Jane Cordeiro de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9951417048320720
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Doutorado concluído em abril de 2015 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com o título: "Os coordenadores pedagógicos de escolas da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro como mediadores das políticas curriculares" orientado pela prof. Maria Inês Marcondes. Concluiu mestrado em Educação Brasileira em junho de 2009 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1992. Foi coordenadora pedagógica em escola da rede pública municipal da Cidade do Rio de Janeiro no período de 2003 a 2012. Foi professora de séries iniciais de 1987 a 2017, situação atual: aposentada. Atua como professora de Geografia do Ensino Básico em escola pública municipal da Cidade do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jane Cordeiro de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, J. C.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Escola Municipal Eunice Weaver.
Rua Tribuna, 47
Taquara
22715120 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 24434988


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Os coordenadores pedagógicos de escolas da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro como mediadores das políticas curriculares, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria Inês G. F. Marcondes de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: coordenador pedagógico; materiais pedagógico-curriculares; mediação política.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Um estudo sobre o coordenador pedagógico: sua identidade, seu trabalho e formação continuada no cotidiano escolar,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Maria Inês G. F. Marcondes de Souza.
Palavras-chave: coordenador pedagógico; identidade; trabalho no cotidiano escolar; formação continuada docente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Especialização em ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: sua importância no processo educacional desenvolvido nas ecolas públicas da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro.
Orientador: ADRIANA MOUTINHO DO AMORIM.
2006 - 2008
Especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: O GESTOR ESCOLAR DO SÉCULO XXI: DILEMAS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS.
Orientador: ADRIANA MOUTINHO DO AMORIM.
1988 - 1992
Graduação em GEOGRAFIA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O CRESCIMENTO URBANO NOS BAIRROS DE JACAREPAGUÁ E BARRA DA TIJUCA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O EQUILÍBRIO DO MEIO AMBIENTE.
Orientador: RICARDO ANTÔNIO PAIXÃO.




Formação Complementar


2005 - 2006
Extensão universitária em Administração Escolar. (Carga horária: 660h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em Orientação Educacional. (Carga horária: 660h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.


Atuação Profissional



SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Mestrado em Educação
Outras informações
Professora do ensino básico das séries iniciais, aposentada em 2017 e professora de Geografia em atividade.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, J. C.2018OLIVEIRA, J. C.. O contexto das políticas educacionais na configuração do papel de gestores, coordenadores e professores. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, v. 23, p. 257-280, 2018.

2.
OLIVEIRA, J. C.2017OLIVEIRA, J. C.. O cotidiano escolar do coordenador pedagógico: diversidades, tensões e possibilidades. Momento:diálogos em educação, v. 26, p. 143-160, 2017.

3.
OLIVEIRA, J. C.2017OLIVEIRA, J. C.. As relações de poder entre coordenador pedagógico e o diretor da escola: algumas considerações. Revista Educação e Emancipação, v. 10, p. 83-102, 2017.

4.
OLIVEIRA, J. C.2017OLIVEIRA, J. C.. Coordenador pedagógico: revisão empírica dos resumos de teses e dissertações produzidas no Brasil de 1988 a 2012.. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 6, p. 83-99, 2017.

5.
OLIVEIRA, J. C.2016OLIVEIRA, J. C.. A influência das políticas no currículo oficial na visão das coordenadoras pedagógicas. MOVIMENTO - REVISTA DE EDUCAÇÃO, v. n.04, p. 1-26-26, 2016.

6.
OLIVEIRA, J. C.2016OLIVEIRA, J. C.. Conhecimento, currículo e poder: um diálogo com Michel Foucault. Revista Espaço Pedagógico, v. 23, p. 390-405, 2016.

7.
MARCONDES, M. I.2015MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, J. C. . A atuação mediadora do coordenador pedagógico frente às atuais políticas curriculares no cotidiano de escolas municipais na cidade do Rio de Janeiro. Revista Cocar, v. 9, p. 09-35, 2015.

8.
OLIVEIRA, J. C.2009 OLIVEIRA, J. C.. A identidade do coordenador pedagógico: um estudo nas escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Revista Cocar (UEPA), v. 3, p. 39-49, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, J. C.; MARCONDES, M. I. . A atuação mediadora do coordenador pedagógico frente às políticas curriculares: resultados de uma pesquisa. In: Maria Inês Marcondes; Viviane G.P. da Cunha. (Org.). Pesquisa sobre política, currículo e cotidiano escolar. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018, v. unico, p. 46-59.

2.
OLIVEIRA, J. C.; MARCONDES, M. I. . Os coordenadores pedagógicos como mediadores entre as políticas educacionais e a comunidade escolar. In: ANPAE Sudeste; ANFOPE Sudeste. (Org.). Política, gestão e formação de professores (contra)reformas e resistências. 1ed.Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2018, v. unico, p. 291-295.

3.
OLIVEIRA, J. C.. As Políticas Curriculares da Cidade do Rio de Janeiro, na Visão das Coordenadoras Pedagógicas. In: José Augusto de Brito Pacheco; Márcia Ângela da Silva Aguiar; Joana Souza. (Org.). Currículo, história social das disciplinas, conhecimento escolar, gestão da escola e tecnologias. 1ed.Recife: ANPAE, 2017, v. 3, p. 112-119.

4.
OLIVEIRA, J. C.; MARCONDES, M. I. . A visão do coordenador pedagógico sob o impacto do uso dos cadernos de apoio pedagógico na atuação didática dos professores. In: José Albio Moreira de Sales et.al.. (Org.). Didática e a prática de ensino na relação com a sociedade. 1ed.Fortaleza: Editora Universidade Estadual do Ceará, 2014, v. 3, p. 828-838.

5.
MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, J. C. . O impacto do uso dos cadernos de apoio pedagógico no trabalho docente na visão dos coordenadores. In: FLORES, Maria Assunção; COUTINHO, Clara; LENCASTRE, José Alberto. (Org.). Atas do Congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem. 1ed.Braga - Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança - CIEC, 2014, v. 1, p. 1600-1609.

6.
MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, J. C. . O coordenador pedagógico como mediador das políticas curriculares. In: Moreira, António Flávio; Pacheco, José Augusto; Morgado, José Carlos; et. al.. (Org.). Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais: atas. 1ed.Braga - Portugal: Universidade do Minho - Instituto de Educação, 2014, v. 1, p. 2671-2678.

7.
OLIVEIRA, J. C.. Ginásio Experimental Carioca como projeto de mudança curricular: experiência de uma escola municipal na Cidade do Rio de Janeiro. In: Luciola Licínio de Castro Paixão Santos; Rita Amélia Teixeira Vilela; Marlucy Alves Paraíso; Shirley Resende Sales; André Picanço Favacho; José Carlos Morgado.. (Org.). Ginásio Experimental Carioca como projeto de mudança curricular: experiência de uma escola municipal na Cidade do Rio de Janeiro. 1ed.Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2012, v. 1, p. 101-101.

8.
OLIVEIRA, J. C.. Resenha do livro: AZEVEDO, José Clóvis. Escola cidadã: desafios diálogos e travessias. 2ª ed. Petrópolis. In: FETZNER, Andréa Rosana. (Org.). Ciclos em Revista Gestão escolar & ciclos: políticas e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010, v. 05, p. 119-123.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, J. C.. Vygotsky e os ciclos. Nós da Escola, Rio de Janeiro, , v. 59, p. 23 - 24, 27 maio 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. C.. A influência das políticas educacionais curriculares no papel de gestores escolares. In: VI Seminário Estadual da ANPAE-RJ e XIII Encontro Estadual da ANFOPE, 2017, Niterói. Série Cadernos da ANPAE. Niterói: Anpae, 2017. v. 43. p. 930-941.

2.
OLIVEIRA, J. C.; MARCONDES, M. I. . A ação didática do coordenador pedagógico na formação continuada e uso dos materiais estruturados: possibilidades e tensões. In: XIII Endipe - Didática e Prática de Ensino no Contexto Contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, 2017, Cuiabá. XIII Endipe - Didática e Prática de Ensino no Contexto Contemporâneo: cenas da Educação Brasileira. Cuiabá: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2017. v. 1. p. 6870-6881.

3.
OLIVEIRA, J. C.. As políticas curriculares da Cidade do Rio de Janeiro, na visão das coordenadoras pedagógicas. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares, 2017, Recife. Currículo, história social das disciplinas, conhecimento escolar, gestão da escola e tecnologias.. Recife: ANPAE, 2017. v. 3. p. 112-119.

4.
OLIVEIRA, J. C.. A Influência das Políticas na Constituição da Função Coordenador Pedagógico das Escolas Municipais da Cidade do Rio de Janeiro. In: V Congresso Ibero Americano e VIII Congresso Luso Brasileiro, 2016, Goiânia. Política da Gestão e Educação: discursos globais e práticas locais. Goiânia: UFG- Centro Integrado de Aprendizagem em Rede, 2016. v. 41. p. 1-19.

5.
OLIVEIRA, J. C.; MARCONDES, M. I. . A visão do coordenador pedagógico sob o impacto do uso dos cadernos de apoio pedagógico na atuação didática dos professores. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2015, Fortaleza. Didática e a prática de ensino na relação com a sociedade. Fortaleza: EDUECE, 2015. v. 3. p. 2-11.

6.
MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, J. C. . Desafios da atuação mediadora do coordenador pedagógico frente às atuais políticas curriculares no cotidiano das escolas municipais na Cidade do Rio de Janeiro. In: I Encuentro Latinoamericano de Profesores de Política Educativa, 2015, Guarulhos. Ponencias I Encuentro de Profesores. Ponta Grossa: Relepe, 2015. v. 1. p. 1-23.

7.
OLIVEIRA, J. C.. O trabalho de gestão do coordenador pedagógico no cotidiano escolar das escolas públicas municipais da Cidade do Rio de Janeiro. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2014, Porto - Portugal. IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação. Porto - Portugal: biblioteca Anpae, 2014. v. 18. p. 1-15.

8.
MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, J. C. . O coordenador pedagógico como mediador das políticas curriculares. In: XI Colóquio/VII Colóquio Luso-brasileiro/I colóquio Luso-afro-brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Braga - Portugal. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/30984. Braga - Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança -CIEC, 2014. v. unico. p. 2671-2678.

9.
MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, J. C. . O impacto do uso dos cadernos de apoio pedagógico no trabalho docente na visão dos coordenadores pedagógicos. In: Congresso ISATT, 2014, Braga - Portugal. Atas do Congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem. Braga - Portugal: CIEC Universidade do Minho, 2014. v. unico. p. 1600-1609.

10.
OLIVEIRA, J. C.. A função gestora do coordenador pedagógico na formação continuada docente: um estudo nas escolas públicas municipais da Cidade do Rio de Janeiro. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração em Educação, 2013, Recife. Políticas, planos e gestão da educação: democratização e qualidade social. Recife: Biblioteca Anpae, 2013. v. unico. p. 1-19.

11.
OLIVEIRA, J. C.. As práticas pedagógicas em escolas de ciclos de formação e seus dilemas na visão dos coordenadores pedagógicos da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro. In: XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. http://www.endipe2012.com.br/. Campinas - SP: FE - Unicamp, 2012. v. unico. p. 2-12.

12.
OLIVEIRA, J. C.. As relações de poder entre o coordenador pedagógico, professores e diretor da escola: algumas considerações. In: III Congresso Ibero Americano de Política e Administração em Educação, 2012, Zaragoza, Espanha. Cadernos ANPAE. Zaragoza Espanha: Cadernos Anpae, 2012. v. 15. p. 1-15.

13.
OLIVEIRA, J. C.. Ginásio Experimental Carioca como projeto de mudança curricular: experiência de uma escola municipal na Cidade do Rio de Janeiro. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte - MG. X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. p. 1-6.

14.
OLIVEIRA, J. C.. As práticas pedagógicas em escolas de ciclos de formação e seus dilemas na visão dos coordenadores pedagógicos da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro, RJ. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro, RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. p. 1-6.

15.
OLIVEIRA, J. C.. Avaliação no sistema de ciclos de formação na rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro na visão do coordenador pedagógico. In: XV ENDPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte: Universidade Federal da Minas Gerais - UFMG, 2010. v. unico. p. 14-23.

16.
OLIVEIRA, J. C.. coordenador pedagógico: as trocas de experiências como parte integrante de sua formação continuada. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009, São Carlos - SP. Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI. São Carlos - SP: Universidade Federal de São Carlos - UFsCar, 2009. v. unico. p. 1-6.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, J. C.; MARCONDES, M. I. . OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS COMO MEDIADORES ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A COMUNIDADE ESCOLAR. In: XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE e XI Encontro Regional Sudeste da ANFOPE, 2018, Niterói. Políticas e Práticas da Educação Básica. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2018. v. 1. p. 291-295.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, J. C.; MARCONDES, M. I. . OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS COMO MEDIADORES ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A COMUNIDADE ESCOLAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, J. C.. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: O PAPEL DO COORDENADOR COMO MEDIADOR PEDAGÓGICO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FEUND, C. S. ; OLIVEIRA, J. C. ; MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, R. B. C. C. ; LEITE, V. F. A. . Entre a reforma e inovação: desafios didáticos da coordenação na formação continuada docente da rede pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, J. C.. XII Colóquio sobre Questões Curriculares VII Colóquio Luso-brasileiro de currículo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, J. C.. A Influência das Políticas na Constituição da Função Coordenador Pedagógico das Escolas Municipais da Cidade doRio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, J. C. . Desafios da atuação mediadora do coordenador pedagógico frente às atuais políticas curriculares no cotidiano de escolas municipais na cidade do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, J. C.. O trabalho de gestão do coordenador pedagógico no cotidiano escolar das escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, J. C.. Qual o papel da equipe diretiva na formação continuada?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, J. C. . O coordenador pedagógico como mediador das políticas curriculares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, J. C. . O impacto do uso dos cadernos de apoio pedagógico no trabalho docente na visão dos coordenadores pedagógicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, J. C.; MARCONDES, M. I. . A visão do coordenador pedagógico sobre o impacto do uso dos cadernos de apoio pedagógico na prática didática dos professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
OLIVEIRA, J. C.. A função gestora do coordenador pedagógico na formação continuada docente: um estudo nas escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
OLIVEIRA, J. C.. As relações de poder entre o coordenador pedagógico, professores e diretor da escolas: algumas considerações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
OLIVEIRA, J. C.. As práticas pedagógicas em escolas de ciclos de formação e seus dilemas na visão dos coordenadores pedagógicos da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
OLIVEIRA, J. C.. Ginásio Experimental Carioca como projeto de mudança curricular: experiência de uma escola municipal na Cidade do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
OLIVEIRA, J. C.. Centro de estudos: ações de formação continuada dos professores na visão dos coordenadores pedagógicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
OLIVEIRA, J. C.. Avaliação no sistema de ciclos de formação na rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro na visão do coordenador pedagógico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
OLIVEIRA, J. C.. Coordenador pedagógico: as trocas de experiências como parte integrante de sua formação continuada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
OLIVEIRA, J. C.. Resenha do livro Oliveira, Ivanilde Apoluceno de. epistemologia e educação: bases conceituais e racionalidades científicas e históricas. Petrópolis: Vozes, 2016.. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018 (Resenha de livro).

2.
FEUND, C. S. ; OLIVEIRA, J. C. ; MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, R. B. C. C. ; LEITE, V. F. A. . Entre a reforma e inovação: desafios didáticos da coordenação na formação continuada docente da rede pública. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso - Instituto de Educação, 2016 (Resumo).

3.
LEITE, V. F. A. ; OLIVEIRA, J. C. ; MARCONDES, M. I. ; ABREU, L. S. ; COVA, V. F. . A prática didática dos professores e a gestão escolar sob o impacto do uso de materiais estruturados. Fortaleza: UDUECE, 2014 (Resumo).

4.
OLIVEIRA, J. C.. Ginásio experimental carioca como projeto de mudança curricular: experiência de uma escola pública municipal na Cidade do Rio de Janeiro. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2012 (poster).

5.
LEITE, V. F. A. ; OLIVEIRA, J. C. ; PEIXOTO, V. G. . Avaliação da Aprendizagem na escola em ciclos: diferentes propostas de mediação de uma nova lógica de organização escolar. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010 (Resumo).

6.
OLIVEIRA, J. C.. Coordenador pedagógico: as trocas de experiências como parte integrante de sua formação continuada. São Carlod: Cubo Multimídia, 2009 (poster).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Colóquio Internacional Brasil-Colômbia. Formação continuada docente: o papel do coordenador como mediador pedagógico. 2018. (Congresso).

2.
XI Seminário Regional Sudeste da ANPAE; XI Encontro Regional Sudeste da ANFOPE.OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS COMO MEDIADORES ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A COMUNIDADE ESCOLAR. 2018. (Seminário).

3.
V Congresso Ibero-Americano de Administração em Educação. A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS NA CONSTITUIÇÃO DA FUNÇÃO COORDENADOR PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.. 2016. (Congresso).

4.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares VII Colóquio Luso-brasileiro de currículo.As políticas curriculares da Cidade do Rio de Janeiro na visão das coordenadoras pedagógicas. 2016. (Outra).

5.
XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Entre a reforma e inovação: desafios didáticos da coordenação na formação continuada docente da rede pública. 2016. (Encontro).

6.
12º Simpósio de Educação de Itaboraí.Grupo de Trabalho: Qual o papel da equipe diretiva na formação continuada?. 2014. (Simpósio).

7.
Congresso ISATT 2014. O impacto do uso dos cadernos de apoio pedagógico no trabalho docente na visão dos coordenadores. 2014. (Congresso).

8.
IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. O TRABALHO DE GESTÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2014. (Congresso).

9.
XI Colóquio/VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro_Brasileiro sobre Questões Curriculareares.O coordenador pedagógico como mediador das políticas curriculares. 2014. (Outra).

10.
XVII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A prática didática dos professores e a gestão escolar sob o impacto do uso de materiais estruturados. 2014. (Encontro).

11.
XXVI Simposio Brasileiro de Política e Administração da Educação.A função gestora do coordenador pedagógico na formação continuada docente: um estudo nas escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro. 2013. (Simpósio).

12.
III Congresso Iberoamericano de política e administração em educação. As relações de poder entre o coordenador pedagógico, professores e diretor da escolas: algumas considerações. 2012. (Congresso).

13.
The Fourth World Curriculum Studies Conference. 2012. (Outra).

14.
X colóquio sobre questões curriculares.Ginásio Experimental Carioca como projeto de mudança curricular: experiência de uma escola municipal na cidade do Rio de Janeiro. 2012. (Simpósio).

15.
XVI ENDIPE.O coordenador pedagógico como mediador das políticas didático-pedagógicas nas escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. 2012. (Encontro).

16.
ANPEDINHA - 2011.Centros de Estudos: ações de formação continuada dos professores na visão dos coordenadores pedagógicos. 2011. (Encontro).

17.
XV ENDIPE.A avaliação no sistema de ciclos de formação na rede municipal do Rio de Janeiro na visão do coordeandor pedagógico. 2010. (Encontro).

18.
IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE.COORDENADOR PEDAGÓGICO: AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS COMO PARTE INTEGRANTE DE SUA FORMAÇÃO CONTINUADA. 2009. (Encontro).

19.
Conhecer 2008. 2008. (Congresso).

20.
Fórum Mundial de Educação Baixada Fluminense 2008. 2008. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MARCONDES, M. I.2015MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, J. C. . A atuação mediadora do coordenador pedagógico frente às atuais políticas curriculares no cotidiano de escolas municipais na cidade do Rio de Janeiro. Revista Cocar, v. 9, p. 09-35, 2015.

2.
OLIVEIRA, J. C.2016OLIVEIRA, J. C.. A influência das políticas no currículo oficial na visão das coordenadoras pedagógicas. MOVIMENTO - REVISTA DE EDUCAÇÃO, v. n.04, p. 1-26-26, 2016.


Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, J. C.; MARCONDES, M. I. . A atuação mediadora do coordenador pedagógico frente às políticas curriculares: resultados de uma pesquisa. In: Maria Inês Marcondes; Viviane G.P. da Cunha. (Org.). Pesquisa sobre política, currículo e cotidiano escolar. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018, v. unico, p. 46-59.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, J. C.. Qual o papel da equipe diretiva na formação continuada?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FEUND, C. S. ; OLIVEIRA, J. C. ; MARCONDES, M. I. ; OLIVEIRA, R. B. C. C. ; LEITE, V. F. A. . Entre a reforma e inovação: desafios didáticos da coordenação na formação continuada docente da rede pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OLIVEIRA, J. C.. XII Colóquio sobre Questões Curriculares VII Colóquio Luso-brasileiro de currículo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Recebeu bolsa de estudos de Doutorado pela CAPES de outubro de 2013 a abril de 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 23:37:12