Bruna Tavares Camargos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0676004361135330
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Educadora e pesquisadora. Possui graduação em História (UERJ), pós-graduação (lato sensu) em Relações Internacionais (Ibmec) e mestrado em História Social da Cultura (PUC-Rio). Tem experiência em coordenação de projetos sociais e culturais, mediação cultural, educação e programas públicos em museus. Atualmente é educadora de projetos - Museu de Arte do Rio. Suas principais linhas de pesquisa incluem: História Social da Cultura, com ênfase em História Intelectual, América Latina e Teoria Literária; Educação em museus; Mediação cultural; Política cultural; Arte-educação;Cidade e território e suas interfaces com o pensamento social brasileiro e pedagogias populares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Tavares Camargos
Nome em citações bibliográficas
CAMARGOS, B. T.

Endereço


Endereço Profissional
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Gerência de Educação.
Praça Mauá - lado ímpar
Centro
20081240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 30312757
URL da Homepage: http://www.museudeartedorio.org.br/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Mestrado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Mario Vargas Llosa e a Teoria dos 'Demônios': Entre Obsessões, Rebeldia e Liberdade,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Henrique Estrada Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Intelectuais engajados; Mario Vargas Llosa; teoria dos demônios; cultura latino-americana; crítica literária.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Latino-Americana.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria Literária.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2012 - 2014
Especialização em Relações Internacionais. (Carga Horária: 369h).
Faculdade de economia e finanças - Ibmec, IBMEC, Brasil.
Título: Captação de recursos internacionais: Uma oportunidade para o terceiro setor..
Orientador: José Luiz Niemeyer.
2006 - 2011
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Processo de Construção das Identidades Regionais: Separatismo como Consequência ou Fusão como Solução?.
Orientador: Jorge José Barros.




Formação Complementar


2016 - 2016
Avaliação Crítica da Diversidade. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2016 - 2016
IV Curso de Formação de Mediadores - Mediação como questão. (Carga horária: 42h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Capacitação de professores para EAD. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2014 - 2014
Jornada Warren Buffet - Omaha e New York, E.U.A.. (Carga horária: 80h).
Faculdade de economia e finanças - Ibmec, IBMEC, Brasil.
2013 - 2013
Espanhol. (Carga horária: 30h).
Universidade de Salamanca, USAL, Espanha.
2013 - 2013
História da Espanha Contemporânea. (Carga horária: 15h).
Universidade de Salamanca, USAL, Espanha.
2011 - 2011
Inglês. (Carga horária: 144h).
Instituto Brasil-Estados Unidos, IBEU, Brasil.
2009 - 2009
AfroEmpreender. (Carga horária: 32h).
Faculdade de economia e finanças - Ibmec, IBMEC, Brasil.


Atuação Profissional



Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Colabora com a gerência de educação da Escola do Olhar/MAR no desenvolvimento e execução de projetos de educação, arte, cidade e território. Atua como educadora de projetos responsável pelo programa Vizinhos do MAR - política de acesso e agenciamento local, através de processos educativos e de mediação cultural. Atua na articulação e construção dos programas de extensão em parcerias com universidades. Também faz parte do escopo de trabalho o acompanhamento e orientação na formação continuada da equipe de educação, formação com professores, organização de palestras, seminários e cursos.

Atividades

09/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Gerência de Educação, .

09/2015 - Atual
Serviços técnicos especializados , Gerência de Educação, .

Serviço realizado
Assessoria no desenvolvimento conceitual e execução na formação com professores e atividades educativas com os públicos do museu; Atua como educadora de projetos, desenvolvendo e executando ações no campo da arte, educação, cidade, território e práticas comunitárias; Colaboração e orientação nos processos de formação continuada da equipe de educação; Organização de palestras, cursos e seminários..

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestranda, Carga horária: 30
Outras informações
Bolsista Capes/Taxas. Programa de pós-graduação em História Social da Cultura.

Atividades

02/2014 - 10/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de História, .


Grupo Cultural AfroReggae, GCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Funcionário/ CLT, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora de Projetos e pesquisadora da organização social intitulada AfroReggae. Elaboração de projetos, supervisão de equipe, avaliação e produção de relatórios. Desenvolvimento de projetos colaborativos, através de práticas comunitárias, implantação de projetos no Brasil e Cabo Verde.

Atividades

03/2009 - 03/2015
Serviços técnicos especializados , ONG, .

Serviço realizado
Coordenação de Projetos.
10/2014 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , ONG, .

01/2014 - 12/2014
Serviços técnicos especializados , ONG, .

Serviço realizado
Coordenação do Projeto "Cultura de Ponta", definição de linhas conceituais e pedagógica dos debates, produção dos encontros, organização e convite de palestrantes..
09/2013 - 10/2014
Serviços técnicos especializados , ONG, .

Serviço realizado
Coordenação do projeto "Inclusão Social de Jovens em Cabo Verde" e coordenação de educação, parceria firmada entre o AfroReggae, o Escritório Comum do PNUD, UNFPA e UNICEF em Cabo Verde.
04/2010 - 08/2014
Serviços técnicos especializados , ONG, .

Serviço realizado
Coordenação do Projeto "Educação, Arte e Cultura para Cidadania", em parceria com a Petrobras; Linha de atuação: Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

Colégio Estadual Celestino da Silva, CECS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Curricular - Turmas de história do 8º e 9ºano.


Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, APERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio no departamento de iconográfia.



Linhas de pesquisa


1.
História Social da Cultura - Memória e Representação
2.
Acervo fotográfico comunitário
3.
Acervo institucional
4.
Direitos Humanos
5.
História Social da Cultura
6.
Teoria, Historiografia e História Intelectual
7.
Arte e educação
8.
Cidade e território
9.
Museologia Social


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social da Cultura/ História Intelectual.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Mediação Cultural.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Educação em museus.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
GARCIA, M. R. (Org.) ; CAMARGOS, B. T. (Org.) . AfroReggae 21 anos. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Grupo Cultural AfroReggae, 2014. v. 1. 204p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMARGOS, B. T.. História e Ficção no Tempo Humano. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios, 2015. p. 1-12.

2.
CAMARGOS, B. T.. Processos pedagógicos e criativos do AfroReggae. In: IV Congresso Internacional Sesc PE e UFPE de Arte-Educação, 2014, Recife. Arte/Educação: ecos de resistência na América Latina. Recife: SESC Pernambuco, 2014. p. 79-85.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMARGOS, B. T.. A polêmica entre Vargas Llosa e Ángel Rama: entre o regresso dos ?demônios? e o escritor como produtor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAMARGOS, B. T.. Estudos de caso - Participação nos projetos da Escola do Olhar - Vizinhos do MAR.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAMARGOS, B. T.. Território e Mediação ? Programa Vizinhos do MAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAMARGOS, B. T.. Com quantos contos se faz um ponto?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAMARGOS, B. T.. Processos Pedagógicos e Criativos do AfoReggae. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
MONTEIRO, J. ; ROCHA, R. ; CAMARGOS, B. T. . Drug battles and school achievement: evidence from Rio de Janeiro's favelas. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
LAFUENTE, P. ; MENEZES NETO, H. ; CAMARGOS, B. T. . Museus e democracia cultural. 2018. (Mediação de Mesa Redonda).

2.
MELO, J. (Org.) ; HEITOR, G. K. (Org.) ; CAMARGOS, B. T. . Escola do Olhar - Práticas Educativas do Museu de Arte do Rio (2013-2015). 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PUCU, I.; CAMARGOS, B. T.; NICHOLS, N.; CORREA, T.. V Jornada de Arte e Educação do MAR. 2018. Museu de Arte do Rio.

2.
MELO, J. (Org.); CAMARGOS, B. T.; BOING, M. C.; NICHOLS, N.. IV Jornada de Arte e Educação do MAR. 2017. Museu de Arte do Rio.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de História da Arte ? Exposição ?Lugares do Delírio?. 2017. (Outra).

2.
. Curso de História do Rio de Janeiro: Leopoldina, princesa da Independência, das artes e das ciências. 2016. (Outra).

3.
Anpuh-ideias: História e Currículo. 2016. (Outra).

4.
Curso Pensamento, prática e linguagem, com Alexandre Sequeira: "Fotografia e processos de criação participativos?.. 2016. (Outra).

5.
Experiências de inclusão social por meio do ensino de história e das mídias digitais (Brasil e Moçambique). 2016. (Outra).

6.
História Intelectual Latino-americana. Itinerários, debates e perspectivas. 2016. (Seminário).

7.
Seminário Internacional Biblioteca Walter Benjamin - MAR. 2016. (Seminário).

8.
Seminário Políticas da Mediação: Playgrounds - MASP. 2016. (Seminário).

9.
V Curso de Formação de Mediadores do MAR.Projetos colaborativos com comunidades e o limiar entre participação e usos dos públicos. 2016. (Outra).

10.
Seminário Internacional Chamar as chamas: imagens, gestos e levantes. 2015. (Seminário).

11.
XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios.História e Ficção no tempo humano. 2015. (Simpósio).

12.
Conversa Entre Professores. 2009. (Seminário).

13.
Rosa Luxemburgo: Trajetória e Vida Política.. 2009. (Oficina).

14.
Semana de História - Marco XXX9. 2009. (Simpósio).

15.
Seminário Império nos Trópicos.. 2008. (Seminário).

16.
Seminário Internacional: Comunicação e História - 1808-2008. 2008. (Seminário).

17.
XXVIII Encontro Nacional Dos Estudantes De História - Movimentos em Movimentos?. 2008. (Encontro).

18.
A América Latina em Perspectiva Interdisciplinar. 2007. (Oficina).

19.
A importância Da Abertura Dos Arquivos da Ditadura Militar. 2007. (Oficina).

20.
Ditaduras, Conflitos Sociais e Revoluções na América Latina Contemporânea. 2007. (Oficina).

21.
I Encontro GT Rio História e Marxismo. 2007. (Encontro).

22.
Poder Popular E Educação: Concepções E Experiências. 2007. (Encontro).

23.
Semana De Cinema FFP.. 2007. (Outra).

24.
XXVII Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2007. (Encontro).

25.
Semana de História. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMARGOS, B. T.; NICHOLS, N. . V Jornada de Arte e educação do MAR. 2018. (Outro).

2.
CAMARGOS, B. T.. Ciclo de oficinas/cursos realizadas pelo Instituto Pretos Novos no Museu de Arte do Rio. 2018. (Outro).

3.
SOARES, B. C. B. (Coord.) ; CAMARGOS, B. T. . III Seminário de Museologia Experimental: os museus e a museologia nos 40 anos do Comitê de Museologia. 2017. (Outro).

4.
MELO, J. ; CAMARGOS, B. T. ; BOING, M. C. ; NICHOLS, N. . IV Jornada de Arte e Educação do MAR. 2017. (Outro).

5.
CAMARGOS, B. T.; MORENO, G. ; BAKER, J. . MAR à Tona. 2017. (Festival).

6.
CAMARGOS, B. T.. Seminário Candidatura do Cais do Valongo a Patrimônio da humanidade. 2016. (Outro).

7.
CAMARGOS, B. T.; FARIA, B. . Ciclo de oficinas/cursos realizadas pelo Instituto Pretos Novos no Museu de Arte do Rio.. 2016. (Outro).

8.
CAMARGOS, B. T.. Ciclo de oficinas/cursos realizadas pelo Instituto Pretos Novos no Museu de Arte do Rio.. 2015. (Outro).

9.
CAMARGOS, B. T.. I Encontro de educadores entre a Rede de Ensino e o Grupo Cultural AfroReggae. 2008. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CAMARGOS, B. T.. Estudos de caso - Participação nos projetos da Escola do Olhar - Vizinhos do MAR.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MELO, J. (Org.) ; HEITOR, G. K. (Org.) ; CAMARGOS, B. T. . Escola do Olhar - Práticas Educativas do Museu de Arte do Rio (2013-2015). 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Outras informações relevantes


2010 - Participou do Curso de Formação de Agentes Culturais Populares, ministrado pela Prof. Adriana Facina - Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. 
2013 - Contemplada com a bolsa de estudos Santander Universidades - Salamanca.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 8:52:19