Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8597570292403317
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Mestre em Ensino de Matemática, pela Unicamp (2015), no curso PROFMAT. Especialista em Educação Matemática pela Unicamp (2011). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho - UENP/FAFIJA (2005). Atualmente é Professor do Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga, atuando como professor e coordenador do curso de Licenciatura em Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, P. H. C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Itapetininga.
Avenida João Olímpio de Oliveira, 1561
Vila Asem
18202000 - Itapetininga, SP - Brasil
Telefone: (15) 33769930


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Mestrado profissional em Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Funções no 1º Ano do Ensino Médio, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Anamaria Gomide.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: educação; Matemática; Função.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Especialização em Matematica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Criptografia.
2002 - 2005
Graduação em LIcenciatura Plena em Matemática.
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho, FAFIJA, Brasil.
2002 - 2003
Curso técnico/profissionalizante em Instrutor de Informárica.
Faculdade de Tecnologia de São Paulo campus de Ourinhos, FATEC, Brasil.
2000 - 2001
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Edificações.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso de GeoGebra - 10ª Edição. (Carga horária: 50h).
UNESPAR - Campus Apucarana, UNESPAR, Brasil.
2007 - 2007
Teia do saber. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Tec. de Inf. para o Ens. de Física e Matemática. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Ensino Médio em Rede: o currículo em áreas. (Carga horária: 106h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de Ed. Básica, Técnica e Tecnológica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Extensão universitária , IFSP - Campus Itapetininga, .

Atividade de extensão realizada
A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: números e operações.
07/2017 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Ensino: Alfabetização Matemática
06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE.
02/2017 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira
10/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Permanente do Campus de Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.
02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante - Licenciatura em Matemática.
02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Colegiado de Curso - Licenciatura em Matemática.
10/2015 - Atual
Direção e administração, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso - Licenciatura em Matemática.
03/2018 - 11/2018
Extensão universitária , IFSP - Campus Itapetininga, .

Atividade de extensão realizada
Base Nacional Comum Curricular: desafios de implementação nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
03/2018 - 06/2018
Extensão universitária , IFSP - Campus Itapetininga, .

Atividade de extensão realizada
A Matemática e a Interdisciplinaridade: possibilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
05/2018 - 05/2018
Outras atividades técnico-científicas , IFSP - Pró-Reitoria de Ensino, IFSP - Pró-Reitoria de Ensino.

Atividade realizada
Parecerista do Comitê Técnico Profissional do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus São Paulo.
03/2018 - 05/2018
Extensão universitária , IFSP - Campus Itapetininga, .

Atividade de extensão realizada
Uso de tecnologia em sala de aula: planejamento e trabalho docente.
07/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho Geométrico e Geometria Descritiva
09/2017 - 10/2017
Outras atividades técnico-científicas , IFSP - Pró-Reitoria de Ensino, IFSP - Pró-Reitoria de Ensino.

Atividade realizada
Parecerista do Comitê Técnico Profissional do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Birigui.
07/2017 - 08/2017
Outras atividades técnico-científicas , IFSP - Pró-Reitoria de Ensino, IFSP - Pró-Reitoria de Ensino.

Atividade realizada
Parecerista do Comitê Técnico Profissional do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Campos do Jordão.
10/2016 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante - Formação Pedagógica.
02/2015 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Técnica (Curso Técnico em Mecânica)
02/2016 - 06/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Plana e Espacial
12/2015 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , IFSP - Campus Piracicaba, IFSP - Campus Piracicaba.

Atividade realizada
Análise de projetos no processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP.
12/2015 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , IFSP - Campus Birigui, IFSP - Campus Birigui.

Atividade realizada
Análise de projetos no processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP.
02/2015 - 12/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral
Fundamentos da Matemática
11/2015 - 11/2015
Outras atividades técnico-científicas , IFSP - Campus São José dos Campos, IFSP - Campus São José dos Campos.

Atividade realizada
Análise de projetos no processo seletivo de Iniciação Científica Institucional do Câmpus São José dos Campos.

Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisor Mat. Didát. Matemática Ensino Médio, Carga horária: 20

Atividades

02/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Sistema Mackenzie de Ensino, Sistema Mackenzie de Ensino.

Atividade realizada
Revisor de Matemática - Material Didático do Ensino Médio.

Faculdades Integradas de Itararé, FAFIT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: CONTRATO CLT, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 20

Atividades

02/2010 - Atual
Ensino, LICENCIATURA MATEMÁTICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
GEOMETRIA
CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

EE Simpliciano Campolim de Almeida, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica PEB - II, Carga horária: 26


ETEC Dr Demétrio Azevedo Junior, ETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor PEB II - Ensino Médio - Mtemática, Carga horária: 24


Escola Estadual Herculano Pimentel, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB-II, Carga horária: 20

Atividades

2009 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

EE Profº Alberto Pereira, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica PEB - II, Carga horária: 24

Atividades

2008 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

EE Agrovila I, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB-II, Carga horária: 20

Atividades

02/2008 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática e Física

Escola Estadual Gerson Barros Margarido, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 20

Atividades

02/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Municipal Raphael Fabri Netto, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II, Carga horária: 22

Atividades

02/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Estadual Bairro Centro, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica II, Carga horária: 20

Atividades

02/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2006 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática

Escola Estadual JUstina Oliveira Gonçalves, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica II

Atividades

2004 - 2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática
2004 - 2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática

Escola Técnica Estadual Jacinto Ferreira de Sá, ETE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trabalho Voluntário, Carga horária: 6

Atividades

08/2005 - 11/2005
Estágios , Escola Técnica Estadual Jacinto Ferreira de Sá, .

Estágio realizado
Matemática.

Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho, FAFIJA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trabalho Comunitário em curso pré vestibular, Carga horária: 4

Atividades

2003 - 2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matemática


Projetos de extensão


2018 - 2018
Base Nacional Comum Curricular: desafios de implementação nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Descrição: O projeto de curso ora proposto tem como eixo central a discussão da Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a ser ofertado aos docentes, coordenadores, supervisores e gestores da Rede Pública de Ensino, que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Trata-se de um conjunto de conhecimentos e habilidades que muitas vezes representam um desafio ao professor/gestor dos anos iniciais, dado que os cursos de formação inicial, nesta etapa da Educação Básica, não os contemplam com a profundidade necessária para atender às demandas formativas do professor..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2018 - 2018
Uso de tecnologia em sala de aula: planejamento e trabalho docente
Descrição: O projeto desse curso tem como eixo central o uso de recursos tecnológicos no trabalho pedagógico voltado à educação básica, a ser ofertado aos docentes da rede pública de ensino. Nesse contexto, um desafio que se apresenta refere-se ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, nem sempre presentes no dia a dia da sala de aula, porém constituintes do cotidiano dos alunos e com potencial significativo para inúmeras possibilidades de dinamização dos processos de ensinar e aprender..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2018 - 2018
A Matemática e a Interdisciplinaridade: possibilidades nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Descrição: O projeto teve como eixo central o ensino de matemática e sua perspectiva interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pois, no caso da matemática, trata-se de um campo específico do conhecimento que muitas vezes representa um desafio ao professor dos anos iniciais, dado que os cursos de formação inicial, nesta etapa da Educação Básica, não o contemplam com a profundidade necessária para atender às demandas formativas do professor. Soma-se a isso o desafio de desenvolver um trabalho interdisciplinar, como atualmente se propõe..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Formação Continuada em Matemática e Informática para a Rede Municipal de Itapetininga em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação
Descrição: O projeto tem como eixo central o processo de formação continuada em ensino de matemática e informática para docentes da Educação Básica: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Pressupõe-se que a formação docente é um processo contínuo, que se estende por toda a carreira, sendo crucial para o processo de desenvolvimento profissional. A literatura neste campo indica que uma das fontes de aprendizagem a ser considerada e valorizada refere-se à prática desenvolvida no contexto da sala de aula, uma vez que o ensino exige reflexão, criatividade, experimentação para além dos conteúdos. No caso da matemática, trata-se de um campo específico do conhecimento que muitas vezes representa um desafio ao professor dos anos iniciais, dado que os cursos de formação inicial, nesta etapa da Educação Básica, não o contemplam com a profundidade necessária para atender às demandas formativas do professor. Outro desafio que se apresenta refere-se ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, nem sempre presentes no dia a dia da sala de aula, porém constituintes do cotidiano dos alunos e com potencial significativo para inúmeras possibilidades de dinamização dos processos de ensinar e aprender. Diante disso, a presente proposta objetiva a criação de uma rede colaborativa envolvendo professores das redes municipal e federal através da proposição de atividades de formação continuada voltada aos docentes da rede municipal de Itapetininga. Ressalta-se que esta proposta resulta da parceria já estabelecida entre as redes e de discussões já realizadas entre os docentes que as compõem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: números e operações
Descrição: O projeto de curso ora proposto tem como eixo central o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em relação ao conteúdo Números e Operações, a ser ofertado aos docentes da Rede Municipal de Ensino de Itapetininga, que atuam na referida etapa da Educação Básica. Pressupõe-se que a formação docente é um processo contínuo, que se estende por toda a carreira, sendo crucial para o processo de desenvolvimento profissional. A literatura neste campo indica que uma das fontes de aprendizagem a ser considerada e valorizada refere-se à prática desenvolvida no contexto da sala de aula, uma vez que o ensino exige reflexão, criatividade, experimentação para além dos conteúdos. No caso da matemática, trata-se de um campo específico do conhecimento que muitas vezes representa um desafio ao professor dos anos iniciais, dado que os cursos de formação inicial, nesta etapa da Educação Básica, não o contemplam com a profundidade necessária para atender às demandas formativas do professor. Diante disso, a presente proposta objetiva a criação de uma rede colaborativa envolvendo professores das redes municipal e federal através da proposição de atividades formativas voltadas aos docentes da rede municipal de Itapetininga. Ressalta-se que esta proposta resulta da parceria já estabelecida entre as redes e de discussões já realizadas entre os docentes que as compõem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - Atual
Laboratório de Ensino de Matemática
Descrição: Esta proposta visa a construção do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), que se configura como ambiente em que licenciandos em matemática e professores da Educação Básica do município de Itapetininga possam aperfeiçoar sua prática docente. Neste espaço, poderão confeccionar materiais didáticos e fazer uso de materiais didáticos e paradidáticos disponíveis para o ensino de matemática nas diversas etapas da Educação Básica. Para tanto, necessita-se construir um acervo de artigos, revistas, livros, mídias e materiais instrucionais, com indicações de uso que auxiliem licenciandos e docentes no desenvolvimento de planos de ensino diferenciados e contextualizados, ressaltando a produção de materiais voltados ao ensino inclusivo de matemática para alunos com necessidades especiais. Pretende-se também desenvolver materiais para suporte ao ensino das disciplinas específicas do curso de matemática, relacionados especialmente aos conteúdos que envolvem superfícies, curvas parametrizadas, áreas de regiões delimitadas por curvas, probabilidade, interseções de superfícies, entre outras. Operacionalmente, o LEM terá um professor responsável e, no período de bolsa, o aluno bolsista auxiliará no atendimento da comunidade interessada em qualquer material ou atividade, destacando que, atualmente, o câmpus desenvolve um trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itapetininga para formação continuada dos professores de Educação Básica da Rede..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino de Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, S. R.2017OLIVEIRA, S. R. ; Almeida, M. V. R. ; CRUZ, P. H. C. A. ; LANGONA, N. F. ; TORTORA, E. ; XAVIER, T. . ENSINO DE NÚMEROS FELIZES COM ELEMENTOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 1, p. 76-87, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CRUZ, P. H. C. A.; MACHADO, A. E. S. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática: 1ª série: livro didático: livro 2. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2015. 200p .

2.
CRUZ, P. H. C. A.; MACHADO, A. E. S. ; PERA, A. G. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática 2ª série: livro didático e caderno de atividades do professor: livro 1. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2015. 288p .

3.
CRUZ, P. H. C. A.; MACHADO, A. E. S. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática: 1ª série: caderno de atividades: livro 2. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2015. 64p .

4.
CRUZ, P. H. C. A.; MACHADO, A. E. S. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática 1ª série: livro do professor: livro 2. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2015. 256p .

5.
CRUZ, P. H. C. A.; MACHADO, A. E. S. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática 1ª série: caderno de atividades do professor: livro 2. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2015. 64p .

6.
CRUZ, P. H. C. A.; MACHADO, A. E. S. ; PERA, A. G. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática 2ª série: livro didático e caderno de atividades: livro 1. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2015. 240p .

7.
MACHADO, A. E. S. ; CRUZ, P. H. C. A. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática 1ª série: livro didático: livro 1. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2014. 320p .

8.
MACHADO, A. E. S. ; CRUZ, P. H. C. A. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática 1ª série: livro do professor: livro 1. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2014. 400p .

9.
MACHADO, A. E. S. ; CRUZ, P. H. C. A. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática 1ª série: caderno de atividades do professor: 1 livro 1. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2014. 144p .

10.
MACHADO, A. E. S. ; CRUZ, P. H. C. A. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática 1ª série: caderno de atividades: 1 livro 1. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2014. 144p .

11.
CALAZANS, L. G. ; CRUZ, P. H. C. A. ; LIMAO, R. . Crescer em sabedoria: 9º ano: Matemática: Livro 2. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2013. 232p .

12.
CALAZANS, L. G. ; CRUZ, P. H. C. A. ; LIMAO, R. . Crescer em sabedoria: 9. ano: matemática: livro 2 (professor). 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2013. 232p .

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, P. H. C. A.; Sara Santos LIma Sanches ; Luciane Aparecida de Freitas ; Paula Roberta Vaceli ; Kátia Socorro Bertolazi . Matemática Financeira: Uma aula de economia doméstica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CRUZ, P. H. C. A.; Kátia Socorro Bertolazi . Sensibilidade de um gigante. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CRUZ, P. H. C. A.. Desenvolvimento Social do Número na História. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CRUZ, P. H. C. A.. 02 pareceres científicos para o IFSP, relativo a projeto de iniciação científica. 2017.

2.
CRUZ, P. H. C. A.. 14 pareceres científicos para o IFSP, relativo a projeto de iniciação científica. 2016.

3.
CRUZ, P. H. C. A.. 03 pareceres científicos para o IFSP, relativo a projeto de iniciação científica. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CRUZ, P. H. C. A.. TVItapê - Programa Telescópio. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUZ, P. H. C. A.; DORNELLES, C. M. R. V.; DEPPA, R. C.. Participação em banca de João Paulo Eugenio Picon.Metodologia de Polya: O despertar para a resolução de problemas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

2.
CRUZ, P. H. C. A.; TAVARES, J. C. F.; BARROS, H. D.. Participação em banca de Guilherme Paranhos de Souza.Contribuições de Newton e Leibniz ao Cálculo Diferencial Integral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

3.
CRUZ, P. H. C. A.; BARROS, H. D.; TAVARES, J. C. F.. Participação em banca de Adalberto de Lima Pereira.A matemática do canteiro de obras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

4.
DEPPA, R. C.; MARTOS, I. R.; CRUZ, P. H. C. A.. Participação em banca de Katia de Lourdes Magossi.O ensino da potência pelo uso dos fractais como um método facilitador no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

5.
TAVARES, J. C. F.; CRUZ, P. H. C. A.; BARROS, H. D.. Participação em banca de Paulo Roberto Costa Porto.Uma abordagem histórica das teorias sobre expansão do Universo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

6.
MAGALHAES, F. S.; CRUZ, P. H. C. A.; TEODORO, M. M.. Participação em banca de Rafael da Silva Diniz.Matemática e Música: Atividades interdisciplinares como estratégia de ensino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

7.
DEPPA, R. C.; TEODORO, M. M.; CRUZ, P. H. C. A.. Participação em banca de Renata Aparecida Leite da Silva.A importância da contextualização no ensino da Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

8.
MAGALHAES, F. S.; CRUZ, P. H. C. A.; LIMA, F.. Participação em banca de Sherilyn Pereira Camargo.Construção do conceito de número: teoria e aprendizagem na Educação infantil, um olhar sob a perspectiva docente. Orientador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

9.
MILLEO, I.; CRUZ, P. H. C. A.; NASCIMENTO, M.. Participação em banca de Carla Roberta Oliveira.A resolução de problemas: metodologia de George Polya. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

10.
MILLEO, I.; CRUZ, P. H. C. A.; NASCIMENTO, M.. Participação em banca de Leandro Jose dos Santos.O usos de softwares no ensino da matematica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

11.
CRUZ, P. H. C. A.; NASCIMENTO, M.; MILLEO, I.. Participação em banca de Adriano José da Rosa.O Princípio Multiplicativo como recurso didático. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

12.
MAGALHAES, F. S.; LIMA, F. M.; CRUZ, P. H. C. A.. Participação em banca de Sherilyn Pereira Camargo.Conceito de Número: Da teoria à prática pedagógica e sua relação com a aprendizagem na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

13.
MILLEO, I.; CRUZ, P. H. C. A.; NASCIMENTO, M.. Participação em banca de Tony Vinicius Moura Lody.A modelagem matemática como metodologia de ensino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

14.
CRUZ, P. H. C. A.; Luciane Aparecida de Freitas; DEPPA, R. C.. Participação em banca de José Eduardo Rosa Santos.Sustentabilidade na aula de Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

15.
CRUZ, P. H. C. A.; Luciane Aparecida de Freitas; OLIVEIRA, M.. Participação em banca de Jeferson Danilo Collecta.Novas tecnologias da Educação: utilização de multimídia em aula de Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

16.
CRUZ, P. H. C. A.; Luciane Aparecida de Freitas; BARROS, H. D.. Participação em banca de Paula Karoline Klimek Rosa.Winplot como auxílio didático nas aulas de cálculo difenrecial e integral. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

17.
WEISS, C.; CRUZ, P. H. C. A.; TAVARES, J. C. F.. Participação em banca de Lívio Constantino dos Santos.Matemática interdisciplinar para o Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA MATEMÁTICA) - Faculdades Integradas de Itararé.

18.
WEISS, C.; CRUZ, P. H. C. A.; TAVARES, J. C. F.. Participação em banca de Hermes Copetti Batista dos Santos.Pesquisa de campo sobre a relação das faltas no ensino da matemática na 5ª série do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA MATEMÁTICA) - Faculdades Integradas de Itararé.

19.
MILLEO, I.; CRUZ, P. H. C. A.; NASCIMENTO, M.. Participação em banca de Sérgio Aparecido Soares.O ensino da geometria plana na 5ª série. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA MATEMÁTICA) - Faculdades Integradas de Itararé.

20.
NASCIMENTO, M.; TEODORO, M. M.; CRUZ, P. H. C. A.. Participação em banca de BARBARA ZIEMER DA CRUZ.O uso da calculadora: uma análise de sua contribuição nas aulas de matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA MATEMÁTICA) - Faculdades Integradas de Itararé.

21.
NASCIMENTO, M.; TEODORO, M. M.; CRUZ, P. H. C. A.. Participação em banca de Hialoe Corrêa.Ângulos: Uma abordagem direcionada ao Ensino Fundamental II. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA MATEMÁTICA) - Faculdades Integradas de Itararé.

22.
NASCIMENTO, M.; CRUZ, P. H. C. A.; TEODORO, M. M.. Participação em banca de Alessandra Andrade Santos.Um olhar sobre a Álgebra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA MATEMÁTICA) - Faculdades Integradas de Itararé.

23.
CRUZ, P. H. C. A.; ARAUJO, A. A.; WEIS, C. M.. Participação em banca de Bianca Maria da Silva Souza.A importância da manipulação de sólidos no processo de ensino aprendizagem da geometria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

24.
CRUZ, P. H. C. A.; MILLEO, I.; NASCIMENTO, M.. Participação em banca de Anderson de Paula Santos.A matemática na criptografia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

25.
CRUZ, P. H. C. A.; WEIS, C. M.; TAVARES, J. C. F.. Participação em banca de Diego Gabriel Lirya.Derivada: O processo de derivação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

26.
CRUZ, P. H. C. A.; WEIS, C. M.; TAVARES, J. C. F.. Participação em banca de Claudio Leite Silvio.Introdução do conceito de frações no Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

27.
CRUZ, P. H. C. A.; TAVARES, J. C. F.; WEIS, C. M.. Participação em banca de Antonio José Santos Generoso.Sistemas de numeração das antigas civilizações.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

28.
DEPPA, R. C.; CRUZ, P. H. C. A.; NASCIMENTO, M.. Participação em banca de Maycon Aparecido de Oliveira Marrero.Matemática para deficientes visuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

29.
CRUZ, P. H. C. A.; MILLEO, I.; AZEVEDO, S.. Participação em banca de Angela Maria Santana.Os jogos no Ensino Aprendizagem da Matemática na 5ª série / 6º ano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

30.
CRUZ, P. H. C. A.; ARAUJO, A. A.; TAVARES, J. C. F.. Participação em banca de Angelo Luiz Mariussi.A história do número Pi. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

31.
CRUZ, P. H. C. A.; ARAUJO, A. A.; TAVARES, J. C. F.. Participação em banca de Bruno Roberto Seabra.Mecanismos de avaliação no ensino da Matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

32.
WEIS, C. M.; MARTOS, C. F. O.; CRUZ, P. H. C. A.. Participação em banca de Carla Geovana Pereira Gil.O ensino das frações: uma contribuição para o ensino aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

33.
MARTOS, C. F. O.; TOYNER, R.; CRUZ, P. H. C. A.. Participação em banca de Juscelino da Rocha.Energia Nuclear. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

34.
CRUZ, P. H. C. A.; ARAUJO, A. A.; AZEVEDO, S.. Participação em banca de Kaio de Lima Teixeira.A importância do planejamento de aulas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

35.
CRUZ, P. H. C. A.; AZEVEDO, S.; FUKABORI, W. K.. Participação em banca de Roseli Rosa da Motta.O uso dos jogos no processo de ensino aprendizagem da disciplina de Matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.

36.
GHIZZI, M. C. C. M.; DORNELLES, C. M. R. V.; CRUZ, P. H. C. A.. Participação em banca de Valdinei Ailton Leite.A importância da Educação Matemática nos dias atuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Discussões Femininas do IFSP - Itapetininga.Mesa Redonda - Mulheres da ciência: Mulheres na matemática. 2018. (Outra).

2.
Palestra: A Cosmovisão dos surdos e o contexto educacional. 2018. (Outra).

3.
V Congresso de Extensão e V Mostra de Arte e Cultura. Matemática e Interdisciplinaridade: possibilidades e desafios na formação continuada de professores da Educação Básica. 2018. (Congresso).

4.
V Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. Apresentação de Trabalhos. 2018. (Congresso).

5.
8° Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica. UMA ANÁLISE DO CAPÍTULO SOBRE MÚLTIPLOS E DIVISORES DO LIVRO DIDÁTICO ?MATEMÁTICA PARA A 1ª SÉRIE GINASIAL?, DE LUCAS JUNOT. 2017. (Congresso).

6.
I Semana de Matemática - SeMatiFI. 2017. (Outra).

7.
IV Congresso de Extensão e IV Mostra de Arte e Cultura. NÚMEROS E OPERAÇÕES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DO CONCEITO À PRÁTICA. 2017. (Congresso).

8.
Palestra: Quintais agroflorestais e jardins internos - paisagismo, Meio Ambiente e Autoconhecimento nas Práticas Ecológicas em Contraturno. 2017. (Outra).

9.
V Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. Apresentação de Trabalhos. 2017. (Congresso).

10.
VII Work Tech Itapê.Mesa Redonda: Entrelaçando Saberes: a matemática está em tudo. 2017. (Outra).

11.
VII Work Tech Itapê.Mesa Redonda: A Atuação Profissional do Licenciando em Matemática no Mundo Contemporâneo. 2017. (Outra).

12.
II CONEPT - CONGRESSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFSP. 2016. (Congresso).

13.
IV Congresso de Iniciação Científica do IFSP Itapetininga. Apresentação de Trabalhos. 2016. (Congresso).

14.
VII Semana da Matemática e da Educação Matemática. 2016. (Outra).

15.
I CONEPT - CONGRESSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFSP. 2015. (Congresso).

16.
I Encontro de Práticas Pedagógicas.Café Filosófico - Professores por que e para quê?. 2015. (Encontro).

17.
I Encontro de Práticas Pedagógicas.Apresentação de Trabalhos. 2015. (Encontro).

18.
VI CINTEC - CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP. Ensino de Matemática através do cotidiano. 2015. (Congresso).

19.
Encontro da Educação Básica: "A instrução, o relacinamento e a sensibilidadeeducador da escola cristã, na formação do aluno". 2014. (Encontro).

20.
Capacitação de Autores e Revisores Pedagógicos do Ensino Médio - SME. 2012. (Outra).

21.
Capacitação I do Sistema Mackenzie de Ensino - SME. 2012. (Outra).

22.
Simpósio de Educação Confessional Cristã. 2012. (Simpósio).

23.
Curso de Organização e Desenvolvimento de uma Escola Cristã. 2011. (Outra).

24.
4º Ciclo de Palestras da Engenharia Industrial Madeireira. 2008. (Outra).

25.
Tecnologia da Informação para o Ensino de Matemática e Fisíca - Ensino Médio. 2007. (Outra).

26.
Teia do Saber.INTERAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS. 2007. (Outra).

27.
Avaliação Externa, Projeto Político-Pedagógico e o Processo de Ensino Aprendizagem no Ensino Médio. 2006. (Seminário).

28.
Ciclo Itinerante de PAlestras - Biocombustíveis. 2005. (Outra).

29.
IV Semana de Matemática. 2005. (Outra).

30.
V Congresso de Educação do Norte Pioneiro. Sensibilidade de um gigante. 2005. (Congresso).

31.
I Congresso de Inicição Científica. Desenvolvimento Social do Numero. 2004. (Congresso).

32.
I Encontro Paranaense de Modelagem Matemática. 2004. (Encontro).

33.
III Semana de Matemática.Matemática Financeira: Uma aula de economia doméstica. 2004. (Outra).

34.
IV Congresso de Educação do Norte Pioneiro. 2004. (Congresso).

35.
Construindo os Números Reais. 2003. (Outra).

36.
III Congresso de Educação do Norte PIoneiro. 2003. (Congresso).

37.
II Semana de Matemática. 2003. (Outra).

38.
II Congresso de Educação do Norte Pioneiro. 2002. (Congresso).

39.
I Semana de Matemática. 2002. (Outra).

40.
I Simpósio Sul-Brasileiro de Matemática e Informática. 2002. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, P. H. C. A.. I Congresso de Educação. 2018. (Congresso).

2.
CRUZ, P. H. C. A.. IV Semana de Matemática. 2005. (Outro).

3.
CRUZ, P. H. C. A.. III Semana de Matemática. 2004. (Outro).

4.
CRUZ, P. H. C. A.. II Semana de Matemática. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Paulo Eugenio Picon. METODOLOGIA DE POLYA: O despertar para a resolução de problemas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

2.
Adalberto de Lima Pereira. A matemática do canteiro de obras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

3.
Guilherme Paranhos de Souza. Contribuições de Newton e Leibniz ao Cálculo Diferencial Integral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

4.
Adriano José da Rosa. O Princípio Multiplicativo como recurso didático. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

5.
Paula Karoline Klimek Rosa. Winplot como auxílio didático nas aulas de cálculo difenrecial e integral. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

6.
José Eduardo Rosa Santos. Sustentabilidade na aula de Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

7.
Jeferson Danilo Collecta. NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: utilização de multimídia em aula de Matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

8.
Anderson de Paula Santos. A matemática na criptografia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

9.
Antonio José Santos Generoso. Sistemas de numeração das antigas civilizações.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

10.
Bianca Maria da Silva Souza. A importância da manipulação de sólidos no processo de ensino aprendizagem da Geometria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

11.
Diego Gabriel Lirya. Derivada: O processo de derivação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

12.
Angela Maria Santana. Os jogos no Ensino Aprendizagem da Matemática na 5ª série / 6º ano. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

13.
Angelo Luiz Mariussi. A história do número Pi. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

14.
Bruno Roberto Seabra. Mecanismos de avaliação no ensino da Matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

15.
Kaio de Lima Teixeira. A importância do planejamento de aulas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

16.
Roseli Rosa da Motta. O uso dos jogos no processo de ensino aprendizagem da disciplina de Matemática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.

17.
Claudio Leite Silvio. Introdução do conceito de frações no Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Itararé. Orientador: Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OLIVEIRA, S. R.2017OLIVEIRA, S. R. ; Almeida, M. V. R. ; CRUZ, P. H. C. A. ; LANGONA, N. F. ; TORTORA, E. ; XAVIER, T. . ENSINO DE NÚMEROS FELIZES COM ELEMENTOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 1, p. 76-87, 2017.


Livros e capítulos
1.
CALAZANS, L. G. ; CRUZ, P. H. C. A. ; LIMAO, R. . Crescer em sabedoria: 9º ano: Matemática: Livro 2. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2013. 232p .

2.
MACHADO, A. E. S. ; CRUZ, P. H. C. A. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática 1ª série: livro didático: livro 1. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2014. 320p .

3.
CRUZ, P. H. C. A.; MACHADO, A. E. S. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática: 1ª série: livro didático: livro 2. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2015. 200p .

4.
CRUZ, P. H. C. A.; MACHADO, A. E. S. ; PERA, A. G. . Escolher com sabedoria: ensino médio: matemática 2ª série: livro didático e caderno de atividades do professor: livro 1. 1. ed. São Paulo: Mackenzie, 2015. 288p .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, P. H. C. A.. I Congresso de Educação. 2018. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 20:56:11