Luiz Sergio Ferreira Martins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0428341933100422
  • Última atualização do currículo em 26/10/2017


Sou Biólogo e Zootecnista, e servidor publico federal, desde 01/08/2003, primeiramente, pelo IBAMA e depois vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio, sendo as duas autarquias federais vinculados ao Ministério do Meio Ambiente-MMA. Fui lotado por 13 anos em 03 Unidades de Conservação federais de proteção integral, a Reserva Biológica do Jaru, o Parque Nacional Mapinguari e o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, sendo 08 anos e meio de atuação na Amazônia e outros 04 anos e meio no bioma Cerrado, somando, aproximadamente, 09 anos como chefe em cargo de comissão entre as unidades citadas, onde atuei em diversas áreas relativas a implementação, estruturação, consolidação, manutenção e administração de Unidades de Conservação federais. Atualmente estou lotado, desde de julho de 2016, num Centro Especializado do ICMBIO, no caso, no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental-CEPTA que tem como escopo de atuação todo território nacional. O foco da minha atuação profissional dentro do CEPTA esta agora especificamente direcionado a para a conservação da ictiofauna neotropical. Minha formação e atividades profissionais sempre tiveram alguma relação, em diversos momentos, com organismos aquáticos dulcícolas, em especial, a ictiofauna neotropical, com a qual estive envolvido em menor ou maior grau, direta ou indiretamente, todos estes anos. Tanto antes de assumir como Analista Ambiental, quanto depois, participando de coletas científicas, principalmente, levantamentos ictiofaunísticos e projetos de pesquisa na área da ictiologia neotropical. Também pude participar e coordenar pesquisas com outros grupos taxonômicos nas Unidades de Conservação nas quais atuei. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Sergio Ferreira Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, L. S. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Parque Nacional Grande Sertão Veredas.
Rua Guimarães Rosa nº 149
Centro
39314000 - Chapada Gaúcha, MG - Brasil
Telefone: (38) 36341465
Fax: (38) 36341465


Formação acadêmica/titulação


1995 - 2001
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ?Redescrição de Lepidosiren paradoxa Fitzinger (1837) (Dipnoi: Lepidosirenidae)?.
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Macedo Corrêa e Castro.
1984 - 1989
Graduação em Zootecnia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Efeitos da suplementação de metionina em rações de poedeiras comerciais, contendo altos níveis de levedura seca (Sacharomyces cereviciae) de cana de açúcar sore a produção e qualidade dos ovos..
Orientador: Dr. Pedro Alves de Souza e Dr. Joji Ariki.




Atuação Profissional



Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

Atividades

07/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais, .

02/2012 - Atual
Direção e administração, Parque Nacional Grande Sertão Veredas, .

Cargo ou função
Chefe da UC.
02/2012 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Parque Nacional Grande Sertão Veredas, Parque Nacional Grande Sertão Veredas.

Atividade realizada
Implementação, estruturação, consolidação, manejo e pesquisa em UC..
02/2009 - 02/2012
Direção e administração, Parque Nacional Mapinguari, .

Cargo ou função
Chefe da UC.
02/2009 - 02/2012
Outras atividades técnico-científicas , Parque Nacional Mapinguari, Parque Nacional Mapinguari.

Atividade realizada
Implementação, estruturação, consolidação, manejo e pesquisa em UC..
10/2007 - 02/2009
Outras atividades técnico-científicas , Reserva Biológica do Jaru, Reserva Biológica do Jaru.

Atividade realizada
Implementação, estruturação, consolidação, manejo e pesquisa em UC..

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

Atividades

08/2003 - 10/2007
Outras atividades técnico-científicas , Reserva Biológica do Jaru, Reserva Biológica do Jaru.

Atividade realizada
Implementação, estruturação, consolidação, manejo e pesquisa em UC..
10/2004 - 02/2006
Direção e administração, Reserva Biológica do Jaru, .

Cargo ou função
Chefe da UC.


Linhas de pesquisa


1.
Conservação da ictiofauna neotropical


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
?Levantamento da Ocorrência de Rivulídeos no Parque Nacional Grande Sertão Veredas?
Descrição: Este projeto faz parte do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Peixes Rivulídeos Ameaçados de Extinção. Considerando a falta de dados abrangentes e exclusivos, aliado a grande extensão do Parque Nacional Grande Sertão Veredas (PNGSV) é necessário realizar um levantamento específico para identificar a ocorrência de rivulídeos na UC. A ampliação da distribuição de espécies de rivulídeos já conhecidas ou mesmo a descoberta de novas dentro do PNGSV representa uma garantia apreciável na conservação destas espécies, além de aumentar a importância do PNGSV como Unidade de Conservação do bioma Cerrado com tal acréscimo particular a sua biodiversidade, conforme evidenciado na ação 1.16 do PAN Rivulídeos. Espera-se com o projeto o levantamento da ocorrência de todas as espécies de rivulídeos existentes dentro do PNGSV com um indicativo da condição dessas populações e da sua distribuição pela unidade. O possível registro de rivulídeos no PNGSV, somado ao conhecimento da sua distribuição e dinâmica populacional, deverá embasar a tomada de decisões na gestão da UC visando a conservação destas espécies. Além disso, a descoberta de espécies focais do PAN dentro de uma UC de Proteção Integral garantiria a proteção destas populações, trazendo grande contribuição para o alcance do objetivo geral do PAN Rivulídeos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2001
?Aspectos da Biologia e Ecomorfologia dos peixes de um Riacho da Bacia do Rio Mogi-Guaçu, São Paulo?
Descrição: Colaborador nas coletas científicas de material ictiologico (mensais) no córrego Pauliceia, SP. ARIE Pé de Gigante, Parque estadual de Vassununga..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2001
?Peixes de riacho do Parque Estadual Morro do Diabo, bacia do Alto Rio Paraná, SP?
Descrição: Colaborador na coleta científica de material ictiológico no Parque Estadual do Morro do Diabo e entorno, Teodoro Sampaio, SP.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 1999
?Comportamento e hábitos alimentares de quatro espécies de Serranidae (Perciformes) no canal de São Sebastião, São Paulo?
Descrição: Colaborador na coleta científica de material ictiológico e observação subaquática (mergulho autônomo) de peixes marinhos do Canal de São Sebastião//Ilha Bela - Cebimar/USP, São Sebastião, SP.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 2003
?Diversidade de Peixes de Riachos e Cabeceiras da Bacia do Alto Rio Paraná no Estado de São Paulo, Brasil?
Descrição: Colaborador na coleta de dados abióticos e material ictiologico, e na pesquisa de laboratório relacionado ao projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BERNARDE, P. S.2008BERNARDE, P. S. ; MARTINS, L. S. F. ; OLIVEIRA, J. R. . Bothrocophias hyoprora (Amazonian Hog-nosed Pit Viper). Diet. Herpetological Review, v. 39, p. 353-353, 2008.

2.
CASTRO, R. M. C. E.2005 CASTRO, R. M. C. E. ; CASATTI, L. ; SANTOS, H. F. ; VARI, R. P. ; MELO, A. L. A. ; MARTINS, L. S. F. ; ABREU, T. X. ; BENINE, R. C. ; GIBRAN, F. ; RIBEIRO, A. C. ; BOCKMANN, F. A. ; CARVALHO, M. ; PELICAO, G. Z. P. ; FERREIRA, K. M. ; STOPIGLIA, R. ; AKAMA, A. . Structure and composition of the stream ichthyofauna of four tributary rivers of the upper Rio Paraná basin, Brazil. Ichthyological Exploration of Freshwaters, v. 16, p. 193-214, 2005.

3.
CASTRO, R. M. C. E.2004 CASTRO, R. M. C. E. ; CASATTI, L. ; SANTOS, H. F. ; MELO, A. L. A. ; MARTINS, L. S. F. ; FERREIRA, K. M. ; GIBRAN, F. ; BENINE, R. C. ; CARVALHO, M. ; RIBEIRO, A. C. ; ABREU, T. X. ; BOCKMANN, F. A. ; PELICAO, G. Z. P. ; STOPIGLIA, R. . Estrutura e composição da ictio fauna de riachos da bacia do Rio Grande no Estado de São Paulo, sudeste do Brasil. Biota Neotropica (Edição em português. Impresso), v. 4, p. 1-39, 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, L. S. F.. Coordenador Técnico do Sistema de Monitoramento da Biodiversidade (SIMBIO) do Projeto Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) na Reserva Biológica do Jaru. 2007. (Coordenação técnica e logistica de Sistema de Monitoramento da BiodiversidadeUC.).

2.
LAMBERTS, A. ; MARTINS, L. S. F. . Levantamento ictiofaunístico para o Plano de Manejo da Estação Ecológica de Maracá.. 2007. (Levantamento da fauna de peixes da Unidade de Conservação.).

3.
ANTONELLI FILHO, R. ; MARTINS, L. S. F. . Levantamento ictiofaunístico durante a Avaliação Ecológica Rápida - AER para a Revisão do Plano de Manejo da Reserva Biológica do Jaru.. 2006. (Levantamento da fauna de peixes da Unidade de Conservação.).

4.
MARTINS, L. S. F.. Coordenador Técnico da Revisão do Plano de Manejo na Reserva Biológica do Jaru.. 2005. (Coordenação técnica e logistica para Revisão de Plano de Manejo de UC.).

5.
CARDOZO, I. B. ; VALE JUNIOR, I. C. ; MARTINS, L. S. F. . Levantamento ictiofaunístico para o Diagnóstico Etnoambiental Participativo, Etnozoneamento e Plano de Gestão da Terra Indígena Igarapé Lourdes. 2004. (Levantamento da fauna de peixes da Terra Indigena.).

6.
MELO, A. L. A. ; MARTINS, L. S. F. . Levantamento ictiofaunístico do rio Araguaia, MT. UHE Couto Magalhães.. 2002. (Levantamento da fauna de peixes.).

7.
MELO, A. L. A. ; MARTINS, L. S. F. . Levantamento ictiofaunístico do rio Paraopeba, MG. UHE Retiro Baixo. 2002. (Levantamento da fauna de peixes.).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 8:24:05