Adolfo Enrique Cifuentes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7256023332368040
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Artista visual, pesquisador e docente, integralmente convencido do papel central da educação pública de qualidade como ferramenta essencial na construção da democracia. Atualmente exerce como Vice-Diretor da Escola de Belas Artes, EBA, da UFMG, Belo Horizonte , Brasil, na qual é professor Adjunto no Departamento de Teatro, Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPG-A) da Escola de Belas Artes da UFMG é Doutor em Artes pela mesmaUFMG. Graduação em Letras (Licenciatura em Linguística e Literatura pela Universidade de La Sabana, Bogotá (1993). Especialização em Língua e Literatura Russa (Instituto Pushkin, Moscou). Especialização em Temas Filosóficos da Escola de Filosofia da FAFICH (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG). Possui ampla participação em diversos eventos ligados ao campo das artes visuais. Como artista visual atua nas áreas da performance, fotografia, arte de participação coletiva, instalação e mídias mistas. Sub-coordenador do Grupo de Pesquisa Estratégias da Arte na Era das Catástrofes (www.estrategiasarte.net.br) e membro do conselho editorial da Revista Lindonéia (on-line). Experiência docente no ensino das artes, tanto no campo das Belas Artes ou Artes Visuais, quanto no campo do audiovisual, nas Universidade Industrial de Santander e na Universidade Autônoma de Bucaramanga, Colômbia. Professor convidado nas Universidades de Antioquia (Medellín, Colômbia), Universidade Tecnológica de Pereira (Pereira, Colômbia) Universidade Nacional em Bogotá, Colômbia, e na Indiana University, EUA. Desde 2014 é coordenador e curador do Espaço f, Espaço f, Espaço de exposições na área de fotografia localizado no segundo andar da EBA, Escola de Belas Artes da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adolfo Enrique Cifuentes
Nome em citações bibliográficas
CIFUENTES, A. E;Adolfo Cifuentes;Adolfo Enrique Cifuentes;Adolfo Enrique Cifuentes Porras

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.
Escola de Belas Artes. DFTC. Av. Antonio Carlos, 6627, Bairro Pampulha
Pampulha
30535420 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095297


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Artes.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A Caixa Preta e o Cubo Branco: Duas Tradições do Olhar (O vídeo nos espaços das Artes Plásticas), Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Maria Angélica Melendi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Artes Visuais.
Setores de atividade: Outros Setores.
2011 - 2013
Especialização em Especialização em Temas Filosóficos. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Kant ou a Beleza Revolucionaria.
Orientador: Giorgia Cecchinato.
1987 - 1993
Graduação em Licenciatura em Lingüística e Literatura.
Universidad de la Sabana, Bogotá, UNISABANA, Colômbia.
Título: La Relación Hombre- Naturaleza en la Narrativa Latinoamericana.
Orientador: Blanca Gómez de González.




Formação Complementar


2014
Percursos Docentes: Formação continua do docente. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
CátEdra Francesa: a Pós-Fotografia. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2013
Especializaco em Filosofia Pós Lato Sensu. (Carga horária: 600h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Fotografia Digital. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Revelação Fotográfica Digital. Light Room. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1989 - 1991
Especialização em Língua e Literatura Russa.
INSTITUTO PUCHKIN, MOSCOU, PUCHKIN INSTITUT, Rússia.
1981 - 1988
Curso de Curta Duração.
Alliance Française, AF, Colômbia.
1983 - 1985
Curso de Curta Duração.
Atelier Indépendant des Artistes Rue des Orteaux, Paris XX, ATELIER XX, França.
1981 - 1982
Fine Arts.
Mott Community College, MCC, Estados Unidos.
1980 - 1981
Licenciatura em Línguas Modernas.
Universidad Industrial de Santander, UIS, Colômbia.
1979 - 1981
Desenho, Escultura, Pintura.
Direção de Cultura Artística de Santander, DICAS, DICAS, Colômbia.
1978 - 1980
Extensão universitária em Técnicas Pintura e Desenho: Óleo, Aquarela, Tinta.
Universidad Industrial de Santander, UIS, Colômbia.


Atuação Profissional



Universidad de Santander, UDES, Colômbia.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema autante na parea de ensino e pesquisa em fotogrfia.

Atividades

10/2013 - Atual
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
10/2013 - Atual
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Revalidação de Diploma referente ao Curso de Artes Visuais..
03/2013 - Atual
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Sub coordenador da Área de Fotografia do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema.
09/2012 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imagem Técnica
Oficina de Fotografia
Evolução e Crítica da Fotografia
Fotografia Básica
03/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, .


UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE BUCARAMANGA, unab, Colômbia.
Vínculo institucional

1997 - 2007
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
De 1997-2002:Docente, no Departamento de Humanidades, o qual atendia todas as Faculdades da Universidade, trabalhei especificamente cinco anos na Faculdade de Música, e três nas Faculdades de Educação (Ensino) ministrando aulas e História da Arte e da Cultura, Arte e Sociedade, e Expressão Oral e Escrita. 2002-2007: Professor titular da Faculdade de Artes Audiovisuais nas áreas relacionadas com Teoria e Análise da Imagem, História do Cinema Documental e de Ficção, Linguagens Digitais e Mídias Interativas.


INDIANA UNIVERSITY, BLOOMINGTON, INDIANA UNIVERST, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Artista e Professor Convidado, Carga horária: 14, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor e artista convidado no contexto de Programa PIVA( Program for International Visiting Artist-in-Residence) durante o outono de 2008. Ministrei uma disciplina teórica e uma disciplina prática dentro da Faculdade de Belas Artes. Realização de uma palestrar de apresentação do trabalho artístico e também uma exposição de obras realizadas no contexto como fechamento final do programa de intercambio.


Universidad Santo Tomas, USTA, Colômbia.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Professor Asistente, Enquadramento Funcional: Professor Asistente, Carga horária: 8
Outras informações
Inicialmente, docente, no Departamento de Línguas, o qual atendia todas as Faculdades da Universidade, trabalhei especificamente ministrando aulas de inglês nas Faculdades de Odontologia e a Faculdade de Ciências Econômicas e Arquitetura. Depois trabalhei dois anos na Faculdade de Arquitetura ministrando aulas e História da Arte e de Expressão Artística (desenho e pintura) para arquitetos.


Universidad Industrail de Santander, Bucaramanga, Colômbia, UIS, Colômbia.
Vínculo institucional

1993 - 2006
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Tutor, autor de materiais didáticos, Carga horária: 10
Outras informações
Programa de Belas Artes na modalidade Semi-Presencial. Docente nas áreas de Teoria da Artes Visuais, Historia da Arte, Filosofia da Arte, Antropologia da Arte. Também idealizou e ministrou ao longo desses anos várias oficinas especiais nas áreas de Desenho, Escultura e Pintura Experimentais, orientadas à abordagem dessas formas de expressão nas práticas estéticas contemporâneas e às suas continuidades e descontinuidades nas modalidades da Instalação, na Performance, na Arte Relacional, etc. Da mesma forma organizou ao longo desses anos vários módulos de trabalho direcionados à abordagem das formas de registro mecânico e digital (fotografia, cinema e vídeo) relações que elas t{em com as práticas de arte contemporânea (arte conceitual, obras efêmeras, ações, performances, arte relacional, etc.


Ministerio de Cultura (Colômbia), MC, Colômbia.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Gestor y Coordinador Cultural, Enquadramento Funcional: Asesoria y Desarrollo de Proyectos específico, Carga horária: 15
Outras informações
Organização regional e coordenação de vários eventos relacionados com Salões Regionais e Nacionais de arte. Diferentes tipos de vinculação, como curador, júri, coordenação e montagem de exposições, como palestrante convidado, etc.


Museo de Artre Moderno de Bucaramanga, MAMB, Colômbia.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Curador, Enquadramento Funcional: Miembro del Comite Curatorial, Carga horária: 8
Outras informações
Curadoria, montagem, idealização e coordenação de vários tipos projetos (artísticos, de projecao á comunidade, divulgação, parecerias, aquisições, etc.)


Universidad Pontificia Bolivariana, Bucaramanga, Colômbia, UPB, Colômbia.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Docente Titular, Enquadramento Funcional: Doecente, Carga horária: 8
Outras informações
Docente, no Departamento de Humanidades, o qual atendia estudantes de todas as Faculdades da Universidade nos ciclos básicos de formação humanística. Cursos opcionais de História da Arte e da Cultura, Arte e Sociedade, e Expressão Oral e Escrita.



Linhas de pesquisa


1.
Estrategias da Arte numa de Catástrofes
2.
Inserções do fotográfico na Arte Contemporânea: Expansões, Contrações e Promiscuidades Fotográficas
3.
Al-Químicos: Pesquisa em Fotografias Químicas
4.
Why Cube: Estrategias de Memoria e Visibilidade da Arte. O vídeo, a poesia (visual, concreta) e a fotografia vão ao Museu


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Artes da Presença e do Corpo
Descrição: Pesquisa nas áreas da performance, ações plásticas e arte corporal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Adolfo Enrique Cifuentes - Coordenador / Isadora Bellavinha Maciel - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1
2014 - Atual
Why Cube: Estratégias de Visibilidade da Arte
Descrição: Uma primeira caracterização o tema desta pesquisa são os espaços de apresentação, visibilidade e circulação da arte. Esse tema, porém, se desdobra em outros: a natureza histórica dessas estratégias, a procura por superá-las e a paradoxal impossibilidade de fazê-lo. Numa caracterização aprofundada do problema se perguntar Porque o Cubo? é abordar problemas ligados à construção de modelos culturais e históricos de recepção e fruição da arte; e pelas definições de Arte que se produzem nesses interfases. E é pesquisar também a constituição e desconstrução crítica desses parâmetros de circulação da arte que definem o seu lugar e a sua operacionalidade na cultura. Pesquisar pela natureza dessas estratégias de visibilidade da arte, pelo dentro, pelo fora, pelo além e o aquém desse Cubo Branco é se perguntar pela situação da arte hoje, pelas suas adaptações e reconfigurações no contexto das sociedades contemporâneas. E se questionar sobre sua capacidade de adaptação: se sua elasticidade têm um limite, se vai resistir e como estaria se adaptando para dar continuidade aos seus ciclos contínuos de vida e morte ao longo deste século XXI. Nesse sentido a pergunta sobre o Cubo inclui ainda pensar nas relações, limiares, rupturas, continuidades e descontinuidades entre modernidade, pós-modernidade e contemporaneidade... e a própria natureza dessas periodizações, sua funcionalidade e operacionalidade no contexto da cultura contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adolfo Enrique Cifuentes - Coordenador / Maria Apareceida Oliveira de Carvalho - Integrante / Mariana Roque - Integrante.
Número de produções C, T & A: 10
2014 - Atual
Narrativas Foto Textuais: Articulações entre Palavra e Imagem
Descrição: No recorte desta pesquisa, interessam as múltiplas formas de articulação entre texto e fotografia. Como assinala a noção de studium barthesiano, a informação da foto não está na foto, senão na narração que a acompanha, no contexto no qual ela é inserida. Tanto os que "capturam" o real, quanto aqueles que criam realidades para a câmara precisam de segmentos narrativos que articulem, bem seja a ficção (Fontcuberta e o seu projeto Fauna Secreta, por exemplo) ou bem seja o contexto e recorte do real que ela representa. Os grandes nomes dessa captura da realidade, tais como Capa ou Cartier-Bresson foram autores de imagens que, pela sua própria natureza, estiveram atreladas a textos que proviam marcos discursivos e narrativos às suas fotos. Narrações de Não-Ficção acompanharam essas imagens antes que elas viraram ícones emblemáticos da fotografia do século XX. Antes de pendurar nas paredes do museu elas estiveram inseridas em reportagens e deram vida a revistas que, como Life, Paris Match ou, no caso do Brasil O Cruzeiro, fundaram um gênero narrativo foto-textual: a fotorreportagem. Hoje, com a irrupção de modelos e formas híbridas de expressão, essas "narrativas foto-textuais" perpassam amplamente aqueles usos informativos para se instalar em universos ficcionais que, como os romances de Georg W. Sebald, exploram lúdica e criativamente os limites entre documento e universo ficcional. OBJETIVO BÁSICO DO PROJETO: Aprofundar o mapeamento, e as abordagens discursivas e teóricas realizadas até hoje, dessas múltiplas práticas narrativas que, como a foto-novela, a fotorreportagem e alguns romances contemporâneos, dão conta de múltiplos entrecruzes entre fotografia e narração. Evidenciam-se assim uma rica série de articulações possíveis e a forma como a narração de Não-Ficção, própria da matéria jornalística, não constitui o único entrelaçamento possível entre fotografia e texto discursivo-narrativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adolfo Enrique Cifuentes - Coordenador / Maria Apareceida Oliveira de Carvalho - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2013 - Atual
AL-QUÍMICOS, GRUPO DE PESQUISA EM PROCESSOS DE FOTOGRAFIA QUÍMICA
Descrição: APRESENTAÇÃO DO GRUPO: O Grupo de fotografia Al-Químicos vem se ser reunindo em encontros semanais desde finais do ano passado (2013) para trabalhar. compartilhar experiências, bibliografia e realizar práticas em diversos processos de fotografia química. Apesar do período já relativamente longo de trabalho não tínhamos sentido ainda a maduração suficiente que nos permitisse apresentarmos como grupo já formal devido ao fato que ainda sentíamos que estávamos numa etapa de formação. No começo do segundo período acadêmico apresentaremos a solicitação formal para a inscrição e reconhecimento do grupo na CAPES. OBJETIVOS. - Trabalhar pela preservação dos saberes, tecnologias e continuidade dos processos fotográficos de base química. - Explorar esteticamente e tecnicamente os processos tradicionais e alternativos de fotografia. - Resgatar o conhecimento construído durante séculos por meio dos processos fotográficos de base química e preservar um espaço teórico, discursivo, técnico e estético que permitir e garanta a sua continuidade, usos e presenças no contexto das técnicas possíveis de explorar estética e conceitualmente. ATIVIDADES: - Composto por alunos, funcionários e professores da Escola de Belas Artes e também por ex-alunos e alguns fotógrafos externos, amigos e pessoas relacionadas aos membros do grupo, o coletivo já realizou práticas e intercambio de experiências com fotograma, cianotipia, câmara pinhole e uso e revelação de filmes e papeis com base em sais de prata..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Arte contemporânea ou Como imaginar e nomear o presente
Descrição: Descrição: Já faz um tempo que o termo arte contemporânea nos assombra como categoria cronológica de espessura singular: a expressão utiliza-se, de modo indiferenciado, para denominar a produção artística que teve início na década de 1960. O espectro dos regimes ditatoriais da América Latina e das revoluções fracassadas ou abortadas nesse período, no resto do mundo, vem impulsando uma série de narrativas curatoriais, críticas ou históricas para as quais ainda é difícil distinguir entre os passados memoráveis e os dados aparentemente não significativos. A metáfora O fungo no contemporâneo, utilizada por Cuauhtémoc Medina no editorial do número 13 da Revista Manifesta, 2012, nos parece oportuna ante o estado das atuais reflexões sobre a arte atual e aponta para a reativação e recontextualização das décadas de 60/70 nas práticas contemporâneas na forma de noções históricas e artísticas que ficcionalizam, especulam ou protelam a condição atual. Como os dos fungos, os esporos das estruturas neocoloniais espalhar-se-iam na maioria das regiões pós-coloniais, infestando ou enriquecendo as formas de perceber, analisar e viver o momento presente. Sendo os fungos, na tradição ocidental, símbolos da vida regenerada após a decomposição Maria Angélica Melendi orgânica que segue à morte, a metáfora parece se aproximar de conceito de Nachleben de Aby Warburg: uma vida post-mortem que se propagaria ao longo dos tempos e se nutriria do corpo morto da história. Georges Didi-Huberman coloca a palavra Nachleben no centro de uma leitura de conjunto da obra de Warburg, traduzindo o termo por survivante ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (6) .
Integrantes: Adolfo Enrique Cifuentes - Integrante / Maria Agélica Melendi - Coordenador / Adriano Gomide - Integrante / Ariel Ferreira Costa - Integrante / Melissa Etelvina Oliveira Rocha - Integrante / Bárbara de Oliveira Ahouagi - Integrante.
2012 - Atual
Expansões, Contrações e Promiscuidades Fotográficas
Descrição: A inacreditável diversidade de práticas e usos (tanto funcionais como estéticos), nos quais a fotografia está imbricada faz com que possamos chamar, literalmente, de expandido o seu campo. Da mesma forma, as múltiplas profissões e fazeres com as quais ela está constantemente em relação fazem com que talvez ela seja a mais promíscua das formas contemporâneas de produção de imagem. Nesse panorama, a suas forma de inserção e pertencimento ao campo das artes plásticas e visuais só pode ser complexa, multifacetada e, muitas vezes, até ambígua..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Entre Caixa Preta e Cubo Branco
Descrição: Esta projeto explorou vários aspectos relacionados com a transposição da imagem em movimento, da Caixa Preta da sala de cinema, para o Cubo Branco da galeria-museu. Dado o nexo que, por definição, liga a imagem em movimento à sequência temporal, o território natural de pesquisa das suas possibilidades expressivas foi por muito tempo a narrativa cinematográfica. Há várias décadas, porém, a imagem em movimento vem realizando um deslocamento gradual, mas definitivo, da sala de cinema para a galeria e o museu. Dois regimes de atenção e de disponibilidade do olhar se entrecruzam: o espectador na cadeira do cinema e o observador caminhante da galeria; e também os regimes opostos da imagem fixa e da imagem-tempo. Outras contraposições acontecem nesse deslocamento: a materialidade-espacialidade da escultura, da arquitetura e da pintura, e a transitoriedade narrativa da imagem audiovisual se entrecruzam. Do mesmo modo, a materialidade dos diferentes suportes tecnológicos, próprios da imagem em movimento, entra em diálogo, tanto com a função de preservar a memória, própria do museu, quanto com a presença física e a experiência espacial, associadas ao campo tradicional das artes ?plásticas?. São esses múltiplos entrecruzamentos os que estruturam o desenvolvimento desta pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Adolfo Enrique Cifuentes - Integrante / Maria Agélica Melendi - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5
2007 - Atual
Estrategias da Arte numa Era de Catástrofes
Descrição: Grupo de pesquisa em arte contemporânea coordenado pela prof. Dra. Maria Angélica Melendi. Publicação da revista virtual Lindoneia. O grupo está focado na categoria do contemporâneo: tanto como categoria cronológica como expressão complexa que serve para denomina rum leque às vezes amplo demais para designar de modo genérico uma produção artística "atual" cujo "começo" estaria localizado na década de 1960. Interessam aqui as narrativas curatoriais, críticas ou históricas que especulam ficcionalizam e tentam dar conta das práticas contemporâneas e da condição atual em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Adolfo Enrique Cifuentes - Integrante / Maria Agélica Melendi - Coordenador / Fabíola Tasca - Integrante / Adriano Gomide - Integrante.
Número de produções C, T & A: 17
2006 - 2007
Siete Miradas a la Imagen (Sete Olhares à Imagem)
Descrição: "Sete Olhares à Imagem" teve como objetivo uma aproximação a sete eixos discursivos ao redor, ou partir dos quais se articulam diversos discursos sobre a imagem. Esta presença é explorada no projeto numa dupla vertente: tanto num plano epistemológico geral quanto no contexto específico das sociedades contemporâneas, invadidas não só "Sete Olhares à Imagem" teve como objetivo uma aproximação a sete eixos discursivos ao redor, ou partir dos quais se articulam diversos discursos sobre a imagem. Esta presença é explorada no contexto do projeto numa dupla vertente: tanto num plano epistemológico geral quanto no contexto específico das sociedades contemporâneas, invadidas não só pela imagem, mas também pelas múltiplas tecnologias que dão suporte às industrias e economias da imagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Adolfo Enrique Cifuentes - Coordenador / María Helena Muñoz - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Espaço F: espaço de exposições na Área de Fotografia na Escola de Belas Artes da UFMG.
Descrição: O projeto visa desenvolver e profissionalizar os mecanismos de expografia, incentivando a cultura da exposição de trabalhos produzidos no contexto acadêmico das disciplinas e demais projetos da área, toda vez que é parte fundamental da formação tanto do artista quanto do profissional em artes visuais a vivência deste momento central de contato de sua obra com o público, portanto, Dada a multiplicidade de usos do fotográfico no mundo contemporâneo, o panorama de produção das disciplinas é muito abrangente. A projeto visa contemplar este universo, apresentando desde a produção de disciplinas de técnica básica até a produção artística dos Ateliês avançados, dos laboratórios de fotografia química e digital e das pesquisas elaboradas na área de conservação e restauração. A criação do Espaço F não é só a constituição de um espaço de exibição, mas também a apertura de um espaço à reflexão e à discussão teórica, de negociações sobre critérios curadoria, sobre a pertinência ou não de uma obra ou corpus de obra e, finalmente, de projeção do trabalho à comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Adolfo Enrique Cifuentes - Coordenador / Patrícia Azevedo - Integrante / Luis Morais Coelho - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro / CENEX-EBA - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 14
2013 - Atual
Acompanhamento de Projetos Fotográficos e Fotografia Contemporânea. Ensino
Descrição: Coordenação de Curso de Extensão programado e oferecido pelo serviço de Extensão da Escola de Belas Artes, EBA. Curso ministrado pelos fotógrafos profissionais Guilherme Machala e Ícaro Moreno Ramos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Projeto de Criação do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Santo Tomás de Aquino
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - Atual
Intercâmbio e mobilidade acadêmica entre a Universidade de Santander, Bucaramanga, Colômbia, e a Universidade Federal de Minas Gerasi
Descrição: Estou trabalhando desde o ano passado (2015) na elaboração de um acordo específico entre a Faculdade de Marketing e Publicidade da Universidade de Santander, UDES, e a Escola de Belas Artes da UFMG, que permita a mobilidade de estudantes e professores assim como a parceria em projetos de pesquisa conjuntos. Até agora conseguimos a aprovação e assinatura de um projeto macro ente as duas instituições declarando o interesse em realizar essas parcerias. Ao longo do ano 2016 estarei trabalhando nos detalhes de um acordo específicos entre as duas dependências específicas (Faculdade de Marketing e Escola de Belas Artes)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2010 - Atual
Collective Body, Corpo Colectivo 2013
Descrição: Projeto internacional de arte em redes através de plataformas de Internet realizado em parceria com faculdades de arte de várias universidades, dentre elas a Universidade Federal do Pará e a University of Kansas, EUA, Leeds University, Inglaterra ( Leeds, West Yorkshire, Inglaterra)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Adolfo Enrique Cifuentes - Integrante / Anna Karina Castaheira Bartolomeu - Integrante / Patrícia Azevedo - Coordenador.


Membro de comitê de assessoramento


2012 - 2014
Agência de fomento: Universidad Santo Tomás de Aquino, Bucaramanga, Colombia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Russo
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
Menção especial do do Júri, 39 Salão Nacional de Artistas, Ministério da Cultura, Museu de Arte da Universidade Nacional, Bogotá, D.C. Colômbia, Ministério da Cultura da Colômbia.
2003
Primeiro Prêmio X Salões Regionais do Ministério de Cultura, Zona Nordeste da Colômbia, Centro Cultural de Leste, Bucaramanga, Colômbia, Ministério de Cultura da Colômbia.
1995
Primeiro Prêmio VII Salões Regionais de Colcultura, Zona Nordeste, Biblioteca G. Turbay, Bucaramanga, Ministério da Cultura da Colômbia.
1994
Primeiro Prêmio III Salão de Arte Jovem, Sala Santafé, Instituto Distrital de Cultura, Bogotá, Colômbia.
1994
Menção especial do Júri XXXV Salão Nacional de Artes Plásticas. Colcultura (Ministério da Cultura) Bogotá, Colômbia, Colcultura (Ministério da Cultura) Bogotá, Colômbia.
1994
Primeiro Prêmio II Salão Estadual de Arte Domingo Moreno Otero, Bucaramanga, Colômbia., Governo Estadual do Departamento de Santander, Secretaria de Cultura..
1993
Primeiro Prêmio VI Salões Regionais Colcultura, Zona Nordeste, da Colômbia, Museu Ramírez Villamizar. Pamplona, Norte de Santander,, Colcultura (Ministério da Cultura ), Colômbia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CIFUENTES, A. E2013CIFUENTES, A. E. A PALAVRA DESDOBRADA E A IMAGEM TANTÁLICA (encontros entre o visível, o dizível e o invisível). Recorte (UninCor), v. 7, p. 1-7, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CIFUENTES Porras Adolfo Enrique ; CIFUENTES, A. E . Fundamentación Histórica. Bucaramanga: INSED, UIS, 2004. v. 1. 200p .

2.
CIFUENTES, A. E; CIFUENTES Porras Adolfo Enrique . SOLO PARA TUS OJOS. Bucaramanga: INSED, UIS, 2000. v. 1. 212p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CIFUENTES, A. E; ALZATE, Gastón ; MARIN, Paola ; VILLALOBOS, H. A. . Cuando el arte se hace verbo. KARPA 9 Journal of Theatricalities and Visual Culture, California State University, Los Angeles, USA, 30 set. 2017.

2.
CIFUENTES, A. E; DURAN, Mildred ; MARTEL, Richard ; APISUK, Chumpom . Performance: Inestabilidades y Fronteras de la acción y del cuerpo.. ERRATA#15: PERFORMANCE, ACCIONES Y ACTIVISMO, Bogotá, Colômbia., p. 92 - 111, 30 jun. 2017.

3.
CIFUENTES, A. E; RESTREPO, José Alejandro ; VILLALOBOS, H. A. . Entre la Vida como Obra y la Obra como Vida. ERRATA#15: PERFORMANCE, ACCIONES Y ACTIVISMO, Bogotá, Colômbia., p. 86 - 91, 30 jun. 2017.

4.
CIFUENTES, A. E. Tempos de revolta e reviravolta (ou como desejar e nomear o amanhã?. Lindonéia Número 3. Arte e Insurgência, p. 128 - 138, 18 dez. 2014.

5.
CIFUENTES, A. E. Ficções Museográficas: O Cubo Branco como Caixa de Pandora. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, Belo Horizonte, p. 156 - 174, 30 nov. 2012.

6.
CIFUENTES, A. E. Rádio, Skype, Rap e Outras Oralidades. Rádio em Revista (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, p. 44 - 47, 01 jul. 2011.

7.
CIFUENTES, A. E. Entre Caixa Preta e Cubo Branco: O vídeo no contexto das Artes Visuais. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, , v. 1, p. 59 - 74, 10 dez. 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Adolfo Cifuentes. Pós-Fotografia, ou a Fotografia Depois do Paradigma Jornalístico?. In: I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem ? NINFA_UFMG, 2016, Belo Horizonte. ?O borboletear do método?. I Congresso do Núcleo interdisciplinar de estudos de imagem - Ninfa. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG, 2016. v. 1. p. 17-17.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, M. A. O. ; Adolfo Enrique Cifuentes . Narrativas Foto-Textuais: Articulações entre Fotografia e Palavra. In: O Borboletar do Método. I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem ? NINFA_UFMG, 2016, Belo Horizontes, MG. O borboletear do método. I Congresso do Núcleo interdisciplinar de estudos de imagem - Ninfa. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2016, UFMG, 2016. v. 1. p. 61-61.

Artigos aceitos para publicação
1.
CIFUENTES, A. E. Expansiones, Asincronias y Promiscuidades. Revista Metal, Universidad de La Plata, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CIFUENTES, A. E. Encuentros entre Poesía y Artes Visuales. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CIFUENTES, A. E; ANAYA, C. . Vasos Comunicantes entre la Imagen y el Texto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CIFUENTES, A. E; CARVALHO, T. . A Imagem Técnica vai ao Museu. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CIFUENTES, A. E; MARINHO, C. T. . Fotografias Nômades / Fotografias Histéricas e outros modelos para pensar o fotográfico. (Nem arte, nem documento: o Fotográfico como modelo híbrido, nômade e multi-nodal). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CIFUENTES, A. E. Arte e Memória num país onde a ditadura nunca acabou (O Perigo dos Golpes Brandos). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CIFUENTES, A. E. Pós-Fotografia, ou a Fotografia Depois do Paradigma Jornalístico?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OLIVEIRA, M. A. C. ; CIFUENTES, A. E . V Jornada Intermidia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CIFUENTES, A. E. Plataformas de Visibilidade da Arte.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CIFUENTES, A. E; CARVALHO, T. . Narrativas Foto-Textuais: Articulações entre Fotografia e Palavra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CIFUENTES, A. E. WHY CUBE?: ESTRATEGIAS DE MEMORIA Y VISIBILIDAD DEL ARTE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CIFUENTES, A. E. Hibridaciones y Mestizajes Fotográficos: Inserciones de la Fotografía en el Arte Contemporaneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CIFUENTES, A. E; ESPINDULA, A. R. A. . Encuentros Animados: Trabajos de Animación en la Escola de Belas Artes da UFMG e na Facultad de Artes Audiovisuales de la Universidad AutónomaDE Bucaramanga, Colômbia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CIFUENTES, A. E. Fricciones y Ficciones Museográficas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CIFUENTES, A. E. ORÍGENES, MODERNIDADES, POST-MODERNIDADES Y ALTER-MODERNIDADES FOTOGRÁFICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CIFUENTES, A. E. FOTO-FICCIONES Y FOTO-VERDADES: ONTOLOGÍAS, FENOMENOLOGÍAS Y SEMIÓTICAS FOTOGRÁFICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CIFUENTES, A. E. NARRATIVAS Y DISCURSOS FOTO-TEXTUALES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras. Autonomías Estratégicas y Poéticas del Lugar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras. Viaje y Movilidad en el Arte Cotemporaneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CIFUENTES, A. E. Expansiones, Contracciones y Promiscuidades fotográficas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CIFUENTES, A. E. Los Hiper materiales y Fricciones Museográficas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CIFUENTES, A. E; AZEVEDO, A. . Poetas del Gran Santander. Bucaramanga, Colômbia: Ediciones El Exilio, 2015 (Antologia Poetica).

2.
DUBOIS, P. ; CAMPOS, M. E. ; CIFUENTES, A. E ; OLIVEIRA, M. A. C. ; CAMPOS, C. . Ofícios, Poéticas e Epistemologias da Exposição na Exposição Transparências Líquidas da Imagem. Belo Horizonte: Biblioteca da Escola de Belas Artes, UFMG, 2015 (Catálogo de Exposição).

3.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras. A Morte da Arte na Era da Arte. Belo Horizonte: Revista eletrônica Lindonéia Grupo Estratégias da Arte numa Era de Catástrofes, 2012 (Artes Visuais, Revista eletrônica Lindonéia Grupo Estratégias da Arte numa Era de Catástrofes).

4.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras. Um Herói da Quietude. Revista eletrônica Lindonéia Grupo Estratégias da Arte numa Era de Catástrofes, 2010 (Artes Visuais, Revista eletrônica Lindonéia Grupo Estratégias da Arte numa Era de Catástrofes).

5.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras. A PALAVRA DESDOBRADA E A IMAGEM TANTÁLICA (encontros entre o visível, o dizível e o invisível). Três Corações: UNICOR, Universidade do Vale do Rio Verde, Revista Recorte, 2010 (Revista Eletrônica RECORTE).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, C. J. ; BETHONICO, M. ; JESUS, E. A. ; CIFUENTES, A. E . Revisão e parecer do artigo AMOR, MORTE, FOTOGRAFIA para a revista Pós, do PPG-Artes, EBA, UFMG. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CIFUENTES, A. E; SPINELLI, M. ; VALLADARES, M. . Olhar Indiscreto TV PUC Minas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
COSTA, H. ; SEHN, M. M. ; CIFUENTES, A. E . II Seminário Acervos de Arte Contemporânea: A Fotografia Chega ao Museu. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CIFUENTES, A. E; VAZ, A. ; CHARNIZON, M. ; MUNIZ, G. ; DESIMONI, M. ; DORELLA, M. . Curadoria de uma Exposição: A mostra O Inusitado da FOTOTECH MG VI Festival de Fotografia de Tradentes 2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MUNIZ, G. ; DESIMONI, M. ; CIFUENTES, A. E . O Inusitado Flagrado e o Inusitado Construído. O INUSITADO, mostra FOTOTECH VI Festival de Fotografia de Tiradentes FOTO EM PAUTA, 2016. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SIQUEIRA, A. S. ; GUZZO, M. S. L. ; SILVA, G. G. ; Adolfo Enrique Cifuentes . FIF Universidade no contexto do FIF, Festival de Fotografia de Belo Horizonte. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
FRANCA, T. ; HUVEN, P. ; CIFUENTES, A. E ; CORALINE, P. ; FRANCA, C. . Expansões, Contrações e Promiscuidades Fotográficas: Articulações do Fotográfico na Arte Contemporânea. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
CIFUENTES, A. E; SOUZA, V. . Imagens Do Conhecimento. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras; DAVID, P. ; CANCADO, F. ; HAUCK, A. ; FRANCA, T. . Articulacoes da Fotogrfia na Arte Contemporánea. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
MELENDI, M. A. ; CIFUENTES, A. E ; TASCA, F. . Seminário de Pesquisa e Extensão Artes: Escola Guignard. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CIFUENTES, A. E. Foto-Fagias: A fotografia no contexto da Cultura Digital. 2018. .

2.
CIFUENTES, A. E. Foto-Fagias: la fotografia en el contexto de la Cultura Digital. 2018. .

3.
CIFUENTES, A. E; CARVALHO, T. . Fotografia e palavra. 2018. .

4.
Adolfo Cifuentes; FREITAS, V. ; ADVERSE, H. ; FLORES JR, O. ; CECCHINATO, G. . Arte e democracia: O Estético como luta Simbólica pelo Reconhecimento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CIFUENTES, A. E. Fotografias Nômades, Fotografias Histéricas, e outros modelos para pensar o fotográfico). 2017. .

6.
CIFUENTES, A. E; Carantón Sánchez, J. . Educación: Modelos para Armar. Brasil: cambio de paradigmas, un estudio de caso. 2017. .

7.
AHOUAGI, B. O. ; MAFRA, J. S. ; ALBINATI, C. ; COSTA, G. ; CASTRIOTA, L. B. ; VOLPINI, L. ; CIFUENTES, A. E . O que resta da Ditadura. Revista Linonéia #4 do Grupo de Pesquisa Estrategias da Arte na Era das Catátrofes. 2016. (Editoração/Outra).

8.
CIFUENTES, A. E; DURAN, M. ; VILLA, M. . Revista Errata # 15. Performance, Acciones y Activismo. 2016. (Editoração/Outra).

9.
ESPINDULA, A. R. A. ; BARTOLOMEU, A. K. C. ; LEAO, A. ; PEREIRA, A. C. C. ; CONDE Rafael ; FIGUEIREDO, D. R. C. ; CIFUENTES, A. E . Relatórios INA 2015 e planos de Trabalho 2016. 2016. (Membro da Comissão de Pareceres dos Relatórios das Atividades docentes).

10.
CIFUENTES, A. E. Why Cube: Estrategias de Visibilidad del Arte (Bucaramanga, Colômbia). 2015. .

11.
CIFUENTES, A. E. Why Cube: Estrategias de Vissibilidade da Arte (Cúcuta, Colômbia). 2015. .

12.
CIFUENTES, A. E. Hibridaciones y mestizajes: Inserciones de lo Fotográfico en el arte conetemporaneo.. 2015. .

13.
CIFUENTES, A. E. Fotografia na Contemporaneidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
CIFUENTES, A. E; MELENDI, M. A. ; DURAN, M. ; VILLALOBOS, H. A. ; TORRES, J. ; FORERO, Y. H. . POLÍTICAS Y POÉTICAS DE LA PRESENCIA. 2015. (Editoração/Periódico).

15.
LEAO, A. ; BARTOLOMEU, A. K. C. ; BAPTISTA, P. ; COLEHO, L. M. ; CIFUENTES, A. E . Relatórios INA 2014 e planos de Trabalho 2015. 2015. (Membro da Comissão de Pareceres dos Relatórios das Atividades docentes).

16.
CIFUENTES, A. E. Hibridaciones y Mestizajes Fotográficos. 2014. .

17.
CIFUENTES, A. E; MELENDI, M. A. ; OLIVEIRA, L. ; ALBINATI, C. ; RENNO, R. ; MEDINA, C. ; MYRRHA, L. ; COSTA, G. ; PEREIRA, J. S. ; AZEVEDO, M. ; CARVALHO, M. A. O. ; AHOUAGI, B. ; ROCHA, M. ; MARTINS, G. ; AZEVEDO, A. ; TREMONTE, F. ; BURGARELLI, R. ; PENNA, A. . Revista Lindonéia Núm. 3, ARTE e INSURGÊNCIA. Revista do Grupo de Pesquisa Estrategias da Arte na Era das Catástrofes. 2014. (Editoração/Outra).

18.
LEAO, A. ; ESPINDULA, A. R. A. ; BARTOLOMEU, A. K. C. ; CIFUENTES, A. E . Relatórios INA 2013 e planos de Trabalho 2014. 2014. (Comissão de Pareceres dos Relatórios das Atividades docentes).

19.
CIFUENTES, A. E. ; CIFUENTES, A. E . Direção de Fotografia e Cinema: Reflexões. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
CIFUENTES, A. E; MIRE, S. R. A. ; Piedra del Sol, Casa Cultura . Expansiones, Contracciones y Promiscuidades fotográficas. 2012. .

21.
CIFUENTES, A. E; BANCO de la REPUBLICA, Área Cultural . Los Hiper materiales, La Pulsón Fotográfica y Fricciones Museográficas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
CIFUENTES, A. E; Bellas Artes UIS . Teoría de las Artes Visuales. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras. TWILIGHT ZONE: BETWEEN THE WHITE CUBE AND THE BLACK BOX. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras. SPACES FOR GAZING OR THE ARCHITECTURE OF SEEING. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
CIFUENTES, A. E. ARTE, CORPO E ESPAÇO: A REALIDADE COMO ENCENAÇÃO. 2003. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
RODRIGUES, A. ; SILVEIRA, R. V. ; CIFUENTES, A. E . Foto-Topias. 2018. Fotografia.

2.
Adolfo Enrique Cifuentes; PERTUZ, F. . Arte Socialmente Comprometido. 2017. Performance.

3.
CIFUENTES, A. E; CARVALHO, T. ; MAZZUCHELLI, A. ; FRANCA, A. ; FERREIRA, L. . Fotografia e Palavra, Festival de Tiradentes Foto em Pauta 2017. 2017. Fotografia.

4.
CIFUENTES, A. E; DURAN, Mildred . Chants Tristes des Amériques. 2017. Performance.

5.
CIFUENTES, A. E; AMOREIRA, T. . Chants Tristes des Amériques, segmento fotográfico. 2017. Fotografia.

6.
CIFUENTES, A. E; RODRIGUES, A. ; FALIERE, C. ; ARANTES, A. . Afro-Cantigas. 2017. Fotografia.

7.
LIZ, J. ; SILVEIRA, R. V. ; Adolfo Cifuentes ; CARRE, T. ; NAVES, G. . 5X4 Espaço f em parceria com o BDMG Cultural. 2016. Fotografia.

8.
SILVEIRA, R. V. ; CIFUENTES, A. E . Fragmentações e Materialidades Fotográficas. 2015. Instalação.

9.
CIFUENTES, A. E; SILVEIRA, R. V. . Fragmentações e Materialidades Fotográficas. 2015. Fotografia.

10.
CIFUENTES, A. E; SILVEIRA, R. V. . 4X4 no BDMG Cultural. 2015. Fotografia.

11.
MONSALVE, A. ; Adolfo Enrique Cifuentes . Vestígios, exposição da artista Alma Monsalve. 2014. Pintura.

12.
CIFUENTES, A. E; SILVEIRA, R. V. ; CADAVID, N. ; REY, A. ; QUINTERO, G. ; GONZALEZ, B. . Fragementaciones. ARTISTAS DE SANTANDER / PUNTO DE ENCUENTRO / BARICHARA / NOV 2014. 2014. Fotografia.

13.
CIFUENTES, A. E; SILVEIRA, R. V. . Barichara Punto de Encuentro III: Maestros Santandereaos. 2014. Fotografia.

14.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras; SILVEIRA, R. V. ; EBA, A. F. B. ; MOREIRA, L. R. . Namoradeir@s. 2013. Fotografia.

15.
CIFUENTES, A. E; SILVEIRA, R. V. . Reciclagens: Fotografia e Instalação. 2013. Fotografia.

16.
Adolfo Enrique Cifuentes; Piedra del Sol, Casa Cultura ; MIRE, S. R. A. ; MORA, A. F. . III SALÓN DE ARTE MIRE. 2012. Fotografia.

17.
Adolfo Enrique Cifuentes; Gélvez, M. A. G. . Expansiones, Contracciones y Promiscuidades Fotográficas. 2012. Fotografia.

18.
Adolfo Enrique Cifuentes. In Corpus Hominis. 2011. Desenho.

19.
Adolfo Enrique Cifuentes. 2011. Invitado Bienal Internacional de Arte DesdeAquí, Bucaramanga, Agosto-Septiembre de 2011.. 2011. Instalação.

20.
CIFUENTES Porras Adolfo Enrique ; CIFUENTES, A. E ; Outros: Exposição Coletiva . Dialogues. 2009. Instalação.

21.
CIFUENTES, A. E. Matrimonio e Mortaja (Performance-Instalação). 2006. Outra.

22.
CIFUENTES, A. E. Realízame un Sueño (Vídeo-Instalação). 2004. Outra.

23.
CIFUENTES, A. E; Elaboração comunitária . Fotografía Colombiana Contemporánea. 2003. Fotografia.

24.
CIFUENTES, A. E; Outros: Exposição Coletiva . Geografias do Sentir. 2003. Outra.

25.
CIFUENTES, A. E; Outros: Exposição Coletiva . V Festival Internacional de Performance, Cali, Colômbia.. 2002. Outra.

26.
CIFUENTES, A. E; Outros: Exposição Coletiva . PRIMER SALÓN NACIONAL DE LA PALMA. Sala de Exposiciones de la Biblioteca Virgilio Barco en Bogotá. Museo de Arte Moderno de Bucaramanga.. 2002. Desenho.

27.
CIFUENTES, A. E; Outros: Exposição Coletiva . Proyecto MAPA, Cámara de Comercio de Bucaramanga.. 2002. Desenho.

28.
CIFUENTES, A. E; Elaboração comunitária . A Ficção de Si Mismo. 2001. Outra.

29.
CIFUENTES, A. E; Outros: Exposição Coletiva . A Experiência Cognitiva nas Artes. 2001. Fotografia.

30.
CIFUENTES, A. E; Elaboração comunitária . Projeto Identidade. 2000. Outra.

31.
CIFUENTES, A. E. VII Salões Regionais de Colcultura. ARQUEOLOGIA PESSOAL E OS ROSTOS DOS OUTROS. 1995. Instalação.

32.
CIFUENTES, A. E. II Salón Domingo Moreno Otero. Obra:El Viajero y su Sombra. 1994. Instalação.

33.
CIFUENTES, A. E. Aislamiento (Performance-Instalação). 1993. Outra.

34.
CIFUENTES, A. E; Fotógrafo Freddy Barbosa . Exposição SED COLOR. 1993. Fotografia.

35.
CIFUENTES, A. E. Dieta Para um Artista Pintor (Performance). 1993. Outra.

36.
CIFUENTES, A. E. Pintura-Pintura. 1993. Pintura.

37.
CIFUENTES, A. E; Gerardo Arenas . Con mi Música a Otra Parte. 1992. Pintura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CIFUENTES, A. E; CIFUENTES Porras Adolfo Enrique . Desde Aqui, Bienal Internacional de Arte de Bucaramanga. Instalação e desenho In Corpus Hominis. 2011.

2.
CIFUENTES, A. E. IN CORPUS HOMINIS. 2011.

3.
CIFUENTES, A. E. Ficciones Museográficas y la Muerte del Arte en al Era del Arte. 2011 (Seminário Oficina).

4.
CIFUENTES, A. E. ARTE E INDEPENDENCIA. 2010.

5.
CIFUENTES Porras Adolfo Enrique ; CIFUENTES, A. E . Projeto Identidade na cidade de Joinville, Brasil. 2009.

6.
CIFUENTES, A. E; BURELL, A. . Dailogues. PIVA Project Final Exhibition, Indiana, EUA. 2008.

7.
Outros: Exposição Coletiva ; Jorge Torres ; CIFUENTES, A. E . Puentes de Azucar. Encuentro Binacional Cuba-Colômbia. 2008.

8.
CIFUENTES, A. E. ARTISTAS SANTANDEREANOS DA DÉCADA DE 1990. 2002.

9.
CIFUENTES, A. E. IX Salao Regional de Artistas. 2001.

10.
CIFUENTES, A. E; Elaboração comunitária . Projeto Identidade na Bienal de Arte da Habana. 2000.

11.
CIFUENTES, A. E; Elaboração comunitária . Projeto Identidade na Bienal de Cuenca. 2000.

12.
CIFUENTES, A. E; CIFUENTES Porras Adolfo Enrique . Identity Project, Jakarta, Indonesia. 2000.

13.
CIFUENTES, A. E. Terceira Mostra Itinerante Santandereana. 1996.

14.
CIFUENTES, A. E. VERTIENTES. 1994.

15.
CIFUENTES, A. E. Dos Propostas Dois Artistas Quarta Bienal 1994. 1994.

16.
CIFUENTES, A. E. II Salón Domingo Moreno Otero. Obra EL VIAJERO Y SU SOMBRA. 1994.

17.
CIFUENTES, A. E; Jaime Iregui . PROYECTO TANDEM. 1994.

18.
CIFUENTES, A. E. I Salón Domingo Moreno Otero. Obra:CUBRIMIENTO. 1993.

19.
CIFUENTES, A. E. FOTOGRÁFICA 1. 1993.

20.
CIFUENTES, A. E; Fotógrafo Freddy Barbosa . SED COLOR. 1993.

Demais trabalhos
1.
CIFUENTES, A. E. A Morte da Arte na Era da Arte. 2011 (Seminário A Morte da Arte na Era da Arte) .

2.
CIFUENTES Porras Adolfo Enrique ; CIFUENTES, A. E . Ficções Museográficas e A Morte da Arte na Era da Arte. 2011 (OFICINA E SEMINARIO) .

3.
CIFUENTES, A. E. Realízame un Sueño. 2005 (OFICINA E SEMINARIO Realízame un Sueño) .

4.
CIFUENTES, A. E. Arte, Corpo e Espaco. A Realidade como Escenario. 2004 (OFICINA E SEMINARIO Arte, Corpo e Espaco. A Realidade como Escenario) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BRISOLA da Cunha, G.; Adolfo Enrique Cifuentes; BARTOLOMEU, A. K. C.; GUIMARAES, C. G.. Participação em banca de BRISOLA da Cunha, G. (Gabriel Brisola da Cunha). O Rio Atrai os Sonhadores, Sonho e Devir em Sleeping by the Mississippi. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Artes PPG-Artes EBA) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
BARROS, J. M. P. M.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Mariana Fonseca Laterza. A Cidade como Morada Expandida: Derivas em Belo Horizonte e Experiências Estéticas em Gravura. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
HUCHET, S.; MARQUEZ, R. M.; Adolfo Cifuentes. Participação em banca de Gabreil de Sousa Castro. As Práticas Fotográficas da Arte como Mediação Crítica com o Espaço Construido. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
TASCA, F.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Tiago Ferreira Pereira. Portfólio X e o discurso dos prazeres proibidos. 2015. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação lato sensu Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
CAMPOS, M. E.; GOULART, F.; Adolfo Enrique Cifuentes. Participação em banca de Maria Luisa Ferreira Fonseca. Os Não Lugares das Imagens Urbanas. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Artes PPG-Artes EBA) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
MELENDI, M. A.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Bruno Elias Gomes de Oliveira. Outras formas de ser em comum na arte latino-americana. 2014. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação lato sensu Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
LACERDA, J. A.; TURRER, D.; CASANOVA, V.; TOFANI, W. P.; Adolfo Enrique Cifuentes Porras. Participação em banca de Juliana Andrade de Lacerda. O Tempo Anacrônico nos Atlas de Warburg e Richter. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
CARVALHO, M. A. O.; Adolfo Enrique Cifuentes; PEREIRA, C. M.. Participação em banca de Rhadra Serra Calache. Palomar de Italo Calvino e Apaxionado Thomas de Pierre Renders, entre silêncios e afins, o mínimo vital. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

Teses de doutorado
1.
CIFUENTES, A. E; MELENDI, M. A.; SILVA, M. O. S.; BERNARDES, N. M.. Participação em banca de Alice Costa Souza. Monumentos da Barbárie: arte, resistência e memórias da ditadura civil-militar. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MELENDI, M. A.; MIRANDA, W. M.; JESUS, E. A.; STARLING, H. M. M.; ANJOS JUNIOR, M. T. R.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Júlia Maia Rebouças. Eis a Arte: a Atuação do Crítico, Curador e Artista Federico de Morais. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MELENDI, M. A.; CIFUENTES, A. E; CASTRIOTA, L. B.. Participação em banca de Juliana Silveira Mafra. O amargo humor da Arte Contemporânea. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
MELENDI, M. A.; AZEVEDO, M. C. D.; HILL, M.; MIGUEL, S. B.; CIFUENTES, A. E; CASTRIOTA, L. B.. Participação em banca de Andréa Maria da Costa Lanna. Lugar Possível: 1985/1995 As Artes Plásticas em Belo Horizonte. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
RESENDE, D. M. M.; VIGIDAL, L. A.; HILDEBRANDO, A. B.; SANTOS, A. E. C.; MESQUITA, C. C.; Adolfo Enrique Cifuentes. Participação em banca de Douglas Mosar Morais Resende. O espaço comum na prática do filme documentário: memórias de uma comunidade de cinema. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
GUIMARAES, C. G.; BARTOLOMEU, A. K. C.; BRASIL, A. G.; Adolfo Enrique Cifuentes; LISSOVSKY, M.; SILVA, J. B. P. S. E.. Participação em banca de ANA CAROLINA LIMA SANTOS. Da inter-relação entre fotodocumentário e fotomontagem: a experiência de Pedro Meyer no projeto Truths & fictions. 2014. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
KRAISER, M.; BARTOLOMEU, A. K. C.; CIFUENTES, A. E; OLIVEIRA, M. C. D.; CUOTO, R. C.. Participação em banca de Luis Moraes Coelho. Fotografia e(m) Movimento. Poéticas da Locomoção na Fixidez da Imagem. 2012. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
Adolfo Enrique Cifuentes; FALCI, C. H. R.; GUIMARAES, C. G.; FRANCA-HUCHET, P. D.. Participação em banca de Rubens Venâncio. Superficies Imaginadas: Fotografia, Memoria e Objeto Técnico. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MELENDI, M. A.; FREITAS, M. C.; CASTRIOTA, L. B.; Adolfo Enrique Cifuentes. Participação em banca de Alice Costa Souza. Monumentos da Barbarie. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
MELENDI, M. A.; GOMIDE, A. C.; FREITAS, M. C.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Juliana Silveira Mafra. O Humor na Arte Contemporânea. 2014.

4.
MELENDI, M. A.; CAMPOS, M. E.; AZEVEDO, M.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Ariel Ferreira Costa. O Romântico Contemporâneo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
Adolfo Enrique Cifuentes; LAGE, C. F.; BARROS, J. M. P. M.; PIMENTEL, L. G.. Participação em banca de Mariana Fonseca Laterza. A Cidade como Morada Expandida: Deriva em Belo Horizonte e Experiências Estéticas em Gravura e Fotografia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Estricto Sensu em Artes, UEMG) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
HUCHET, S.; HILLA, M. S.; TURRER, D.; MIRANDA, M. E. M.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Leandro Gonçalves Lança. Márcia X e a profanação sagrada de Desenhando com Terços. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Artes PPG-Artes EBA) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
FRANCA-HUCHET, P. D.; BARTOLOMEU, A. K. C.; CIFUENTES, A. E; CAMPOS, M. E.. Participação em banca de Filipe Freitas Chaves. O fotógrafo e o rio: a fotografia como memória às margens do Velho Chico. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Artes PPG-Artes EBA) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
BRISOLA da Cunha, G.; CADOR, A. B.; BARTOLOMEU, A. K. C.; GUIMARAES, C. G.; Adolfo Cifuentes. Participação em banca de Gabriel Brisola da Cunha. Sleeping by the Mississippi: sonho e devir no Centro-Oeste estadunidense. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Artes PPG-Artes EBA) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
MELENDI, M. A.; JESUS, E. A.; CIFUENTES, A. E; MIGUEL, S. B.. Participação em banca de Jairo Dos Santos Pereira. Truques, Tramoias, trapaças, happenings e o quase-cinema: sobre o regime do real e o contraditório.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Artes PPG-Artes EBA) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
CAMPOS, M. E.; MACHADO, M. M.; ALMEIDA, B. V.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Maria Luisa Ferreira Fonseca. Os Não Lugares das Imagens Urbanas. 2015.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PACELLI, E.; AZEVEDO, P.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Lucas Braga.Olhares ​ ​Suspensos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CIFUENTES, A. E; POMPERMAYER, M. M.. Participação em banca de Camila Passos Carregal.A Relação das Mídias Digitais no Processo Criativo da Moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
CAMPOS, M. E.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Luis Ojima.(In) Comfomidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Artes Gráficas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SANTIAGO, L.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Laiz Careli Mendes Leal.O papel das roupas na construção da identidade de gênero. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
CAMPOS, M. E.; GOULART, F.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Lais Rodrigues Moreira.Nós: diálogos com os vizinhos ciganos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Desenho e Plástica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
PIMENTEL, L. G.; ARAUJO, T. C.; Adolfo Enrique Cifuentes. Participação em banca de Lívia Tolentino Amorim.Corporeidades. O Diálogo da Pele. 2015.

7.
CADOR, A. B.; Adolfo Enrique Cifuentes; CAMPOS, M. E.. Participação em banca de Érica Si.Do Corpo Branco ao Transfigurado: Fluxos Contínuos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
DRUMMOND, M.; CAMPOS, M. E.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Victória Baptista Arenque M Dos Santos.O Outro Através, Práticas para Olhar e não ser Visto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Artes Gráficas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
AZEVEDO, M.; CIFUENTES, A. E. Participação em banca de Rômulo Olhõa Goulart.Mergulhar, Emergir: Estudo Sobre a Transposição da Fotografia para a Pintura.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Pintura) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MELENDI, M. A.; CIFUENTES, A. E. Processo de Seleção Simplificado para designação de professores UEMG. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
CIFUENTES, A. E. Concurso Público da UEMG para as áreas. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
CIFUENTES, A. E; CRISTOFARO, V. F.. concurso para Professor Assistente em Fotografia do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design da UFJF. 2013. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Outras participações
1.
BAPTISTA, P.; LEAO, A.; CIFUENTES, A. E. Banca Examinadora na Seleção do Programa de Monitoria na área de Fotografia. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CHARNIZON, M.; CIFUENTES, A. E; VAZ, A.; MUNIZ, G.; DESIMONI, M.. O INUSITADO, mostra FOTOTECH VI Festival de Fotografia de Tiradentes FOTO EM PAUTA, 2016. 2016. Clube Fotográfico FOTOTECH ? Regional MG.

3.
SALAMANCA, O.; ALMEIDA, R.; CIFUENTES, A. E. Nio-Muestra Internacional de Video Experimental. 2014. Universidad Tecnológica de Pereira.

4.
CIFUENTES, A. E; BUITRAGAO, L. A.; ASSUNCAO, F.. Diferença, Diversidade e Inclusão. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
AZEVEDO, P.; HILL, M.; FRANCA, T.; Adolfo Enrique Cifuentes Porras. Isso Não é uma Exposição (Nem um Pedaço de Cubo Branco). 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
HILL, M.; PACELLI, E.; COLEHO, L. M.; BICKEL, C. G.; Adolfo Enrique Cifuentes Porras. In Situ, Mostra Anual de alunos da Escola de Belas Artes, UFMG. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
CIFUENTES, A. E.; BETHONICO, M. M.; CIFUENTES Porras Adolfo Enrique; CIFUENTES, A. E. XX Semana da Iniciação Científica (Bolsas de Iniciação Científica para estudantes). 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras; MORA, A. F.; VILLAMIZAR, G. A.. Salón de Arte MIRE. 2012. Casa de la Cultura Piedra del Sol.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
foto em Pauta 2018. Festival de fotografia de Tiradentes.Sobressaturações e Foto-Fagias: Estéticas Fotográficas no Universo das Proliferações Digitais. 2018. (Outra).

2.
FotoTopias, Encontro com os artistas. Fotografia, Corpo, Espaço. 2018. (Exposição).

3.
I Feira da Imagem e do Som. International Pinhole Day, Dia Internacional da C[amera de Furinho. 2018. (Feira).

4.
X Congresso Nacional da Associação Brasileira de Hispanistas.A Representação da Realidade: Tensões Inerentes ao Gênero Documental: um Estudo de Caso na história do cinema colombiano.. 2018. (Seminário).

5.
Fast Forward 2 International Network Researching Women in Photography, Brazil.THE FIRST RESEARCH WORKSHOP AT UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. 2017. (Simpósio).

6.
Foto em Pauta 7 (2017) Festival de Fotografia de Tiradentes.Fotografia e Arte Contemporânea: Relações Estratégicas.. 2017. (Outra).

7.
II Encontro Entre TELAAs.A forma, o suporte Tela. 2017. (Encontro).

8.
PréSsences la performance en Colombie.L'Art de la Présence. 2017. (Seminário).

9.
Seminário Arte Educar: Narrativas de Si e Aprendizagem Biográfica.Organização da exposição da artista Alexandra Simões Poéticas da Luz no Espaço f como atividade de apoio ao Seminpario. 2017. (Seminário).

10.
Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens (SPACL), U. F. de Juiz de Fora, U, UFJF.Dentro, Fora e de Volta ao Cubo Branco. Estratégias e Plataformas de Visibilidade da Arte. 2017. (Seminário).

11.
Seminário ProfArtes UFMG 2017.Espaço!Aberto!! ?Composição: Imagem !Som, Palavra?. 2017. (Seminário).

12.
Foto em Pauta, Festival de Fotografia de Tiradentes 2016.A FOTOGRAFIA NO CONTEXTO DA ARTE CONTEMPORÂNEA. 2016. (Outra).

13.
O Borboletar do Método. I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem ? NINFA_UFMG. Narrativas Foto-Textuais: apresentação interdisciplinar com Tida Carvalho. Articulações entre Fotografia e a Palavra. 2016. (Congresso).

14.
O Borboletar do Método. I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem ? NINFA_UFMG.Pós-Fotografia ou a Fotografia Depois do Paradigma Jornalístico?. 2016. (Outra).

15.
V Jornada Intermidia.Poesia de exposição em parceria com a Prof. Tida Carvalho (UEMG). 2016. (Outra).

16.
Bucaramanga, Con las Salas Abiertas, Festival de Arte.Esos Varios Lugares de lo Fotográfico. 2015. (Outra).

17.
Foto em Pauta, Festival de Fotografia de Tiradentes.Materiailidades e Imaterialidades Fotográficas. 2015. (Simpósio).

18.
HABEAS DATA, Residência de Arte Contemporáneo.Memoria, archivos, documentación, inscripción en Arte. 2014. (Outra).

19.
Simpósio Internacional: Imagem, Cultura Visual e História da Arte.Atlas de Aby Warbug e Gerhard Richter: A temporalidade Histórica como Fissura (em colaboração e co-autoria com Juliana Andrade). 2012. (Simpósio).

20.
XIII CONGRESO COLOMBIANO DE HISTORIA. Sete Olhares à Imagem: De Leonardo aos Videogames: Cinco Séculos de Visualidade em Ocidente. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, A. ; MAUES, D. ; MACEDO, R. ; DIETZE, G. ; HEEREN, P. ; BARTOLOMEU, A. K. C. ; CIFUENTES, A. E . Foto-fagias A fotografia no contexto da Cultura digital. 2018. (Exposição).

2.
BRISOLA da Cunha, G. ; Adolfo Cifuentes . Migalhas. 2018. (Exposição).

3.
MAZZETTI, G. ; Adolfo Enrique Cifuentes . Anarcolagem. 2018. (Exposição).

4.
AMOREIRA, T. ; CIFUENTES, A. E ; BURGARELLI, R. ; MAZIERES, C. . Tela sobre Tela. 2018. (Exposição).

5.
HERRERA RUGELES, C. ; CIFUENTES, A. E . Farol do Catatumbo. 2018. (Exposição).

6.
QUEVEDO, T. ; CIFUENTES, A. E . Craquelar-se. O prenúncio do Sublime. 2018. (Exposição).

7.
CIFUENTES, A. E; SANCHEZ, M. . Espejo del Taller. 2018. (Exposição).

8.
CIFUENTES, A. E; RUOSO, C. ; FRONER, Y. ; LAGOS, I. . Notas de Viagem. 2018. (Exposição).

9.
CIFUENTES, A. E; MARTINS, S. R. . Alforria, Sérgio Roberto Martins. 2018. (Exposição).

10.
CIFUENTES, A. E; RODRIGUES, A. ; MAUES, D. ; HEEREN, P. ; DIETZE, G. ; MACEDO, R. ; MALACHIAS, A. ; ZIG, F. ; CUNHA, D. . Foto-Fagias: a fotografia no contexto da cultura digital. 2017. (Exposição).

11.
CIFUENTES, A. E; Giselle M ; OLIVEIRA, I. ; LAGOS, I. M. ; COELHO, L. M. ; HUVEN, P. ; WEIL, R. . Questão de Tempo. 2017. (Exposição).

12.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras; MAZZUCHELLI, A. ; FRANCA, A. ; FRANCA, C. ; FERREIRA, L. ; DOLABELA, M. ; Gyeongmi Ma J. ; CARVALHO, Tida. . Fotografia e Palavra, Poesia e Imagem. 2017. (Exposição).

13.
Adolfo Cifuentes; FALIERE, C. ; RODRIGUES, A. ; ARANTES, A. ; OLIVEIRA, K. ; BOECHAT, G. . Al-Quimias, Fotossensibilidades e Impossibilidades. 2017. (Exposição).

14.
SIQUEIRA, A. S. ; CIFUENTES, A. E . Poéticas da Luz: exposição de objetos fotográficos.. 2017. (Exposição).

15.
SARAIVA, M. S. ; STERING, G. ; KARAM, N. ; CIFUENTES, A. E . ?D´Água e Lama? Espetáculo de dança e Exposição fotográfica. 2017. (Exposição).

16.
VIEIRA, D. ; RODRIGUES, A. ; CIFUENTES, A. E . Varal de Memórias Exposição de fotografias de Adaiany Rodrigues e Dea Vieira. 2017. (Exposição).

17.
VIEIRA, M. ; VIEIRA, D. ; RODRIGUES, A. ; CIFUENTES, A. E . Da Lona ao Pai Tomas: A história do Cabana contada por seus primeiros moradores", filme documentário.. 2017. (Outro).

18.
SILVEIRA, R. V. ; SANTOS, S. ; SAGNY, L. ; Adolfo Enrique Cifuentes ; COSTA NETO, C. ; FRANCA, C. ; CHAVES, F. ; NADALIN, C. ; CASTRO, G. . As Cidades e as Memórias. Foto Em Pauta. 2016. (Exposição).

19.
MELENDI, M. A. ; SOUZA, A. C. ; MAFRA, J. S. ; ALBINATI, C. ; Adolfo Cifuentes . O que resta da Ditadura. II Seminário de Pesquisa Grupo Estrategias da Arte Numa Era de Catástrofes. 2016. (Outro).

20.
AMARANTE, B. G. ; BAGETTI, A. C. ; LACERDA, J. A. ; SOUZA, R. P. ; CIFUENTES, A. E . Friccionando o Cubo Branco. 2016. (Exposição).

21.
FALIERE, C. ; FRANCA, T. ; SIQUEIRA, A. S. ; CIFUENTES, A. E . III Mostra NiL de Fotografia Pinhole. 2016. (Exposição).

22.
CIFUENTES, A. E; PAOLIELLO, D. ; CABALLERO PIZA, L. ; CAMPOS, W. R. ; NAZARETH, P. ; ARAUJO, V. . FotgrAções. Fotografia, Corpo, Ação. 2016. (Exposição).

23.
CIFUENTES, A. E; MENDES, E. ; CARVALHO, Tida. ; DOLABELA, M. ; FRANCA, A. ; MAGNANI, A. ; FERREIRA, L. ; AMOREIRA, T. ; XICAO, X. ; MA, J. G. . Fotografia e Palavra. Inserções Fotográficas & Visualidades Poéticas: Poesia, Imagem,. 2016. (Exposição).

24.
CIFUENTES, A. E; BARTOLOMEU, A. K. C. ; BARBEITO, Andrés L ; BRISOLA da Cunha, G. ; CAMPOS, W. R. . FOTOGRAFIAS NÔMADES A Fotografia para além dos seus limiares. 2016. (Outro).

25.
Adolfo Enrique Cifuentes; BAPTISTA, P. . TOPO-FOTÓLOGOS | PAISAGENS E TERRITÓRIOS. 2016. (Exposição).

26.
COSTA, H. ; SEHN, M. M. ; CIFUENTES, A. E . A Fotografia Moderna Chega ao Museu os "Estudos Modernos" de Thomaz Farkas. 2016. (Outro).

27.
CARVALHO, T. ; CAMPOS, M. E. ; FERNANDINO, F. J. ; SEGANTINI, V. C. ; Lommez, Gomes R. ; CIFUENTES, A. E . FORTALECER A CULTURA DA EXPOSIÇÃO, Seminário. 2016. (Outro).

28.
DUBOIS, P. ; CAMPOS, M. E. ; FALCI, C. ; CIFUENTES, A. E ; MUNOZ, O. ; FRANCA-HUCHET, P. D. . As Transparências Líquidas da Imagem. 2015. (Exposição).

29.
CIFUENTES, A. E; CHAPARRO, C. . Cesar Chaparro: 4 décadas, quatro fazes. 2015. (Exposição).

30.
GOULART, F. ; DORIA, C. ; GALERY, L. ; CIFUENTES, A. E . Poeticas do Habitar. 2015. (Exposição).

31.
NAZARETH, P. ; CIFUENTES, A. E . Paulo Nazareth: O Homem 100 Cabeças. 2015. (Exposição).

32.
LOPEZ, E. ; FLOREZ, M. ; BUITRAGO, L. ; MARINA RB ; RODRIGUES, A. ; SERRANO, C. ; CIFUENTES, A. E . Foto-Diversidades. Bucaramanga, Colômbia. 2015. (Exposição).

33.
CIFUENTES, A. E. Foto-Diversidades. Belo Horizontes, Brasil. 2015. (Exposição).

34.
CIFUENTES, A. E; NADALIN, C. ; MALACHIAS, A. ; FRANCA, C. ; SILVEIRA, R. V. ; COSTA NETO, C. ; BICALHO, M. C. ; SANTOS, S. ; CHAVES, F. ; SAGNY, L. ; CASTRO, G. ; GUIMARAES, G. . As Cidades e As Memorias. 2015. (Exposição).

35.
RODRIGUES, A. ; CIFUENTES, A. E ; CASTRO, I. ; ROQUE, M. ; BONGIR, L. ; SALDANHA, P. H. ; MOSLI, S. ; SOUSA, V. T. . DAR-A-VER: Pesquisas Fotográficas em Andamento. 2015. (Exposição).

36.
FRANCA, T. ; CASTILHO, J. ; NEVES, E. ; Adolfo Enrique Cifuentes . III SEMANA DA FOTOGRAFIA DE BELO HORIZONTE. 2014. (Festival).

37.
MONSALVE, A. ; Adolfo Enrique Cifuentes Porras . Vestígios, exposição da artista Alma Monsalve. 2014. (Exposição).

38.
BAPTISTA, P. ; CIFUENTES, A. E . Paisagens da Serra do Espinhaço do fotógrafo mineiro Paulo Baptista. 2014. (Exposição).

39.
Adolfo Enrique Cifuentes; FALIERE, C. ; NADALIN, C. . Al-Químicos-Estenopeica International Pinhole Day. 2014. (Exposição).

40.
SALAMANCA, O. ; ALMEIDA, R. ; Adolfo Enrique Cifuentes . NIO 3, MUESTRA INTERNACIONAL DE VÍDEO ARTE, versión 2014. 2014. (Festival).

41.
CIFUENTES, A. E; MACHALA, G. ; RAMOS, I. M. . Mostra de Fotografia EBA 2014. 2014. (Exposição).

42.
CIFUENTES, A. E; MARKOWSKI, E. J. . Fetiche-Afiche. 2014. (Exposição).

43.
CIFUENTES, A. E; BUITRAGAO, L. A. ; ASSUNCAO, F. . Diversidade, Inclusão e Diferença: Primeira Mostra Fotográfica na Semana do Servidor UFMG. 2014. (Exposição).

44.
CIFUENTES, A. E; MARKOWSKI, E. J. ; MARTINS, G. . Programa Mercosul de mobilidde docente DOCENTE ESCALA DOCENTE. 2014. (Outro).

45.
CIFUENTES, A. E; RÍOS, Malagón Edgar . Expo-En-Valise. 2013. (Exposição).

46.
Adolfo Enrique Cifuentes. Isso Não é uma Exposição (Nem um Pedaço de Cubo Branco) Mostra Anual de atividades em Fotografia ? EBA. 2013. (Exposição).

47.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras; BAETA, P. ; BERNARDO, R. O. ; REIS, M. ; AUROBINDO, C. S. . ROLF GELEWSKI ? a vida e a dança como oração. 2013. (Exposição).

48.
ALVARENGA, A. L. ; BAETA, P. ; Adolfo Enrique Cifuentes Porras . VI Reunião Científica do ABRACE, Associação Brasileira de Pesquisa e Pós- Graduação em Artes Cênicas. 2013. (Exposição).

49.
MIRE, S. R. A. ; CIVIS, F. ; CIFUENTES, A. E ; MORA, A. F. ; VILLAMIZAR, G. A. . III Salón de Arte MIRE. 2012. (Exposição).

50.
CIFUENTES, A. E; Yara Ferreira Clüver . ANATOMIA COMPARADA. 2010. (Exposição).

51.
CIFUENTES, A. E. SALA VENTILADA: Artistas emergentes de várias regiões da Colômbia.. 2003. (Exposição).

52.
CIFUENTES, A. E. Meridianos e Paralelos: A pintura na última década. 2003. (Exposição).

53.
CIFUENTES, A. E. CON?CÉNTRICOS Y EX?CÉNTRICOS Programa de Novos Nomes. 2002. (Exposição).

54.
Juan Alberto Gaviria ; CIFUENTES, A. E . INTERCÂMBIOS AMERICANOS. 2001. (Outro).

55.
COLOMBIA, M. C. ; CIFUENTES, A. E . Primeros Premios Salones Regionales y Nacionales 1940-1998. 2000. (Exposição).

56.
CIFUENTES, A. E. Cámara Ardiente: Exposicao Individual do artista Ricardo Alipio Vargas. 2000. (Exposição).

57.
CIFUENTES, A. E; Lucila González Aranda ; Francisco Centeno . COLEÇÕES MEMÓRIA COLETIVA. 1999. (Exposição).

58.
CIFUENTES, A. E; Lucila González Aranda ; Francisco Centeno . Colecciones Memoria Colectiva. 1999. (Exposição).

59.
CIFUENTES, A. E. ARTE e FUNÇÃO. 1998. (Concurso).

60.
CIFUENTES, A. E; Lucila González Aranda . XEQUE-MOTO. Pinturas del artista santandereano Carlos Eduardo Serrano. 1998. (Exposição).

61.
CIFUENTES, A. E. PROJETO DA CINEMATECA MUNICPAL. 1998. (Exposição).

62.
CIFUENTES, A. E. ROJO SOBRE ROJO I SALÓN JOHNNIE WALKER DE LAS ARTES. 1998. (Exposição).

63.
Luís Caballero ; CIFUENTES, A. E . SIN TÍTULO (Luís Caballero, La Camara del Amor). 1998. (Exposição).

64.
CIFUENTES, A. E. ESSÊNCIAS, Produção recente do artista Augusto Vidal. 1997. (Exposição).

65.
CIFUENTES, A. E. Jano: La Mirada atrás y la Mirada Adelante. 1997. (Exposição).

66.
CIFUENTES, A. E. OFERTORIO: HOMENAGEM AO PINTOR ÁLVARO SALAMANCA.. 1997. (Exposição).

67.
CIFUENTES, A. E. VIII SALÕES REGIONAIS DE COLCULTURA. 1997. (Exposição).

68.
CIFUENTES, A. E. CIDADE: ESPACO DO HOMEM. 1997. (Exposição).

69.
CIFUENTES, A. E; Elaboração comunitária . ARTE-MOVIL. 1996. (Exposição).

70.
Francisco Bustamante ; CIFUENTES, A. E . DESPLAZAMIENTOS: Obra plástica do artista Francisco Bustamante. 1996. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Wagner Pires PINA. NUDEZ ARTÍSTICA E SOCIEDADE: preconcepções e problemáticas. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Artes PPG-Artes EBA) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Lila Daniela Gaudêncio. Territórios em papel: o coletivo gráfico em moedas sociais. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Artes PPG-Artes EBA) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Isadora Bellavinha Maciel. Transdizer o não dito: A transcriação intersemiótica de Maria Gabriela Llansol. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de pós-graduação em Artes PPG-Artes EBA) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Ícaro Moreno Ramos. TOCAR A CARNE DAS IMAGENS INVISÍVEIS. Um estudo sobre as potencialidades da imagem latente. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Artes PPG-Artes EBA) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Gabriel Brisola. Procurando Alec Soth. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Artes PPG-Artes EBA) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
DIRCEU DA COSTA MAUES. (DES)CONSTRUÇÃO DO DISPOSITIVO FOTOGRÁFICO: O USO DE TECNOLOGIAS E PRÁTICAS OBSOLETAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA POÉTICA CONTEMPORÂNEA. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Leticia Barbeito Andrés. Prácticas fotográficas contemporáneas de Latinoamérica. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doctorado en Artes) - Universidad Nacional de La Plata, Universidad Nacional de La Plata. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
thiago amoreira. Inserções do fotográfico na Arte Contemporânea: Expansões, Contrações e Promiscuidades Fotográficas. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Adainy Jennifer Duarte Rodrigues. Estrategias de Visibilidade da Arte: os Ofícios da Exposição. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Braga. Olhares ​ ​Suspensos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

2.
Camila Passos Carregal. A Relação das Mídias Digitais no Processo Criativo de Moda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de Moda) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

3.
Bárbara Beatriz Vilaça Freitas. Conectada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

4.
Francisco Costa. Eu, você, nós, Investigações sobre a Identidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

5.
Cindy Luiza Dória Lopes Machado. O Ato Foto-Educativo: Fotografar para Pensar o Mundo e a Imagem.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

6.
Marcos Aurélio Nunes de Morais. Imagens de um filme inexistente: O trailer como obra autoral. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Cinema de Animação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

7.
Rosceli Vita Silveira. A Pintura e a Paisagem: o Interior e o Exterior. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Pintura) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

8.
Wilson Jair Barrios Rico. Galán El Comunero. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Elaboração Final de Projeto) - Universitaria de Investigación, UDI. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

9.
Néstor Sáenz Jaimes, Bernardo Vargas Gómez. Corto animado: revolución de los comuneros, la historia no narrada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Desing Gráfico) - Universitaria de Investigación, UDI. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

10.
Maira Gisella Reina Miranda, Karen Bayona Suarez. Construcción de identidad: mitos virtuales de la zona andina Colombiana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Desing Gráfico) - Universitaria de Investigación, UDI. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

11.
Juan Sebastián Reyes. El Cóndor Emblemático: narración digital ilustrada de los valores autóctonos de arraigo cultural. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Desing Gráfico) - Universitaria de Investigación, UDI. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

12.
Adriana Marcela Gamboa Cáceres, Oswaldo Hernández Otalvora. Bitácora digital ilustrada: vida y obra de las mujeres libertarias Colombianas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Desing Gráfico) - Universitaria de Investigación, UDI. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

13.
Jonathan Traslaviña Marín, Herbert Daniel Romero Ramírez. Corto animado de la leyenda de la Mancarita. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Desing Gráfico) - Universitaria de Investigación, UDI. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

14.
Andrey Ortiz Velasco. Bitácora digital ilustrada en el tranvía, un medio de transporte de arraigo en la memoria. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Desing Gráfico) - Universitaria de Investigación, UDI. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

15.
María Andrea Gómez, Ana Carolina Peralta. Rescate de elementos iconográficos de la ciudad de Bucaramanga a partir de una construcción propia de la Filatelia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Faculdade de Desing Gráfico) - Universitaria de Investigación, UDI. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

Iniciação científica
1.
Thiago Moreira Faria. ESCRITO NO ROSTO: ARTICULAÇÕES ENTRE FOTOGRAFIA, PALAVRA E IMAGEM. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

2.
Mariana Carvalho Tanuri Roque. Why Cube: Estrategias de Vissibilidade da Arte. Ficções Museográficas: o Museu, o fomato exposição como estrategias narrativas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro-Reitoria de Pesquisa da UFMG. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.

3.
Adaiany Jennifer Duarte Rodrigues. Promiscuidades Fotográficas: uma Imagem de Mim, Meu Corpo em Diálogo com o Mundo. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais - Artes Gráficas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Adolfo Enrique Cifuentes.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CIFUENTES, A. E. ; CIFUENTES, A. E . Direção de Fotografia e Cinema: Reflexões. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras. TWILIGHT ZONE: BETWEEN THE WHITE CUBE AND THE BLACK BOX. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
CIFUENTES, A. E. Why Cube: Estrategias de Visibilidad del Arte (Bucaramanga, Colômbia). 2015. .

4.
CIFUENTES, A. E; MIRE, S. R. A. ; Piedra del Sol, Casa Cultura . Expansiones, Contracciones y Promiscuidades fotográficas. 2012. .

5.
CIFUENTES, A. E; BANCO de la REPUBLICA, Área Cultural . Los Hiper materiales, La Pulsón Fotográfica y Fricciones Museográficas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CIFUENTES, A. E; Bellas Artes UIS . Teoría de las Artes Visuales. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Adolfo Enrique Cifuentes Porras; DAVID, P. ; CANCADO, F. ; HAUCK, A. ; FRANCA, T. . Articulacoes da Fotogrfia na Arte Contemporánea. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FRANCA, T. ; HUVEN, P. ; CIFUENTES, A. E ; CORALINE, P. ; FRANCA, C. . Expansões, Contrações e Promiscuidades Fotográficas: Articulações do Fotográfico na Arte Contemporânea. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRE, S. R. A. ; CIVIS, F. ; CIFUENTES, A. E ; MORA, A. F. ; VILLAMIZAR, G. A. . III Salón de Arte MIRE. 2012. (Exposição).

2.
Adolfo Enrique Cifuentes. Isso Não é uma Exposição (Nem um Pedaço de Cubo Branco) Mostra Anual de atividades em Fotografia ? EBA. 2013. (Exposição).


Artes Visuais
1.
CIFUENTES, A. E; SILVEIRA, R. V. . Reciclagens: Fotografia e Instalação. 2013. Fotografia.

1.
CIFUENTES, A. E; SILVEIRA, R. V. . Barichara Punto de Encuentro III: Maestros Santandereaos. 2014. Fotografia.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 10:53:22