Patricia Antonino da Silva Batista

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5080565881119131
  • Última atualização do currículo em 23/01/2017


Graduada em Letras (Português, Inglês e Espanhol) e Pedagogia, Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Linguística, Linguagem e Literaturas de Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, com experiência nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior da rede pública e privada de ensino. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa e Língua Espanhola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Catanduva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Antonino da Silva Batista
Nome em citações bibliográficas
BATISTA, P. A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Catanduva.
Rua Pastor José Dutra de Moraes
Distrito Industrial Antônio Zácaro
15808305 - Catanduva, SP - Brasil
Telefone: (017) 35249710
URL da Homepage: http://ctd.ifsp.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Construção da Estética da Sensibilidade no Ensino da Literatura: proposta de intervenção,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Kelly Cristiane R. Poble de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estética da Sensibilidade, Ensino da Literatura,.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2012
Especialização em Letras. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Análise de Sequência didática sobre o Gênero textual crônica.
2014 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação, FATECE, Brasil.
Título: As contribuições da Sociolinguística na intervenção docente - Proposta de Intervenção.
2011 - 2013
Graduação em Letras - Espanhol.
Faculdade de Itapecerica da Serra, FIT, Brasil.
Título: O Letramento no Ensino de Língua Espanhola.
Orientador: Profº Drº Carlos Eduardo Tavares.
1998 - 2000
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Centro Universitário Unifafibe, UNIFAFIBE, Brasil.
Título: A coesão - Análise dos elementos coesivos e suas relações de sentido nas frases.
Orientador: Rinaldo Guariglia.




Formação Complementar


2016 - 2016
Workshop Acolhimento, Integração e Cooperação - IFSP. (Carga horária: 8h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2013 - 2013
Melhor Gestão, Melhor Ensino. (Carga horária: 80h).
Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, SEE -SP, Brasil.
2013 - 2013
Melhor Gestão, Melhor Ensino. (Carga horária: 60h).
Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, SEE -SP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Prevenção do Uso de Drogas Para Educadores de Escolas Públicas. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2008
Grandes Temas da Atualidade. (Carga horária: 44h).
Secretaria de Estado da Educação - SP, SEE, Brasil.
2007 - 2007
Técnicas de Análise Fonética de Dados Instrumentais. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Fonética Geral. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Ensino Médio em Rede. (Carga horária: 106h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2005 - 2005
Educando pela diferença para igualdade módulo II. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação - SP, SEE, Brasil.
2005 - 2005
Educando pela diferença para a igualdade módulo I. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2004 - 2005
Ensino Médio em Rede - nível 1. (Carga horária: 90h).
Secretaria de Estado da Educação - SP, SEE, Brasil.
2000 - 2000
Formação de condutores - Diretor Geral e de Ensino. (Carga horária: 160h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
2000 - 2000
Formação de Condutores - Instrutor. (Carga horária: 120h).
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor EBTT, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa e Literatura da Educação Básica, Técnica e Tecnológica - Ensino Médio e Ensino Superior

Atividades

07/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Colégio Santo André, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Professor EB - Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 15
Outras informações
Professora de Literatura e Produção Textual em todas as séries do Ensino Médio.

Atividades

2008 - 2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura e Produção de Textos

Colégio Alicerce, CAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: Professor de educação básica II, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Educação Básica - Língua Estrangeira Moderna - Inglês.

Atividades

2009 - 2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Língua Estrangeira Moderna - Inglês

E.E. Cel Benedito Ortiz, E.E., Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Professor de educação básica II - Efetivo, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2004 - 2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Educação Básica II

EE Profº João Caetano da Rocha, JCR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Titular de cargo efetivo, Carga horária: 40
Outras informações
Professor titular de cargo efetivo - Língua Portuguesa

Atividades

2013 - 2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

EE Cícero Barbosa Jr, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Professor EB - Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Professor de educação básica II - Efetivo, Carga horária: 26
Outras informações
Professor de Educação Básica II - Língua Portuguesa.

Atividades

2002 - 2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola Municipal Iracema Lustosa Pires, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor EB - Ensino Médio, Enquadramento Funcional: Professor de educação básica II, Carga horária: 20
Outras informações
Professor titular de Língua Portuguesa do Ensino Médio.

Atividades

2001 - 2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS
Descrição: O projeto em questão tem como objetivo discutir sobre as contribuições da abordagem dos multiletramentos (ROJO e MOURA, 2012) na elaboração de propostas didáticas para o ensino de línguas, a partir de uma reflexão sobre a natureza de tais propostas bem como os critérios que devem ser considerados em sua elaboração. É importante salientar que o conceito de multiletramentos está vinculado, ao mesmo tempo, à multiplicidade semiótica e multimodal dos textos, as quais em muito caracterizam as sociedades urbanas, atualmente (Rojo, 2012, p.13). Com relação ao processo de ensino e aprendizagem de uma língua, acreditamos que tais elementos não mais podem estar ausentes, se almejamos uma educação cidadã..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Leitura e Produção textual.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria e análise linguística.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BATISTA, P. A. S.. A Estética da Sensibilidade na Formação do Sujeito: ressignificação do ensino por meio do letramento literário. Múltiplas Faces da Região, Itápolis/SP, p. 62 - 65, 01 dez. 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
BATISTA, P. A. S.. Estética da Sensibilidade e Ensino de Língua Portuguesa: Reflexões e Proposta de Intervenção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BATISTA, P. A. S.. Sisu e o Mundo dos Vestibulares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
BATISTA, P. A. S.. Linguagens, Ciências da natureza e Humanidades - Módulo Redação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016.Cine Debate: As Palavras. 2016. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BATISTA, P. A. S.. Semana do Livro e da Biblioteca e I Sarau Literário. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 24:17:51