Filardes de Jesus Freitas da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2064773034262004
  • Última atualização do currículo em 06/03/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (1998), Especialista em Ensino de Física pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2005), com Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009) e com Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2016). Atualmente é professor da Educação Básica nas modalidades Integrado, Concomitante e Subsequente e da Educação Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Filardes de Jesus Freitas da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, F. J. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Maranhão, Conselho Permanente de Pessoal Docente.
AVENIDA GETÚLIO VARGAS
MONTE CASTELO
65000-000 - Sao Luis, MA - Brasil
Telefone: (98) 32189089
URL da Homepage: www.ifma.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: DO CAMPO PARA SALA DE AULA: experiências matemáticas em um assentamento rural no oeste maranhense., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Iran Abreu Mendes.
Coorientador: Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática; Etnomatemática; Assentamento Rural; Práticas Socioculturais; Matematização.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Setores de atividade: Educação; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2006 - 2009
Mestrado profissional em Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Equações Diofantinas e Aplicações, Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Emerson Lima.
2004 - 2005
Especialização em ENSINO DE FÍSICA.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: ENSINO DA FISICA: Um olhar Interativo.
Orientador: Antonio José Silva Oliveira.
1994 - 1998
Graduação em Licenciatura em Matematica.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: ALGUMAS APLICAÇÕES DO ESTUDO DAS MATRIZES.
Orientador: DOMÍCIO MAGALHÃES MACIEL.
1986 - 1988
Curso técnico/profissionalizante em Técnico Agropecuário.
Escola Agrotécnica Federal de São Luis, EAFSL, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 5

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PPGECM/IEMCI/UFPA, .


Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Estudante e Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando em Educação em C e Matemática, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROF. DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR DO IFMA, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Etnomatemática, Linguagem e Modelagem Matemática


Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Alfabetização Matemática na Amazônia Ribeirinha: condições e proposições
Descrição: O Projeto está sendo desenvolvido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Eeducação Matemática e Cultura Amazônica - GEMAZ e financiado pelo Programa Observatório da Educação - CAPES/INEP e tem com objetivos, diagnosticar as condições didático-pedagógicas existentes para o desenvolvimento do ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas de região insular e também desenvolver materiais pedagógicos sobre Educação Matemática para o trabalho docente nas regiões ribeirinhas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Filardes de Jesus Freitas da Silva - Integrante / Isabel Cristina Rodrigues de Lucena - Coordenador / Erasmos Borges de Souza Filho - Integrante.
2011 - 2012
Uma abordagem sobre a Matemática enquanto ferramenta no curso Técnico em Telecomunicações
Descrição: Este projeto tem como finalidade apresentar um texto de forma interdisciplinar e aplicações dos conteúdos da matemática de ensino médio com maior ocorrência no curso técnico em telecomunicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Filardes de Jesus Freitas da Silva - Coordenador.
2010 - 2011
Frações Contínuas Simples Aplicadas ao Ensino Básico
Descrição: Uma abordagem sobre o estudo das frações contínuas e suas aplicações no Ensino Médio, uma vez que dificilmente esse tópicos é desenvolvido no ensino regular..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Filardes de Jesus Freitas da Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
projeto de extensão Curso de Capacitação para Professores de Matemática do Ensino Fundamental
Descrição: Projeto elaborado, desenvolvido por meio do EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº02/2017 ? PROEXT/IFMA, da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, com a finalidade de oferecer aos professores e professoras de matemática do município de Pinheiro novas ferramentas pedagógicas para o trabalho em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (4) .
Integrantes: Filardes de Jesus Freitas da Silva - Coordenador / Fernando da Costa Gomes - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Maranhão - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Rural.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, F. J. F.. Geometria Espacial. São Luis: UFMA/NEAD, 2011. v. único. 97p .

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, F. J. F.. A Produção Científica Brasileira em Etnomatemática: do geral aos assentamentos rurais do Sem Terra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, F. J. F.; SOUZA FILHO . HORTA ESCOLAR E ETNOMATEMATICA: além de elementos matemáticos, a saúde agradece.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, F. J. F.. Um Estudo Teórico das Pesquisas em Etnomatemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, F. J. F.. Formação dos Multiplicadores Municipais do Programa Escola Ativa. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, U.C.; SILVA, F. J. F.; BRANCO, E.C.C.. Participação em banca de Luis Alves de Souza Neto.Análise Combinatória: Uma nova abordagem para o ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Maranhão.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4 Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.A Produção Científica Brasileira em Etnomatemática: do geral aos assentamentos rurais dos Sem Terra. 2015. (Simpósio).

2.
III Seminário de Pesquisa em Didáticas das Matemáticas. 2015. (Seminário).

3.
XXI Semana de Estatística da UFPA. 2015. (Seminário).

4.
II Seminário Internacional de Educação do Campo. 2014. (Seminário).

5.
IV Encontro da Rede de Estudos Rurais. 2014. (Encontro).

6.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. HORTA ESCOLAR E ETNOMATEMÁTICA: além de conceitos matemáticos a saúde agradece. 2013. (Congresso).

7.
4 Congrersso Brasileiro de Etnomatemática. Um estudo teórico das pesquisas em Etnomatemática. 2012. (Congresso).

8.
64 Reunião Anual da SBPC.Horta escolar e Ecoalfabetização: ajudando a construir uma escola com responsabilidade socioambiental. 2012. (Oficina).

9.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO MARANHÃO. 2011. (Seminário).

10.
I Seminário do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. 2011. (Seminário).

11.
I Seminário do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR.Educção Matemática: resolução de problemas. 2011. (Oficina).

12.
Pensando a Geometria como Possibilidades de Ensinar as Quatros Operações.Pensando a Geometria como Possibilidades de Ensinar as Quatros Operações. 2011. (Oficina).

13.
Resolução de problemas: possibilidades epistemológicas para a sala de aula.Resolução de problemas: possibilidades epistemológicas para a sala de aula. 2011. (Oficina).

14.
Capacitação de Professores(as) - UFMA na EaD.Capacitação de Professores(as) - UFMA na EaD. 2010. (Seminário).

15.
I Fórun Municipal de Educação, São Luis te quero lendo e escrevendo.I Fórun Municipal de Educação, São Luis te quero lendo e escrevendo. 2003. (Encontro).

16.
Capacitação de Professores Leigos do Ensino Fundamental do Município de Bequimão no Maranhão.Capacitação de Professores Leigos do Ensino Fundamental do Município de Bequimão no Maranhão - Matemática. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Isabel Lucena ; SOUZA FILHO, E. B. ; SILVA, F. J. F. . 4 Congresso Brasileiro de Etnomatemática. 2012. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, F. J. F.. A Produção Científica Brasileira em Etnomatemática: do geral aos assentamentos rurais do Sem Terra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Isabel Lucena ; SOUZA FILHO, E. B. ; SILVA, F. J. F. . 4 Congresso Brasileiro de Etnomatemática. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 10:29:12