Ana Carla Fonseca Reis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7669796091656559
  • Última atualização do currículo em 05/10/2017


Profissional de atuação mundial em economia criativa, cidades criativas, negócios e o futuro do trabalho, é Administradora Pública pela Fundação Getulio Vargas, onde se graduou aos 20 anos de idade; Economista, Mestre com distinção e louvor em Administração e Doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo (primeira tese brasileira sobre Cidades Criativas); tem MBA pela Fundação Dom Cabral. É professora e coordenadora de cursos de pós-graduação em economia da cultura, economia criativa e cidades na Fundação Getulio Vargas/SP, na Universidade Candido Mendes/RJ e na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e professora da Universidad Rey Juan Carlos (Espanha) e de centros de conhecimento, como a Casa do Saber e o Cultura e Mercado. Para empresas, liderou projetos regionais e globais em multinacionais por 15 anos, em marketing, inovação e gestão do conhecimento, com base na América Latina, em Londres e Milão. Desde 2003 é sócia-diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa, cidades criativas, inteligência coletiva e em negócios unindo cultura, criatividade, desenvolvimento e cidades. É consultora e conferencista em cinco línguas e 30 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Itália, Jamaica, Jordânia, Letônia, Marrocos, México, Peru, Portugal, Ruanda, Rússia, Suíça, Taiwan e Uruguai; e em 183 cidades. Assessora para a ONU (PNUD, UNESCO e UNCTAD), foi consultora do relatório global Creative Economy Report 2008 e 2013 e 2017 (no prelo), referência na área. Escreveu livros inovadores no cenário mundial, como Marketing Cultural e Financiamento da Cultura (Cengage, 2002), Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Manole, 2006 - Prêmio Jabuti 2007 em Economia, Administração e Negócios) e Cidades Criativas - da Teoria à prática (SESI, 2012 - finalista do Prêmio Jabuti 2013 em Arquitetura e Urbanismo). Criou e co/editou livros digitais pioneiros, com textos de vários países, e.g. Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento (2008, trilingue), Cidades Criativas - Perspectivas (2009, bilingue) e Cidades Criativas, Soluções Inventivas ? o papel da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais (2010), bem como integrou grupos de assessoria estratégica a governos, a exemplo da concepção do Plano de Economia Criativa do Estado de São Paulo (2016) e da Coordenação Técnica do projeto Território Criativo DF (em curso). Desenhou dezenas de projetos de impacto para empresas, governos e instituições, em economia criativa e cidades, a exemplo de Criaticidades, uma plataforma para cidades criativas com base nas singularidades locais, de Sampa CriAtiva, voltado a estimular e reunir propostas para transformar a cidade, apoiado sobre a inteligência coletiva da população e de OpenCity Lab, que conecta empresas a startups com impacto urbano positivo. É curadora de congressos internacionais e Diretora de Conteúdo da ExpoGestão, o maior congresso de gestão empresarial do Sul do Brasil. É ainda membro da Associação Internacional de Economia da Cultura, do Corpo Mundial de Peritos em Políticas Públicas da UNESCO, dos Repensadores, do Conselho Editorial da Revista Página 22, de Conselhos Consultivos, como da Virada Sustentável, do Recicleiros e do Local Chef. Venceu o Prêmio Claudia em 2013, na categoria Negócios e foi apontada em 2013 pelo jornal El País Américas uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Carla Fonseca Reis
Nome em citações bibliográficas
REIS, A. C. F.

Endereço


Endereço Profissional
Garimpo de Soluções.

URL da Homepage: www.garimpodesolucoes.com.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Cidades Criativas - análise de um conceito em formação e da pertinência de sua aplicação à cidade de São Paulo, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Nabil Georges Bonduki.
Palavras-chave: cidades criativas; economia criativa; indústrias criativas; Artes plásticas contemporâneas; São Paulo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Cultura.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
1993 - 1997
Mestrado em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Marketing Cultural,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Rubens da Costa Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: marketing cultural; patrocínio cultural; responsabilidade social.
1999 - 1999
Especialização em MBA Executivo. (Carga Horária: 632h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
Título: Marketing cultural de marcas transnacionais.
1986 - 1996
Graduação em Economia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1986 - 1989
Graduação em Administração Pública.
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Curso de Introdução ao TerraView Política Social. (Carga horária: 20h).
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
1999 - 1999
MBA em MBA Executivo.
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Tecnicas de Negociacao. (Carga horária: 68h).
Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações
Assessora Técnica em Economia da Cultura e Economia Criativa


Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professora MBA Bens Culturais, Enquadramento Funcional: Professora independente


Creative Clusters Conference, CC, Inglaterra.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curadora
Outras informações
Curadora da conferência britânica, com periodicidade anual (www.creativeclusters.com).


ONU - South South Cooperation Special Unit, SSC-SU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora Internacional
Outras informações
Special Advisor on Creative Economy


Garimpo de Soluções, GARIMPO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Sócia-Fundadora, Enquadramento Funcional: Consultora Senior
Outras informações
Economia, Cultura e Desenvolvimento


Instituto Pensarte, IP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Diretora
Outras informações
Diretora de Economia da Cultura



Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Página 22 (FGV)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Cultura.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Criativa.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Professora homenageada pela turma do MBA de Bens Culturais - cultura, economia, Fundação Getulio Vargas (FGV/SP).
2008
Professora homenageada pela turma do MBA de Bens Culturais - cultura, economia e gestão, Fundação Getulio Vargas (FGV/SP).
2007
Prêmio Jabuti - segundo lugar na categoria de melhor livro em "economia, administração e negócios", Câmara Brasileira do Livro.
1989
Championnat du Monde d'Orthographe (campeonato mundial de francês) - Campeã Brasileira, Alliance Française, TV5.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REIS, A. C. F.2011REIS, A. C. F.. Cidades criativas - burilando um conceito em formação. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte, v. 4, p. 1, 2011.

2.
REIS, A. C. F.2008REIS, A. C. F.; YUDICE, G. . Culturas brasileiras no mundo - do país do samba e da caipirinha a um pólo de inovações culturais contemporâneas. Nueva Sociedad, v. Ed esp, p. 153-170, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REIS, A. C. F.; PARDO, J. (Org.) ; IGLESIA, R. G. L. (Org.) ; HITCHEN, G. (Org.) ; JOFFE, A. (Org.) ; REY, G. (Org.) . Cidades Criativas, Soluções Inventivas - o papel da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais. 1. ed. São Paulo/Recife: Garimpo de Soluções/Fundarpe, 2010. v. 1. 380p .

2.
LUSSIER, R.N. ; REIS, A. C. F. ; FERREIRA, A. A. . Fundamentos de Administração. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010. v. 1. 499p .

3.
REIS, A. C. F.; DE MARCO, K. (Org.) ; ROCHA, A. (Org.) ; BARROS, C. E. (Org.) ; COSTA, E. (Org.) ; LINS, C. (Org.) ; LEE, I. (Org.) ; FERREIRA, F. (Org.) ; MARINHO, H. (Org.) ; DEUTSCHER, J. A. (Org.) ; VALIATI, L. (Org.) ; CALABRE, L. (Org.) ; PRESTES FILHO, L. C. (Org.) ; MANTOAN, M. (Org.) ; MIGUEZ, P. (Org.) ; MACHADO, R. P. (Org.) ; SANCHES, S. (Org.) ; PIRES, T. (Org.) . Economia da Cultura - ideias e vivencias. 1. ed. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Gestão Cultural, 2009. v. 1. 250p .

4.
REIS, A. C. F.; URANI, A. (Org.) ; KAGEYAMA, P. (Org.) ; LERNER, J. (Org.) ; LIN, C. (Org.) ; BERTACCHINI, E. (Org.) ; ROTEM, E. K. (Org.) ; STRICKLAND, B. (Org.) ; HOWKINS, J. (Org.) ; BONNIN, J. (Org.) ; WILLS, A. (Org.) ; VERHAGEN, E. (Org.) ; JOFFE, A. (Org.) ; LANDRY, C. (Org.) ; PARDO, J. (Org.) ; MARTINS, R. B. (Org.) ; IVERSEN, L. (Org.) ; MELGUIZO, J. (Org.) . Creative City Perspectives. 1. ed. São Paulo: Garimpo de Soluções e Creative Cities Production, 2009. v. 1. 160p .

5.
REIS, A. C. F.; DAVIS, A. (Org.) ; DUISENBERG, Edna dos Santos (Org.) ; ASKERUD, P. (Org.) ; ISAR, Y. R. (Org.) ; KOVACS, M. (Org.) ; PIEDRAS, E. (Org.) ; RAMANATHAN, S. (Org.) ; SOLANAS, F. (Org.) ; CHENGYU, X. (Org.) . Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento - trilíngüe. 1. ed. São Paulo: Garimpo de Soluções e Itaú Cultural, 2008. v. 3. 265p .

6.
REIS, A. C. F.. Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável - o Caleidoscópio da cultura. São Paulo: Manole, 2006. v. 1. 354p .

7.
REIS, A. C. F.. Marketing Cultural e Financiamento da Cultura. São Paulo: Thomson Learning, 2002. v. 1. 313p .

8.
REIS, A. C. F.; FERREIRA, Ademir Antonio ; PEREIRA, M. I. . Gestão Empresarial - de Taylor a nossos dias. São Paulo: Thomson Learning, 1997. v. 1. 256p .

Capítulos de livros publicados
1.
REIS, A. C. F.. O Desenvolvimento de uma economia criativa. In: Urani, A.; Giambiagi, F.. (Org.). Rio - A Hora da virada. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2011, v. , p. 150-160.

2.
MANITO, F. ; PAREJA-EASTAWAY, M. ; MASCARELL, F. ; ZALLO, R. ; CHAPAIN, C. ; CUBELES, X. ; CORTES, S. ; GUILLEMAT, E. ; MARTINELL, A. ; MARINA, J. A. ; BARRETT, N. ; LLOP, J. M. ; FARRERAS, J. N. I. ; LEON, J. F. ; ESTEVEZ, X. ; MAYORAL, J. ; MARTINEZ, S. ; MIRALLES, E. ; PIEDRAS, E. ; MELGUIZO, J. ; CARAMBULA, G. ; REIS, A. C. F. . El Caso de Brasil y la iniciativa de ciudades creativas. In: Félix Manito. (Org.). Ciudades Creativas - Creatividad, innovación, cultura y agenda local. 1ed.Barcelona: Fundación Kreanta, 2010, v. 2, p. 225-238.

3.
REIS, A. C. F.. Museus e Mercados de Arte como Agentes Econômicos: um diálogo entre cultura e economia. In: José do Nascimento Júnior. (Org.). Economia de Museus. Brasília: Ministério da Cultura/Instituto Brasileiro de Museus, 2010, v. , p. 115-139.

4.
REIS, A. C. F.. Prefácio. In: Joice Joppert Leal. (Org.). O Negócio do Design. 1ed.São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010, v. , p. -.

5.
REIS, A. C. F.. Economia da cultura e desenvolvimento. In: NECKEL, N.R.M; MILANI, M.L.. (Org.). Cultura - faces do desenvolvimento. 1ed.Blumenau: Nova Letra, 2010, v. , p. 09-44.

6.
REIS, A. C. F.; LINS, C. ; VALIATI, L. ; DORIA, C. A. ; MIRANDA, D. ; BARBOSA, F. ; GALARD, J. ; DURAND, J. C. ; MAGALHAES, L. ; BARACHO, M. A. P. ; CRIBARI, I. ; PRESTES FILHO, L. C. ; GETINO, O. ; MIGUEZ, P. ; RADDI, R. ; LEITAO, S. S. ; FLORISSI, S. . Envolvimento corporativo e desenvolvimento sustentável. In: Isabela Cribari. (Org.). Ecoomia da Cultura. 1ed.Recife: Massangana, 2009, v. , p. 245-261.

7.
REIS, A. C. F.. Economia Criativa - Impacto econômico, benefícios sociais. In: Maria Amélia Mamede; Rachel Gadelha. (Org.). Economia Criativa - uma Nova perspectiva. Fortaleza: Via de Comunicação e Cultura, 2009, v. , p. 158-162.

8.
REIS, A. C. F.. Blocos de vários capítulos de relatório global da ONU. In: Edna dos Santos Duisenberg. (Org.). Creative Economy Report 2008. Genebra: UNCTAD, 2008, v. , p. -.

9.
REIS, A. C. F.; DAVIS, A. . Impacts and responses in Latin America and the Caribbean. In: ANHEIER, Helmut; ISAR, Yudhishthir Raj. (Org.). The Cultural Economy. 1ed.London: SAGE Publications, 2008, v. 1, p. 185-198.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
REIS, A. C. F.. Cidades Criativas. Canal RH, 23 jun. 2009.

2.
REIS, A. C. F.. Investimentos em cultura. Revista do IDEC, São Paulo, 01 fev. 2009.

3.
REIS, A. C. F.. Cidades Criativas - de marketing urbano a estratégia de transformação. CIETEC.info - Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, São Paulo, p. 36 - 36, 15 jan. 2009.

4.
REIS, A. C. F.. Entre Indigestões e acepipes, o banquete urbano da Urban Age. Cultura e Mercado, 07 dez. 2008.

5.
REIS, A. C. F.. Cidades criativas e o jogo dos sete erros. Cultura e Mercado, São Paulo, 16 out. 2008.

6.
REIS, A. C. F.. Duas questões à procura de um MinC. Cultura e Mercado, 12 ago. 2008.

7.
REIS, A. C. F.. O Dito, o não dito e os ouvidos moucos. Cultura e Mercado, 10 maio 2008.

8.
REIS, A. C. F.. A Tríade de ouro na economia criativa brasileira. Cultura e Mercado, 15 jan. 2008.

9.
REIS, A. C. F.. Economia Criativa - Transformando criatividade em renda e benefícios socioeconômicos. Think & Love - Consciência e atitude por um mundo melhor, São Paulo, 07 nov. 2007.

10.
REIS, A. C. F.. Economia Criativa. Diário do Nordeste, Fortaleza, 04 nov. 2007.

11.
REIS, A. C. F.. O Dia em que a Cultura ganhou a BOVESPA. Cultura e Mercado, 20 ago. 2007.

12.
REIS, A. C. F.. Cultura - o quarto pilar da sustentabilidade. Cultura e Mercado, www.culturaemercado.com.br, 07 ago. 2007.

13.
REIS, A. C. F.. Mercado de arte - do prazer ao investimento, uma experiência completa. Cultura e Mercado, 09 jul. 2007.

14.
REIS, A. C. F.. Mercado de Arte - do prazer ao investimento, uma experiência completa. Cultura e Mercado, www.culturaemercado.com.br, 09 jul. 2007.

15.
REIS, A. C. F.. Mercado de Arte - do prazer ao investimento, uma experiência completa. Cultura e Mercado, www.culturaemercado.com.br, 09 jul. 2007.

16.
REIS, A. C. F.. Economia da Cultura. Revista Conexão Social, Porto Alegre, 07 jun. 2007.

17.
REIS, A. C. F.. Economia Criativa - dos bastidores ao protagonismo. Cultura e Mercado, www.culturaemercado.com.br, 28 maio 2007.

18.
REIS, A. C. F.. Do Abismo Digital ao Abismo Cultural. Cultura e Mercado, 24 abr. 2007.

19.
REIS, A. C. F.. Uma Relação possível. Revista E - SESC, 19 mar. 2007.

20.
REIS, A. C. F.. Economia da Cultura ou Economia Criativa? Pondo os pingos nos is?. Cultura e Mercado. Cultura e Mercado, 11 mar. 2007.

21.
REIS, A. C. F.. Há muito mais entre o céu e a terra do financiamento à cultura do que as leis de incentivo. Cultura e Mercado, 13 fev. 2007.

22.
REIS, A. C. F.. Economia da Cultura ? Uma união pelo desenvolvimento socioeconômico. Cultura e Mercado, 13 jan. 2007.

23.
REIS, A. C. F.. Economia da Cultura ? uma união pelo desenvolvimento socioeconômico. Cultura e Mercado, 18 dez. 2006.

24.
REIS, A. C. F.. Quando a Torre de Babel adora uma língua franca. Cultura e Mercado, 13 nov. 2006.

25.
REIS, A. C. F.. Quanto a Torre de Babel adota uma língua Franca. Cultura e Mercado, 13 nov. 2006.

26.
REIS, A. C. F.. Economia da Cultura ? o benéfico encontro entre a bela e a fera. Gazeta Mercantil, 03 nov. 2006.

27.
REIS, A. C. F.. Das Belas-artes ao desenvolvimento socioeconômico. Revista Paradoxo, 11 out. 2006.

28.
REIS, A. C. F.. Cidades criativas. Cultura e Mercado, 09 out. 2006.

29.
REIS, A. C. F.. Da Beleza de ser um caleidoscópio ambulante. Cultura e Mercado, 20 set. 2006.

30.
REIS, A. C. F.. Economia Criativa: quando o exemplo vem do Uruguai. Cultura e Mercado, 17 ago. 2006.

31.
REIS, A. C. F.. Torcedores conscientes, leitores desavisados. Cultura e Mercado, 13 jul. 2006.

32.
REIS, A. C. F.. A economia criativa conquista o sul do país. Cultura e Mercado, 15 jun. 2006.

33.
REIS, A. C. F.. Mercado Cultural - quando a produção independente dá o tom. Cultura e Mercado, 11 maio 2006.

34.
REIS, A. C. F.. Reencontrando o nosso norte. Cultura e Mercado, 13 abr. 2006.

35.
REIS, A. C. F.. A Cultura como estratégia para o desenvolvimento econômico no Brasil. Cultura e Mercado, 31 mar. 2006.

36.
REIS, A. C. F.. Indústrias Criativas - caminhos promissores. Gazeta Mercantil, 06 jan. 2006.

37.
REIS, A. C. F.. Os Novos Desafios do Forum Mundial de Cultura. Cultura e Mercado, 15 dez. 2005.

38.
REIS, A. C. F.. Economia, artesanato e educação entrelaçados nas raízes da identidade étnica. Cultura e Mercado, 23 nov. 2005.

39.
REIS, A. C. F.. Sistema Nacional de Cultura - discutindo meios e fins. Cultura e Mercado, 30 out. 2005.

40.
REIS, A. C. F.. Economia da Cultura. Cultura e Mercado, 21 set. 2005.

41.
REIS, A. C. F.. Matadouro de Casablanca - o que antes nutria o corpo, agora alimenta a alma. Cultura e Mercado.

Apresentações de Trabalho
1.
REIS, A. C. F.. Small Creative Cities - when less is more. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
REIS, A. C. F.. Vinhos do semi-árido - impactos econômicos, culturais e sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
REIS, A. C. F.. Economia de museus. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
REIS, A. C. F.. Economia da cultura - modo de usar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
REIS, A. C. F.. São Paulo - city of contrasts. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
DUISENBERG, Edna dos Santos ; REIS, A. C. F. . Creative Economy Report. Genebra: UNCTAD - United Nations Conferenece on Trade and Development, 2008 (Contribuições de texto e estudos de caso para o primeiro relatório mundial sobre economia criativa.).

2.
REIS, A. C. F.. A Psicodinâmica do Trabalho, 1994. (Tradução/Livro).

3.
REIS, A. C. F.. Os Táxis e os Anjos. São Paulo: Marc Burgard Ed., 1992. (Tradução/Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS, A. C. F.. Encontros marcados com a cultura - oficina de economia da cultura e economia criativa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
REIS, A. C. F.. i Jornada de Economia da Cultura de Rondônia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
REIS, A. C. F.. Plano Municipal de Cultura de Rio Branco - oficina de economia da cultura. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
REIS, A. C. F.. Gestão de Políticas e Produtos Culturais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
REIS, A. C. F.. Gestão Contemporânea da Cultura. 2007. .

6.
REIS, A. C. F.. Gestão de Políticas e Produtos Culturais. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
REIS, A. C. F.. Gestão Contemporânea da Cultura. 2006. .

8.
REIS, A. C. F.. Gestão Contemporânea da Cultura. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
REIS, A. C. F.. Concurso de apoio a projetos de criação e/ou manutenção de site de cultura no estado de São Paulo. 2010. Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

2.
REIS, A. C. F.. Concurso de apoio a projetos de criação e/ou manutenção de site de cultura no estado de São Paulo. 2008. Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONAD ? Congresso Nacional de Design de Interiores. Economia Criativa & Cidades Criativas. 2010. (Congresso).

2.
Congresso Capital Iberoamericana de Cultura. Economia Criativa e Cidades Criativas - caminhos latinoamericanos. 2010. (Congresso).

3.
Cultura e Economia Criativa - Instrumentos para a construção de uma agenda para as Mercocidades.Da Economia Criativa às Cidades Criativas. 2010. (Seminário).

4.
Economic Forum Perm. Creative Economy and Urban Impact. 2010. (Congresso).

5.
Encontro de Cooperação Cultural Internacional.Cooperação Cultural no Espaço Urbano ? unindo singularidades locais e tendências globais. 2010. (Encontro).

6.
ExpoGestão 2010. Worknets - o relacionamento como catalisador de inovações. 2010. (Congresso).

7.
Festival de Inverno de Garanhuns.Economia da Cultura. 2010. (Oficina).

8.
Festival Nacional de Teatro.Economia e Cultura - uma equação possível. 2010. (Encontro).

9.
Festival Nacional SESI de Música.Economia da Cultura - quem disse que cultura não dá dinheiro?. 2010. (Encontro).

10.
First International Workshop on Cultural Commons.From Creative Districts to Creative Hubs - conceptual review and an application to the City of São Paulo. 2010. (Seminário).

11.
FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty.Cidades Criativas - conexões urbanas. 2010. (Encontro).

12.
Fórum (Rio) Cidade Criativa. Cidades Criativas - um giro pelo mundo. 2010. (Congresso).

13.
HSM ExpoManagement - Rede REPENSADORES. Cidades Criativas, Soluções Inventivas. 2010. (Congresso).

14.
II Conferência Nacional de Cultura.Cultura e Economia Criativa. 2010. (Encontro).

15.
II Congresso Internacional de Cidades Inovadoras - CICI2010. Cidades Criativas de Médio Porte. 2010. (Congresso).

16.
III Workshop de Investigação Próximo Futuro/Fundação Gulbenkian.Economia Criativa - caminhos e perspectivas. 2010. (Oficina).

17.
I Seminário de Cultura de São João del Rei e região.Economia da Cultura & Cidades. 2010. (Seminário).

18.
I Seminário Integrado e Interinstitucional de Economia da Cultura e Desenvolvimento Regional.Economia da Cultura - da teoria à prática. 2010. (Seminário).

19.
I Simpósio Internacional sobre Arquitetura e Museus.Museus como Agentes Econômicos e de Dinamização Urbana. 2010. (Simpósio).

20.
Kinoforum - Seminário "Curta e Mercado".Indústrias Criativas e Mercado. 2010. (Seminário).

21.
Mostra Universitária Sinergia de Audiovisual da UVV.Economia da Cultura. 2010. (Encontro).

22.
Oficinas Itaú Cultural de Gestão e Políticas Culturais.Entrelaçando Cultura e Economia nas Gestões Pública e Privada. 2010. (Oficina).

23.
Oficinas Itaú Cultural de Gestão e Políticas Culturais.Entrelaçando Cultura e Economia nas Gestões Pública e Privada. 2010. (Oficina).

24.
Oficinas Itaú Cultural de Gestão e Políticas Culturais.Entrelaçando Cultura e Economia nas Gestões Pública e Privada. 2010. (Oficina).

25.
Oficinas preparatórias para o Plano Diretor do Rio de Janeiro.Economia Criativa no Rio de Janeiro. 2010. (Oficina).

26.
OsteRio - o Futuro do Rio em debate.Economia Criativa - Repensando o Rio de Janeiro. 2010. (Encontro).

27.
Plataforma Porto Alegre, Cidade Criativa.Cidades Criativas - perspectivas. 2010. (Encontro).

28.
Seminário Cultura e Mercado.Economia da Cultura & Cidades. 2010. (Seminário).

29.
Seminário Internacional de Dança Contemporânea.Economia da Cultura. 2010. (Seminário).

30.
Seminário Itinerante de Economia da Cultura e Desenvolvimento BNDES.Economia da Cultura e Economia Criativa - trilhas para Macapá. 2010. (Seminário).

31.
Seminário Itinerante de Economia da Cultura e Desenvolvimento BNDES.Economia da Cultura e Economia Criativa - trilhas para Cuiabá. 2010. (Seminário).

32.
Seminário Itinerante de Economia da Cultura e Desenvolvimento BNDES.Economia da Cultura e Economia Criativa - trilhas para Maceió. 2010. (Seminário).

33.
Seminário Itinerante de Economia da Cultura e Desenvolvimento BNDES.Economia da Cultura e Economia Criativa - trilhas para João Pessoa. 2010. (Seminário).

34.
Seminário Itinerante de Economia da Cultura e Desenvolvimento BNDES.Economia da Cultura e Economia Criativa - trilhas para Aracaju. 2010. (Seminário).

35.
Seminário Itinerante de Economia da Cultura e Desenvolvimento BNDES.Economia da Cultura e Economia Criativa - trilhas para Belém. 2010. (Seminário).

36.
Seminário Itinerante de Economia da Cultura e Desenvolvimento BNDES.Economia da Cultura e Economia Criativa - trilhas para Manaus. 2010. (Seminário).

37.
Seminário Itinerante de Economia da Cultura e Desenvolvimento BNDES.Economia da Cultura e Economia Criativa - trilhas para Campo Grande. 2010. (Seminário).

38.
Seminário Itinerante de Economia da Cultura e Desenvolvimento BNDES.Economia da Cultura e Economia Criativa - trilhas para Goiânia. 2010. (Seminário).

39.
Seminário SEBRAE de Empreendedorismo.Economia da Cultura e Cidades. 2010. (Seminário).

40.
Sempre um Papo.Cidades Criativas ? Traduzindo em miúdos. 2010. (Encontro).

41.
33rd World Urban Development Congress. Creative City Perspectives. 2009. (Congresso).

42.
Agenda Afirmativa de Cultura e Negócios da Associação Comercial do Maranhão.Economia Criativa em Debate. 2009. (Encontro).

43.
Ciclo de Palestras UFBA/SEBRAE/Itaú Cultural.Nova(s) Economia(s). 2009. (Oficina).

44.
Conferências Coca-Cola de Economia Criativa.Vivendo de Música ? novas carreiras e desafios nas indústrias criativas. 2009. (Encontro).

45.
Congreso Internacional Lugares de Cultura. SESC São Paulo, Laboratório de Inovações. 2009. (Congresso).

46.
Congresso Economia, Cultura e Sociedade. Economia da Cultura, criatividade e entretenimento: ações e reflexões contemporâneas. 2009. (Congresso).

47.
Debates Itaú Cultural sobre Sustentabilidade.Cultura, cidadania e direitos. 2009. (Encontro).

48.
Encontros de Capacitação Regional.Economia da Cultura e Desenvolvimento. 2009. (Oficina).

49.
Encontros de Gestão Cultural de Roraima.Economia da Cultura - desafios e oportunidades. 2009. (Oficina).

50.
Encontros do Circuito Fora do Eixo.Economia Criativa ? modelos alternativos para o desenvolvimento. 2009. (Encontro).

51.
Encontros Itau Cultural de Economia da Cultura.Economia da Cultura - ideias e vivencias. 2009. (Oficina).

52.
ExpoGestao. Bollywood - mercados inexplorados de negocios. 2009. (Congresso).

53.
Fórum DiverCidades Criativas.Economia da cultura, audiovisual e cidades criativas. 2009. (Seminário).

54.
Game in the City.Chances in the Creative Economy. 2009. (Encontro).

55.
I Conferência Municipal de Cultura de São Roque.Cultura e Economia Criativa. 2009. (Encontro).

56.
II Conferência Municipal de Cultura de Belo Horizonte.Cultura e Economia Criativa. 2009. (Encontro).

57.
II Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza.Cultura e Economia Criativa. 2009. (Encontro).

58.
II Conferência Municipal de Cultura de São Paulo.Cultura e Economia Criativa. 2009. (Encontro).

59.
II Seminário de Integração ? Turismo, cultura, gastronomia e artesanato.Turismo, cultura, artesanato e gastronomia como alavancagem para o desenvolvimento local. 2009. (Seminário).

60.
Painel de Tendências Centro Cultural Banco do Brasil.Cultura e sustentabilidade. 2009. (Oficina).

61.
Pensar e agir cultura.Economia da cultura em época de crise. 2009. (Oficina).

62.
Programa de Formação em Gestão Cultural para Pontos de Cultura ? Amazônia.Economia da Cultura ? retomando um casamento histórico. 2009. (Oficina).

63.
Programa de Formação em Gestão Cultural para Pontos de Cultura ? Bahia.Economia da Cultura ? retomando um casamento histórico. 2009. (Oficina).

64.
Programa de Formação em Gestão Cultural para Pontos de Cultura ? Goiás.Economia da Cultura ? retomando um casamento histórico. 2009. (Oficina).

65.
Programa de Formação em Gestão Cultural para Pontos de Cultura ? Minas Gerais.Economia da Cultura ? retomando um casamento histórico. 2009. (Oficina).

66.
Programa de Formação em Gestão Cultural para Pontos de Cultura ? Pernambuco.Economia da Cultura ? retomando um casamento histórico. 2009. (Oficina).

67.
Programa de Formação em Gestão Cultural para Pontos de Cultura - Alagoas.Economia da Cultura ? retomando um casamento histórico. 2009. (Oficina).

68.
Segundas Jornadas Ciudades Creativas.Ciudades Creativas - proponiendo conceptos y analizando prácticas. 2009. (Encontro).

69.
Seminario Economia da Cultura e Diversidade Cultural.Economia da Cultura ? convergindo interesses e oportunidades. 2009. (Seminário).

70.
Seminario Internacional del Centro LatinoAmericano de Economía Humana.Economía Creativa y Cidades Criativas, audiovisual e economia da cultura. 2009. (Seminário).

71.
Seminário Internacional Malraux.Principais Abordagens e Estratégias de Desenvolvimento da Economia da Cultura. 2009. (Seminário).

72.
Seminário Internacional Porto Alegre, Cidade Criativa.Singularidades culturais e vocacoes economicas de Porto Alegre. 2009. (Seminário).

73.
Seminário Malraux.Geopolítica das Indústrias Culturais - uma visão crítica das indústrias culturais no mundo. 2009. (Seminário).

74.
Seminários CINE-PE - Festival Audiovisual do Recife.Economia da Cultura - a importância dos fundamentos socioeconômicos na elaboração das políticas públicas de cultura. 2009. (Seminário).

75.
Seminário UNESCO de Pesquisa sobre Desenvolvimento e Cultura.Cultura y Desarrollo. 2009. (Seminário).

76.
UNCTAD Workshop on New and Dynamic Sectors.El Sector audiovisual en Argentina, Brasil y Colombia. 2009. (Encontro).

77.
Workshops Expomanagement.Cidades Criativas - conexoes transformadoras. 2009. (Oficina).

78.
World Culture Economic Forum.Creative City Perspectives. 2009. (Seminário).

79.
Aula Magna do Curso de Especialização em Economia da Cultura da UFRGS.Economia da Cultura e Desenvolvimento. 2008. (Encontro).

80.
Creative Cities Summit 2.0.Small creative cities ? when less is more. 2008. (Encontro).

81.
Curso de Gestão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.Curso de Gestão Cultural. 2008. (Outra).

82.
Curso de Gestão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Santo André.Economia da cultura - modo de usar. 2008. (Outra).

83.
Encontros Brasil-Israel de Economia Criativa - vinhos do semi-árido.Vinhos do semi-árido israelense ? impactos econômicos, sociais e culturais. 2008. (Encontro).

84.
Encontro SEBRAE/AM de Economia Criativa.Economia Criativa - um caminho para o desenvolvimento do Amazonas. 2008. (Encontro).

85.
Encontro SESC Rondônia.Economia Criativa - um novo caminho de desenvolvimento para Rondônia. 2008. (Encontro).

86.
Evento de Assinatura de Convênio do Cadastro Estadual de Cultura do Acre.Economia Criativa - cultura, meio ambiente e tecnologia - um novo caminho de desenvolvimento para o Acre. 2008. (Outra).

87.
Fórum de Economia da Cultura do Nordeste.Economia da Cultura ? negócios e cultura de mãos dadas. 2008. (Encontro).

88.
II Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas.Aspectos administrativos e econômicos da gestão museolõgica. 2008. (Encontro).

89.
III Fórum Nacional de Museus.Museus como agentes econômicos. 2008. (Simpósio).

90.
I Jornada de Economia da Cultura de Rondônia.Economia da cultura - modo de usar. 2008. (Encontro).

91.
International Symposium on Industrial Heritage Reuse - Abattoirs.São Paulo - du projet au contexte, à travers deux examples. 2008. (Simpósio).

92.
I Seminãrio Internacional de Gestão Cultural.Gestão cultural como gestão de fluxos. 2008. (Seminário).

93.
Oficina preparatória para o Plano Municipal da Cultura de Rio Branco.Economia da Cultura - a singularidade de Rio Branco. 2008. (Oficina).

94.
Programa de Estudos Independientes del Museu d'Art Contemporani de Barcelona.Economía de la Cultura - un encuentro de ríos. 2008. (Seminário).

95.
Seminário Cultura e Desenvolvimento.Economia da Cultura - retomando um casamento histórico. 2008. (Seminário).

96.
Seminário de Arranjos Produtivos Locais Culturais.Economia Criativa e Clusters Criativos - uma volta ao mundo. 2008. (Seminário).

97.
Seminário de Indústrias Criativas.Criatividade, cultura e desenvolvimento. 2008. (Seminário).

98.
Seminário Política Nacional de Museus - balanço e perspectivas.Sustentabilidade na gestão museológica - desafios e oportunidades. 2008. (Seminário).

99.
World Congress on Urban Development. Creative City - two words in search of a definition. 2008. (Congresso).

100.
Audiência Pública Economia da Cultura - Assembléia Legislativa.Economia da Cultura - de onde viemos e para onde podemos ir. 2007. (Encontro).

101.
Creative Clusters Conference. São Paulo - city of contrasts. 2007. (Congresso).

102.
Encontro com os alunos ? Pontifícia Universidade Católica.Marketing Cultural ontem e hoje ? elocubrações de uma marketeira. 2007. (Encontro).

103.
Encontro de Economia da Cultura - Fundação Catarinense de Cultura.Economia da Cultura - visões e ações para o desenvolvimento. 2007. (Encontro).

104.
Encontros Culturais CPFL.Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável. 2007. (Oficina).

105.
III Forum FAAP de Discussão Estudantil.Economia da Cultura e Economia Criativa ? desafios e oportunidades. 2007. (Simpósio).

106.
III Reunião Nacional dos Interlocutores da Carteira de Cultura e Entretenimento do Sistema SEBRAE.Economia da Cultura. 2007. (Encontro).

107.
Itaú Rumos Cultural.Gestão Cultural e Economia da Cultura ? caminhos e perspectivas. 2007. (Encontro).

108.
Reunião do Conselho de Gestores Culturais do SESC/SP.Economia da cultura e desenvolvimento sustentável. 2007. (Oficina).

109.
Roda de Conversas.Economia da cultura e desenvolvimento sustentável. 2007. (Encontro).

110.
Rumos Itaú Cultural.Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável. 2007. (Oficina).

111.
São Paulo Fashion Week.Cidades criativas. 2007. (Oficina).

112.
Semana da Cultura de Florianópolis.Economia da Cultura ? perspectivas. 2007. (Encontro).

113.
Seminário Internacional de Economia Criativa.Números da Cultura. 2007. (Seminário).

114.
Seminário Internacional de Economia da Cultura.A Relação público-privado e o futuro do envolvimento corporativo nas políticas de desenvolvimento sustentável. 2007. (Seminário).

115.
Seminario-Laboratorio de Economía de la Cultura, Convenio Andrés Bello.Producción y Oferta Cultural ? reflexiones, cuestiones, propuestas. 2007. (Simpósio).

116.
Seminário Nacional de Economia Criativa do Ceará.Impacto econômico, benefícios sociais. 2007. (Seminário).

117.
Seminário sobre os Programas de Financiamento da Cultura.Números da Cultura - de onde viemos, para onde vamos. 2007. (Seminário).

118.
2o. Corredor Literário da Paulista.Conectores, Mediadores e Poliglotas ? a formação de gestores culturais. 2006. (Encontro).

119.
Assembléia do Comitê Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.Economia Criativa ? filão de negócios para instituições financeiras. 2006. (Encontro).

120.
Creative Economy for Development Forum.Successful proofs of the concept in Latin America. 2006. (Seminário).

121.
Creative Industries Forum. Creative Economy ? the Brazilian Case. 2006. (Congresso).

122.
Encontro do Comitê Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.Economia Criativa ? filão de negócios para instituições financeiras. 2006. (Seminário).

123.
Feira Sebrae do Empreendedor.Economia da cultura e desenvolvimento sustentável. 2006. (Encontro).

124.
Forum Cultural Mundial. Criar e sustentar. 2006. (Congresso).

125.
I Encontro Nacional de Produtores Culturais.Políticas culturais e leis de incentivo. 2006. (Simpósio).

126.
II Encontro Nacional de Estudos Transdisciplinares em Cultura.Cultura, Meio Ambiente e Economia ? um triunvirato à disposição do desenvolvimento sustentável. 2006. (Encontro).

127.
International Culture Forum. Cultural Sponsorship ? theory and practice. 2006. (Congresso).

128.
Semana Internacional de Economia FAAP.Economics of Culture and Creative Economy. 2006. (Encontro).

129.
Seminário de Economia da Cultura.Economia da cultura e desenvolvimento sustentável. 2006. (Seminário).

130.
Seminário de Economia da Cultura.Economia da cultura e desenvolvimento sustentável. 2006. (Seminário).

131.
Seminário de Economia da Cultura.Economia da cultura e desenvolvimento sustentável. 2006. (Seminário).

132.
Seminário de Economia da Cultura.Economia da cultura e desenvolvimento sustentável. 2006. (Seminário).

133.
Seminário de Economia da Cultura.Economia da cultura e desenvolvimento sustentável. 2006. (Oficina).

134.
Seminario de Industrias Culturales, Organización de los Estados Ibero-Americanos.Industrias Culturales y Procesos de Desarrollo. 2006. (Seminário).

135.
Seminário Internacional Políticas Culturais e Eleições.O MinC que temos e o MinC que queremos. 2006. (Seminário).

136.
Sempre um Papo - Economia da Cultura.Economia da cultura e desenvolvimento sustentável. 2006. (Oficina).

137.
World Culture Forum. The Creative economy from a Southern perspective. 2006. (Congresso).

138.
X World Summit of Young Entrepreneurs. Creative Economy for Developing Countries. 2006. (Congresso).

139.
Festival do Rio das Velhas.Economia da Cultura. 2005. (Encontro).

140.
Fórum de Cultura da Região Metropolitana de Campinas.Sistema Nacional de Cultura. 2005. (Encontro).

141.
Fórum Internacional de Economia da Cultura. Economia da Cultura. 2005. (Congresso).

142.
Global South-South Creative Economy Symposium.Creative Economy as a Development Tool. 2005. (Simpósio).

143.
II Fórum de Cooperação Cultural Internacional. Indústrias Culturais e Políticas Públicas. 2005. (Congresso).

144.
II World Culture Forum. Creative Industries in Brazil. 2005. (Congresso).

145.
Seminário Cultura e Negócios.Cultura como Investimento. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, J. R. M. ; MORAES, M. V. P. ; RODRIGUES, R. ; STEPHANES, R. ; NEVES, M.F. ; FURLAN, L. F. ; TRINDADE, S. ; MOORE, M. ; REIS, A. C. F. . AgroGestão 2010. 2010. (Congresso).

2.
REIS, A. C. F.; DE MARCO, K. ; VALIATI, L. . Seminário Itinerante de Economia da Cultura e Desenvolvimento. 2010. (Congresso).

3.
REIS, A. C. F.; TORRES, A. J. . ExpoGestão 2010. 2010. (Congresso).

4.
REIS, A. C. F.. ExpoGestão 2009. 2009. (Congresso).

5.
REIS, A. C. F.. Seminario Internacional Porto Alegre, Cidade Criativa. 2009. (Congresso).

6.
REIS, A. C. F.; URANI, A. . Curso de Cidades Criativas Polo do Pensamento. 2009. (Outro).

7.
REIS, A. C. F.; ALZAMORA, G. . Artes Plásticas e Comunicação na Contemporaneidade - Ciclo de Palestras. 2008. (Outro).

8.
REIS, A. C. F.. Encontros Brasil-Israel de Economia Criativa. 2008. (Outro).

9.
REIS, A. C. F.; TORRES, A. J. . ExpoGestão 2008. 2008. (Congresso).

10.
REIS, A. C. F.. Creative Cities Summit 2.0. 2008. (Congresso).

11.
REIS, A. C. F.. I Jornada de Economia da Cultura de Rondônia. 2008. (Congresso).

12.
REIS, A. C. F.. Seminário Nacional de Economia Criativa do Ceará. 2007. (Congresso).

13.
REIS, A. C. F.. Fórum Internacional de Economia Criativa. 2007. (Congresso).

14.
REIS, A. C. F.. Creative Clusters Conference. 2007. (Congresso).

15.
DEHEINZELIN, L. ; REIS, A. C. F. . Forum Cultural Mundial. 2006. (Congresso).

16.
REIS, A. C. F.. Creative Clusters Conference. 2006. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 23:47:05