Elizabeth da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8329060898201734
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Possui graduação em Letras pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (1984) e mestrado em Linguistica Aplicada pela Universidade de Taubaté (2009). Atualmente é professor da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá - FEPI, nos cursos de Letras e Pedagogia . Possui experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: dialogismo, gênero discursivo,prática docente, linguagem; língua materna, cultura popular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elizabeth da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E.

Endereço


Endereço Profissional
FEPI- Centro Universitário de Itajubá.
Avenida Doutor Antônio Braga Filho
Varginha
37501002 - Itajubá, MG - Brasil
Telefone: (35) 36298400
URL da Homepage: www.fepi.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Linguistica Aplicada.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Uma alternativa didática: a produção de histórias em quadrinhos por alunos do Ensino Fundamental a partir das narrativas populares,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Miriam Bauab Puzzo.
Palavras-chave: linguagem; dialogismo; gênero discursivo; prática docente.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Informática na Educação. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Administração e Informática, FAI, Brasil.
Título: A linguagem como meio de promoção humana.
Orientador: Maria Christina Abrahão.
1993 - 1994
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
Título: Evasão e Repetência.
Orientador: Maria Christina Abraão.
1982 - 1984
Graduação em Letras.
Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Arqueologia no Sul de Minas: escola e memória. (Carga horária: 6h).
Secretaria Municipal de Educação de Piranguinho, SMEP, Brasil.
2005 - 2005
Educação e estética. (Carga horária: 6h).
Secretaria Municipal de Educação de Piranguinho, SEMEP, Brasil.
2005 - 2005
Fundamentos de Educação para o pensar. (Carga horária: 6h).
Secretaria Municipal de Educação de Piranguinho, SMEP, Brasil.
2000 - 2000
Issao e Guga / Pimpa. (Carga horária: 40h).
Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, CBFC, Brasil.
1992 - 1992
Curso para diretores de escolas estaduais. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
1992 - 1992
Curso para diretores de escolas estaduais. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
1987 - 1987
Metodologia do Ensino da Redação. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
1984 - 1984
Curso para diretores de escolas estaduais. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
1978 - 1980
Magistério de 1º Grau. (Carga horária: 2646h).
Colégio Sagrado Coração de Jesus, CSCJ, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário de Itajubá, FEPI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 13
Outras informações
Atua nos cursos de Letras e Pedagogia


Faculdade Presidente Antonio Carlos de Itajubá, FUPAC ITAJUBÁ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 2


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Assistente III, Carga horária: 1


Escola Estadual Sebastião Pereira Machado, EESEPEMA, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Médio, Carga horária: 40

Atividades

02/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Lingua Portuguesa
02/1992 - 12/1998
Direção e administração, Escola Estadual Sebastião Pereira Machado, .

Cargo ou função
Diretor de escola.

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I - A, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrou aulas de Metodologia de Língua Portuguesa, Literatura Infantil, Literatura Infanto-Juvenil, Alfabetização e Letramento, Arte e Cultura, Língua Portuguesa

Atividades

08/2004 - Atual
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infanto-Juvenil
Literarura Infantil
Metodologia da Língua Portuguesa

Colégio Evolução, CE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24

Atividades

02/1999 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação
Literatura
Língua Portuguesa

Escola Estadual Almerinda Valente de Lima, EEAVL, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1988
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24

Atividades

02/1983 - 12/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
Estudos Sociais
Matemática
Língua Portuguesa

Escola Estadual Dr Ataliba de Moraes, EEDRAM, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1982
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 24

Atividades

02/1982 - 12/1982
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
Estudos Sociais
Matemática
Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
Descrição: O motivo que nos leva a estudar o problema é que a importância do uso, não apenas da matéria curricular Filosofia, mas a relevância da opinião e do discurso democrático e aberto ao diálogo de vertentes opostas no âmbito educacional. A pesquisa se justifica pelo fato de analisar as transformações ocorridas na construção educativa, a partir da implantação da metodologia da ?educação para o pensar? nas instituições de ensino público no município de Piranguinho/MG. O objetivo deste projeto é compreender a importância da prática educacional voltada para uma aprendizagem reflexiva, focando a proposta de Lipman na educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elizabeth da Silva - Coordenador / Natanael dos Santos Silva - Integrante.
2017 - 2018
A TRANSEXUALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E A REALIDADE DA DOCÊNCIA EM AÇÃO Pesquisador Responsável: ELIZABETH DA SILVA
Descrição: Tem por objetivo investigar como a escola, representada por docentes e futuros docentes, aborda a questão da transexualidade em seu cotidiano. Acreditamos que o estudo seja importante porque a escola pode contribuir para a reflexão, orientação e desconstrução do preconceito voltado aos transexuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elizabeth da Silva - Coordenador / Jadson Augusto da Silva - Integrante.
2016 - 2017
ANOS INICIAIS DE DOCÊNCIA: desafios de professores do Ensino Fundamental I
Descrição: O motivo que nos leva a estudar o problema é o crescente número de profissionais que abandonam a carreira docente nos anos iniciais devido aos desafios encontrados. A pesquisa se justifica pelo fato de que é importante conhecer previamente tais desafios para preparar o futuro profissional para vencê-los. Para os professores iniciantes é imprescindível conhecer a realidade da educação a fim de manter-se na carreira escolhida. O objetivo desse projeto é conhecer as principais dificuldades dos docentes nos anos iniciais de atuação no Ensino Fundamental I, da rede pública e/ou particular de ensino, na cidade de Itajubá..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elizabeth da Silva - Coordenador / Viviane Candido Pinto - Integrante.
2016 - 2017
O APOIO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA
Descrição: Este trabalho pretende investigar os diferentes comportamentos e aspectos dos alunos em sala de aula, que podem gerar conflito entre pais e o ambiente escolar. A escola e a família devem estar unidas, pois, a junção das mesmas é possibilitar a formação e garantir o sucesso pleno dos estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elizabeth da Silva - Coordenador / Amanda Caroline Carvalho de Paiva - Integrante.
2016 - 2017
A transição do aluno do ensino fundamental I para o ensino fundamental II
Descrição: O motivo que nos leva a estudar o problema é que alguns alunos ao passar pela transição entre o Ensino Fundamental l para o Ensino Fundamental ll enfrentam dificuldades de aprendizado em decorrência desse processo. A pesquisa se justifica pelo fato de poder contribuir com a escola para que a mesma ajude os alunos com a dificuldade de transição para que não se sintam intimidados com o novo ciclo em que está se inserindo. O objetivo desse projeto é reconhecer a transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II como um período crítico na trajetória educacional da criança..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elizabeth da Silva - Coordenador / Thays Vilela de Souza - Integrante.
2016 - 2017
A importância da música na Educação Infanti
Descrição: A música é uma ferramenta importante para o desenvolvimento integral da criança, especialmente nas salas de Educação Infantil e deve ser valorizada por todos os profissionais da educação. Após observar nos estágios realizados no curso de Pedagogia que as atividades com música se limitam a conter as crianças, organizá-las em fila ou padronizar movimentos, percebe-se a necessidade de um trabalho que ressaltasse sua importância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elizabeth da Silva - Coordenador / Ana Claudia Machado Simões - Integrante.
2015 - 2015
TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: USO DO COMPUTADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Descrição: O motivo que nos leva a estudar o problema é a maneira como se pode inserir a tecnologia em sala de aula no ensino fundamental II, por meio do uso de computadores com acesso a internet. A pesquisa se justifica pelo fato de que a utilização de computadores em sala de aula seja um método de ensino positivo e que desperta o desejo dos alunos em aprender. Assim é possível acreditar que a junção da tecnologia e mediação do professor, funcione como um método eficaz de ensino e que consiga uma interação maior entre o professor e o aluno. O objetivo desse projeto é investigar se o professor utiliza o computador em sala de aula no ensino fundamental II e assim discutir como o computador pode ser eficaz e interativo no trabalho em sala de aula. O procedimento de coleta de dados será da seguinte forma: a pesquisadora aplicará um questionário/ entrevista em oito (08) professores que estejam atuando no ensino fundamental II. Os professores poderão responder na escola ou fora dela, dependendo da disponibilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elizabeth da Silva - Coordenador / Monica de Souza - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E.. UMA ALTERNATIVADIÁTICA: A PRODUÇAO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR A NARRATIVAS POPULARES. In: Congresso de Leitura do Brasil,17., 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E.. Cultura popular e ensino de língua materna: um olhar para além da sala de aula. In: 4º Seminário em Lingüística Aplicada, 2008, Taubaté. 4º Seminário em Lingüística Aplicada, 2008. v. 4.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E.. A produção de Histórias em Quadrinhos a partir de narrativas populares. In: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2011, Taubaté SP. III CLAFPL. Taubaté SP: Casa Cultura, 2011. p. 251-252.

2.
SILVA, E.. Uma alternativa didática: a produção de histórias em quadrinho a partir das narrativas populares. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Unicamp/FE; ALB, 2009. p. 571-571.

3.
SILVA, E.. Cultura popular e ensino de Língua materna: um olhar para além da sala de aula. In: 4º Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada (SePLA), 2008, Taubaté. 4º Seminário em Lingüística Aplicada, 2008. v. 4.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, E.. A produção de HQ a partir das narrativas populares. III Congresso Latino Americano de Profissionais de Línguas, 2011.

2.
SILVA, E.. Uma alternativa didática: a produção de histórias em quadrinhos por alunos do ensino fundamental a partir das narrativas populres. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. A. ; SILVA, E. . A transexualidade nas aulas de Língua Portuguesa - as expectativas de futuros professores e a realidade da docência em ação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, N. S. ; SILVA, E. . Educação para o pensar na Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
IZAC, A. A. F. ; SILVA, E. . A realidade do aluno que busca uma graduação tardia com base na obra cinematográfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, E.; KINOSHITA, Y. G. . A Educação na era digital: um desafio contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, E.. A produção das Histórias em Quadrinhos a partir das narrativas populares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, E.. Uma alternativa didática: a produção de histórias em quadrinhos por alunos de ensino fundamental a partir de narrativas populares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA, E.. UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA: A PRODUÇÃO DE HQs POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS NARRATIVAS POPULARES0. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, E.. Uma alternativa didática: a produção de histórias em uadrinhos a partir das narrativas populares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, E.. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA BAKHTINIANA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, Joaquim Mota de ; RENÓ, Zaluar Martins ; NEPHIS ; SILVA, E. . Festa de Arromba: Piranguinho e juventude nos anos sessenta. Itajubá - MG: Gráfica O Sul de Minas, 2008 (Artigo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CALDAS, A. H. F.; MONTEIRO, C. M.; SILVA, E.. Participação em banca de Monique Gregório da Silva. A influência dos gêneros multimodais nos livros didáticos de língua portuguesa: uma análise fundamentada no uso de tiras e quadrinho. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura , Produção e Revisão de Textos: Teoria e Prática) - Centro Universitário de Itajubá.

2.
ANDRADE, G. C. C. M.; STUPP, P. C. R.; SILVA, E.. Participação em banca de Robson de Sousa. A comunicação no ambiental virtual de aprendizagem: extensão ou comunicação. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade) - Universidade Federal de Itajubá.

3.
ANDRADE, G. C. C. M.; STUPP, P. C. R.; SILVA, E.. Participação em banca de Viviane Patrícia Bento. O estudo das fake news: um olhar acadêmico para um fenômeno da sociedade contemporânea. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade) - Universidade Federal de Itajubá.

4.
ANDRADE, G. C. C. M.; MARTINS, C. P.; SILVA, E.. Participação em banca de Juliana Fernanda Moreno Carrasco. Inclusão digital no contexto de associações de catadores de materiais recicláveis. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade) - Universidade Federal de Itajubá.

5.
ANDRADE, G. C. C. M.; MARTINS, C. P.; SILVA, E.. Participação em banca de Cláudio Luiz Ferreira. O cinema como instrumento pedagógico. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade) - Universidade Federal de Itajubá.

6.
ANDRADE, G. C. C. M.; STUPP, P. C. R.; SILVA, E.. Participação em banca de Carlos Eduardo Eustáquio. O uso da tecnologia em sala de aula: projeto de intervenção para produção de videoaulas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade) - Universidade Federal de Itajubá.

7.
ANDRADE, G. C. C. M.; BERNARDES, E. A. B.; SILVA, E.. Participação em banca de Mariana I. dos Reis Senra. O ensino de inglês no mundo do trabalho e ferramentas tecnológicas: agregam ou substituem o professor?. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade) - Universidade Federal de Itajubá.

8.
CALDAS, A. H. F.; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Érika Augusto Fernandes. O perfil ideal do supervisor pedagógico-reflexão. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional Supervisão e Inspeção) - Centro Universitário de Itajubá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, R. B.; LOPES, Ana Carolina Carneiro; SILVA, E.. Participação em banca de Jenifer Letícia de Oliveira.Competências e habilidades do professor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

2.
RIBEIRO, R. B.; LOPES, Ana Carolina Carneiro; SILVA, E.. Participação em banca de Aline Evelin Almeida.A importância da relação família e escola na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

3.
RIBEIRO, R. B.; LOPES, Ana Carolina Carneiro; SILVA, E.. Participação em banca de Ntália Valéria Silva.Música na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

4.
GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida; ALMEIDA, Vanda Clélia Silva de; SILVA, E.. Participação em banca de Anna Bianca Siqueira Weber de Assis.A importância do brincar no ambiente hospitalar: desafios e propostas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

5.
OLIVEIRA, L. H. S.; LOPES, Ana Carolina Carneiro; SILVA, E.. Participação em banca de Bruna do Nascimento Deodato.A influência da atividade física na evolução psicomotora em crianças da Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

6.
RIBEIRO, R. B.; LOPES, Ana Carolina Carneiro; SILVA, E.. Participação em banca de Joice Aparecida Sousa de Almeida Costa.O perfil ideal do professor na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

7.
CALDAS, A. H. F.; ANDRADE, G. C. C. M.; SILVA, E.. Participação em banca de Lavínea da Cruz Alves Pena.Os textos jornalísticos na sala de aula e a formação de alunos escritores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

8.
CALDAS, A. H. F.; ANDRADE, G. C. C. M.; SILVA, E.. Participação em banca de Nicole Maciel Fernandes.O processo comunicativo e a análise do conteúdo de mensagens em cartazes de uma instituição de ensino superior do sul de Minas Gerais. 2018.

9.
CALDAS, A. H. F.; SIMOES, S. M. R.; SILVA, E.. Participação em banca de Lígia Resende de Noronha Goulart.As metodologias de ensino de língua portuguesa em uma escola pública brasileira: efeitos de sentido no sujeito-aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

10.
ROCHA, P. L. C.; CALDAS, A. H. F.; SILVA, E.. Participação em banca de Cínthia Pádua Pereira Pinto.Os mortais e os ossos: o fantástico na obra de Cassandra Clare. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

11.
SILVA, J. A. O.; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Gabriela Cyrino Módena.A importância da afetividade na relação professor aluno autista: uma revisão bibliográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

12.
SILVA, J. A. O.; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Peterson Alves Giandoso.A metodologia construtivista e o bilinguismo: revisão bibliográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

13.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Rafaella Rennó Silva Brandani.A importância da formação continuada para o professor da Educação Infantil no município de Itajubá. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

14.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Samara Jessica da Silva.A construção de gênero e sexualidade na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

15.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Wei Mei Hsu.Atuação das escolas da rede pública municipal de Itajubá perante alunos hospitalizados ou em convalescência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

16.
GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Eléia Manfredini Almeida.O papel do pedagogo perante a violência escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

17.
GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Joyce Cristina da Silva Pereira.Conflitos familiares e a interferência na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

18.
ROCHA, P. L. C.; CALDAS, A. H. F.; SILVA, E.. Participação em banca de Alice Abreu dos Reis.Análise das perspectivas narrativas em O livro dos pontos de vista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

19.
FARIA, G. C.; CALDAS, A. H. F.; SILVA, E.. Participação em banca de Taísa Mara Toledo.A representação do garimpo de ouro de Serra Pelada numa perspectiva discursiva do fotógrafo Sebastião Salgado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

20.
ROCHA, P. L. C.; CALDAS, A. H. F.; SILVA, E.. Participação em banca de Rúbia Mara Alvarenga Rosa.AS estratégias literárias utilizadas para gerar o suspense no conto "O poço e o pêndulo" de Edgar Allan Poe. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

21.
FARIA, G. C.; CALDAS, A. H. F.; SILVA, E.. Participação em banca de Juliana Pereira Martins.Feminismo X Patriarcalismo: uma análise interdiscursiva na campanha fotográfica "Feminista - por quê?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

22.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; ROCHAEL, M. C. N.; SILVA, E.. Participação em banca de Isabela Pereira Rodrigues.A relevância dos jogos desenvolvidos pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL - na perspectiva dos professores alfabetizadores da rede municipal de Itajubá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

23.
GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Thaís Giffoni de LIma.O uso da tecnologia na alfabetização: uma reflexão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

24.
GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Carolina de Fátima Silva Brandão.As inferências sociais no ambiente escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

25.
GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Heloisa Aparecida Ribeiro Mota.Identidade de gênero: quebrando paradigmas e ampliando o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

26.
GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida; LOPES, Ana Carolina Carneiro; SILVA, E.. Participação em banca de Rayssa Ribeiro de Lima.A educação para o trânsito da criança do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

27.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAES, C. R. F.; SILVA, E.. Participação em banca de Rafaela Ribeiro de Lima.A orientação sexual nas salas de aula do Ensino Fundamental, no ciclo II, no município de Pedralva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

28.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Ana Cláudia Miguel Moreira.A importância da brinquedoteca hospitalar no período de internação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

29.
GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Fernanda Soraia Prado.O lúdico como importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem com ênfase na matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

30.
SILVA, E.; CALDAS, A. H. F.; ROCHA, P. L. C.. Participação em banca de Camila Costa Goulart.O relacionamento professor/aluno no processo de ensino-aprendzagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

31.
SILVA, E.; LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.. Participação em banca de Jéssica Conceição dos Santos.A influência familiar na construção do futuro leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

32.
SILVA, E.; LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.. Participação em banca de Tassiana Carla da Mota.A importância dos contos de fada na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

33.
SILVA, E.; MORAIS, A. M. A.; GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida. Participação em banca de Isabella do Nascimento Cruz.A importância do brincar para aquisição de conhecimento na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

34.
SILVA, E.; LOPES, Ana Carolina Carneiro; GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida. Participação em banca de Tatiana Ribeiro da Silva.Afetividade professor/aluno na infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

35.
SILVA, E.; MORAIS, A. M. A.; GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida. Participação em banca de Juliana Gomes de Souza.Processo de desenvolvimento da aquisição da linguagem da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

36.
SILVA, E.; MORAIS, A. M. A.; GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida. Participação em banca de Tamiris da Souza Ribeiro.Leitura na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

37.
MÁDISSON, Jacinta de Souza Fernandes; CALDAS, A. H. F.; SILVA, E.. Participação em banca de Karina Oliveira Silva.Debate na aula de Língua Inglesa: a construção da cidadania. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

38.
ROCHA, P. L. C.; CALDAS, A. H. F.; SILVA, E.. Participação em banca de Raphaela Gomes Martins Nascimento.A jornada do herói de mangá "One Piece" de autoria de Eiichiro Oda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

39.
SILVA, E.; CALDAS, A. H. F.; MORAIS, A. M. A.. Participação em banca de Raquel Emanuela da Silva.A utilização da leitura como método auxiliador no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

40.
SILVA, E.; CALDAS, A. H. F.; MORAIS, A. M. A.. Participação em banca de Adrielli Aparecida Fabricio Izac.A realidade do aluno que busca uma graduação tardia com base na obra cinematográfica "O Estudante". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

41.
SILVA, E.; CALDAS, A. H. F.; ROCHA, P. L. C.. Participação em banca de Luiza Carvalho Alves.Histórias em Quadrinhos como recurso metodológico para o ensino de oralidade em Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

42.
SILVA, E.; CALDAS, A. H. F.; ROCHA, P. L. C.. Participação em banca de Yuka Garcia Kinoshita.Desenvolvimento tecnocientífico: influências na educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

43.
MÁDISSON, Jacinta de Souza Fernandes; CALDAS, A. H. F.; SILVA, E.. Participação em banca de Raphaela Gomes Martins Nascimento.Debate na aula de Língua Inglesa: a construção da cidadania. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

44.
MORAIS, A. M. A.; LOPES, Ana Carolina Carneiro; SILVA, E.. Participação em banca de Maria Inês Fernandes Henrique.A importância do lúdico na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

45.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Naiara Aparecida da Silva.A influência das relações familiares no desenvolvimento de crianças autistas na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

46.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Thaysa Santana dos Santos Saia.A inclusão no contexto da Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

47.
MORAIS, A. M. A.; LOPES, Ana Carolina Carneiro; SILVA, E.. Participação em banca de Lais Fortes Silva.A importância dos jogos na aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

48.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Ana Lígia Santana Coutinho.A música como instrumento facilitador no processo de alfabetização e letramento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

49.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Andrea de Fátima Oliveira Silva.A contribuição das fábulas na construção da moralidade infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

50.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Charlene Aparecida Rodrigues Siqueira.A compreensão do professor sobre o TDAH. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

51.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Jonathas de Oliveira Pereira.A questão da construção da identidade de gênero na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

52.
ROMANO, V. P.; CALDAS, A. H. F.; SILVA, E.. Participação em banca de Flávio Ferreira de Moraes.A coordenação de orações em anúncios publicitários de O Boticário: efeitos de sentido em coordenadas sindéticas e assindéticas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Itajubá.

53.
ROMANO, V. P.; ROSA, C. M. M.; SILVA, E.. Participação em banca de Dryeli Daniel dos Reis.Língua e gramática, "certo" e "errado": concepções de graduandos em letras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - FEPI- Centro Universitário de Itajubá.

54.
ROMANO, V. P.; SILVA, E.; CARVALHO, P. A.. Participação em banca de Michelen Cristina Pereira Pinto."Uai! Mineiro fala ce[r]to ou ce[h]to?" Um estudo sobre as crenças e atitudes linguísticas de Itajubá-MG". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - FEPI- Centro Universitário de Itajubá.

55.
CALDAS, A. H. F.; SILVA, E.; ROCHA, P. L. C.. Participação em banca de Flávio Henrique da Silva."Emília no país da gramática: uma análise sobre o ensino da leitura a partir da obra de Monteiro Lobato. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - FEPI- Centro Universitário de Itajubá.

56.
ROMANO, V. P.; SILVA, E.; SIMOES, S. M. R.. Participação em banca de Brenda Chauane Ediene Pereira.(In)tolerância e preconceito linguístico no ciberespaço. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - FEPI- Centro Universitário de Itajubá.

57.
CALDAS, A. H. F.; SILVA, E.; SIMOES, S. M. R.. Participação em banca de Ingridiane Suelen Passos Duarte.A concisão na textualidade digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - FEPI- Centro Universitário de Itajubá.

58.
SILVA, E.; LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.. Participação em banca de Suélem Stefany dos Santos Pereira.A importância da leitura na formação de professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

59.
SILVA, E.; CALDAS, A. H. F.; ROCHA, P. L. C.. Participação em banca de Mônica de Souza.TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: USO DO COMPUTADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

60.
SILVA, E.; ROCHA, P. L. C.; ROMANO, V. P.. Participação em banca de Rosemeire Ramos de Oliveira.Inclusão escolar no Ensino Fundamental II de alunos com deficiência intelectual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

61.
SILVA, E.; ROCHAEL, M. C. N.; ROMANO, V. P.. Participação em banca de Ana Elisa Chaves Marcelino.Relação entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá.

62.
SILVA, E.; LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.. Participação em banca de Samanta Tatiele Ferreira Diniz.O conto de fadas e a intertextualidade no cotidiano escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

63.
SILVA, E.; MORAIS, A. M. A.; LOPES, Ana Carolina Carneiro. Participação em banca de Franciele de Cássia Luz.Leitura de imagem: uma perspectiva para o trabalho de leitura no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

64.
SILVA, E.; MORAIS, A. M. A.; LOPES, Ana Carolina Carneiro. Participação em banca de Lisandra Carolina de Paiva Serpa.A contribuição dos contos na formação do imaginário infantil: uma perspectiva pedagógica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

65.
LOPES, Ana Carolina Carneiro; MORAIS, A. M. A.; SILVA, E.. Participação em banca de Roberta Rocha Borges.Papel do professor especialista no processo de inclusão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

66.
GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida; ALMEIDA, Vanda Clélia Silva de; SILVA, E.. Participação em banca de Bruna Azevedo Manfredini.Um estudo bibliográfico do educador Pestalozzi e suas reflexões sobre o problema da criança nos aspectos intelectual e moral. Enfatizando a moral e sua influência nos dias atuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

67.
GARCIA, Vitoria Regina Dias de Almeida; ALMEIDA, Vanda Clélia Silva de; SILVA, E.. Participação em banca de Luara Flavia Dias Fornasier.Revisão bibliográfica sobre educar com arte e para arte na educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

68.
ANDRADE, Giuliana Capistrano Cunha Mendes de; ROCHA, P. L. C.; SILVA, E.. Participação em banca de Rodolfo José Batista.O eu-lírico na poesia romântica brasileira: o estro sentimental criador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Itajubá.

69.
MÁDISSON, Jacinta de Souza Fernandes; SILVA, E.; ROCHA, P. L. C.. Participação em banca de Rafael Pereira Galindo.A música em aulas de língua inglesa: uma contribuição na perspectiva da teoria da atividade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Itajubá.

70.
CALDAS, A. H. F.; ROCHA, P. L. C.; SILVA, E.. Participação em banca de Verônica Maria Rodrigues.Gêneros textuais e leitura: uma discussão comparativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá.

71.
CALDAS, A. H. F.; ROSA, C. M. M.; SILVA, E.. Participação em banca de Rafaela Carmen Nunes de Castro.A gíria como função social nas HQs da Turma da Mônica Jovem, uma possibilidade de macro e micro análise. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Itajubá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
JUPED - Jornada Universitária de Pedagogia.Histórias em quadrinhos como recurso para produção textual. 2017. (Oficina).

2.
VIII Congresso de Iniciação Científica da FEPI. Educação para o pensar na Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. 2017. (Exposição).

3.
VIII Congresso de Iniciação Científica da FEPI. A transexualidade nas aulas de Língua Portuguesa - as expectativas de futuros professores e a realidade da docência em ação. 2017. (Exposição).

4.
IV Seminário de Capacitação docente. 2016. (Seminário).

5.
VII Congresso de Iniciação Científica da FEPI. A realidade do aluno que busca uma graduação tardia com base na obra cinematográfica. 2016. (Congresso).

6.
XV SELETRAS "Interculturalidade nas línguas e nas literaturas".Reflexões sobre a leitura enquanto recurso da prática educativa. 2016. (Outra).

7.
Dia dos Namorados Diferente. 2015. (Outra).

8.
III Seminário de Capacitação Docente. 2015. (Seminário).

9.
V Encontro de Educação para o pensar. 2015. (Encontro).

10.
VI Encontro de Estudos da Linguaem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem - Enelin 2015. 2015. (Encontro).

11.
XIV SELETRAS. 2015. (Outra).

12.
II Seminário de Capacitação Docente. 2014. (Seminário).

13.
XII Dia dos Namorados Diferente. 2014. (Exposição).

14.
XIII SELETRAS.A linguagem verbo-visual como ferramenta metodológica nas aulas de Língua Portuguesa. 2014. (Outra).

15.
Programa de Capacitação de Professores. 2013. (Outra).

16.
Relação Professor X Aluno: confronto ou colaboração. 2013. (Outra).

17.
XI Dia dos Namorados Diferente. 2013. (Exposição).

18.
V Simpósio Sul Mineiro de Educação Física, Saúde e Qualidade de Vida. 2012. (Simpósio).

19.
6º Seminário de Pesquisa em Linguística Aplicada.Uma alternativa didática: a produção de histórias em quadrinhos por alunos do ensino fundamental a patir de narrativas populares. 2010. (Seminário).

20.
III Congresso Latino-americanode Formação de Professores de Línguas. A produção de histórias em quadrinhos a partir das narrativas populares. 2010. (Congresso).

21.
Congresso de Leitura do Brasil. Uma alternativa didática: a produção de histórias em quadrinhos a partir das narrativas populares. 2009. (Congresso).

22.
4º Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada (SePLA).Cultura popular e ensino de língua materna: um olhar para além da sala de aula. 2008. (Seminário).

23.
Oficina de História e Oralidade. 2008. (Oficina).

24.
XIII Encontro de Iniciação Científica.HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA BAKHTINIANA. 2008. (Encontro).

25.
IV Encontro Sul-Mineiro de Educação para o Pensar.Cultura Regional e Ensino de Língua Materna: um olhar para além da sala de aula. 2007. (Encontro).

26.
IV Encontro Sul-Mineiro de Educação para o Pensar. 2007. (Encontro).

27.
XII Encontro de Iniciação Científica VIII Mostra de Pós-Graduação. 2007. (Seminário).

28.
A arte de ouvir e contar historias. 2005. (Oficina).

29.
III Encontro Sul-mineiro de Educação para o pensar. 2005. (Encontro).

30.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas Poços de Caldas.Linguagem como meio de Promoção Humana. 2005. (Encontro).

31.
?Territórios do cotidiano: olhares e experiências da vida escolar. 2002. (Encontro).

32.
Filosofia para Crianças ? Educação para o pensar. 2001. (Encontro).

33.
Filosofia para Crianças ? Educação para o pensar. 2001. (Encontro).

34.
A alegria de ensinar e o prazer de aprender. 1999. (Outra).

35.
Seminário de Educação de Jovens e Adultos. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALDAS, A. H. F. ; SILVA, E. ; ANDRADE, Giuliana Capistrano Cunha Mendes de ; MÁDISSON, Jacinta de Souza Fernandes ; ROCHA, P. L. C. ; SIMOES, S. M. R. . XIV Dia dos Namorados Diferente "O amor está no ar!". 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Viviane Cândido Pinto. ANOS INICIAIS DE DOCÊNCIA: desafios de professores do Ensino Fundamental I. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. (Orientador).

2.
Thaís de Campos Azevedo. Como trabalhar a ludicidade através da literatura na educação infantil. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. (Orientador).

3.
Thays Vilela de Souza. A transição do aluno do ensino fundamental I para o ensino fundamental II. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. (Orientador).

4.
Ana Cláudia Machado Simões. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. (Orientador).

5.
Amanda Caroline Carvalho de Paiva. O APOIO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. (Orientador).

6.
Ana Ingrede Machado Simões. OS DESAFIOS DO PROFESSOR FRENTE AOS ALUNOS DA ZONA RURAL. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Natanael dos Santos Silva. EDUCAÇÃO PARA O PENSAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. (Orientador).

2.
Jadson Augusto da Silva. A TRANSEXUALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: AS EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E A REALIDADE DA DOCÊNCIA EM AÇÃO Pesquisador Responsável: ELIZABETH DA SILVA. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Mariano de Siqueira Gonçalves. O desenvolvimento da Leitura e Escrita no início do Processo de Alfabetização. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Elizabeth da Silva.

2.
Andreia Noronha Lemes Cândido. A importância dosjogos na Alfabetização. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização e Letramento) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Elizabeth da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Rita do Carmo Sena. A música como instrumento lúdico na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

2.
Bianca da Silva Lopes. A contação de histórias como instrumento pedagógico na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

3.
Cássia Rebelo Carlos. O perfil ideal do professor para lecionar na EJA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

4.
Syssa Martins Godinho. Contribuições da música na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FEPI- Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

5.
Shelmer Ismael Ferreira de Araújo. Gênero discursivo narrativa de aventura como possibilidade de trabalho docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

6.
Jadson Augusto da Silva. A diversidade sexual nos livros didáticos de língua portuguesa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

7.
Carlos Lemes Campos Martins. Encontros e desencontros entre aluno e prática docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

8.
Luiz Henrique Silva. Análise discursiva da música "Meu caro amigo" de Chico Buarque. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

9.
Thaís de Campos Azevedo. A ludicidade através da literatura na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

10.
Ana Ingrede Machado Simões. A realidade dos alunos da zona rural que necessitam estudar na zona urbana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

11.
Ana Cláudia Machado Simões. A importância da música na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

12.
Amanda Caroline de Carvalho Paiva. O apoio da família no desenvolvimento escolar da criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

13.
Thays Vilela de Souza. A transição do aluno do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

14.
Viviane Cândido Pinto. Anos iniciais de docência: desafios de professores do Ensino Fundamental I. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

15.
Tamiris de Souza Ribeiro. Leitura na Educação Infantil: uma prática possível. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

16.
Juliana Gomes de Souza. Processo de desenvolvimento da aquisição da linguagem da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

17.
Tatiana Ribeiro da Silva. Afetividade professor/aluno na infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

18.
Isabella do Nascimento Cruz. A importância do brincar para a aquisição de conhecimento na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

19.
Tassiana Carla Mota. A importância dos contos de fada na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

20.
Jéssica Conceição dos Santos. A influência familiar na construção do futuro leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

21.
Camila Costa Goulart. O relacionamento professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

22.
Raquel Emanuela da Silva. A utilização da leitura como método auxiliador no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

23.
Adrielli Aparecida Fabricio Izac. A realidade do aluno que busca uma graduação tardia com base na obra cinematográfica "O Estudante". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

24.
Luiza Carvalho Alves. Histórias em Quadrinhos como recurso metodológico para o ensino de oralidade em Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

25.
Yuka Garcia Kinoshita. Desenvolvimento tecnocientífico: influências na educação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

26.
Franciele de Cassia Luz. Leitura de imagem: uma perspectiva para o trabalho de leitura no Ensino Funfamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

27.
Lisandra Carolina de Paiva Serpa. A contribuição dos contos na formação do imaginário infantil: uma perspectiva pedagógica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

28.
Suelem Stefany dos Santos Pereira. A importância da leitura na formação do professor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

29.
Ana Elisa Chaves Marcelino. Relação entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - FEPI- Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

30.
Mônica de Souza. Tecnologia em sala de aula: uso do computador no Ensino Fundamental II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - FEPI- Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

31.
Samanta Tatiele Ferreira Diniz. O conto de fadas e a intertextualidade no cotidiano escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FEPI- Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

32.
Rosemeire Ramos de Oliveira. Inclusão escolar no Ensino Fundamental II de alunos com deficiência intelectual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

33.
Jéssica Viviane Bitencourt da Silva. Relação família e escola formando laços para o sucesso escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

34.
Juscimara Cristina Evaristo. Estratégias de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

35.
Gabriela Silva Mota. Matemática na Educação Infantil: uma reflexão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

36.
Paula Cristina Corrêa. Avaliação Externa - SIMAVE/PROEB: uma análise. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

37.
Angélica Gonçalves da Silva Siqueira. O letramento na educação de jovens e adultos: um desafio para o professor da língua portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

38.
Valéria Costa Santana. A abordagem da variação linguística no livro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.

Iniciação científica
1.
Yuka Garcia Kinoshita. Multiletramento e interdisciplinaridade: metodologias que agregam conhecimento. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário de Itajubá. Orientador: Elizabeth da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. A. ; SILVA, E. . A transexualidade nas aulas de Língua Portuguesa - as expectativas de futuros professores e a realidade da docência em ação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, N. S. ; SILVA, E. . Educação para o pensar na Educação Básica da Rede Estadual de Ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Professora aposentada da rede pública do Estado de Minas Gerais



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 5:56:02