Rafael de Mesquita Diehl

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3233923067103453
  • Última atualização do currículo em 05/09/2018


Doutorando em História pela UFPR, Mestre em História pela UFPR e graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval. Realiza pesquisas no âmbito de História Medieval Ibérica e História da Igreja. Atualmente foca seus estudos no período do Papado em Avignon, na primeira metade do século XIV. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael de Mesquita Diehl
Nome em citações bibliográficas
DIEHL, Rafael de Mesquita.


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Programa de Pos graduação em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Eclesiologia e a monarquia pontifícia com João XXII em Avignon (1316-1334),
Orientador: Fatima Regina Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Papado; Avignon; Monarquia Pontifícia; Eclesiologia medieval; João XXII.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Igreja.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do pensamento político.
2011 - 2013
Mestrado em Programa de Pos graduação em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O poder régio e suas atribuições no Speculum Regum (1341-1344) do franciscano Álvaro Pelayo, bispo de Silves (1333-1350),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Fatima Regina Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Álvaro Pelayo; Poder Régio; Espelhos de Príncipes; Speculum Regum.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval / Especialidade: História Medieval Ibérica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Igreja.
2006 - 2010
Graduação em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O processo de fortalecimento do poder régio no reinado de Fernando III o Santo em Castela (1217-1252) e Leão (1230-1252) inserido no contexto da Reconquista Cristã Ibérica.
Orientador: Fatima Regina Fernandes.




Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: História Medieval Ibérica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: Poder e Sociedade na Península Ibérica Medieval.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Igreja.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: Idade Média Plena (séc. XI-XIII).
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: Baixa Idade Média (séc. XIV-XV).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Lê Pouco.
Galego
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIEHL, Rafael de Mesquita.2017DIEHL, Rafael de Mesquita.; FERNANDES, F. R. . A Cúria Papal: de Roma para Avignon (c. 1250-1350). Intus-Legere Historia, v. 11, p. 21-44, 2017.

2.
DIEHL, Rafael de Mesquita.2008DIEHL, Rafael de Mesquita.. As Fontes como instrumento de legitimação do poder régio castelhano (século XIII). Revista Vernáculo, v. 21e22, p. 28-39, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIEHL, Rafael de Mesquita.. Teologia católica e direitos humanos. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2018. v. 1. 245p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DIEHL, Rafael de Mesquita.. ROLLO-KOSTER, Joëlle. 'Avignon and its Papacy, 1309-1417: popes, institutions and Society' (Resenha). Revista Aquinate, p. 61 - 64.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIEHL, Rafael de Mesquita.. 'A liturgia dos ritos de coroação e as relações entre os poderes espiritual e temporal (séculos XIII-XIX). In: IX Semana de Estudos Medievais, 2012, Rio de Janeiro. Atas da IX Semana de Estudos Medievais, 2011. p. 541-553.

2.
DIEHL, Rafael de Mesquita.; SANTANA, E. V. . 'Vincere Vitia Et Se Ipsum Virtus Est Morum ? As Virtudes Como Instrumentos Políticos nos Espelhos de Príncipe de Egídio Romano e Álvaro Pelayo.'. In: V Congresso Internacional de História - Populações, ideias e movimentos sociais na história, 2011, Maringá. Anais do V Congresso Internacional de História, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DIEHL, Rafael de Mesquita.. 'A liturgia dos ritos de coroação e as relações entre os poderes espiritual e temporal (séculos XIII-XIV).'. In: IX Semana de Estudos Medievais da UFRJ, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de resumos da IX Semana de Estudos Medievais, 2011.

2.
DIEHL, Rafael de Mesquita.. "As fontes como instrumento de legitimação do poder régio castelhano (séc. XIII).". In: Fontes, Saberes e Tradições - I Semana de Estudos Antigos e Medievais do Núcleo de Estudos Mediterrâneos da UFPR, 2008, Curitiba. Fontes, Saberes e Tradições - I Semana de Estudos Antigos e Medievais do Núcleo de Estudos Mediterrâneos da UFPR, 2008.

3.
DIEHL, Rafael de Mesquita.. "As Contribuições da vitória cristã em Navas de Tolosa para a afirmação régia castelhana no século XIII.". In: VII Semana de Estudos Medievais da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro/RJ. VII Semana de Estudos Medievais - caderno de resumos - Novembro 2007, 2007. p. 37-38.

Apresentações de Trabalho
1.
DIEHL, Rafael de Mesquita.. Igreja, Poder e Palavra: o discurso Eclesiológico no De statu et planctu Ecclesiae de Álvaro Pais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DIEHL, Rafael de Mesquita.; SANTANA, E. V. . 'Vincere vitia et se ipsum virtus est morum - As Virtudes como instrumentos políticos nos Espelhos de Príncipes de Egídio Romano e Álvaro Pelayo.'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DIEHL, Rafael de Mesquita.. 'A liturgia dos ritos de coroação e as relações entre os poderes espiritual e temporal (séculos XIII-XIV).'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DIEHL, Rafael de Mesquita.. "As fontes como instrumento de legitimação do poder régio castelhano (séc. XIII).". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
DIEHL, Rafael de Mesquita.. O Processo de Fortalecimento do Poder Régio no reinado de Fernando III o Santo de Castela (1217-1252) inserido no contexto da Reconquista Cristã Ibérica 2009 (Resumo extendido de Monografia).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
DIEHL, Rafael de Mesquita.. A Reconquista Ibérica no século XIII. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, F. R.; DIEHL, Rafael de Mesquita.. Participação em banca de Andréia Rosin Caprino.Eusébio de Cesaréia e a formatação do cristianismo como base ideológica para o poder imperial do século IV. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

2.
FERNANDES, F. R.; DIEHL, Rafael de Mesquita.. Participação em banca de Luciane Felisbino.Isócrates e busca pela união das poleis no século IV a.C.: considerações sobre a identidade grega. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.

3.
FERNANDES, F. R.; DIEHL, Rafael de Mesquita.. Participação em banca de Victor Reis Chaves Alvim.As representações da cavalaria em Perceval ou O Conto do Graal, de Chrétien de Troyes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciência e Fé - Ação do Cristianismo ao longo dos séculos (Escola do Bosque Mananciais). 2012. (Outra).

2.
Diálogos Mediterrânicos II. 2011. (Outra).

3.
I Seminário Franco-Brasileiro "Identidades e Fronteias na Península Ibérica Medievev"al. 2011. (Seminário).

4.
IX Semana de Estudos Medievais. "A liturgia dos ritos de coroação e as relações entre os poderes espiritual e temporal (séculos XIII-XIV).". 2011. (Congresso).

5.
V Congresso Internacional de História - Populações, ideias e movimentos sociais na história. "Vincere Vitia Et Se Ipsum Virtus Est Morum ? As Virtudes Como Instrumentos Políticos nos Espelhos de Príncipe de Egídio Romano e Álvaro Pelayo.". 2011. (Congresso).

6.
43º UNIV Forum University Congress - "Can christianity inspire a global culture?". 2010. (Congresso).

7.
Fontes, Saberes e Tradições - I Semana de Estudos antigos e medievais do NEMED."As fontes como instrumento de legitmiação do poder régio castelhano (séc. XIII).". 2008. (Outra).

8.
Merovingian and Carolingian Gaul - Researches. 2008. (Outra).

9.
Instituições, Poderes e Jurisdições - I Seminário Argentina-Brasil-Chile de História Antiga e Medieval. 2007. (Seminário).

10.
VII Semana de Estudos Medievais da UFRJ."As Contribuições da Vitória Cristã em Navas de Tolosa para a afirmação régia Castelhana". 2007. (Outra).

11.
Mesa Redonda "História das Guerras". 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIEHL, Rafael de Mesquita.; SANTANA, E. V. ; PAIZANI, G. A. F. ; FERNANDES, F. R. ; SENKO, E. C. ; FRIGHETTO, R. ; GUIMARAES, M. L. . I Seminário Franco-Brasileiro "Identidades e Fronteiras na Península Ibérica Medieval". 2011. (Outro).

2.
DIEHL, Rafael de Mesquita.. UFPR: Cursos e Profissões - Uma Feira de Idéias para seu futuro.. 2006. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 6:21:09