Rodrigo Otávio de Araújo Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9607019592844930
  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2003), mestrado (2007) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é diretor de Inteligência de Marketing no IBOPE DTM. Tem vasta experiência na área de Marketing Quantitativo, onde realiza estudos quantitativos para desenvolvimento de planejamento estratégico de empresas de diversos segmentos de mercado. Atua também como professor adjunto do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Otávio de Araújo Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, R. O. A.;RIBEIRO, RODRIGO OTAVIO ARAUJO;RIBEIRO, RODRIGO OTAVIO DE ARAUJO;ARAÚJO RIBEIRO, RODRIGO OTÁVIO;RIBEIRO, RODRIGO OTÁVIO DE ARAÚJO

Endereço


Endereço Profissional
IBOPE DTM.
Rua Voluntários da Pátria, 89 sala 803
Botafogo
22270010 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 34391777
URL da Homepage: http://www.ibopedtm.com/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Customer Lifetime Value no Varejo, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Annibal Parracho Sant'Anna..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Análise do Processo Decisório.
Setores de atividade: Comércio varejista.
2005 - 2007
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Análise Comparativa de Metodologias de Cálculo para o Valor do Tempo de Vida do Cliente (Customer Lifetime Value - CLV). Estudo de Caso aplicado a uma Grande Rede de Supermercados.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Annibal Parracho Sant'Anna.
Palavras-chave: marketing; análise estatística; CLV.
2000 - 2003
Graduação em Estatística.
Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ENCE/IBGE, Brasil.
Título: Modelagem estrutural aplicada à previsão de ligações recebidas em call centers.
Orientador: Sandra Canton Cardoso.




Atuação Profissional



IBOPE DTM, IBOPE DTM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Diretor de Inteligência de Marketing, Carga horária: 40


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 20


DTM Marketing de Relacionamento, DTM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Gerente de Inteligência de Marketing, Carga horária: 40


TIM Celular, TIM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: analista de planejamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional/Especialidade: Séries Temporais.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise Multivariada.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Regressão e Correlação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, R. O. A.2017RIBEIRO, R. O. A.; MORAIS, R.G. ; PAVANNELLI, P. ; MIRANDA, B. S. B. . Índice de sentimento de candidatos e intenção de voto. Podem esses indicadores coexistirem?. PMKT: REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISAS DE MARKETING, OPINIÃO E MÍDIA, v. 10, p. 102-123, 2017.

2.
RIBEIRO, RODRIGO OTÁVIO DE ARAÚJO2015 RIBEIRO, RODRIGO OTÁVIO DE ARAÚJO; MEZA, LIDIA ANGULO ; SANT'ANNA, ANNIBAL PARRACHO . Probabilistic Preferences Composition in the Classification of Apparel Retail Stores. International Journal of Business Analytics, v. 2, p. 64-78, 2015.

3.
1RIBEIRO, R. O. A.;RIBEIRO, RODRIGO OTAVIO ARAUJO;RIBEIRO, RODRIGO OTAVIO DE ARAUJO;ARAÚJO RIBEIRO, RODRIGO OTÁVIO;RIBEIRO, RODRIGO OTÁVIO DE ARAÚJO2014 RIBEIRO, R. O. A.; TAVARES, T.G.B ; COHEN, D. O. . Análise de Usuários que Conversam sobre Cerveja no Twitter. PMKT: Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 14, p. 174-195, 2014.

4.
2RIBEIRO, R. O. A.;RIBEIRO, RODRIGO OTAVIO ARAUJO;RIBEIRO, RODRIGO OTAVIO DE ARAUJO;ARAÚJO RIBEIRO, RODRIGO OTÁVIO;RIBEIRO, RODRIGO OTÁVIO DE ARAÚJO2014RIBEIRO, R. O. A.; MIRANDA, B. S. B. ; NUNES, M. P. ; CRUZ, L. G. . Segmentação da População Brasileira. PMKT: Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 2014, p. 73-90, 2014.

5.
3SANT?ANNA, ANNIBAL PARRACHO2014SANT?ANNA, ANNIBAL PARRACHO ; MEZA, LIDIA ANGULO ; RIBEIRO, RODRIGO OTAVIO ARAUJO . Probabilistic composition in quality management in the retail trade sector. International Journal of Quality and Reliability Management, v. 31, p. 718-736, 2014.

6.
SANT?ANNA, ANNIBAL PARRACHO2011SANT?ANNA, ANNIBAL PARRACHO ; ARAÚJO RIBEIRO, RODRIGO OTÁVIO ; DUTT-ROSS, STEVEN . Employing the Components of the Human Development Index to Drive Resources to Educational Policies. Social Indicators Research, v. 104, p. 523-532, 2011.

7.
4SANT'ANNA, ANNIBAL PARRACHO2009SANT'ANNA, ANNIBAL PARRACHO ; RIBEIRO, RODRIGO OTAVIO DE ARAUJO . Statistical modeling and probabilistic composition in the prediction of the customer lifetime value. Benchmarking (Bradford), v. 16, p. 335-350, 2009.

8.
5SANTANNA, A. P.2008 SANTANNA, A. P. ; RIBEIRO, R. O. A. . Application of Stochastic Models to Determine Customers Lifetime Value for a Brazilian Supermarkets Network. Pesquisa Operacional, v. 28, p. 563-576, 2008.

9.
6SANTANNA, A. P.2007SANTANNA, A. P. ; RIBEIRO, R. O. A. . Modelagem Estocástica aplicada a previsão do valor de relacionamento de clientes.. Relatórios de Pesquisa em Engenharia de Produção (UFF), v. 7, p. 1-10, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, R. O. A.; SANTANNA, A. P. ; MEZA, L. A. ; SENNA, V. . ANÁLISE DE EFICIÊNCIA DE LOJAS DE VAREJO DE VESTUÁRIO COM BASE NA MODELAGEM DEA ESTOCÁSTICA. In: XLII SBPO, 2010, Bento Golçalves. XLII SBPO, 2010.

2.
RIBEIRO, R. O. A.; SANTANNA, A. P. . Comparison of Client Lifetime Value Predicitopn Methods: Empricial Analysis of a Retail network. In: Global Business Innovation and Development Conference, 2008, Rio de Janeiro. Innovation and Development for Economic Growth in the Global Environment. Dartmouth-US : Business Innovation Research Center, 2008. p. 134-145.

3.
SANTANNA, A. P. ; RIBEIRO, R. O. A. . Aplicação do Modelo BG/BB na Previsão do Tempo Residual de Relacionamento de Clientes.. In: XXXIX Simpósio Brasileiro de Pesqusa Operacional, 2007, Fortaleza-CE. Anais do XXXIX SBPO 2007, 2007. p. 968-977.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:21:11