João Henrique Saska Romero

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4388267511003477
  • Última atualização do currículo em 02/03/2018


Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campus Catanduva). Doutor em Química pela Universidade Estadual de São Paulo - UNESP (laboratório de Materiais Luminescentes no desenvolvimento de materiais lamelares luminescentes). Graduação: licenciatura em química (UNESP) 2011, Mestrado em Química (UNESP) 2013, Especialização em educação em química/ciências (UNESP) 2012. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Henrique Saska Romero
Nome em citações bibliográficas
ROMERO, J. H. S.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Catanduva.
Rua Pastor José Dutra de Moraes
Distrito Industrial Antônio Zácaro
15808305 - Catanduva, SP - Brasil
Telefone: (17) 35249710
Ramal: 9729


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Química.
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ- UNESP, Brasil.
Título: Compostos lamelares luminescentes, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Marian Rosaly Davolos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: LUMINESCÊNCIA; COMPOSTOS LAMELARES.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2011 - 2013
Mestrado em Química.
Instituto de Química - Unesp, IQ, Brasil.
Título: Efeito de compensação de cargas nas propriedades luminescentes dos materiais BaWO4:Eu3+ e BaWO4:Eu3+, Li+.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Marian Rosaly Davolos.
Coorientador: Marco Aurélio Cebim.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Pechini; matriz inorgânica; defeitos; tungstato.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2011 - 2012
Especialização em Química - REDEFOR/SSE-SP. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Química - Unesp, IQ, Brasil.
Título: Experimentação como recurso motivador no ensino-aprendizagem de Química.
Orientador: Ademir Geraldo Cavallari Costalonga.
2006 - 2010
Graduação em Química.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Propriedades opticas e estruturais dos materiais BaWO4:Eu3+ e BaWO4:Eu3+,Li+.
Orientador: Marian Rosaly Davolos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2011
Capacitação de professores de Química, Física, Bio. (Carga horária: 180h).
Secretária de Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2010
Inglês intermediário. (Carga horária: 175h).
WIZARD, WIZARD, Brasil.
2015 - 2015
Ensino Integral - Preparação Acadêmica. (Carga horária: 30h).
Secretária Estadual de Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2014 - 2014
MGME - Ciências - 3ª edição. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
2014 - 2014
Ensino Integral: modelo pedagógico e gestão. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
2013 - 2014
Inglês online par aos servidores SEESP. (Carga horária: 90h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
2011 - 2011
Guerra Química: Conceitos e Operacionalidade. (Carga horária: 12h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ-UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Contribuições do Cinema para o ensino de Química. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ-UNESP, Brasil.
2010 - 2010
As novas tecnologias no ensino de Química. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ-UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Bases de dados. (Carga horária: 1h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Atribuições de um químico. (Carga horária: 2h).
Instituto de Química - Unesp, IQ, Brasil.
2008 - 2010
Conversação imediata em Inglês. (Carga horária: 175h).
WIZARD, WIZARD, Brasil.
2009 - 2009
Ensino Química para alunos com deficiencia visual. (Carga horária: 6h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ - UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Semicondutores: simulação, síntese e caracterizaçã. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Radioquímica. (Carga horária: 20h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ- UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Quadrinhos promovendo a inclusão digital em Químic. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ - UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Nomalização para citação referencia. (Carga horária: 1h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de Circo. (Carga horária: 8h).
Instituto de Química - Unesp, IQ, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Artes Cênicas. (Carga horária: 6h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ - UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Experiencias em sala de aula com o uso do computad. (Carga horária: 6h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ- UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Técnicas de separação Cromatográficas. (Carga horária: 32h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ- UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Comunicação Oral e escrita. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
As reformas curriculares. (Carga horária: 6h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ - UNESP, Brasil.
2008 - 2008
A integralização entre saberes teoricos, praticos. (Carga horária: 6h).
Instituto de Química - Unesp, IQ, Brasil.
2008 - 2008
Jogos Didáticos formando professores divertidos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Nanotecnologia. (Carga horária: 1h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ - UNESP, Brasil.
2007 - 2007
A Química c. rec. p. promover a educ. amb. esc. b.. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química - Unesp, IQ, Brasil.
2007 - 2007
Aspectos Imunologicos do Câncer. (Carga horária: 16h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ - UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Propostas de util. de exp. public. Quí. Nova esc.. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ- UNESP, Brasil.
2007 - 2007
A form. Química e pegag. nos cursos grad. em Quími. (Carga horária: 6h).
30ª Rasbq, SBQ, Brasil.
2007 - 2007
A Química do Amor. (Carga horária: 1h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ - UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Formação de Professores: alg. altern. metodologic.. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ - UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Formação Continuada para qualificação da escola. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, IQ-UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Jogos para o ensino de Química: possibi. e aplic.. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2005
Montagem e Manutenção de Computadores. (Carga horária: 128h).
Microlins, MICROLINS, Brasil.
2003 - 2003
Eficiência Energética: Micros e Pequenas Empresas. (Carga horária: 4h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Informática. (Carga horária: 48h).
ONG Solidária, ONG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Efetivo do Campus Catanduva-SP atuando nos cursos de Licenciatura em Química e Técnico Integrado em Química.

Atividades

06/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Catanduva, .

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Catanduva, .


Instituto de Química - Unesp, IQ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Doutorando (pós graduação), Enquadramento Funcional: Doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Fui bolsista CNPq durante os primeiros 11 meses do curso de Doutorado. Tive que deixar a bolsa porque tenho vínculo empregatício com escola integral de dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor emergencial, Carga horária: 8
Outras informações
Professor bolsista emergencial. Disciplinas lecionadas: Instrumentação para o ensino de química e química geral experimental

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Aluno Pós graduação (Mestrado), Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40
Outras informações
A matriz BaWO4 possui propriedades luminescentes interessantes. A dopagem com íons Eu3+ fornece dados importantes sobre a estrutura e microssimetria do íon lantanídeo na matriz. A excitação com raios X pode criar defeitos no material associados às mudanças de estado de oxidação do W6+ e à compensação de carga no composto gerando novos defeitos. Uma maneira alternativa de compensação de carga com a introdução de Eu3+ no retículo do BaWO4 é a codopagem Li+/Eu3+. Nesse sistema dois cátions Ba2+ são substituídos, gerando uma nova forma de compensação de carga, resultando em propriedades luminescentes e de cintilação diferentes. O objetivo do trabalho é obter, caracterizar e estudar os efeitos da compensação de cargas nos parâmetros de luminescência com excitação UV e raios X dos compostos BaWO4, Ba1-xEuxWO4, Ba1-3xEu2xWO4 e Ba1-2xEuxLixWO4 tratatados termicamente a diferentes temperaturas (700, 900 e 1100° C) e atmosferas (N2/O2, H2/N2 e Argônio) a partir das técnicas: difração de raios X (DRX), espectroscopia vibracional de absorção na região do infravermelho (IV), espectroscopia de reflectância difusa (ERD), espectroscopia de espalhamento Raman (RAMAN), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de fotoluminescência com excitação UV (EFL) e espectroscopia de luminescência com excitação por raios X (XEOL). O método Pechini viabiliza a obtenção da fase cristalina da matriz BaWO4 nominalmente pura, dopada com Eu3+ e codopada com íons Li+ a partir de 700°C. A partir dos resultados obtidos pela técnica DRX estimou-se o tamanho médio de cristalito de todas as amostras e através da linearização de Tauc foram calculados os valores de bandgap utilizando os espectros de ERD. O estudo das propriedades ópticas e estruturais das matrizes BaWO4, Ba3xEu2xWO4 e Ba2xEuxLixWO4 indicam que as amostras dopadas com 1 e 3% em mol de íons Eu3+ possuem maior organização na estrutura cristalina assim como os íons Eu3+ ocupam sítios de alta simetria com centro de inversão, poré

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESP, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estudo das propriedades fotoluminescentes e de cintilação das matrizes BaWO4:Eu3+ e BaWO4:Eu3+,Li+

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 12
Outras informações
Os compostos BaWO4 e La2WO6 são matrizes adequadas para aplicação em detectores de radiação de alta energia quando puros e dopados com íons emissores de luz como alguns de terras raras. Quando dopados com Eu3+ não são cintiladores rápidos, pois o tempo de vida do íon Eu3+ é da ordem de mili-segundos, no entanto, a dopagem com Eu3+, o qual é uma conhecida sonda espectroscópica, fornece dados importantes sobre a estrutura e microssimetria do ambiente químico do íon lantanídeo na matriz. Por outro lado, o tungstênio é conhecido por apresentar diferentes estados de oxidação que variam de (2-) a (6+), sendo que o mais estável é o (6+) como em BaWO4 e La2WO6. Quando um material é excitado com raios X, este gera uma série de eventos, e uma das conseqüências é a degradação do próprio cintilador. A excitação com raios X pode criar defeitos no material associados às mudanças de estado de oxidação do W6+ e a compensação de carga no composto gerando novos defeitos. Grande parte destes defeitos causa mudanças de cor nos compostos, que podem ser detectadas por espectroscopia de absorção e colorimetria.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista pet, Carga horária: 20
Outras informações
O grupo PET-Química tem por objetivo, enriquecer com vários projetos de pesquisa, ensino e extensão o currículo escolar de seus participantes, ou seja, ajudar na formação inicial e proporcionar uma qualificação mais ampla, com possibilidade de formar professores universitários. Segue abaixo um pequeno resumo de algumas atividades realizadas durante o ano de 2007 que participei do grupo, como bolsista. Atividades de: Pesquisa: pesquisa individual e coletiva (com o grupo), seminário individual, ministrei um seminário com o tema : "O papel mediador do professor no ensino do conceito átomo" Ensino: visitas técnicas (realizei uma vistita na Vínicula de Taubaté-SP e outra visita na cervejaria Baden-Baden em Campos do Jordão-SP, cursos oferecidos por outras instituições ou o próprio grupo PET-Química, estudos de lingua estrangeira, leitura de livros,etc Extensão: Um dia na universidade (projeto que o grupo desenvolve todos os anos, com o objetivo de mostrar as escolas participantes a universidade, seus departamentos, experimentos, etc), palestra na escola (os integrantes do grupo vão as escolas ministrar palestras com o assunto voltado as ciências e ao mesmo tempo divulgam a universidade), nesse caso, ministrei uma palestra com o títuto: "Fontes de Energia " para uma escola de ensino médio de Araraquara) e também monitorei visitas monitoradas na faculdade para a comunidade, etc.


Secretária Estadual de Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Escola Estadual Professor Joaquim Pinto Machado Júnior - Escola de tempo integral. Professor de Química e das disciplinas eletivas de Cosmetologia e Iniciação Científica.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor PEB II, Carga horária: 10
Outras informações
Professor Efetivo da Escola Estadual Bento de Abreu.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Emergencial, Carga horária: 8
Outras informações
Professor Emergencial do Instituto de Química - Campus Araraquara durante o 1º semestre de 2013. Disciplinas ministradas: Instrumentação para o ensino de Química Química Geral Experimental


Anhanguera Educacional LTDA - Matão, F M, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Centro de Ciências de Araraquara, CCA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Projetos realizados: - Ciência Viva (programa de visitação ao Centro de Ciências de Araraquara de alunos de escolas públicas e privadas, comunidade em geral; - elaboração de jogos didáticos; -Plantão de dúvidas (programa de tira-dúvidas destinado aos estudantes do EnsinoFundamental e Médio e de Cursos Pré-Vestibulares); -Ciência Vai à Escola (laboratório volante visitando as escolas com experimentos e recursos áudio-visuais nas diferentes áreas da ciência, sob agendamento.



Linhas de pesquisa


1.
Experimentação como recurso motivador no ensino-aprendizagem de Química
2.
Materiais luminescentes: óxidos e compostos lamelares


Projetos de extensão


2016 - Atual
IF na escola
Descrição: O projeto de extensão 'IF na escola' tem como objetivos gerais divulgar o Instituto Federal de São Paulo em especial o campus Catanduva aos alunos do ensino médio da educação básica nas escolas estaduais de alguns municípios (Catanduva, Araraquara, Pindorama e Santa Lúcia) apresentando o papel do Instituto, forma de ingresso, cursos e duração, auxílios, projetos e infra-estrutura assim como motivá-los a prosseguir os estudos no nível superior nos Institutos Federais e aos alunos que possuírem projetos de vida com cursos compatíveis ao campus Catanduva avaliar a possibilidade de se inscrever no SISU e tornar-se aluno do IF posteriormente. Na segunda parte do projeto o bolsista junto ao professor coordenador irão ajudar o professor de Química da área de Ciências da Natureza a desenvolver experimentos durante as aulas buscando utilizar esse recurso como proposta de contextualização e interdisciplinaridade melhorando o processo de ensino-aprendizagem e também o despertar pelo estudo dessa Ciência. Espera-se com o projeto desmitificar o papel da Química, motivar professores da Educação Básica a utilizar a experimentação como recurso didático e aumentar o interesse pelas vagas oferecidas pelo IFSP Campus Catanduva nos cursos superiores em especial a Licenciatura em Química..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: João Henrique Saska Romero - Coordenador / Geovani Alves Timóteo - Integrante.
2012 - 2012
Segurança Química: o que fazer para minimizar acidentes?
Descrição: endo a Química uma ciência com base empírica e experimental, é natural que a realização de experimentos tenha papel importante em seu ensino. A proposta curricular de São Paulo [1] enfatiza: ?O que se pretende, no Ensino Médio,é que o aluno tenha uma compreensão dos processos químicos em estreita relação com suas aplicações tecnológicas, ambientais e sociais, de modo a emitir juízos de valor, tomando decisões, de maneira responsável e crítica, nos níveis individual e coletivo. Para que isso ocorra, a aprendizagem de conteúdos deve estar associada às competências relacionadas a saber fazer, saber conhecer, saber ser e saber ser em sociedade. No ensino de Química, a experimentação pode ser uma metodologia/ferramenta eficiente para criação de situações problemas que busque o questionamento dos alunos, onde eles possam relacionar o conhecimento prévio com o conhecimento contextualizado, resolvendo a situação problema criado, favorecendo uma aprendizagem significativa e duradoura e que no caso dos professores, possam realmente realizar a função de mediador entre os conhecimentos prévios dos alunos e o conhecimento que será aprendido [2]. Trabalhar num laboratório de química envolve frequentemente o contato com substâncias perigosas. Para minimizar a probabilidade de ocorrência de acidentes e preservar a integridade das pessoas, do meio ambiente, dos reagentes e dos equipamentos, foram estabelecidas algumas normas de segurança que devem ser seguidas à risca. É fundamental que a segurança no laboratório de química seja uma preocupação constante e prioritária de todos os seus usuários: alunos, professores e funcionários [3]. Embora o trabalho laboratorial seja potencialmente perigoso, essa realidade não deve se transformar num empecilho nem impor restrições a uma aprendizagem plena que leve à verdadeira descoberta da Química. Para conciliar a segurança com o prazer do experimento, basta manter uma atitude de atenção, responsabilidade e prevenção [4]. Logo, a justificativa do projeto ?Segurança Química: o que fazer para minimizar acidentes?? é trabalhar junto aos alunos uma visão crítica sobre as normas de segurança no laboratório de química e proporcionar aos estudantes um ambiente mais seguro no laboratório com a aquisição dos equipamentos básicos de segurança individual: jalecos e óculos de segurança. Segurança é uma questão importante que deve ser uma preocupação de todos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Educação em espaços não formais: por que, não?
Descrição: Segundo Vasconcelos e Souto (2003), ao se ensinar ciências, é importante não privilegiar apenas a memorização, mas promover situações que possibilitem a formação de uma bagagem cognitiva no aluno. Isso ocorre através da compreensão de fatos e conceitos fundamentais, de forma gradual. Espaços não formais, onde se procura transmitir, ao público estudantil conteúdos de ciências, podem favorecer a aquisição de tal bagagem cognitiva. Muitos autores tais como (Franco, 2006) e (Gohn, 2006) discutem que o ensino-aprendizagem em espaços não formais são enriquecedores e importantes na construção de conhecimentos, na pluralidade, socialização e desenvolvimento cognitivo dos alunos. No site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo encontram-se informações sobre o projeto Cultura é Currículo (http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/programa.aspx) onde um dos projetos é LUGARES DE APRENDER: A ESCOLA SAI DA ESCOLA que tem por finalidades gerais o acesso dos alunos das escolas publicas aos equipamentos culturais disponíveis na cidade de São Paulo, proporcionando aos alunos uma formação plural, ou seja, que articule os conhecimentos e experiências no âmbito cultural, articulando os conteúdos de diferentes áreas curriculares com os objetos socioculturais, fenômenos naturais e outras fontes de conhecimento com as quais os alunos irão interagir em suas visitas. Dessa forma, o presente projeto ?Educação em espaços não formais: por que, não??, têm como objetivos gerais proporcionar aos alunos da Escola Estadual Bento de Abreu, localizada na cidade de Santa Lúcia (280 Km da capital paulista) a uma visita ao espaço não formal CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL (maiores informações disponíveis no site (http://www.cataventocultural.org.br/home.asp), localizado na cidade de São Paulo, local que está credenciado no projeto Cultura é Currículo promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Fundação para o desenvolvimento da educação, FDE). Esse projeto será realizado pelos professores das disciplinas de Química e Matemática visando uma abordagem interdisplinar de acordo com as diretrizes básicas de educação do ensino médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Por que não Química? Química: uma ciência multifacetada
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - Atual
Vlog - Mollegal
Descrição: O Vlog Mollegal é um canal do youtube (e também disponível no facebook) com o objetivo de divulgar o campus Catanduva do Instituto Federal de São Paulo, em especial o curso de Licenciatura em Química. O projeto é realizado em parceria professor e alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: João Henrique Saska Romero - Coordenador / Geovani Alves Timóteo - Integrante / Paulo Gabriel de Lima - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Professor Homenageado, UNESP - Instituto de Química - Campus Araraquara. Curso: Licenciatura.
2010
Menção honrosa, CNPq (Conselho nacional de pesquisa).


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, O. M. M. F. ; NASCIMENTO, D. B. ; LIMA, E. C. ; MOREIRA, G. A. F. ; ROMERO, J. H. S. ; SILVA, V. G. D. . Desafios para a docência em Química: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: São Paulo, 2014. v. 1. 108p .

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORALLES, V. A. ; ROMERO, J. H. S. ; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Efeito de codopagem nos compostos BaWO4:Eu3+,M+ (M+ = Li+, Na+ ou K+) potencialmente utilizados em dispositivos eletro-ópticos. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica - CIC 2ªFASE, 2014, Águas de Lindóia - SP. XXVI Congresso de Iniciação Científica - CIC 2ªFASE, 2014.

2.
ROMERO, J. H. S.; CARVALHO, M. J. . Por que não Química? Desmitificando-a no ensino médio. In: X Evento de Educação em Química, 2012, Araraquara - SP. X Evento de Educação em Química, 2012.

3.
ROMERO, J. H. S.; RETAMERO, R. C. ; ZANON, D. A. V. . Uso de jogos didáticos no ensino de Química: concepções de alunos de ensino médio. In: VIII Evento de Educação em Química, 2010, Araraquara - SP. VIII Evento de Educação em Química, 2010.

4.
ROMERO, J. H. S.; Oliveira ; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Estudo das propriedades ópticas e estruturais dos materiais BaWO4:Eu3+, e BaWO4:Eu3+,Li+. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2010, Marília. XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2010.

5.
ROMERO, J. H. S.; Oliveira ; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Estudo das propriedades ópticas e estruturais dos materiais BaWO4 e La2WO6. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2009, São José do Rio Preto - SP. XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2009.

6.
ROMERO, J. H. S.; Gonçalves, A. S. ; SILVA, A. A. ; Davolos, M. R. . Óxido de zinco dopado com titânio preparado pelo método hidrotérmico. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2008, São José dos Campos - SP. XX Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TIMOTEO, G. A. ; ROMERO, J. H. S. ; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Efeito de diferentes pós-tratamentos nas propriedades estruturais e ópticas nos materiais [Zn2Al1-xEux(OH)6]No3. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2015, Araraquara. XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2015.

2.
OLIVEIRA, E. M. ; ROMERO, J. H. S. ; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Estudos das propriedades estruturais e ópticas dos produtos obtidos a partir dop tratamento térmico de HDLs hidratados dopados com íons Eu3+.. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2015, Araraquara. XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2015.

3.
ROMERO, J. H. S.; Cebim, M. A. ; SAITO, G. P. ; Davolos, M. R. . Propriedades ópticas e estruturais dos compostos hidróxidos duplos lamelares [Zn2Al1-xEu]NO3 e [Zn2Al1-xEux]Cl hidratados.. In: 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal - RN. 37ª RASBQ, 2014.

4.
MORALLES, V. A. ; ROMERO, J. H. S. ; CEBIM, M. ; Davolos, M. R. . Efeito de compensação de carga na luminescência com excitação UV ou raios-X do composto Ba1-2xEuXKxWO4. In: 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal - RN. 37ª RASBQ, 2014.

5.
MORALLES, V. A. ; ROMERO, J. H. S. ; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Investigation of Ba1-2xEuxNaxWO4 e Ba1-2xEuxKxWO4 luminescent properties under UV excitation or x-rays. In: XIII SBPMat - Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2014, João Pessoa - Pb. XIII SBPMat - Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, 2014.

6.
SILVA, B. A. ; ROMERO, J. H. S. ; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Propriedades ópticas e estruturais dos materiais BaWO4:Ca2+ e BaWO4:Ca2+,Eu3+. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica - CIC 1ªFASE, 2014, Araraquara - SP. XXVI Congresso de Iniciação Científica - CIC 1ªFASE, 2014.

7.
SILVA, A. S. ; ROMERO, J. H. S. ; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Propriedades estruturais e ópticas de hidróxidos duplos lamelares contendo zinco, alumínio e európio: efeito de pH e concentração de dopante.. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica - CIC 1ªFASE, 2014, Araraquara - SP. XXVI Congresso de Iniciação Científica - CIC 1ªFASE, 2014.

8.
MORALLES, V. A. ; ROMERO, J. H. S. ; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Efeito de codopagem nos compostos BaWO4:Eu3+,M+ (M+ = Li+, Na+ ou K+) potencialmente utilizados em dispositivos eletro-ópticos. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica - CIC 1ªFASE, 2014, Araraquara - SP. XXVI Congresso de Iniciação Científica - CIC 1ªFASE, 2014.

9.
ROMERO, J. H. S.; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Effect of heat treatment atmosphere and the dopant concentration in the Ba1-xEuxWO4 luminescence excited by UV or x-rays.. In: ICL - The international conference on luminescence, 2014, Wroclan. ICL - The international conference on luminescence, 2014.

10.
ROMERO, J. H. S.; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Study of structural, optical properties and the Eu3+ site distribution in Eu3+-doped BaWO4 nanoparticle prepared by a wet chemical route. In: 17th International Conference on Luminescence and Optical Spectroscopy of Condensed Matter, 2014, Wroclaw. 17th International Conference on Luminescence and Optical Spectroscopy of Condensed Matter, 2014.

11.
ROMERO, J. H. S.; CEBIM, M. ; Davolos, M. R. . Efeito dos defeitos intrínsecos e extrínsecos na luminescência das matrizes BaWO4, Ba1-xEuxWO4, Ba1-2xLixEuxWO4 e Ba1-3xEu2xWO4 obtidas pelo método Pechini. In: 36ª RASBQ - Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia - SP. 36ª RASBQ - Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013.

12.
VALLI JUNIOR, L. C. ; ROMERO, J. H. S. ; SILVA, A. C. S. ; Oliveira ; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . MGd(WO4)2 e MGd(WO4)2:Eu3+ (M = Li, Na, K) preparado por método hidrotermal como potencial detector de radiações ionizantes.. In: 36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia - SP. 36ª RASBQ, 2013.

13.
ROMERO, J. H. S.; CEBIM, M. ; Davolos, M. R. . Efeito da atmosfera de tratamento térmico e da concentração de dopante. In: 35ª RASBQ - Reunião anual da sociedade brasileira de química, 2012, Águas de Lindóia - SP. 35ª RASBQ - Reunião anual da sociedade brasileira de química, 2012.

14.
ROMERO, J. H. S.; Honório, A. E. ; BONI, A. C. ; BOCANEGRA, C. H. ; ZANON, D. A. V. . Era uma vez em atomolândia: o lúdico para contextualizar o ensino de Química. In: VIII Evento de Educação em Química, 2010, Araraquara - SP. VIII Evento de Educação em Química, 2010.

15.
Davolos, M. R. ; CEBIM, M. ; Oliveira ; ROMERO, J. H. S. ; SILVA, A. A. ; KRAUSER, M. O. . Propriedades ópticas e estruturais de nanopartículas e filmes baseados em materiais cintiladores inorgânicos. In: 17º Encontro da SBQ - Regional Interior Paulista Waldemar Saffioti, 2009, Araraquara - SP. 17º Encontro da SBQ - Regional Interior Paulista Waldemar Saffioti, 2009.

16.
ROMERO, J. H. S.; GASPAROTTO, G. ; Oliveira ; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Study of structural, optical properties and the Eu3+ site distribution in Eu3+-doped BaWO4 nanoparticles prepared by a wet chemical route. In: 11th International Conference on Advanced Materials ICAM, 2009, Rio de Janeiro - RJ. 11th International Conference on Advanced Materials ICAM, 2009.

17.
ROMERO, J. H. S.; Moliria Vieira dos Santos ; MOTTA, T. C. ; Ana Elisa Comanini Augusto ; Fábio André Garcia Lelis ; Flávio Junior Caires ; Nicole Machado Morelli ; Milene Fontes Luizette ; Luciana Damasceno Pavani ; Miguel Ruiz . Um dia na universidade: apresentando a química e a universidade. In: XIV Encontro Nacional de Ensino em Química, 2008, Curitiba - PR. XIV Encontro Nacional de Ensino em Química, 2008.

18.
ROMERO, J. H. S.; SILVA, C. S. ; Maruyama, J. A. ; Oliveira, L. A. A. . Jogos didáticos em espaço não formal: aprovação pelos estudantes. In: 30ª RASBQ - Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia - SP. 30ª RASBQ - Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
ROMERO, J. H. S.; CEBIM, M. ; Davolos, M. R. . Efeito da atmosfera de tratamento térmico e da concentração de dopante na luminescência do BaWO4:Eu3+ excitada por UV ou raios X. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROMERO, J. H. S.; BONI, A. C. ; Honório, A. E. ; BOCANEGRA, C. H. ; ZANON, D. A. V. . Era uma vez em atomolândia: o lúdico para contextualizar o ensino de Química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ROMERO, J. H. S.; Oliveira ; CEBIM, M. ; Davolos, M. R. . Propriedades ópticas e estruturais dos materiais BaWO4:Eu3+ e BaWO4:Eu3+,Li+. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ROMERO, J. H. S.; Davolos, M. R. ; Cebim, M. A. ; Oliveira . Estudo das propriedades opticas e estruturais dos materiais BaWO4:Eu3+ e BaWO4:Eu3+,Li+. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ROMERO, J. H. S.; ZANON, D. A. V. ; RETAMERO, R. C. . Uso de jogos didáticos no ensino de Química: concepções dos alunos de ensino médio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ROMERO, J. H. S.; GASPAROTTO, G. ; Oliveira ; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Study of structural, optical properties and the Eu3+ site distribution in Eu3+-doped BaWO4 nanoparticles prepared by a wet chemical route. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ROMERO, J. H. S.; Oliveira ; CEBIM, M. ; Davolos, M. R. . Estudo das propriedades ópticas e estruturais dos materiais BaWO4 e La2WO6. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Davolos, M. R. ; CEBIM, M. ; Oliveira ; ROMERO, J. H. S. ; SILVA, A. A. ; KRAUSER, M. O. . Propriedades opticas e estruturais de nanoparticulas e filmes baseados em mat. cintiladores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ROMERO, J. H. S.; Moliria Vieira dos Santos ; MOTTA, T. C. ; Ana Elisa Comanini Augusto ; Fábio André Garcia Lelis ; Milene Fontes Luizette ; Flávio Junior Caires ; Luciana Damasceno Pavani ; Miguel Ruiz ; Nicole Machado Morelli . Um dia na Universidade: apresentando a Química e a Universidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Ana Elisa Comanini Augusto ; Carolina von Manocchio ; Flávio Junior Caires ; Fábio André Garcia Lelis ; ROMERO, J. H. S. ; Luciana Damasceno Pavani ; Marcos Canto Machado ; Milene Fontes Luizette ; Moliria Vieira dos Santos ; Nicole Machado Morelli ; MOTTA, T. C. ; Savassa, S. M. . Atividades do Grupo PET Química. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ROMERO, J. H. S.; Davolos, M. R. ; Gonçalves, A. S. . Óxido de zinco dopado com titânio pelo método hidrotérmico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ROMERO, J. H. S.; SILVA, C. S. ; Maruyama, J. A. ; Oliveira, L. A. A. . Jogos Didáticos em Espaço não Formal: Aprovação pelos visitantes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROMERO, J. H. S.. Efeito de compensação de cargas nas propriedades luminescentes dos materiais BaWO4:Eu3+ e BaWO4:Eu3+, Li+.. 2013. (Dissertação de Mestrado).

2.
ROMERO, J. H. S.; Cebim, M. A. ; Davolos, M. R. . Fotoluminescência e cintilação dos materiais BaWO4:Eu3+ e BaWO4:Eu3+,Li+. 2010. (Monografia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum Permanente de Ensino - A Formação Técnica e Tecnológica no IFSP. 2016. (Encontro).

2.
III Encontro de Inovação e Empreendedorismo do IFSP Campus Catanduva. 2016. (Encontro).

3.
37ª RASBQ. Propriedades ópticas e estruturais dos compostos hidróxidos duplos lamelares [Zn2Al1-xEu]NO3 e [Zn2Al1-xEux]Cl hidratados.. 2014. (Congresso).

4.
37ª RASBQ. Efeito de compensação de carga na luminescência com excitação UV ou raios-X do composto Ba1-2xEuXKxWO4. 2014. (Congresso).

5.
36 RASBQ - Sociedade Brasileira de Química. Efeito dos defeitos intrínsecos e extrínsecos na luminescência das matrizes BaWO4, Ba1-xEuxWO4, Ba1-2xLixEuxWO4 e Ba1-3xEu2xWO4 obtidas pelo método Pechini. 2013. (Congresso).

6.
36ª RASBQ - Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. MGd(WO4)2 e MGd(WO4)2:Eu3+ (M = Li, Na, K) preparado por método hidrotermal como potencial detector de radiações ionizantes.. 2013. (Congresso).

7.
35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - RASBQ. Efeito da atmosfera de tratamento térmico e da concentração de dopante na luminescência do BaWO4:Eu3+ excitada por UV ou raios X.. 2012. (Congresso).

8.
X Evento de Educação em Química.Por que não Química?. 2012. (Encontro).

9.
42ª Semana da Química. 2011. (Outra).

10.
II Escola de Espectroscopia de Luminescência de Lantanídeos. 2011. (Oficina).

11.
IX Evento de Educação em Química - EVEQ. 2011. (Congresso).

12.
VIII Evento de Educação em Química. Uso de jogos didáticos no ensino de Química: concepções dos alunos no ensino médio. 2010. (Congresso).

13.
XXII Congresso de Iniciação Científica. Propriedades ópticas e estruturais dos materiais BaWO4:Eu3+ e BaWO4:Eu3+,Li+. 2010. (Congresso).

14.
11th International Conference on Advanced Materials (ICAM). Study of structural, optical properties and the Eu3+ site distribution in Eu3+-doped BaWO4 nanoparticles prepared by a wet chemical route. 2009. (Congresso).

15.
VII Evento de Educação em Química (EVEQ). 2009. (Congresso).

16.
XXI Congresso de Iniciação Cientifíca. Estudo das propriedades ópticas e estruturais dos materiais BaWO4 e La2WO6. 2009. (Congresso).

17.
XXXIX Semana da Química. 2009. (Outra).

18.
3º SP-PET (Programa de Educação Tutorial). 2008. (Congresso).

19.
VI Evento de Educação em Química. 2008. (Congresso).

20.
XIV ENEQ (Encontro Nacional de Educação em Química). Um dia na Universidade: apresentando a Química e a Universidade. 2008. (Congresso).

21.
XX Congresso de Iniciação Científica. Óxido de Zinco dopado com titânio preparado pelo método hidrotermico. 2008. (Congresso).

22.
XXXVIII Semana da Química. 2008. (Congresso).

23.
37ª Semana da Química. 2007. (Congresso).

24.
Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - 30ª RASBQ. Jogos Didáticos em Espaço não formal: Aprovação pelos visitantes. 2007. (Congresso).

25.
V EVEQ - Evento de Educação em Química. 2007. (Congresso).

26.
Encontro Nacional de Educação em Química - XIII ENEQ. 2006. (Congresso).

27.
Evento de Educação em Química - IV EVEQ. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, M. A. C. ; ROMERO, J. H. S. ; FERNANDES, R. L. ; MONTE, F. F. ; AMORIM, I. F. ; PEREIRA, K. C. ; CARVALHO, L. R. ; BRESSAN, R. ; COELHO, W. R. ; GRUB, A. M. . IF Show 2016. 2016. (Festival).

2.
Marcos Canto Machado ; ROMERO, J. H. S. ; Savassa, S. M. . XXXIX Semama da Química. 2009. (Outro).

3.
ROMERO, J. H. S.; BACCINI, L. R. ; mourelle, C. ; Cotrim, C. ; Girotto, J. . VI EVEQ - Evento de Educação em Química. 2008. (Congresso).

4.
Ana Elisa Comanini Augusto ; Carolina von Manocchio ; Fábio André Garcia Lelis ; Flávio Junior Caires ; Luciana Damasceno Pavani ; Marcos Canto Machado ; Miguel Ruiz ; Milene Fontes Luizette ; Moliria Vieira dos Santos ; ROMERO, J. H. S. ; Nicole Machado Morelli ; SANTOS, F. C. . 3º SP-PET. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Evilim Martinez de Oliveira. Propriedades ópticas e estruturais de hidróxidos duplos lamelares hidratados [Zn2Al1-xMx(OH)6]NO3.xH2O (M = Eu3+, Tb3+) e de seus produtos de combustão(I). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Henrique Saska Romero.

2.
Geovai Alves Timoteo. Propriedades ópticas e estruturais de hidróxidos duplos lamelares hidratados [Zn2Al1-xMx(OH)6]NO3.xH2O (M = Eu3+, Tb3+) e de seus produtos de combustão(II). 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Henrique Saska Romero.

3.
Vagner Antônio Moralles. Propriedades ópticas e estruturais dos materiais BaWO4:Eu3+,Li+, BaWO4:Eu3+,Na+, BaWO4:Eu3+,K+.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Henrique Saska Romero.

4.
Breno Alessandro da Silva. Propriedades ópticas e estruturais dos materiais BaWO4:Ca2+ e BaWo4:Ca2+,Eu3+.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Henrique Saska Romero.

5.
Andressa Sabrina Silva. Efeitos de condições de obtenção nas propriedades estruturais e ópticas de hidróxidos duplos lamelares contendo íons zinco, alumínio e európio.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Instituto de Química - Campus de Araraquara - Unesp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Henrique Saska Romero.

Orientações de outra natureza
1.
Geovai Alves Timoteo. IF na escola. 2016. Orientação de outra natureza. (Química) - Instituto Federal de São Paulo, Pró Reitoria de Extensão. Orientador: João Henrique Saska Romero.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, O. M. M. F. ; NASCIMENTO, D. B. ; LIMA, E. C. ; MOREIRA, G. A. F. ; ROMERO, J. H. S. ; SILVA, V. G. D. . Desafios para a docência em Química: teoria e prática. 1. ed. São Paulo: São Paulo, 2014. v. 1. 108p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 8:35:34