologias Ágeis. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ágil de Projetos) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

7.
ALEXANDRE, G. H. S.. Participação em banca de Jadson Dantas dos Santos. Gestural Interfaces: A Gestualidade como Elemento a ser considerado na Usabilidade de Dispositivos Móveis com Entrada Multitoque. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design de Interação) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

8.
ALEXANDRE, G. H. S.. Participação em banca de Patrick Fernando Medeiros Coutinho. Projeto da Interface de Usuário para um Aplicativo Móvel de Planejamento de Viagens. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design de Interação) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

9.
ALEXANDRE, G. H. S.. Participação em banca de Djalma Antonio dos Passos. MUDANDO O PAPEL DO LEITURISTA E FORTALECENDO O PROCESSO DE INSPEÇÃO DE UNIDADES CONSUMIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE MELHORIAS PROMOVIDAS PELA INSERÇÃO DE DISPOSITIVO MÓVEL NOS PROCESSOS DE LEITURA E ENTREGA DE CONTA.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias para Desenvolvimento) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

10.
ALEXANDRE, G. H. S.. Participação em banca de Fábio Rodrigues de Lima. DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO INTERFACE COMUNICAÇÃO FÍSICA: DISPOSITIVOS ANDROID COMO INTERFACE DE COMUNICAÇÃO COM ELEVADORES.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias para Desenvolvimento) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

11.
ALEXANDRE, G. H. S.; LOPES, I.; LOPES, I. A.. Participação em banca de Marcio Higo Sales da SIlva. Curso a Distância de Adobe Flash para Iniciantes. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

12.
ALEXANDRE, G. H. S.. Participação em banca de André Luíz Bartholomeu RIbeiro. Alinhando a Política de Segurança da Informação ao Processo de Negócio da Organização Utilizando BPMN. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança da Informação) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

13.
ALEXANDRE, G. H. S.. Participação em banca de Gabriel de Albuquerque Veloso Azuirson. Investigação da Aplicação de Programação Orientada a Aspectos para Solução de Falhas de Aplicações Web. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança da Informação) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

14.
ALEXANDRE, G. H. S.; LOPES, I.; LOPES, I. A.. Participação em banca de Patrícia Freitas Gomes. Curso do Software EXCEL à Distância. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

15.
ALEXANDRE, G. H. S.; LOPES, I.; LOPES, I. A.. Participação em banca de Marcio Higo Sales da Silva. Curso a Distância de Abobe Flash para Iniciantes. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

16.
ALEXANDRE, G. H. S.; LOPES, I.; LOPES, I. A.. Participação em banca de Carlos Eduardo Soares. Curso de Redes Wireless à Distância. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

17.
ALEXANDRE, G. H. S.; LOPES, I.; LOPES, I. A.. Participação em banca de Eraldo Martins Guerra Filho. SCRUM no Gerenciamento do Sistema de Ensino a Distância (EAD). 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

18.
ALEXANDRE, G. H. S.; LOPES, I.; LOPES, I. A.. Participação em banca de Simone Maria da Silva Nunes. Curso de PowerPoint à Distância. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação a Distância) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

19.
ALEXANDRE, G. H. S.; LOPES, I.; LOPES, I. A.. Participação em banca de Angela Maria Magalhães Salvi. Curso de Formação de Tutor para Educação à Distância. 2010 - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Educação, Tecnologia e Inovação Pedagógica. 2013. (Congresso).

2.
X Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Educação, Tecnologia e Sustentabilidade. 2012. (Congresso).

3.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão.Mídias Interativas e Ferramentas de Educação à Distância. 2010. (Encontro).

4.
I Encontro Internacional do Sistema UAB. Smart Education - Uma Ferramenta Web Para Avaliação E Acompanhamento Do Aprendizado. 2009. (Congresso).

5.
JED: Jornada de Educação Digital.Smart Education: Uma ferramenta para avaliação do aprendizado baseado no perfil cognitivo do aluno.. 2008. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Isaac Bezerra de Oliveira. Uso de Software como Estratégia Pedagógica. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Engenharia de Software) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, . Orientador: Gustavo Henrique da Silva Alexandre.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Claudiany Martins Pereira. Análise comparativa dos ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle, TelEduc e Amadeus). 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Soluções e Serviços Inteligentes na Web) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Orientador: Gustavo Henrique da Silva Alexandre.

2.
Luiz Henrique Alves da Silva. Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - Um Estudo de Caso na Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Soluções e Serviços Inteligentes na Web) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Orientador: Gustavo Henrique da Silva Alexandre.

3.
Pablo Fernandes Alves de Lima. Estudo comparativo entre tecnologias e segurança empregadas nos meios de pagamentos móveis. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias para Desenvolvimento) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Orientador: Gustavo Henrique da Silva Alexandre.

4.
Hugo César Vanderlei Costa. Um estudo comparativo da complexidade de desenvolvimento entre as plataformas Android e iOS com foco em Geolocalização. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias para Desenvolvimento) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Orientador: Gustavo Henrique da Silva Alexandre.

5.
André Luiz Silva Araújo. Analise comparativa das ferramentas multi-plataforma para desenvolvimento móvel. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias para Desenvolvimento) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Orientador: Gustavo Henrique da Silva Alexandre.

6.
André Luíz Bartholomeu Ribeiro. Alinhando a política de segurança da informação ao processo de negócio da organização utlizando BPMN. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança da Informação) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Orientador: Gustavo Henrique da Silva Alexandre.

7.
Gabriel de Albuquerque Veloso Azuirson. Investigação da Aplicação de Programas Orientada à Aspectos para Solução de Falhas de Aplicações WEB. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança da Informação) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Orientador: Gustavo Henrique da Silva Alexandre.

8.
Guilherme Dantas Camacho. Análise da Utilização da Certificação Digital em um Sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança da Informação) - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Orientador: Gustavo Henrique da Silva Alexandre.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALEXANDRE, G. H. S.. Boas Práticas e Lições Aprendidas - Dicas, sugestões e informações de quem acabou de viver a experiência de um mestrado. SBC Horizontes, p. 9 - 12.

2.
ALEXANDRE, G. H. S.. Como se preparar para a defesa da dissertação de Mestrado ou apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e criar seus slides. Revista Horizontes, p. 19 - 22.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 11:53:44