Andressa Brawerman Albini

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  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Letras pela mesma universidade (2012), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de pronúncia; acento em língua inglesa; treinamento de percepção; ensino e aquisição de inglês como língua estrangeira. É professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em regime de dedicação exclusiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andressa Brawerman Albini
Nome em citações bibliográficas
ALBINI, A. B.;BRAWERMAN-ALBINI, A.;BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.
Av. Sete de Setembro, 3165
Rebouças
80230-901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33104597
URL da Homepage: www.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Os efeitos de um treinamento de percepção na aquisição do padrão acentual pré-proparoxítono inglês por estudantes brasileiros, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Adelaide Hercília Pescatori Silva.
Coorientador: Denise Cristina Kluge.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: acento em inglês; pré-proparoxítonas; treinamento de percepção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Uma análise de erros de estudantes brasileiros de inglês na acentuação de palavras com sufixos,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Michael Watkins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Mapas conceituais. (Carga horária: 3h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em VI Semana de Formação Docente. (Carga horária: 6h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2016 - 2016
Uso do Moodle. (Carga horária: 3h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2015 - 2015
III Mostra de Pesquisas em Língua e Literatura Estrangeira. (Carga horária: 5h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2013 - 2013
Semana de Planejamento UTFPR. (Carga horária: 12h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2003 - 2003
Teaching Pronunciation and Intonation. (Carga horária: 45h).
Embassy CES - International Teacher Training Institute, EMBASSY, Inglaterra.
2003 - 2003
Practical Methodology. (Carga horária: 45h).
Embassy CES - International Teacher Training Institute, EMBASSY, Inglaterra.
1999 - 1999
Proficiency.
Fisk English School, FISK, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de inglês, Carga horária: 40

Atividades

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, .

09/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, .

Linhas de pesquisa
Fonologia da Língua Inglesa

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de inglês


Colégio Bom Jesus, BOM JESUS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor de inglês


Words English School, WORDS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de inglês



Linhas de pesquisa


1.
Fonologia da Língua Inglesa
2.
Aquisição e Ensino de Inglês como LE


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Ensino e Aquisição de Inglês como LE
Descrição: O foco desse projeto é gerar uma troca de experiências entre discentes e docentes nas áreas de aquisição e ensino de inglês como língua estrangeira. Diferentes abordagens são trabalhadas com os alunos participantes de forma a enriquecer a formação desses futuros professores de língua inglesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andressa Brawerman Albini - Coordenador / Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert - Integrante / Maristela Pugsley Werner - Integrante / Ana Maria dos S.G.F. Martins - Integrante / Ana Valéria Bisetto Bork Godke - Integrante / Rita de Cássia Veiga Marriott - Integrante.
2010 - Atual
Estudos dos Sons da Fala
Descrição: Este projeto, constituído por docentes e dicentes do curso de Letras da UTFPR, realiza pesquisas na área de Fonética e Fonologia, especificamente em relação à pronúncia em língua inglesa. Como pressupostos teóricos, o grupo adota como base modelos dinâmicos como a Fonologia de Uso (Bybee, 2001) e o Modelo de Exemplares (Pierrehumbert, 2000, 2003), que propõem que a estrutura sonora da língua emerge a partir da frequência de uso, e que detalhes fonéticos gradientes são recursos explorados para composição da gramática fonológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andressa Brawerman Albini - Integrante / Maria Lúcia de Castro Gomes - Coordenador / Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert - Integrante / Márcia Regina Becker - Integrante / Jeniffer I. A. de Albuquerque - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Drama Club
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andressa Brawerman Albini - Integrante / Regina Helena Urias Cabreira - Coordenador.
2013 - 2014
Jornal de Letras em Inglês - English NewsLetter
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Andressa Brawerman Albini - Coordenador.


Outros Projetos


2011 - 2014
Projeto Gralha Azul
Descrição: Coordenadora do projeto da UTFPR que faz parte do Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais, promovido pela CAPES e Comissão Fulbright..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Andressa Brawerman Albini - Coordenador.


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Revista Letras (Curitiba)
2015 - 2015
Periódico: Revista Language and Law
2015 - 2015
Periódico: Revista ORGANON
2015 - Atual
Periódico: Revista X
2017 - 2017
Periódico: ILHA DO DESTERRO (UFSC)
2018 - 2018
Periódico: Gradus
2017 - 2017
Periódico: Gradus


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:13
Total de citações:12
Andressa Brawerman-Albini  Data: 20/06/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA2018BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA; SANTOS, A. C. ; FERNANDES, I. ; ALBERTI, C. . Correção oral na sala de aula de língua inglesa: a visão de professores em formação. REVISTA DESEMPENHO, v. 2, p. 1-20, 2018.

2.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA2018BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA; MARTINS, A. M. S. ; WERNER, M. P. ; MARRIOTT, R.C.V. . A oralidade na era do Inglês como Língua Franca: percepções de professores de inglês em formação. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras, v. 14, p. 80-108, 2018.

3.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA2017BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA; KLUGE, DENISE CRISTINA ; SILVA, ADELAIDE H. P. ; ALBINI, LUIZ CARLOS P. . Perceptual Training Effects on the Acquisition of English Stress by Brazilian Learners. International Journal of English Linguistics, v. 7, p. 1, 2017.

4.
Rossini, Carolina2017Rossini, Carolina ; Fracaro, Bruna N. ; Gomes ; BRAWERMAN-ALBINI, A. . /t/ /d/ ou /id/? Um estudo sobre a percepção do morfema -ed dos verbos regulares no passado em inglês por falantes brasileiros. Travessias Interativas, v. 14, p. 1, 2017.

5.
JESUS, S.2017JESUS, S. ; BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA . A VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE INGLÊS SOBRE O ENSINO DE PRONÚNCIA E A DICOTOMIA INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA VERSUS INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA. EntreLetras (Online), v. 8, p. 177, 2017.

6.
Gomes2014Gomes ; BRAWERMAN-ALBINI, A. ; Petriu . The perception of vowel epenthesis and word stress in an English as a lingua franca context. Concordia Working Papers in Applied Linguistics, v. 5, p. 185-202, 2014.

7.
BRAWERMAN-ALBINI, A.2014BRAWERMAN-ALBINI, A.; Becker . Perception and production of English stress by Brazilian speakers. Concordia Working Papers in Applied Linguistics, v. 5, p. 73-84, 2014.

8.
Gomes2014Gomes ; BRAWERMAN-ALBINI, A. . A percepção de epêntese vocálica e de acento de palavra no inglês como Língua Franca. Revista X, v. 1, p. 135-153, 2014.

9.
BRAWERMAN-ALBINI, A.2013 BRAWERMAN-ALBINI, A.; KLUGE, D. C. ; SILVA, A. H. . Os efeitos de um treinamento de percepção na aquisição de pré-proparoxítonas inglesas por brasileiros. Revista Linguagem & Ensino (Online), v. 16, p. 183-211, 2013.

10.
BRAWERMAN-ALBINI, A.2013BRAWERMAN-ALBINI, A.; WERNER, M. P. ; MARTINEZ, C. ; BACA, G. . Teaching Culture in the English as a Second Language Class: is it possible?. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU, v. 4, p. 271-283, 2013.

11.
BRAWERMAN-ALBINI, A.2013BRAWERMAN-ALBINI, A.; WERNER, M. P. ; MARTINEZ, C. . A importância do ensino de cultura na formação de professores de línguas. Revista SOLETRAS, v. 1, p. 124-137, 2013.

12.
ALBINI, A. B.2011ALBINI, A. B.; KLUGE, D. C. . Professores de inglês da rede pública paranaense e o ensino da pronúncia. Revista de Letras, v. 14, p. 1-12, 2011.

13.
ALBINI, A. B.2010ALBINI, A. B.. A importância do ensino da pronúncia do inglês para a produção de sílabas tônicas. Brazilian English Language Teaching Journal, v. 1, p. 34-43, 2010.

14.
ALBINI, A. B.2009ALBINI, A. B.. A influência da língua portuguesa na acentuação de palavras inglesas por estudantes brasileiros. Prolíngua (João Pessoa), v. 2, p. 5, 2009.

15.
ALBINI, A. B.2009ALBINI, A. B.. O papel da percepção na melhora da pronúncia de falantes não-nativos. Eletras (UTP), v. 19, p. 3, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALVES, U. K. ; BRAWERMAN-ALBINI, A. ; LACERDA, M. . Fonética e Fonologia do Inglês. 1. ed. Sagah, 2017.

2.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; Gomes (Org.) . O jeitinho brasileiro de falar inglês: Pesquisas sobre a pronúncia do inglês por falantes brasileiros. 1. ed. Pontes, 2014.

3.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; MEDEIROS, V. S. (Org.) . Diversidade Cultural e Ensino de Língua Estrangeira. 1. ed. Pontes, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; Gomes . Aquisição de Inglês como Segunda Língua - Perspectivas Teóricas para o Ensino de Pronúncia. In: Brawerman-Albini; Gomes. (Org.). O jeitinho brasileiro de falar inglês: Pesquisas sobre a pronúncia do inglês por falantes brasileiros. 1ed.: Pontes, 2014, v. 1, p. 19-32.

2.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. Ele´vator ou ´Elevator: afinal, como pronunciamos palavras sufixadas?. In: Brawerman-Albini; Gomes. (Org.). O jeitinho brasileiro de falar inglês: Pesquisas sobre a pronúncia do inglês por falantes brasileiros. 1ed.: Pontes, 2014, v. 1, p. 191-204.

3.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; Becker ; BACA, G. ; MARTINEZ, C. . O papel do falante nativo no ensino do inglês como língua franca. In: Brawerman-Albini, A.; Medeiros, V. S.. (Org.). Diversidade Cultural e Ensino de Língua Estrangeira. 1ed.: , 2013, v. , p. 41-.

4.
WATKINS, M. A. ; ALBINI, A. B. ; BERTOCHI, M. . Suffering from Stress: Two English stress patterns that give Brazilians a hard time. In: Andréia S. Rauber; Michael A. Watkins; Rosane Silveira; Rosana D. Koerich. (Org.). The Acquisition of Second Language Speech: Studies in Honor of Professor Barbara O. Baptista. 1ed.Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC, 2010, v. , p. 307-320.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; Rossini, Carolina ; Fracaro, Bruna N. ; Brawerman, Alessandro ; Albini, Luiz C.P. . The use of perceptual computerized tests in the improvement of foreign language pronunciation. In: International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015. International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015.

2.
WERNER, M. P. ; BRAWERMAN-ALBINI, A. . Teaching English for undergraduate students: a cultural approach. In: International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015. International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015.

3.
SANTOS, A. ; BRAWERMAN-ALBINI, A. . A abordagem da pronúncia de inglês em uma coleção de livros didáticos. In: XXI Seminário do CELLIP, 2013, Paranaguá. Anais do XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2013. p. 384-394.

4.
CAMPOS, M. S. ; OLIVEIRA, K. S. ; BRAWERMAN-ALBINI, A. . The use of videogames in the teaching-learning process of English as a foreign language. In: International Conference of Interactive Computer Aided Blended Learning, 2013, Florianópolis. Anais do ICBL 2013, 2013. p. 218-223.

5.
ALBINI, A. B.. O treinamento perceptual e a aquisição de padrões acentuais do inglês. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2012, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2011. v. 1. p. 1-18.

6.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. O treinamento de percepção como ferramenta para a aquisição de padrões acentuais. In: III Congresso Internacional da Abrapui, 2012, Florianópolis. Anais do III Congresso Internacional da Abrapui, 2012.

7.
ALBINI, A. B.. A percepção e a produção do acento em palavras sufixadas por estudantes brasileiros de inglês. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN, 2011, Curitiba. Abralin Curitiba 2011, 2011.

8.
ALBINI, A. B.. O ensino da produção de sílabas tônicas no inglês. In: V CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2010, Ponta Grossa. Anais do V CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2009.

9.
ALBINI, A. B.; KLUGE, D. C. . O desafio da pronúncia na formação de professores de inglês. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2010, Palhoça. Anais do IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2010.

10.
ALBINI, A. B.. Uma análise de erros de estudantes brasileiros de inglês na acentuação de palavras com sufixos. In: CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009, Ponta Grossa. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009.

11.
ALBINI, A. B.. O ensino da produção de sílabas tônicas no inglês. In: V CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem, 2009, Ponta Grossa. Anais do V CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem - a ser publicado em 2010, 2009.

12.
ALBINI, A. B.. A influência da língua portuguesa e do ensino na acentuação de palavras inglesas por estudantes brasileiros. In: XIX Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009, Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009.

13.
ALBINI, A. B.. Stress placement in suffixed words by Brazilian students of English. In: New Sounds 2007 - Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech, 2007, Florianópolis. Anais do Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WERNER, M. P. ; BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA . Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: ampliando os horizontes. In: IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem, 2017, Ponta Grossa. IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem, 2017.

2.
ALBINI, A. B.. A acentuação de palavras inglesas pré-proparoxitonas por estudantes brasileiros. In: XV EPLE - Encontro de Professores de Língua Estrangeira do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Resumos do XV EPLE - Encontro de Professores de Língua Estrangeira do Paraná, 2007.

3.
ALBINI, A. B.. Uma análise de erros de estudantes brasileiros de inglês na acentuação de palavras pré-proparoxitonas. In: CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa. Caderno de Resumos do XVIII Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
Becker ; BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA ; Gomes . O papel da percepção na melhora da pronúncia de falantes não nativos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. A abordagem cultural em uma coleção de livros didáticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
WERNER, M. P. ; BRAWERMAN-ALBINI, A. . Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: ampliando os horizontes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
Rossini, Carolina ; Fracaro, Bruna N. ; BRAWERMAN-ALBINI, A. . A percepção do morfema -ed em verbos do inglês no passado regular: um estudo longitudina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
JESUS, S. ; BRAWERMAN-ALBINI, A. . Que inglês ensinamos? A visão de professores de uma escola de inglês em relação à dicotomia inglês como Língua Estrangeira x inglês como Língua Franca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALBINI, A. B.; Rossini, Carolina ; Fracaro, Bruna N. ; Brawerman, Alessandro ; Albini, Luiz C.P. . The use of perceptual computerized tests in the improvement of foreign language pronunciation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. A relação percepção x produção na acentuação de palavras inglesas por brasileiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. A abordagem de elementos culturais no ensino do inglês como língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Gomes ; BRAWERMAN-ALBINI, A. ; ALBUQUERQUE, J. I. A. ; MARTINS, A. M. S. . Mono English or Multi English? The challenges of teaching ELF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SANTOS, A. ; BRAWERMAN-ALBINI, A. . A abordagem da pronúncia de inglês em uma coleção de livros didáticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. Coordenadora de comunicação coordenada 'Diversas abordagens sobre o ensino-aprendizagem da pronúncia da língua inglesa'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ALBINI, A. B.. O treinamento de percepção como ferramenta para a aquisição de padrões acentuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ALBINI, A. B.; WERNER, M. P. . A experiência do Programa de Assistente de Ensino da Língua Inglesa na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ALBINI, A. B.. A percepção e a produção do acento em palavras sufixadas por estudantes brasileiros de inglês. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ALBINI, A. B.. O treinamento perceptual e a aquisição de padrões acentuais do inglês. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ALBINI, A. B.; Gomes ; Petriu ; Becker . The teaching of pronunciation in the lingua franca era. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
ALBINI, A. B.; KLUGE, D. C. . O desafio da pronúncia na formação de professores de inglês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
ALBINI, A. B.. O ensino da produção de sílabas tônicas no inglês. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ALBINI, A. B.. Uma análise de erros de estudantes brasileiros de inglês na acentuação de palavras com sufixos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ALBINI, A. B.. Os efeitos de um treinamento perceptual na aprendizagem de padrões acentuais do inglês por alunos brasileiros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ALBINI, A. B.. O papel da percepção na melhora da pronúncia de falantes não-nativos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
ALBINI, A. B.; WATKINS, M. A. . A influência da língua portuguesa e do ensino na acentuação de palavras inglesas por estudantes brasileiros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
ALBINI, A. B.. A acentuação de palavras inglesas pré-proparoxitonas por estudantes brasileiros. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ALBINI, A. B.. Uma análise de erros de estudantes brasileiros de inglês na acentuação de palavras pré-proparoxitonas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
ALBINI, A. B.. Stress placement in suffixed words by Brazilian students of English. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Brawerman, Alessandro ; BRAWERMAN-ALBINI, A. ; Albini, Luiz C.P. . StressTraining - um aplicativo de treinamento perceptual da língua inglesa. 2016.

2.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; Albini, Luiz C.P. . Teste de percepção do passado regular em inglês. 2014.

3.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; Albini, Luiz C.P. . Treinamento de Percepção na Aquisição do Padrão Acentual Pré-Proparoxítono Inglês. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Thinking and Practicing the Process of English Teaching. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Thinking and Practicing the Process of English Teaching. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. Grupo de estudos de Fonologia da Língua Inglesa. 2013. (coordenadora de grupo de estudos).

4.
ALBINI, A. B.. Estudos de Fonologia da Língua Inglesa II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALBINI, A. B.. Prática de Escrita Técnica para Informática. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
ALBINI, A. B.. Estudos de Fonologia da Língua Inglesa I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ALBINI, A. B.. Prática de Escrita Técnica para Informática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVEIRA, R.; BRAWERMAN-ALBINI, A.; KLUGE, D. C.; Moritz, M.E.W.. Participação em banca de Roberto Rodrigues Bueno. Stress placement and suffix vowel production in English polysyllabic words by Brazilian learners. 2016. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. Participação em banca de Marcia Regina Becker. Inteligibilidade da lingua inglesa sob o paradigma de língua franca: percepção de discursos de falantes de diferentes L1s por brasileiros. 2013 - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
KLUGE, D. C.; BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA; ALVES, U. K.. Participação em banca de Pollianna Milan. Efeitos do treinamento perceptual na identificação e produção dos heterotônicos por aprendizes brasileiros de espanhol. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

2.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; DELY, R. C. S. F.; SILVEIRA, R.; CARDOSO, W.. Participação em banca de Leonice Passarella dos Reis. What do you mean? - Brazilian users of English´s intent interpretation by the international community and Brazilian teachers of English based on nuclear stress placement. 2015 - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
KLUGE, DENISE CRISTINA; BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA; ARANTES, P.. Participação em banca de Maria do Socorro Gonçalves Gabriel. Análise prosódica de enunciados assertivos, interrogativos e imperativos do português brasileiro a partir de uma perspectiva dinâmica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

2.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; SILVEIRA, R.. Participação em banca de Roberto Rodrigues Bueno. The production of reduced vowels in polysyllabic English words by intermediate Brazilian undergraduate English students at a public university in Jacobina-Bahia. 2013 - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Gomes; BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA; ALBUQUERQUE, J. I. A.. Participação em banca de Liria Raquel Drula.Uma análise acústica da duração dos ditongos [aɪ] e [eɪ] no inglês e português brasileiro à luz dos sistemas adaptativos complexos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
Gomes; BRAWERMAN-ALBINI, A.; MARTINS, A. M. S.. Participação em banca de Roger Alves Neri de Souza.Alofones de /t/ na língua inglesa e a inteligibilidade de falantes nativos para aprendizes brasileiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
ALBUQUERQUE, J. I. A.; Becker; BRAWERMAN-ALBINI, A.. Participação em banca de Daniel Kenji Fujimoto.EFL ou ELF? Um estudo acerca das percepções de pronúncia de alunos do curso de Letras Português/Inglês da UTFPR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. Participação em banca de Pamela Zibe Manosso.O emprego do acento nuclear em língua inglesa por falantes brasileiros: um estudo comparativo na era do inglês como língua franca. 2013 - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. Participação em banca de Suellen Thalyta Breda.A PERCEPÇÃO DAS FRICATIVAS ALVEOLARES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO POR HISPANO-FALANTES EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DE PLE/PFOL. 2013.

6.
TORRES, Marília Camponogara; ALBINI, A. B.. Participação em banca de Marília Camponogara Torres.Evolução da percepção das vogais anteriores /i/ e /I/ e posteriores /u/ e /U/ por acadêmicos do curso de Letras Português-Inglês da UTFPR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; PAULA, A. B. S.; FOGACA, F. C.; KLUGE, D. C.; POLCHLOPEK, S. A.. Banca Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para professor de Magistério Superior de Língua Inglesa. 2015. Universidade Federal do Paraná.

2.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; POLCHLOPEK, S. A.; Azevedo, Flavia. Banca Examinadora do Concurso Público para Professor do Magistério Superior. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Outras participações
1.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. Processo seletivo para professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico para Língua Inglesa. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Semana de Formação Docente-Trabalho Docente: Boas Práticas no Ensino Su Superior. 2018. (Outra).

2.
V SEPEL - Seminário de Pesquisa em Letras. 2018. (Seminário).

3.
II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem. A abordagem cultural em uma coleção de livros didáticos. 2017. (Congresso).

4.
II Encontro do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira.Que inglês ensinamos? A visão de professores de uma escola de inglês em relação à dicotomia inglês como Língua Estrangeira x inglês como Língua Franca. 2016. (Encontro).

5.
II Encontro do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira.A percepção do morfema -ed em verbos do inglês no passado regular: um estudo longitudinal. 2016. (Encontro).

6.
Seminário de coordenadores do Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais CAPES/Fulbright."Impactos do ETA e sua formação". 2013. (Seminário).

7.
VIII Congresso Internacional da Abralin. A relação percepção x produção na acentuação de palavras inglesas por brasileiros. 2013. (Congresso).

8.
XXI Seminário do CELLIP.A abordagem da pronúncia de inglês em uma coleção de livros didáticos. 2013. (Seminário).

9.
Seminário de coordenadores do Projeto ETA.A experiência do Programa de Assistente de Ensino da Língua Inglesa na Universidade Tecnológica Federal do Paraná: aspectos de interculturalidade. 2012. (Encontro).

10.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. O treinamento perceptual e a aquisição de padrões acentuais do inglês. 2011. (Congresso).

11.
VII Congresso Internacional da ABRALIN. A percepção e a produção do acento em palavras sufixadas por estudantes brasileiros de inglês. 2011. (Congresso).

12.
IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. O desafio da pronúncia na formação de professores de inglês. 2010. (Congresso).

13.
I Simpósio de Reflexões sobre as Metodologias e Práticas de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas.O papel da percepção na melhora da pronúncia de falantes não-nativos. 2009. (Simpósio).

14.
Semana de Letras 2009 - UFPR.Uma análise de erros de estudantes brasileiros de inglês na acentuação de palavras com sufixos. 2009. (Outra).

15.
V CIEL - Ciclo de Estudos em Linguagem.O ensino da produção de sílabas tônicas no inglês. 2009. (Outra).

16.
V Seminário de Teses e Dissertações.Os efeitos de um treinamento perceptual na aprendizagem de padrões acentuais do inglês por alunos brasileiros. 2009. (Seminário).

17.
XIX Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. A influência da língua portuguesa e do ensino na acentuação de palavras inglesas por estudantes brasileiros. 2009. (Congresso).

18.
New Sounds 2007 - Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech.Stress placement in suffixed words by Brazilian students of English. 2007. (Simpósio).

19.
XV EPLE - Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná.A Acentuação de Palavras Inglesas Pré-Proparoxítonas por Estudantes Brasileiros. 2007. (Encontro).

20.
XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.Uma Análise de Erros de Estudantes Brasileiros de Inglês na Acentuação de Palavras com Sufixos. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA; MARRIOTT, R.C.V. ; WERNER, M. P. ; MARTINS, A. M. S. ; Petriu ; ALMEIDA, F. F. V. A. . I Encontro de Ensino e Aquisição de Língua Inglesa. 2018. (Outro).

2.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Writing a CV/résumé in English. 2018. (Outro).

3.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Curso de Extensão Public Speaking. 2018. (Outro).

4.
MARRIOTT, R.C.V. ; BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA . Curso de Extensão Advanced Conversation Club. 2018. (Outro).

5.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA; Becker . Curso de Extensão Arts and Culture Club. 2018. (Outro).

6.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Curso de Extensão Cultural Conversations. 2018. (Outro).

7.
JALIL, S. A. ; MARTINS, A. M. S. ; BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA . Curso de Extensão Writing Workshop: academic writing and writing in academic context. 2018. (Outro).

8.
MARRIOTT, R.C.V. ; BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA . Curso de Extensão Conversation Club - Nível Intermediário. 2018. (Outro).

9.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Curso de extensão Cultural conversations for public school teachers. 2018. (Outro).

10.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Curso de Extensão Arts and Culture Club. 2018. (Outro).

11.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Curso de Extensão Intermediate Conversation. 2018. (Outro).

12.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Curso de Extensão Cultural Lectures. 2018. (Outro).

13.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Curso de Extensão Creative Writing. 2018. (Outro).

14.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Curso de Extensão TV Club. 2018. (Outro).

15.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Curso de Extensão Advanced Conversation - Contemporary Issues. 2018. (Outro).

16.
BRAWERMAN-ALBINI, ANDRESSA. Curso de Extensão Advanced Conversation - Fluency and Pronunciation. 2018. (Outro).

17.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; ALMEIDA, F. F. V. A. ; MARRIOTT, R.C.V. ; MARTINS, A. M. S. . Contemporary Issues in the USA. 2018. (Outro).

18.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. II Encontro do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira. 2016. (Outro).

19.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; MARTINEZ, C. . Contemporary Issues in the USA. 2012. (Outro).

20.
BRAWERMAN-ALBINI, A.. III Semana acadêmica de Letras. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Emily Oksana Ribeiro Gaudeda. Listening e multimodalidade: Uma comparação entre a percepção auditiva e visual. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bianca Danielle Sawada Vilkevicius. A formação para a docência de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I: constatação na prática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

2.
Gisele Fabiana Batista. A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educaionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

3.
Sofia Biaobock. O aprendiz adulto de Língua Inglesa Nível Básico: um estudo de crenças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

4.
Flávia da Maia Felchack. Preconizações e realidades no ensino-aprendizado de inglês como L2: a motivação de alunos no ensino médio público. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

5.
Simone Cristina de Jesus. Que inglês ensinamos? A visão de professores de uma escola de inglês em relação à dicotomia inglês como língua estrangeira x inglês como língua franca. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

6.
Alessandra dos Santos. O espaço da pronúncia nos livros didáticos de inglês como L2. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

7.
Marlon Campos e Karoline Schulze. O ensino-aprendizagem de língua inglesa como L2 através de videogames não didáticos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

Orientações de outra natureza
1.
Bruna Alessandra Kindinger. estágio obrigatório. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras Ingês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

2.
Lucas Pietro Cordeiro Lopes. estágio obrigatório. 2018. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Letras Ingês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

3.
Ruan Paollo Rosa. Orientação de Monitoria. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

4.
Ana Paula Argentino da Silva. orientação de estágio obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

5.
Luciani Maria Nehls Varaschin. orientação de estágio supervisionado. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

6.
Alencar Guth. orientação de estágio supervisionado. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

7.
Barbara Brumatti Tasca. orientação de estágio obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

8.
Bharbara Aymee Vaz Morato. orientação de estágio obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

9.
Sofia Biaobock Peres de Oliveira. orientação de estágio obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

10.
Kezia Souza Soares. orientação de estágio obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

11.
Emily Oksana Ribeiro Gaudeda. orientação de estágio obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

12.
Vitoria Bandeira Amorim. orientação de estágio obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

13.
Kelly Cristina Miranda. orientação de estágio obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

14.
Bianca Danielle Sawada Vilkevicius. orientação de estágio obrigatório. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

15.
Renan Augusto de Moraes. orientação de estágio obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

16.
Thiago Moreira Marques. orientação de estágio obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

17.
Gabriela Bastos Cordeiro Tremba. orientação de estágio obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

18.
Marina Siqueira Persegona. orientação de estágio obrigatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

19.
Alessandra dos Santos. orientação de estágio obrigatório. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

20.
Vinicios Mazzuchetti. orientação de estágio obrigatório. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

21.
Milena Crystina Legroski. orientação de estágio obrigatório. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

22.
Ingrid Soares de Lacerda. orientação de estágio obrigatório. 2013. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

23.
Gisele dos Santos da Silva. orientação de estágio obrigatório. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

24.
Marilia Camponogara Torres. orientação de estágio obrigatório. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

25.
Sarah Aline Rosa. orientação de estágio obrigatório. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

26.
Aline de Souza. orientação de estágio obrigatório. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

27.
Valeria Schmid Queiroz. orientação de estágio obrigatório. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

28.
Tassia Raffo Setti. orientação de estágio obrigatório. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.

29.
Juliano Ribeiro. orientação de estágio obrigatório. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Andressa Brawerman Albini.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; Albini, Luiz C.P. . Treinamento de Percepção na Aquisição do Padrão Acentual Pré-Proparoxítono Inglês. 2011.

2.
Brawerman, Alessandro ; BRAWERMAN-ALBINI, A. ; Albini, Luiz C.P. . StressTraining - um aplicativo de treinamento perceptual da língua inglesa. 2016.

3.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; Albini, Luiz C.P. . Teste de percepção do passado regular em inglês. 2014.



Outras informações relevantes


Coordenadora do Projeto Gralha-Azul financiado pelo edital "Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais" (Edital 061/2010) CAPES/Fulbright na Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2011 a 2014.

Coordenadora do Projeto ETA Integrador: Interculturalidade e Formação de Professores de Inglês financiado pelo edital "Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais" (Edital 20/2017) CAPES/Fulbright na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba de 2018 a 2019.



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