Monique Teixeira Crisóstomo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1469936341640093
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Doutorado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestrado em Cognição e Linguagem pela mesma Universidade. Graduada em Letras/Literatura/Espanhol pelas Faculdades Integradas Padre Humberto. Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Língua Espanhola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Monique Teixeira Crisóstomo
Nome em citações bibliográficas
CRISÓSTOMO, M. T.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Os gêneros textuais sob uma perspectiva linguística: uma abordagem crítica para o ensino de Língua Materna, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Eliana Crispim França Luquetti.
Coorientador: Sérgio Arruda de Moura.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Cognição e Linguagem.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: O livro didático de Língua Portuguesa: usos e contribuições para o ensino,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Eliana Crispim França Luquetti.
Coorientador: Sérgio Arruda de Moura.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2009 - 2009
Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Título: LA ENSEÑANZA DE LA ESCRITA EN LAS CLASES DE LENGUA ESPAÑOLA.
Orientador: RAFAEL FERREIRA.
2006 - 2008
Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Redentor, FACREDENTOR, Brasil.
Título: HIPERTEXTO: UMA NOVA FONTE DE LEITURA.
Orientador: Lenise Ribeiro Dutra.
2005 - 2009
Graduação em NORMAL SUPERIOR.
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA, ISE - FAETEC, Brasil.
Título: O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA ATRAVÉS DO HIPERTEXTO.
Orientador: DOLORES ALVARES MANHÃES.
2004 - 2006
Graduação em Letras.
Faculdades Integradas Padre Humberto, FIPH, Brasil.
Título: O Ensino de Leitura através do Hipertexto.
Orientador: Juçara Gonçalves Lima Bedim.




Formação Complementar


2014 - 2014
Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. (Carga horária: 12h).
Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.
2009 - 2011
GESTAR II. (Carga horária: 300h).
Secretaria Municipal de Educação de Apiacá, SME, Brasil.
2006 - 2006
Língua Portuguesa. (Carga horária: 120h).
Fundaçao São José, FSJ, Brasil.
2006 - 2006
Língua Espanhola. (Carga horária: 80h).
Fundaçao São José, FSJ, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 30
Outras informações
Docente de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 16
Outras informações
Docente de Língua espanhola.


COLÉGIO ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CANDIDA PÓVOA, CEEMCP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 11
Outras informações
PROFESSORA CONTRATADA EM PROCESSO DE DESIGNAÇÃO TEMPORÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.


Fundação de Apoio à Escola Técnica, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Aluna Multiplicadora, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 3


Fundaçao São José, FSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 6


Secretaria Municipal de Educação de Apiacá, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25


Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Os gêneros textuais em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma abordagem funcionalista
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Monique Teixeira Crisóstomo - Integrante / Eliana Crispim França Luquetti - Coordenador.
2011 - 2013
O uso do livro didático de Língua Portuguesa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
As variedades linguísticas na região Norte-Noroeste fluminense
Descrição: O objetivo deste projeto é elaborar um corpus representativo da região Norte-Noroeste Fluminense. A elaboração de um corpus dessa natureza é de suma importância para que se possam promover pesquisas lingüísticas na região, não somente para pesquisadores da área de ciências humanas, mas também de outras áreas. Além disso, este banco de fala permitirá registrar as características de fala de seus habitantes, em oposição aos traços linguísticos típicos dos habitantes de outras regiões.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Eliana Crispim França Luquetti - Coordenador / Monique Teixeira Crisóstomo - Integrante / Gelson Caetano Paes Júnior - Integrante / Karine Lôbo Castelano - Integrante. Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Gramática na escola: conceitos e abordagens
Descrição: O presente projeto tem como objetivo avaliar como se dá o trabalho com o ensino de gramática nas aulas de Língua Materna. A intenção é, a partir dessa pesquisa, tentar fazer das aulas de Língua Portuguesa um processo mais produtivo da aprendizage..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2006
Ordenação de advérbios no português escrito: uma abordagem histórica
Descrição: O objetivo do projeto é verificar como se dá a ordenação de advérbios, na modalidade escrita da Língua Portuguesa, comparando textos mais antigos com outros mais modernos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
A língua falada no Noroeste Fluminense: um estudo etnolinguístico e dialetológico
Descrição: O intuito do projeto é realizar um estudo etnolinguístico e dialetológico na língua falada na região noroeste fluminense. Foram realizadas entrevistas orais e escritas com pessoas de vários sexo, idade e formação escolar, a fim de se obter informações para a elaboração de um corpus da região..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Segundo melhor trabalho de Doutorado do Programa de Cognição e Linguagem, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, I. P. DOS2016SANTOS, I. P. DOS ; SILVA, L. D. T. A. ; COIMBRA, Marcela Vieira ; CRISÓSTOMO, M. T. ; LUQUETTI, E. C. F. . ESCRITA SOLIDÁRIA PIBID UENF/PEDAGOGIA: A ESTRATÉGIA DA TROCA DO GÊNERO TEXTUAL CARTA EM SALA DE AULA. Revista Philologus, v. 22, p. 499-511, 2016.

2.
CRISÓSTOMO, M. T.2016CRISÓSTOMO, M. T.; SILVA, L. D. T. A. ; LUQUETTI, E. C. F. ; SANTOS, I. P. DOS ; COIMBRA, Marcela Vieira . Escrita solidária PIBID/UENF: a estratégia da troca do gênero textual carta em sala de aula. Revista Philologus, v. 1, p. 499-511, 2016.

3.
CRISÓSTOMO, M. T.2015CRISÓSTOMO, M. T.; CRISOSTOMO, K. T. ; LUQUETTI, E. C. F. . O USO DE LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUE CAMINHO TRILHAR?. Revista Científica Linkscienceplace, v. 2, p. 87-93, 2015.

4.
CRISÓSTOMO, M. T.2015CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. ; LIMA, L. T. . A GRAMATICALIZAÇÃO DO LÁ NO CORPUS DA LÍNGUA FALADA E ESCRITA DO NORTE E NOROESTE FLUMINENS. Revista Philologus, v. 1, p. 136-150, 2015.

5.
CRISÓSTOMO, M. T.2014CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. ; ZANON, Sebastião Reis Teixeira . O livro didático de Língua Portuguesa e a prática pedagógica do professor de Língua Materna. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XVIII, p. 178-203, 2014.

6.
CRISÓSTOMO, M. T.2014CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. ; ZANON, Sebastião Reis Teixeira . Livro didático e políticas linguísticas: uma reflexão necessária. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XVIII, p. 174-188, 2014.

7.
CRISÓSTOMO, M. T.2014CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. ; PEDROSA, A. T. . ASPECTOS POLÍTICOS E EDUCACIONAIS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Philologus, v. 20, p. 716-733, 2014.

8.
CRISÓSTOMO, M. T.2014CRISÓSTOMO, M. T.; CRISOSTOMO, K. T. . INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NA APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO ?ÁCIDOS E BASES? - NO ENSINO MÉDIO. Revista Philologus, v. 20, p. 1260-1272, 2014.

9.
CRISÓSTOMO, M. T.2014CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. ; PEDROSA, A. T. . O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O PROCESSO DE ENSINO-APREN-DIZAGEM: REFLEXÕES NECESSÁRIAS. Revista Philologus, v. 20, p. 1875-1892, 2014.

10.
CRISÓSTOMO, M. T.2011 CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . O livro didático de Língua Portuguesa: uma fonte de aquisição de conhecimento ou de discriminação?. Agenda Social (UENF), v. 5, p. 48-59, 2011.

11.
CRISÓSTOMO, M. T.2006CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. . A realização do pronome 'nós' e da forma 'a gente' na língua falada e escrita da cidade de Itaperuna. Transformar (Itaperuna), v. 4, p. 103-106, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
CRISÓSTOMO, M. T.; Zanon, A.T.P. . LINGUAGEM HIPERTEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA.. In: Eliana Crispim França Luquetti; Sérgio Arruda de Moura. (Org.). LINGUÍSTICA EM PERSPECTIVA: COGNIÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA. 1ed.Campos dos Goytacazes: BRASIL MULTICULTURAL, 2017, v. 1, p. 253-267.

2.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E.C.F . Capitu: um jogo entre dissimulação e simulação. In: JOSÉ PEREIRA DA SILVA; LUCIANA MARINO DO NASCIMENTO. (Org.). TEXTOS DA MEMÓRIA: A MEMÓRIA DOS TEXTOS. 1ed.Rio de Janeiro: Letra CApital, 2015, v. 1, p. 184-192.

3.
CRISOSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. ; CASTELANO, K. L. ; CRISÓSTOMO, M. T. . A educação linguística na formação do professor: uma reflexão necessária. In: Sérgio Arruda de Moura; Giovane do Nascimento. (Org.). Formação de professores: história, experiências e proposições. 1ed.Campos dos Goytacazes: Essentia, 2013, v. 1, p. 111-126.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. . DESENVOLVIMENTO DOS NÍVEIS DE LEITURA NO ENSINO MÉDIO. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2015, Salvador. INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 2014. v. 1. p. 611-626.

2.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LIMA, L. T. ; LUQUETTI, E.C.F . A ANÁLISE DO DISCURSO NA APRECIAÇÃO DE PERSONAGENS FEMININAS DA LITERATURA BRASILEIRA: LÍVIA E SUA TRANGRESSÃO COM O TRABALHO. In: XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, 2015. v. XIX. p. 12-21.

3.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LIMA, L. T. ; LUQUETTI, E.C.F . S ESTRANGEIRISMOS E EMPRÉSTIMOS ORIUNDOS DA LÍNGUA INGLESA: UMA BREVE ANÁLISE DE SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO. In: XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015, Rio de Janeiro. XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015. v. XIX. p. 449-457.

4.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LIMA, L. T. ; LUQUETTI, E.C.F . LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E GÊNEROS TEXTUAIS: QUE CAMINHO SEGUIR?. In: XIX CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2015, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, 2015. p. 183-196.

5.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. . O livro didático de Língua Portuguesa e a importância da Educação Linguística na prática pedagógica. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2015, Salvador. INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 2014. v. 1. p. 680-691.

6.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F ; BANDOLI, G. M. D. . Traçando caminhos de leitura hipertextual nos livros didáticos de Língua Portuguesa. In: X Congresso Latinoamericano de Humanidades, 2012, Guanajuato. X Congresso Latinoamericano de Humanidades, 2012.

7.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . A formação linguística do professor e o livro didático de língua portuguesa. In: III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: pensamento, cultura e tecnologia., 2012, Campos dos Goytacazes. Anais do III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem, 2012.

8.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . A ideologia presente nos livros didáticos de língua portuguesa:uma fonte de aquisição ou de discriminação?. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, 2011, Águas de Lindóia. XI Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores: por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Tec Arte, 2011. v. 01. p. 6248-6258.

9.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . A ideologia presente nos livros didáticos de Língua Portuguesa. In: V Jornada Internacional de Políticas Públicas - JOINPP, 2011, Maranhão. V Jornada Internacional de Políticas Públicas - JOINPP. Maranhão: UFMA, 2011. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CRISÓSTOMO, M. T.; LIMA, L. T. ; LUQUETTI, E. C. F. . A UTILIZAÇÃO DE ESTRANGEIRISMOS E EMPRÉSTIMOS POR ALUNOS DO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS. In: I CONPEJA, 2015, Campos dos Goytacazes. Anais de Resumos Expandidos do I CONPEJA. Campos dos Goytacazes, 2015. p. 155-158.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. ; LIMA, L. T. ; ZANON, Sebastião Reis Teixeira . GÊNEROS TEXTUAIS EM LIVROS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA. In: XI Seminário de Iniciação à Docência, 2014, Natal. Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, 2014.

2.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . A ideologia presente nos livros didáticos de Língua Portuguesa e sua relação com o processo ensino-aprendizagem. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS, 2012, Niterói. IV SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS FILOLÓGICOS E LINGUÍSTICOS. Niterói, 2012. v. 1. p. 29-29.

3.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . Livro Didático e formação de professores de Língua Materna. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Natal, 2012.

4.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. In: V Enletrarte - Territórios da memória: Nas dobras da imaginação, 2011, Campos dos Goytacazes. V Enletrarte - Territórios da memória: Nas dobras da imaginação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CRISÓSTOMO, M. T.. O livro didático de Língua Portuguesa: usos e contribuições para o ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CRISÓSTOMO, M. T.; SANTOS, I. P. ; SILVA, L. D. T. A. ; COIMBRA, M. V. ; LUQUETTI, E.C.F . Escrita solidária PIBID/UENF: a estratégia da troca do gênero textual carta em sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. ; LIMA, L. T. ; RIBEIRO, Rosiane Lúcia . O uso das redes sociais digitais: o contexto da educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. ; LIMA, L. T. ; RIBEIRO, Rosiane Lúcia . O ensino de língua materna sob a perspectiva dos gêneros textuais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. ; LIMA, L. T. ; RIBEIRO, Rosiane Lúcia . A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de Língua Materna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CRISÓSTOMO, M. T.. Língua Portuguesa: usos e contribuições para o ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIMA, L. T. ; CRISÓSTOMO, M. T. . A utilização de estrangeirismos e empréstimos por alunos do ensino de jovens e adultos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CRISÓSTOMO, M. T.; CRISOSTOMO, K. T. . O uso de livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos: que caminho trilhar?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. ; LIMA, L. T. . Livro didático de Língua Portuguesa e gêneros textuais: que caminho seguir?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CRISÓSTOMO, M. T.; LIMA, L. T. ; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. . Os estrangeirismos e empréstimos oriundos da Língua Inglesa: uma breve análise de seu processo de aquisição. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LIMA, L. T. ; LUQUETTI, E. C. F. . Uso das tecnologias digitais como mediação do processo de leitura e escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LIMA, L. T. ; LUQUETTI, E.C.F . A análise do discurso na apreciação de personagens femininas da literatura brasileira: Lívia e sua transgressão com o trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. . Gêneros textuais nos livros didáticos de Língua Portuguesa: uma abordagem necessária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. . A abordagem dos gêneros textuais nos livros didáticos de Língua Portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CRISÓSTOMO, M. T.; CRISOSTOMO, K. T. ; CRISOSTOMO, A. T. . Gêneros textuais e ensino de Química: uma abordagem interdisciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . O trabalho com gêneros textuais e o livro didático de Língua Portuguesa: um estudo sob a perspectiva linguística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . Estudos de gêneros textuais em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma abordagem Funcionalista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; Andreia Silva de Assis . Gêneros Textuais Acadêmicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. ; ZANON, Sebastião Reis Teixeira . Livro didático e políticas linguísticas: uma reflexão necessária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. ; ZANON, Sebastião Reis Teixeira . O livro didático de Língua Portuguesa e a prática pedagógica do professor de Língua Materna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. . Estudo de gêneros textuais em livros didáticos de língua portuguesa: uma abordagem funcionalista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
CRISÓSTOMO, M. T.; LIMA, L. T. ; LUQUETTI, E.C.F . O uso das novas tecnologias da informação e comunicação na sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. . Aspectos Políticos e Educacionais do livro didático de Língua Portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E.C.F . O livro didático de Língua Portuguesa e o processo ensino-aprendizagem: reflexões necessárias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CRISÓSTOMO, M. T.; CRISOSTOMO, K. T. . Interdisciplinaridade e contextualização na apresentação do conteúdo de 'ácidos e bases' no Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E.C.F . Livro didático de Língua Portuguesa: uma abordagem necessária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
CRISÓSTOMO, M. T.; LIMA, L. T. ; LUQUETTI, E. C. F. ; ZANON, Sebastião Reis Teixeira . Gêneros textuais em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma abordagem linguística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CRISÓSTOMO, M. T.; RIBEIRO, Rosiane Lúcia ; LUQUETTI, E. C. F. . O livro didático e o livro eletrônico: ruptura ou renovação pedagógica?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. ; PEDROSA, A. T. . ?O ensino de Língua Materna e o livro didático de Língua Portuguesa: uma reflexão necessária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CRISÓSTOMO, M. T.; LIMA, L. T. ; LUQUETTI, E.C.F . Uma análise do processo de ensino-aprendizagem da oralidade da Língua Inglesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. . O livro didático de Língua Portuguesa e a importância da Educação Linguística na prática pedagógica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PEDROSA, A. T. ; CRISÓSTOMO, M. T. ; LUQUETTI, E. C. F. . Desenvolvimento dos níveis de leitura no Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. . O livro didático de Língua Portuguesa e o papel do professor no processo da aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . O livro didático de Língua Portuguesa: usos e contribuições para o ensino de Língua Portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . A ideologia presente nos livros didáticos de língua portuguesa e sua relação com o processo ensino-aprendizagem.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
CRISÓSTOMO, M. T.; BANDOLI, G. M. D. ; LUQUETTI, E. C. F. . Traçando caminhos de leitura hipertextual nos livros didáticos de Língua Portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . O livro didático e suas implicações no processo da aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. . O Discurso nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . A formação linguística do professor e o livro didático de Língua Portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . A ideologia presente nos livros didáticos de Língua Portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F . A ideologia presente nos livros didáticos de Língua Portuguesa:uma fonte de aquisição ou de discriminação?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. . O discurso dos livros didáticos de Língua Portuguesa: uma fonte de aquisição ou de discriminação?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
CRISÓSTOMO, M. T.. Problemas Gerais da Língua Portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
CRISÓSTOMO, M. T.. Poesia Modernista e a cosntrução do texto e a realidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F; CARMO, G. T.. Participação em banca de Luciana da Silva Almeida.Brinquedoteca: um laboratório lúdico/pedagógico na formação inicial de professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
LUQUETTI, E. C. F.; CRISÓSTOMO, M. T.; RIBEIRO, Rosiane Lúcia. Participação em banca de Mariana Laurindo Barros.A utilização do software GCOMPRIS no processo de ensino e aprendizagem de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F; PEDROSA, A. T.. Participação em banca de Rhayanne Rangel da Silva.A importância da ludoteca no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F; PEDROSA, A. T.; MOURA, Sérgio Arruda de. Participação em banca de Izabel Cristina de Souza Terra.Escola de tempo integral CIEP: uma experiência interrompida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T.; LUQUETTI, E. C. F.; MOURA, Sérgio Arruda de. Participação em banca de Maria Angélica Gomes Barreto.Programa Mais Educação: importância nas escolas municipais de São João da Barra - RJ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T.; LUQUETTI, E. C. F.; MOURA, Sérgio Arruda de. Participação em banca de Fabielle Fernandes de Almeida.A importância da leitura na Educação Infantil: uma reflexão sobre a formação de leitores na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F.; MOURA, Sérgio Arruda de; OLIVEIRA, T. S.. Participação em banca de Elizângela da Silva José Siqueira.Leitura na escola: perspectivas e enfrentamentos para formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
CRISÓSTOMO, M. T.. Participação em banca de Dhienes Charla Ferreira.Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de Língua Materna. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F; MOURA, Sérgio Arruda de. Participação em banca de Jackelline Azevedo Gomes.O processo do ensino-aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F; MOURA, Sérgio Arruda de. Participação em banca de Gilciléa Belo Ferreira Nunes.As implicações da dislexia no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F; RIBEIRO, Rosiane Lúcia. Participação em banca de Norma Gerlândia de Freitas Cordeiro Viana.Os impactos do TDAH no processo de ensino e aprendizagem na escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F; RIBEIRO, Rosiane Lúcia. Participação em banca de Elieth da Silva Santana.A importância do brincar na educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica utilizada no processo ensino-aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F; RIBEIRO, Rosiane Lúcia. Participação em banca de Daniele Rangel Campista.As dificuldades de leitura e escrita: um estudo de dislalia na sala de aula. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

14.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E.C.F; RIBEIRO, Rosiane Lúcia. Participação em banca de Luciana Dias de Almeida.O ato de brincar e a sua importância no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. O USO DE LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUE CAMINHO TRILHAR?. 2015. (Congresso).

2.
III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA FUNCIONAL. 2015. (Simpósio).

3.
Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Gêneros textuais nos livros didáticos de Língua Portuguesa: uma abordagem necessária. 2015. (Simpósio).

4.
XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Livro didático de Língua Portuguesa e gêneros textuais: que caminho seguir?. 2015. (Congresso).

5.
Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Desenvolvimento dos níveis de leitura no Ensino Médio. 2014. (Congresso).

6.
Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. O livro didático de Língua Portuguesa e a importância da Educação Linguística na prática pedagógica. 2014. (Congresso).

7.
Fórum PIBID 2014. 2014. (Outra).

8.
IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem.?O ensino de Língua Materna e o livro didático de Língua Portuguesa: uma reflexão necessária. 2014. (Outra).

9.
IV SIELP ? SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Simpósio).

10.
XI Congreso Latinoamericano de Humanidades: interculturalidad en la época de la globalización. 2014. (Congresso).

11.
II Congresso Internacional de Linguística Histórica. 2012. (Congresso).

12.
III Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem.A formação linguística do professor e o livro didático de língua portuguesa. 2012. (Outra).

13.
I Jornada da Pedagogia: formação docente e PIBID. 2012. (Outra).

14.
I Simpósio sobre ensino de didática do LEPED. 2012. (Simpósio).

15.
Linguística Apicada e transdisciplinaridade. 2012. (Outra).

16.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE.O Discurso nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. 2012. (Outra).

17.
Educação: desafios de uma nova sociedade em busca do sucesso escolar. 2011. (Outra).

18.
III Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2011. (Congresso).

19.
I Simpósio de Neurociências - Neuromania: uma aventura interdisciplinar. 2011. (Simpósio).

20.
V ENLETRARTE - Territórios da memória. 2011. (Encontro).

21.
V Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2011. (Outra).

22.
XI Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores e I Congresso nacional de formação de professores. 2011. (Congresso).

23.
IV Semana Acadêmico-Científico-Cultural "Fundação São José: 40 anos de história para a Educação. 2007. (Outra).

24.
1º Seminário Municipal de Cultura. 2006. (Seminário).

25.
Conversa com o escritor Zuenir Ventura. 2006. (Encontro).

26.
III Semana Acadêmico-Científico-Cultural "A ciência leva à autonomia". 2006. (Outra).

27.
Conversa com o escritor Affonso Romano de Sant'Anna. 2005. (Encontro).

28.
II Semana Acadêmico-Científico-Cultural "Múltiplas Faces do Conhecimento". 2005. (Outra).

29.
Lingüística e suas Aplicações. 2004. (Outra).

30.
O ensino de Língua Portuguesa sob uma perspectiva linguística. 2004. (Outra).

31.
Semana Acadêmico-Científico-Cultura "Pensar, Produzir, Conhecer"l. 2004. (Outra).

32.
Seminário do grupo Discurso & Gramática. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRISÓSTOMO, M. T.. I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. 2015. (Congresso).

2.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. ; CASTELANO, K. L. ; MOURA, Sérgio Arruda de . IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: educação, trabalho e identidade. 2015. (Congresso).

3.
CRISÓSTOMO, M. T.. VII Semana Acadêmica da UENF/Encontro das Licenciaturas 2015. 2015. (Outro).

4.
CRISÓSTOMO, M. T.; Andreia Silva de Assis ; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. ; LIMA, L. T. . Fórum PIBID 2015. 2015. (Outro).

5.
CRISÓSTOMO, M. T.; LUQUETTI, E. C. F. ; CRISOSTOMO, K. T. ; LIMA, L. T. ; RIBEIRO, Rosiane Lúcia ; PEDROSA, A. T. . IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2015. (Outro).

6.
CRISÓSTOMO, M. T.; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. ; Andreia Silva de Assis ; LIMA, L. T. . FORUM PIBID 2014. 2014. (Outro).

7.
CRISÓSTOMO, M. T.; Andreia Silva de Assis ; PEDROSA, A. T. ; LUQUETTI, E. C. F. ; LIMA, L. T. . IX Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. 2014. (Outro).

8.
CRISÓSTOMO, M. T.. I Jornada de Pedagogia: formação docente e PIBID. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 18:58:57