Ismael Santana Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8709923026833394
  • Última atualização do currículo em 23/11/2018


Possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Atuando principalmente nos seguintes temas: machine learning, data mining, data streams, sentiment analysis, sentiment drift e desenvolvimento de software. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ismael Santana Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, I. S.;SILVA, ISMAEL S.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Análise adaptativa de fluxos de sentimento,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Renato Antônio Celso Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Streams; Sentiment Analysis; Sentiment Drift; Twitter; Análise de Sentimento.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2005 - 2008
Graduação em Sistemas de Informação.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Agrupamento de Amostras de Dados de Expressão Gênica utilizando Programação Genética.
Orientador: Saulo Augusto de Paula Pinto.




Atuação Profissional



Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, PLANEJAMENTO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista em Tecnologia da informação, Carga horária: 40


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Outras Disciplinas Lecionadas: Informática I; Conceitos de Linguagens de Programação; Grafos e Algoritmos Computacionais; Laboratório de Computação I; Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas; Trabalho de Conclusão de Curso II; Algoritmos e Técnicas de Programação; Informática; Informática I; Informática II; Bancos de Dados e Redes de Computadores; Conceitos de Linguagens de Programação; Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologias Web; Trabalho de Conclusão de Curso II.

Atividades

08/2012 - 07/2013
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Técnicas de Programação
Conceitos de Linguagens de Programação
Grafos e Algoritmos Computacionais
Informática I
Laboratório de Computação I
Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas
Trabalho de Conclusão de Curso II

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas Banco de Dados Banco de Dados II Laboratório de Programação II Laboratório de Banco de Dados

Atividades

05/2013 - 08/2013
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Banco de Dados
Banco de Dados
Banco de Dados II
Laboratório de Programação de Computadores II

bes Consulting, BES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Cofundador


B2Br ? Business to Business inf. do Brasil, B2BR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40
Outras informações
Cargo: Analista de Sistemas Trabalhos realizados - Arquitetura de Sistemas; - Desenvolvimento web em ambiente Microsoft - ASP.NET - C# e VB.NET; - Desenvolvimento para SharePoint; - Desenvolvimento de ferramentas integradas ao Enterprise Project Management (EPM) da Microsoft; - Levantamento / Especificação de Requisitos;


Stefanini, STEFANINI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Analista de Sistemas


AeC, AEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cargo: Analista de Sistemas Trabalhos realizados - Desenvolvimento web em ambiente Microsoft - ASP.NET - C# e VB.NET; - Desenvolvimento de Web Parts para o SharePoint; - Desenvolvimento de ferramentas integradas ao Microsoft Enterprise Project Management (EPM); - Implantação de Sistemas; - Levantamento / Especificação de Requisitos;



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
WikiOLAP: Plataforma Colaborativa para Análise de Dados Abertos
Descrição: Os avanços tecnológicos têm favorecido o compartilhamento de dados e a geração de conhecimento em diversas áreas como, por exemplo, na economia, política, sociologia entre outras. Com o intuito de favorecer a extração de informação e a geração do conhecimento, diversos conjuntos de dados têm sido disponibilizados publicamente, dando origem ao conceito de dados abertos. Contudo, embora esses dados estejam disponíveis, o processamento, a visualização e análise dos mesmos, por parte da população em geral, podem ser considerados tarefas difíceis. Isso porque, os dados estão disponibilizados em grande volume, em arquivos distintos e em formatos diferentes, dificultando o cruzamento e análise para obtenção de informações relevantes sem o apoio de ferramentas adequadas. Motivado por esse cenário, este projeto visa propor o WikiOLAP, uma plataforma colaborativa capaz de processar, integrar e permitir a análise de dados abertos. O objetivo dessa ferramenta é prover uma infraestrutura base e técnicas de análise de dados, de modo a viabilizar o processamento, a visualização e o estudo de grandes volumes de dados, mesmo por pessoas sem conhecimento técnico na área de Computação. A plataforma proposta contribuirá para que os usuários, de diferentes áreas de conhecimento, possam explorar dados abertos de interesse. Além disso, o WikiOLAP poderá contribuir com a expansão da análise dos dados abertos, uma vez que permite um maior compartilhamento de informação e disseminação de conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ismael Santana Silva - Coordenador / Glívia Angélica Rodrigues Barbosa - Integrante / Evandrino Gomes Barro - Integrante / Flávio Roberto dos Santos Coutinho - Integrante.
2017 - Atual
Play(code): Uma Plataforma Gamificada para o Aprendizado Interativo de Lógica de Programação
Descrição: O aprendizado mediado pela tecnologia (ou e-learning) tem encontrado nos serviços web e dispositivos móveis fortes aliados para sua expansão. Isso porque a adoção em massa desses serviços e dispositivos favoreceu o acesso à informação e obtenção do conhecimento além dos limites da sala de aula (i.e., a qualquer hora e lugar). Nesse sentido é possível encontrar serviços e/ou aplicativos para diversos segmentos de aprendizado, por exemplo, plataformas para o ensino de idiomas, preparação de concursos e ensino de matemática. Entretanto, algumas áreas de conhecimento ainda apresentam uma carência de sistemas interativos que auxiliem no processo de aprendizado, como por exemplo, a lógica de programação. Embora essa área esteja despertando o interesse, seja por questões pessoais ou pela demanda por esse conhecimento para atuar em diferentes áreas (e.g., computação, engenharias, física, matemática e estatística), não foi encontrada uma plataforma integrada para o ensino de lógica de programação que proporcione um aprendizado interativo. Tendo em vista essa carência e o potencial que essas tecnologias de informação e comunicação (TICs) apresentam para auxiliar no processo de aprendizado, este projeto tem como objetivo principal desenvolver uma plataforma para o aprendizado interativo de lógica de programação, possibilitando uma interação autodidata ou guiada por um tutor. Uma vez que as TICs que mais se destacam, em termos de adoção, são aquelas que potencializam a experiência do usuário (do inglês User Experience ? UX), por meio de um ambiente de ensino interativo e prazeroso, a ferramenta proposta fará uso e avaliação de técnicas de gamificação, UX e de atividades interativas para estimular o engajamento dos usuários e, consequentemente, favorecer a aquisição do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ismael Santana Silva - Integrante / Glívia Angélica Rodrigues Barbosa - Coordenador / Flávio Roberto dos Santos Coutinho - Integrante.
2017 - Atual
Move2Play: Uma Plataforma para Jogos Fitness
Descrição: A prática regular de atividades físicas proporciona benefícios à saúde e ao bem estar das pessoas. Todavia, uma grande parcela da população leva um estilo de vida sedentário ? no Brasil, essa parcela é de 45,9%, segundo o IBGE. Hoje em dia, é possível encontrar nas academias de ginástica diferentes opções para se exercitar, entretanto, mesmo com as opções flexíveis de horários e com a variedade de atividades, ainda há bastante resistência e desistência por parte das pessoas. Elas justificam esse comportamento com fatores como falta de motivação e monotonia dos exercícios. Uma forma de reduzir a desistência, aumentando o interesse e o engajamento das pessoas com as atividades físicas, é por meio de jogos fitness, que são jogos que envolvem a interação por meio de movimentação do corpo como em um exercício físico. Com o objetivo de aumentar o engajamento das pessoas nessas atividades e, potencialmente, atrair pessoas que não se sentem motivadas a sequer começar a praticar exercícios, este projeto visa a criação e a disponibilização da Move2Play: uma plataforma eletrônica para jogos fitness que seja economicamente viável para academias e também para usuários individuais. Para que a Move2Play seja uma opção praticável, a plataforma fará uso de hardware de propósito geral como computadores pessoais e smartphones. Além da plataforma, alguns jogos fitness também serão desenvolvidos, fazendo uso de estratégias de colaboração como a competição e a cooperação em jogos. Outros jogos poderão ser incorporados à plataforma futuramente, uma vevz que ela será aberta e extensível..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ismael Santana Silva - Coordenador / Glívia Angélica Rodrigues Barbosa - Integrante / Flávio Roberto dos Santos Coutinho - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Melhor artigo na categoria short paper, SBBD 2011 - XXVI Simpósio Brasileiro de Banco de Dados.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, C. S.2016SILVA, C. S. ; BARBOSA, G. A ; SILVA, I. S. ; SILVA, T. S. ; MOURAO, F. H. . Caracterização da Usabilidade dos Recursos de Privacidade do Facebook para Crianças e Adolescentes. Revista de Informática Aplicada. REVISTA DE INFORMÁTICA APLICADA, v. 12, p. 15, 2016.

2.
BARBOSA, G. A2009BARBOSA, G. A ; BARBOSA, M. W. ; SILVA, I. S. ; FERNANDES, U. . Evoluindo um processo de elicitação de requisitos com foco na seleção da técnica mais adequada de elicitação. iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 2, p. 17-37, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOBRE, G. P. ; SILVA, I. S. ; BARBOSA, GLÍVIA A.R. ; FERREIRA, K. A. M. . Characterization of public opinion on political events in Brazil based on Twitter data. In: International Conference on Collaboration and Technology, 2018, Costa de Caparica, Portugal. International Conference on Collaboration and Technology, 2018. v. 24.

2.
PAULA, N. ; BARBOSA, G. A ; SILVA, I. S. . Evaluation of User Experience and Sociability on Social Softwares in an Elderly People Perspective: A Facebook Case Study. In: Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2018, Belém. XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2018), 2018.

3.
SILVA, T. A. S. ; BARBOSA, G. A ; SILVA, I. S. . Evaluation of User Experience and Sociability on Platforms of Ephemeral Narratives: an Instagram Stories Case Study. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), 2018. 24a Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2018), 2018.

4.
SILVA, T. A. S. ; BARBOSA, G. A ; SILVA, I. S. . Characterization of sociability on systems of ephemeral narratives: an instagram stories case study. In: International Conference WWW/Internet 2018, 2018. 17th International Conference WWW/Internet 2018, 2018.

5.
SALES, R. ; BARBOSA, G. A ; SILVA, I. S. ; SILVA, T. A. S. ; Coutinho, F. R. S. . Evaluation of affectibility on online social networks: a facebook case study. In: International Conference WWW/Internet 2018, 2018. 17th International Conference WWW/Internet 2018, 2018.

6.
RODRIGUES, P. ; SILVA, I. S. ; BARBOSA, G. A ; Coutinho, F. R. S. ; MOURAO, F. H. . Beyond the Stars: Towards a Novel Sentiment Rating to Evaluate Applications in Web Stores of Mobile Apps. In: World Wide Web Conference - Cognitive Computing Trac, 2017, Perth. 26th International World Wide Web Conference (WWW 2017), 2017. v. 26.

7.
SILVA, CRISTIANA S. ; BARBOSA, GLÍVIA A.R. ; SILVA, ISMAEL S. ; SILVA, TATIANE S. ; MOURÃO, FERNANDO ; COUTINHO, FLÁVIO . Privacy for Children and Teenagers on Social Networks from a Usability Perspective. In: the 2017 ACM, 2017, Troy. Proceedings of the 2017 ACM on Web Science Conference - WebSci '17. New York: ACM Press, 2017. v. 9. p. 63.

8.
SANTOS, F. ; SILVA, I. S. ; BARBOSA, G. A ; Coutinho, F. R. S. . THEM: Ferramenta colaborativa para suporte a avaliações de interfaces baseadas na Avaliação Heurística. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), 2017, São Paulo/SP. XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2017), 2017.

9.
MAGALHAES, P. ; SILVA, I. S. ; BARBOSA, G. A ; Coutinho, F. R. S. ; BARROS, D. A. F. . WikiOlapBase: A collaborative tool for open data processing and integration. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), 2017, São Paulo/SP. XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2017), 2017.

10.
SALES, R. ; BARBOSA, G. A ; ANDRADE, C. ; SILVA, I. S. ; Coutinho, F. R. S. . Caracterização de Opressão de Gênero em Redes Sociais a partir de Violações dos Princípios de Afetibilidade: Um estudo de caso no Facebook. In: : Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), 2017, São Paulo/SP. XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2017), 2017.

11.
COELHO, T ; BARBOSA, G. A ; SILVA, I. S. ; Coutinho, F. R. S. ; SILVA, F. R. . Panorama das Pesquisas em Acessibilidade Digital antes e depois dos Grandes Desafios da SBC 2006-2016: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2017), 2017, Joinville/SC. XVI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2017.

12.
MOSS, S. ; FERREIRA, K. A. M. ; SILVA, I. S. . NakedCode - Ferramenta de Comunicação Entre Desenvolvedores Utilizando Repositório GIT. In: Congresso Brasileiro de Software (CBSoft 2017), 2017, Fortaleza - CE. VIII Congresso Brasileiro de Software (CBSoft 2017), 2017.

13.
SILVA, C. S. ; BARBOSA, G. A ; SILVA, I. S. ; SILVA, T. S. ; MOURAO, F. H. . Privacidade para Crianças e Adolescentes em Redes Sociais Online sob a lente da Usabilidade: Um Estudo de Caso no Facebook. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2016, Porto Alegre/RS. XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos - SBSC, 2016. v. 2016.

14.
TOMAGNINI, L. ; BARBOSA, G. A ; SANTOS, G. E. ; SILVA, I. S. . Caracterização das Estratégias de Qualidade de Uso que Potencializam a Utilização Contínua de Aplicativos Colaborativos de Navegação: Um estudo de caso no Waze. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2016, Porto Alegre/RS. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2016. v. XIII.

15.
NEIVA, H. ; BARBOSA, G. A ; SILVA, I. S. ; Coutinho, F. R. S. . Diretrizes de User Experience para Avaliação do Modelo de Interface e Interação de Aplicativos Móveis. In: Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2016, Belo Horizonte. Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2016.

16.
DUARTE, L. ; MIRANDA, L. L. ; BARBOSA, G. A ; SILVA, I. S. ; Coutinho, F. R. S. ; SILVA, F. R. ; BARROS, D. A. F. . Apreciação da Aplicabilidade de um Conjunto de Heurísticas para a Avaliação de Visualizações de Informação. In: Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2016, Belo Horizonte. Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2016.

17.
SALVADOR, V. ; Coutinho, F. R. S. ; BARBOSA, G. A ; SILVA, I. S. . Uma Métrica de Manutenibilidade de Código CSS. In: Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2016, Belo Horizonte. Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, 2016.

18.
FERREIRA, L. ; BARBOSA, G. A ; SILVA, I. S. ; SANTOS, N. S. . Caracterização dos Processos para Elicitação de Requisitos de Software Uma revisão sistemática da literatura. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2016, Florianópolis. XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2016), 2016. v. XII.

19.
SILVA, I. S.; GOMIDE, J. ; VELOSO, A. ; MEIRA JR., W. ; FERREIRA, R. . Effective sentiment stream analysis with self-augmenting training and demand-driven projection. In: ACM Special Interest Group on Information Retrieval (ACM SIGIR), 2011, Beijing. SIGIR '11 Proceedings of the 34th international ACM SIGIR conference on Research and development in Information, 2011. v. 34. p. 475-484.

20.
BARBOSA, G. A ; BARBOSA, M. W. ; ASSIS, H. ; FERNANDES, U. ; SILVA, I. S. . Um processo de elicitação de requisitos com foco na seleção da técnica de elicitação. In: VIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2009, Ouro Preto. VIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2009. v. 7.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, G. A ; SANTOS, G. E. ; COSTA, C. C. ; SILVA, I. S. ; VELOSO, A. ; MEIRA JR., W. . Caracterização do uso de hashtags do Twitter para mensurar o sentimento da população online: Um estudo de caso nas Eleições Presidenciais dos EUA em 2012. In: Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 2013, Recife. Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES BARBOSA, GLÍVIA ANGÉLICA ; SILVA, ISMAEL S. ; ZAKI, MOHAMMED ; MEIRA, WAGNER ; PRATES, RAQUEL O. ; VELOSO, ADRIANO . Characterizing the effectiveness of twitter hashtags to detect and track online population sentiment. In: the 2012 ACM annual conference extended abstracts, 2012, Austin. Proceedings of the 2012 ACM annual conference extended abstracts on Human Factors in Computing Systems Extended Abstracts - CHI EA '12. New York: ACM Press. p. 2621.

2.
SILVA, I. S.; BARBOSA, G. A ; VELOSO, A. ; MEIRA JR., W. ; FERREIRA, R. . Análise Adaptativa de Fluxo de Sentimento Baseada em Janela Deslizante Ativa. In: Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD), 2011, Florianópolis. Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 2011.

3.
BARBOSA, G. A ; SILVA, I. S. ; GONCALVES, G. ; PRATES, R. O. ; BENEVENUTO, F. ; ALMEIDA, V. . Characterizing Interactions among Members of Deaf Communities in Orkut. In: Interact 2011, 2011, Lisboa, Portugal. Human-Computer Interaction -- INTERACT 2011, 2011. v. 6948. p. 280-287.

4.
SILVA, I. S.; GOMIDE, J. ; BARBOSA, G. A ; SANTOS, W. ; VELOSO, A. ; MEIRA JR., W. ; FERREIRA, R. . Observatõrio da Dengue: Surveillance based on Twitter Sentiment Stream Analysis. In: Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD), 2011, Florianópolis. Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, 2011.

5.
SILVA, I. S.; de Paula Pinto,S. A. . Clustering samples of gene expression data by means of logical expressions evolved by genetic programming. In: X-meeting 2008 ? 4rd International Conference of the Brazilian Association for Bioinformatics and Computational Biology, 2008, Salvador. X-meeting 2008 ? 4rd International Conference of the Brazilian Association for Bioinformatics and Computational Biology, 2008.

6.
MONTEVECCHI, A. ; GONÇALVES, D. ; SILVA, I. S. ; BARBOSA, G. A ; JÚNIOR, Wander ; ORNELAS, Gustavo ; FERNANDES, U. ; de Paula Pinto,S. A. . Finding Gene Relations in Scientific Abstracts. In: X-meeting 2007 ? AB3C 3rd International Conference, 2007, São Paulo. X-meeting 2007 ? AB3C 3rd International Conference, 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, I. S.. Participação em banca de Gabriel Lages. INTELIGÊNCIA COMPETITIVA E BUSINESS INTELLIGENCE: INSTRUMENTOS DE COLETA, TRANSFORMAÇÃO E ANÁLISE ESTRATÉGICA DOS DADOS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Banco de Dados) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valéria Nolasco Diniz. Algoritmo Híbrido para Análise de Sentimento. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Banco de Dados) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Izabella Melendez Conigliaro. Avaliação de métodos para seleção de atributos na análise de sentimento. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Luis Gustavo Diniz de Carvalho. Move2Play: Uma plataforma para jogos Fitness. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Laura de Bellac. Panorama da atuação da mulher em Computação. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Felipe Ribeiro. Aplicativo Android para análise de dados. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Loraine Duarte. Portal para Visualização de Informações sobre Projetos de Pesquisa. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

6.
Luís Fernando de Quadros Guadagnin. Caracterização dos Dados de Compras Governamentais do Portal de Compras de Minas Gerais. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

7.
SYLVIA MOSS MARTINEZ. FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE DESENVOLVEDORES UTILIZANDO REPOSITÓRIO GIT. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).

8.
Luiz Antonio. Ferramenta para Classificação em Relação ao Sentimento Gamificada. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Reinaldo Carlos Mendes. Descoberta de Conhecimentonos Dados Abertos da Polícia Rodoviária Federal: Um Estudo de Caso sobre Acidentes em Minas Gerais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Banco de Dados) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ismael Santana Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francis Henrique de Oliveira Santos. Ferramenta para Suporte à Aplicação e Análise de Avaliações de Interface por Inspeção baseadas em Heurísticas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ismael Santana Silva.

2.
Pedro Magalhães Bernardo. Arquitetura para portal colaborativo de análise de dados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ismael Santana Silva.

3.
Gabriel Peres Nobre. Análise da opinião dos brasileiros sobre eventos políticos utilizando dados do twitter. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ismael Santana Silva.

4.
Lipie Augusto de Alcântara Souza. Sistema de Apoio à Decisão Baseado em Modelagem Multidimensional e Processamento Analítico de Dados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orientador: Ismael Santana Silva.

5.
Marcelo de Oliveira Cardozo. UM PANORAMA DA UTILIZAÇÃO DO PARADIGMA DE PROGRMAÇÃO ORIENTADA A ASPECTOS: Um estudo nas empresas da região de Belo Horizonte / MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Ismael Santana Silva.

6.
Elaine de Fatima Vieira. DIRETRIZES PARA INTEGRAÇÃO DE SISTEMA DE ENGENHARIA: Estudo de caso de uma integração de sistema 3D e quantitativos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Ismael Santana Silva.



Outras informações relevantes


- CURSOS MINISTRADO
Microsoft Official Course - Developing Web Applications Using Microsoft® Visual Studio® 2008
Local: AeC
Carga horária: 40 horas

Criando Aplicações Web Dinâmicas e Criando Controles para Aplicação Web
Local: PUC Minas
Carga horária: 4 horas


- CERTIFICAÇÃO
MCTS ? Microsoft Windows SharePoint Services 3.0: Configuration - Prova 70-631



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:58:47