Maria Salete de Moura Torres

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6326293454892285
  • Última atualização do currículo em 28/10/2018


Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2000) e mestrado em Psicopedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005); Pós graduação em Psicopedagogia pela URI/RS (2003) e Educação Especial- AEE Atendimento Educacional Especializado (2012) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora na graduação de Pedagogia da Faculdade Anglicana de Erechim e professora de educação especial em Sala de Recursos/AEE em escola pública municipal e estadual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva; educação especial, conhecimentos pedagógicos, dificuldades de aprendizagem e legislação educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Salete de Moura Torres
Nome em citações bibliográficas
TORRES, M. S. M.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2005
Mestrado em Psicopedagogia.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Possibilidades de intervenção Psicopedagógica com alunos disléxicos no Ensino fundamental a partir da identificação e mobilização do seu potencial,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Roberto Rodrigues.
2010
Especialização em andamento em Curso de Especialização em Formação de Professores. (Carga Horária: 448h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: INCLUSÃO ESCOLAR E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
Orientador: MARIA FANI SCHEIBEL.
2001 - 2003
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 600h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Título: A compreensão do esquema corporal como instrumento de sensibilização psicopedagógica para a aprendizagem significativa.
Orientador:
1998 - 2000
Graduação em Pedagogia.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Título: Proposta Política Pedagógica.
Orientador: Ilza Kneb.




Formação Complementar


2011 - 2011
Curso de Formação de Professores em Tecnologias da. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2010
Curso de Atendimento Educacional Especilaizado. (Carga horária: 225h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
2008 - 2008
Educação Inclusiva:Direito à Diversidade-SEE/MEC. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação-Passo Fundo, SME, Brasil.
2007 - 2007
Aprendizagem Mediadad: Funções e Disfunções Cognit. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação-Erechim, SME, Brasil.
2006 - 2006
Atualização em Educação Especial-DM. (Carga horária: 120h).
Secretaria Municipal de Educação-Erechim, SME, Brasil.
2006 - 2006
Educação Inclusiva:Direito à Diversidade-SEE/MEC. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação-Passo Fundo, SME, Brasil.
2005 - 2005
Curso Intensivo de Formação em Dislexia. (Carga horária: 50h).
Associação Brasileira de Dislexia, ABD, Brasil.
2001 - 2001
Formação Continuada de Professores Alfabetizadores. (Carga horária: 80h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Qualificação de Professores para Aceleração de Apr. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2000
Formação Continuada Para Professores de Educação I. (Carga horária: 100h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Formação para Professores de Educação Especial- DM. (Carga horária: 320h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
1991 - 1992
Extensão universitária em Formação de Recursos Humanos: Pré- Escola. (Carga horária: 125h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Anglicana de Erechim, FAE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Secretaria Estadual de Educação-RS, SE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Especial, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora-Supervisora, Carga horária: 20



Outros Projetos


2014 - 2014
Pedagogo: Quem é esse profissional?
Descrição: Trabalho para II Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica, promovida pela FAE.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Maria Salete de Moura Torres - Coordenador.
2014 - 2014
Pedagogia e seu campo de atuação.
Descrição: Projeto para II Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Maria Salete de Moura Torres - Coordenador.
2012 - 2013
Inclusão Social do Autista
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Maria Salete de Moura Torres - Coordenador / Ana Paula Sabedot - Integrante.
2012 - 2013
Inclusão de estudantes com síndrome de Down no Sistema Público Municipal
Descrição: Projeto de Conclusão de Curso de Graduação.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Maria Salete de Moura Torres - Coordenador / Andressa Durante - Integrante.
2012 - 2013
Inclusão Educacional: um olhar sensível em relação à Bi docência
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso- Acadêmica: Janaína Vargas Dutra Ferreira.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Maria Salete de Moura Torres - Coordenador / Janaína Vargas Dutra Ferreira - Integrante.
2012 - 2013
Barreiras na Inclusão: Legislações e Gestor Escolar
Descrição: Projeto de Conclusão de Curso de graduação.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Maria Salete de Moura Torres - Coordenador / Bruna Caroline de Souza - Integrante.
2009 - Atual
Todos na Escola: Respeito às diferenças.
Descrição: Menção Honrosa pelo trabalho desenvolvido como Coordenadora da Educação Especial do Sistema Municipal de Erechim.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Maria Salete de Moura Torres - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação inclusiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Legislação Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PSICOPEDAGOGIA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Trabalho de relevância Educacional como voluntária no Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação de Erechim.
2008
Certificado Serviços Voluntários de 2000 a 2008- Conselho Municipal de Educação- Erechim, Prefeitura Municipal de Erechim/RS.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
TORRES, M. S. M.; KLOSINSKI, D. . Uma cidade que respeita as diferenças. In: Maria Salete de Moura Torres, Daniele Klosinski. (Org.). Brincar: Propostas de reflexão sobre brincadeiras e práticas inclusivas para professores de Educação Infantil. 01ed.São Paulo: Associação nova escola, 2017, v. 01, p. 102-113.

2.
TORRES, M. S. M.. (Re) Leitura de conhecimentos de Psicomotricidade. VIRTUS- Revista Científica em Psicopedagogia. 01ed.Florianópolis: UNISUL, 2003, v. 03, p. 39-49.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TORRES, M. S. M.. PROFISSÃO TILS/LP: ÉTICA E ALTERIDADE. REVISTA ACADÊMICA FAZER, www.legiaodacruz.com.br/pesqui, 10 dez. 2015.

2.
TORRES, M. S. M.; FERREIRA, J. V. D. . INCLUSÃO EDUCACIONAL: Um olhar sensível em relação à Bi docência. REVISTA ACADÊMICA FAZER, www.legiaodacruz.com.br/pesqui, 10 dez. 2013.

3.
TORRES, M. S. M.. Juntos Educamos Mais Diferentes Diferenças. Revista Pedagógica-SME Erechim, Erechim, p. 04 - 08, 01 dez. 2007.

4.
TORRES, M. S. M.. Educação Inclusiva. Diário da Manhã, Região Alto Uruguai, 12 jul. 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
TORRES, M. S. M.. Desafios na Inclusão de Pessoas com Deficiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TORRES, M. S. M.. Educação Inclusiva: Desafios e possibilidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TORRES, M. S. M.. Educação Inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA, J. V. D. ; TORRES, M. S. M. . Inclusão Escolar : Um olhar sensível a bi docência. Erechim: FAE- Faculdade Anglicana de Erechim, 2013 (Co autor de artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
TORRES, M. S. M.. Atendimento Educacional Especializado. 2011. .

2.
TORRES, M. S. M.. Avaliação Pedagógica. 2009. .

3.
TORRES, M. S. M.. Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TORRES, M. S. M.. Participação em banca de Bruna Garcia Becker.DESING de produto: Sua contribuição no processo cognitivo de crianças com síndrome de down. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESING) - Faculdade Anglica de Erechim.

2.
TORRES, M. S. M.. Participação em banca de Chaline Barbosa.Avaliação na Educação Infantil- uma proposição pedagógica de interações lúdicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglica de Erechim.

3.
TORRES, M. S. M.. Participação em banca de Fernando Hoffmann Nogueira.ECODESING de joias feitas com materiais alternativos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DESING) - Faculdade Anglica de Erechim.

4.
TORRES, M. S. M.. Participação em banca de Roseli Dissen.Adaptação Escolar na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglica de Erechim.

5.
TORRES, M. S. M.. Participação em banca de Josiane Rosa Fior.As contribuições da Escola na construção da autonomia individual na fase de 0 a 3 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglica de Erechim.

6.
TORRES, M. S. M.. Participação em banca de Alexandra Zahn Tomazelli.Literatura Infantil: a contação de histórias enquanto ferramenta auxiliar no desenvolvimento do gosto pela leitura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglica de Erechim.

7.
TORRES, M. S. M.; MARANGONI, S.; WIEST, I. C.. Participação em banca de Fabiana Pinto Dubal.O ensino de nove anos e o Programa Alfa e beto de Alfabetizaçãp. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglicana de Erechim.

8.
TORRES, M. S. M.; SACHET, P.. Participação em banca de Thaíse Bayon.A importância da afetividade no processo de aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglicana de Erechim.

9.
TORRES, M. S. M.; SACHET, P.; RODIGHERO, T.. Participação em banca de Franciele Dias da Silva.Dificuldades de aprendizagem: ênfase na dislexia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglicana de Erechim.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONAE -2014.Conferencia Nacional de Educação. 2014. (Outra).

2.
Assesssoria técnica para professores.Educação Especial na perspectiva Inclusiva. 2011. (Encontro).

3.
Assesssoria técnica para professores.Educação Especial na perspectiva Inclusiva. 2011. (Encontro).

4.
Formação Continuada.Diretrizes da Educação Especial e o AEE. 2011. (Encontro).

5.
Formação Continuada.Desafios da Educação Inclusiva no Contexto Escolar. 2011. (Encontro).

6.
Formação Continuada.Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.. 2011. (Encontro).

7.
Formação continuada para professores. 2011. (Encontro).

8.
Formação Continuada para professores do Sistema Municipal de Educação.Educação Inclusiva e as DCN. 2011. (Seminário).

9.
CONAE.Conferencia Nacional de Educação-. 2010. (Outra).

10.
Formação Continuada para Professores Municipais.Educação Inclusiva e os desafios da Educação para Todos.. 2010. (Encontro).

11.
Formação para Professores da URI-Educação Básica..Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 2010. (Encontro).

12.
Assessoria técnica para Professores do Ensino Público Municipal.Educação Inclusiva. 2009. (Encontro).

13.
Assessoria Técnica para Professores do Ensino Público Municipal.Educação Inclusiva. 2009. (Encontro).

14.
CONAE - Estadual.Conferencia Nacional de Educação- Estadual. 2009. (Outra).

15.
CONAE - Inter regional.Conferencia Nacional de Educação- Etapa Regional. 2009. (Outra).

16.
Assessoria Técnica.Educação na Perspectiva de Educação Inclusiva.. 2008. (Encontro).

17.
Formação Continuada para Professores.(Re) Pensando a Educação para Todos.. 2007. (Encontro).

18.
II Fórum Municipal de Educação.Educação para Todos: Desafios e Perspectivas. 2007. (Seminário).

19.
III Semana Acadêmica de Educação Física.O Professor de Educação Física na Inclusão das NEEs.. 2007. (Seminário).

20.
IX Fórum Nacional de Educação. Educação Inclusiva: Desafios e Perspectivas. 2007. (Congresso).

21.
Seminário de Formação Continuada.Perspectiva do Trabalho Inclusivo. 2007. (Encontro).

22.
Curso de Formação em Rede:Professores.Educação Inclusiva:(re) construindo Saberes e Práticas. 2006. (Encontro).

23.
Formação Continuada-Professores Estaduais.Adaptações Curriculares e o papel do educador nos dias Atuais.. 2006. (Encontro).

24.
I Seminário Regional de Educação.Perspectivas de Caminhos para a Inclusão das Necessidades Educacionais Especiais. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TORRES, M. S. M.. Fórum Regional de Educação Inclusiva: Compartilhando Experiências Educacionais. 2014. (Outro).

2.
TORRES, M. S. M.. II Fórum Regional de Educação Infantil. 2013. (Outro).

3.
Cardoso, Marilene ; Yanez,Zulema Angeles ; Wajnsztejn, Rubens ; Meirelles,João ; TORRES, M. S. M. . Simpósio Internacional de Educação-Reflexões sobre Inclusão das NEEs. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Suélen Fátima de Gironi. Desafios da alfabetização de cegos. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglicana de Erechim. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Neiva Gorete Sabedot. Autismo: Linguagens e Desenvolvimento da Comunicação Alternativa. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade Anglica de Erechim. Orientador: Maria Salete de Moura Torres.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Letícia Anzanello Pires. A prática da equoterapia: um dos possíveis tratamentos para a pessoa com autismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglica de Erechim. Orientador: Maria Salete de Moura Torres.

2.
Luciana Carla Lazzari. Desafios e perspectivas na Inclusão dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglica de Erechim. Orientador: Maria Salete de Moura Torres.

3.
Naiara Soares. PROFISSÃO TILS/LP: ÉTICA E ALTERIDADE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglica de Erechim. Orientador: Maria Salete de Moura Torres.

4.
Janaina Vargas Dutra Ferreira. INCLUSÃO EDUCACIONAL: Um olhar sensível em relação à Bi docência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglica de Erechim. Orientador: Maria Salete de Moura Torres.

5.
Lidiana Brondani. Crianças surdas e o brincar como facilitador da inclusão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglicana de Erechim. Orientador: Maria Salete de Moura Torres.

6.
Vanessa Sacomori. Inclusão Escolar da Criança Autista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Anglicana de Erechim. Orientador: Maria Salete de Moura Torres.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TORRES, M. S. M.; FERREIRA, J. V. D. . INCLUSÃO EDUCACIONAL: Um olhar sensível em relação à Bi docência. REVISTA ACADÊMICA FAZER, www.legiaodacruz.com.br/pesqui, 10 dez. 2013.

2.
TORRES, M. S. M.. PROFISSÃO TILS/LP: ÉTICA E ALTERIDADE. REVISTA ACADÊMICA FAZER, www.legiaodacruz.com.br/pesqui, 10 dez. 2015.



Outras informações relevantes


Trabalho voluntário no Conselho Municipal de Educação de Erechim- conselheira e presidente.
Coordenadora da Setorial AMAU na UNCME/RS.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/02/2019 às 22:24:55