Fernanda Maria de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1949165111344577
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Oceanógrafa pela Universidade Federal do Paraná (2009). Mestre (2012) e Doutora (2016) pelo programa de Pós Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos da Universidade Federal do Paraná, Pós Doutorado em andamento (01 a 12 de 2018) pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (MDR / UNIFAP). Tem experiência em oceanografia biológica, ecologia bêntica, impactos por efluentes urbanos e contaminação por metais pesados em sedimentos e na macrofauna bêntica de ambientes estuarinos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Maria de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, F. M.;SOUZA, F.M.;SOUZA, FERNANDA MARIA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Reitoria, Centro de Estudos do Mar.
Av. Beira Mar
Pontal do Sul
83255000 - Pontal do Paraná, PR - Brasil - Caixa-postal: 61
Telefone: (41) 35118629
URL da Homepage: http://www.cem.ufpr.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Sistemas Costeiros e Oceânicos.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Efeitos da contaminação por metais na macrofauna bêntica de ambientes estuarinos, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Maurício Garcia de Camargo.
Coorientador: Eunice da Costa Machado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2010 - 2012
Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Escalas de Variabilidade Espaço-Temporal da Macrofauna Bêntica em Baixios Entremarés Não Vegetados,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Maurício Garcia de Camargo.
Coorientador: Paulo da Cunha Lana.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: variação espaço-temporal; macrofauna bêntica; Efluentes urbanos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica / Especialidade: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais.
2005 - 2009
Graduação em Oceanografia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Distribuição Espacial da Macrofauna Bêntica do Sublitoral da Baía de Trapandé, Complexo Estuarino - Lagunar de Cananéia - Iguape - SP.
Orientador: Mauricio Garcia de Camargo.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Formação Complementar


2018 - 2018
Sens Remoto para Cartografia, Planej e Monit do Território Amazônico. (Carga horária: 54h).
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, IEPA, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Redação de Artigos Científicos em Inglês. (Carga horária: 20h).
Faculdades Pequeno Príncipe, FPP, Brasil.
2013 - 2013
PREP E ANÁLISE DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS PARA ICP-OES. (Carga horária: 20h).
Centro de Estudos do Mar - UFPR, CEM - UFPR, Brasil.
2013 - 2013
Preparo de Amostras e Espectrometria de Massa. (Carga horária: 8h).
Nova Analítica Importação e Exportação Ltda, Analítica, Brasil.
2007 - 2007
Análise de Impactos Ambientais e Legislação. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, IEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós Doutorado, Carga horária: 40


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Estudos do Mar - UFPR, CEM - UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Sistemas Estuarinos Amazônicos : variabilidade ambiental e mudanças climáticas - SEAM
Descrição: A resposta dos estuários às pressões exercidas pelos processos e agentes geológicos (dinâmica hidro sedimentar induzida pelos padrões hidrodinâmicos ou agentes associados a eventos extremos) refletem-se na dinâmica ecológica e distribuição dos organismos e nos padrões dos depósitos e da cobertura vegetal dentro e no entorno do sistema estuarino. A variabilidade nos processos estuarinos pode ser caracterizada em várias escalas de tempo (horas, dias-semanas, meses, anos e milenar) e está associada com a descarga dos rios e fatores que afetam esta descarga, como as marés, ondas e variações da salinidade, proporcionando a troca de energia entre as águas continentais e oceânicas. Em resposta, os estuários estão sujeitos a rápidas, e algumas vezes extremas mudanças que podem ser amplificadas por processos antropogênicos, uma vez que nos estuários se encontram importantes assentamentos e atividades humanas. Os estuários na região costeira norte, principalmente a norte do estado do Amapá, estão localizados em uma região sujeita a fenômenos de larga escala associados a presença da Zona de Convergência Intertropical, a Corrente Costeira Norte Brasileira e o Sistema de Dispersão do rio Amazonas. O regime de meso a hipermarés semidiurnas com a influência da pororoca propiciariam a entrada dos sedimentos amazônicos, tornando os estuários a norte do rio Amazonas únicos no mundo.A proposta submetida pretende dar um passo na produção do conhecimento sobre os sistemas estuarinos na costa amazônica entendendo sua variabilidade espacial e temporal de curto período através de estudos hidrodinâmicos e morfodinâmicos como forma de compreender a dinâmica do estuário e sua repercussão na distribuição e diversidade de organismos bentônicos (foraminíferos e tecamebas) procurando estabelecer indicadores de mudanças. O objetivo geral é determinar e monitorar a variabilidade anual e interanual dos processos hidrosedimentares e sua relação com a pluma de sedimentos amazônicos e influência oceânica que afetam os processos morfodinâmicos e a distribuição dos microrganismos bentônicos no estuário do rio Oiapoque com o fim de estabelecer um protocolo metodológico para determinação do arcabouço estuarino e tendência de mudanças para os estuários ao norte da foz do rio Amazonas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fernanda Maria de Souza - Integrante / Luis Roberto Takiyama - Coordenador / Valdenira Ferreira dos Santos - Integrante / Lázaro Luis de Matos Laut - Integrante / Antoine Gardel - Integrante / José Francisco Berredo Reis da Silva - Integrante / Edward J. Anthony - Integrante / Francinete da Silva Facundes - Integrante / Daniel Gonçalves das Neves - Integrante / João Paulo Ferreira da Silva - Integrante / Erwan Gensac - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2017
Fontes e Destino de Metais Traço e Nutrientes nos Sistemas Costeiros do Paraná
Descrição: Descrição: Nesta etapa pretendemos investigar a ciclagem e fluxos de metais traço e nutrientes no compartimento bêntico (interface água-sedimento) da zona entremarés do eixo Leste-Oeste do Complexo Estuarino de Paranaguá, a sua biodiponibilidade e grau de contaminação na biota usando como indicadores poliquetas, macroalgas e aves marinhas. A quantificação dos aportes destes materiais e o grau de penetração no compartimento biótico são de importância capital para o diagnóstico ambiental desses sistemas, para a avaliação do potencial de sustentabilidade das atividades econômicas, e para o monitoramento de possíveis impactos antropogênicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Fernanda Maria de Souza - Integrante / Eunice da Costa Machado - Coordenador / Fabian Sá - Integrante / MÔNICA WALLNER-KERSANACH - Integrante / Luana Mocelin de Camargo - Integrante / Thaís Helena Dias - Integrante / Wellington Cesar Gallice - Integrante / Natiely Natalyane Dolci - Integrante / Fernanda Martinho da Silva - Integrante / Ana Luiza Albuquerque - Integrante / Inara Regina Wengratt Mendonça - Integrante / Franciane Pellizzari - Integrante.
2010 - 2016
Desempenho de índices bióticos de qualidade ambiental em distintas escalas de variabilidade espaço-temporal da macrofauna bêntica
Descrição: A conservação da qualidade da água e dos recursos vivos de ambientes costeiros aparece, na atualidade, como uma das mais urgentes demandas de planejamento e gestão ambientais. Atividades antropogênicas na costa exigem a implementação de programas de avaliação de impactos e de monitoramento ambiental como forma de balancear imperativos de crescimento sócio-econômico e de preservação. Neste contexto, índices bênticos marinhos ilustram as respostas de comunidades frente a modificações naturais e antropogênicas na qualidade da água, e as integram em um único valor que expressa o estado sinóptico de um ecossistema,representando uma alternativa mais expedita, econômica e relevante para avaliar impactos efetivos sobre o ambiente. A experimentação e a avaliação da consistência dos índices já existentes é uma demanda mais urgente do que a criação de índices novos. O objetivo geral deste estudo é analisar a importância relativa de três fontes de variabilidade que governam as associações macrofaunais: a variabilidade espacial (em escalas entre 103 a 101 m), a variabilidade temporal (nas escalas de ano, período e quinzena) e a interação entre espaço-tempo no desempenho de oito índices bióticos de qualidade ambiental, em baixios entre marés não-vegetados submetidos a graus extremos de contaminação por esgotos. Os baixios estão localizados no Canal da Cotinga, por sua vez situado na Baía de Paranaguá (Paraná, Brasil). Para tanto, a qualidade ambiental (?degradado? a ?prístino?) associada a cada um de oito índices de qualidade biótica será comparada com as condições de contaminação dos baixios, expressas por parâmetros físico-químicos analisados em todas as ocasiões amostrais. Uma vez que as escalas de variabilidade espaço-temporal da associações são freqüentemente desconhecidas antes da realização das amostragens, padrões de abundância e riqueza serão analisados através de um delineamento amostral complexo, envolvendo um modelo linear com 3 fatores temporais e 3 fatores espaciais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernanda Maria de Souza - Integrante / Mauricio Garcia de Camargo - Integrante / Paulo da Cunha Lana - Coordenador / Kalina manabe Brauko - Integrante / Pablo Muniz Maciel - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2011
Aplicação de índices bióticos da macrofauna bêntica em estuários do sul do Brasil para estudos de impacto ambiental
Descrição: Nos últimos anos, uma série de índices bióticos tem sido propostos como ferramentas de manejo integrado a ser utilizadas como indicadores ecológicos em áreas estuarinas e costeiras. Esta abordagem se mostra eficiente na medida em que diferentes estuários podem vir a ser comparados em estudos de avaliação de impacto ambiental (tanto agudos como o impacto por óleo e dragagens, quanto crônicos, como processos lentos de eutrofização). O objetivo deste projeto é estabelecer as bases necessárias para a aplicação destes índices para a macrofauna de três estuários do sul do Brasil (Baías de Paranaguá-PR, Guaratuba-PR, Babitonga-SC e Canéia-SP)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fernanda Maria de Souza - Integrante / Mauricio Garcia de Camargo - Coordenador / Wagner Westphalen Pieper - Integrante / Ricardo Ribeiro Haponiuk - Integrante / Lamila Sol e Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Paranaguá Pilots - Auxílio financeiro.


Revisor de projeto de fomento


2018 - 2018
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, F.M.2016 SOUZA, F.M.; BRAUKO, K. M. ; GILBERT, E. R. ; MARTINS, C. C. ; LANA, P. C. ; CAMARGO, M. G. . Complex spatial and temporal variation of subtropical benthic macrofauna under sewage impact. Marine Environmental Research, v. 116, p. 61-70, 2016.

2.
MARTINS, C. C.2014 MARTINS, C. C. ; CABRAL, A. C. ; CINTRA, S. C. T. B. ; DAUNER, A. L. L. ; SOUZA, F. M. . An integrated evaluation of molecular marker indices and linear alkylbenzenes (LABs) to measure sewage input in a subtropical estuary (Babitonga Bay, Brazil). Environmental Pollution (1987), v. 188, p. 71-80, 2014.

3.
BRAUKO, KALINA MANABE2014 BRAUKO, KALINA MANABE ; SOUZA, FERNANDA MARIA DE ; MUNIZ, PABLO ; CAMARGO, MAURÍCIO GARCIA DE ; LANA, PAULO DA CUNHA . Spatial variability of three benthic indices for marine quality assessment in a subtropical estuary of Southern Brazil. Marine Pollution Bulletin., v. 91, p. 454-460, 2014.

4.
SOUZA, F. M.;SOUZA, F.M.;SOUZA, FERNANDA MARIA DE2013 SOUZA, F. M.; GILBERT, E. R. ; CAMARGO, M. G. ; PIEPER, W. W. . The spatial distribution of the subtidal benthic macrofauna and its relationship with environmental factors using geostatistical tools: a case study in Trapandé Bay, southern Brazil. Zoologia (Curitiba. Impresso), v. 30, p. 55-65, 2013.

5.
SOUZA, F.M.2012 SOUZA, F.M.; BRAUKO, K.M. ; LANA, P.C. ; MUNIZ, P. ; CAMARGO, M.G. . The effect of urban sewage on benthic macrofauna: A multiple spatial scale approach. Marine Pollution Bulletin., v. 1, p. 1-7, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HOCAMA, G. S. ; CAMARGO, M. G. ; SOUZA, F. M. . Análise hierárquica espacial da macrofauna bêntica em dois eventos no entremarés da baía de Guaraqueçaba, Paraná, Brasil.. In: XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar Anais do XIV Congresso Latinoamericano de Ciências do Mar COLACMAR 2011, 2011, Balneário Camboriú - SC. Anais do XIV Congresso Latinoamericano de Ciências do Mar COLACMAR 2011, 2011.

2.
Ceschim, L. M. M. ; WISNIESKI, E. ; SOUZA, F. M. ; BRAUKO, K. M. ; MARTINS, C. C. . Esteróis fecais em planícies de maré do litoral do paraná, sujeitos a contaminação por efluentes urbanos: subsídio para estudos de ecologia bêntica. In: XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú - SC. Anais do XIV Congresso Latinoamericano de Ciências do Mar COLACMAR 2011, 2011.

3.
HOCAMA, G. S. ; CAMARGO, M. G. ; SOUZA, F. M. . Variação temporal hierárquica da macrofauna bêntica em uma praia arenosa da Baía de Paranaguá, Brasil. In: XiV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú - SC. Anais do XIV Colacmar, 2011.

4.
SOUZA, F. M.; PIEPER, W. W. ; Oliveira, V. M. ; GILBERT, E. R. ; FALLER, D. G. ; CAMARGO, M. G. . Distribuição Espacial da Macrofauna Bêntica do Sublitoral da Baía de Trapandé, Complexo Estuarino Lagunar de Cananéia-Iguape - SP. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande (RS). IV Congresso Brasileiro de Oceanografia - CBO 2010, 2010.

5.
PIEPER, W. W. ; SANDRINI NETO, L. ; HAPONIUK, R. R. ; SOUZA, F. M. ; FALLER, D. G. ; Oliveira, V. M. ; CAMARGO, M. G. . Uso e variabilidade de quatro índices bióticos na região sublitoral da desembocadura de quatro estuários da costa sul e sudeste do Brasil. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Anais do IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010.

6.
FALLER, D. G. ; CAMARGO, M. G. ; SOUZA, F. M. . Distribuição Comparativa do Caranguejo Ucides Cordatus em Quatro Enseadas do Complexo Estuarino de Paranaguá, Paraná.. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza. Resumos CBO 2008, 2008.

7.
FALLER, D. G. ; SOUZA, F. M. ; SURGIK, A. C. . Legislação Pertinente a Manguezais e ao Caranguejo Ucides cordatus: APA de Guaraqueçaba como estudo de caso.. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza. Resumos CBO 2008, 2008.

8.
PIEPER, W. W. ; HAPONIUK, R. R. ; SOUZA, F. M. ; FALLER, D. G. ; CORREA, M. C. ; SILVA, L. S. ; SANDRINI NETO, L. ; CAMARGO, M. G. . Distribuição Espacial da Macrofauna Bentica na Região Sublitoral do Complexo Estuarino de Parangua, Eixo Norte-Sul - Baía das Laranjeiras.. In: III COngresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza. Resumos CBO 2008, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, G. M. ; SOUZA, F.M. ; GILBERT, E. R. ; BRAUKO, K. M. ; LORENZI, L. ; CAMARGO, M. G. ; SANDRINI NETO, L. . Relações entre a estrutura das comunidades macrobênticas estuarinas e múltiplos estressores ambientais. In: 17° Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar ? COLACMAR, 2017, Balneário Camboriú. Anais do o 17° Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2017.

2.
MARTINS, C. C. ; CABRAL, A. C. ; CINTRA, S. C. T. B. ; DAUNER, A. L. L. ; SOUZA, F.M. . Sewage contamination in a south atlantic estuary (Babitonga Bay, Brazil), indicated by the integrated evaluation of molecular marker indices and linear alkylbenzenes (LABs). In: 24 th Meeting of the British Organic Geochemical Society, 2013, Plymouth. 24 th Meeting of the British Organic Geochemical Society, 2013.

3.
BRAUKO, K. M. ; SOUZA, F.M. ; Pablo Muniz Maciel ; MARTINS, C. C. ; LANA, P. C. . Variabilidade espaço-temporal de índices de qualidade ambiental baseados na macrofauna bêntica. In: XV Congresso Latinoamericano de Ciencias del Mar (XV COLACMAR), 2013, Punta del Este. Anais do XV Congresso Latinoamericano de Ciencias del Mar, 2013.

4.
MULLER, B. R. ; BRAUKO, K. M. ; SOUZA, F.M. ; SANTOS, M. P. ; GILBERT, E. R. ; CAMARGO, M. G. ; LANA, P. C. . GRUPOS TRÓFICOS DA MACROFAUNA BÊNTICA COMO INDICADORES DO EFEITO DO DESPEJO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012.

5.
SOUZA, F.M.; BRAUKO, K. M. ; CAMARGO, M. G. ; LANA, P.C. ; PRANTONI, A. L. . VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DAS ASSOCIAÇÕES DE POLIQUETAS EM BAIXIOS ENTREMARÉS NÃO VEGETADOS SOB INFLUÊNCIA DE EFLUENTES URBANOS. In: III Simposio Latino-Americano de Polychaeta, 2012, Isla de Margarita. Anais do III Simposio Latino-Americano de Polychaeta, 2012.

6.
BRAUKO, K. M. ; SOUZA, F. M. ; LANA, P. C. ; CAMARGO, M. G. . O uso de delineamentos amostrais espacialmente hierarquizados para avaliação do efeito de esgotos em um estuário subtropical. In: 3° Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011, Natal. Anais do 3° Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2011.

7.
BRUSTOLIN, M. C. ; THOMAS, M. C. ; LEITE, D. S. ; SOUZA, F. M. ; PUPO, D. V. ; DI DOMENICO, M. ; LANA, P. C. . Meiofaunal Responses to Beach Dynamics: Revisiting McLachlan & Hesp's Hypotesis. In: 14th International Meiofauna Conference, 2010, Ghent. 14th International Meiofauna Conference - FourtIMCo, 2010.

8.
CAMARGO, M. G. ; FALLER, D. G. ; SOUZA, F. M. ; Nardes, E. ; Lopes, G. R. ; GILBERT, E. R. ; HOCAMA, G. S. ; Santos, M. P. ; Muller, B. R. . Variabilidade da Macrofauna Bêntica em Baixios Entremarés Não Vegetados: Abordagem Hierárquica e Modelos de Predição. In: II Seminário de Pesquisa do Setor de Ciências da Terra, 2010, Curitiba. Anais do II Seminário de Pesquisa do Setor de Ciências da Terra, 2010.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CAMARGO, M. G. ; SOUZA, F. M. ; PIEPER, W. W. . Caracterização da comunidade macrobêntica na área do píer de acesso à FOSPAR S/A. 2008.

2.
CAMARGO, M. G. ; CORREA, M. C. ; PIEPER, W. W. ; SOUZA, F. M. ; FALLER, D. G. ; HAPONIUK, R. R. . Caracterização da comunidade macrobêntica na área do píer de acesso à FOSPAR S/A. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMARGO, M. G. ; FALLER, D. G. ; SOUZA, F. M. . Relação entre o diâmetro da toca e comprimento da carapaça do caranguejo Ucides cordatus em manguezais do Complexo Estuarino Lagunar de Paranaguá e Guaratuba (Paraná). 2007. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII ENCONTRO DO PPGBIO.Poluição marinha: Bentos como ferramenta para detecção de impactos. 2017. (Simpósio).

2.
II Simpósio de Nanobiotecnologia. 2013. (Simpósio).

3.
XV Congresso Latinoamericano de Ciencias del Mar (XV COLACMAR). Variabilidade espaço-temporal de índices de qualidade ambiental baseados na macrofauna bêntica. 2013. (Congresso).

4.
XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar. Esteróis fecais em planícies de maré do litoral do paraná, sujeitos a contaminação por efluentes urbanos: subsídio para estudos de ecologia bêntica. 2011. (Congresso).

5.
Brazil - Germany Cooperation on Marine Sciences Status Seminar. 2009. (Seminário).

6.
II Semana Academica de Oceanografia. 2009. (Congresso).

7.
Minicurso "Microalgas Potencialmente Nocivas Aplicadas à Maricultura". 2009. (Outra).

8.
Minicurso "Unidades de Conservação". 2009. (Outra).

9.
XX Semana Nacional de Oceanografia. 2008. (Congresso).

10.
XVIII Semana Nacional de Oceanografia. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gustavo Marceno de Oliveira. Defesas antioxidantes em Anomalocardia brasiliana após exposição a Cobre e Zinco: uma abordagem manipulativa de campo.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fernanda Maria de Souza.

2.
Moara Oliveira. ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO DA FAUNA BÊNTICA EM AMBIENTES ENTRE MARÉS SOB INFLUÊNCIA DO ENRIQUECIMENTO ORGÂNICO E APLICABILIDADE DE ÍNDICES AMBIENTAIS (AMBI E BENTIX). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Fernanda Maria de Souza.

3.
Bryan Renam Muller. MONITORAMENTO DE LONGO PRAZO DA BIOTA E DAS PROPRIEDADES FISICO-QUÍMICAS DA ÁGUA E DO SEDIMENTO EM DOIS PONTOS FIXOS NUMA PRAIA ESTUARINA DA BAÍA DE PARANAGUÁ.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fernanda Maria de Souza.



Outras informações relevantes


Bolsista CNPq no período de 11/2008 à 08/2009 através do Projeto "Desenvolvimento de Estratégias para o Manejo Sustentável de Portos Brasileiros.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 1:23:31